Bolsonaro dará exclusiva para a Rádio Guaíba. Será amanhã, 8h30min.

O presidente Jair Bolsonaro concederá, nesta terça-feira, uma entrevista exclusiva à Rádio Guaíba. Ele conversará, por telefone, com os jornalistas do programa Agora, que vai ao ar às 8h30. 

A entrevista sobre assuntos do governo pode ser ouvida na 101.3 FM e 720 AM, assim como no site da Rádio Guaíba e no YouTube da emissora.

Na semana passada, Bolsonaro chegou a agendar entrevista para o programa, mas teve que remarcá-la para amanhã.

Os demais veículos da Rede Record no RS farão a cobertura da entrevista, com ênfase para a Record TV e o jornal Correio do Povo.

Os jornalistas Guilherme Baumhardt e Júlio Ribeiro conduzirão a entrevista.

À tarde, a partir das13h15min, Ribeiro reproduzirá tudo no programa "Boa tarde, Brasil !".

Beto Albuquerque renuncia e não disputará mais o governo do RS

Sob pressão invencível da direção nacional do PSB, o ex-deputado Beto Albuquerque acaba de renunciar e não disputará mais o governo do RS.

A direção nacional força uma aliança com o PT, o que parece não terconseguido com a renúncia do candidato.

O PSB anunciou que o ex-vice-governador Vicente Bogo irá para a disputa no lugar de Beto.

Diz nota oficial do Partido, anunciando chapa majoritária puro sangue:

Frente a isso (a renúncia), a Executiva Estadual do PSB reafirma decisão do Congresso Estadual do partido, realizado no dia 23 de julho, em Porto Alegre, de ter candidato próprio ao Governo do Estado, oportunidade em que os novos nomes de candidatos a governador, vice e senador foram referendados por esta direção. São eles: Vicente Bogo, pré-candidato para governador - Josiane Paz, pré-candidata a vice-governadora - Airto Ferronato, pré-candidato a senador.

Agora, ao vivo, acompanhe o Pingos nos Is. É o que há de melhor na TV do Brasil.

 

Zucco, Victorino e Polibio Braga debatem a política da semana. Foi ontem a noite.

 

PGR diz que Moraes viola o sistema acusatório ao insistir em investigar Bolsonaro

Eis que surge um macho na Corte.

A Procuradoria-Geral da República voltou a defender nesta segunda-feira que o Supremo Tribunal Federal arquive o inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro vazou dados sigilosos de uma investigação da Polícia Federal ainda não finalizada.

No documento, assinado pela vice-procuradora-geral Lindôra Araújo, a PGR afirma que o ministro Alexandre de Moraes violou o sistema acusatório ao determinar novas medidas na apuração. Lindôra também nega que a atuação do chefe da PGR, Augusto Aras, tenha sido irregular ao pedir o encerramento da investigação. 

Em agosto de 2021, o presidente divulgou nas redes sociais a íntegra de um inquérito da Polícia Federal que apura ataque ao sistema interno do TSE em 2018.

Segundo trimestre registrou melhor marca de geração de empregos de toda a história. Vale só para período igual.

As informações são dos economistas do Bradesco, hoje, na sua newsletter diária.

Ritmo de recuperação do mercado de trabalho sustenta expectativa de crescimento do consumo das famílias no segundo trimestre. 

A taxa de desemprego recuou cerca de 2 p.p. entre janeiro (11,2%) e junho (9,3%). 

No segundo trimestre do ano, houve a criação de 4,6 milhões de postos de trabalho, melhor desempenho da série histórica da PNAD Contínua, levando a ocupação a 98,3 milhões de pessoas. 

O aumento da ocupação e algum avanço do nível de rendimento contribuiu para a expansão da massa de rendimento em termos reais, oferecendo suporte para o consumo ao longo de todo o primeiro semestre.

