Entenda a importância extrema da reunião de hoje no Congresso dos EUA

Uma proposta revolucionária para reconstruir o Rio Grande

 Paulo Moura é cientista político e editor do Canal Dextra.

Gustavo Gayer conta como foi a audiência pública do Congresso dos EUA contra Moraes e o STF

Congresso americano viraliza sessão sobre perseguições políticas de Moraes e do STF

Foi devastadora a sessão de hoje da Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, que ouviu seus deputados e também convidados brasileiros, que expuseram os atos de censura, de perseguição política  e até de centenas de prisões políticas, tudo sob a liderança do ministro A. de Moraes, do STF.

Estivedram presentes personalidades brasileiras como a juiza Ludmila Lins e os jornalistas Allan dos Santos, Ana Paula Henkel e Paulo Figueiredo.

A representante republicana María Elvira Salazar criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante audiência na Câmara, sobre a censura no Brasil e violações de liberdades.

María expôs alguns fatos para acusar o juiz do STF de cercear a liberdade: 1) A ordem para derrubar um post segundo o qual Lula apoia o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega;. 2) Prazo de uma hora para o Twitter derrubar posts de políticos conservadores, sob pena de multa de US$ 30 mil.


Dmae já consegue operar 3 das 6 estações de tratamento de água de Porto Alegre

A partir de agora, 16h10min desta terça-feira, o Dmae já opera 3 das 6 estações de tratamento de água de Porto Alegre.

Além da estação de Belém Novo, que nunca parou de funcionar, esta manhã foram retomadas os serviços da estação São João (420 mil habitantes) e, agora, também a do bairro Menino Deus.

CLIQUE AQUI para examinar os comunicados do Dmae, a todo momento.

Muro previa dique até São Leopoldo, por Fernando Albrecht, Jornal do Comércio

A foto é de Gustavo Garbind, Prefeitura.

O jornalista Fernando Albrecht assina a principal página de opiniões do Jornal do Comércio, Porto Alegre. Trata-se de um experiente profissional. Na edição de hoje, Albrecht faz a memória das obras de contenção das águas do Guaíba e a interrupção da maior parte delas.

Leia tudo (só para assinantes, mas o editor é assinante):

Já foi explicado, em eventos anteriores, como foi o projeto do Muro da Mauá e dos diques, mas o que não foi feito, cuja fatura pagamos hoje, mas não custa repetir.Tudo começou com técnicos alemães que iniciaram os estudos em 1967 ...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Operações da Ceasa de Porto Alegre abrirão nesta quarta-feira em Gravataí

A Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) transferirá suas operações comerciais para o estacionamento de centro de distribuição das Farmácias São João, no KM 80 da Freeway, em Gravataí, a partir de quarta-feira.

Em Porto Alegre, as instalações da empresa estão sob água.

Com a Ceasa aberta, fica garantido o suprimento de hortifrutigranjeiros da região metropolitana.

A operação será realizada de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h.

Opinião, Gilberto Simões Pires - Vamos falar sobre o day after do RS

O autor é editor do blog Ponto Crítico.

Como bem aponta Adolfo Sachsida, ex-Ministro de Minas e Energia e ex-Secretário de Política Econômica do governo Jair Bolsonaro, neste grave momento pelo qual passa o POVO GAÚCHO, ao se defrontar com um dos PIORES DESASTRES AMBIENTAIS da nossa história, a TAREFA NÚMERO UM É SALVAR VIDAS. Como tal, tanto, os governos -federal, estadual e municipais- quanto a sociedade civil -que está dando um verdadeiro SHOW DE PALPÁVEL, NOTÓRIA E EFETIVA SOLIDARIEDADE-, estão agindo de forma incansável na tentativa de tornar exitosa esta PRINCIPAL TAREFA.

COMO FINANCIAR A RECONSTRUÇÃO DO RS

Entretanto, passado esse momento outra QUESTÃO irá se impor, inevitavelmente: - COMO FINANCIAR A RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL? 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bibo diz que guerra das águas é contra inimigo invisível

 O deputado Bibo Nunes, como também o editor e toda a população de Porto Alegre, estão impressionados com os roncos fenéticos de helicópteros militares, policiais e civis.

E com as sirenes dos veículos militares, policiais e civis.

Eis a nota do deputado gaúcho:

Helicópteros sem parar por toda Porto Alegre. Ambulâncias, viaturas da polícia, caminhões do exército nas estradas e ruas.
Vivemos uma guerra, com um inimigo invisível, que nos ataca e só podemos nos defender.

Vamos sair desta mais fortes!

