Agora, ao vivo, Pingos nos Is atacam novas tropelias do STF, agora sobre limitação de posse e porte de armas

 

Sérgio Moro diz que PT trabalha para Álvaro Dias contra ele no Paraná

 - O material é do Jornal da Cidade on Line

Líder da Bancada da Bala diz que Fachin usurpa poderes do presidente da República

Líder da bancada da bala diz que Fachin comete 'uma aberração' ao restringir armas (leia nota mais abaixo).

O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), líder da Frente Parlamentar da Segurança Pública, criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de suspender decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e restringir número de armas e munições:

- É um absurdo, uma aberração. É o Supremo, mais uma vez, não respeitando decisões dos demais Poderes. É uma situação preocupante, que eu vejo como uma interferência e ingerência.

Para o líder da bancada da bala no Congresso, a decisão "acirra a situação, que já está complicada", entre a corte e o Executivo. E segue: "Só acaba piorando e vai desgastando ainda mais [a relação]. Desrespeitaram uma decisão legítima de um presidente que foi eleito para isso".

É pura e nova provocação política às vésperas do pleito.

As decisões, diz Fachin, serão levadas para a análise dos demais ministros da corte.

TJRS derruba proibição de privatização dos serviços de água e esgoto em Bagé, RS

O prefeito Divaldo Lara conseguiu vitória na ação que moveu no TJRS para declarar inconstitucional o dispositivo da Lei Orgânica Municipal que veda a privatização dos servidos de água e esgoto em Bagé, RS.

A decisão foi unânime do Órgão Especial do TJRS, que julgou a ADIn movida pelo prefeito.

CLIQUE AQUI para verificar detalhes importantes da decisão. O material é do jornal Minuano, de Bagé.

Dica do editor - Nova lei dispensa autorização para laqueadura e vasectomia

 A lei que dispensa a autorização do marido e da mulher para a realização de laqueadura ou vasectomia foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 5. O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou integralmente o texto aprovado em agosto pelo Senado e em março pela Câmara. Até então, a Lei do Planejamento Familiar (Lei 9.263/96) exigia consentimento expresso de ambos os cônjuges para qualquer procedimento de esterilização, seja do homem, submetido à vasectomia, seja da mulher, à laqueadura. A nova lei também reduziu de 25 para 21 anos a idade para esterilização voluntária. Pessoas com idade inferior a 21 anos também podem se submeter ao procedimento, desde que tenham ao menos dois filhos vivos, exigência que já constava da lei anterior.

PSB do RS não tem mais candidato ao Senado. Airto Ferronato desiste da disputa.

 O vereador Airto Ferronato anunciou nesta segunda-feira, há pouco, em coletiva de imprensa, a desistência da candidatura ao Senado pelo PSB. Em coletiva de imprensa na Câmara Municipal de Porto Alegre, Ferronato reclamou da falta de recursos para a campanha, criticou a”falta de critério” para a distribuição do dinheiro e falou em “desrespeito enorme por parte do partido”.

O principal líder do PSB no RS, Beto Albuquerque, já tinha desistido da candidatura do Piratini.

Crédito consignado contratado por aposentados e pensionistas bate recorde histórico

O volume do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) bateu recorde em junho, com um total de R$ 211,7 bilhões contratados. 

De acordo com dados do Banco Central, é o maior volume já registrado na modalidade de empréstimo para esse público. Nos últimos 12 meses, o valor total aumentou 18%. Em junho de 2021 era de R$ 180 bilhões.

A modalidade é concedida a quem tem salário, aposentadoria ou pensão creditados em conta-corrente. Pelo fato de o valor ser descontado diretamente da folha de pagamento ou da aposentadoria do cliente, trata-se de uma opção de empréstimo fácil e que tem uma das menores taxas do mercado. A taxa-limite é de 2,14% ao mês para o empréstimo pessoal consignado e de 3,06% ao mês para o cartão de crédito.

Eleitores de Eduardo Leite e de Edegar Preto parecem aliados no caso do Senado

Boa parte dos eleitores do candidato tucano Eduardo Leite e do petista Edegar Preto para o Piratini, não identificam claramente, mas os números levantados pela pesquisa de intenções de votos publicada esta tarde pelo Correio do Povo, levantada pelo instituto Real Big Data, parecem indicar que um é linha auxiliar do outro e que no caso de segundo turno marcharão juntos.

