Morre, aos 83, o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio

Candidato à Presidência da República pelo Psol em 2010, Plínio de Arruda Sampaio estava internado há mais de um mês no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar um câncer nos ossos. ;Ele morreu por volta das 15h desta terça-feira.

. O líder do Psol começou a carreira política de verdade ao se eleger deputado Federal pelo antigo Partido Democrata Cristão, no início da década de 60. No seu outono, aderiu ao Psol. 


"Deixem só a Copa passar", por Ricardo Noblat

...Dilma depende de Lula para ganhar um segundo mandato. Sozinha, não ganharia. Haddad vai mal. Sua aprovação é baixa. Quanto a Padilha, está quase só. Foi abandonado por Maluf. Poucos acreditam que Lula possa iluminá-lo. Sim, faltou dizer o que aconteceu com Kassab. Depois de ouvir Serra. Aconselha-se aos eleitores mais exigentes, aqueles que cobram dos políticos coerência, fidelidade partidária e respeito a princípios elevados, que abdiquem temporariamente dos seus desejos para não cair na tentação de anular o voto.Nada a ver com a eleição de outubro próximo. Mas sabe como é. Curto e grosso: avança a degradação do exercício da política entre nós. E a vontade que dá... Esqueçam! Até outro dia, Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, queria José Serra de vice de Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, e Gilberto Kassab (PSD), ex-prefeito de São Paulo, como candidato ao Senado em sua chapa.



Aécio preferia Serra como candidato ao Senado - afinal, dividir o poder com ele, caso se eleja, jamais; e Kassab como candidato a vice de Alckmin. Era o que Kassab também queria.

Mineirão vaia novamente Dilma. Ela foi quem mais perdeu com o vexame da seleção do Brasil.

Dilma tentou identificar-se o tempo inteiro com a Copa das Copas, tirando proveito político e eleitoral dos jogos da seleção brasileira. Ontem, distribuiu esta foto com o gesto "Toiss" que Neymar emplacou para os amigos. 



A derrota da seleção brasileira tem um componente político e eleitoral nada desprezível, porque da mesma forma que a vitória registraria novos ganhos, a humilhação de hoje resulta em perdas para a presidente Dilma Roussef e o PT.

. Dilma apostou forte demais na Copa das Copas.

. Foi um risco desnecessário, mas que ela quis correr.

. Líderes mais prudentes do PT, como o governador Tarso Genro, não passou do ponto, mas pagará o pato junto com Dilma e o Partido.

. Os resultados já começaram no próprio Mineirão, ao final do jogo. Leia esta matéria postada há pouco no site Terra por Anderson Regio, Celso Paiva e Fábio de Mello Castanho
Direto de Belo Horizonte (MG).

A surra da Alemanha, ainda no primeiro tempo, foi o estopim para a revolta dos torcedores tomar conta do Mineirão ao ver a maior humilhação do Brasil em uma Copa do Mundo. Houve brigas, choros e xingamentos contra a Fifa, Felipão, Fred e até a presidente Dilma Rousseff. O placar final foi de 7 a 1.

Ana Amélia avisa: "Trato todo mundo com respeito, mas não me pisem no poncho !"

Ao final do discurso que fez na inauguração do comitê eleitoral da empresária Carmen Flores, na noite de segunda-feira em Porto Alegre, a candidata ao governo, Ana Amélia Lemos (PP) mandou um recado curto e grosso aos seus adversários: 

- Faremos uma campanha respeitosa, mas não pisem no nosso poncho.

. Não é a primeira vez que Ana Amélia usa a expressão. Ela é gaúcha de Lagoa Vermelha. Embora não use faca na bota, sabe como é que ela é usada por adversários espertos.

. Nos versos imortais de Teixeirinha, que fala em "pala" e não em "poncho", aquele que pisar nesta peça característica da indumentária gaúcha, terá que enfrentar "revólveres que falam". CLIQUE AQUI para saber a diferença entre poncho e pala. 


. A inauguração do comitê de Carmen Flores – que concorre à deputada estadual, reuniu o presidente do PP, Celso Bernardi, o deputado federal Renato Molling (PP), a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo (PP), a candidata ao Senado, Simone Leite (PP), o candidato à vice-governador, Cassiá Carpes (SDD), e o vereador Guilherme Socias Vilela (PP), além de diversas lideranças empresariais. 

