Governo do PT admite que "segurou" devolução das estradas porque queria desgastar e derrotar Yeda

Primeiro o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a mando do governo do PT, torpedeou e impediu a aprovação do projeto Duplica RS, que injetaria milhões de reais nas rodovias gaúchas, reduziria o valor dos pedágios e resolveria uma pendência milionária que favorece as concessionárias, mas logo em seguida, o mesmo ministro não quis receber as estradas de volta, entregues a ele por Yeda, exatamente porque partiu do ministério o ataque.

. Agora se sabe que o governo do PT sabotou o governo do RS e que só esperava Yeda ser derrotada, inclusive graças a essa cretinice, para aceitar a devolução. "Foi um ato juridicamente perfeito (o de Yeda!", reconhecem um ano depois o governo do PT e os membros do novo governo estadual do PT e do PSB, como até mesmo jornalistas que jamais admitiram isto antes, já que criticaram cegamente a ação adotada na ocasião por Yeda. CLIQUE AQUI para ouvir o que disseram nesta terça os jornalistas André Machado e Rosane Oliveira, da RBS. Durante toda a campanha eleitoral, a RBS forçou a barra contra Yeda, acompanhando as posições do Dnit e do PT de críticas ao Estado.

CLIQUE AQUI para ouvir a Band AM contar melhor mais esse ataque traiçoeiro do governo federal e do PT ao governo do Estado do RS.

Senado aprova reforma do Código de Processo Penal; entenda as mudanças

Clipping
Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília
Em votação simbólica, os senadores aprovaram na noite desta terça-feira (7) o relatório do senador Renato Casagrande (PSB-ES) do projeto de reforma do Código de Processo Penal (PLS 156/2009) em sessão extraordinária. A proposta vai para a Câmara dos Deputados para votação e, caso não haja alteração, segue para sanção presidencial.No último dia 30, a comissão especial que analisava o projeto do novo Código de Processo Penal aprovou o relatório do senador Renato Casagrande (PSB-ES). Das mais de 200 emendas recebidas, o relator acatou 97 alterações aprovadas na última reunião dos parlamentares da comissão que analisou o assunto.Entre os destaques, está a criação do juiz de garantias --um segundo juiz que passaria a atuar como uma espécie de investigador do processo--, a possibilidade de interrogar acusados por meio de videoconferência e a permissão para os jurados conversarem entre si durante o andamento do júri popular.Os parlamentares também fizeram mudanças em relação à prisão preventiva, que não poderá ser utilizada como forma de antecipação da pena. A partir do novo código, a gravidade do fato ou o clamor público não podem mais servir como justificativa para a detenção, que só será imposta se outras medidas cautelares forem inadequadas ou insuficientes.

Veja alguns dos principais pontos da reforma:

Juiz de garantias
Uma das novidades da CPP é a criação da figura do juiz de garantias, que atuará somente na fase da investigação do inquérito, com objetivo de controlar a legalidade da ação da Polícia Judiciária e a garantia dos direitos do investigado. Atualmente, o mesmo juiz que trabalha na fase de investigação é o que dá a sentença em primeira instância.

Embargo declaratório
Uma medida implantada para acelerar a tramitação processual é a redução do número de recursos. O CPP limita a apenas um o embargo declaratório em cada instância. O que ocorre hoje é que não há nenhuma restrição contra a apresentação sucessiva desse tipo de recurso, o que pode prorrogar o processo até a sua prescrição.

Aceleração Processual
Casagrande instituiu no CPP que o prazo máximo para realização da audiência de instrução e julgamento passasse dos atuais 60 dias para 90 dias, para adequá-lo aos prazos máximos da prisão preventiva.

Segundo o relator, a adoção do "Incidente de Aceleração Processual" implicaria que, esgotado o prazo máximo para a audiência de instrução e julgamento, o magistrado determine que atos processuais sejam praticados em domingos, feriados, férias e recessos forenses, inclusive fora dos horários de expediente.

Sequestro de bens
O CPP também cria a figura do “administrador judicial” de bens sequestrados e de bens declarados indisponíveis e ainda permitirá que o acusado apresente caução para levantar o sequestro de um bem, além de proibir.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação como investidor. Clique aqui e informe-se.

Produção industrial gaúcha despencou 0,8% em outubro.

