Opinião do editor - A fala de Bolsonaro vale mais pelo que ele não falou

O discurso de Bolsonaro foi de apenas 2 minutos e foi feito para romper pro forma a cadeia de silêncio a que se impôs desde domingo a noite, não significou gesto de rendição, mas de surda resistência. Bolsonaro não reconheceu a derrota, não cumprimentou o adversário, não disse se recorreria, não pediu que seu povo se desmobilize e nem disse qual é o conteúdo e o timing do jogo que joga - mas avisou que joga dentro da legalidade. É o que se quer. Lei é lei e vale para todos. 

Cumpra-se a lei, de acordo com a leitura mais ampla do curto discurso. É o que quer o povo, o senhor do voto e do verdadeiro Poder.

Tem jogo a jogar.

A mídia amiga, histericamente tensionada pelas manifestações de protesto que se avolumam nas estradas e diante dos quartéis, parece dar-se por satisfeita com o conteúdo da fala, aparentemente sem entender o que está acontecendo no País.

Há um silêncio ensurdecedor nas ruas, só quebrado pelos caminhoneiros e irados manifestantes que clamam pela aplicação imediata do artigo 142 da Constituição, único modo capaz de restabelecer a ordem constitucional que se fratura cada dia mais.

Quem viver, verá.

Veja como foi a fala de Bolsonaro

Bolsonaro fala, não reconhece a derrota e diz que ações de rua refletem "sentimento de injustiça"

No Palácio da Alvorada, agora há pouco, o presidente Jair Bolsonaro manifestou-se sobre as eleições de outubro. Ele não reconheceu a derrota para Lula, mas agradeceu os 58 milhões de votos recebidos e falou que as manifestações em todo o país são fruto de um “sentimento de injustiça”.

O presidente falou por 2 minutos.

Para o presidente da República, os seus correligionários não podem adotar “os mesmos métodos da esquerda”. Contudo, Bolsonaro não fez pedido explícito pelo fim do bloqueio nas rodovias federais.

Disse mais o presidente, sem confirmar se recorrerá ou não do resultado das urnas e sem denunciar qualquer tipo de fraude:

- A direita surgiu de verdade em nosso país. Nossa robusta representação no Congresso mostra os nossos valores: pátria, família e liberdade.

Microentrevista - Sérgio Chesini, prefeito de Garibaldi - O jornalista Eduardo Bueno fez um discurso de ódio contra a Serra do RS

Sérgio Chesini
Prefeito de Garibaldi, Serra do RS

O senhor deve ter visto o vídeo gravado pelo jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, ofendendo gravemente a população da Serra do RS.
Em nome de Garibaldi e de toda a Serra Gaúcha, repudiamos a manifestação claramente xenófoba do escritor Eduardo Bueno. Repudiamos o preconceito e o desrespeito contra um povo trabalhador e sério como o da Serra Gaúcha. Repudiamos o desprezo a uma terra próspera, que gera riqueza para todo Estado — dando oportunidade e inclusão a muitas pessoas. 

É típico discurso de ódio ou não ?
É uma  fala violenta e incitadora de ódio a um povo que acolhe a todos que aqui vêm visitar e criar raízes, que é a mais inclusiva e próspera do país. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Jornalista de Zero Hora, RBS, diz que a Serra gaúcha é brega, ridícula e merece ser contaminada com covid-19

 O jornalista Eduardo Bueno é colunista de Zero Hora, RBS, mas no vídeo abaixo ele fala em nome pessoal, claro, se é que ele ainda tem algum tipo de numanidade. Na fala, ele lacra em cima dos gaúchos da Serra gaúcha que votaram em Onyx: "A Serra é brega, retrógrada, ridicula, com aquele jeito de merda deles, seus pórticos patéticos, sua comida pavorosa e um Natal Luz desprezível !". Eduardo Bueno, mais conhecido como Peninha, aproveita para recomendar que o pessoal da Serra seja contaminado com o vírus chinês e "se trate com ozônio com ozônio no cu". 

