Moraes reativa redes sociais de Zambelli

 O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou que os perfis nas redes sociais da deputada Carla Zambelli (PL-SP) sejam reativados. 

As contas da congressista estavam suspensas desde 1º de novembro 2022.

Ex-ministros Marinho e Ciro Nogueira serão líderes da Oposição e da Minoria no Senado

 O senador Rogério Marinho, PL, ex-ministro de Bolsonaro, será o líder da Oposição no Senado. O nome tem apoio da maioria do futuro bloco formado por PL, Republicanos e Progressistas. A decisão deverá ser oficializada amanhã, terça-feira, dia 7.

O também ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira, PP, será o líder da minoria.

Dica do editor - Saiba como o Moinhos apoia a campanha mundial de combate ao câncer

 Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS,  apoia a campanha Mundial de Combate ao Câncer.

Em 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Câncer. A iniciativa, criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa aumentar a conscientização e a educação global sobre a doença. O Hospital Moinhos de Vento, engajado na causa, lança, neste ano, uma campanha com uma mensagem direta e objetiva: “Pode não ser fácil, mas é possível”.

Afinal, existem alguns tipos de câncer que podem ser evitados. A prevenção é possível.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.

Recomendado - Alugue por temporada este belo apartamento no centro de Gramado, RS.

Ao lado, o Vita Boulevard.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos e as informações sobre o apartamento.

Alceu Moreira manda dizer que não quer conversa com Gabriel Souza

O deputado federal , Alceu Moreira, ex-presidente gaúcho do MDB, mandou dizer ao jornalista Paulo Egídio, editor das página "Política", Zero Hora, que é melhor que não o convidem para jantrar com seu colega Gabriel Souza, vice-governador eleito do RS.

Moreira foi traído por Souza e não quer nem ouvir falar dele.

O deputado também avisou que as fissuras abertas durante o processo eleitoral náo foram superadas.

Dica do editor - Gramado in Concert vai até sábadao

 O Gramado in Concert, Gramado, RS, reúne 50 alunos de música de nove países e 20 estados brasileiros. Com direção de Leandro Libardi Serafim e Allan John Lino, o festival leva música de qualidade para diversos locais de Gramado, como o Expogramado, a Igreja do Relógio, a Vila do Vinho, o Vita Boulevard, além de hotéis e instituições sociais do município.

A programação começou sexta-feira e  estende até o próximo sábado (11). 

CLIQUE AQUI para examinar a programação.

Comissão de Ética já liberou de quarentena quatro ex-membros do governo Bolsonaro. Saiba quem são eles e para onde irão.

Depois de deixar cargos estratégicos no governo federal, ex-ministros de Jair Bolsonaro foram autorizados a atuar na iniciativa privada, depois que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República liberou os ex-integrantes da quarentena — período de afastamento do cargo público para atuar em empresas do setor privado. Pela lei, eles poderiam receber salários pelos próximos seis meses sem trabalhar, para evitar situações de conflito de interesse.

Até agora, a Comissão de Ética já liberou da quarentena:
- Fábio Faria (PP-RN), que comandou o estratégico Ministério das Comunicações.
- Bruno Bianco, 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Aulas para os 28,1 mil estudantes de escolas infantis municipais começarão nesta quarta-feira em Porto Alegre

Na quarta-feira, 8, tem início o calendário letivo 2023 para alunos da Educação Infantil em Porto Alegre. Estão matriculados 28,1 mil estudantes, com idade até 5 anos e 11 meses. Atualmente, a Capital conta com 42 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) próprias, além de 217 estabelecimentos conveniados.

A prefeitura está nomeando 535 professores para reforçar sua rede de ensino público municipal, que conta com 69 mil alunos no total.

CLIQUE AQUI para conhecer o calendário do ano letivo do ensino público municipal da Capital.

Gustavo Victorino prossegue no Atualidades Pampa, 19h15m, todos os dias

Com a mudança de ventos e o comando esqueropata no governo federal, mais o comando tucano no governo estadual, a TV Pampa decidiu aderir e contratou dois conhecidos políticos para participar do seu principal programa jornalístico, o Atualidades Pampa:

- Luciana Genro, líder do Psol
- Moisés Barbosa, o Maluco Beleza, líder do PSDB

E já estão no ar a partir das 19h15min

O deputado conservador Gustavo Victorino, que fez votação consagradora pelo Republicanos, ao contrário do que o editor informou ontem, continua na bancada e fará o contraponto.