Vale a pena examinar o que fazem eleitores de um de outro no caso da escolha do candidato ao Senado.

Não é apenas curiosidade.

Os eleitores que optam por Mourão já descobriram isto e começam a fazer voto útil.

CLIQUE AQUI para examinar os resultados completos da pesquisa do Correio do Povo.

STF investe de novo contra posse e porte de armas durante as eleições

Fachin alega risco de violência durante o pleito, mas não apresenta provas.

O STF meteu o bedelho de novo em prerrogativas exclusivas do Executivo, tudo por conta de decisão autoritária e monocrática do ministro Edson Fachin. A Corte investe de novo contra a posse e porte de armas, impugnando decretos e portarias assinadas por Bolsonaro.

As ações foram movidas por PT e PSB, estão sob exame de vistas pedido por Kassio Marques, atropelado por Fachin. O caso depende de exame do Pleno.

1) Normas que aumentaram o número de munições que podem ser compradas mensalmente; 2) Trecho de decreto que autoriza a CACs (caçador, atirador e colecionador) a compra e o porte de armas de uso restrito; 3) Trecho de decreto que estabelecia uma declaração de efetiva necessidade para compra de arma de uso permitido.

Eleitores desidratam Nádia e Ana Amélia e levam Mourão para primeiro lugar ao Senado

Os eleitores que apoiam Bolsonaro fazem evidente voto útil, desidratando as candidaturas da Comandante Nádia e de Ana Amélia. A pesquisa foi feita dias 2 e 3 e não pegou os efeitos da presença e manifestações de apoio de Bolsonaro aos candidatos Mourão e Onyx

A pesquisa Real Big Data desta tarde, liberada para o Correio do Povo, revela grande avanço da candidatura do vice-presidente Hamilton Mourão, que avançou para 28%, acima, portanto dos 25% de Olívio Dutra.

Há rigoroso empate técnico.

Os números não batem com os do Ipec, ex-Ibope, informados pelo seu contratante, a RBS, no final de semana.

Os números do Real Big Data:

Hamilton Mourão (REP): 28%/ Olívio Dutra (PT): 25%/ Ana Amélia Lemos (PSD): 20%.

Os demais pontuam menos de dois dígitos: Comandante Nádia (PP): 3%/ Professor Nado (Avante): 1%/ Maristela Zanotto (PSC): 0%/ Paulo Rosa (DC): 0%/ Airto Ferronato (PSB): 0%/ Fabiana Sanguiné (PSTU): 0%/Francisco Settineri (PCO):  0%

Não sabe/Não respondeu: 6%Branco/Nulo: 17%.

Endividamento e inadimplência crescem em agosto, diz CNC

O endividamento das famílias com carnês e cartões de lojas de varejo e a inadimplência das famílias avançaram em agosto. O endividamento alcançou 19,4%, percentual que representa alta de 0,5 ponto percentual (p.p) se comparado ao mês anterior e de 1,2 p.p. em relação com agosto do ano passado. Já a inadimplência alcançou 29,6% do total de famílias no país, sendo o maior patamar desde o começo da série histórica em 2010.

Os resultados foram divulgados hoje pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

CLIQUE AQUI para saber muito mais. O material é da Agência Brasil.

Mercado de TI busca 400 mil profissionais. Saiba como a Kroud dribla a procura e caça talentos.

Startup curitibana, a Kroud, que atua na caça a talentos de TI, dribla a falta de profissionais do mercado, que chegará a quase 800 mil em 2025. Eles criaram um modelo novo de contratação que ampliou em 45% as colocações no mercado de trabalho.

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) anda aquecido para quem busca empreender no Brasil.

Somente no Brasil, estima-se que faltam 400 mil profissionais do setor. Até 2025, essa carência será ainda maior. O mercado de TI vai demandar 797 mil trabalhadores qualificados. É o que diz o levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

A pesquisa também indicou que a taxa de rotatividade dos colaboradores chega a 48% ao ano. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Onyx avança e alcança empate técnico com Eduardo Leite, diz Real Big Data

A pesquisa de intenções de votos apurada pelo Real Big Datae publicada há pouco pelo site do Correio do Povo, gupo Record, Porto Alegre, mostra números bem diferentes daqueles que o grupo RBS apresentou no final de semana, resultado de pesquisa do Ipec, antigo Ibope.

Nesta pesquisa de hoje, Leite e Onyx estão em empate técnico, já que a margem de erro varia 3 pontos para mais ou para menos.

