Datafolha: SP, Marta 38%, Alckmin 31%; RJ, Crivella 26%, Jandira 17%

A ex-ministra e ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) aparece na liderança da disputa à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano. Segundo pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo, 6, no jornal Folha de S. Paulo, Marta tem 38% das intenções de voto. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) está logo atrás, com 31%. Em terceiro está o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM), com 13%.

. O deputado e ex-prefeito Paulo Maluf (PP) vem em quarto, com 8%; Soninha (PPS) tem apenas 1% das preferências.

. Num eventual segundo turno entre Marta e Alckmin, os dois aparecem tecnicamente empatados, ainda segundo levantamento Datafolha. O ex-governador teria 50% das intenções de voto, e a ex-ministra, 45%.


. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 1.085 moradores de São Paulo entre os dias 3 e 4 de julho.

. Já a disputa no Rio de Janeiro traz o senador Marcelo Crivella (PRB) na liderança, com 26% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Em segundo lugar, Jandira Feghali (PCdoB) aparece com 17%. Tecnicamente empatados em terceiro lugar, Solange Amaral (DEM) tem 10%; Eduardo Paes (PMDB), 9%; e Fernando Gabeira (PV), 7%.

Tadeu Gonzaga Martins (?) será o vice de Marchezan Júnior

Os tucanos portoalegrenses acabam de soltar fumaça branca, porque finalmente encontraram o vice para Marchezan Júnior.

. O vice do PSDB será Tadeu Gonzaga Martins. É um militante tucano de Porto Alegre.

PSDB bate cabeça à procura de um vice para Marchezan Júnior

Pelo segredo que assessores do PSDB tratam a definição do candidato a vice-prefeito na chapa solitária tucana à prefeitura de Porto Alegre, o nome escolhido ou é totalmente desconhecido ou é uma surpresa de peso, capaz de mudar o destino do partido na corrida eleitoral. Desde o início da tarde, a equipe desta página busca informações junto ao gabinete do deputado Nélson Marchezan Jr., na Assembléia Legislativa, e a sede municipal do partido. As informações, a cada 15 minutos, são as mais desencontradas possíveis. O partido tem até as 19h para registrar os nomes dos candidatos junto ao TRE-RS.

. No gabinete, a assessora de imprnesa disse que Nélson Marchezan Jr. não estava lá. Pouco depois, o chefe de gabinete afirmou que o deputado estava reunido em seu gabinte com um consultor. Na sede do partido, a informação era de que o candidato tucano à prefeito da Capital se reuniria com correligionários no loca. Mais tarde, recomendaram ligar para o gabinete na AL-RS. Às 16h30, disseram que em meia-hora dariam um retorno, com o nome do escolhido. Após o prazo combinado, a equipe desta página ligou para a sede do partido e, depois de 38 minutos, só ouviu o barulho do fax. . A poucos minutos do horário fatal, permanece a dúvida sobre quem será o candidato tucano a vice. Régis Gonzaga e Jorge Gobbi não aceitaram. . A presidenta estadual tucana, a deputada estadual Zilá Breitenbach, está no interior e, pelo que disse à nossa equipe, não sabia o que estava sendo negociado em Porto Alegre. Zilá, aliás, disse que Marchezan Jr. não abriu o nome nem para ela. "Ele me disse que vai ser qualquer um", entrega. Chegou a informação, também, que seria um tal de Tadeu... Mas os dirigentes tucanos não lembram de nenhum Tadeu no diretório municipal. . O certo é que Marchezan Jr. está metido numa missão quase impossível: convencer alguém a ser seu vice.

Foi dada a largada: neste domingo começa a campanha eleitoral

A propaganda eleitoral para as eleições municipais de 5 de outubro começa oficialmente a partir da 0h deste domingo (6). Os candidatos, partidos políticos e coligações podem realizar comícios, das 8h à meia-noite, e utilizar aparelhagem de som fixa, das 8h às 22h, para propaganda. Os programas eleitorais gratuitos no rádio e na televisão começam no dia 19 de agosto.

. O início da propaganda ocorre um dia após a data-limite para que os partidos políticos e coligações apresentem à Justiça Eleitoral pedido de registro de seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Porto Alegre, só o PSDB ainda não indicou o candidato a vice na chapa com o deputado estadual Nélson Marchezan Jr. O registro deve ser feito até as 19h deste sábado (5), no TRE-RS.