Os comentários dos telespetadores nas redes sociais da emissora gaúcha são implacáveis contra a dupla, cujos compromissos com o jornalismo são iguais a zero.

Entrevista Rafael D'Angelo, diretor da Usinas Brasil Solar - Saiba por que vale a pena investir em uma usina solar ?

Ao lado, usina Avelar.

Microentrevista
O entrevistado é diretor da Usinas Brasil Solar

Por que investir em uma usina solar?
O investimento em usinas solares apresenta duas visões bastante atrativas que fortalecem o seu potencial considerando o cenário atual: “atratividade do retorno” e o seu ”ideal sustentável”. 

(...)

Qual o tempo de retorno financeiro ?
O tempo de retorno médio (payback) do investimento em uma fazenda solar fica entre 4-6 anos, dependendo do projeto e a região onde se localiza. A Brasil Solar tem focado seus projetos na região sudeste (RJ, SP e MG) e nordeste. (...) Comparando a taxa de retorno média projetada de nossos projetos (algo entre IPCA+12% a IPCA + 15%) com o desempenho de grandes indicadores em 2022 como: IFIX 2,22% no ano; Ibovespa 4,69%; CDI 12,38%; NTNB IPCA+7%; podemos confirmar que o investimento em usinas solares apresenta um desempenho diferenciado no mercado atual, com uma rentabilidade bastante previsível.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Ibaneis quer acabar com afastamento do cargo de governador do DF

A defesa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos dias um pedido de reconsideração do afastamento determinado pelo ministro Alexandre de Moraes. Ibaneis foi afastado do cargo no dia 9 de janeiro.

A decisão da Corte vale por 90 dias, mas, segundo o advogado Cleber Lopes, que integra a equipe de defesa do emedebista, Ibaneis espera ser reconduzido ao cargo antes do fim do prazo, que se encerra em 9 de abril. O depoimento do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, vai ser usado como um dos argumentos da tese. À Polícia Federal, na quinta-feira (2), Torres disse que Ibaneis não pediu para que a segurança pública do DF fosse negligenciada e que o governador sempre foi “muito preocupado com a manutenção da ordem”.

A defesa também deve alegar que a intervenção federal no DF já foi encerrada e que o governador foi eleito em primeiro turno para exercer o cargo.


Zucco poderá disputar o Piratini pelo Republicanos

O Tenente-Coronel Zucco, o deputado estadual mais votado e depois o deputado federal mais votado do RS, poderá disputar a condição de candidato preferencial da direita para o governo gaúcho.

Zucco é do Republicanos.

Onyx e Heinze também alimentam a esperança de disputarem novamente o Piratini, igualmente pela direita.

A guerra contra as redes sociais, por Percival Puggina

- Percival Puggina é editor do Blog do Puggina. Este texto e a ilustração são do blogdo autor deste artigo.

Desde que surgiram, gratuitas e fagueiras, no horizonte das possibilidades, até o ano de 2018, as redes sociais foram “um clarão nas trevas” do obscurantismo orquestrado do jornalismo brasileiro. Neste artigo, refiro-me a elas desde a perspectiva em que as vejo na maior parte do tempo, ou seja, na perspectiva da influência política; mais particularmente, como meios de informação e formação.

Tanto para os espectadores quanto para os intelectuais e políticos conservadores ou liberais foi fascinante romper o monopólio dos grandes veículos e seus formadores de opinião, habituados ao monólogo sem réplica.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Flávio Bolsonaro denuncia Randolfe na Comissão de Ética do Senado. Ele roubou celular de youtuber.

Flávio Bolsonaro apresentou, nesta segunda-feira (6), uma denúncia contra Randolfe Rodrigues no Conselho de Ética do Senado por tomar celular de um youtuber na semana passada.Na quinta-feira , após sessão de abertura do ano legislativo no plenário da Câmara, o líder do governo no Congresso roubou o celular de Wilker Leão, tudo após ser questionado sobre seus posicionamentos sobre terrorismo e assédio político.

Na denúncia, o filho do ex-presidente diz que o parlamentar da Rede teve “conduta incompatível com os preceitos éticos e morais atinentes ao exercício do mandato”.

O senador disse que é irrelevante o fato da devolução  posterior do objeto roubado, como tamgém a confissão e o arrependimento.

