Saiba o que eu tenho a dizer sobre o general Mourão e o recurso do PL

Veja como o MST invade e ocupa (com crianças) agência da Caixa Federal

 - A apresentação é da policial penal gaúcha Mariana Lescano.

Novos atos terroristas assombram o Mato Grosso e o Brasil

Os bloqueios de rodovias e os atentados terroristas assombram Mato Grosso e o País. O MPE pediu que o governador chame a Força Nacional para ajudar a PRF, mas a PRF não pediu este tipo de apoio.

Os atos terroristas de agora, como os da manhã, são claramente promovidos por provocadores perigosos e que buscam provocar o caos social e político, criminalizando os protestos dos caminhoneiros.

Dois caminhões foram incendiados na manhã desta segunda-feira na BR 163, entre Sinop e Itaúba, em Mato Grosso. Não há informações sobre feridos.

Esta manhã, este blog registrou outro ataque terrorista, também no Mato Grosso (leia nota mais abaixo).

Em grupos de caminhoneiros, a informação é que os caminhões teriam sido incendiados por pessoas vestidas com uniformes de funcionários das concessionárias. Um dos veículos estava carregado com milho e o outro era um caminhão-tanque.

O vídeo com o incêndio foi publicado nas redes sociais.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

Será amanhã a noite a Festa do "Oscar da Imprensa Gaúcha", o Prêmio Press

Público na edição do ano passado, em plena pandemia.

Mais de 600.000 indicações, em 45 dias de votação pela internet. O editor é um dos 5 indicados para receber o Prêmio Press de Jornalismo de Internet.

A organização do prêmio já divulgou a relação dos cinco nomes finalistas, nas 17 categorias de premiação.

O resultado e os nomes dos vencedores somente serão conhecidos amanhã, dia 22 de novembro, na grande festa do “Oscar da Imprensa Gaúcha”, marcada para os salões nobres do Palácio do Comércio, em Porto Alegre (Largo Visconde do Cairu, 17).

Além dos troféus por categoria, cujos vencedores resultam das três etapas de votação (votos do público leitor, ouvinte e telespectador, de jornalistas e radialistas e ainda do júri final), há um troféu extra, que leva o nome SISTEMA FIERGS – HOMENAGEM ESPECIAL. Neste ano, a honraria será entregue ao Clube de Opinião do RS, pela sua luta em defesa das liberdades de opinião, expressão e imprensa e pelos seus 20 anos comemorados neste mês.

CLIQUE AQUI para ler os nomes de todos os finalistas.

PM de Santa Catarina também refuga reunião com Alexandre de Moraes

O coronel Marcelo Pontes, comandante da PM de Santa Catarina, também decidiu não comparecer à reunião convocada pelo ministro Alexandre de Moraes no TSE. Moraes está numa queda de braço de vida ou morte com o governo Bolsonaro. A agenda da reunião não foi divulgada, mas teme-se que Moraes tente forçar as PMs a cumprirem suas ordens, como já vem fazendo, em parte, a Brigada do RS, sob pressão direta do governador Ranolfo Vieria Júnior.

A reunião sairá depois de amanhã.

O comandante da PM do Paraná foi o primeiro a negar tudo.

No RS, o comandante da Brigada Militar ainda não falou.

disse o coronel Pontes na sua mensagem:

- Cumprimentando-o respeitosamente, em atenção ao Ofício GAB-PRES n° 6457/2022, por meio do qual V. Ex. convida para reunião presencial, agendada para o dia 23 de novembro de 2023, às 10h, trago pelo presente expediente a informação da impossibilidade de comparecimento em razão de compromissos institucionais já assumidos por este Comandante-Geral para essa data", disse o Coronel da Polícia Militar de SC.

Cenas da Longa Manifestação, Porto Alegre

 

Bancos só abrirão até as 14h nos dias de jogos do Brasil

O atendimento bancário terá expediente especial durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2022. A informação foi divulgada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). 

O 1º jogo do Brasil no campeonato será contra a Sérvia nesta quinta-feira,16h. 

O atendimento bancário será encerrado às 14h nos Estados com horário de Brasília.

CLIQUE AQUI para examinar o conjunto do comunicado.


PIB cresceu 0,4% no 3o trimestre, diz FGV

 A economia brasileira cresceu 0,4% no 3º trimestre em comparação ao período anterior, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). 

