Na véspera de renunciar, Eduardo Leite propõe, recua e opera como biruta no caso do SUS

O prefeito Sebastião Melo deixou claro, hoje, que a transferência de serviços de saúde da Capital para a gestão estadual só será completa se Eduardo Leite assumir também os serviços hospitalares de média e alta complexidade. Além da gestão dos hospitais, isso inclui consultas com especialistas, exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética, cirurgias e gestão de pronto-atendimentos.

Eduardo Leite fez a oferta na semana passada, mas recuou.

O prefeito aceitou a proposta no mesmo momento.

Eduardo Leite renunciará novamente ao cargo, desta vez dentro de exatamente um ano e deixará ou não a bomba para o vice-governador Gabriel Souza.



Opinião - Foi ilegal a citação ordenada por Moraes. Ele violou a lei. Saiba por que razão.

O Conselho Federal de Medicina tirou nota para informar que as regras de proibição de visitas, como as que contemplam Bolsonaro, garantem a estabilidade clínica e a segurança física e emocional dos pacientes em condição crítica (CLIQUE AQUI para ler a nota do CFM).

O site Estratégia e Carreira Jurídica colocou em discussão a legalidade da citação feita por ordem do ministro Alexandre de Moraes, que desconsiderou os artigos 243 e 244 do Código de Processo Civil e mandou citar Bolsonaro em pleno quarto de UTI, para onde só são levados enfermos em estado grave de saúde. Moraes usou de uma interpretação subjetiva, monocrática, ao alegar que Bolsonaro fez uma live pela internet e que portanto poderia ser citado. A lei não diz nada disto. Os dois artigos explicitam a proibição clara de citação de internado em estado grave de saúde. 

Ponto.

Leia este trecho a seguir

Importante destacar que o Código de Processo Civil (CPC) há de ser aplicado subsidiariamente ao processo penal, como autoriza o art. 3º do CPP em conjunto com o art. 15 do CPC. Com base nisso, normas como as previstas nos artigos 243 e 244 do CPC.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Citação feita por Moraes no hospital de Bolsonaro é "abjeta", diz Matheus Leitão na Veja.

 O jornalista Matheus Leitão é filho da jornalista Miriam Leitão, alinhada com o lulopetismo.

Artigo, Observatório para um Brasil Soberano - Anomalia dos bancos centrais independentes

A independência dos bancos centrais representa uma afronta clara à população, uma vez que concede a funcionários não eleitos uma autoridade colossal sobre a vida econômica do país. Em nenhum outro segmento do governo aceitamos que figuras sem legitimidade eleitoral possuam tamanha influência. Esses gestores monetários, reunidos em segredo, estabelecem as taxas de juros, controlam a quantidade de moeda em circulação e, na prática, moldam o futuro do trabalho, da moradia e das oscilações econômicas, tudo isso sem receber um único voto da população. Essa barreira tecnocrática contra a responsabilização reduz toda formulação de política econômica a uma simples encenação. 

Afinal, qual o propósito de escolhermos presidentes e legisladores se suas decisões econômicas podem ser anuladas discretamente por um grupo de especialistas ?

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Veja como foi a audiência de custódia de Collor. O juiz decidiu mantê-lo preso.

Collor está preso em condições especiais, como aconteceu com Lula, já que se encontra em sala da PF de Maceió. Sua prisão pode ser derrubada a qualquer momento pelo próprio STF. Na pior das hipóteses, ela será transformada em prisão domiciliar.

O andar de cima prende, mas não arrebenta. 

Artigo, Gilberto Simões Pires - Convento de freitas

- O autor é editor do blog Ponto Crítico.

Quem se dispõe a comparar -as ações da MÁFIA -SICILIANA-, ou -COSA NOSTRA-, ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA que ganhou fama internacional no final do século XIX, nos EUA, com atuação vigorosa em atividades ILEGAIS e FUNÇÕES SOBERANAS- com domínio total sobre AUTORIDADES PÚBLICAS-; com as nossas INTOCÁVEIS, INATACÁVEIS e não menos SOBERANAS -FACÇÕES CRIMINOSAS- tipo-PCC, COMANDO VERMELHO, STF e GOVERNOS PETISTAS, mesmo admitindo que cada ORGANIZAÇÃO tem suas peculiaridades chegará à conclusão que todas, sem exceção, agem -FORA DE LEI-. 