O verso de "Gaúcho de Passo Fundo"
Me perguntaram se eu sou gaúcho
Está na cara repare o meu jeito
Eu sou gaúcho lá de passo fundo
Trato todo mundo com muito respeito
Mas se alguém me pisar no pala
Meu revolver fala e o bochincho está feito

CLIQUE AQUI para ver e ouvir Teixeirinha interpretando "Gaúcho de Passo Fundo".

Governo põe um pé atrás diante de atuação de Marco Maia na relatoria da CPI da Petrobrás

Governo acha que Marco Maia pode não estar tão
cabresteado quanto ele imaginava. 

Na sua coluna Radar de hoje, o jornalista Lauro Jardim, Veja, diz que a oposição, com o apoio do PMDB, definiu as prioridades na montanha de 647 requerimentos à espera de votação na CPI mista da Petrobras.

. É para arrepiar o governo.

. Leia tudo:

A ordem é tentar aprovar o mais rápido possível as quebras de sigilos dos figurões, ou seja, de quem ocupou cargos públicos na Petrobras. O Palácio do Planalto segue rezando para a Copa não acabar. Graças ao jogo do Brasil hoje, ninguém acredita que haverá quorum para apreciar requerimento algum amanhã, data da próxima reunião. A propósito, o Planalto começou a acompanhar com microscópio o trabalho de Marco Maia na relatoria da CPI, desde o depoimento de Sérgio Gabrielli, na semana retrasada. O motivo: pegou mal a decisão de Marco Maia de, antes mesmo de fazer suas perguntas, dar a palavra à oposição, abrindo espaço para toda sorte de saraivadas em Gabrielli.

Dica de Programa de TV - Economia & Negócios com Fátima Turci

DICA DE PROGRAMA DE TV
Economia & Negócios com Fátima Turci

Para aqueles que não conseguiram assistir ontem ao programa Economia & Negócios, apresentado pela jornalista Fátima Turci, vale clicar no link a seguir e examinar o  programa na íntegra:

. Especialistas falam sobre vários segmentos do mercado e dão dicas de como administrar as finanças.

CLIQUE AQUI para ver.

Já estão abertos para brindar todo mundo junto
o jogo Brasil x Alemanha. 
Vá lá, a partir deste momento e até a meia noite.
www.biermarkt.com.br

VOTO diz que Lula está sempre no comando

Já está circulando a mais nova edição da revista VOTO, editada em Porto Alegre pela jornalista Karim Miskulim. A reportagem de capa é com Lula e obedece a linha editorial do título, “Sempre no Comando”.

Saiba por que razão não saem e não sairão as obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho

Neste artigo publicado hoje no Jornal do Comércio, o engenheiro civil Henrique Cesar Paz Wittler coloca 3 pontos que até agora eram desconhecidos da opinião pública, todos eles relacionados com os impedimentos para a ampliação do aeroporto Salgado Filho. São questões vitais:

1) Portaria editada pela Aeronáutica em 2005 (68/DGCEA), lista 100 obstáculos que a prefeitura de Porto Alegre precisaria remover para permitir a autorização da ampliação da pista atual. Um deles é a demolição de um edifício na rua 24 de Outubro, que ultrapassa em 36,20 m a altura permitida pela Aeronáutica.
2) O atual Plano Diretor precisa ser modificado para atender as exigências da Aeronáutica.
3) O Exército não quer se ocupar dos trabalhos de ampliação porque tem conhecimento das restrições da Aeronáutica.

. Como se sabe, a prefeitura gastou muitos milhões de rais para remover as vilas Dique e Nazaré, aparentemente para nada. 

. Leia todo o artigo:

Seguidamente, a imprensa questiona a paralisação das obras do aeroporto Salgado Filho sem, no entanto, citar os porquês ou causas, mesmo sendo de conhecimento destes representantes da mídia os reais motivos. Em 2005, um representante da Aeronáutica entregou ao prefeito José Fogaça (PMDB) e seu vice, José Fortunati (PDT), cópia da portaria que liberava a utilização do aeroporto conforme o plano de segurança apresentado pela prefeitura. A referida portaria, que levou o número 68/DGCEA, de 2 de maio de 2005, no art. 6º cita o Anexo D, que inclui uma centena de obstáculos que deveriam ser removidos, entre eles um edifício na rua Quintino Bocaiúva, próximo a 24 de Outubro, que ultrapassava a altura limitada pela segurança dos voos em 36,20 m. Além de não atender o acordado, o prefeito e seu vice encaminharam à Câmara de Vereadores projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Pddua) de Porto Alegre, muito mais agressivo, contrariando o que determinava a citada Portaria para a altura máxima dos prédios. Mesmo antes da aprovação do novo Pddua, passaram a liberar construções mais elevadas, muito além das citadas no Anexo D, gerando, com este procedimento, uma agressão às normas de segurança de voos tanto brasileiras quanto as internacionais, possibilitando uma possível interdição do aeroporto para voos de aeronaves de maior porte.