O Monitor do PIB (Produto Interno Bruto) foi divulgado nesta segunda-feira. 

Estima-se que o PIB do 3º trimestre, em termos monetários, seja de R$ 7,235 trilhões.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do comunicado.


Governador Ranolfo Vieira Júnior manda brigadianos confiscarem o carro de som dos manifestantes de Porto Alegre

Ao lado, foto do momento em que brigadianos obedecem as ordens do governador tucano Ranolfo Vieira Júnior e retiram o caminhão de som.

O governador tucano-falcão Ranolfo Vieira Júnior finalmente conseguiu mover alguma coisa da manifestação de gaúchos que protestam contra os resultados das urnas diante do QG do Comando Militar do Sul.

Há pouco, seus brigadianos conseguiram remover o caminhão de som, sob protestos. É a segunda ordem cumprida por Ranolfo, que obedece o que lhe manda o ministro A. de Moraes. A primeira ordem cumprida foi o envio de uma lista com 21 nomes de supostos líderes das manifestações, tudo para que possam ser objeto de sanções por parte do ministro. Ele ainda não conseguiu expulsar os manifestantes.

O governador aproveitou da reduzida presença de manifestantes, que cumprem vigília no local há 21 dias.

Esta manhã, também a mando de Ranolfo, um oficial e praças da Brigada foram até o local para intimidar mais uma vez os manifestantes, exigindo a retirada das barracas.

Não foi atendido e nem será.

O governador já ordenou o uso da força, mas o Comando da Brigada não quer fazer isto e prefere agir com moderação e diálogo.

Acompanhe em tempo real, aqui, o movimento de paralisação dos caminhoneiros

O número de paralisações de caminhoneiros, que começou ontem à noite no Mato Grosso, começa a se espalhar pelo País.

No RS não existem casos. O grosso do movimento ocorre em Rondônia e Mato Grosso.

Sábado, eram 27, subiu ontem para 81 e está, agora, em 66.

No link a seguir, você saberá que tipo de paralisação ocorre em cada rodovia.

Há mapa sinalizando a situação do Brasil, de modo on line.

CLIQUE AQUI para ver.

Mourão diz que reunião de Moraes com PMs é ilegal

Ao enviar para sua lista pessoal o estudo que preparou sua Assessoria Jurídica, o vice-presidente Hamilton Mourão encampou o que ali está expresso.

O site DefesaNet de hoje publica o texto integral, formatado para analisar a reunião pedida pelo ministro Alexandre de Moraes com os comandantes das PMs, ato que a assessoria jurídica do general considera inconstitucional, portanto ilegal. O documento é consistente e denuncia a existência de um estado de exceção (ditadura) no Brasil:

- Não é exagero afirmar que já há um ‘estado de exceção’ em vigor, porque para a constituição de um ‘estado de exceção’, devem ser analisadas as restrições a direitos fundamentais dele decorrentes (...) No caso presente, a título de combater manifestações conceituadas pelo Ministro como antidemocráticas, as decisões judicias do Ministro Alexandre de Moraes tem suspendido direitos fundamentais outorgados na constituição, como restrição ao direito de reunião (Hipótese somente prevista para o estado de defesa); restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão (Medida autorizada apenas durante o estado de sítio); suspensão da liberdade de reunião (Prevista para vigorar somente durante o estado de sítio).

CLIQUE AQUI para ler o texto integral.

General Mourão, vice-presidente da República, denuncia estado de exceção praticado pelo STF

A mídia alinhada com o Eixo do Mal, mas até mesmo a mídia em geral, mesmo a não alinhada, desconsiderou ou prestou pouca atenção a esta nota ao lado, assinada pelo vice-presidente da República, general da reserva Hamilton Mourão, agora senador eleito pelo Rio Grande do Sul, resultado de uma vitória histórica sobre o mais importante líder lulopetista do Estado, o bancário aposentado Olívio Dutra.

Diz a postagem do vice-presidente Mourão:

- Vive-se, hoje, no Brasil, infelizmente, uma violação do Pacto Federativo, perpetrada pela mais alta instância do Judiciário. Ações inconstitucionais e ilegítimas são adotadas de maneira monocrática, atacando a autonomia federativa. 