. A partir deste domingo, as operadoras de serviços de telefonia vão instalar os telefones necessários ao funcionamento dos comitê de campanha. A instalação dos telefones é feita mediante requerimento de presidente partidário e pagamento das taxas devidas.

. O primeiro debate dos candidatos a prefeito, em Porto Alegre, foi agendado para este domingo de noite, na TV Com, do grupo RBS.

TRE derruba intervenção do PTB em Santo Ângelo

A intervenção estadual na Executiva Municipal do PTB de Santo Ângelo foi anulada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). No sábado passado, foi anunciada uma intervenção do diretório estadual do PTB, nomeando uma nova executiva municipal. Duas convenções foram realizadas, uma com a antiga composição, que optara pela oposição ao atual prefeito do PDT, Eduardo Loureiro, e outra com a nomeada pelo PTB estadual, que decidira aderir à reeleição do pedetista. Com a decisão do TRE-RS, Juarez Chagas retomou o comando da Executiva Municipal do PTB, destituindo assim, o ex-deputado federal, pastor Reinaldo Santos e Silva, escolhido pela intervenção estadual.

. Dessa maneira, o PTB passa a integrar a coligação de oposição com outros cinco partido. O candidato a prefeito será Alberto Wachter. O vice ainda está para ser escolhido, entre o ex-vereador José Marques, do PMDB, e o atual presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Silva.

. A decisão do TRE também mexe nas coligações proporcionais. Antes da intervenção, o PTB tinha um acordo para concorrer coligado com o PMDB na proporcional. Com a mudança, PMDB e PSDB formaram uma chapa. Agora, o PTB integrará esse bloco. A oposição tem ainda um segundo bloco de candidatos proporcionais, formado por PP, DEM e PV.

Marchezan Jr. precisa definir vice até as 19h

O deputado estadual Nélson Marchezan Jr., do PSDB, está desde o início da manhã em reuniões fechadas com vereadores e dirigentes municipais do partido para definir quem será o candidato a vice à prefeitura de Porto Alegre. Não está nada fácil achar um nome. A decisão pode ser anunciada a qualquer momento.

. O prazo para inscrição dos nomes no TRE-RS se encerra às 19h de hoje.


. O nome mais provável é o do ex-deputado Jorge Gobbi.

Câmara argentina aprova nova lei sobre exportações agrícolas

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou neste sábado (5) uma lei que apóia a controversa alta das taxas de exportação de soja que a presidente Cristina Krichner impôs em março sob forte oposição do setor agrícola do país.

. A lei, que ainda precisa da aprovação do Senado, passou por 128 votos a 122 na Câmara, após 17 horas de debate.

. Esperando acabar com a crise política, Cristina pediu para que o Congresso votasse sobre a taxa de exportação que seu governo colocou em vigência em março e que aumentou a arrecadação nas exportações de soja --principal produto do país.

. Agricultores revoltados pediram para que o governo desistisse da medida. Antes da votação, agricultores ameaçaram lançar uma nova rodada de protestos caso a lei fosse aprovada.

. Cristina usou uma ordem executiva para implementar o imposto. Mas após meses de tensões políticas, ela buscou mais apoio no Congresso, onde o partido de situação Peronista detém maioria.

Aeroportuários entram em greve a partir do dia 15

Os funcionários da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) decidiram entrar em greve a partir de 15 de julho, segundo informações da Agência Brasil. A decisão, discutida em assembléias em todo o País, foi consolidada ontem com a adesão dos funcionários que trabalham na sede da Infraero, em Brasília.

. A categoria quer rever a retirada de benefícios que teria sido sugerida pela empresa na renovação do acordo coletivo. De acordo com o Sindicato Nacional de Aeroportuários (Sina), entre os benefícios que a Infraero quer retirar está o pagamento de promoções e do bônus de Natal.

. Uma das sugestões apresentadas pela Infraero, afirma o sindicato, foi diminuir o percentual pago pela hora extra de trabalho. Para o presidente do Sina, Francisco Luiz Xavier de Lemos, a proposta de reajuste de 5,04% é insuficiente. Os aeroportuários querem 6% e um acréscimo de 5,32%, referente ao crescimento do setor aéreo.