FREIRAS CARMELITAS

Ainda assim, se levarmos em correta conta as decisões -FORA DA LEI-, que vem sendo tomadas dia sim dia também por um ou mais ministros do STF ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - Bier Markt abre esta noite. Vá lá com seus amigos. E reserve para seu evento da semana que vem.

Encomende sua reserva por WhatsApp:
happy hour, aniversário, casamento,
formatura e eventos em geral.

ABRE HOJE, SEXTA-FEIRA

Whats
993882401/993887265.

BIER MARKT,
15 ANOS

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento, o mais elegante bairro da Capital do Rio Grande do Sul, Brasil.
Porto Alegre - RS 

Dica de humor político - Nasi, vacilão, veio pedir arrego, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre

Moraes, Carmem Lúcia e Dino formam maioria para condenar a 14 anos de cadeia a Dama do Batom

A 1a. Turma do STF, que se transformou num Tribunal de Exceção, formou maioria de 3 dos 5 votos para condenar a manifestante Débora Rodrigues, a Dama do Batom.

Os ministros Moraes, Carmem Lúcia e Dino, ficaram com a posição do relator Moraes, ou seja, 14 anos de cadeia.

O voto divergente foi do ministro Luiz Fux, que aplicou 1 ano e meio.

Falta votar Zanin.

Como houve divergência em relação à pena, esta será outra deliberação.

Estes sindicatos, inclusive o do irmão de Lula, enriqueceram nas costas de aposentados e pensionistas do INSS

Estes sindicatos e organizações estão sob investigação no caso do escândalo que tem o INSS como protagonista, já que foi por autorização dele que milhares de aposentados e pensionistas tiveram seu dinheiro roubado.

Ambex (2017); Sindinap/FS (2014); AAPB (2021); Aapen (anteriormente denominada ABSP) (2023); Contag (1994); AAPPS Universo (2022); Unaspub (2022); Conafer (2017); APDAP Prev (anteriormente denominada Acolher) (2022); ABCB/Amar Brasil (2022); Caap (2022).

Há maid.

Um  dos sindicatos investigados, o Sindnapi, tem um irmão de Lula, Frei Chico, como diretor. 

Frei Chico foi um dos investigados por corrupção durante a Lava Jato.

O sindicato enriqueceu repentinamente (CLIQUE AQUI para saber mais sobre esse sindicato).

Zucco defende imediata CPI do INSS

O deputdo Lu.ciano Zucco mandou. dizer ao editor que a Oposição já começou a coletar assinaturas para implementar a CPI do INSS.

A iniciativa é encabeçada pelo deputado Coronel Chrisóstomo. Ele já havia coletado, ontem,   68 dos 171 apoios necessários para a solicitação poder ser protocolada. A ideia é que os líderes de partidos de oposição intensifiquem a coleta na próxima semana, mais curta por conta do feriado de 1º de maio.

A CPI deverá ser obstaculizada pelo presidente da Câmara, Hugo Mota, cada vez mais alinhado com o governo Lula.


Crônica de sexta-feira - A estranha carta que recebi

E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com

A carta:

Olá, Bertini.

O conteúdo desta carta não é nada muito importante. É apenas uma curiosidade e eu gostaria de poder contá-la pessoalmente. Mas, como a vida é corrida, segue breve relato.

Minha família tinha uma tia-avó que morava em Capela de Santana, lá no Rio Grande do Sul. Seu nome era Elza, Tia Elza.

Tia Elza ocupou seus últimos meses de vida distribuindo bens de pouco valor material, coisinhas pessoais e conselhos:

— Para cada um, de acordo com cada um! — dizia ela, levantando o indicador e as sobrancelhas.

Do padre paroquial ao parente mais distante...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bolsonaro está bem, diz novo boletim médico do DF Star

 O ex-presidente Jair Bolsonaro apresenta um quadro de estabilidade e sem novos picos de pressão arterial, segundo o boletim médico divulgado esta manhã pela equipe médico que o atende.

O boletim médico informa que Bolsonaro está com um quadro “de evolução normal” do pós-operatório, o que descarta a necessidade de novas cirurgias.

CLIQUE AQUI para ler o boletim desta manhã.