A produção industrial do Rio Grande do Sul caiu em outubro em relação ao mês de setembro. A queda foi de 0,8%, repetindo o que aconteceu no acumulado dos últimos doze meses, quando houve um recuo de 3,7%, o segundo maior do país. Os dados são do IBGE.

. Em outubro de 2010, a produção industrial brasileira cresceu em apenas 4 das 14 regiões do país na comparação com o mês de setembro.

. Na comparação com outubro passado, houve crescimento em 9 das 14 regiões pesquisadas.

PIB será menor no Brasil e no RS em 2011.

Previsões feitas pela Fecomércio, RS, no seu balanço do ano, nesta terça-feira, em Porto Alegre:
PIB do Brasil – 2009, menos 0,2%/ 2010, mais 7,5%/ 2011, 4,5%.
PIB do RS – 2009, menos 0,8%/ 2010, 8%/ 2011, 4,5%.

* Os números do PIB do RS, 2009 e 2010, são do editor.

Judiciário acaba com cláusula de raio do shopping Iguatemi.

O Sindilojas avisou nesta terça ao editor que foi vitoriosa a ação judicial que impede a imposição de cláusula de raio aos lojistas do shopping Iguatemi.

. A cláusula impede que os lojistas instalem lojas da mesma marca em shoppings localizados num raio próximo de dois quilômetros.

- Em função desta cláusula, marcas conhecidas dos gaúchos não conseguem instalar suas lojas no Bourbon Country.

Chapa Fogaça-Alceu já é imbatível.

Já é imbatível a chapa liderada por Fogaça-Alceu Moreira à presidência do PMDB do RS. Ontem a chapa recebeu o apoio do vereador Ivan Trevisan, presidente da Associação de Vereadores do PMDB/RS, que tem 1.200 sócios.

. A convenção foi confirmada para o dia 20.

- O deputado Marco Alba reafirmou sua candidatura. Ele já avisou que não trocará sua posição pela presidência da Assembléia. Alba acha que cada coisa é cada coisa. Ontem, o editor soube que ele conseguiu um apoio isolado na sua própria bancada, no caso o apoio do deputado Gilberto Capoani.


Cozinha contemporânea gaúcha, Bah
Somente R$ 24,00 (entrada, prato principal e sobremesa), exclusivamente no almoço (com taça de vinho, R$ 29,00). À noite e finais de semana, cardápio da cozinha contemporânea gaúcha. O melhor, segundo Veja.
BarraShoppingSul, fone (51) 3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah

Englert e Tonellier começaram a transição.

Ricardo Englert, o atual Secretário, e Odir Tonellier, o novo Secretário da Fazenda, já conversaram.

. Tonellier é funcionário do quadro do Tribunal de Contas do Estado, o TCE.

Ao pedir a CPI, Juliana Brizola causa desconforto no PDT e na base aliada de Fortunatti.

Ao se defender do vazamento de denúncias que a envolveram, a deputada Juliana Brizola acabou gerando enorme desconforto dentro do PDT e da administração de Porto Alegre.

. O pedido de CPI fez o jogo do PT, PCdoB e PSOL na Câmara de Vereadores, porque nenhum deles limitará o jogo ao jogo da deputada do PDT.

- Juliana Brizola tem grandes advogados ao seu lado e faria bem em ouvi-los mais.

Só faltaram Lair e Magda no ato de apoio a Luciana Genro.

Até hoje o distinto público gaúcho aguarda as “imagens nítidas como filme de cinema”, que materializariam as denúncias feitas nos âmbitos da Operação Rodin e da CPI do PT, prometidas repetidas vezes pela deputada Luciana Genro, do PSOL.

. Era tudo parte de uma farsa política urdida em Porto Alegre e em Brasília, visando desestabilizar a governadora Yeda Crusius e alcançar a vitória do pai de Luciana, o ex-ministro Tarso Genro.

. A deputada não se reelegeu, mas parece ter gostado de contar histórias que existem apenas na sua fértil imaginação, porque na segunda-feira reuniu políticos da esquerda e da direita para aplaudir sua mais  nova cruzada inominada. É que ela quer garantir o seu direito de se candidatar a vereadora de Porto Alegre, ponte que dois anos depois permitirá seu retorno a Brasília. La Genro sente-se ameaçada pelo Art. 14, parágrafo 9 da Constituição Federal, que vetaria sua candidatura, devido ao parentesco com o novo governador.

