Smartbuild fecha parceria com as construtoras Melnick Even e CFL

Depois da Melnick Even, agora é a CFL quem confirma parceria com a Smartbuild no desenvolvimento de projetos de automação residencial para suas unidades.

. Segundo Luciano Biedermann, diretor comercial da Smartbuild, "a automação residencial passou a ser uma tendência para diferenciar e valorizar imóveis de alto padrão. Além dos consumidores exigirem este diferencial neste tipo de imóvel, este recurso também gera um valor como investimento, pois o custo na implantação é muito menor que o retorno gerado na comercialização do imóvel pronto, com este diferencial. Sem falar na economia de energia gerada com uma automação adequada que pode chegar a 60%".

. Na parceria com as construtoras, a Smartbuild desenvolverá projetos para previsão de infra estrutura em áudio, vídeo e automação para as unidades durante a obra, executará infra estrutura, rede LAN, previsão de controle de ar condicionado, previsão de controle de luzes, previsão de comando de persianas elétricas e previsão de biometria para automação em unidades que serão oferecidas com este beneficio e comercializará também os equipamentos de áudio, vídeo e automação (controladores de luzes, controladores de persianas elétricas e biometria). Como benefícios para os clientes das construtoras, a empresa desenvolverá pacotes promocionais de sistemas de automação residencial com custos subsidiados e parcelamento diferenciado.

. Segundo Biedermann a SMARTBUILD em breve estará formalizando este tipo de parceria com outras construtoras, objetivando sempre a elevação do padrão dos serviços e produtos oferecidos e valorização dos imóveis.

. Para contatos, o email da empresa é vendas@smartbuild.com.br e o site é www.smartbuild.com.br

Com apenas 40% de adubos, safra poderá dobrar de tamanho no Brasil.

A agricultura brasileira consome 25 milhões de toneladas de fertilizantes para produzir 142,8 milhões de toneladas de grãos sobre 47,3 milhões de hectares, mas bastaria elevar o consumo para 35 milhões de toneladas e sobre a mesma área seria possível produzir 260 milhões de toneladas.

. Esta é apenas uma das constatações a que chegou há muito tempo a Anda, a Associação Nacional para Difusão de Adubos.

. O assunto é recorrente nas discussões que ocorrem neste momento na Expointer, a maior exposição e feira da agropecuária do Mercosul, que receberá nesta sexta a visita do presidente Lula.

. O RS joga um papel importante na produção brasileira de adubos, já que fabrica 4 milhões de toneladas de fertilizantes, para um consumo de 3 milhões de toneladas, com as quais os agricultores gaúchos produzem 22 milhões de toneladas de grãos, sobre 15 milhões de hectares.

. Num café da manhã para o qual foi convidado pelo editor nesta quinta de manhã, no Blue Three, Porto Alegre, o presidente do Sindicato da Indústria de Adubos, o Siargs, Torvaldo Antonio Marzolla Filho, elencou os principais gargalos que impedem o maior consumo de fertilizantes, portanto a plena produção agrícola no Brasil:

1) Financiamento do agricultor – Do tripé que sustenta o atual modelo de financiamento – indústria, produtor e bancos – só o pé da indústria é pleno. 90% da agricultura familiar não consegue dinheiro dos bancos para comprar adubos.

2) Importação total de insumos – Os três insumos básicos (a trinca NPK) para a produção de fertilizantes são todos importados (75% dos nitrogenados,N; 63% dos fosfatados, P; e 92% do potássio, K).


A italiana Ilsa passou a produzir adubo gaúcho a partir do couro.

A mais nova indústria gaúcha de fertilizantes, a italiana Ilsa, inaugurada no ano passado, já opera a plena carga no município de Portão.

. A Ilsa exporta tudo que fabrica.

. O insumo usado pela indústria é o couro, abundante na região. Dele é extraído o nitrogenado, o N, que dá lugar aos adubos nitrogenados vendidos ao exterior. O couro jogado fora pelos curtumes e fábricas de calçados era um problema ambiental terrível para o RS.

- Este ano, além da Ilsa, desembarcaram no RS também a holandesa Nidera e um grupo americano controlado por um pool de 1500 coperativas, a SHC. No total, o RS sedia 15 indústrias de adubos.