O deputado estadual gaúcho Deletado Zucco, Republicanos, está convencido de que a prisão inesperada do ex-presidente Fernando Collor foi pensada pelo ministro Alexandre de Moraes como manobra política e midiática diversionista, toda ela voltada para desviar a atenção pública em relação a pelo menos dois acontecimentos de ontem.

1) O escândalo bilionário de corrupção envolvendo sindicatos alinhados com o lulopetismo, o governo Lula e até a família do presidente nomeado, no caso o irmão de Lula, Frei Chico.

2) A desmedida citaçao de Bolsonaro no seu leito de enferno na UTI do DF Star.

A desconfiança não é apenasa do Delegado Zucco, que não é um parlamentar qualquer, mas um policial experiente.

Veja, agora, esta live que discute o caráter nazista do Hamas e do Irã

 Esta live é do Likud Brasil. 

Recomendado - Bier Markt abre esta noite. Vá lá com seus amigos. E reserve para seu evento da semana que vem.

Encomende sua reserva por WhatsApp:
happy hour, aniversário, casamento,
formatura e eventos em geral.

ABRE HOJE, SEXTA-FEIRA

Whats
993882401/993887265.

BIER MARKT,
15 ANOS

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento, o mais elegante bairro da Capital do Rio Grande do Sul, Brasil.
Porto Alegre - RS 

Dica do editor - O editor viu e recomenda está pequena série, "Disclaimer", na Apple TV.

 CLIQUE AQUI para ler a crítica do "Omelete" sobre esta curta série.

3 Minutos com Polibio Braga - Coragem, deputados, toquem a CPI do Programa de Concessões Rodoviárias do governo Leite

Artigo, Facundo Cerúleo - Gre-Nal: é melhor não esquecer

Sim, houve unanimidade entre comentaristas de arbitragem: o Grêmio foi prejudicado com um pênalti não marcado. PC de Oliveira, da Globo, por exemplo, não pipocou: "É muito pênalti!" E Renata Ruel, da ESPN, não fez rodeio: "O atacante do Grêmio [Aravena] dá o tapa e o jogador do Inter [Aguirre] só vai no corpo. Chega atrasado e tem contato na coxa do jogador do Grêmio. É pênalti! Isso é contato faltoso. Dentro da área, é pênalti. (...) Um lance desse é contato na coxa, que gera impacto na ação. É o que derruba o jogador, que tinha chegado antes."

O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF declarou: "O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O defensor do Internacional/RS não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar." O comitê é formado por árbitros de elite: Nicola Rizolli (italiano), Nestor Pitana (argentino) e Sandro Ricci (brasileiro). Resta margem a discussão?

Mas o treinador do Internacional, Roger (o diferenciado), discorda: "Não fazia sentido dar uma penalidade". 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - Maioria de pior desempenho em leitura é de alunos pobres. Conheça os números.

 Os estudantes com menor nível socioeconômico (NSE) têm pior desempenho em leitura, e quase metade deles tem nível de aprendizado considerado "abaixo do básico". No Brasil, enquanto 83,9% dos alunos do 4º ano do ensino fundamental com renda mais alta têm acesso a um aprendizado adequado em leitura, apenas um a cada quatro (26,1%) estudantes mais pobres alcança esse aprendizado.A conclusão é da análise dos microdados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), feita pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). A diferença entre os dois grupos no Brasil é de 58 pontos percentuais, e é a maior entre os países participantes da avaliação com esses dados disponíveis.

CLIQUE AQUI para ler mais. O material é de reportagem de hoje da Agência Brasil.

Brasileiro não tem mais esperança de comprar picanha com preço barato. Leia esta pesquisa sobre o estado da economia.

Paraná Pesquisas divulgou, esta manhã, pesquisa de opinião pública a respeito do estado da economia durante o atual governo federal nomeado do PT e encontrou respostas perturbadoras para o lulopetismo e seus aliados. O editor recebeu cópia.

A pesquisa quis saber,entre outras tres perguntas básicas, se a situação da economia melhorou ou piorou em relação ao governo Bosonaro.

Piorou - 36,8%
Melhorou - 18,9%
Igual - 42,7%

Quando desce a detalhes, a pesquisa trabalha em cima de perguntas do tipo "sim" e "não", não permitindo que o entrevistado fique em cima do muro. Foi o caso da pergunta que quis saber se ainda no governo Lula será possível comprar picanha e cerveja com preços melhores. As respostas foram de 68,4% cravados no "não"! e apenas 25,7¨no "sim".