. Nem as lições jurídicas do próprio pai e sequer o parecer do jurista Fábio Konder Comparato, ambos avisando que o temor é puro efeito alucinógeno, foram capazes de impedir que a deputada do PSOL prosseguisse sua mais nova farsa política, cujo objetivo, desta vez, é ganhar espaço na mídia e conseguir votos. Assim, ela reuniu aliados e adversários na Faculdade de Direito da Ufrgs, Porto Alegre, para apresentar-se como a mais nova vítima do sistema jurídico cruel e impiedoso.

- Ao ato pró-Genro, compareceram  personalidades como o indefectível Olívio Dutra, o combativo Ibsen Pinheiro, a nova senadora Ana Amélia e o inacreditável vice do RS, Paulo Feijó. Ao convescote faltaram apenas o o lobista Lair Ferst e socialite brasiliense Magda Koenigkan. Tarso Genro mandou um bilhete.


Merril Lynch manda vice para ver investimentos no RS.

Peter Wen, vice Sênior de Investimentos do Merrill Lynch, está desde esta quarta-feira em Porto Alegre.

. Wen, que tem sede em Nova Iorque,disse ao editor que  analisa investimentos no RS.

E-mail: Peter_wen@ml.com 


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação como investidor. Clique aqui e informe-se.

Olívio, quem diria, confraterniza com homens do aço do RS.

O ex-governador Olívio Dutra esteve no ato público da entrega do título de Homem do Aço do Ano do RS ao dono da Favorit, Rudolf Fritsch.

ENTREVISTA - RS apóia a refundação do PSDB.

Claudio Diaz, presidente do PSDB do RS

Aécio e Alckmin tratam da refundação do PSDB. Como fica o RS nesse projeto?
Estamos no projeto. O PSDB precisa ser um Partido nacional.

O senhor tem conversado com Aécio ou Alckmin ?
Vou sexta a Minas para conversar com Aécio.

- Nesta segunda, os tucanos gaúchos reuniram-se com a bancada estadual para afivelar a sintonia entre os deputados e o Partido. 

Entrevista - Governo Yeda pagará R$ 1,4 bi de 13º e salários em dezembro

Ricardo Englert, Secretário Estadual da Fazenda

O 13º dos 300 mil servidores estaduais será pago mesmo nesta sexta ?
Hoje, sim. Serão R$ 700 milhões. Tudo dinheiro próprio. É a primeira vez desde 1988 que um governo estadual antecipa este pagamento.

Como foi isto ?
Yeda conquistou o Déficit Zero ao final do seu segundo ano de governo, depois de 40 anos de desequilíbrio das contas públicas.

Teremos Déficit Zero ao final deste ano ?
Trabalhamos para isto, mas só no dia 31 saberemos se houve ligeiro superávit ou ligeiro déficit. Yeda quer ligeiro superávit.

E o salário de dezembro ?
Pagaremos dentro do mês. Mais R$ 700 milhões.

Artigo – Eu ajudei a destruir o Rio.

Sylvio Guedes, editor-chefe do Jornal de Brasília, critica o "cinismo"...dos jornalistas, artistas e intelectuais, ao defenderem o fim do poder paralelo dos chefes do tráfico de drogas. Guedes desafia a todos que "tanto se drogaram nas últimas décadas que venham a público assumir: eu ajudei a destruir o Rio de Janeiro". Este artigo circula na Internet desde a semana passada. Trata-se de um libelo contra os cínicos que ajudaram a destruir o Rio e ajudam a destruir o Brasil. Ele não incluiu na lista os políticos, homens como o governador Cesar Cabral  FHC, que não integram a mesma “turma”, mas que demonstram imensa conivência com os bandidos e drogados, ao defenderem a venda controlada das drogas. Aliás, neste domingo, um intelectual e jornalista respeitado na terra gaúcha, o ex-deputado Marcos Rolim, também defendeu a descriminalização das drogas.


CLIQUE AQUI para ler o artigo na íntegra.

Cozinha contemporânea gaúcha, Bah
Somente R$ 24,00 (entrada, prato principal e sobremesa), exclusivamente no almoço (com taça de vinho, R$ 29,00). À noite e finais de semana, cardápio da cozinha contemporânea gaúcha. O melhor, segundo Veja.
BarraShoppingSul, fone (51) 3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah


Favorit, maior distribuidora de aço do Sul, faturará R$ 250 milhões este ano

Irá a R$ 250 milhões o faturamento da Favorit, Cachoeirinha, RS, maior distribuidora de aços especiais do Sul do Brasil.