Quatro supersafras seguidas no RS.

Em cada um dos quatro anos do atual governo, o RS colheu uma supersafra, qualquer delas maior do que a de qualquer ano anterior, considerados neste caso qualquer governo (os números, em milhões de toneladas, entre aspas, refere-se à produção brasileira):
- 2006/2007 - 23,6 (133,5)
- 2007/2008 – 22,4 (145,7)
- 2008/2009 – 22,6 (133,9)
- 2009/2010 – 24 (146,5)

. O Brasil ultrapassou o número mágico de 100 milhões de toneladas na safra 2001/2002).

- Apenas para efeitos comparativos, examine os tamanhos das safras de soja, a mãe d e todos os cultivos de grãos, nos principais países produtores (entre parênteses, safra 2008/2009, a anterior):
- Estados Unidos, 80 (88)
- Brasil, 62 (57)
- Argentina, 52 (32)
- Paraguai, 5,5 (3,5)

PIB do Brasil crescerá 7%.

Se tudo ocorrer como imagina o governo Lula, o PIB brasileiro crescerá 7% este ano. O Ministério da Fazenda também fez projeções: 2011, 5,5%

PIB do RS será 6,5% maior este ano.

O secretário gaúcho da Fazenda, Ricardo Englert, revelou ao editor que o governo trabalha com uma expectativa de PIB 6,5% maior para este ano no RS.


GrowUp monta filial em são Paulo.

A consultoria gaúcha GrowUp acaba de montar filial em São Paulo. Um dos sócios da empresa, Antonio Kleber, será o CEO da filial.

. A GrowUp também já opera em Minas.

. A GrowUp foi responsável pelo Plano de Negócios e tocou o primeiro planejamento estratégico deste site.

Gerdau lidera a lista das 500 Maiores (Jackwal, das Emergentes).

O editor foi ao meio dia desta quinta-feira ao Sulina Grill, Porto Alegre, para apanhar o primeiro exemplar dos “500 Maiores do Sul”, publicação anual de 226 páginas da revista de negócios Amanhã.

. A apresentação foi feita pelo diretor da revista, Jorge Polydoro. A seguir o diretor da PriceWaterhouse, Carlos Biedermann, explicou os critérios para a elaboração das listas:
- O indicador é o VPG, Valor Ponderado de Grandeza. Ele resulta de uma equação composta por tres indicadores de pesos diferentes: Patrimônio Líquido, 50%; Receita Bruta, 40%; Lucro Líquido, 10%.

. Os cinco maiores, pela ordem: Gerdau (RS), BRF Brasil Foods (SC), Vivo,e HSBC (PR) e Bunge (SC.

. Há uma lista, também, por 31 setores da economia.

. A novidade de Amanhã é a lista dos 500 emergentes. Eis os cinco maiores: Jackwal e Trevisan (RS), C-Pack e Uirapuru (SC) e Sispar (RS).

Feriadão lotará a freeway no feriadão.

Dia 6, segunda-feira, será dia de folga para boa parte do funcionalismo público.

. A freeway já está preparada para o feriadão.

. Torres, na ponta da Estrada do Mar, via que liga à freeway, já decretou ponto facultativo.

Saiba mais sobre o Mensalão Fiscal armado contra Serra.

Lula e Dilma Roussef passam a sexta-feira (Dilma ficará o fim de semana toda) em Porto Alegre. Lula cumprirá uma agenda chinfrim e eleitoreira. Ele visitará a Expointer, à tarde, na sexta mesmo.

. Os olhos e ouvidos de Lula, de Dilma e do PT estão voltados para o escabroso escândalo envolvendo o uso da Receita Federal para violar sigilos bancários de parentes e aliados de Serra, visando interferir nas eleições. É o Mensalão Fiscal.

. Lula começou tratando o assunto como uma marola, mas já começa a aparecer na TV com o ar apalermado que apresenta quando entra em parafuso.

. O editor procurou dois juristas gaúchos para interpretar a declaração deo Lula, que chuta em todas as áreas, e afirmou no Jornal Nacional que o caso é de "falsidade ideológica". O que disseram os dois juristas.

. Para variar, Lula diz tudo que é besteira e pouca gente contesta. A falsidade ideológica está tipificada no art. 299 Código Penal - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Este crime é praticado quando a pessoa dá uma declaração falsa, ou omite declaração que devia constar, para aquelas finalidades.