Desta forma, a administração municipal, apoiada em seus vereadores, começou a tratar o Salgado Filho como descartável, até chegar aos dias atuais, em que a situação é constrangedora.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Já estão abertos para brindar todo mundo junto
o jogo Brasil x Alemanha. 
Vá lá, a partir deste momento e até a meia noite.
www.biermarkt.com.br

A CPI não contou tudo o que sabia sobre a Procempa

A CPI da Procempa não contou tudo o que sabia sobre as licitações na Procempa. 

Grupo gaúcho Meta instala escritório próprio no Rio

O grupo gaúcho Meta, cujas atividades estão focadas em Consultoria de Tecnologia e Negócios, Outsourcing de Serviços de TI e SAP, inaugurou escritório próprio no Rio de Janeiro. A unidade será responsável pelos atendimentos na região do Rio e também em Brasília. O gestor da nova unidade será Helvécio Fernandes, que desde 2012 era responsável por toda a base Sudeste do Grupo Meta, sediada em São Paulo. A unidade de São Paulo, por sua vez, será gerida por João Camara, recém contratado pela empresa.


. Além do Rio de Janeiro, o Grupo Meta também está presente em São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Tarso é o mais rico dos candidatos. Saiba de quanto é a fortuna de cada um.

O governador Tarso Genro é o mais rico de todos os candidatos ao governo do RS, vindo logo em seguida a senadora Ana Amélia. Eis o patrimônio declarado por cada um dos quatro principais candidatos:

Tarso Genro, PT,  R$ 2,7 milhões
Ana Amélia, PP,  R$ 2,5 milhões
José Ivo Sartori, PMDB, R$ 1,1 milhão
Vieira da Cunha, PDT, R$ 476 mil.

. Tarso Genro é dono de lojas e apartamentos, além de ações de empresas. 

. A legislação eleitoral não pede a listagem dos bens patrimoniais dos cônjuges.

CLIQUE AQUI para saber por que razão os gaúchos Tarso e Ana Amélia podem até ser considerados pobretões quando comparados com candidatos de outros Estados. A reportagem é de Zero Hora de hoje.

Já estão abertos para brindar todo mundo junto
o jogo Brasil x Alemanha. 
Vá lá, a partir deste momento e até a meia noite.
www.biermarkt.com.br

Quadrilha de 10 homens fortemente armados rouba 50 cães de raça de canil de Gravataí

Os animais são das raças yorkshire, dobermann, chihuahua e pug foram levados pelos assaltantes. Cada cão vale entre R$ 1.000 e R$ 2.000

Dez homens fortemente armados invadiram o canil municipal de Gravataí, Grande Porto Alegre, e roubaram cinquenta cães de raça. Alguns dos assaltantes estavam vestidos com coletes da Polícia Federal. A ação aconteceu na madrugada de domingo. As informações foram divulgadas hoje pelo jornal Zero Hora.
Os bandidos chegaram ao canil por volta da 1 hora. Eles disseram a dois funcionários de plantão que tinham um mandado de busca e apreensão a cumprir. Segundo a polícia, um dos vigias do local foi rendido pela quadrilha. Em seguida, os ladrões mostraram as armas e invadiram o canil. Segundo os vigilantes, os assaltantes estavam em busca dos cães de raça recolhidos dias antes em um canil clandestino. 
Os animais, da raça yorkshire, dobermann, chihuahua e pug foram distribuídos em vários carros. Antes da fuga, os assaltantes soltaram o restante dos animais no pátio do canil para gerar confusão. A administração da Fundação Municipal de Meio Ambiente, responsável pelo local, estima que cerca de 500 cães estivessem no canil no momento do assalto. 

. A Brigada, Guarda Municipal, Polícia Civil e Ministério Público trabalham em conjunto para tentar localizar os animais desaparecidos e prender os suspeitos.  