O general cita o caso específico das ordens direcionadas às ações  das PMS e DETRANS (....) situação que materializa um estado de exceção.

Vice-presidente Mourão diz que ao reunir com comandantes das PMs, "A. de Moraes chega ao limite da corda"

Ao enviar para uma lista pessoal o estudo que sua assessoria jurídica preparou a respeito do "convite" feito pelo ministro Alexandre de Moraes aos comandantes das PMs, tudo para uma reunião depois de amanhã em Brasília, o vice-presidente da República, senador eleito pelo RS e general da reserva Hamilton Mourão opinou desta forma:

- Isto é um absurdo. O ministro Alexandre de Moraes está chegando ao limite da corda.

E avisa:

 "Meus amigos e irmãos envio esse documento sobre a convocação do Alexandre de Moraes aos Cmt de PM. Irei bater nisso, pois ele está chegando no limite da corda.

Divulguem, pois é uma análise da minha Assessoria Jurídica.

Adquira, agora, o livro "Herança Maldita: os 16 anos do PT em Porto Alegre". Faça sua compra por mail ou Whats.

Estão à venda os últimos exemplares da 3a. edição do livro do editor "Herança Maldita - Os 16 anos do PT em |Porto Alegre"
, 400 páginas, incluído fotos da herança deixada para o prefeito José Fogaça. 

Depois disto, o PT nunca mais elegeu prefeito na Capital do RS.

O editor entrevistou e pesquisou tudo, repartição por repartição, para investigar e apresentar a primeira e fracassada grande experiência de governos do PT no Brasil.

O editor não encontrou casos de corrupção, mas encontrou uma situação de má gestão e descalabro como nunca viu antes.

Foi o prenúncio do desastre que concluiu com o governo Dilma Roussef.

Adquira seu exemplar por R$ 80,00, incluído o frete para entrega em qualquer lugar do Brasil.
Faça sua compra pelo e-mail polibio@polibiobraga.com.br ou WhatsApp 51.99945-9810, e fale com o editor. Você paga por PIX ou DOC.

Recomendado - Faça como outros leitores: aproveite esta segunda-feira e alugue por temporada este belo apartamento de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Reunião de Alexandre de Moraes com comandantes das PMs poderá gorar

A reunião entre o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e os comandantes das PMs de todos os Estados, foi agendada sem comunicação alguma aos chefes aos quais estão subordinados, no caso os governadores. O convite foi retransmitido aos coronéis pelo cel. Paulo Coutinho, que recomenda o comparecimento com fardamento social. A. de Moraes pediu a reunião no dia 8, quando já tinham começado os protestos de rua e ele tinha ordenado que fossem dissolvidos até mesmo pela força bruta, ordem que não foi cumprida até agora.

Diz a lei:

- .art. § 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.      (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019).

O comandante da PM do Paraná já avisou que não irá.

O comandante da Brigada ainda não confirmou, mas o governador Ranolfo Vieira Júnior quer que ele vá. Outros comandantes relutam, como o de São Paulo, que é a maior força policial-militar do Brasil.

CLIQUE em cima da imagem  para ver melhor e examinar de que modo foi o convite. O material é do site DefesaNet de hoje. 

Júlio Ribeiro comanda, agora, ao vivo, "Boa tarde, Brasil !". Rádio Guaíba, Porto Alegre.

 

Este corajoso magistrado pede a prisão imediata de Alexandre de Moraes

O desembargador  Sebastião Coelho falou diante da multidão reunida ontem diante do QG do Exército, Brasília. O desembargador é aposentado.

Paralisações dos caminhoneiros avança e provoca temor de desabastecimento

- Este material é do Jornal da Cidade on Line.

Dica do editor - Trabalho temporário abrirá 680 mil vagas até o final do mês que vem

Segundo estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) a expectativa de contratação de temporários é a maior em nove anos, com a abertura de 680 mil vagas até dezembro, ao menos 115 mil a mais do que no ano passado. As boas perspectivas são confirmadas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) que estima que o final de semana da Black Friday, no fim do mês, deve movimentar cerca de R$4 bilhões, 1,3% a mais que em 2021.