José Galló, ex-presidente da Lojas Renner, diz que não assinou a carta para criticar Bolsonaro. Mas a carta critica.

Galló assinou a carta em defesa da democracia, mas não assinou a carta pela liberdade.

O pessoal da FSB Comunicação mandou este aviso ao editor:

- O documento assinado pelo  Sr José Galló, ex CEO da Renner, é uma carta em defesa à democracia e não contra a qualquer partido ou presidenciável.

A agência também mandou o texto da carta para provar que no texto não há críticas ao presidente Bolsonaro, que foi o modo como o editor leu e lê a carta.

O registro fica em homenagem ao sr. José Galló, reconhecidamente um profissional da mais alta competência, mas que deveria medir melhor os companheiros de viagem que escolhe quando resolve incursionar pela política.

Moinhos de Vento é eleito o hospital mais amado pelo terceiro ano consecutivo

A instituição recebeu o prêmio Top of Mind, concedido pelo Grupo Amanhã

O Hospital Moinhos de Vento foi escolhido pelo terceiro ano consecutivo a marca mais amada do Rio Grande do Sul. A instituição recebeu o prêmio Top of Mind, concedido pelo Grupo Amanhã, na categoria Love Brands, nesta quinta-feira (28), em Porto Alegre. Além de se manter no topo da pesquisa, a pontuação obtida quase dobrou em relação a 2022, subindo de 5,7 para 10,7.

Para a superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch, o prêmio é um reconhecimento da excelência e qualidade do atendimento. “É a percepção do nosso cliente. E este é um feedback importante...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Mara Gabrilli, PSDB, é a mais cotada para ser vice de Simone Tebet, MDB

 Vencidas as resistências do MDB do RS, que decidiu coligar-se com Eduardo Leite, o PSDB nacional agiliza a indicação do vice na chapa da senadora Simone Tebet.

O senador Tasso Jereissati oficializou sua desistência e com isto o nome mais em evidência é o da senadora Mara Gabrilli, PSDB de São Paulo.

Pernambucanas inaugura mais duas lojas no RS. Saiba mais sobre a rede varejista, aqui.

A Pernambucanas, marca varejista nacional, anuncia a inauguração de mais duas lojas no Rio Grande do Sul, desta vez, no município de Bento Gonçalves, no dia 3 de agosto, e na capital gaúcha, no dia 4 de agosto, alcançando 16 unidades no estado. 

As lojas serão as 20ª e 21ª inauguradas pela varejista no Brasil somente em 2022. Com elas, a companhia totaliza 486 unidades e dá continuidade ao seu sólido plano de expansão, intensificando a capilaridade de seus produtos e serviços.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.

Política desastrosa e tirânica durante a pandemia, já provoca pavorosa recessão no RS. PIB cairá 8% em 2022.

A economia brasileira como um todo, no entanto, crescerá pelo menos 2,3%, segundo previsão feita na sexta-feira pelos economistas do Bradesco.

A desastrosa e tirânica gestão do governador Eduardo Leite durante a pandemia ("Primeiro a saúde e a economia a gente vê depois"), marcada pelo fechamento de empresas e movimentação de pessoas (lockdowns), mas até interdição de corredores e gôndolas de supermercados, deixa uma herança maldita no RS.

O PIB do RS terá um dos maiores recuos da sua história em 2022.

Eduardo Leite escapou antes de conhecido o tamanho do desastre.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul vai sofrer uma queda de 8% em 2022 , conforme estudos feitos pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

Governo Eduardo Leite exterminou 236 empresas por dia (dados vão até julho)

O card ao lado é de Maurício Marcon. CLIQUE AQUI para saber o que Marcon pensa de Leite.

O governador Eduardo Leite do PSDB, com suas bandeirinhas durante a pandemia e sua falta de ideias e planejamento econômico acabou com 308,7 mil empresas no Rio Grande do Sul durante o seu governo, cálculo feito até o mês de julho deste ano.

