Este comentário do editor fecha 24h com 24 mil visualizações. É recorde de outubro.

Este comentário de ontem do editor, contabiliza até este momento, 18h, um total de 24 mil visualizações, recorde do editor no atual mês de outubro. O Canal do editor no You Tube conta com 166 mil inscritos. O comentário a seguir fala sobre as implicações políticas e eleitorais do caso da fraude nas rádios.

Crônica de sexta, por Vitor Bertini - Picolé

Fim de tarde, vento e sol às costas, mar à frente, e eu ali, sentado na areia, no alto de uma duna, tirando o cabelo dos olhos e pensando na vida - como se não tivesse uma história para escrever.

Entretanto, foi assim, sentado, pensando na vida, ouvindo o barulho do mar e do vento, que pude assistir, ninguém me contou, a história de hoje.

Como disse, era fim de tarde: aquele horário em que o sol já perdoa a pele mas ainda ajuda a vista. Horário, fiquei sabendo depois, de um tradicional futebol entre veranistas bem conceituados.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Vitor Bertini/ https://bertini.substack.com/ https://vbertini.blogspot.com/bertini.vitor@gmail.com

Artigo, João Pedro Bertani - Sartori avisou

- O autor é advogado e militante do MDB.

Como disse o maior líder em atividade atualmente, do MDB, José Ivo Sartori:  "O MDB TERÁ MUITO MAIS FUTURO E MELHOR RESULTADO COM CANDIDATURA PRÓPRIA, MESMO PERDENDO, DO QUE VENCENDO COMO VICE".  Seria candidato a Senador e desistiu diante do apoio a Eduardo Leite e da articulação de Gabriel Souza para que Ana Amélia fosse a candidata ao Senado. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. Abaixo, vídeo no qual o ex-deputado Edson Brum, atual conselheiro do TCE do RS, defendia candidatura própria. Foi este ano, na série "Encontros pelo Rio Grande".

Em debate no blog O Antagonista, Zucco diz por que é preciso votar em Bolsonaro

 O comunista Orlando Silva participou do debate do blog O Antagonista.

No Rio, Bolsonaro supera Lula por mais de 10 pontos, diz Modalmais/Futura

 Bolsonaro lidera a corrida presidencial no Rio de Janeiro e bate Lula por larga margem, tudo de acordo com pesquisa de intenções de votos que a Modalmais/Futura acaba de divulgar.

O Rio é o terceiro maior colégio eleitoral brasileiro, atrás apenas de SP e Minas.

Votos válidos:
Bolsonaro, 56,6%
Lula, 43,4%

No 1o turno Bolsonaro obteve 47% e Lula conseguiu 45,8%

Bolsonaro avançou forte e Lula até perdeu eleitores.

João Camargo é o novo CEO da CNN Brasil

O CEO do grupo Esfera Brasil, João Camargo, 61 anos, será o novo presidente do conselho executivo da “CNN Brasil”. 

O convite foi feito pelo proprietário da empresa de mídia, Rubens Menin, que exercia o cargo. Ele vai se manter no conselho como acionista.

Só Vargas quebrou o tabu de que ninguém se elege presidente se não vencer em Minas

Os resultados oficiais das 13 eleições presidenciais realizadas no Brasil desde a Era Vargas mostram que somente o caudilho gaúcho descumpriu a "regra" segundo a qual para ser eleito no país é preciso vencer em Minas Gerais.

É o que informa a Folha de hoje.

Excetuada essa eleição, em todas as outras 12 o presidente eleito sempre venceu em Minas Gerais.

Bolsonaro vira a eleição em Minas Gerais, diz Modalmais/Futura

O governador Romeu Zema, eleito no 1o turno, joga todo seu peso político em favor de Bolsonaro, coisa que não fez no 1o turno. A máquina estadual e as máquinas de 500 prefeitos, são decisivos nesta fase.

O editor acaba de receber os dados finais da pesquisa de intenções de votos que Modalmais/Futura realizou em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País.

Votos válidos:

Bolsonaro, 50,3%
Lula, 49,7%

No 1o turno, Lula venceu Bolsonaro: Lula, 48,4%; Bolsonaro, 43,2%.

O viés de Bolsonaro, portanto é de irresistível alta e o resultado de domingo poderá apontar resultado ainda maior em Minas.

