Governo apela aos pais: "Mandem os alunos ao colégio"

A secretaria da Educação do governo do RS recomendou aos pais de alunos que mandem seus filhos para a escola nesta segunda-feira, ignorando a greve decretada na sexta-feira pelo Cpergs.

. O Cpergs não quis saber dos prejuízos que sua greve representarão para os alunos, que correm o risco de não concluir o ano, o que significará até mesmo perda de vestibular para quem está no final do curso.

. Greves de professores não prejudicam o patrão (o governo) e sequer os contribuintes, mas unicamente os alunos, seguramente a parte mais fraca da relação patrão (governo) x professores x pais x alunos.

. O governo tem pelo menos sete razões para acreditar no fracasso da greve:

1) a greve é exclusiva contra o projeto de piso de R$ 950,00 que está na Assembléia, foro onde democraticamente ocorre o embate.

2) o governo caminha célere para o déficit zero, o que demonstra a seriedade nas promessas de melhorar a situação dos professores, pelo menos dos que mostrarem bom desempenho, tão logo mecanismos de aferição entrem em operação. Pela primeira vez na história contemporânea, o RS possui um governador que é professor militante e que sempre constituiu sua renda principal (enquanto não foi parlamentar) no magistério. Por isto os professores devem aproveitar a oportunidade para estabelecer uma relação séria com seus patrões, visando construir melhores níveis de ensino, aprendizado e renda.

3) já estão sendo recompostos os salários dos professores, uma vez que a secretaria da Fazenda começou a pagar os aumentos concedidos e não pagos pelo governo Britto (Britto, Olívio e Rigotto não obedeceram a lei).

4) o Cpergs, braço sindical do PT, perdeu as eleições em Porto Alegre, busca um terceiro turno e também desgastar o governo para 2010, porque sabe que no ano que vem enfrentará discussões que visam introduzir mecanismos de aferição de desempenho, resultado e premiação.

5) apenas 3 mil professores decidiram pela greve, que não contou com mobilização anterior e propostas claras junto ao magistério.

6) a sociedade não quer mais saber de greves corporativas, já que esta que começou agora tem estas características, uma vez que a demanda é única e despropositada.

7) o governo está politicamente mais forte, sua base aliada tornou-se mais consistente e Yeda já provou que vai cortar o ponto (cortar os salários e vantagens futuras) dos professores que se atreverem a cruzar os braços. Yeda tem mais coragem e disposição para o enfrentamento do que qualquer outro governador anterior, excessão de Britto.

Yeda fará balanço dos dois anos do seu governo nesta segunda-feira

Em meio a uma ruidosa greve dos professores, decretada sexta-feira, e na iminência de uma paralisação anunciada por parte dos policiais civis, a governadora Yeda Crusius reunirá seu secretariado e convidados, esta segunda-feira, para comemorar seu seguno aniversário de governo.

. Obalanço será emoldurado, as 10h, no Piratini, pelo anúncio de que pela primeira vez em muitos anos o déficit zero está na iminência de ser alcançado e sairá no decorrer do ano que vem. A melhoria da situação fiscal já permite a Yeda pensar em nutridos investimentos para o ano que vem. O gogerno também pensa pagar o 13o deste ano sem recorrer a empréstimos, o que seria um feito e tanto no RS, porque desde o governo Olívio Dutra o Piratini não consegue fazer isto sem sacar em cima de arrecadações futuras, ajuda federal ou empréstimos bancários.

Pânico fiscal deixa os argentinos com temor de afundar na crise


Clipping/ 16/11/2008
Jornal NYTimes/ por Alexei Barrionuevo, Buenos Aires


Ao longo das ruas de paralelepípedo do bairro de Palermo, a meca dos restaurantes mais chiques da cidade, as mesinhas do lado de fora continuam cheias quase todas as noites e o vinho tinto flui livremente. Sinais da crise financeira global não são sempre tão óbvios num país condicionado a viver o momento por causa dos traumas econômicos passados.

. Mas mesmo aqui em Palermo, onde os turistas e argentinos abastados vêm jogar, Manoj Menghani, dono de dois restaurantes indianos, está silenciosamente se preparando para o pior.

. A um mês do verão na América do Sul, Menghani está entre um número crescente de argentinos que estão estocando dólares em meio a temores de que as políticas econômicas de seu governo tenham os condenado a outra crise financeira.

. Uma queda drástica no preço das commodities e a redução no crédito global estão afetando boa parte da América Latina. Mas a Argentina amplamente considerada entre os países da América do Sul mais vulneráveis à recessão ou outros choques por causa da forma como seu governo conduz a economia.

. O país guardou bem menos do que os vizinhos Chile e Brasil durante o último aumento dos preços das commodities, e o governo peronista da presidente Cristina Fernandez de Kirchner perdeu a credibilidade nos mercados internacionais por causa de sua política populista, falta de disciplina financeira e dados questionáveis do governo sobre a economia.

. Os argentinos estão retirando dinheiro do sistema bancário do país numa velocidade que alarmou alguns economias, alimentando os temores de expectativa de outra falha no débito internacional que poderia levar a expansão econômica dos últimos sete anos da Argentina a uma parada brusca.

CLIQUE na imagem acima para ler a matéria completa do NYTimes.

Oposição busca virada sobre Chávez nas urnas no próximo domingo


Clipping/ Jornal O Estado de S.Paulo / 16/11/2008 / Por Ruth Costas

A contagem regressiva para qualquer eleição na Venezuela nos últimos anos tem sido marcada pelo ritmo das ameaças do presidente Hugo Chávez a opositores. Esta semana não deve ser diferente. Num clima polarizado, os venezuelanos preparam-se para ir às urnas no dia 23 para eleger os governadores de 22 Estados, 338 prefeitos e 233 parlamentares estaduais.

Chávez ameaça prender opositores e colocar as tropas nas ruas se perder no Estado de Carabobo. A oposição o acusa de usar a máquina estatal para fazer campanha. Até aí nada que não tenha sido visto antes. A grande novidade dessas eleições, dizem os analistas, é que, dessa vez, os grupos opositores têm a oportunidade de voltar a conquistar espaços dentro do Estado venezuelano.

"Os adversários de Chávez estão mais confiantes desde que venceram o referendo de dezembro, no qual foi rejeitado o projeto de Constituição que ampliava os poderes do presidente e lhe permitia reeleger-se indefinidamente", disse ao Estado Francine Jácome, do Instituto Venezuelano de Estudos Sociais.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa.

Tarso Genro com o cargo na berlinda

O ministro da Justiça, Tarso Genro, corre o risco de perder o cargo por conta da anarquia instalada na Polícia Federal após a troca de comando na instituição e explicitada com a Operação Satiagraha. Mesmo assim, Tarso deposita suas chances de permanecer ministro nos resultados da mesma Satiagraha. Por isso, escalou uma nova equipe para produzir um novo relatório da operação, agora sob o comando do delegado federal Ricardo Saadi.

. A reportagem da revista Época aponta que o desgaste do ministro começou justamente quando ele substituiu Paulo Lacerda por Luiz Fernando Corrêa na direção geral da PF. Ele usava como argumento para a mudança de que assim colocaria "ordem na casa". Mas não conseguiu. Tanto que a reportagem traz o relato do delegado federal Protógenes Queiroz, que escondia informações da cúpula da Polícia Federal e acusava a direção de vazar informações a Daniel Dantas.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/