Dica de humor - O cartunista Cláudio Spritzer mostra esta escorregada na evolução

O cartunista gaúcho Cláudio Spritzer está com humor novo no mercado,

Desta vez, ele demonstra de que modo ocorreu esta escorregada na evolução humana.

CLIQUE AQUI para ver.

Zucco apresenta PEC para que Câmra também julgue ministros do STF

 - Este material é da Folha Política.

Senador Marcos do Val chama Flávio Dino de ministro cara de pau, mentiroso e lixo

O editor fez este resumo para os seus leitores:

 O senador Marcos do Val gravou novo vídeo neste domingo e desta vez aconteceu o seguinte:

- A mídia ignorou completamente a fala.
- You Tube e as redes sociais conhecidas vetaram a publicação. Ele gravou pelo novo aplicativo Helo.

O senador ataca diretamente a mídia:

- E aí, mídia: não vão falar nada ? Estão contentes com o anúncio de que o governo encherá vocês de publicidade paga ?

O senador pauta a mídia para que interrogue o ministro da Justiça, Flávio Dino, insinuando que ele e Lula da Silva jogaram de mão para que os manifestantes invadissem facilmente o STF, o Congresso e o Planalto, visando criar comoção nacional e tirar proveito político do episódio. Eles dispensaram as forças de segurança para facilitar as invasões.

Marcos do val chama Flávio Dino de cara de pau, lixo e mentiroso. "Ele chegou a pedir comida na reunião com os secretários da Segurança", revelou os senador, que pediu CPI do 8/1.

Dica do editor - Nesta quinta tem autógrafos de "Empreender Sem Desculpa", livro de Ana Cristina Rosa. Porto Alegre.

 O lançamento do livro "Empreender Sem Desculpas" da mentora de negócios portuguesa Ana Cristina Rosa. Esta  acontece nesta quinta-feira, dia 9, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, Porto Alegre.

O livro aborda, com um tom bem-humorado e pessoal, os bastidores de derrotas que precedem o sucesso, trazendo também o conhecimento técnico sobre dez perfis de empreendedores mais comuns no mercado.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Reajuste recorde dos aluguéis (16,55%) aumenta riscos de inadimplência. Conheça os números.

A palavra “aluguel” está entre os termos mais buscados no Google nos últimos dias, em função das recentes notícias sobre o reajuste recorde de preços nos novos contratos neste início de ano

Em média, os contratos ficaram 16,55% mais caros em 2022, segundo dados do Índice FipeZAP+ divulgados no último dia 17. 

É a maior alta desde 2011, quando os preços avançaram 17,30%. 

O aumento do ano passado foi quase o triplo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, que avançou 5,79% no ano. Com isso, a alta real dos novos aluguéis (descontada a inflação) foi de 10,76%.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Dica do editor - A partir de amanhã, via web, cartórios emitirão autorizações para viagens interncionais de menores

A partir desta terça-feira (dia 7), Cartórios de Notas de todo o País passam a emitir Autorizações de Viagens Internacionais para Menores por meio eletrônico. A novidade, fruto de um convênio com a Polícia Federal (PF), expande os serviços disponibilizados pela plataforma digital nacional e-Notariado e atende pais de crianças ou adolescentes de até 16 anos que necessitam viajar por transporte aéreo para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsável.

CLIQUE AQUI para muito mais informes. 


"Impeachment de Lula: quando voltaremos às ruas ?', pergunta Paulo Moura

 

Recomendado - Agende-se para ir esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Happy hour
Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes

Ligue para fazer reservas para seu happy hour. 

Whats:
993882401 / 993887265.
 

Abriu as 17h.Cardápio no site: www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood.

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento

Saiba o que é o estado democrático de direito. A aula é de Fernão Lara Mesquita.

 CLIQUE AQUI para ler textos e ver vídeos do jornalista do blog O Vespeiro.

Júlio Ribeiro volta ao comando do "Boa tarde, Brasil"

O jornalista Júlio Ribeiro retoma, hoje, o comando do programa "Boa Tarde, Brasil", transmitido diariamente pela Rádio Guaíba, Porto Alegre, sempre a partir das 13h15min,

O programa vai até as 15h e seu conteúdo é quase todo político.

O jornalista estava de férias. Na sua ausência, Júlio Ribeiro foi substituído por Guilherme Baumhardt.

