Agora, ao vivo, Bolsonaro fala no Pingos nos Is, Jovem Pan

 

Advogado: saiba como votar on line nas eleições da OAB do RS, passo a passo

 

Recomendado - Bier Markt Vom Fass já abriu as portas. Vá lá com suas companhias. Porto Alegre.

Experimente.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:
Whats 993882401 / 993887265. 
Abre as 17h.
Cardápio no site www.biermarkt.com.br
Também pedidos pelo iFood
Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermark
www.biermarkt.com.br

Saiba por que passaporte vacinal também não é mais exigido em Porto Alegre

O secretário Mauro Sparta esclareceu ao editor, esta tarde, que o decreto estadual que libera a apresentar o passaporte vacinal nas cidades que tenham imunizado mais de 90% da população, refere-se a população com mais de 18 anos.

Porto Alegre está contemplada.

"Na Capital, o número é de 91%", disse o secretário.

Na tabela do Vacinômetro, a taxa de 86% diz respeito a todos os vacinados, no caso, quem tem mais de 12 anos.

Em plena campanha eleitoral antecipada, Lula apresenta seu jingle

O editor deste blog insiste na informação de que opiniões de leitores, mesmo sob anonimato, não impedem sua responsabilização civil e criminal em casos de injúrias, calúnias ou difamações, tudo segundo o Marco Civil da Internet. Os IPs podem ser quebrados pelo provedor, no caso o Google, onde se aloja este blog, desde que demandado judicialmente.

 

Dica do editor - Egui Baldasso lançará dia 24 o seu mais novo livro, "Era a crônica que me faltava"

O jornalista/colunista e a palestrante Egui Baldasso, natural de Farroupilha, lança dia 24, às 18h30min, seu terceiro livro: “Era a crônica que me faltava” (Editora Pubblicato) na Leiteria 639 (R. Venâncio Aires, 639, Porto Alegre). A obra é um conjunto de crônicas “com descrição do dia a dia, o universo da rotina e que deixa pouco tempo para viver a verdade”. 

Haverá autógrafos e bate-papo com o autor.

Dona Baltasar, crônica de Vitor Bertini

Terceira geração a comandar os negócios da família, Marcelo usava suspensórios, falava pouco e era incapaz de um gesto brusco. Nem sempre foi assim. 

Houve um tempo onde disputar e assumir a presidência da empresa, pagar as dívidas, rejuvenescer a marca, reestruturar tudo e avançar em novos mercados parecia exigir outros atributos.

Vem daquela época, a época dos números vermelhos, a lenda que assombra, até hoje - dizem, as reuniões na companhia:

– Sono un carnivoro! – gritou e repetiu Marcelo, enquanto tirava o cinto das calças e açoitava a mesa, encerrando uma reunião de apresentação de resultados ruins.

Foi Dona Baltasar, a mais antiga entre as secretárias, quem teve a coragem de entrar na sala de quem parecia alucinado.

CLIQUE AQUI para ler mais.
Vitor Bertini/ https://ahistoriadasexta.substack.com/ https://vbertini.blogspot.com// bertini.vitor@gmail.com

Agora, ao vivo, leilão de terminais portuários (Imbitua e Porto Alegre juntos)

Governo Eduardo Leite age como barata tonta e agora libera até o passaporte vacinal no RS

Depois de anunciar, ontem, a retirada das restrições ao total de pessoas presentes a uma lista determinada de eventos públicos e privados, o governador Eduardo Leite recuou ainda mais nesta sexta-feira, eliminando também a exigência de passaporte vacinal para o ingresso neles.

Os dois recuos valem para municípios que tenham vacinado mais de 90% dos habitantes, o que significa quase todo o Estado. Porto Alegre, com 85% de cobertura completa, ficou fora.

O município que mais comemora é Gramado, já que milhares de turistas e visitantes estão devolvendo ingressos comprados, tudo por conta da exigência do passaporte.

No caso do Natal Luz de Gramado - como de outros eventos - o governo Eduardo Leite demonstrou que opera como biruta de aeroporto: 1) Ao exigir o passaporte vacinal, Leite agrediu a própria ciência. 2) ao abolir a exigência mediante comprovação de 90% de vacinados no município (30 mil habitantes), Leite desconsiderou que a imensa maioria de quem vai ao Natal Luz nem é morador de Gramado, portanto não tem nada a ver com os 90%.