Recomendado - Agende-se para ir ao Bier Markt, esta noite. Porto Alegre. E reserve data para seu happy hour.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes. 

Ligue para fazer reservas para seu happy hour. 

Whats: /
51-993882401 / 51-993887265. 

Abre as 17h.Cardápio no site 
www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com

Artigo, Renato Sant'Ana - Uma história para gente grande

- O autor é advogado e psicólogo, RS.

Para quem estiver sentindo o assédio das forças negativas do universo e caindo no desânimo, vou contar uma história que me acompanha há muitos anos - nem me lembro como a conheci.

Alguém deve tê-la inventado. Mas até pode ser real. Não importa. É uma história de coragem, criatividade, ousadia, esperança, determinação e amor à vida. Ou, se preferirem, uma história de resiliência.

Dedico-a em especial a quem já tem cabelos grisalhos e que, por efeito do fator ideológico que joga uns contra outros, está entristecido e temeroso em relação ao que possa vir a ocorrer em nosso país.

Aconteceu em tempos idos...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Estes senadores estão unidos pela CPI da Fraude das Rádios, o Radiolão

 - Este material é da Folha Política.

Artigo, Guilherme Baumhardt, Correio do Povo - Tucanos e petistas finalmente (e publicamente) juntos

Senhoras e senhores, estamos assistindo ao ocaso do Teatro das Tesouras, ao fim de uma falsa dualidade que durante décadas ludibriou o eleitorado brasileiro. E o começo do fim tem data, hora e local. No meio da tarde desta segunda-feira, dia 24 de outubro, no Rio Grande do Sul, o Partido dos Trabalhadores, em uma nota oficial, selou o destino que todos já imaginavam: “...decidimos recomendar o voto crítico em Eduardo Leite no domingo próximo (30/10), esperando com este gesto que todos(as) aqueles(as) comprometidos(as) com a Democracia, se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno. Fazemos um chamamento, neste sentido, aos apoiadores da candidatura de Eduardo Leite. Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da Democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista”.

É isso. PT e PSDB estão juntos, finalmente, no mesmo barco. Ainda meio envergonhados, ainda meio sem jeito – a expressão “voto crítico” demonstra bem isso. Compreende-se. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Agora, ao vivo, Bolsonaro fala em novo podcast, desta vez com Tiago Nigro. Veja.

 

Paraná Pesquisas: São Paulo - Votos válidos: Tarcísio, 58,6%; Haddad, 41,4%.

Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 58,6% dos votos válidos contra 41,4% de Fernando Haddad (PT). 

O resultado é da pesquisa que acaba de ser divulgada pela empresa Paraná Pesquisas, realizada de 23 a 27 de outubro de 2022. 

Votos totais
Tarcísio de Freitas: 52,2%; Fernando Haddad: 36,9%; Branco/nulo/nenhum: 5,7%; Não sabe/não respondeu: 5,2%.

Paraná Pesquisas: São Paulo, maior colégtio eleitoral do País, Bolsonaro, 57,3%; Lula, 42,7%

- A pesquisa é de hoje.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto em São Paulo, indica Paraná Pesquisas realizada de 23 a 27 de outubro de 2022. 

Votos válidos
Bolsonaro, 57,3%
Lula,42,7% d

Votos totais
Bolsonaro: 51,6%; Lula: 38,5%; Branco/nulo/nenhum: 5,2%; Não sabe/não respondeu: 4,7%. O levantamento ouviu 1.810 eleitores de São Paulo de 23 a 27 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%.


Agora, ao vivo, "Boa tarde, Brasil !". Tudo sobre as últimas 48h antes das eleições.

 

Domingo será dia de matar ou morrer, diz Fernão Lara Mesquita

 

Tribunal de Justiça vai julgar ação de improbidade movida contra Eduardo Leite

No ano passado, o STJ confirmoui a anulação do contrato. CLIQUE AQUI para ver matéria de Zero Hora.

A foto é de Felipe Dalla Valle, Secom Piratini.

O editor deste blog foi atrás do processo por improbidade administrativa movido pelo Ministério Público Estadual, tudo ao tempo em que o ex-governador Eduardo Leite foi prefeito de Pelotas.

O assunto foi um dos temas centrais do debate entre Onyx e Leite, ontem a noite, na RBS TV.