. O valor repete 2008, ano da grande crise econômica dos EUA (em 2009, por efeito da crise, o faturamento caiu para R$ 170 milhões).

- O editor tomou café da manhã com Rudolf Fritsch, que criou a Favorit em 1996. Ele é o Homem do Aço do Ano no RS. Aos 19 anos, há 50 anos, Fritsch entrou para o mercado de aço como vendedor da austríaca Phoenix-Boehler. O mercado mundial de aço - inclusive Brasil - atravessa fase de excesso de oferta e queda de preços. O Brasil está importando muito aço.

E-mail: favorit@favorit.com.br Site: WWW.favorit.com.br

Estelionato eleitoral - Conheça a herança maldita do governo Lula.

Até o dia das eleições, Lula, Dilma e o governo do PT, usando os mais modernos recursos cinematográficos, produziram edulcorados programas de rádio e de TV para encher os eleitores de “realidades” e de “promessas”. As duas principais e que determinaram a vitória das forças do governo:
1) A economia está e continuará bombando, o que quer dizer que não faltará produto nacional e importando, mesmo desindustrializando o País. Além disto, quem ainda não ficou rico, daqui a pouco vai enriquecer, já que o paraíso aqui na terra é agora o próprio Brasil, o único País que driblou a crise em tempo recorde e com as próprias forças, graças aos seus geniais dirigentes.
2) O governo está e continuará gastando e investindo, porque tem um saco sem fundos e agora empresta dinheiro até para o FMI.

. Foi tudo um estelionato eleitoral.

. Mas quem ganhou foi Dilma Roussef, até porque o eleitorado anestesiado pela droga consumista não quis ouvir advertência alguma dos “estraga prazeres” da oposição – invejosa dos feitos do presidente.

. Agora se sabe que Lula deixará uma herança maldita para Dilma.

. Para reduzir o desastre anunciado e por que não tem mais tempo a perder antes que entorne o caldo, o próprio Lula mandou seus ministros anunciarem (Lula não anuncia notícia ruim):
1) Os bancos passam a ter menos dinheiro (empréstimo compulsório maior)  e ele ficará mais caro (juros básicos maiores, prazos menores).
2) Os gastos e investimentos do governo tomam cortes oceânicos (obras do PAC 1 ficam mais lentas, o PAC 2 fica para o ano que vem.
3) O dólar desvalorizado será menos problemático, porque a desaceleração da economia derrubará o consumo.

- O PIB, que caiu 0,2% em 2009, crescerá 7% este ano e avançará 3% em 2010, taxa insuficiente para garantir empregos aos que estão fora do mercado de trabalho e prover empregos aos que chegam. 

CLIQUE AQUI para ver e ouvir o editor analisando o assunto.

CLIQUE na imagem ao lado para examinar melhor a capa do livro “Herança Maldita – os 16 anos do PT em Porto Alegre”, 450 páginas, R$ 50,00. É livro do editor. Peça seu exemplar via polibio.braga@uol.com.br

Artigo – A desindustrialização começou, sim.

Alguns analistas apontam que o Brasil poderia estar sendo vítima de um processo de desindustrialização. Pierre Salama, da Universidade de Paris, e Gabriel Palma, de Cambridge - com a sensibilidade aguçada de quem examina as coisas com uma pespectiva de fora - foram os primeiros a levantar a hipótese da desindustrialização. Os economistas mais ligados às políticas econômicas do atual governo, bem como os dirigentes do BNDES,  ensaiam o coro de que tal hipótese seria exagerada. O artigo do Roberto Giannetti da Fonseca, retoma o debate e aponta para a existencia, no Brasil lulista e pós-lulista,  de uma preocupante desindustrialização precoce.
 
Introdução de Maurício David.

CLIQUE ao lado para ler o artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo.

Fortunatti fará mudanças no secretariado a partir do dia 20.

Sobre seu secretariado, eis o que disse nesta quinta-feira o prefeito José Fortunatti, confirmando o que já adiantou o editor:
- A partir do dia 20 de dezembro começarei a tomar decisões que talvez mude secretários.