Dica do editor - Hoje é Dia do Empreendedorismo Feminino. Veja programação em Porto Alegre.

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino, uma data que celebra e incentiva o protagonismo de mulheres à frente de pequenos negócios. A data foi criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma iniciativa liderada pela ONU Mulheres, que ficou a cargo de reunir mais de 150 países, empresas e instituições em busca de apoio a esse público e contra a desigualdade salariais.

Para marcar o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, a prefeitura de Porto Alegre lançará nesta sexta-feira, 14h, na Casa de Descentralização da Cultura (rua Santa Teresinha, 711), o programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. Na abertura do evento, será realizado o bate-papo “Vivências Empreendedoras de POA“ e apresentado o vídeo “Empreendedoras Inspiradoras de Porto Alegre”.

Herdeira do Banco Itaú ataca Bolsonaro e pede votos para Lula

 - Este material é do Jornal da Cidade on Line.

Dica do editor - Hoje, motoristas serão abordados em plena rua para receberem vacinas na hora, Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre abordará, hoje, motoristas e passageiros de carros na av. Goethe, sentido Sul-Norte, no bairro Moinhos de Ventos, embaixo da passarela do Parcão, tudo para convidá-los a se vacinar contra o vírus chinês. 

A primeira ou segunda dose será aplicada na hora, caso sejam de Coronavac/Butantan, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou Pfizer/BioNTech. Também dose de reforço.  As abordagens vão ocorrer  das 21h até a meia-noite.

Jovem Pan tenta explicar cochilo inaceitável dos ministros da Justiça e das Relações no caso Allan dos Santos

Esta reportagem da Jovem Pan é a única reportagem de qualquer mídia, que até agora tentou explicar o inaceitável cochilo dos ministros da Justiça e  das Relações Exteriores, que aparentemente não sabiam que subordinados seus tinham encaminhado ao governo americano o ilegal pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos, tudo baseado num inquérito ilegal e que apura inexistentes crimes de opinião. A Jovem Pan tentou explicar, mas não conseguiu. Veja:

Eduardo Leite nega que foi garoto de recados do governo Bolsonaro. Mas foi.

Visivelmente incomodado com o vazamento da conversa que teve neste ano com seu colega João Doria, o  governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse em entrevista coletiva no Palácio Piratini, que “nunca pediria que se adiasse vacinação” ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Classificou como “imoral” a colocação.

João Doria vazou os termos da conversa e disse que Eduardo Leite foi garoto de recados do governo Bolsonaro, apelando para que o colega não iniciasse antes dos outros a campanha de vacinação.

Eduardo Leite confirmou que recebeu pedido do general Ramos para conversar com Doria, mas explicou que não pediu a suspensão da vacinação, apenas transmitindo apelo do general.


Senador José Serra anuncia apoio a João Doria

O senador José Serra, ex-candidato do PSDB ao Planalto, anunciou apoio ao governador João Doria, que no domingo disputará as prévias partidárias contra o governador Eduardo Leite.

Bolsa caiu pelo quarto dia seguido, mas dólar continua subindo

 O dólar fechou em alta de 0,83% nesta quinta-feira, 18, cotado a R$ 5,57 na venda. Trata-se do quarto dia consecutivo de valorização da moeda norte-americana, que na quarta-feira 17 já havia registrado alta de 0,45%.

Apesar do resultado observado na sessão de hoje, o dólar ainda acumula desvalorização de 1,35% em novembro. No ano, contudo, a moeda norte-americana valorizou-se em 7,35%.

O Ibovespa, por sua vez, caiu pela quarta vez seguida. Nesta quinta-feira, o tombo foi de 0,51%, levando o principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3) aos 102.426 pontos. É o menor patamar desde 6 de novembro de 2020, quando o ativo alcançou 100.925 pontos.

IPTU 2022 de Porto Alegre será cobrado com aumento de 10,67%

A prefeitura de Porto Alegre confirmou que a partir do mês que vem começará a distribuir os carnês do IPTU de 2022.

Eles serão entregues com valores 10,67% maiores.