Segundo dados do “Painel Mapa Empresas do governo federal”, durante seus 1.307 dias de desgoverno foram 7,1 mil empresas fechadas por mês, o que equivale a 236,2 empreendedores por dia que fecharam suas portas no Estado.

Na sua sanha marketeira de dar prioridade a saúde e não a economia gaúcha, agindo tiranicamente durante a pandemia.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Saiba por que Cesar Schirmer não quer saber de aliança com Eduardo Leite

 - Este discurso foi pronunciado pelo ex-presidente da Assembleia, ex-secretário estadual da Casa Civil e da Fazenda, ex-prefeito de Santa Maria e atual vereador de Porto Alegre. Foi na convenção do MDB do RS. O editor disponibilizou a fala no seu próprio Canal do You Tube.

Onyx aguarda por União Brasil

O União Brasil aguarda apenas a oficialização da candidatura do deputado Gabriel Souza para vice de Eduardo Leite, tudo porque dependendo dela o Partido poderá abandonar a coligação.

O deputado Onyx Lorenzoni não fala sobre as tratativas que seu Partido, o PL, faz com Luiz Carlos Busato, visando entregar-lhe a posição de vice, que está vaga.

Mercado financeiro projeta inflação menor e PIB maior. Veja os números.

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 7,30% para 7,15% neste ano. É a 5ª redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje.

Taxa de juros - Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic suba, neste mês, para 13,75% ao ano, em linha com a sinalização do BC, e encerre o ano nesse patamar.

PIB - As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 1,93% para 1,97%. 

Dólar - A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana também fique nesse mesmo patamar.

Agora, ao vivo, "Boa tarde, Brasil !", com o comando de Júlio Ribeiro

PTB faz convenção e lança candidatura de Roberto Jefferson ao Planalto

 A convenção nacional do PTB acaba de lançar a candidatura de Roberto Jefferson ao Planalto.

Foi em Brasília.

A convenção contou com a presença do deputado Daniel Silbeira, candidato do PTB ao Senado. Daniel disputará a cadeira que pertence ao Rio.

Lacombe, Augusto Nunes, Ana Paula e Constantino debatem sucessão e economia do Brasil.Foi ontem a noite no 4 x 4.

 - Foi tudo no programa 4 x 4. Temas centrais: Bolsonaro e Lula no Twitter, PIB melhora no Brasil.

Coronel Schwarz desmascara Abraham Weintraub em debate ao vivo

 - O material é do Jornal da Cidade on Line

Bolsa e dólar abrem a semana em queda

 Bolsa  e dólar abriram a  semana em queda.

10h35min

Bolsa,-0,52%,102.626 pontos
Dólar comercial, -0,03%,  R$ 5,1753 para a venda

BTG faz auditoria na Empíricus, ex-sócia do blog O Antagonista

O mais lulopetista emedebista, ao lado com Lula e Dilma, dos quais foi ministro, agora é banqueiro.

A Empiricus foi sócia do blog O Antagonista. Entre 2015 e 2020, a empresa detinha 50% do negócio.

O BTG Pactual está conduzindo uma auditoria sobre eventuais irregularidades cometidas pela Empiricus, empresa que foi adquirida pelo banco em 2021 por R$ 690 milhões e que atua na área de análise e educação financeira. 

O processo é conduzido pela área de compliance do BTG, sob comando de Nelson Jobim, 76 anos...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Jornais impressos perderam 7,7% leitores no primeiro semestre. Zero Hora edita apenas 46 mil exemplares por dia.

O gráfico e a tabela ao lado são do site Poder360.

O jornal Zero Hora, Porto Alegre, teve circulação média diária de 43,9 mil exemplares, registrando queda de 5,9% no primeiro semestre. Em 2018, ZH tinha circulação média diária de 88 mil exemplares. A Folha foi quem mais perdeu: 15,9%. O jornal tem circulação média diária de 55,9 mil exemplares.