Trackings apurados informalmente poderiam apontar vantagem de Onyx, depois da visita de Bolsonaro.

Os dados do Real Big Data:

Eduardo Leite (PSDB): 31%
Onyx Lorenzoni (PL): 26%
Edegar Pretto (PT): 12%

Todos os demais candidatos pontuam menos de dois dígitos:

Luis Carlos Heinze (PP): 5%/ Vieira da Cunha (PDT): 2%/ Roberto Argenta (PSC): 2%/ Ricardo Jobim (NOVO): 1%/Rejane Oliveira (PSTU): 0%/ Vicente Bogo (PSB): 0%/ Paulo Roberto (PCO): 0%/ Carlos Messalla (PCB): 0%/Não sabe/Não respondeu: 15%/ Branco/Nulo: 6%.

A esposa de Onyx, Denise, aparece com clareza e faz campanha forte ao lado do marido

Onyx chegou a pensar em candidatar Denise ao cargo de depurado federal pelo RS.

Em caso de vitória do marido, Denise exercerá as funções benemerentes de primeira-dama.

O candidato do PL ao governo do RS, Ony Lorenzoni, que polariza com Eduardo Leite a disputa pelo governo do RS, é casado com Denise Veberling desde 2018. É a terceira esposa de Onyx.

Denise, que é evangélica (Onyx é luterano) assume cada vez papel de maior destaque na campanha eleitoral, como foi o caso da manifestação de 8 mil mulheres, sábado, na Fenac, em favor de Bolsonaro, Onyx e Mourão.

Denise tem experiência política. Desde novembro de 2016, ela trabalha como auxiliar parlamentar no Senado. Como evangélica, poderia entrar nesse eleitorado e subtrair votos de outros concorrentes menos afinados com os fiéis.

Denise possui raízes em Nova Venécia. Ela é neta de Alzira Veberling e de Odilon Lopes da Silva (ambos já falecidos). Odilon era um antigo alfaiate veneciano, muito conhecido na cidade, que morava perto do Hospital São Marcos. Seu filho, Newton Veberling da Silva, é o pai de Denise. Na época ele foi para Brasília para trabalhar no Conselho de Reitores das Universidades e acabou fixando residência por lá, junto com sua mulher Francisca.  


Eduardo Leite, o único candidato gay ao governo, não conta com a militância do namorado Thalis

Eduardo Leite é o único candidato a governador que se assume como gay, mas não toca no assunto durante a campanha e até tem dançado com prendas nos eventos do interior, conforme já mostrou este blog. Ele revelou ser gay em entrevista a Pedro Bial, julho de 2021.

Em caso de vitória do namorado, não se sabe se o médico Thalis mudará para o RS e exercerá as funções de primeira-dama, que é função benemerente.

Ao contrário de Onyx, seu principal concorrente na disputa pelo Piratini, o ex-governador Eduardo Leite não conta com a participação do seu namorado na campanha eleitoral. O médico pediatra Thalis Bolzan, permanece em São Paulo, onde trabalha.

Eduardo Leite e Bolzan conheceram-se pelas redes sociais e começaram a namorar em novembro do ano retrasado. Thalis Bolzan é natural do estado do Espírito Santo, mas já vinham flertando pela internet há algum tempo. 

Agora, ao vivo, o melhor programa político da rádio gaúcha, "Boa tarde, Brasil", Rádio Guaíba

 

Institutos de Pesquisa erraram de novo no caso da vitória contra a esquerda do Chile

No sábado, um dia antes do plebiscito chileno sobre a nova Constituição, um amontado de besteiras esquerdopatas aprovado pela Constituinte, o principal instituto chileno de pesquisa de opinião pública, o Cadem (veja os dados no link a seguir, apresentou este resultado:

Contra a proposta - 46%
A favor - 37%

Até 25 de março, o Cadem registrou maioria favorável à proposta, mas a partir daí os ventos mudaram, embora não gravemente.

Neste domingo, no entanto, a maioria que votou contra anova Constituição foi muito maior do que projetava o Cadem e todos os demais institutos de pesquisa:

Contra - 61,86%
A favor - 38,14%

CLIQUE AQUI para verificar a evolução da pesquisa do Cadem.

Opinião do editor - Vitória da direita no plebiscito chileno favorece Jair Bolsonaro

O resultado do plebiscito no Chile favorece Bolsonaro, que há uma semana entrou em rota de colisão tremenda com o presidente esquerdopata Daniel Boric.