Lulismo: o grande embuste nacional


Clipping / O país do Zé Pretinho / Por Diogo Mainardi / Revista Veja

Lula - ?

É isso que consta na lista de pagamentos do empreiteiro Zuleido Veras, dono da Gautama, preso no ano passado. O nome de Roseana Sarney, que também faz parte da lista, é seguido por um número: 200 000. O nome do tio de Roseana, o "Gaguinho", é seguido por outro número, bem mais modesto: 30 000. E Lula? Lula, no momento em que a lista foi feita, no começo da última campanha eleitoral, ainda era um ponto a ser respondido. Um ponto particularmente importante, sublinhado. Ninguém sabe se Lula acabou recebendo algum número da Gautama. Pior: ninguém se interessou em saber. Duas semanas atrás, VEJA reproduziu a lista de pagamentos do empreiteiro, que está em poder da PF, contendo o nome de Lula. O resto da imprensa ignorou o assunto. O Congresso Nacional ignorou o assunto. Os leitores ignoraram o assunto.

A idéia de que é perfeitamente inútil continuar a denunciar Lula se alastrou por aí. Leio uns dez blogueiros amargurados por dia dizendo que ele é imune a tudo. Que o Brasil está rendido. Que está entorpecido. Que está em coma. Na falta de outros argumentos, esse acabou se transformando também no maior fator de orgulho para os lulistas. Eles sempre se gabam do fato de Lula conseguir manter-se imensamente popular a despeito de todas as ilegalidades de que é acusado. Mas esse é um grande embuste. E eu me recuso a aceitá-lo. O lulismo se especializou em surrupiar as glórias nacionais. Agora está tentando surrupiar a principal delas: o nosso longo histórico de alegre e sincera subalternidade. É bom lembrar: nós já éramos obstinadamente servis antes de Lula, e permaneceremos assim depois dele. Quem Lula pensa que é? Em 1937, Getúlio Vargas deu seu golpe de estado. Poucos meses depois, os sambistas se acotovelavam para determinar quem conseguia lamber as botas do ditador de maneira mais degradante:

Surgiu Getúlio Vargas,
O presidente brasileiro,
Que entre seus filhos
Como um herói foi o primeiro.

Essa marchinha foi composta por Zé Pretinho. Encontrei-a na página da internet do ministro da Propaganda de Lula, Franklin Martins, um dos maiores estudiosos do nosso cancioneiro político. É muito apropriado que, nestes últimos anos, Franklin Martins tenha se tornado um símbolo do adesismo da imprensa lulista, um Zé Pretinho do jornalismo. Recomendo uma atenta consulta à sua página. Há desde a ode à Petrobras ("Brasil, meu Brasil / Vais crescer ainda mais / Com a Petrobras") até a embolada em defesa da prática do nepotismo ("O meu irmão / Pru sê um moço de talento / Punha no Saninhamento"), que deve ser especialmente estimada por Franklin Martins.

Quando algum lulista vier importuná-lo ostentando a popularidade de Lula, pegue o bandolim e entoe o sambinha getulista:

Brasil, meu Brasil de verde mar,
Gigante que desperta de um sono secular.
Brasil, orgulho do brasileiro,
Tens no leme do teu barco
Um herói por timoneiro.

Novo projeto do Largo Glênio Peres vai mudar a cara do centro de Porto Alegre

O projeto de lei do Executivo para a revitalização do Largo Glênio Peres, aprovado pela Câmara Municipal, vai implementar uma série de mudanças na área central da cidade, mudando a paisagem e resgatando uma atratividade compatível com o patrimônio cultural e ambiental da região, além de alavancar o potencial econômico. O projeto prevê a colocação de deques no entorno do Mercado Público, com a instalação de mesas e guarda-sóis, cadeiras e floreiras, a recuperação do Chalé da Praça XV, das Ruas Marechal Floriano e José Montaury e a implantação de um bonde turístico, cuja linha sairá da Usina do Gasômetro percorrendo o Centro e indo até o Chalé.