Eduardo Leite diz que desta vez cumprirá a promessa de ficar no governo até o final

O governador Eduardo Leite, PSDB, avisou que desta vez cumprirá a promessa de ficar no governo até o fim.

Há controvérsia.

O governador não é reconhecido como político capaz de cumprir todas as promessas que faz.

MDB do Bem continua amuado com Gabriel Souza

O MDB do Bem continua amuado com o deputado Gabriel Souza, que se elegeu vice-governador na chapa do tucano Eduardo Leite.

Gabriel não recebeu nem parabéns.

O deputado, no entanto, é raposa felpuda e saberá buscar o entendimento que não conseguiu durante a campanha eleitoral.

Vereador Radde só anda de colete à prova de balas na Câmara de Porto Alegre

Os vereadores Leonel Radde, PT, e Alexandre Bobadra, PL, ainda não se encontraram nos corredores e no plenário da Câmara de Porto Alegre.

Há duas semanas, Bobadra bateu em Radde, depois que o petista se apossou de propaganda eleitoral que estava numa barraca comandada pelo colega.

Ontem, na Câmara, Leonel Radde apareceu de colete à prova de bala, mas Bobadra, que estava em casa e teve participação virtual na sessão, avisou que não pretende trocar tiros com o colega.

A conferir.

Recomendado - Alugue este apartamento por temporada, Gramado, RS. O complexo trem até shopping center

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Manifestantes chegam ao QG do Comando Militar do Sul, Porto Alegre

Manifestantes estão diante dos quartéis e clamam por intervenção militar para restabelecer a ordem constitucional.

Centenas de manifestantes estão diante do QG do Comando Militar do Sul, Porto Alegre, neste momento, exigindo aplicação do artigo 142 da Constituição Federal por parte do presidente Bolsonaro, o que significa imediata intervenção militar destinada a garantir a ordem constitucional.

Os manifestantes começaram a chegar no final da manhã e o número aumenta a cada momento.

A área não foi isolada.

Em várias cidades brasileiras que contam com unidades militares ocorrem manifestações semelhantes.

Uma concentração nacional foi convocada para o dia 4 em Brasília, mas ela poderá ser antecipada.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo que o editor recebeu há pouco, conferiu e disponibiliza no seu Canal do You Tube. É possível perceber que os manifestantes, todos de verde e amarelo ou portando a bandeira do Brasil, bradam um refrão que se tornou habitual nos atos públicos: "A nossa bandeira, jamais será vermelha !".

Eleições dominam o Top5 deste blog

O primeiro Top5 de novembro aponta domínio completo de informações sobre as eleições. Examine o ranking organizado pelo Google Analytics:

Servidor diz na Polícia que cúpula do TSE sabia das fraudes contra Bolsonaro

Bolsonaro convoca ministros e comandantes das Forças Armadas

Lula virou a apuração e sua vitória é irreversível. Bolsonaro reúne-se com PF e ministro da Justiça.

Jovem Pan fratura "Os Pingos nos Is" e demite Augusto Nunes e Fiuza.

Acaba de sair pesquisa que apresenta vitória esmagadora de Bolsonaro em São Paulo. Informação é da Veja.


Este blog fechou outubro (acumulado do mês) om 1,3 milhão de leitores

A crise política decorrente do resultado das urnas aumentou geometricamente o número de leitores deste blog, que ontem bateu novo recorde de leitores para o mês de outubro.

No acumulado do mês, a soma total foi de 1,3 milhão de visualizações, recorde do ano.

Ontem, foram cravados 67.393.

Para que o leitor tenha termos de comparação, o número médio de leitores do site do principal jornal do RS, Zero Hora, é de 76 mil, segundo dados do site Poder360.


Abriu, hoje, primeiro hotel temático esportivo do Brasil. A grife é do Grêmio. Atlântica e Melnick tocam o negócio.