A junção da Copa do Mundo e Natal elevam a taxa de empregabilidade no Brasil. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Inflação do IGP-M caiu 0,55% na segunda prévia de novembro, informou a FGV

 O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, caiu 0,55% na segunda prévia de novembro, informou Fundação Getúlio Vargas (FGV) hoje. Na mesma leitura do mês de outubro, a deflação foi 0,83%.

Apenas um dos componentes do IGP-M registrou recuo. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) caiu 0,90%, após sofrer retração de 1,19% na análise anterior. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) acelerou de alta de 0,29% para 0,54% e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) avançou 0,17%, após queda de 0,06%.

Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,82% para 5,88%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 5,82% para 5,88% para este ano. A estimativa consta do Boletim Focus de hoje (21). Para 2023, a projeção da inflação ficou em 5,01%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,5% e 3%, respectivamente

Taxa de juros
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nos mesmos 13,75%. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,5% ao ano. Já para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano, para os dois anos.

PIB e câmbio
A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano também subiu, de 2,77% para 2,8%.

Dólar
A expectativa para a cotação do dólar está em R$ 5,25 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,24.

Lula faz cirurgia inesperada na laringe. Médicos dizem de novo que não se trata de câncer.

O líder inconteste da esquerdopatia brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva, baixa de novo ao hospital, mas os médicos dizem que a cirurgia feita não foi para extirpar novo câncer.

 deu entrada ontem (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda, uma lesão na laringe. O procedimento mostrou ausência de neoplasia (câncer).

Há controvérsia.

Lula teve alta nesta segunda-feira, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelos especialistas Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Rubens Brito, Rui Imamura e Luiz Paulo Kowalski.

Bolsa sobe e dólar despenca

 A  Bolsa abriu a semana em pequena alta.

O dólar despenca.

10h32min

Bolsa, +0,69%, 109.626 pontos
Dólar comercial, -1,29%, R$ 5,30412 para a venda

Corsan começa a aceitar pagamentos por Pix. Projeto-piloto é de Cachoeirinha.

 A Corsan, estatal estadual de saneamento, começou com projeto-piloto em Cachoeirinha, na sexta-feira, que permite que  as contas de água e esgoto possam ser pagas por meio de QR code (pagamento por pix) que constará exclusivamente nas faturas emitidas pelos leituristas. Ficam de fora as contas entregues pelos correios em endereços alternativos, faturas simplificadas/código de barras e segundas vias acessadas nos canais de relacionamento e a fatura por e-mail.

O Citibank administrará o programa.

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

Dica do editor - Conheça esta cartilha para evitar as armadilhas do Black Friday

Com a proximidade da Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, oferecendo promoções aos consumidores, as entidades de defesa do consumidor orientam o cidadão para não entrar em armadilhas ao se deparar com as chamadas megaliquidações e os preços aparentemente baixos. A data, tradicional dos Estados Unidos é realizada no Brasil desde 2010, e começou como um evento exclusivamente online, passando para o varejo físico em seguida.

CLIQUE AQUI para examinar a cartilha para evitar armadilhas.

Opinião do editor - Valeu, Mané, não amola RBS

A RBS tenta fazer intriga com uma fala privada, uma correspondência, do ministro Augusto Nardes, TCU, que vazou criminosamente e é usada pelo grupo de comunicação para prejudicá-lo.

Nardes, que é gaúcho, apenas repetiu o que já disseram em nota as entidades empresariais gaúchas, o ministério da Defesa, a OAB do RS e todos os democratas que exigem respeito ao regramento constitucional, com ênfase para os dispositivos que protegem a liberdade de expressão e a liberdade de reuniões de caráter pacífico.

Os jornalistas Rosane Oliveira usou o vazamento inescrupuloso e o seu colega Daniel Scola aproveitou a deixa para dizer que os critérios para indicação de ministros do TCU precisam mudar.

Rosane e Scola, num caso anterior realmente grave, que foi a declaração de voto do ministro Barroso em Nova Iorque ("Perdeu Mané, não amola !'), não acharam que estavam diante de algo escandaloso.

Valeu, Mané, não amola RBS.