CLIQUE AQUI para ler toda a pesquisa. O editor disponibilizou tudo no seu próprio arquivo.

Procon de SP multa Nestlé por propaganda enganosa. Saiba quais são os produtos impugnados.

 O Procon-SP autuou a empresa Nestlé por publicidade enganosa. A multa é de R$ 13 milhões, calculada com base no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. De acordo com o Procon, a empresa disponibilizou no mercado produtos que “não possuíam ingredientes anunciados na embalagem, caracterizando infração ao Código de Defesa do Consumidor”.

A publicidade supostamente enganosa, de acordo com a entidade de defesa do consumidor, estaria nos rótulos dos produtos Biscoito Nesfit Aveia e Mel e Biscoito Nesfit Leite e Mel, Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel.Também foi analisado o produto Mistura de Creme de Leite ...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Inflação do IPCA-15 caiu de 0,64% (março) para 0,43% (abril). Maior alta foi do tomate (32,87%).

 O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) desacelerou a 0,43% em abril, após ter avançado 0,64% em março, informou nesta sexta-feira (25) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agentes de mercado esperava avanço em torno de 0,44%. Nos 12 meses até abril, a “prévia da inflação” passou a subir 5,49%, de 5,26% no mês anterior. O resultado do mês foi puxado pelos grupos de Alimentação e bebidas (1,14%) e Saúde e cuidados pessoais (0,96%), informou o IBGE. Juntos, as categorias responderam por 88% do índice do mês

Os ítens que mais subiram:

A alimentação no domicílio acelerou de 1,25% em março para 1,29% em abril. Contribuíram para esse resultado as altas do tomate (32,67%), do café moído (6,73%) e do leite longa vida (2,44%).

Bolsa e dólar operam em queda nesta manhã

 Bolsa e dólar operam em queda nesta sexta-feira.

10h22min

Bolsa, -0,2w4%, 134.257 pontos
Dólar comercial, -0,10%,. R$ 5,6863 para vendas

Dica do editor - Leia as dicas do UNICEF para combater o mosquito da dengue

No material que vai no link a seguir, o UNICEF,l agência da ONU, informa que dengue, zika e chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A agência diz que a forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito. Por isso, é importante que todos conheçam os riscos e saibam o que é preciso fazer para não deixar o mosquito nascer.

CLIQUE AQUI para saber mais informações eficazes e precisas para o combate do mosquito e sobre como se prevenir.

Marcel Van Hattem vai ao STF, tem celular lacrado e denuncia: "Estes julgamentos são uma farsa. É tudo carta marcada."

 Este material é da Folha Política.

A denúncia de Marcel ocorreu da tribuna da Câmara, diante de Hugo Motta, reptado para que saia do rol de cúmplices da farsa. Marcel foi ao julgamento de cartas marcadas que tornou Filipe Martins réu. O parlamentar, com os demais deputados, senadores, jornalistas e até advogados das partes, tiveram os celulares apreendidos e lacrados logo na entrada.

Memória - Bolsonaro dá bronca na oficial de justiça Cristine Oliveira. Veja o vídeo.

No vídeo abaixo, Bolsonaro dá bronca na oficial de justiça Cristiane Oliveira. Entidades da área na qual trabalha a funcionária, defenderam a oficial de justiça, alegando que ela apenas cumpriu seu dever, mas até as pedras das ruas sabem que ordens ilegais não devem ser cumpridas da forma como foram ordenadas.

Dica do editor - Será domingo o New Balance 42K Porto Alegre 2025

Os corredores inscritos na New Balance 42K Porto Alegre retiram desde ontem os kits entre quinta-feira (24) e sábado (26), das 9h às 19h. O combo é composto por camiseta e meia da New Balance, número de peito, brindes de patrocinadores, e a medalha que será entregue ao final do percurso no domingo. Durante a retirada dos kits, os participantes terão à disposição de maneira gratuita a customização da camiseta da prova, área recovery com botas de compressão, macas de alongamento e banheiras de gelo, e espaço de beleza.

CLIQUE AQUI para saber mais se inscrever. Cada inscrição custa R$ 30,00.
CLIQUE AQUI para saber muito mais. É reportagem completa do site Terra.

