Dica de série - O editor vê e recomenda para quem gosta de filmes de faroesre, "Godless", na Netflix

A série de faroeste Godless se passa no ano de 1884 e acompanha Frank Griffin, um bandido ameaçador que está aterrorizando o Oeste enquanto persegue Roy Goode, seu antigo parceiro que se tornou inimigo mortal. Enquanto Roy se esconde no rancho de Alice Fletcher, a perseguição de Frank o leva à pacata cidade de La Belle - que é misteriosamente composta inteiramente por mulheres.

É fake a notícia de que Augusto Nardes poderia ser indicado para o STF

 O editor também divulgou a fake news, tudo sob efeito manada, liderado pelo mentiroso Estadão.

Não existe qualquer possibilidade de ingresso do ministro Augusto Nardes, TCU, ser indicado para ministro do STF.

É que ele nem advogado é.

Augusto Nardes é graduado em administração de empresas pela Fundames (atual Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), em Santo Ângelo, pós-graduado em política do desenvolvimento e mestre em estudos de desenvolvimento, pelo Institut Université d’Études, em Genebra, na Suíça.

Ministro Gilson Machado conta o que Bolsonaro vai dizer na ONU

 

Morreu o ator Luis Gustavo, 87 anos

 O ator Luis Gustavo, o tio Vavá do seriado “Sai de Baixo”, morreu neste domingo, aos 87 anos, vítima de um câncer no intestino. O ator estava em Itatiba (SP) e lutava contra a doença desde 2018. 

Luis Gustavo deixa a mulher, Cris Botelho, e os filhos Luis Gustavo, de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e Jéssica, de seu casamento com a atriz Desireé Vignolli. 

Dica do editor - Veja esta entrevista sobre a crise hídrica, a maior dos últimos 91 anos

 O Brasil vive a pior crise hídrica registrada nos últimos 91 anos, com escassez de chuvas, reservatórios em níveis baixos e maior demanda por energia em razão da reativação da economia para patamares pré-pandemia em vários setores. Fatores que, combinados, levaram o governo federal a tomar uma série de iniciativas. Em entrevista ao programa Brasil em Pauta deste domingo, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, lembrou que as crises hídricas se transformaram em um desafio global. “Quando pensamos em mudanças climáticas, olhamos e verificamos mudanças nos padrões de chuva por todo o mundo”.

Vieira se referiu ao período atual registrado no país como de “seca excepcional”.

CLIQUE AQUI para saber como acompanhar a entrevista, 19h30min

Senador Marcos Rogério diz que as elites sanguessugas não querem um presidente como Bolsonaro

 

Artigo, Ludmila Lins Grillo - A OAB e a nova mordaça sobre os advogados

Está em vigor o provimento 205/21 do Conselho Federal da OAB, que traz inúmeras restrições à liberdade dos advogados. 

Com o insuspeito título Os  “provimento” sobre a “publicidade e informação da advocacia”, o documento adentra perigosamente na esfera de liberdade pessoal dos cidadãos que exercem a advocacia.

O parágrafo único do artigo 6° é um dos que chama mais atenção: “Fica vedada em qualquer publicidade a ostentação de bens relativos ao exercício ou não da profissão, como uso de veículos, viagens, hospedagens e bens de consumo”. O artigo 7° ainda fala que as normas da censur…ops…do provimento também se aplicam a conteúdos NÃO RELACIONADOS AO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA, que possam atingir a “reputação da classe”. 

(...)

Essa coisa de querer todas as pessoas agindo e pensando igual tem dado muito certo lá na Coréia do Norte. Lá ninguém se excede, tudo acontece direitinho como o papai Kim Jong-un manda. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

A Pfizer mantém Brasil de rédeas curtas no caso da vacina contra o vírus chinês

- A reportagem a seguir é do jornal Guardian, Londres. A reportagem não fala, mas o acordo possui termos que o presidente Bolsonaro só concordou em assinar depois de aprovação feita pelo Congresso, que o pressionava. Leia tudo:

A Pfizer foi acusada de manter o Brasil “sob resgate” por demandas para se proteger de possíveis ações judiciais de efeitos colaterais da vacina em seu contrato para fornecer ao país 100 milhões de doses de Covid.