Agora, ao vivo, Senado vota quinquênio para juízes e DPVAT

Mourão protesta contra aprovação do DPVAT na CCJ do Senado

 O senador gaúcho Hamilton Mourão protestou, há pouco, contra a decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou nesta terça-feira  um novo seguro obrigatório para veículos, semelhante ao antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT). 

Depois de receber 15 votos a favor e 11 contrários, amatéria seguiu para o Plenário, que tem sessão deliberativa marcada para as 14h.

Chargista da Folha explica-se e pede desculpas ao povo do RS

O cartunista Jean Galvão, autor de uma criticada charge sobre a enchente no Rio Grande do Sul publicada no último domingo pela Folha de São Paulo, pediu desculpas ao povo gaúcho. Elepediu desculpas aos que se ofenderam com o conteúdo e apresentou qual foi sua intenção com o desenho.

Jean disse que a charge não teve o efeito que ele pretendia e reconheceu que, em alguma medida, falhou na comunicação do desenho. O cartunista afirmou também que as charges nem sempre são usadas para fazer piada e deboche, mas que o sentido principal é “provocar a reflexão”.

De acordo com o cartunista, a ideia do desenho foi dar “voz à inocência da menina” que, segundo ele, “entende que cada gota a mais que cai do céu fara o nível da água subir”, inclusive “uma gota de lágrima”. Jean disse também que outra ideia da charge foi fazer uma comparação simbólica relacionando o volume das lágrimas e o das chuvas..

Tragédia das águas já matou 90 no RS. E chuvas voltarão amanhã, quarta-feira, segundo o Inmet.

Ao lado, fotos de satélites mostram o tamanho gigantesco das enchentes em Porto Alegre e cidades vizinhas.

A Defesa Civil informa que a tragédia das águas já registrou 90 mortos, 132 desaparecidos, 361 pessoas feridas até esta terça-feira, 7, 1,3 milhão de pessoas afetadas, 155 mil pessoas desalojadas e mais de 48 mil em abrigos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para novas pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, com destaque para o extremo sudeste do Estado. 

Para amanhã, quarta-feira, a previsão é que um ciclone extratropical e uma frente fria provoquem queda de temperatura, ventos fortes e chuvas de 20 a 50mm em diversas regiões.

Apesar da expectativa de volumes menores, também deve voltar a chover na capital, Porto Alegre.

No dia seguinte, quinta-feira, o sol voltará a brilhar em todo o território gaúcho, segundo o Inmet.

As águas estão baixando, mas levantamente.


Latam, Gol e Azul vão usar as pistas da Base Aérea de Canoas, RS

Azul, GOL e Latam pediram para a liberação das pistas da base aérea da FAB (Força Aérea Brasileira) em Canoas (RS), região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo é levar as doações para as vítimas das chuvas que atingem o Estado. 

No entanto, a decisão depende da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da própria FAB. 

Os militares avisaram que atenderão os pedidos.

Agora, ao vivo, "O Brasil abraça o Rio Grande". Começou +Brasil. Vai até as 15h.

Dmae retoma abastecimento de água da Estação São João. 420 mil pessoas voltam a ter água.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que conseguiu religar a Estação de Tratamento de Água (ETA) São João, na manhã desta terça-feira, 7. A vazão inicial será de 1.000 litros por segundo. Com a retomada da operação, o abastecimento é gradual e pode levar mais tempo nas áreas mais afastadas da rede.Desligada por risco iminente de choque elétrico, a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) São João, localizada na avenida Voluntários da Pátria, parou de operar no sábado, 4. 

O sistema atende 420 mil habitantes, 1/3 de toda a população da Capital.

Bairros abastecidos pelo Sistema São João - Jardim Planalto, Passo das Pedras, Costa e Silva, Parque Santa Fé, Chácara das Pedras, Três Figueiras, Rubem Berta, Protásio Alves, Loteamento Timbaúva, Jardim Leopoldina, Jardim Ipu, Alto Petrópolis, Mário Quintana, Chácara da Fumaça, Vila Safira, Sarandi, Morro Santana, Jardim Itu, Jardim Sabará, Cristo Redentor, Passo da Areia, Jardim Lindoia, Boa Vista, Vila Ipiranga, Vila Floresta, São Sebastião, Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, São Pedro, Navegantes, São Geraldo, São João e Vila Farrapos.  

Também segue operando o Sistema Belém Novo, no Extremo-Sul da Capital. 

Porto de Rio Grande não colapsou

É fake a informação de que o porto de Rio Grande colapsou.

A informação é da Portos RS, autoridade portuária do Estado.

A estatal também informou, há pouco, que o transporte de passageiros entre Rio Grande e São José do Norte está suspenso, mas a balsa para veículos continua operando.