Bolsa fechou, ontem, em forte alta e já registras 134,6 mil pontos. O dólar caiu para R$ 5,692 para venda.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta quinta-feira aos 134.580 pontos, com alta de 1,79%. Em alta pela quarta sessão seguida, a bolsa brasileira está no maior patamar desde 17 de setembro. 

Dólar

O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,692, com recuo de R$ 0,027 (-0,47%). 

A moeda norte-americana está no menor nível desde 3 de abril, quando tinha fechado a R$ 5,62. Com o recuo de ontem, o dólar passou a registrar queda no mês, acumulando baixa de 0,24%. Em 2025, o dólar caiu 7,9%.



Roubalheira no INSS disparou no governo Lula. Governo não diz quando dinheiro tungado será devolvido aos aposentados.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não terão mais descontos automáticos para entidades da sociedade civil, mesmo que tenham autorizado a retirada, disse nesta quinta-feira  o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho. 

Segundo ele, a devolução dos valores descontados neste mês ocorrerá na próxima folha de pagamento, mas não disse quando e de que forma serão devolvidos os R$ 6,3 bilhões roubados dos aposentados e pensionistas..

O escândalo de corrupção envolveu o INSS, cujo presidente foi afastado, impõe suspeitas sobre o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e inclui entre os nomes de dirigentes de sindicatos envolvidos o próprio irmão de Lula, Frei Chico.

RS terá sexta-feira de sol e temperatura amena

Há sol em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas algumas regiões também mostram formações de nuvens, tudo de acordo com a MetSul Meteorologia.

O começo do dia foi de temperatura muito baixa em algumas regiões, como a Serra, mas o ar mais quente já ingressa no Estado favorece a elevação da temperatura, que pode chegar a quase 30o.

O dia começou com temperatura amena na maioria das cidades, e um pouco frio na Serra, com rápido aquecimento durante a manhã. 

Em Porto Alegre, a temperatura oscilará entre 17ºC e 27ºC.

Opinião do editor - Moraes, como Figueiredo, prende e arrebenta, servindo ao sistema de dominação vigente

 A prisão do ex-presidente Fernando Collor, esta madrugada, confirma a percepção política existente atualmente de que o ministro Alexandre de Moraes virou mesmo o Xerife do Brasil.

Da mesma forma que o ex-presidente João Figueiredo, Moraes pode dizer a quem interessar possa:

- Eu prendo e arrebento.

E faz isto tudo sob os olhos cúmplices do seu entorno e perplexos da Nação, da mesma forma que fazia o general Figueiredo.

Moraes, como Figueiredo, é o braço armado do sistema de dominação vigente.

Opinião do editor - 3 dos 8 presidentes do novo regime já foram presos. O 4o poderá ser Bolsonaro.

A prisão de Fernando Collor, esta madrugada, em Maceió, contabiliza o total de 3 dos 8 presidentes eleitos depois da redemocratização, todos sob acusação de corrupção:

Lula, 2018 (CLIQUE AQUI para saber como foi)
Michel Temer, 21 de março de 2019 (CLIQUE AQUI para saber como foi).
Fernando Collor

Caso não saia a anistia ou não exile, outro ex-presidente, no caso Jair Bolsonaro, também será preso, mas este é um acontecimento que não envolve corrupção, e sim, perseguição política movida pelo sistema atual de dominação.

Dois ex-presidentes foram depostos: Dilma e Collor.

São números jamais vistos antes na história do Brasil. Até o fim do regime militar, nunca um chefe de governo, mesmo no Império, resultou preso

Alexandre de Moraes prende Collor de Melo por corrupção

Foto de Valter Campanato, Agência Brasil.

Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, foi preso nesta madrugada o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, 75 anos.

 Ele foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa

Os advogados de Collor disseram que a prisão aconteceu as 4h da madrugada em Maceió, quando se dirigia para Brasília para se apresentar à Justiça de forma espontânea no momento da prisão.

CLIQUE AQUI para ler a decisão de Moraes e entender melhor o caso.

Acompanhe a análise das primeiras notícias do dia no "Agora Brasil", com Guilherme Baumhardt

 A partir das 9h tem "+Brasil Mundo", com Glauco Fonsêca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/