Clube licenciou sua marca para utilizar o novo empreendimento em suas concentrações até o final da temporada 2025.

O Grêmio, em parceria com a Atlantica Hospitality International e com a Melnick, inaugurou o primeiro hotel temático de clubes de futebol no Brasil. Foi hoje. O

Park Plaza Moinhos 1903 atenderá o público a partir das 19h.

CLIQUE AQUI para saber todos os detalhes da operação. 


Com 400 usinas atendidas, MTR Solar investe R$ 150 milhões em nova fábrica de equipamentos

A MTR Solar é a empresa líder de mercado no segmento de distribuição de equipamentos para usinas de minigeração de 1 a 5 MW. Ela é a única distribuidora de equipamentos para minigeração, com foco em atender todas as especificações do projeto da usina: módulos, inversores, estrutura fixa, tracker, skid de média tensão, cabos de energia, tudo com os melhores fabricantes e soluções presentes no mercado. 

A empresa prevê grande expansão desse mercado a curto prazo.  Segundo o CEO da MTR, Thiago Rios: “Temos um apetite grande por parte dos investidores do mercado de energia no Brasil, tornando esse segmento ainda mais atraente e de demanda crescente do lado dos consumidores que buscam mais sustentabilidade.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Press fecha sua cafeteria do shopping Praia de Belas, Porto Alegre

 O grupo gastronômico Press fechou a unidade de cafeteria que tinha no Praia de Belas Shopping, Porto Alegre.

As outras 11 unidades de restaurantes e cafeterias continuam abertas.

Sem-tetos do lulopetista Mirabal invadem e ocupam nova prefeitura de Porto Alegre

 Invasores lulopetistas do movimento denominado Mirabal invadiu e ocupou o prédio da nova prefeitura de Porto Alegre, permanecendo na área da portaria, onde não deixam ninguém entrar e nem sair.

O prefeito denunciou o crime nas redes sociais.

Sebastião Melo avisou que abrirá o diálogo com os líderes da Mirabal, mas exige a imediata desocupação do novo Centro Administrativo.

Recomendado - Esta noite tem promoção especial no Bier Markt. A partir das 17h, Porto Alegre.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265. 

Abre as 17h.Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFoodBiermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento

Porto Alegre, RS

Ligue para fazer reservas para seu happy hour da semana que vem. 

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com.br

"Nós perdemos", diz o Canal Hipócritas. Perdemos ?

 

Morreu o ex-deputado gaúcho Jorge Uequed

Morreu o ex-deputado federal por cinco mandatos, advogado e diretor do jornal O Timoneiro, Canoas, Jorge Uequed.

O Hospital Moinhos de Vento acaba de tirar esta nota:

O Hospital Moinhos de Vento comunica o falecimento de Feres Jorge Rocha e Silva Uequed, à 1h da madrugada desta terça-feira (1º), em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Aos 80 anos, estava internado no CTI da instituição para tratamento das complicações de um mieloma múltiplo, um tipo de neoplasia.

Jorge Uequed foi contemporâneo do editor na Faculdade de Direito da Unisinos, advogou em sua defesa nos tribunais e era seu amigo pessoal.

"Boa tarde, Brasil", agora, discute o dia seguinte no Brasil. Rádio Guaíba, Porto Alegre.

 

Protestos começam a ocorrer diante dos quartéis

Desde ontem a noite, vídeos e fotos de manifestações diante de quartéis do Exército viralizam nas redes sociais.

As concentrações ocorrem em várias cidades brasileiras. O editor recebeu cópias de convocatórias para Porto Alegre, Blumenau, Campo Grande e Brasília. 

Um áudio atribuído ao deputado Eduardo Bolsonaro, avisa que somente milhões de manifestantes nas ruas poderão ter resultado.