Em seu acordo de US $ 1 bilhão (£ 700 milhões) com a Pfizer Export BV, assinado em março, apesar de suas reclamações anteriores, o governo brasileiro concordou que “uma renúncia de responsabilidade seja assinada por quaisquer possíveis efeitos colaterais da vacina, isentando a Pfizer de qualquer responsabilidade civil para com efeitos colaterais graves, decorrentes do uso da vacina, por tempo indeterminado ”. Os pedidos de indenização tem sido comuns em contratos entre muitos países e grandes empresas farmacêuticas desde o final da década de 1980.O contrato também estipulava que o Brasil cederia aos tribunais norte-americanos, convocados secretamente, em caso de disputas contratuais relativas às vacinas.

Em abril, o contrato vazou no site do ministério da saúde – um acordo de confidencialidade com a Pfizer impede a publicação de seus contratos. Ele foi removido logo depois e passou despercebido fora do Brasil até que a informação foi tweetada por um advogado e escritor francês no mês passado.

O Ministério da Saúde do Brasil disse que está cumprindo a “regra de confidencialidade” e não pode comentar.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes. A tradução é deste blog. 
CLIQUE AQUI para ler o original.

Bolsonaro não agendou encontro com Biden em Nova Iorque

O presidente Bolsonaro não tem agenda marcada com o presidente Joe Biden.

Ambos falarão na ONU, terça-feira.

Entrevista, Antonio Augusto Mayer dos Santos - O novo Código Eleitoral é um retrocesso e precisa ser recusado pelo Senado

ENTREVISTA
Antonio Augusto Mayer dos Santos, Advogado, especialista em Direito Eleitoral - 

Pergunta - O novo Código Eleitoral, aprovado pela Câmara, tem 900 artigos. Ainda vai para o Senado, mas precisa entrar em vigor até 1° de outubro, caso contrário não valerá para as eleições do ano que vem. Ele parece contemplar todos os aspectos legais que abrangem o processo eleitoral. É isto mesmo ? 
Resposta - Não. Trata-se de um texto extremamente superficial, mal redigido, sem atenção às técnicas legislativas mais apropriadas à matéria abordada. 

Pergunta - Então não representa um avanço ? 
Resposta - Não, não representa. Trata-se de um retrocesso normativo. Precisa ser recusado pelo Senado.

Pergunta - Então, o que houve com o legislador ?
Resposta - O legislador foi açodado e mirou na impunidade, no pecado de tratar igualmente os desiguais. O texto é deplorável e expressa a leviandade das maiorias que formam a Câmara dos Deputados, além de evidenciar o nítido despreparo da maioria dos seus integrantes na abordagem de um tema desta envergadura. 

Pergunta - No seu conjunto, como o senhor vê o novo Código ? 
Resposta - Vejo um texto de baixa qualidade jurídica.  Há um subjetivismo na redação de tópicos importantes, a redação é péssima quando aborda a compra de votos, é próxima da promiscuidade quanto ao uso do dinheiro do contribuinte nas campanhas eleitorais e ainda houve um absurdo no enxugamento das condutas vedadas. Além disso, nota-se uma burocratização da etapa recursal e o coroamento da impunidade por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). A rigor, desperdiçaram a oportunidade de produzir um texto moderno. Um  absurdo !

Afinal de contas, Bolsonaro é ou não é um ET ? Tire, aqui, todas as suas dúvidas.

 

Bibo Nunes reage com ironia à denúncia de que Bolsonaro não passa de um ET

O deputado federal Bibo Nunes decidiu reagir com ironia diante da denúncia feita a membros do MPF (veja nota e live, abaixo), segundo as quais o presidente Bolsonaro é um ET infiltrado no espaço terráqueo para presidir o Brasil.

A denúncia feita em live produzida por membros do MPF é de que olsonao é um ET reptiliano e com cópias dele espalhadas pelo Brasil.