IPCA avança 0,40% em junho e ultrapassa o teto da meta

O índice encerrou o mês com alta acumulada em 12 meses de 6,52%, acima do teto da meta do governo de 6,5%; passagens aéreas e diárias de hotéis pressionaram o avanço.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,40% em junho, após alta de 0,46% em maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Com isso, o acumulado em 12 meses é de 6,52%, ante 6,37% registrados no período anterior, ficando acima do teto da meta de inflação do governo, que é de 6,5%. No acumulado do semestre, a alta é de 3,75%.

. Segundo o IBGE, os fatores que mais contribuíram para o avanço do índice foram os segmentos relacionados, de alguma forma, à Copa do Mundo. As diárias de hotéis aumentaram 25,33% no mês e as passagens aéreas, 21,95%. O órgão aponta que os dois itens foram responsáveis por 0,20 ponto porcentual do IPCA de junho — ou seja, responderam por metade do avanço do indicador.

CLIQUE AQUI para ler análise de Ricardo Bergamini sobre o assunto.

OAB quer da Susepe o fim das restrições aos advogados

A OAB/RS quer o fim das restrições ao livre exercício da advocacia nas penitenciárias de todo o RS. Em ofício à Susepe, a entidade requer o acesso dos advogados ao cliente, em qualquer dia e horário, sem necessidade de prévio agendamento e sem limite de tempo.

Oi amplia cobertura móvel no Beira-Rio com 241 novas antenas

Durante as partidas realizadas pela Copa do Mundo FIFA, no Estádio Beira-Rio, com média de público superior a 40 mil pessoas, os clientes da Oi tiveram sucesso no acesso a rede de voz no 2G e em dados no 3G e 4G, postando fotos e vídeos em redes sociais, além de enviar SMS e acessar wi-fi sem nenhuma dificuldade.

. Para garantir a comunicação dos torcedores durante os jogos da Copa do Mundo no Beira-Rio, a Oi instalou na cobertura indoor cerca de 241 mini-antenas, seis sites 2G, seis sites 3G e seis sites 4G, além da implantação de 99 hotspots Wi-Fi para desafogar o tráfego nas antenas de celular. O wi-fi distribui sinal a partir de uma conexão com a internet fixa e ajuda a evitar sobrecargas no serviço móvel.

. Já na área externa do Beira-Rio a Oi instalou dois sites 2G, três sites 3G e mais dois sites 4G, para dar suporte ao tráfego de pessoas que entram e saem do estádio antes e depois do jogo.

. O reforço na cobertura móvel do Beira-Rio ficará como legado para os torcedores colorados pois as antenas e hotspots ficarão disponíveis e funcionando durante os demais campeonatos.

Dica de livro - A vida secreta de Fidel

A vida secreta de Fidel
Juán Reynaldo Sanchez (foto ao lado)
Editora Paralela, 248 páginas, R$ 34,80

No livro, Sanchez conta como Fidel recebeu Lula em seu gabinete, Havana, pouco antes da primeira eleição do líder do PT. O livro é um depoimento de quem viu e anotou a vida oculta de Fidel e do seu governo.  O livro deve ser consumido por quem se preocupa de verdade com o que pode acontecer no Brasil depois das eleições de outubro. 

O autor foi guarda-costas pessoal de Fidel Castro durante 17 anos. Não se trata de um guarda-costas como comumente é visto figuras do gênero. Sanchez fez carreira militar no Exército e chegou ao posto de tenente-coronel. Ele era o chefe de todo o aparato que constituía a guarda pessoal, com acesso direto ao líder, dentro e fora do governo. O editor comprou e leu o livro, que pode ser encontrado na Livraria Cultura, Porto Alegre, com entrega em casa ou no escritório. Ele está exilado em Miami, depois de cair em desgraça e ficar dois anos preso, de onde fugiu. Sanchez agora publica um livro sobre a vida privada do líder da revolução cubana.Iates luxuosos, 20 casas espalhadas por toda a ilha e partidas de caça "à la Luis XV" são alguns dos segredos revelados por "La cara oculta de Fidel Castro", escrito junto com o jornalista francês Axel Gyldén. No Brasil o livro acaba de ser publicado pela Editora Paralela. O homem que acompanhou Fidel quase diariamente entre 1977 e 1994 descreve o luxuoso iate do líder, o "Aquarama II", copiado do barco de um próximo do regime de Fulgencio Batista (presidente de Cuba entre 1940-1944 e líder de fato em 1952-1959), com quatro motores, que lhe presenteou o dirigente soviético Leonid Brejnev.