UOL diz que ministros do sTF não irão ao Planalto e que exigem recuo incondicional de Bolsonaro

O UOL e a maior parte da mídia alinhada com o Eixo do Mal acaba de informar que os ministros do STF não atenderão o convite de Bolsonaro para conversar com ele no Palácio do Planalto.

O site da Folha de S. Paulo diz que os ministros terão reunião no início da tarde, agora, para tomar uma decisão final, mas que a tendência é refugar o convite, já que exigiriam, antes, a rendiçao de Bolsonaro, ou seja, o reconhecimento do resultado sem qualquer ressalva.

É jogo com canelada abaixo da linha da cintura.

É isto.

Bolsonaro teria chamado ministros do STF ao Planalto

O site Poder360 e também o deputado Felipe Barros (Barros no seu Twitter) informaram, há pouco, que o  presidente Jair Bolsonaro deve receber, ainda hoje, no Palácio da Alvorada, os ministros do Supremo Tribunal Federal.

UOL e G1 também confirmaram a reunião.

Bolsonaro iria falar sobre os resultados do pleito e depois falaria à Nação, o que parece algo sem sentido, já que a reunião não teria consequência alguma.

Já teriam confirmado presença no Alvorada, pelo menos, a presidente do STF, Rosa Weber, e os ministros Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux. UOL diz que Gilmar Mendes articula a reunião.

Alexandre de Moraes estaria fora, voando para SP.

Conheça as técnicas do golpe de Estado, o livro de Curzio Malaparte

O livro "Técnica do Golpe de Estado", de Curzio Malaparte, foi matéria de aula do 1o ano do curso de Ciência Política que o editor frequentou na Faculdade de Direito da Unisinos, São Leopoldo, RS. O editor fez ali somente o 1o ano e depois transferiu-se para a UFRGS.

Jovem Pan também demite Guga Noblat e Maicon Mendes. Saiba quem são os degolados até agora.

A Jovem Pan continuou a degola de jornalistas e surpreendeu ao incluir na lista um lulopetista, no caso Guga Noblat, filho do também lulopetista Ricardo Noblat.

Os outros demitidos são Maicon Mendes, Guilherme Fiuza, Augusto Nunes, Caio Coppola e Ana Paula Henkel.

E vem mais.

A Jovem Pan resolveu mudar sua linha editorial anti-petista.

Dica do editor - Abriu, hoje, mutirão nacional para renegociar dívidas com bancos e financeiras

Ao longo de todo este mês, pessoas endividadas terão a oportunidade de limpar o nome. De hoje (1º) até o dia 30, ocorre o segundo mutirão nacional de negociação de dívidas e orientação financeira deste ano.Ação conjunta do Banco Central (BC), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o país, o mutirão oferece oportunidade de renegociação de dívidas com desconto e parcelamentos que caibam no bolso. Podem participar do mutirão pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia.

CLIQUE AQUI para pedir negociação. 

Bolsa e dólar operam em alta

 A Bolsa opera em alta.

O dólar também sobe.

10h44min

bolsa, +0,60%,116.733 pontos
Dólar comercial, +0,15%, R$ 5,1738 para venda.

Produção industrial recuou 0,7% em setembro (sobre agosto), diz IBGE

A produção industrial brasileira recuou 0,7% na passagem de agosto para setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (1).

Trata-se da segunda queda consecutiva. No acumulado dos dois meses, houve queda de 1,4% No ano, o recuo é de 1,1% e, em 12 meses, de 2,3%.

Com isso, a produção da indústria brasileira está 2,4% abaixo do nível pré-pandemia.

Preço do gás natural vendido pela Petrobrás cai 5% a partir de hoje

 Os preços atualizados de venda de gás natural, transportado e distribuído por dutos, terão - a partir de hoje - redução média de 5% em reais por metro cúbico, com relação ao trimestre entre agosto e outubro, conforme determinam os contratos acordados pela Petrobras com as distribuidoras.