A direita chilena obteve uma vitória retumbante sobre a esquerda desvairada que elegeu o atual presidente, Daniel Boric, ao conseguir rejeitar a nova proposta constitucional, um amontoado de sandices infantis esquerdopatas.

Boric, um gurizão de 36 anos, entendeu o recado das urnas e propôs conversação imediata com o Congresso, que é dominado pela direita.

As mudanças de conteúdo comunista que a esquerda chilena imaginava fazer a partir de Boric, não acontecerão mais.

Dica do editor - Seis novos restaurantes abriram, hoje, no Mercado Público de Porto Alegre

 Após nove anos de espera pela reforma do Mercado Público de POrto Alegre, os seis restaurantes localizados no segundo andar voltarão a funcionar nesta segunda-feira, 5. A população poderá conferir os ambientes, cardápios e atendimentos sob novo ângulo de um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. Os restaurantes reabertos as 8h são: Bar Chopp 26, Taberna,  Pizza Veg (antigo Telúrico), Mamma Julia, Sayuri e sorveteria Beijo Frio.Outros restaurantes, como o Teviso e o Naval, atendem no térreo. Até o fim do ano, a prefeitura deve licitar outros 11 espaços no segundo piso.

Mercado financeiro aposta em inflação menor (6,6%) e PIB\ mais altro (2,26%) para 2022.

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,7% para 6,6% neste ano. É a décima redução consecutiva da projeção. A estimativa está no boletim Focus de hoje. Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,27%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,43% e 3%, respectivamente.

Taxa de juros - Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano.

PIB - As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 2,10% para 2,26%. Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 0,47%.

Câmbio- A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana também fique nesse mesmo patamar.

Taurus lança linha de fuzis e carabinas pela Semana da Pátria

A fabricante gaúcha de armas Taurus, a maior do nicho no Brasil, anunciou no final de semana uma promoção para fuzis e carabinas em comemoração ao dia da Independência, celebrado em 7 de Setembro.  

A campanha promocional de fuzis e rifles se chama “Semana do Brasil” e dura um total de 10 dias, de 2 a 12 de setembro. 

No Instagram, a empresa divulgou a promoção.

A Taurus tem fábricas no Brasil (São Leopoldo) e nos Estados Unidos.

Em julho de 2021, a Taurus deu um revolver ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Além disso, em 2017, o então pré-candidato ao Planalto participou de um evento da empresa, no qual afirmou que se ganhasse as eleições “você, cidadão de bem, vai ter isso aqui [armas] em casa”. 

Número de lojas de armas no Brasil cresceu 143% em três anos

O número de armas em poder do público é menor do que o número per capita de armas existente em Países minúsculos como Portugal e Uruguai.

O número de lojas de armas com registro concedido pelo Exército aumentou 143% de 2018 a 2021. O quantitativo de novas permissões de estabelecimentos passou de 237 para 577. No mesmo período, o número de pessoas físicas com registro de colecionador, atirador e caçador (CAC) saltou de 117.467 para 515.253, um crescimento de 338%.

Os dados são do Exército e obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) pedido pelo site R7, do grupo Record. A reportagem procurou o órgão, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O Exército é o responsável por fiscalizar o comércio de armas e munições no Brasil. 

Sine oferece 1.040 vagas de emprego em Porto Alegre. Saiba como conseguir a sua.

A foto é de Alex Rocha, PMPA.

No RS, o Sine oferece 6 mil vagas.

O Sine Municipal tem 1.040 vagas disponíveis para diversas áreas. Para retirar a carta de encaminhamento de entrevista de emprego, o interessado deve comparecer na unidade da av. Sepúlveda, s/nº (esquina com Mauá, no Centro Histórico), das 8h às 17h. 

Entre as oportunidades de emprego, destacam-se 60 para consultor de vendas, 55 para pedreiro, 50 para oficial de manutenção civil e outras 50 para vigilante. 

Para as pessoas com deficiência são 44 vagas no total, 25 para auxiliar de lanchonete.

CLIQUE AQUI para saber quais são as vagas e como conseguir seu emprego.

Bolsa abre a semana em forte alta. Dólar cai.

 A Bolsa abriu a semana em forte alta.

O dólar cai.

10h27min

Bolsa, +1,35%, 113.536 para a venda
Dólar comercial, -0,31%, R$ 5,1699 para a venda

Dica do editor - Prossegue o Acampamento Farroupilha, Porto Alegre. Ontem, 30 mil visitaram o Parque Harmonia.