. Obviamente não é a hipótese de Veronica Allende Serra, nem do tabelião. Já se sabe que ambos foram as vítimas do crime de falsificação. Ela teve a sua assinatura falsificada. O tabelião teve o seu selo de autenticação de assinatura falsificado.

Dilma pode entrar ou não nos Estados Unidos.

Circula na Internet um material sem assinatura, avisando que a ex-ministra Dilma Roussef não conseguirá entrar nos Estados Unidos.

. Seria uma boa razão para não elegê-la presidente.

. O editor tem respondido invariavelmente que a informação é mentirosa.

. Dilma Roussef integrou grupos comunistas de ação armada, como Colina e VAR, mas não esteve na linha de tiro como o Deputado Fernando Gabeira. Gabeira, ao seqüestrar o embaixador Burce Elbrik, foi proibido de visitar os Estados Unidos. A proibição é perpétua.

Ação da Polícia Federal sobre Banrisul pegou de surpresa o governo.

Foi inesperada a ação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas na deflagração da chamada Operação Mercari.

. A Operação Mercari, anunciou o procurador Geraldo Da Camino, do MPC, foi instalada para apurar possíveis desvios em ações de marketing desenvolvidas por agências de publicidade que atendem o Banrisul. Foi pedida inspeção extraordinária do Tribunal de Contas no banco. A Polícia Federal, chamada por Da Camino, foi a campo com 76 agentes para cumprir 11 mandados de busca e apreensão.

. O governo estadual, até as 10h30m, ainda não tinha se pronunciado sobre o assunto, mas vai falar. O editor falou com o presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, que não tinha conhecimento do conteúdo das investigações. O MPC e a PF prometeram fornecer detalhes as 14h.

- Repórteres da RBS, as 5h da m
anhã, na rua, já estavam a postos para acompanhar as ações da PF. Eles são mais rápidos. Até o meio dia, o que se sabia é que tinham sido presos dois diretores de agências, um da SLM e outro da DCS, além do responsável pelo marketing do Banrisul.


Caso do Banrisul interferirá na campanha eleitoral.

As ações do Ministério Público de Contas e da Polícia Federal sobre o Banrisul terá desdobramentos no andamento da campanha eleitoral do RS.

. A Operação Mercari ataca sob medida o PSDB, o PMDB e o PP.

. Yeda organizou um comitê de crise na Casa Branca, Expointer.

- Como a repercussão é local, caso o objetivo da operação tivesse algum objetivo político destinado a desviar a atenção para o caso de violação do sigilo fiscal de Verônica Serra, isto nem de longe seria alcançado.

Escalada de “surpresas” produz tensão no debate eleitoral entre PT e PSDB.

A violação do sigilo fiscal de dirigentes tucanos e da filha do próprio candidato José Serra, mais as ações da Polícia Federal sobre o Banrisul do RS, demonstram que os últimos 30 dias de campanha eleitoral no RS serão de fortes emoções.

. O confronto entre PT e PSDB será de foice no quarto escuro.

O PT está mesmo com a culpa registrada em cartório.

Artigo - Culpa no cartório
O Estado de S.Paulo - 2/09/2010
por Dora Kramer

Quanto mais o governo tenta esconder, quanto mais a candidata Dilma Rousseff tergiversa, quanto mais a Receita Federal procura se explicar, mais suspeita fica essa história da quebra de sigilo fiscal na delegacia da Receita em Mauá (SP).
Nesta altura da confusão em que até a filha do candidato José Serra entrou no caso, não é possível deixar de desconfiar de que há motivações espúrias que se reveladas poderiam trazer prejuízos à campanha presidencial governista.
Das artimanhas do Planalto para fugir do assunto, a última envolve o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cuja filha recentemente foi envolvida numa dessas escaramuças de espionagem petista. Na ocasião Mantega e, por extensão, a filha foram defendidos pelo tucano Serra em seu direito à privacidade.
O esforço de parlamentares governistas ontem para derrubar a tentativa de convocação do ministro da Fazenda ao Congresso para dar esclarecimentos a respeito do que, afinal de contas, se passa na Receita (subordinada à Fazenda), foi praticamente uma confissão de que a oposição tem razão: o PT está mesmo com a culpa registrada em cartório.