"Boa tarde, Brasil", costuma trabalhar com 4 convidados. Os de hoje são Leandro Ruschel, que mora e trabalha nos Estados Unidos, além de Ivani Azevedo (advogado), Eduardo Ponticelli (empresário) e Igor Morais (economista).

Este blog transmite tudo ao vivo.

Mercado financeiro projeta inflação mnaior e PIB menor para 2023

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - considerada a inflação oficial do país - subiu de 5,74% para 5,78% para este ano. A estimativa consta do Boletim Focus de hoje.

Taxa de juros
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 12,5% ao ano.

PIB e câmbio
A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano variou de 0,8% para 0,79%.  A expectativa para a cotação do dólar está em R$ 5,25 para o final de 2023. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,30.

Bolsa abre a semana em queda. O Dólar sobe.

 ABolsa abriu a semana em queda.

O dólar sobe.

10h52min

Bolsa, -0,43%, 108.057 pontos
Dólar comercial, =0,35%, R$ 5,1663 para a venda

Editorial, Estadão - O necessário silêncio dos juízes

Em evento empresarial do qual participaram mais três integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes voltou a falar de casos sob sua jurisdição, alguns deles que correm em segredo de Justiça.

No evento, Alexandre de Moraes comentou sobre a história contada pelo senador Marcos do Val, a respeito de suposta articulação golpista envolvendo o ex-deputado Daniel Silveira e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

É absolutamente inconveniente, para dizer o mínimo, que um ministro do STF se considere autorizado a tecer comentários a respeito de casos sob sua jurisdição.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Pesquisa do PoderData diz que 28% são de direita, 21% de esquerda, 20% de centro e 30% não são de nada

Pesquisa feita peo PoderData realizada de 29 a 31 de janeiro de 2023, publicada hoje, mostra este mapa político no Brasil (o gráfico ao lado é do site Poder360 de hoje: 

28% se consideram de direita
21%, de esquerda.
20% se dizem de centro
31% não sabem como se definir. 

É a 3ª vez que o PoderData pergunta aos entrevistados sobre como se identificam politicamente. Em agosto de 2021, quando foi feita pela 1ª vez, esquerda, centro e direita tinham praticamente o mesmo tamanho –24%, 25% e 24%, respectivamente. Em abril de 2022, quando os ânimos se acirravam com a pré-campanha eleitoral, os direitistas haviam crescido para 33% e os esquerdistas, 23%.


Embaixador da União Europeia compartilha crítica a Lula. "Lula está fossilizado", diz a crítica.

Depois da repercussão, o embaixador mandou nota ao jornal O Globo, dizendo que não compartilha a opinião publicada.

CLIQUE AQUI para verificar o Twiter de Ybañez.

O  embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, compartilhou neste domingo, em seu perfil oficial nas redes sociais, um artigo jornalístico que critica a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação aos regimes autoritários de Cuba, Venezuela e Nicarágua.No artigo publicado na Folha de S.Paulo, o colunista Demétrio Magnoli cita as declarações de Lula na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na Argentina, em janeiro, e argumenta que o presidente “celebrou a democracia com uma face enquanto celebrava seus ditadores de estimação com a outra”.

Para Magnoli, Lula está “fossilizado”, porque o tempo passou e só Lula não viu.

Mercadante assume, hoje, presidência do BNDES

 Aoizio Mercadante toma posse, hoje, como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

A cerimônia está agendada para as 10h00, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

Será esta tarde a posse de Ernani Polo na secretaria do Desenvolvimento Econômico do RS

A posse do novo secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, ocorrerá nesta segunda-feira, 18h30, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. 

Polo, PP, foi secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa.

Opinião do editor - Editorial do Estadão mostra que acabou o prazo de validade de Alexandre de Moraes

O editorial de hoje do Estadão, uma das mais respeitadas publicações da mídia tradicional, apresenta uma espécie de novo cartão amarelo par o ministro Aleandrew de Moraes, sem que ele possa apelar para o VAR.

Diz o jornal (leia abaixo) que juízes não devem falar fora dos autos, especialmenre quando casos estão sob sua jurisdição. O Estadão generalizou, mas só quem fala fora dos autos são os ministros das Cortes Superiores, com ênfase para o STF.

O Estadão soma-se às vozes oposicionistas e juristas que há muito tempo reclamam contra a ditadura da toga, cuja ação mais em evidência são estas falas recorrentes de Moraes.