De acordo com dados do IVC (Instituto Verificador de Circulação), caiu a circulação dos 15 principais jornais brasileiros no 1o semestre. 

Somados, eles chegaram a 433.999 exemplares –retração de 7,7% frente a dezembro de 2021. Em 2015, há 7 anos, eram 1.335.373. 

Os dados foram levantados e agrupados pelo site Poder360 d ehoje.

O Super Notícia é a publicação de maior destaque em números reais –fechou o 1º semestre com média de 70.570 exemplares. Mas apresentou queda de 8,5% em relação a dezembro de 2021.

A circulação digital dos jornais impressos, no entanto, tem crescido muito, como é o caso, por exemplo, de Zero Hora, com 98 mil leitores por dia.

Melhora desempenho da pequena indústria, diz CNI

 As micro e pequenas empresas brasileiras apresentaram bom desempenho no segundo trimestre de 2022, mas estão preocupadas com a falta ou com o alto custo dos insumos usados como matéria-prima, segundo levantamento divulgado hoje (1º) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O desempenho médio do trimestre” em 2022, para a pequena indústria, ficou em 47,4 pontos.

O resultado do segundo trimestre está acima do anotado no primeiro trimestre de 2022 (45,5 pontos), bem como da média do segundo trimestre de 2021 (46,5 pontos).

CLIQUE AQUI para saber mais.

PUC do Paraná já começou a atrair pesquisadores da Ucrânia

Na foto, Zhana. A foto é da PUC do PR.

O programa pode atrair até 50 pesquisadores e as bolsas duraram dois anos.

 A pesquisadora ucraniana Zhanna Virna, doutora na área de educação, é a primeira cientista refugiada a chegar ao Brasil, para trabalhar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A instituição é uma das primeiras a receber cientistas da Ucrânia, desde a invasão russa ao país, que deu início a uma guerra.

A informação é da Agência Brasil de hoje. Leia mais:

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

PSDB lança chapa Leite+Gabriel Souza, busca Ana Amélia e esnoba União Brasil

 O PSDB ignorou os apelos do União Brasil e confirmou esta chapa para disputar o governo do RS:

Governador, Eduardo Leite
Vice, Gabriel Souza, MDB

O PSDB buscará, agora, o apoio do PSD, lançando Ana Amélia para o Senado.

O União Brasil ameaça abandonar o barco tucano, bandeando-se para o candidato Onyx Lorenzoni.

Tarso Genro, PT, diz que o PDT trai os valores de Brizola

O jornal Correio do Povo de hoje conta que o ex-governador Tarso Genro fez críticas ao PDT gaúcho durante a convenção da federação PT-PCdoB-PV. Ao elogiar Pedro Ruas (PSol), candidato a vice na chapa de Edegar Pretto ao governo do RS. 

Pedro Ruas foi da extrema esquerda do PDT, ficou sem espaço no Partido e migrou para o nanico PSOL. Apesar disto, Tarso acha que Ruas tem alma de um verdadeiro trabalhista.

Mais adiante, fez esta declaração que vai irritar muito o PDT:

- Os valores de Leonel Brizola estão sendo traídos por uma maioria  do PDT no Estado. 

Tarso recordou que o partido apoiou José Ivo Sartori (MDB), no segundo turno em 2014.

Bolsonaro e ministros vão à inauguração da nova sede da Igreja Universal em Taguatinga, Brasília

O presidente Jair Bolsonaro e integrantes do governo participaram de um culto de inauguração do Solo Sagrado da Igreja Universal do Reino de Deus, em Taguatinga, no Distrito Federal, ontem, domingo. O local abrigará a nova sede estadual da instituição.

RS terá outro dia de tempo bom. O dia será de temperatura baixa.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira que começou muito fria. A madrugada e o período da manhã registram nevoeiro ou nuvens baixas em diversos pontos do Centro, Leste e o Sul gaúcho.