O deputado faz, inclusive, esta correta indagação:

- Datafolha vai perguntar se você é a favor de impeachment para Bolsonaro, devido ao fato dele ser um alienígena.

Esta semana, no mesmo tom de realismo fantástico, o deputado Alexandre Frota pediu que a Câmara investigue se a facada levada por Bolsonaro ocorreu de verdade ou foi tudo um embuste. O deputado fez o pedido depois que um documentário procurou demonstrar que a facada nunca existiu, já que teria sido apenas uma jogada eleitoral.

É provável que diante da denúncia feita aos membros do MPF, o STF e o TSE exijam um exame de corpo de delito para verificar se Bolsonaro é ou não um ET infiltrado no Palácio do Planalto.

MPF ouve denunciante que diz que Bolsonaro é ET e veio de OVNI ao Planeta Terra

De acordo com o denunciante, as informações chegaram até ele por telepatia. Ele exigia uma reunião pessoal com o procurador-geral da República, Augusto Aras, para relatar o ocorrido. O denunciante chegou a afirmar que a pandemia de covid-19 seria uma das consequências da invasão alienígena, fruto da cooperação de ETs com chineses. “Aqueles que cooperassem seriam agraciados com vida eterna”, diz a notícia de fato.

O Jornal da Record diz, hoje, que a dominação da terra por alienígenas foi uma das pautas de sessão do Conselho Institucional do Ministério Público Federal nessa quinta-feira, realizada remotamente. Na reunião, o grupo de procuradores da República analisou uma notícia de fato de um homem que afirmava que o planeta Terra foi invadido por extraterrestres “reptilianos” e subespécies. 

Notícia de fato é como se chama, juridicamente, qualquer demanda submetida à apreciação do Ministério Público.

Durante a sessão, os procuradores ouviram que extraterrestres estariam criando cópias de pessoas, inclusive de personalidades políticas, como o presidente Bolsonaro. O denunciante disse que Bolsonaro é o político que mais tem cópias no mundo e disse que as provas seriam supostas fotos do abdômen do presidente – uma com cicatrizes e outra sem cicatrizes. Cada foto seria de uma cópia diferente do presidente da República.

CLIQUE AQUI para mais detalhes.



Veja a live na qual os membros do MPF ouvem a denúncia de que Bolsonaro é ET

 

Dica do editor - 30a festa da Colônia começará quinta-feira em Gramado. Equipe de trabalho terá que apresentar Certificado de Vacinação.

A foto é do blog Repórter Gramado, de Roque Tomazelli hoje. É decoração que já chama para a Festa da Colônia.

Junto com a Festa da Colônia, será realizada a 9a. edição da Feira Feito em Gramado.

Será exigido certificado de vacinação dos 150 profissionais da equipe de trabalho.

Gramado, RS, terá uma atração extra para o próximo final de semana, no caso a 30a. Festa da Colônia, que começará dia 23, quinta-feira.

O evento irá até o dia 12 de outubro e poderá receber 700 visitantes por vez.

Sairá tudo na Expogramado.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o evento.

A reportagem é do blog Repórter Gramado.

Artigo, Augusto Nunes, R7 - Essa não tem jeito

Monica Bergamo, porta-voz do PT fantasiada de jornalista, noticiou que este colunista foi  condenado a pagar R$30 mil a Gleisi Hoffmann. Motivo:  lembrar aos leitores que, na lista do Departamento de Propinas da Odebrecht, o codinome da deputada paranaense é Amante. A notícia, como sempre, exige correções e complementos:

1. A quantia penhorada foi de R$ 42.000. É esse, segundo Gleisi, o valor da sua honra. Monica acha que R$ 30.000 estão de bom tamanho.

2. O processo não terminou. Só depois de resolvida a pendência a Justiça fixará o destino da quantia penhorada.

3. Amante, como sabe a porta-voz, é um dos dois codinomes que Gleisi ganhou da empreiteira. O outro é Coxa, como vivo lembrando.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsonaro, sem vacinação, embarca para Assembleia Geral da ONU, Nova Iorque

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã deste domingo para Nova Iorque, onde participará da 76ª Assembleia Geral da ONU. O presidente deve discursar na próxima terça-feira, na abertura da sessão.