Eduardo Leite é réu na ação, que está em grau de apelação no Tribunal de Justiças (3a. Câmara Cível). O ex-prefeito venceu o caso na 1a. instância. O Ministério Público Estadual quer que Leite devolva o dinheiro pago e tenha os direitos políticos cassados por 8 anos.

O caso tem a ver com um contrato sem licitação firmado com o INDG, tudo no valor de R$ 2,1 milhões, visando melhorar os indicadores de educação do município. O contrato resultou fulminado como ilegal pelo TJRS, mas ainda assim o INDG recebeu R$ 886 mil.

CLIQUE AQUI para conhecer o conteúdo das razões do Ministério Público.

Este blog já acumula 1,1 milhão de leitores em outubro. Ontem, foram 54,3 mil, recorde do mês.

Este blog bateu, ontem, seu recorde de leitores para um único dia, emplacando o número de 54.333.

No acumulado do mês, foram 1,1 milhão de leitores.

Em setembro, considerando-se o mês inteiro, foram 977 mil.

Os dados são do Google Analytics.

Para que o leitor tenha uma ideia do que isto significa, o poderoso jornal diário gaúcho Zero Hora tem circulação de 46 mil, o que não significa a mesma coisa, já que para se chegar ao número de leitores é preciso multiplicar este número por 4. Isto representa 184 mil leitores.

Alunos do Colégio Farroupilha, Porto Alegre, fazem passeata interna pró-Bolsonaro

O editor recebeu o vídeo que vai no link abaixo, conferiu a informação, confirmou e disponibiliza áudio e imagens dos alunos do importante Colégio Farroupilha, Porto Alegre, que nesta manhã percorreram os corredores da escola, cantando a música mais conhecida do Banda Loka Liberal, o "Chora petista !" (CLIQUE AQUI para ver e ouvir).

Foi esta manhã.

Os alunos do ensino médio são em sua enorme maioria filhos de famílias de classe média alta e rica, o que significa que são majoritariamente de corte ideológico bolsonarista, conforme mostram os dados de renda, ensino, faixa etária e moradia apurados pelas pesquisas de intenções de votos.

Há menos de dois meses, incidentes com alunos e professores lulopetistas constrangeram o colégio.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

Floripa é show, com Leleco Lemos

 

Artigo, João Pedro Bertani - A traição de Eduardo Leite começou muito antes

- O autor é advogado e militante do MDB.

 Eduardo Leite já havia, na primeira relação com o MDB, traído o governador Sartori, o MDB e suas próprias convicções, tudo para atingir interesses próprios.O primeiro ato que  conhecemos foi a articulação de Eduardo Leite junto aos deputados estaduais do PSDB e PTB, que faziam parte da base do Governo Sartori, para derrubar projetos, como o que encaminhava para privatização a CEEE, CRM e Sulgás. A aprovação daria continuidade, praticamente finalizando as reformas em realização.  

CLIQUE AQUI para ler tudo. E veja o discurso do ex-secretário estadual Juvir Costella, numa das reuniões dos Encontros do Rio Grande, repelindo história de vice. Juvir mudou em poucas semanas.

ModalMais/Futura diz que Bolsonaro vence as eleições. Pesquisa é do final da manhã.

Da mesma forma que a empresa de pesquisas Gerp (leia nota abaixo), a pesquisa de intenções de votos realizada pela Futura para o Banco Modal (veja vídeo abaixo), revela vitória de Bolsonaro, caso as eleições fossem hoje.

Votos válidos

Bolsonaro, 54,9%
Lula, 45,1%

Dica do editor - Hospital Moinhos de Vento realiza primeira angioplastia pulmonar por balão

Procedimento, que tratou Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica, é menos invasivo do que métodos tradicionais.

A desobstrução de artérias pulmonares agora passa a receber uma nova técnica no Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre. A instituição realizou, pela primeira vez, a angioplastia pulmonar por balão para tratamento de Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica (HPTEC). O procedimento consiste no cateterismo das artérias pulmonares com a introdução de um balão que dilata as obstruções. A técnica foi realizada no dia 20 de outubro e obteve sucesso completo, sem nenhuma intercorrência.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.