Maior leilão do setor portuário dos últimos 20 anos sairá hoje

O ministério da Infraestrutura vai realizar, hoje, o maior leilão do setor portuário dos últimos 20 anos. Serão leiloadas as áreas STS08 e STS08A do Porto de Santos (SP), destinada a movimentação e armazenagem de combustíveis. 

Outra área a ser leiloada é a IMB05 do porto de Imbituba (SC), para movimentação de granéis líquidos de combustíveis e químicos. 

O certame será pelo maior valor de outorga (dinheiro pago ao governo). Segundo o ministério da Infraestrutura, o investimento nos 3 terminais será de quase R$ 1 bilhão ao longo dos 25 anos de contrato.

No RS, o leilão abrange o terminal de granéis de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.


Operação atende mais de 16 mil idosos vítimas de violência no país

A ligação é gratuita.

Uma ação nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atendeu mais de 16 mil idosos vítimas de violência em todo o país. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira pela pasta.

Ao todo, a Operação Vetus II resultou na prisão de 444 pessoas acusadas de crimes de agressão, maus-tratos, abandono de incapaz e tortura.

A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa

Segundo o MJSP, a ação abrangeu 2.788 municípios brasileiros, com a apuração de 14.908 denúncias do Disque 100, canal mantido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais de denúncias contra a violência.

Senado aprova projeto que tipifica como crime todo tipo de injúria racial. Matéria irá para a Câmara.

O autor do projeto, o senador gaúcho Paulo Paim, PT, disse que o racismo pode ser identificado até por um simples olhar: "O racismo estrutural é uma realidade. Está no olhar, nos gestos, nas palavras, na violência, no ódio". Ele disse que a população brasileira é composta por 56,2% de pretos e pardos, ou seja, 120 milhões de brasileiros.

Por unanimidade, o Senado aprovou nesta quinta-feira projeto de lei que tipifica a injúria racial como racismo. A proposta prevê pena de multa e prisão de dois a cinco anos para quem cometer o crime.

A matéria, que segue para análise da Câmara dos Deputados.

Autor da proposta, o senador Paulo Paim (PT-RS) argumentou que, embora definida em lei, a injúria racial não estaria plenamente equiparada aos crimes raciais definidos no Código Penal.

CLIQUE AQUI para entender a diferença entre racismo e injúria racial.?
CLIQUE AQUI para saber como foi a discussão no Senado.

Dica do editor - Nesta noitinha, prefeitura entregará revitalização do Muro da Mauá, Porto Alegre

 A Prefeitura de Porto Alegre entrega nesta sexta-feira, 18h30, a revitalização do Muro da Mauá. O ato terá a presença do prefeito Sebastião Melo. A transformação do espaço, que tem 750 metros de extensão, e fica localizado entre a Secretaria Estadual da Fazenda e as proximidades do Gasômetro, vem ocorrendo desde agosto e tem o objetivo de torná-lo mais atrativa para a população e ajudar a revitalizar o Centro Histórico. 

A obra foi executada pelo vencedor do chamamento público, composto pelas empresas Sinergy e HMIDIA, que também serão os responsáveis pela revitalização e manutenção do local. 

Áustria impõe lockdown duríssimo para quem não se vacinou

Assustados com a repressão, austríacos acorrem em massa para se vacinar.

A Áustria vai impor um novo bloqueio para todos e tornar as vacinas obrigatórias, anunciou o chanceler Alexander Schallenberg nesta sexta-feira. O país é o primeiro na União Europeia a tomar medidas tão rigorosas, segundo o jornal The Guardian.

O governo da Áustria planeja tornar as vacinações covid-19 obrigatórias a partir de 1º de fevereiro do próximo ano, enquanto o lockdown começará na segunda-feira 22, e será avaliado após dez dias, disse Schallenberg.

No início desta semana, a Áustria já tinha iniciado um bloqueio para os não vacinados ou curados recentemente da covid. Agora, o novo lockdown vai restringir ainda mais a liberdade de ir e vir. As pessoas não poderão mais deixar suas casas, com poucas exceções, como fazer compras e praticar exercícios.

A procura de vacinas aumentou nos últimos dias e 66% da população está totalmente vacinada.

Aos 82 anos, morreu o médico gaúcho Waldir Veiga Pereira

Foto de Claudemir Pereira, Divulgação. 