O general Hamilton Mourão assumiu a Presidência da República interinamente.

Na semana passada, a ONU afirmou que presidentes, primeiros-ministros e diplomatas que participarem da Assembleia-Geral na próxima semana, em Nova Iorque, não serão obrigados a apresentar certificados de vacinação, o que facilita a participação de Bolsonaro, que garante não ter se vacinado.

Bolsonaro pensa no gaúcho Augusto Nardes para o STF, caso André Mendonça não seja aprovado pelo Senado

O presidente Bolsonaro poderá indicar o atual ministro do TCU, Augusto Nardes, para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Melo no STF.

Bolsonaro indicou André Mendonça, mas existiria resistência no Senado.

Augusto Nardes seria o plano B, mas também o chefe da PGR, Augusto Aras, é candidato.

Anti-dica do editor - Não leia o texto psicografado que o ex-empregado do senador Pedro Simon publicou contra o editor

O editor não leu e não gostou do texto psicografado que o ex-empregado do ex-senador Pedro Simon, Luiz Claudio Cunha, voltou a publicar, desta vez no site lulopetista Brasil 247 e em outros espaços irrelevantes, tudo para criticá-lo, coisa que já fizeram jornalistas de outros blogs sujos, todos levados às barras dos tribunais, nos quais foram condenados e resultaram retirados do ar.

Governo Bolsonaro investe R$ 2,7 bilhões na nova Ferrovia Centro-Oeste

 O vídeo é do Jornal da Cidade on Line.

Yeda Crusius rompe com Eduardo Leite e anuncia apoio a João Doria

A ex-governadora gaúcha Yeda Crusius rejeitou todos os apelos do governador Eduardo Leite para apoiá-lo nas prévias do PSDB, dia 21 de novembro e avisou que decidiu ficar com a candidatura de João Doria

Em cards da campanha de Doria, Yeda declara:

- Não sou de ficar em cima do muro. Vou de Doria.

Eduardo Leite teria oferecido a Yeda a oportunidade de assumir uma cadeira na Câmara (ela é suplente), coisa que não possibilitou durante todo seu governo, ao contrário do que fizeram governadores anteriores de outros Partidos. Leite nomearia um deputado federal para seu secretariado, abrindo a vaga. Yeda rejeitou a oferta.

Os dois tucanos não se bicam desde que Eduardo Leite foi prefeito de Pelotas.

Yeda até pensou que poderia colaborar com o governador, mas nunca foi lembrada.

A ex-goernadora fez 38 mil votos para deputada federal, mas ficou na suplência.

Atalmente, ela é presidente nacional do PSDB Mulher, posição na qual exercerá forte influência nas prévias.

Dica do editor - Correios leiloarão 61 mil ítens no dia 27. Saiba como participar.

No dia 27 de setembro, os Correios irão leiloar cerca de 61 mil itens. Os lances mínimos para os lotes variam entre R$ 1.303 até R$ 85.050. Serão disponibilizados objetos como roupas, livros, peças de microinformática, acessórios para veículos, bijuterias e equipamentos eletrônicos.

Para enviar lances é preciso se cadastrar na plataforma Licitações-e do Banco do Brasil. 

O edital com as informações está disponível na plataforma Licitações-e, pelo nº 893602, e na página de licitações dos Correios. Também é possível fazer uma visita para verificar os lotes presencialmente, fazendo o agendamento através do telefone (11) 4313-8150. Os produtos estão no edifício dos Correios em São Paulo.

Fluxo de clientes nos shoppings centers cresceu 39,7% em julho (sobre julho de 2020)

O fluxo de clientes nos shoppings centers de todo o país cresceu 39,7%, em comparação com o mesmo mês em 2020. Sobre julho de 2021, o aumento foi de 1,71%.