. A base partidária de sustentação de Fortunatti é integrada por PDT, PMDB, DEM, PPS, PSDB, PP e PTB. O prefeito já conversou com todos os Partidos. A mudança poderá atingir também a administração indireta. A recente saraivada de denúncias contra a Secretaria Municipal da Juventude, poderá descambar em mudanças antecipadas.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação como investidor. Clique aqui e informe-se.

PCdoB lançou Manuela para encurtar as rédeas do PT.

Ao precipitar o lançamento da deputada Manuela D’Ávila à prefeitura de Porto Alegre, o PCdoB tentou conter o movimento de aproximação do PT ao prefeito José Fortunatti.

Brasil fica entre piores em ranking de ensino

Apesar de registrar melhora na educação, o Brasil segue entre os piores colocados em ranking internacional de ensino, divulgado nesta terça-feira. O país ficou com a 53ª colocação entre 65 países no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

. Feito com estudantes nascidos em 1993 matriculados em qualquer série a partir da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental, o ranking é divulgado a cada três anos. Em 2009, avaliou 470 mil estudantes. Desse total, 20 mil eram brasileiros.

. Com a média geral de 401 pontos, o Brasil ficou atrás de países como Bulgária, Romênia e os latino-americanos México, Chile e Uruguai. Fica à frente apenas da Colômbia, Kazaquistão, Argentina, Tunísia, Azerbaijão, Indonésia, Albânia, Catar, Panamá, Peru e Quirguistão.

Governo Dilma estuda regular conteúdo de rádio e TV

A primeira versão do projeto do governo para o setor de telecomunicação e radiodifusão prevê a criação de um novo órgão, a ANC (Agência Nacional de Comunicação), para regular o conteúdo de rádio e TV. O jornal Folha de São Paulo teve acesso à minuta da proposta, batizada de Lei Geral da Comunicação Social. O texto tem cerca de 40 páginas e vem sendo mantido em sigilo.

. É resultado do grupo de trabalho criado há seis meses e coordenado pelo ministro Franklin Martins para discutir um novo marco regulatório para o setor. A nova agência para regular conteúdo substituiria a Ancine (Agência Nacional do Cinema) e teria poderes para multar empresas que veicularem programação considerada ofensiva, preconceituosa ou inadequada ao horário.

Poupança capta R$ 3,88 bi em apenas um dia

As cadernetas de poupança tiveram captação positiva de R$ 4,01 bilhões em novembro. Dados apresentados ontem pelo Banco Central mostram que o resultado do mês passado foi 56,8% maior que o registrado em outubro (R$ 2,561 bilhões), mas 10,1% menor se comparado a novembro de 2009 (R$ 4,46 bilhões).

. De acordo com o relatório mensal do BC, as contas tiveram captação positiva especialmente graças ao último dia do mês, quando os trabalhadores receberam a primeira parcela do 13.º salário. Apenas nessa data, os depósitos superaram os saques em R$ 3,88 bilhões. Portanto, se não fosse o último dia do mês, as contas teriam terminado o mês passado com saldo positivo de apenas R$ 128,8 milhões.


Cozinha contemporânea gaúcha, Bah
Somente R$ 24,00 (entrada, prato principal e sobremesa), exclusivamente no almoço (com taça de vinho, R$ 29,00). À noite e finais de semana, cardápio da cozinha contemporânea gaúcha. O melhor, segundo Veja.
BarraShoppingSul, fone (51) 3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah

Previdência terá gasto extra de R$ 1,5 bilhão

Para atender determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo vai pagar R$ 1,5 bilhão a 150 mil beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que se aposentaram antes de 1998 e que deveriam ter o benefício calculado com base no novo teto, de R$ 1,2 mil, estabelecidos naquele ano.

. Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, esses números são preliminares. Ele aguarda a publicação do acórdão para conhecer os detalhes da decisão e, a partir daí, efetuar os pagamentos.

Oi anuncia patrocinio a dupla Ca-Ju

A operadora Oi, maior empresa de telecomunicações do país, irá patrocinar os times do Caxias e do Juventude durante suas competições em 2011. A marca da Oi irá estampar os uniformes dos dois clubes, os estádios e ações de marketing. A parceria com o Caxias será comemorada hoje à noite com o desfile dos novos uniformes. Já a parceria com o Juventude ocorrerá na próxima segunda-feira. 

. Neste ano, a Oi se tornou patrocinadora global da Copa do Mundo da Fifa 2014 no Brasil, além de fornecedora oficial da FIFA de serviços de telecomunicações para o mundial.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/