CLIQUE aqui para ler o texto completo.

Brasil, ontem e hoje ...


Entrevista - Mônica Serra: "É isso (violação de privacidade) que fazem as ditaduras"

CLIPPING

Site www.veja.com.br


Mônica Serra em entrevista exemplar: “É isso que fazem as ditaduras; já vi meu filho de 9 meses com um cano de arma na cabeça”

Por Catia Seabra, na Folha:

Mulher do tucano José Serra, a psicóloga Monica Serra duvida da inocência da petista Dilma Rousseff na violação do sigilo de sua filha, Veronica. Monica diz que não se conformará com a responsabilização de servidores.

Folha - Como reage à quebra do sigilo de Veronica?
Monica Serra -
Coisa de quem não tem família, um atentado à democracia que tanto custou aos brasileiros. Temos uma vida limpa, valores, princípios. E o governo deixa as portas abertas para essa quadrilha banalizando tudo. Todos têm que se sentir ameaçados. Já sofremos com duas ditaduras. [No Chile], vi me

u filho, de nove meses, com um cano de arma na cabeça. É isso que fazem as ditaduras. Ameaçam os filhos. O que estão fazendo com a Veronica é para atingir o Zé, me atingir. Peço que deixem minha família em paz. (…) Isso é um crime. Não vou me conformar em dizer que é uma simples funcionária, coitada. Quem é o mandante?

E o argumento de que há um balcão de compra?
Desculpas estapafúrdias. Você acha que o povo é ingênuo? Estão tratando todo mundo como bobo.

Como havia notícias, nunca suspeitaram de violação?
Quando tem campanha, fazem esse tipo de coisa. Nunca tinha chegado tão longe. Havia ameaças, ouvir dizer. Mas eu não tinha visto.

Sente-se ameaçada?
Eu e o Brasil. As instituições não estão funcionando e querem culpar uma funcionária. Não levam em conta que está acontecendo só com pessoas ligadas ao PSDB. Querem que a gente acredite e dê atestado de quê

? Quero respeito com minha família. Não admito uma coisa dessas. Já que as instituições não estão funcionando, vamos admitir que estamos numa ditadura disfarçada.

Acha que a Dilma sabe?
Você espera que se diga “eu não sabia de nada” mais uma vez? Tem que respeitar um pouco os neurônios que as pessoas têm.

Veronica está chateada?
Ela acha isso um absurdo. É vítima de um crime cometido pelo Estado. O Estado tem a posse dos dados dos cidadãos para mantê-los sob sigilo. Não vamos aceitar que banalizem a questão botando a culpa em duas ou três pessoas. Quero ir até o fim. Quero saber quem é o mandante. Isso é o que importa.

Por Reinaldo Azevedo


Produção industrial tem forte alta de 3,3% no RS

A produção industrial cresceu em sete das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho, na comparação com o mês anterior, descontadas as influências sazonais. A Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Regional foi divulgada nesta quinta-feira.

. As regiões que cresceram acima da média nacional, foram Goiás, com 10,3% (no mês anterior, o estado havia registrado uma queda de 10,7%), a Bahia, com alta de 3,6%, seguida pelo Rio Grande do Sul, com aumento de 3,3%, região Nordeste (que inclui os outros Estados), com alta de 1,7%, Rio de Janeiro, com crescimento de 1,1%, e São Paulo, com incremento de 0,5%.

. Mantiveram-se no patamar de junho Minas Gerais, com crescimento de 0,1%, e Espírito Santo, com recuou de 0,2%. Na contramão das outras regiões, Pará teve queda de 0,7%, seguido por Pernambuco, 1,2%, Amazonas, 1,3%, Ceará, 1,5%, Paraná e Santa Catarina, com recuos de 2,9%.

Saiba detalhes das ações do MPC e PF sobre o Banrisul.

Foi inesperada a ação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas na deflagração da chamada Operação Mercari.

. A Operação Mercari, anunciou o procurador Geraldo Da Camino, do MPC, foi instalada para apurar possíveis desvios em ações de marketing desenvolvidas por agências de publicidade que atendem o Banrisul. Foi pedida inspeção extraordinária do Tribunal de Contas no banco. A Polícia Federal, chamada por Da Camino, foi a campo com 76 agentes para cumprir 11 mandados de busca e apreensão.