Os dados aparecem no Índice de Performance do Varejo, organizado pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

Governo comunista chinês pede investigação sobre atentado ao seu consulado do Rio

O Consulado Geral da China manifestou-se, por meio de nota, sobre o atentado na noite da última quinta-feira, quando um homem, usando um casaco e capuz, atirou um artefato explosivo sobre o muro da missão diplomática, na  Rua Muniz Barreto, em Botafogo, zona sul do Rio. A nota diz que foi “um grave ato de violência” e pede “investigação minuciosa sobre o ataque, punição do culpado e que medidas sejam tomadas para evitar que outros incidentes como este voltem a ocorrer”. A declaração diz ainda que “não terá sucesso qualquer conspiração de pouquíssimas pessoas em destruir a amizade China-Brasil”.

A hora exata do atentado é 21h48, quando o artefato explode  e danifica o portão do consulado. Ninguém ficou ferido na ação.

Eis a íntegra da nota do consulado da China. “Em 16 de setembro à noite, um homem não identificado lançou um explosivo ao Consulado Geral da China, no Rio de Janeiro, causando danos no edifício. Foi um grave ato de violência ao qual o Consulado Geral da China manifesta veemente condenação. Mantendo estreita comunicação com as autoridades brasileiras, esta missão consular pede a investigação minuciosa sobre o ataque, a punição do culpado nos termos da lei e medidas cabíveis para evitar que incidentes similares voltem a ocorrer”.

Missão de civis ao espaço (Space X) volta à terra depois de 3 dias. Veja o vídeo da CNN.

 

Nas prévias do PSDB, João Doria larga na frente de Eduardo Leite

A montagem ao lado circula em redes sociais internas de tucanos.

As prévias tucanas começam amanhã com o governador de São Paulo João Doria à frente de seu principal adversário interno, o colega gaúcho Eduardo Leite.  vantagem se dá pelos apoios já anunciados ao paulista. 

Segundo o Estadão, nos últimos meses Doria somou, em tese, um terço do eleitorado do PSDB. Outros 10% fecharam com Leite - o restante segue em aberto, assim como a disputa interna, que promete ser acirrada.

Leia a reportagem completa:

Pelo calendário definido pela executiva nacional, os postulantes a presidenciável em 2022 terão pela frente dois meses de campanha - o primeiro turno está marcado para 20 de novembro. Além de Doria e Leite, a expectativa é de que o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio também se inscrevam, mesmo sem disposição real para seguirem até o fim.Após conquistar os diretórios de São Paulo, Paraná, Acre e Pará, Doria espera anunciar o apoio dos tucanos do Rio Grande do Norte e do Espírito Santo. Juntos, esses seis Estados somam 467 mil filiados, ou 35% do total. Já Leite fechou com Minas Gerais, que, sozinho, detém um décimo dos votos.

CLIQUE AQUI para saber mais.

RS terá tempo instável neste domingo

Em Gramado, por exemplo, neste momento, apesar de nuvens esparsas, há sol. A cidade está repleta de turistas que superlotam as ruas centrais, os hotéis, restaurantes, lojas e principais pontos turísticos.

Algumas regiões como o Sul e o Leste gaúcho terão muitas nuvens e chance de garoa e chuva fraca na primeira metade do dia, mas a manhã abrirá com sol nas demais regiões. No decorrer deste domingo, no entanto, com o ingresso de ar quente, uma frente quente começará a se formar e áreas de instabilidade começam a avançar de Oeste.

Da tarde para noite, a chuva atinge diversas regiões, especialmente no Sul gaúcho. No Noroeste, um dia quente e abafado. 

Em Porto Alegre, a temperatura oscilará entre 17ºC e 27ºC. 

Eduardo Leite viaja de novo para fora do Estado. Desta vez, ele foi ao Rio. Piratini não diz se ele foi também a SP.

 O governador Eduardo Leite viajou mais uma vez no final de semana para fora do Estado e desta vez foi para o Rio, sexta-feira.

O Piratini divulgou a agenda do governador no Rio, mas não informou nada sobre as agendas de sábado e domingo e nem se ele foi de novo para São Paulo.