Artigo, J.R. Guzzo, Estadão - Trapaça sem fim

A eleição já acabou. O STF ganhou. Os “manés” perderam. Lula, que três anos atrás estava preso num xadrez da Polícia Federal, torna-se o primeiro condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro a ocupar a presidência da República neste país. Jair Bolsonaro não existe mais. A “democracia” está “salva”. Porque, então, continuar com a repressão neurótica, rancorosa e ilegal que o ministro Alexandre Moraes e seus colegas do Supremo aplicam há quatro anos contra quem se opõe a eles e ao regime de exceção que impuseram ao Brasil? Porque eles querem. O jogo acabou. Mas o STF mantém intacto o mecanismo que montou para mandar na vida pública brasileira, escrever leis que só poderiam ser feitas pelo Congresso e meter a polícia em cima de quem não está de acordo com essas aberrações.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

RS terá dia de tempo instável e temperatura mais amena do que ontem

A onda de calor perderá força com a virada no tempo no RS, ainda hoje..

A chuva prevista, contudo, será irregular. Em alguns pontos vai chover pouco ou nada enquanto em outros pode chover forte. 

As temperaturas mínimas serão amenas, com 14ºC em Vacaria e 19ºC em Santiago. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30ºC em Santa Cruz e 31ºC em Torres. 

Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 20ºC e 29ºC.

Dica do editor - Na Semana Nacional da Consciência Negra, saiba quais são as expressões racistas que você não deve usar

Na Semana Nacional da Consciência Negra, cujo dia principal foi lembrado neste domingo, especialistas alertam para a necessidade de se repensar o uso de termos e expressões que reforçam o racismo. Há casos em que essas palavras são reproduzidas sem que as pessoas tenham o conhecimento histórico da origem delas. São exemplos "A coisa está preta" e "A dar com o pau".

CLIQUE AQUI para saber quais são as expressões racistas mais em uso. Está tudo no Dicionário de Expressões (Anti) Racistas, lançado no ano passado.

Saiba onde vacinar contra pólio, gripe e vírus chinês, Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta segunda-feira com a vacinação contra Covid-19, gripe e pólio.

Adultos - A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais: Shopping João Pessoa (até as 17h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

CLIQUE AQUI para verificar os endereços das 123 unidades de saúde.

Dica do editor - Sine de Porto Alegre abre a semana com 1,2 mil vagas de empregos

A semana começa com 1.206 vagas disponíveis no Sine Municipal. O setor em destaque é o de serviços. Estão abertas 340 vagas para recenseador, 100 para operador de telemarketing receptivo e 50 para porteiro.

Na área de construção civil, as principais oportunidades são para eletricista, com 41 vagas, além de pedreiro, com 36, e servente de obras, com 22. Para pessoas com deficiência, são 39 vagas abertas para atendente de lanchonete, atendente de lojas e auxiliar administrativo. 

CLIQUE AQUI para saber quais vagas são oferecidas e como conseguir a sua.

Exército não faz operação militar alguma na Praça da Sé, São Paulo

Nas redes sociais, circulam vídeos inferindo que o Exército estaria se preparando para realizar uma operação militar na Praça da Sé, SP. Não é assim. Acontece que hoje começou a segunda edição do Pop Rua Jud Sampa 2 — um evento organizado pelo Tribunal Regional da 3ª Região (TRF-3) para atendimento especial de moradores de rua.

O Exército emprestou 40 barracos e ajuda no atendimento.

Protestos de Brasília já são os maiores da América Latina, registra site anti-bolsonarista Poder360

As manifestações de Brasília contra os resultados das eleições presidenciais assumiram proporções gigantescas neste domingo, conforme registra este vídeo publicado hoje pelo site Poder360, que se coloca contra o movimento. A notícia diz que o acampamento localizado diante do QG do Exército é a maior concentração política de protesto da América Latina. CLIQUE AQUI para ler a notícia do site.

Grupo de provocadores armados promovem atentado terrorista no Mato Grosso

Foto que viraliza nas redes sociais. 

Um grupo armado de nove mascarados, atacou e incendiou com coquetéis molotov uma base da concessionária Rota do Oeste, na BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, no Mato Grosso, na noite deste sábado. Um caminhão e uma ambulância foram queimados e tiros foram disparados.

O editor recebeu fotos e filmes sobre a situação em que ficou a área depois do ataque. 

O trecho da rodovia foi interditado por manifestantes, mas os motoristas negam o ataque e acusam ação externa de provocadores.

CLIQUE AQUI para saber mais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/