Morreu na madrugada desta quinta-feira o médico Waldir Veiga Pereira, um dos mais respeitados profissionais de oncologia no país. Waldir tinha 82 anos e estava internado desde segunda-feira. Juntamente com o irmão, o também médico Dalnei Veiga Pereira, tornou-se referência no tratamento contra o câncer. O médico deixa um legado para a medicina, principalmente em sua área.

Natural de Arroio Grande, na fronteira com o Uruguai, Waldir ingressou na faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde se formou em 1965.

Waldir deu sequência aos estudos sobre tratamento contra o câncer, especialmente sobre leucemia, tendo estudado, inclusive, nos Estados Unidos. Com o conhecimento e a experiência adquiridos no exterior passou a ser respeitado internacionalmente na área de transplantes.

Brasil registrou 293 mortes por vírus chinês, ontem, quinta-feira

As secretarias municipais e estaduais de Saúde registraram, em 24 horas, 12.301 casos e 293 mortes resultantes de complicações associadas à doença.

Com isso, o número de vidas perdidas para a pandemia chegou a 612.144. Até ontem, o painel de informações mantido pelo Ministério da Saúde marcava 611.851 mortes em decorrência da doença.

Ainda há 2.867 mortes em investigação, situação ocorre pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação sobre a causa demanda exames e procedimentos posteriores. Com os novos casos registrados, o número de pessoas que contraíram covid-19 até hoje chegou a 21.989.962. Ontem, o sistema de informações do Ministério da Saúde totalizava 21.977.861 casos acumulados.

Não há uma só criança com caso confirmado de infecção por vírus chinês nas UTIs de Porto Alegre

 Porto Alegre continua sem nenhum caso de crianças infectadas com casos confirmados em leitos de UTIs, considerando-se os sete hospitais que possuem UTIs Pediátricas em Porto Alegre.

São 110 leitos no total. 

Apenas 3 leitos estão ocupados por crianças com suspeita de infecção por coronavírus, mas em casos não confirmados.

Porto Alegre não tem casos de crianças que foram a óbito por vírus chinês.

CLIQUE AQUI para ver os números de todos os hospitais.

Nesta sexta-feira, o prefeito Sebastião Melo confirmou em postagem que proibiu o uso de máscaras por parte de crianças acima dos 3 anos, recomendação feita em decreto pelo governador Eduardo Leite. Apesar das pressões e das evidências de que a exigência é absurda, Leite não recuou até agora.

85,7% da população de Porto Alegre já receberam doses completas de vacinas

Subiu para 99,3% o total de portoalegrenses que já receberam a primeira dose.

Em relação a doses completas, a taxa é de 85,7%.

Os números são calculados em relação à população prioritária para efeito de vacinação, ou seja, 1,2 milhão dos 1,5 milhão de habitantes.

Até o momento, 2,4 milhões de doses foram aplicadas e todas foram enviadas pelo governo federal.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela completa.

Porto Alegre terá 44 locais de vacinação nesta sexta-feira

A prefeitura de Porto Alegre mantém a vacinação contra o vírus chinês em 44 locais nesta sexta-feira: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, oito farmácias e 33 unidades de saúde - seis delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

Em parceria com a EPTC, ocorre a Parada da Vacina na Av. Goethe, embaixo da passarela do Parcão, das 21h às 0h. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF.

CLIQUE AQUI para verificar endereços e horários.

RS terá dia de sol, céu azul e temperatura amena

O sol retornou na maioria das regiões do Rio Grande do Sul.

De acordo com a MetSul Meteorologia, pode haver chuva no começo do dia na Serra, Aparados e Litoral Norte. No entanto, a nebulosidade se dissipará ao longo da tarde.

O amanhecer foi frio, mas a tarde será agradável. 

Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens. A temperatura mínima na Capital foi de 16°C e a máxima não ultrapassará os 23°C.

Em escala de retorno ao Brasil, Bolsonaro confraterniza com apoiadores no aeroporto de Lisboa

O presidente Jair Bolsonaro parou para atender populares no saguão do Aeroporto de Lisboa, em Portugal, em viagem de retorno ao Brasil, hoje, depois de agenda no Oriente Médio. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/