No Rio, entre outros compromissos oficiais, Eduardo Leite falou no Movimento Pessoas à Frente, apoiado pelo Instituto Humanize, pela Fundação Lemann e pela República.org. O governador participou do encerramento do encontro, no painel "Negociando o Inegociável", que também contou com a participação de Daniel Shapiro, professor da Universidade de Harvard, nos EUA, e autor do livro homônimo. A Fundação Lemann é do bilionário Jorge Paulo Lehmann, velho apoiador do governador e de outros políticos ligados à chamada 3a.Via.

CLIQU AQUI para saber o que fez Leite na sexta-feira, no Rio.

Dica do editor - Saiba por que o SUS bate recorde a vítimas de acidentes de motos

Pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) com dados oficiais do Ministério da Saúde mostra que, entre março de 2020 e julho de 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um total de 308 mil internações de pessoas em decorrência de sinistros de trânsito em todo o Brasil. Dentre as vítimas dos chamados "acidentes de transporte", qualificação usada pelas autoridades sanitárias, mais da metade (54%) eram motociclistas. 

CLIQUE AQUI  para ler o estudo.

Fiocrua aponta que número de queda de casos e mortes por vírus chinês tem maior queda no ano

O número de casos e de mortes por vírus chinês  no Brasil sofreu a maior queda desde o início de 2021. É o que diz o boletim mais recente do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira. Segundo o levantamento, são 12 semanas consecutivas de diminuição do número de óbitos, com redução diária de 3,8% entre 5 e 11 de setembro.

O total de casos também apresenta tendência de redução, mas com oscilações ao longo das últimas 12 semanas. A Fiocruz aponta que foram registrados cerca de 15,9 mil casos e 460 mortes diárias na última semana. Os pesquisadores da fundação acreditam que os bons resultados parecem estar consolidados.

A Fiocruz ainda demonstra que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos se encontra no melhor cenário desde que a fundação começou o monitoramento do indicador. Apenas a capital do Rio de Janeiro está com a taxa de ocupação de leitos acima de 80%, enquanto Boa Vista e Curitiba estão no patamar de alerta intermediria com 76% e 64%, respectivamente.

Número de óbitos por coronavírus subiu para 935 neste sábado

O número de mortes por vírus chinês no Brasil subiu para 590.508. Em 24 horas, foram registradas 935 mortes. 

Os dados são deste sábado. O balanço é produzido a partir de informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Há, ao todo, 359.523 pessoas com casos ativos da doença em acompanhamento por profissionais de saúde.

CLIQUE AQUI para examinar números do brasil e dos Estados.

Saiba onde se vacinar, hoje, em Porto Alegre

A partir de amanhã, Porto Alegre vacinará crianças e adolescentes com mais de 12 anos, apesar de recomendação contrária do ministério da Saúde.

 Neste domingo, a vacinação contra o vírus chinês continuará em Porto Alegre para pessoas de 15 anos ou mais. O local da aplicação será a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde, que estará no Centro Social Marista Irmão Bortolini (av. Voluntários da Pátria, 1940 - Floresta), das 9h às 13h.

No local, também haverá aplicação da segunda dose de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan para quem tomou a primeira dose há mais de oito semanas, dez semanas ou 28 dias, respectivamente.

Brasil aplicou 1,1 milhão de doses somente neste sábado. Conheça, aqui, os números atualizados.

Somando todas as vacinas aplicadas, o Brasil administrou 1.137.106 doses neste sábado.

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra  no Brasil chegou neste sábado, a 141.453.669, o equivalente a 66,31% da população total.

Entre os mais de 141 milhões de vacinados, 80.054.632 estão com a imunização completa contra o coronavírus, o que representa 37,53% da população total com a imunização completa contra o novo coronavírus.

CLIQUE AQUI para conhecer os números do Brasil e dos Estados.

Taxa de uso de leitos de UTIs cresce em Porto Alegre, mas número de internados com coronavírus cai

Aumentou a taxa de internações em leitos de UTIs de Porto Aletre, mas isto não se deve a elevações de casos de vírus chinês.

Dos 914 leitos existentes no sistema hospitalar da Capital, o índice de ocupação subiu para 77,36%, mas apenas 143 posições são de casos confirmados de covid-19.

CLIQUE AQUI para saber mais dados atuais disponíveis.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/