Chavez pode ter entrado em falência múltipla dos órgãos

O editor acompanha minuto a minuto o que acontece em Cuba com Chavez. Os links a seguir revelam notícias desta noite:

1) Publicação espanhola sobre situação do ditador Hugo Chávez - fala que a cúpula das Forças Armadas sabe que o dano na saúde dele é irreversível. CLIQUE AQUI para ler.

 2) Lucio Quincio escreveu há 5 minutos no twitter que Chávez entrou hoje em falência múltipla de órgãos.
Insisto, HOY ENTRO EN FMO

3) O link a seguir  tem uma entrevista com Dr. Marquina, por video, sobre o estado de saúde do ditador venezuelano. CLIQUE AQUI. 

Apagão do Tarso - CDL estima perdas de 5% nas vendas natalinas. "Isto é inaceitável", protesta presidente Schifino.

Nove shopping centers de Porto Alegre sofreram prejuízos por falta de energia elétrica nas últimas duas semanas, alguns por algumas horas, outros por até dois dias, segundo levantamento realizado pela CDL Porto Alegre nesta sexta-feira (21). Desde o temporal de 11 de dezembro, diversos estabelecimentos ficaram sem luz e os comerciantes acumulam prejuízos por perdas de oportunidades de vendas, além de danos materiais, tais como em equipamentos e alimentos.

. No Shopping Total, o fornecimento de eletricidade foi cortado na quinta-feira (20), a partir das 14h, horário em que os estabelecimentos estavam lotados. Por cerca de duas horas o local ficou sem luz. A administração avalia que cerca de 50% dos clientes não puderam fazer as compras de Natal, pois, no escuro, as lojas fecham as portas por questões de segurança. Além disso, o setor da praça de alimentação só está funcionando por conta do gerador, que é mantido ligado desde então. São igualmente os geradores que estão sustentando a energia do Moinhos Shopping há dois dias.

- Estimamos uma perda de 5% em oportunidades de venda ou desistências de compras de Natal em razão de quedas ou falta de energia”, afirma o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. Preocupado com o impacto dos apagões sobre o comércio natalino, ele pede que sejam tomadas ações concretas em relação ao problema: “Esperamos que a empresa responsável pelo abastecimento de energia forneça justificativas e tome providências. É inaceitável esta situação”.
Lojas também foram fechadas e tiveram as vendas prejudicadas no Shopping Rua da Praia, onde faltou luz durante um dia inteiro; por conta da queda de energia, os equipamentos de ar condicionado sofreram avarias e pararam de funcionar há 10 dias. Os shopping centers Bourbon, João Pessoa, Praia de Belas, DC Shopping e Lindóia Shopping passam por situações semelhantes. A administração do Shopping Iguatemi não soube estimar com exatidão, mas também passou por cortes de energia.

Consulado dos EUA no RS sairá na Assis Brasil, Porto Alegre, onde funcionou o super Walmart

Ficará na Avenida Assis Brasil, na zona norte da Capital, a sede do tão aguardado consulado norte-americano em Porto Alegre. O prédio está localizado próximo ao Viaduto Obirici, onde funcionou por muitos anos um supermercado – ironicamente, da rede americana Walmart. Com área construída de 7 mil metros quadrados e 90 vagas de estacionamento coberto, o consulado terá entre 80 e cem funcionários, entre brasileiros e norte-americanos. A assinatura do contrato de locação, afirma uma fonte da coluna, será em Porto Alegre, na segunda semana de janeiro, em solenidade que deverá contar com a presença do embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon.

O prédio está em processo de preparação para o começo das obras, com previsão de início em janeiro e duração de um ano, sob a coordenação de uma empresa de Washington. A previsão é de que o consulado opere no início de 2014, embora a estimativa anterior era de que funcionasse no final de 2013.

As negociações, que tiveram a participação de um advogado local, duraram cerca de seis meses e 35 possíveis locais foram analisados.

* Clipping Informe Econômico, Zero Hora.