O editorial do Estadão demonstra que os arroubos autoritários de Moraes perdem prazo de validade, porque o objetivo de derrotar Bolsonaro fora das quatro linhas já foi alcançado. 

Cantora chama Eduardo Leite de "biscoiteiro". Leite e namorado insistiam para aparecer nos camarins do Planeta Atlântida.

Uma cantora, ao ser comunicada por sua equipe da insistência do governador de entrar no camarim, deixou escapar uma frase que mostrou o seu incômodo: “Deixa o biscoiteiro entrar porque senão não teremos paz para fazer o show”.

A sequência de fotos foi formatada pelo editor.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante o evento Planeta Atlântida, neste sábado, tentou de todas as formas entrar nos camarins junto com seu namorado, o médico Thalis Bolzan, mesmo com a equipe de alguns famosos tentando dar desculpas para evitar a visita.

É  o que conta a coluna "Em Off", do portal iGde ontem, conforme link a seguir. Conta o jornalista:

Os integrantes da equipe do governador eram insistentes ao ponto de só pararem após conseguirem a autorização para fazer a tal foto para que ele colocasse em seu Instagram.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

RS terá tempo bom e temperatura amena

9h - Porto Alegre, 24o/Torres, 23o/Gramado, 18o/ Anta Gorda, 20o.

O Rio Grande do Sul terá uma segunda-feira de sol entre nuvens. 

Nas primeiras horas do dia, conforme a MetSul, as temperaturas estarão amenas. No período da tarde, o calor deverá ser intenso, especialmente no Oeste gaúcho. 

Em Porto Alegre, o dia será de sol entre nuvens. A mínima deve ser de 20°C, e a máxima não ultrapassa os 32°C.

Dica do editor - Esta semana, inscreva seu filho para visitas diárias, guiadas, aos museus de Porto Alegre

O projeto Férias no Museu inicia nesta segunda-feira, 6, com uma visita ao Museu Centro Histórico Cultural da Santa Casa e contação de histórias no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa. As atividades gratuitas ocorrem até domingo, 12, e são direcionadas a crianças e adolescentes, dos 4 aos 18 anos. 

CLIQUE AQUI para verificar a programação da semana e de que modo você pode inscrever seu filho ou neto.

Brigada mata 2 e prende 4 bandidos em Porto Alegre

Ao serem recebidos à bala por bandidos assassinos, ontem a noite, zona Leste de Porto Alegre, policiais da Brigada Militar reagiram.

No confronto foram mortos 2 criminosos e outros 4 resultaram presos.

O incidente ocorreu no bairro Lomba do Pinheiro. Houve a apreensão de armas e munições.

O efetivo do 19º BPM foi para a região. Durante as buscas, os policiais militares depararam-se com um grupo de suspeitos fortemente armados no entrocamento das ruas U e I.

Câncer de mama .é a principal causa de morte por câncer no Brasil. São 74 mil novos casos por ano.

Neste domingo aconteceu o Dia Nacional da Mamografia.

O câncer de mama é a neoplasia mais frequente entre as mulheres no Brasil, além de ser a principal causa de morte por câncer em todas as regiões, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a liderança. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta para o surgimento de 74 mil casos novos por ano de câncer de mama no país, no triênio 2023/2025.

De acordo com o Inca, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, atingiu 11,84 óbitos por 100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas registradas no Sudeste e no Sul, da ordem de 12,64 e 12,79 óbitos por 100.000 mulheres, respectivamente.


Saiba onde se vacinar contra gripe e polio em Porto Alegre

A vacinação contra a gripe e a poliomielite estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa.

CLIQUE AQUI para verificar os 123 endereços.

Anvisa fará webninar, esta tarde, sobre nova norma sobre reprodução humana assistida. Saiba como participar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará um webinar nesta segunda-feira, a partir das 15h, para tratar da nova norma sobre reprodução humana assistida. Durante o seminário, o regulamento será apresentada por Renata Parca, que há 17 anos integra a área responsável pelo tema. A moderação será feita pelo gerente da área de Sangue, Tecido, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas, João Batista da Silva Júnior.

Segundo a Anvisa, as novas regras têm como objetivo dar mais segurança sanitária, acessibilidade e dinamismo ao processo de reprodução humana assistida, em vista da sua demanda crescente pela população.

CLIQUE AQUI para se inscrever e participar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/