Agora, ao vivo, Modal e Futura revelam dados da última pesquisa

José Luis Orrico, sócio-fundador da Futura Inteligência, e Felipe Sichel, economista-chefe do Modal conversam sobre os resultados, a metodologia da pesquisa e as perspectivas para as próximas semanas.

Bolsa opera em queda. Dólar sobe e já passa dos R$ 5,33 para a venda.

A Bolsa opera em baixa nesta manhã de sexta-feira.]

O dólar sobe.

10h54min

Bolsa, -0,18%, 114.435 pontos
Dólar comercial, -0,50%, R$ 5,3345 para a venda

Dica do editor - Saiba que propaganda eleitoral será permitida até amanhã, sábado

Hoje é o último dia para propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, bem como de propaganda paga em imprensa escrita e de reprodução na internet do jornal impresso. É também o último dia para a realização de debate em rádios e TVs. O principal debate de TV para presidente acontecerá esta noite na Rede Globo.

O sábado (29), véspera do segundo turno, será o último dia para veiculação de propaganda eleitoral feita por meio de alto-falantes, amplificadores de som, distribuição de panfleto, caminhada, carreata ou passeata. No mesmo dia, serão definidas as seções eleitorais que serão submetidas a auditorias da votação eletrônica

Prefeitos de Minas aderem em massa à candidatura de Bolsonaro. PSB expulsa seus adesistas.

 A adesão em massa de 500 dos 800 prefeitos de Minas à candidatura de Bolsonaro, já custa a filiação partidária de alguns deles. É o caso do diretório do PSB (Partido Socialista Brasileiro) de Minas Gerais, que anunciou a expulsão de integrantes da sigla. 

Até o momento, 3 prefeitos foram identificados: Imaculada, da cidade de Manhuaçu; Reginaldo de Freitas, do município de Cláudio; e Edson Vilela, de Carmo do Cajuru.

TRE de SC e Psol não gostaram da piada e foram para cima do Beto Carrero World

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina proibiu o parque Beto Carrero World de realizar propagandas de cunho eleitoral, sob pena de multa de R$ 100 mil por publicação. 

A determinação do TRE se deu após uma representação do PSOL. O partido foi motivado por uma postagem do parque em suas redes sociais que anunciava uma “promoção” para apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República. Em tom irônico, a propaganda concedia, apenas para o próximo domingo (30), dia do segundo turno das eleições, desconto no ingresso de pessoas vestidas de vermelho (cor característica do PT). No entanto, essas pessoas deveriam entrar no parque antes das 8h e sair depois das 17h, o que, na prática, as impediria de votar.

Beto Carrero tirou nota para se desculpar e informar que a promoção foi apenas uma piada.

Bolsonaro virou o jogo e já aparece na ponta, diz pesquisa da Gerp

O viés de Bolsonaro é de alta. Isto quer dizer que sua linha é de crescimento, contra a de Lula, que é de queda.

A empesa de pesquisas Gerp acaba de divulgar os números que divulgou ontem e pelos quais é possível perceber que Bolsonaro virou o jogo, segundo dados próprios sobre intenções de votos válidos para o 2o turno:

Bolsonaro, 52%
Lula, 48%

São votos válidos.

Na pesquisa anterior, dia 12, Lula tinha 51% dos votos válidos e Bolsonaro tinha 49%.

Bolsonaro só perde no Nordeste e aind assim por 55% contra 36%.

Nas demais regiões, a vitória bolsonarista é aplastante. Seuimelhor desempenho é na região de maior concentração eleitoral do País, o Sudeste, que engloba S|P, Rio, Minas e Espírito Santo.CLIQUE AQUI para examinar toda a pesquisa.

Hoje será dia de sol e calor no RS. Domingo, dia de eleição, os termômetros marcarão até 35o.

O Rio Grande do Sul terá um dia de sol e calor nesta sexta-feira, com amplos períodos de céu claro na maior parte do Estado. 

Conforme a MetSul, a tarde seja de calor em todo o RS.

A temperatura deve se aproximar ou até passar 30ºC em muitos municípios. Em Porto Alegre, a mínima foi de 13ºC, e a máxima chega aos 29ºC. 

O calor deve permanecer no fim de semana, chegando a máxima de 35 ºC no domingo. 

Dica do editor - Começa hoje a Feira do Livro de Porto Alegre. Evento atrairá 1,5 mihão de pessoas.