A nota esclarece que a correnteza no canal de acesso ao porto é de vazante e numa velocidade bastante alta.

Muitas informações viralizam na internet sobre o colapso do porto, mas isto é desmentido pela Portos RS.

A estatal não teme qualquer possibilidade de colapso.

Agora, ao vivo, audiência no Congresso dos EUA apura denúncias contra Moraes e o STF. Com tradução simultânea.

Empresas do RS já contabilizam graves prejuízos com a tragédia das águas. Confira os números de agora.

As principais entidades empresariais gaúchas - Fiergs, Fecomércio, Farsul e Federasul - ainda não mensuraram o tamanho dos prejuízos das empresas, mas já se sabe que eles são catastróficos.

O mercado financeiro, no entanto, começa a fazer contas. O Bradesco BBI faz projeções de perda de até 1,4% nas vendas do segundo trimestre de grandes redes de capital aberto. Segundo o banco, a Renner é a rede mais exposta a esse risco.

O jornal Valor informa que de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, entre terça-feira (30) e domingo (5), as vendas caíram 15,7% no Estado recuo quase cinco vezes superior ao verificado no Brasil (-3,2%), frente a 2023. Em vestuário e bares e restaurantes, a venda despencou 49,5% e 37,8%, respectivamente.Já os postos de gasolina cresceram 33,9% e varejo alimentar, 14,6%. 

Dica do editor - Fugindo em massa de Porto Alegre

Esta foto é de ontem a tardinha, avenida Ipiranga, Porto Alegre.

O flagrante mostra céu com poucas nuvens, sol forte, cenário que é o mesmo de hoje.

Apesar da melhoria do tempo, as águas do Guaíba teimam em permanecer muito acima do nível tabulado para enchete (3 metros), o que significa invasão de águas no centro histórico e nos bairros mais próximos do lago.

Milhares de carros fogem da Capital, onde o sistema de abastecimento de água colapsou por completo e onde há falta de energia elétrica em 30%.

O prefeito Sebastião Melo aconselha que o povo saia para as praias e para as cidades onde a situação é menos calamitosa.

A única saída decente da Capital é pela RS-040, que sai pela avenida Ipiranga em direção a Viamão, de onde é possível seguir para as praias do Litoral Norte, com ênfase para a entrada da freeway por Gravataí.

Pela RS-040 também é possível alcançar a estrada que liga para a Serra, com ênfase para Gramado, que está bem suprida de água, luz e alimentos.

Lula chama Leite a Brasília para definir tamanho da ajuda ao RS

Lula da Silva chamou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a Brasília para discutir o tamanho da ajuda financeira que será necessária para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Lula afirmou que fez o convite por intermédio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.:

- Há 100% de vontade da Câmara, do Senado, do TCU [Tribunal de Contas da União] e do Poder Judiciário para que a gente possa liberar os recursos. Vamos trabalhar junto com o governador os projetos.

Bolsa sobe e chega perto dos 130 mil pontos. O dólar cai.

 A Bolsa opera em alta, perto dos 130 mil pontos.

O dólar cai.

10h55min

Bolsa, +056%, 129.182 pontos
Dólar comercial, -0,24%, R$ 5,0618 para a venda

Falatórios - Comandante do Exército só pensa na China, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Veja este mapa da Nasa. Ele mostra a extensão das cheias na grande Porto Alegre.

A Nasa liberou as imagens ao lado, captadas pelos satélites de monitoramento ambiental e meteorológico.

Veja ao lado.

As imagens revelam a enorme extensão das cheias que assolam a região de Porto Alegre.

O mapa metropolitano mudou compçletamten. 

A extensão da cheia do Rio Jacuí, segundo a MetSul, pode ser descrita como absurda, tal a extensão que o curso d´água assumiu ao atingir o delta, junto às cidades de Porto Alegre, Eldorado do Sul e Guaíba.


Defesa Civil garante suprimento de combustível e de alimentos em todo o RS

A Defesa Civil do RS reafirmou que não há risco algum de desabastecimento de combustíveis e de alimentos.

Ontem a tarde, a Agas, que representa os supermercados, confirmou que não há crise de abastecimento, mas faltas pontuais de produtos devido ao excesso repentino de procura. 

Isto inclui Porto Alegre.

Dica do editor - Base Aérea de Canoas quer descentralizar operações de ajuda ao RS

Ontem, a sede das operações da Defesa Civil do RS mudou para o aeroporto de Caxias do Sul.