Dilma foi a Caixas neste sábado para inaugurar obra da prefeitura do PMDB

Ao chegar na manhã deste sábado a Caxias do Sul, governado pelo PMDB, disse a presidente Dilma Roussef:

- Vim aqui porque acho que isso é um exemplo para o Brasil e também porque temos uma parte expressiva da indústria do país. Quero assegurar que manteremos nossa parceria nesta cidade.

. O novo prefeito é Alceu Velho, PDT, Partido da base aliada de Dilma, mas que em Caxias faz coligação com o PMDB do RS, que é oposição a Dilma. 

. A presidente participou dos atos de entrega do sistema Marrecas de abastecimento de água. O dinheiro do investimento saiu do PAC. O sistema garantirá água por 30 anos para a cidade, que enfrentava problemas recorrentes de abastecimento. 
Durante o discurso a presidente também falou do plano de investimentos nos aeroportos, do qual Caxias do Sul e Gramado serão beneficiados:

— Caxias vai ser um dos polos da aviação regional — afirmou.

A presidente decolou às 12h40min com destino a Porto Alegre. Ela ficará o fim de semana com a filha, o genro e o neto até domingo. Depois irá para Brasília e de lá para a Bahia, onde descansará no Natal. 

Artigo, Guilherme Fiúza - Rosemary é a mulher do ano


A representante da Presidência da República em São Paulo fez exatamente o que Dilma fez em Brasília: cacifada por Lula, passou a reger o parasitismo do PT. Rose e Dilma são apenas duas de todas as mulhere do presidente. 

CLIQUE AQUI para ler mais. 

* Clipping O Globo, Guilherme Fiúza

Genoíno, outro dos bandidos petistas do Mensalão, assumirá dia 2 na Câmara dos Deputados

- O ex-presidente do PT e réu condenado à prisão como um dos bandidos da organização criminosa do Mensalão, José Genoíno, aguardou apenas a decisão do STF para anunciar que assumirá mandato na Câmara. Assim sendo, serão quatro os deputados que serão cassados e sairão diretamente da Câmara para a cadeia. A posse de Genoíno, criminoso condenado, é um escracho para a Câmara. A notícia é do jornalista Claudio Humberto:


Réu condenado no mensalão, José Genoino (PT-SP) não vai ao encontro dos pais e familiares no interior do Ceará, como faz todos os anos nas festas de fim de ano. Ele ficará em São Paulo e, já no dia 2, assumirá em Brasília o mandato de deputado federal. Ele é primeiro suplente e sua vaga será aberta com a licença de titulares que vão compor o secretariado de Fernando Haddad, na prefeitura paulistana.
Inocência
Durante todo o processo do mensalão, Genoino alegou inocência, mas os ministros do Supremo Tribunal federal acabaram por condená-lo.
Semi-aberto
José Genoino foi condenado a 7 anos e 11 meses de prisão. Com o sentença é inferior a 8 anos, poderá cumpri-la em regime semi-aberto.
Irmão do líder
Ao assumir o mandato, José Genoino será um dos liderados do irmão, José Guimarães (CE), eleito por aclamação líder do PT na Câmara.

‘Se José Dirceu vier para cá, a fama ruim só vai aumentar’

* Clipping O Globo, Milton Werneck
Foi demonstrando certo alívio que o empresário Marcelo Vaqueli (foto abaixo), de 42 anos, recebeu nesta sexta-feira a notícia de que Joaquim Barbosa, presidente do STF, havia rejeitado o pedido de prisão imediata dos condenados do mensalão. Não que o empresário torça para os réus escaparem da cadeia.
. O motivo é outro: Vaqueli, dono de uma metalurgia com contratos com grandes montadoras de automóveis, foi eleito prefeito de Tremembé, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, provável destino dos condenados. Eles deverão cumprir pena na Penitenciaria José Augusto César Salgado, uma das quatro unidades de um complexo de presídios localizado no município.
— Os presídios são um fardo para a cidade de Tremembé. O município tem várias atrações turísticas, é bonito, tranquilo, e a violência registrada nos grandes centros passa longe daqui. Mas basta você dizer que mora em Tremembé para a pessoa lembrar dos presídios, associando a uma imagem ruim. Ou seja: se José Dirceu vier para cá, a fama ruim só vai aumentar — disse Vaqueli.
CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.