- O governo estadual, até as 10h30min, ainda não tinha se pronunciado sobre o assunto, mas vai falar. O editor falou com o presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, que não tinha conhecimento do conteúdo das investigações. Ele se limitou a receber o delegado da Polícia Federal que cumpria mandado de busca e apreensão. "Sei tanto quanto vocês", disse Mateus Bandeira, que acionou os advogados do banco para se inteirar do assunto. Ele estava preocupado com a exposição do banco, já que ele é uma sociedade de capital aberto e tem ações listadas na Bolsa. O MPC e a PF prometeram fornecer detalhes as 14h.

Saiba de onde sai todo o dinheiro para as obras rodoviárias do RS.

Sobre os tremendos investimentos que o governo Yeda Crusius faz este ano no setor rodoviário estadual (R$ 1 bilhão, o maior de qualquer ano de qualquer governo anterior), correm dois erros sem explicação no Estado:

1) O dinheirão não saiu de nenhum empréstimo, mas do próprio caixa recuperado por Yeda a partir do sucesso do seu Plano Déficit Zero. Neste caso, o dinheiro veio todo do uso dos recursos que Yeda conseguiu com a venda de papéis do Banrisul, colocados através do maior IPO jamais produzido por um banco estatal anteriormente. E tem mais dinheiro ainda.

2) Ainda que fosse empréstimo, até o jardineiro da casa do editor sabe que o governo federal, do PT, jamais dá aval (ele é necessário) se o governo estadual não se encontra totalmente em dia com as suas contas e sustente capacidade de pagamento.

. É política e eleitoralmente notável que o governo estadual e Yeda passem a ser criticados por fazer muito e não por fazer de menos.

. Trata-se do complexo do caranqueijo: eu não terei sucesso, mas você também não terá.

CLIQUE AQUI para ler o capítulo do livro “O Eixo do Mal”, que conta em detalhes como Yeda conseguiu o dinheiro que investe este ano nas estradas do RS. O capítulo vai na íntegra. Os leitores que quiserem reservar o livro, que será lançado depois das eleições, podem escrever para polibio.braga@uol.com.br

Editorial da Folha: "Instalou-se no país um ambiente intolerável de impunidade e desfaçatez".

Artigo
"Descalabro"
Editorial da Folha de São Paulo - 2 de setembro de 2010

A empresária Veronica Serra, filha do candidato tucano à Presidência da República, José Serra, também teve seu sigilo fiscal violado por funcionários da Receita. O caso se soma a outros, noticiados recentemente, no que já se configura como mais um escândalo nacional. O novo capítulo reforça a percepção de que as ações criminosas no âmbito do órgão federal têm motivações políticas.
É bom recapitular a sucessão dos fatos para que se tenha noção mais clara do banditismo em curso: em junho, esta Folha revelou que Eduardo Jorge Caldas Pereira, vice-presidente do PSDB, teve seu sigilo fiscal violado no ano passado. Dados do Imposto de Renda do dirigente tucano integravam um dossiê confeccionado pelo grupo de inteligência da campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT), que negou participação no episódio.
Há uma semana, descobriu-se que outros três nomes ligados ao PSDB também haviam sido vítimas de idêntico abuso, na mesma agência da Receita, localizada em Mauá, na região do ABC paulista, berço do PT e reduto histórico do sindicalismo atrelado ao partido.
Tudo leva a supor que a violência perpetrada contra a filha de Serra faça parte de uma mesma articulação delinquente a serviço da candidatura petista.
No que se refere a Veronica Serra, há algumas diferenças de procedimento em relação às demais violações. O acesso aos dados fiscais ocorreu na delegacia da Receita de Santo André, também no ABC, mediante uma procuração fajuta. A filha de Serra não tinha firma reconhecida no cartório, a assinatura que consta no documento não é a sua, e o carimbo utilizado é falso. Além disso, o titular da procuração utilizava cinco CPFs e ostenta vasto histórico de cheques sem fundo -um perfil típico do estelionatário.
Sabe-se já da existência de um esquema criminoso de compra e venda de dados sigilosos envolvendo a agência de Mauá. Ali teriam acontecido pelo menos 320 acessos sem amparo legal.
Estarrecedor, o descalabro está sendo usado como cortina de fumaça pelo governo para tentar despolitizar o escândalo. Se há crime comum, há também crime político-eleitoral, cuja intenção é intimidar e chantagear adversários do grupo hoje no poder.
Não bastassem as evidências (há petistas entre as vítimas?), é preciso registrar que o atual governo tem caudaloso histórico de aparelhamento do Estado -do mensalão à quebra de sigilo do caseiro, dos aloprados de 2006 aos delinquentes de agora.
Instalou-se no país um ambiente intolerável de impunidade e desfaçatez. Espera-se que a Polícia Federal e o Ministério Público ainda reúnam condições de desmascarar a farsa de uma investigação propensa a apontar a responsabilidade de barnabés e ocultar as motivações políticas que, conforme todos os indícios, estão por trás do caso.