Com o aeroporto internacional de Porto Alegre fechado por tempo indeterminado, a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha, se transformou no principal centro logístico de apoio às operações de atendimento e resgate das vítimas das enchentes no estado. É por ali que chegam donativos e mantimentos, equipes de resgate, além do controle do tráfego aéreo.Por causa da alta demanda, o general Marcelo Guedon, do Exército Brasileiro, afirmou, durante reunião da sala de situação do governo federal, nesta segunda-feira (6), que o pátio da base, que "tem capacidade limitada" para grandes aeronaves, não teria capacidade de centralizar toda o logística envolvida na operação, especialmente em relação aos donativos que começam a chegar em grande quantidade. Ele sugeriu a descentralização das entregas por outros aeroportos regionais do estado.

Marinha manda hospital de campanha, navio aeródromo e 300 fuzileiros para o RS

 A Marinha do Brasil enviará, nesta terça-feira, um hospital de campanha para o Rio Grande do Sul, a fim de atender a vítimas das chuvas que atingiram o estado. A unidade tem capacidade para até 40 leitos. Os equipamentos sairão em voo especial no início da tarde da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Canoas, no Rio Grande do Sul.

O navio aeródromo Atlântico também será encaminhado ao território gaúcho, com maquinários e materiais que serão utilizados em apoio humanitário à população do estado.

300 fuzileiros navais vão reforçar o efetivo do 5º Distrito Naval, em apoio a ações de defesa civil. Eles já se deslocam para Rio grande.

Câmara libera recursos federais para ajudar o RS. Saiba o que foi aprovado, ontem. Relator foi Osmar Terra.

Ontem, o governo federal anunciou que está liberando, de imediato, R$ 1 bilhão de emendas parlamentares de deputados e senadores gaúchos, para ajudar o RS nesta tragédia.

 A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira projeto de decreto legislativo (PDL) reconhecendo estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024.

O PDL 236/24, derivado de mensagem do Poder Executivo, e relatado pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS), será enviado ao Senado e será aprovado ainda hoje.

 Osmar Terra afirmou que o decreto tem valor importante de união em torno da tragédia que o Rio Grande do Sul está sofrendo:

- Abre as portas para colocar recursos da União em uma escala importante no Rio Grande do Sul. Há mais ou menos R$ 5 bilhões que podem ser usados sem causar dano nas metas fiscais (de Itaipu, Petrobras). 

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

10% da população gaúcha continua sem luz, telefone e internet

Pelo menos 430 mil pontos estão sem luz no Rio Grande do Sul, incluindo as concessionárias CEEE Equatorial, RGE e cooperativas como Certel e Certaja.

O balanço é da Defesa Civil do RS.

Isto representa menos de 10% do total existente no Estado.

A proporção é a mesma para quem não tem telefone e internet.

Abastecimento de água entrou em colapso em Porto Alegre. Saiba como fica a situação.

Do total de seis estações de tratamento de água de Porto Alegre, penas a Estação Belém Novo segue em funcionamento, com a capacidade reduzida.

O abastecimento de água colapsou na Capital e a prefeitura decretou racionamento.

O sistema São João, Zona Norte, a mais populosa, pode ser recuperado ainda hoje, da mesma forma que o sistema do Menino Deus, desligado ontem. O Guaíba, ontem a tarde, estava 5,27m acima do nível normal, ainda recorde histórico, mas há forte vazão para a Lagoa dos Patos. A cota de inundação é de 3 metros.

Carros pipas ainda abastecem quem consegue pagar R$ 10 mil por 5 mil litros.

Vertentes suprem necessidades pontuais. 

Bolsonaro é transferido de Manaus para São Paulo

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde a noite de ontem. Ele estava internado em Manaus e iria ser levado para Brasília, mas seus médicos decidiram levá-lo para o Hospital Nova Star, São Paulo, porque foi constatado, além da erisipela, grave obstrução intestinal, ainda sequela do atentado.

No sábado (4), durante evento do PL Mulher do Amazonas, Bolsonaro discursou com o braço enfaixado e disse que, além da erisipela, estava com desidratação. No dia, ele passou pelo hospital e recebeu alta.

Ele chegou ao Hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, por volta das 20h, e desceu da ambulância de cadeira de rodas.O ex-chefe do Executivo será atendido pelo cirurgião Antonio Luiz de Macedo, médico que o acompanha desde que levou uma facada, em 2018, em meio à companha eleitoral.

Acossado pelas águas, "Agora Brasil" faz programa fora do estúdio. Acompanhe, ao vivo, com Guilherme Baumhardt.

 O programa vai até as 9h. Hoje, fora do estúdio, acossado pelas águas que invadiram o bairro Menino deus, Porto Alegre.