O primeiro fim de semana do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre foi marcado por grande movimento. Dois anos sem ocorrer presencialmente devido à pandemia, os portões abertos levaram milhares de visitantes até o local do evento desde sexta-feira, 2. A estimativa de público é de que 30 mil pessoas passaram pelo acampamento. O evento é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, no Parque Harmonia.

Os participantes dos 230 piquetes aproveitaram para festejar o reencontro com os amigos tradicionalistas. Música e churrasco celebraram o domingo no acampamento, que prossegue até 20 de setembro. 

Jair Soares abre voto para Bolsonaro e Mourão.

O ex-governador Jair Soares, PP, recebeu na sua casa o candidato ao Senado pelo Republicanos+PL e anunciou que apoiará Bolsonaro para presidente e Mourão para o Senado.

O PP apoia Bolsonaro, mas no RS tem chapa própria majoritária, no caso Heinze para o Piratini e Comandante Nádia para o Senado.

Durante a conversa, Soares recordou já ter recebido o presidente Jair Bolsonaro (PL) e comentou sobre a atuação de Mourão na vice-presidência. "Sei da sua experiência, da sua capacidade, do seu preparo, no Colégio Militar, no Exército, chegando ao posto mais alto na carreira, General de Exército, e desejo para o Rio Grande do Sul que o senhor chegue ao Senado para defender o nosso Rio Grande", afirmou, em gravação.

Bolsonaro não divulga agenda de campanha pelo segundo dia

O presidente não divulga sua agenda de campanha há dois dias. Ontem, seu único compromisso público foi participar da cerimônia da troca da bandeira diante do Palácio do Planalto. Veja como foi (o vídeo é da Folha Política):

Artigo. J.R. Guzzo, Revista Oeste - Alexandre de Moraes produz uma aberração inédita

A chjarge de Duke é do blog O Vespeiro.

Todo mundo finge que está tudo bem, e que as coisas são assim mesmo. Mas não está tudo bem, e as coisas não são assim mesmo. Não pode estar tudo bem, de jeito nenhum, quando um ministro do Supremo Tribunal Federal conduz há três anos um inquérito criminal para investigar “atos antidemocráticos” que a lei, muito simplesmente, lhe proíbe de conduzir — só o Ministério Público, segundo a Constituição Federal, está legalmente autorizado a fazer investigações deste tipo. Ninguém mais — o diretor da Receita Federal, por exemplo, não pode, nem o comandante dos Fuzileiros Navais, e nem mesmo um juiz de Direito ou um desembargador. Mas o ministro Alexandre de Moraes está fazendo exatamente isso. Temos aí uma aberração inédita. O magistrado se transformou em parte do processo — e deixou de ser, como manda a lei, um julgador neutro, que ouve acusação e defesa e julga quem dos dois tem razão. Não existe isso em nenhuma democracia do mundo.

A partir deste vício sem solução, tudo o que sai do inquérito de Moraes é 100% ilegal.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

59 pesquisas serão publicadas nesta semana

Nesta semana de 5 a 9 de setembro podem ser publicados os resultados de estudos de 59 pesquisas de intenção de voto sobre a disputa presidencial, para governos estaduais, Senado e Câmara. 

Nesta segunda-feira há levantamentos para os governos estaduais de Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.

BBC começa, hoje, apresentação de documentário que prejudica Bolsonaro

O material ajuda os adversários de Bolsonaro.

O canal de TV norte-americano PBS estreou na semana passada a série documental “Rise of the Bolsonaros” (“Ascensão dos Bolsonaros”, em tradução livre) em sua grade de programação.

 Produzido pela BBC, o documentário altamente crítico a Bolsonaro, disponibilizado em plena campanha eleitoral para prejudicá-lo, analisa a trajetória de Jair Bolsonaro (PL), de deputado até a Presidência da República. 

O canal da BBC no Reino Unido exibe o programa a partir de hoje, às 17h, no horário de Brasília (21h no Reino Unido), com o nome completo “The Boys From Brazil: Rise of the Bolsonaros” (“Os meninos do Brasil: Ascensão dos Bolsonaros”).

RS terá outro dia de sol e temperatura amena

 O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira.

O tempo aberto da madrugada traz outro amanhecer frio e com marcas negativas em baixadas dos Aparados, mas as mínimas serão mais altas de forma generalizada. 