A revitalização do Chalé da Praça XV está prevista para iniciar em setembro e vai corrigir a logística do prédio com a retirada da cozinha, que hoje se encontra dentro do prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, para dar lugar a um bar, a ampliação do ambiente para mais 120 pessoas e a construção de um café anexo. O gerente do Chalé da Praça XV, Edemir Simonetti, observa que "para o restauro do prédio, a captação de recursos será através da lei de incentivo à cultura e a construção da cozinha será patrocinada ou terá investimento próprio".

CLIQUE aqui para ler a matéria completa no site da prefeitura de Porto Alegre.

Marchezan Jr. fica sem Régis para vice em Porto Alegre

Se dependesse só da vontade do professor Régis Gonzaga, um dos fundadores de um dos cursos pré-universitários mais bem-sucedidos do Estado, o Unificado, ele estaria ao lado do seu amigo pessoal Nélson Marchezan Jr. na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Seu gosto pela política é antigo. Quem o conhece, sabe.

. Apesar de comandar a Fundação Thiago Gonzaga, ao lado da sua mulher, Diza Gonzaga, criada após a morte do filho adolescente num acidente de trânsito em Porto Alegre, o professor já foi candidato a vereador e a deputado, sempre assumindo posições políticas que nunca se misturaram com o trabalho em defesa da vida. Foi a família que o convenceu, sobretudo a esposa Diza, a ficar de fora da eleição na Capital. O debate familiar e com amigos mais próximos foi intenso nas últimas horas.

. Régis Gonzaga achava que poderia usar a campanha eleitoral para dar eco à bandeira da Fundação Thiago Gonzaga, de cuidado com a vida por meio de uma atitude responsável no trânsito, especialmente sem a mistura de direção com bebida. A sua família, principalmente Diza, considerou que isso poderia vincular a fundação a um partido político, prejudicando a aceitação universal do trabalho voluntário. Ao fim e ao cabo, o professor teve de ceder e adiar a sua vontade de participar do pleito, em nome da causa de sua vida, que é a Fundação Thiago Gonzaga.

O impacto de Uribe

Clipping
O Estado de S. Paulo
Sábado, 5 de julho

O impacto do êxito de Uribe

No centro das atenções da mídia mundial desde a sua libertação do cativeiro de seis anos e meio das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a ex-senadora Ingrid Betancourt já não provoca apenas sentimentos de compaixão e solidariedade. O seu comportamento autopromocional e a sua aparência surpreendentemente saudável - contrastando com a imagem de prostração e debilitamento divulgada em fins do ano passado, personificando os horrores da narcoguerrilha - deixaram a imprensa à vontade para rememorar não só as circunstâncias em que se deu o seu seqüestro, mas também, correlatamente, a sua grotesca candidatura a presidente da República em 2002 por um partido, não menos grotesco, chamado Oxigênio.
Não fosse o seu seqüestro, as suas aspirações presidenciais teriam merecido, se tanto, uma nota de rodapé na crônica da convulsionada política colombiana. Ficaria uma vaga lembrança do histrionismo de comparar a corrupção em seu país à aids e de adotar como símbolos de campanha uma camisa-de-vênus, com o slogan "Proteja-se" e o remédio Viagra - nada que fizesse a sua popularidade ir além de um par de pontos de porcentagem nas pesquisas. Ciente da própria irrelevância eleitoral, ocorreu-lhe apelar para uma forma temerária de autopromoção - fazer campanha na região de San Vicente del Caguán, no sul da Colômbia, notório reduto das Farc. Quaisquer que tenham sido, à época, as suas expectativas sobre os resultados do lance oportunista, a verdade é que ela praticamente se entregou aos bandidos.
(...) Ele não precisa de um terceiro mandato - e é de desejar ardentemente que não se disponha a buscá-lo - para ter assegurado o seu lugar na história da Colômbia e da América Latina, como o líder que destruiu a mais odiosa das organizações terroristas que se formaram nesta parte do mundo sob o patrocínio de Fidel Castro - e, depois, de Hugo Chávez - e que chegou a formar um Estado dentro do Estado colombiano. Numa região infestada de antiamericanismo primário, Uribe ousou firmar uma sólida aliança com Washington para dar combate ao narcotráfico e ao terrorismo - as duas faces de um mesmo inimigo mortal. Agora, com as Farc nos estertores e Uribe no apogeu, Chávez e seu adepto equatoriano Rafael Correa são os grandes derrotados na arena ideológica regional.
(...) A política de Uribe desfruta, neste momento, do apoio de 91% dos colombianos.

