Apenas para aguçar a curiosidade dos leitores a respeito do tratamento concedido pelos dois principais jornais de Porto Alegre aos candidatos Dilma Roussef e José Serra, o editor tabulou os centímetros quadrados publicados por um e outro nos tres dias que antecederam as últimas visitas de ambos, como também os resultados obtidos no dia da visita e na data seguinte. Como se sabe, a grande mídia costuma vender caro o conceito da independência editorial, tido e havido como pedra de toque da liberdade de imprensa no brasil.
. As datas foram especiais, porque no dia 13, Dilma obteve o apoio do PDT, enquanto que no dia 16, Serra conseguiu o apoio do Comitê Suprapartidário:
Zero Hora
Dilma Roussef
Tres dias antes do apoio do PDT: 400
No dia 13 : 688
No dia seguinte: 638
TOTAL - 1.726 cm2
José Serra
Tres dias antes do apoio do Comitê: 253
No dia 16: 646
No dia seguinte: 689
TOTAL - 1.588 cm2
Correio do Povo
Dilma Roussef
Tres dias antes: 600
Dia 13: 289
Dia seguinte: 576
TOTAL - 1.465 cm2
Serra
Tres dias antes: 542
No dia: 304
Dia seguinte: 46,5
TOTAL - 902,5 cm2
- Os dados são recorrentes ao longo de toda a atual campanha. O editor faz o acompanhamento diário. Nos dois casos analisados, a idéia foi examinar se as queixas tucanas têm ou não fundamento. No caso, sequer se trata de examinar a qualidade do noticiário. O leitor deve recordar que no dia 8 de agosto, semana crucial para a definiçao da reunião de Dilma com o PDT, o Ibope publicou pesquisa demonstrando ampla vantagem da petista (a pesquisa foi encomendada pela RBS, que repercutiu amplamente a "virada"). Surpreendentemente, uma semana depois, o mesmo Ibope publicou outra pesquisa. DataFolha desmentiu os dados do Ibope do dia 8, mas só fez isto no dia 13, sexta a noite, quando Dilma não seria mais prejudicada e Serra não poderia mais beneficiar-se do noticiário (sábados, domingos e segundas os jornais de Porto Alegre - e do Brasil - dedicam-se a reverberar o que ocorreu bem antes).