No rádio, Serra compara Dilma a Dunga

Em seu programa de rádio desta quinta-feira, o candidato do PSDB à Presidência, decidiu comparar a adversária petista, Dilma Rousseff, ao ex-técnico da seleção brasileira Dunga. "O Serra tem experiência. É um craque para governar o Brasil. A Dilma não. É que nem o Dunga. Nunca foi técnico de nenhum time, foi pra Seleção e deu no que deu", afirmou um dos personagens do programa, referindo-se ao fracasso do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul.

. O candidato tucano prometeu, ainda, manter os programas federais de sucesso, como o Bolsa Família, e corrigir os setores problemáticos, como as estradas federais. Serra criticou também a demora para a expansão do metrô nas cidades brasileiras.

. O programa não poupou críticas à Dilma. "Tem que ser alguém que saiba pilotar de verdade", afirmou um dos personagens. "'Garupera' não dá não", complementou outro. "'Garupera' é quem só anda na garupa dos outros, quem quer ser famoso com a fama dos outros, quem pega o carro andando e quer sentar na janelinha", explicou.







Bancoop: tesoureiro do PT tem conta bloqueada

A Justiça civil de São Paulo decidiu, no início de agosto, realizar um bloqueio no valor de R$ 73,8 mil nas contas de três dirigentes da Bancoop (cooperativa habitacional dos bancários de São Paulo), incluindo o atual tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

A defesa deve conseguir a liberação do valor, conforme já ocorrido anteriormente, com a oferta, em garantia, do apartamento do casal de cooperados que move a ação individualmente. - Estamos em negociações avançadas com os advogados dos cooperados para fechar acordos e resolver de vez as pendências nos empreendimentos. Com isso, já se percebe que começa a acabar o combustível do caso, que tem sido aproveitado por políticos da oposição devido à ligação política de dirigente da cooperativa - afirmou o advogado Pedro Dallari.

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, no dia 13 de agosto, ordenar à Receita Federal que repasse dados do sigilo fiscal de pessoas e empresas envolvidas nas denúncias de desvios da Bancoop à CPI que investiga o caso na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Na televisão, Dilma apresenta Hospital "meia boca" como se fosse perfeito

Candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff apresentou em seu programa eleitoral um hospital que funciona precariamente. Inaugurado às pressas na última semana pelo governo baiano, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, na Bahia, consumiu quase um minuto do horário eleitoral gratuito da última terça. Segundo a direção da própria unidade de saúde, apenas 27 leitos do Pronto Atendimento estão aptos a receber pacientes. O edital previa 180 no primeiro ano de funcionamento e 250 até o segundo. Os centros cirúrgicos, anunciados como especialidade da unidade, ainda não podem ser usados. Equipamentos, como o tomógrafo, não chegaram. Foram investidos R$ 60 milhões na obra, administrada por uma organização não governamental.

. Apesar de o programa de Dilma exibir profissionais na unidade, faltam servidores. Ontem, de acordo com informações da recepção, apenas um pediatra e um ortopedista estavam no local, que deveria ser “o mais moderno hospital infantil do país”. O número contraria a informação do comando do HEC, de que a equipe atual era formada por um ortopedista, um cirurgião-geral, um cirurgião muco-maxilar, três cirurgiões-pediátricos e um anestesista. Durante a manhã, a fila de espera era de 10 pacientes.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/