Ingrid Betancourt: como eram às 24 horas na vida da ex-refém

Clipping
Jornal El País
Bogotá

Por Pilar Lozano

"Era uma levantada às 4 da manhã, precedida de uma insônia provavelmente desde as 3." Assim Ingrid Betancourt começou o relato sobre sua vida na selva, em uma entrevista coletiva que deu na sexta-feira na embaixada da França em Bogotá, poucas horas antes de partir para Paris. Essa foi a rotina em seus quase 2.500 dias de cativeiro: "Rezar o rosário e esperar as notícias; o contato com os espaços de rádio que nos davam a possibilidade de nos comunicar com nossas famílias (...) A retirada das correntes às 5 da manhã, servido o 'tinto' (café) às 5. Traziam as botas mais ou menos nesse momento. Fazer a fila para esperar a vez para 'chontear' - é um termo muito guerrilheiro: ir ao banheiro dentro de uns buracos horríveis, porque não há latrinas, não há nada, então tínhamos de esperar a vez para ir atrás dos matos fazer nossas necessidades nesses buracos."

Depois um desjejum com "chocolate ou algum caldo..." "Tentar encontrar o que fazer durante longas horas até as 11 e meia. No seqüestro, a partir de certo momento, ninguém mais tem o que dizer. Todo mundo fica em sua pequena barraca ou em silêncio. Alguns dormem, outros meditam, outros escutam rádio."

CLIQUE aqui para ler o texto completo traduzido pelo site UOL.

TCU aponta irregularidades no Ministério do Turismo por desvios de R$ 11 milhões

Clipping
Revista IstoÉ
4/7/2008


Afastado do governo há sete meses, desde que foi acusado de peculato e desvio de dinheiro público pelo procurador-geral da República, Antonio Fernandes de Souza, o ex-ministro do governo Lula Walfrido dos Mares Guia (PTB) vinha dedicando seu tempo à defesa no chamado "Mensalão Tucano" e a articulações políticas em Minas Gerais, sua terra natal. No final da tarde da quarta-feira 25, Mares Guia foi surpreendido com a notícia de que os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) acabavam de decidir sua convocação para depor em Brasília. Mares Guia está sendo acusado de ter cometido "irregularidades graves" quando esteve à frente do Ministério do Turismo, entre 2003 e 2007. Os técnicos do TCU identificaram, entre 52 convênios investigados, 31 casos de transferências irregulares de dinheiro do Ministério do Turismo para entidades privadas. A suposta movimentação ilegal de recursos pode chegar a R$ 11 milhões. Dinheiro que, segundo o TCU, alimentou contas privadas de associações de fazendeiros, de clubes e serviu até para a compra de terreno para bugueiros no Nordeste.

No documento do tribunal, a que ISTOÉ teve acesso, o ministro relator do processo, Ubiratan Aguiar, é claro: "O Ministério do Turismo destinou recursos a entidades privadas sem fins lucrativos para que estas realizem obras e benfeitorias em imóveis em suas propriedades." Segundo as apurações, além das ilegalidades nos convênios, "quase 30% dos contratos de repasse eram de interesse preponderantemente privado e seus objetos não tinham relação direta com o turismo". O parecer dos ministros do TCU foi encaminhado ao procurador-geral da República, Antonio Fernandes de Souza. "Quase metade dos contratos foram acertados com instituições estabelecidas em municípios que não são considerados de interesse turístico", no entendimento do ministro Aguiar.

Um exemplo da aplicação irregular de dinheiro público foram os R$ 600 mil doados à Cooperativa de Transportes Turísticos e Serviços Afins do Rio Grande do Norte (Coopbuggy) para a compra de um terreno para a construção do Centro de Apoio aos Bugueiros. "O terreno nem sequer era de propriedade da cooperativa, foi o próprio Ministério que repassou os recursos para que ela adquirisse o imóvel, o que me parece um despropósito", diz Ubiratan Aguiar. O presidente da Coopbuggy, Maurício Cavalcanti, admite a compra do terreno, mas se defende alegando que não fez nada irregular. "Ainda não sei da decisão do Tribunal. Só sei que estamos procurando sobreviver e acataremos as sugestões para solucionar o problema", diz Cavalcanti.