A programação contará com 552 sessões de autógrafos (497 individuais e 55 coletivas) e aproximadamente mil atividades no total. A organização do evento espera grande público no decorrer de 19 dias de feira. A expectativa é ter um grande público, estimado em 1,5 milhão de pessoas. São 71 expositores de venda de livros que, somados às instituições e áreas de patrocinadores, totalizam 90 barracas. Na programação, além dos encontros para autógrafos das obras, haverá oficinas, atividades para estudantes e professores e homenagens aos 250 anos de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para conhecer toda a programação.



Brasil registrou 55 novas mortes por vírus chinês

Ao lado, tabela com os dados de todos os Estados.

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (27), que o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 687.962 mortes por covid-19. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela pasta, o número total de casos confirmados da doença é de 34.815.258.

Em 24 horas, foram registrados 8.183 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 55 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 34.038.995 pessoas se recuperaram da doença e 88.301 casos estão em acompanhamento.

Confira onde vacinar contra vírus chinês, gripe e pólio em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira, tudo para adultos em diferentes locais. 

Adultos - A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais: shopping João Pessoa (até as 17h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe e pólio - Já a vacinação contra a gripe e a pólio estarão disponíveis para todas as pessoasa em 123 unidades de saúde e shopping João Pessoa.

Bolsa sobe e volta aos 114 mil pontos. Dólar despenca.

O dólar teve a maior queda diária em quase um mês. A bolsa de valores interrompeu uma sequência de três quedas consecutivas e recuperou parte das perdas da semana.

Dólar
O dólar comercial encerrou esta quinta-feira vendido a R$ 5,307, com queda de R$ 0,075 (1,39%). Com o desempenho de hoje, a moeda norte-americana acumula baixa de 1,63% em outubro. Em 2022, a queda chega a 4,82%.

Bolsa
No mercado de ações, o dia também foi de alívio. O índice Ibovespa da B3 fechou aos 114.641 pontos, com alta de 1,66%.

Governo federal tem 2o maior superávit da história para um mês de setembro. Veja os números.

O mercado financeiro apostava em déficit, mas o czar da economia, Paulo Guedes, derrotou-o.

No mês passado, o Governo Central - Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central - registrou superávit primário de R$ 10,954 bilhões, divulgou ontem o Tesouro Nacional. Em valores nominais, esse é o segundo maior superávit para o mês desde o início da série histórica, só perdendo para setembro de 2010. 

O resultado veio melhor que o esperado pelas instituições financeiras. Segundo a pesquisa Prisma Fiscal, divulgada todos os meses pelo Ministério da Economia, os analistas de mercado esperavam resultado negativo de R$ 847,6 milhões em setembro.

CLIQU,E AQUI para saber muito mais detalhes.

Governo gaúcho pagará 50% do 13o e salários de outubro na segunda-feira, dia 31

O governo estadual gaúcho pagará na segunda-feira (31/10) a metade do 13º salário de 2022 dos servidores do Executivo, cuja parcela está estimada em R$ 750 milhões. Metade da remuneração líquida será creditada neste final de outubro e o restante do valor será depositado aos servidores no dia 30 de novembro, quitando a folha natalina.

Também será pago neste último dia de outubro, pelo Tesouro do Estado, os salários do Poder Executivo referentes à folha de outubro. De acordo com os dados da Secretaria da Fazenda, a folha líquida soma R$ 1,2 bilhão e será paga a 333 mil vínculos.

Prefeito Melo assina contrato de R$ 60 mi com o BB. É para melhorar a malha viária der Porto Alegre.

Melo quer recuperar 22 ruas e avenidas.

A Prefeitura de Porto Alegre investirá R$ 60 milhões na recuperação da malha viária do município. Os recursos para as obras são oriundos de um financiamento captado junto ao Banco do Brasil (BB). 

A oficialização da operação de crédito ocorreu nesta quinta-feira, 27, em ato que contou com a participação do prefeito Sebastião Melo, dos secretários Marcos Felipi Garcia (Serviços Urbanos), Urbano Schmitt (Planejamento e Assuntos Estratégicos) e do vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, Antonio José Barreto de Araújo Júnior. 

CLIQUE AQUI para saber os detalhes do negócio. O resumo é de leitura rápida e fácil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/