Porto Alegre está sob nevoeiro em vários bairros, como Petrópolis, onde trabalha o editor.

.Em Porto Alegre, hoje, os termômetros variarão entre 10ºC e 20ºC.

Dica do editor - Entenda como é transmitida a varíola dos macacos

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, há seis dias, a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional. Conhecida internacionalmente como monkeypox, a doença, endêmica em regiões da África, já atingiu neste ano 20.637 pessoas em 77 países.

No Brasil, são 978 casos, sendo 744 apenas em São Paulo.

CLIQUE AQUI para ler mais. O material é da Agência Brasil de hoje.

Morreu João Paulo, filho de Abílio Diniz. Redes sociais reverberam casos de mortes súbitas de homens jovens.

Ao lado, Abílio e o filho João Paulo.

A causa da morte ainda não foi confirmada. Familiares suspeitam de que o empresário tenha tido um infarto ou aneurisma. 

O empresário João Paulo Diniz, filho de Abilio Diniz, um dos empresários mais importantes do País, morreu neste domingo, 31, aos 58 anos, no Rio de Janeiro.

João Diniz, além de empreendedor, era também um destemido desportista.

Nas redes sociais, é cada vez mais intensa a suspeita de que tem a ver com a pandemia a morte súbita de homens jovens e de meia idade, aparentemente com excelente saúde, são vítimas de infartos ou aneurismas.

Brasil registrou 41 mortes por vírus chinês neste domingo

O ministério da Saúde registrou 41 mortes em razão da doença no Brasil nas últimas 24 horas. A média móvel de mortes (números dos últimos sete dias, divididos por sete) fechou em 222 por dia.

O total de mortos por Covid no Brasil desde o início da pandemia chegou a 678.578. 

O país registrou hoje 11.905 casos da doença, derrubando a média móvel de infecções para 34.615. Já o total de infectados subiu para 33.831.356.

Saiba onde se vacinar em Porto Alegre. Verifique os endereços, aqui.

Foto de Cristine Rochol, PMPA.

A prefeitura oferecerá a vacina contra o vírus chinês nesta segunda-feira em diferentes locais.

Adultos - A vacinação para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 37 locais: no Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 35 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza).

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Lindoia Shopping.

CLIQUE AQUI para verificar endereços.

Bolsonaro acaba de indicar dois novos ministros para o STJ

 O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta segunda-feira os juízes federais Messod Azulay, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), e Paulo Sérgio Domingues, do TRF-3, para as duas vagas abertas no STJ.

CLIQUE AQUI para examinar a íntegra da publicação das indicações em edição extra do Diário Oficial da União.


Aulas da rede municipal de ensino recomeçarão hoje em Porto Alegre

 As aulas das escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil serão retomadas nesta segunda-feira, 1, após o recesso que começou no dia 18 de julho. 

O ano letivo começou para os mais de 47 mil alunos em 21 de fevereiro e terminará em 23 de dezembro – incluindo oito sábados. Ensino Fundamental e Médio terão organizações de dias letivos diferentes da Educação Infantil, Especial, EJA e do Curso Normal, mas todos manterão a carga horária de 200 dias.

Dica do editor - Sine de Porto Alegre tem 1,1 mil vagas de empregos disponíveis, tudo a partir das 8h.

O Sine Municipal tem 1.079 oportunidades de trabalho disponíveis no sistema a partir desta segunda-feira, 1 de agosto. Para retirar a carta de encaminhamento de entrevista de emprego, o interessado deve comparecer na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº (esquina com Mauá, no Centro Histórico), das 8h às 17h. Entre os destaques desta semana estão 81 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência em diversas áreas e 60 para Jovem Aprendiz. O maior número de vagas são 111 para oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, 50 para vigilante, 45 para pedreiro e 30 para atendente de pedágio.

CLIQUE AQUI para saber exatamente quais vagas estão em oferta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/