O recorde de contratos ilegais, segundo o TCU, aconteceu em Minas Gerais. Eles foram firmados com os sindicatos rurais para a construção e reforma de parques de exposições. Para o TCU, o Ministério do Turismo terá que cobrar das entidades a devolução do dinheiro ou a transferência dos patrimônios construídos ao poder público. À ISTOÉ, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, disse que vai cumprir a decisão do tribunal.

Terror das Farc explodiu embaixada brasileira em Bogotá

O presidente Lula e o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) se recusam a classificar de terroristas as “Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia”, que o PT chama de “movimento popular”, mas não têm esse direito: os narco-terroristas das Farc explodiram 200kg de dinamite na embaixada do Brasil em Bogotá, em 17 de abril de 1993, dia em que o governo brasileiro recebia em Brasília o chanceler colombiano.

. As informações acima são do site de Claudio Humberto.

STF recebe primeira ação contra “Lei Seca”

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entrou hoje com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que proíbe qualquer graduação alcoólica aos motoristas, a chamada “Lei Seca”. Esta é a primeira ação contra a nova lei na mais alta instância judiciária do país.

. “A nova legislação ignora a individualidade do cidadão brasileiro e estabelece um critério numérico invariável muito rígido, incompatível com nossa realidade sócio-econômico e cultural”, afirma Paulo Solmucci Jr, presidente-executivo da entidade.

. Segundo o site da Abrasel, a nova lei fere “diversos princípios constitucionais” e cola em risco “a sustentabilidade de um dos setores que mais emprega no país”.

PF descobre novo cheque de R$ 82 mil de consultoria a ONG ligada à Força Sindical

A Polícia Federal descobriu que um novo cheque de R$ 82 mil emitido por uma empresa de consultoria de projetos financiados pelo BNDES, investigada pela Operação Santa Tereza, foi depositado na conta de uma ONG ligada a entidades de metalúrgicos da Força Sindical de São Paulo.

. A PF sabia de um depósito de R$ 82 mil para o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa Política, Social e Cultural do Trabalhador, conhecido como "Luta e Solidariedade". O rastreamento bancário confirmou novo depósito no mesmo valor. As parcelas coincidem com os valores anotados em papéis apreendidos pela PF na Progus na Operação Santa Tereza, desencadeada em maio e que levantou indícios da participação do deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, em suposto esquema de fraudes no BNDES. O parlamentar enfrenta processo no Conselho de Ética.

. Os valores depositados eram destinados a Paulinho, segundo a polícia. O canhoto do cheque agora rastreado tem a anotação "PA", que os próprios investigados confirmaram ser o deputado.

. A ONG foi presidida por Eleno José Bezerra, também presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, e vice da Força. Ele afirmou que desde 2004 não tem ligação com a ONG.


. As informações acima são do jornal Folha de S.Paulo.

Governo Lula acelera repasse de R$ 1,2 bi para dezenas de prefeituras petistas

Durante o mês de junho e nos três primeiros dias de julho o governo assinou 1.262 novos contratos de repasses de verbas da União para convênios com Estados e municípios, no valor total de R$ 1,261 bilhão, evitando assim o início do bloqueio exigido pela Lei Eleitoral, que vale a partir de hoje. O valor corresponde a 70,2% de tudo o que foi liberado nos cinco meses anteriores. De primeiro de janeiro a 31 de maio, os convênios somaram R$ 1,794 bilhão.

O levantamento, feito pela assessoria técnica da liderança do DEM no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), mostra que, além de o governo acelerar a assinatura dos convênios, eles ficaram mais robustos. A média para cada um nos cinco primeiros meses do ano foi de R$ 53 mil, enquanto na véspera da data conhecida pela burocracia federal como "dia da farra do boi", a média foi de R$ 99 mil por contrato. A maior parte dos recursos envolve repasses para prefeituras, governos estaduais e entidades como fundações, universidades e organizações não-governamentais (ONGs).

CLIQUE aqui para ler a matéria completa do jornal O Estado de S.Paulo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/