Rodrigo Constantino escreve em Veja que Cuba se tornou um antro de prostituição infantil, tráfico de drogas e de armas, tudo sob o estrito controle do ditador, já que nada ocorre por lá sem seu conhecimento ou autorização. O aparato de vigilância é similar ao de todos os regimes totalitários. Cuba é uma “coisa” de Fidel, como diz Sánchez. “Ele é seu dono, à maneira de um proprietário de terras do século XIX.” O autor conclui o livro questionando por que as revoluções sempre acabam mal e seus heróis se transformam em tiranos piores que os ditadores que combateram. Parte da resposta é que o poder corrompe. Outra parte é que, muitas vezes, psicopatas buscam nas revoluções um pretexto para colocar sua sede patológica pelo poder em prática. Fidel parece pertencer ao segundo tipo. E pensar que Dilma gosta de fazer afagos em um tirano desses.

CLIQUE AQUI para ler reportagem de O Globo sobre o livro.
CLIQUE AQUI para ler Rodrigo Constantino. 

Justiça Eleitoral suspende propaganda abusiva da Petrobrás que beneficia Dilma

A Justiça Eleitoral entendeu que propagandas de Petrobras, Ministério da Educação (MEC) e Agência Nacional de Saúde (ANS) beneficiam Dilma Rousseff, candidata à reeleição

. O ministro Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcisio Vieira de Carvalho Neto determinou a suspensão de propagandas veiculadas pela Petrobras, pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

. A decisão, em caráter liminar, tem como base a representação encaminhada à Corte Eleitoral pela coligação do candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB). No documento, os advogados da campanha tucana alegam que no último sábado as três instituições teriam veiculado propagandas eleitoral extemporâneas.

. "O MEC divulga o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação professores e alfabetização de crianças até os oito anos; a ANS divulga o papel da ANS e a importância de as pessoas se informarem sobre os contratos de planos de saúde; a Petrobras divulga a exploração do pré-sal, dando destaque à alegada extração diária de 500.000 barris de petróleo e ao suposto crescimento ocorrido nos últimos oito anos", diz trecho da representação. Para a coligação de Aécio, a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer são beneficiários das propagandas institucionais.

- A decisão do ministro do TSE se baseia na parte da Lei Eleitoral, que restringe apenas às situações de "urgência" a publicação de propagandas governamentais a partir de 5 de julho

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
A cantina fica nos antigos túneis da Brahma, shopping
TOTAL, Porto Alegre.
www.famigliafacin.com.br

Trensurb fecha contrato para vender expertise que não tem para o metrô de Salvador

A Trensurb está recebendo os novos trens que encomendou, mas por falta de planejamento a empresa não tem espaço suficiente, no pátio de estacionamento para guarda-los.

. Apesar da evidente desordem dos seus processos de gestão administrativa, ainda assim oTrensurb assinou, ontem, 7 de julho, um contrato de prestação de serviços de consultoria, com o Metrô de Salvador, para analisar os processos já implantados, acompanhar obras e desenvolver um módulo de capacitação técnica de profissionais.

. Venderá a expertise que não possui.

. A direção da Trensurb não consegue se planejar e quer prestar consultoria para o Metrô de Salvador, na Bahia.

. Fazem todos parte da grande família petista. 

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
A cantina fica nos antigos túneis da Brahma, shopping
TOTAL, Porto Alegre.
www.famigliafacin.com.br

Presidente da Foton falará dia 15 em Porto Alegre

Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton do Brasil, que vai construir uma fábrica de caminhões chineses em Guaíba, falará dia 15, 16h, na 16ª. Feira e Congresso de Transportes e Logística, Fiergs, Porto Alegre.

Imovelweb já assumiu o comando da gaúcha Imóvel Class

Já batem ponto na gaúcha Imóvel Class seus novos proprietários da Imovelweb, empresa controlada pela Navent, líder em classificados de imóveis na ]América Latina.

Tumelero abriu seu 10o Home Center, desta vez na zona Sul de Porto Alegre

A Tumelero inaugurou neste sábado seu 10º Home Center.São 50 mil itens em 4 mil m2 na zona Sul de Porto Alege, rua Icaraí 1719.

Fapergs terá primeira reformatação organizacional desde 1964

O governo estadual gaúcho protocolou ontem na Assembléia um projeto de reestruturação da Fapergs feito em parceria entre várias instituições ligadas à área. O objetivo é atualizar a legislação que rege a Fundação, editada em 1964 e que nunca recebeu alterações.

. AFapergs é financiadora de pesquisas e tecnologia.