A tarde será de tempo agradável.

Temperaturas máximas podem chegar a 22ºC em Uruguaiana e 25ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 8ºC e 21ºC.

Dica do editor - Saiba o que fazer quando há falta de vitamina D

 Desde que as pessoas passaram a ficar mais isoladas em casa, por conta da pandemia de Covid-19, os níveis de deficiência de vitamina D de muitos indivíduos aumentaram. Quer no home office ou no presencial, o trabalho vem consumindo muitas horas em ambiente fechado dos que conseguiram superar o desemprego galopante. A falta de exposição ao sol, que produz a vitamina D e é o meio mais eficiente de manter o equilíbrio da substância no organismo, pode levar a problemas como dores nos ossos, fraqueza e até infecções respiratórias.

Mas como saber se uma pessoa está com deficiência de vitamina D ?

CLIQUE AQUI para saber mais. O material é do site R7, TV Record.

Vírus chinês matou apenas 24 brasileiros neste domingo

O Brasil registrou 2.909 novos casos de covid-19 e 15 mortes, em 24 horas. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde.

Com as novas informações divulgadas hoje, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia soma 34.470.776.

O número de casos em acompanhamento de covid-19 está em 261.466. 

Com os números de hoje, o total de mortes alcançou 684.369, desde o início da pandemia. Ainda há 3.241 mortes em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos complementares.

Saiba onde vacinar contra vírus chinês e gripe em Porto Alegre

A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). 

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping.

Bandidos tentam chacina, matam 3 e ferem 23 na zona Sul de Porto Alegre. Foi nesta madrugada.

Bandidos armados tentaram uma chacina, hoje, em Porto Alegre, segundo informa o Correio do Povo.

O grupo de assassinos matou dois e feriu 23 na zona Sul de Porto Alegre, três em estado grave. O crime ocorreu em um bar, localizado no bairro Campo Novo. 80 pessoas estavam no bar.

O grupo de criminosos passou de carro, que seria um Ford Ka branco, e atiraram contra o estabelecimento, que sediava a festa de um ano de funcionamento.

Chilenos rejeitam nova Constituição. Esquerda sofre derrota acachapante nas urnas.

Os chilenos votaram em plebiscito neste domingo e rejeitaram, por ampla margem (62% a 32%), a proposta de nova Constituição. Com isso, continua válida a Carta em vigor desde a época da ditadura de Augusto Pinochet (1915-2006), que durou de 1973 a 1980. Promulgado em 1980, o texto atual é a base para políticas econômicas tidas como liberais.

A nova carta esquerdopata foi aprovada pela Constituinte e era poiada pelo presidente comunista Gabriel Boric.

Por volta das 23h, com 99,92% das urnas apuradas, o placar era este: 61,87% pela reprovação ("Rechazo") e 38,13% pela aprovação ("Apruebo") do novo texto. O resultado representa apontou uma diferença de placar bem acima das projeções das pesquisas. No país, o voto é obrigatório, e mais de 15 milhões compareceram.

CLIQUE AQUI para examinar os pontos mais controversos da Carta rejeitada. O material é da BBC.

Expointer fechou negócios de R$ 7,1 bi e foi visitada por 742 mil gaúchos. Foi a maior feira da história do RS.

A 45ª Expointer, Esteio, RS encerrou neste domingo batendo recordes. O balanço dos resultados desta edição, a primeira sem restrições desde o início da pandemia, foi divulgado à tarde no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O total de negócios chegou a R$ 7.145.626.026,21, representando um crescimento de 164,67% em relação a 2019, o último em que a feira ocorreu com presença totalmente liberada de público.

742 mil pessoas estiveram na feira desde o seu início. Em 2019, foram 416 mil. “

Todos os números apresentaram crescimento em relação a 2019. No setor de máquinas e implementos, o mais rentável da feira, o valor movimentado chegou a R$ 6.598.853.022 (+ 159,2%). No setor automobilístico, o resultado foi de R$ 490.961.814, com 1.674 unidades vendidas (+ 251%).Na pecuária, houve a venda de 1.309 animais, totalizando R$ 11.991.364 (+ 42,02%). O setor da agricultura familiar, um dos mais populares entre os visitantes, vendeu R$ R$ 8.106.105,43 (+ 78,52%). A venda de artesanato somou R$ 1.520.000 (+ 9,74%), quando também foi contabilizado o setor de comércio, que teve movimentação de R$ 34.193.720.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/