Durante o trimestre, de acordo com a empresa, o petróleo teve queda de 11,5%, além da depreciação de 6,5% no câmbio, o que significa que “a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 6,5%”.

Bloqueio dos caminhoneiros impede acesso a Gramado, RS

Até este momento, 10h31min, estão interditados os acessos a Gramado, tudo em função dos bloqueios imposto por caminhoneiros que rejeitam a eleição de Lula.

O bloqueio principal localiza-se diante do pórtico de entrada da cidade, na Várzea Grande, próximo à fábrica de cristais. 

Sai o maior prédio de Porto Alegre. Obra será no revitalizado 4o Distrito. Investimento irá a R$ 150 milhões.

A prefeitura aprovou, nesta segunda-feira, o primeiro projeto arquitetônico do 4º Distrito de acordo com o regime especial de flexibilização dos parâmetros urbanísticos e concessão de benefícios para empreendimentos. O projeto está localizado na rua Sete de Abril, bairro Floresta. Está prevista a implantação de uma torre de 117 metros de altura, a mais alta da cidade, conectada por um rooftop ao imóvel preservado (antigo Moinho Germani) na base. A aprovação ocorre menos de um mês após a sanção da Lei Complementar 960/2022 que institui o Programa +4D de Regeneração Urbana do 4° Distrito.

O empreendimento da Bewiki oferece uma plataforma de espaços e serviços, como atividade residencial, apart-hotel, hospital dia, supermercado, coworking, lojas e garagem comercial. O investimento é de R$ 150 milhões e com previsão de geração de 200 empregos direto

Projeto atende a maioria das regras previstas no programa +4D

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o programa +4D.

Inflação do IPC-S subiu 09,69% em outubro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou outubro com inflação de 0,69%. O resultado é superior ao de setembro: 0,02%. 

A informação foi divulgada hoje, no Rio de Janeiro, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre os principais responsáveis pela alta de um mês para outro figura o grupo de despesas com alimentação, que havia registrado deflação (queda de preços) de 0,29% em setembro e que passou a ter inflação de 0,74% em outubro.

Comentário de Júlio Ribeiro - O gigante acordou e não voltará a adormecer

Dica do editor - Veja o que diz The Wall Street Journal sobre a vitória do populismo de esquerda no Brasil

Nas eleições presidenciais de 2022, o Brasil decidiu apostar novamente no populismo de esquerda que fracassou tantas vezes no passado. A análise é do jornal norte-americano The Wall Street Journal.O texto lembra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu a disputa com o presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de suas condenações por corrupção.

CLIQUE AQUI para ler resumos feitos pela Revista Oeste.

Morreu o ex-deputado gaúcho Francisco Appio

Morreu ontem o ex-deputado Francisco Appio, natural de Lagoa Vermelha mas com grande ligação com Vacaria e toda a região. Appio foi funcionário do BB, radialista e parlamentar por cinco mandatos, quatro na Assembleia Legislativa e um na Câmara dos Deputados. 

Casado com Helena Maria Leonardelli Appio, e filhos Eduardo Appio e Daniela Appio Varaschin.

Appio foi da Arena e depois do PP do RS.

O silêncio das ruas é ensurdecedor em todo o País

E não tem nada a ver com o Dia dos Mortos.

O silêncio das ruas é ensurdecedor desde que foram anunciados os resultados das urnas.

Só se ouve o ronco ruído de quem protesta contra eles.

Diplomação dos eleitos ocorrerá no dia 19 de dezembro

 O TSE anunciou, ontem, que todos os eleitos serão diplomados no dia 19 de dezembro.

Saiba onde Porto Alegre vacinará contra covid-19, gripe e pólio

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza vacinas contra a Covid-19 nesta terça-feira, 1º, em diferentes locais. 

Adultos - A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais: shopping João Pessoa (até as 17h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe e pólio - Já a vacinação contra a gripe e a poliomielite estarão disponíveis para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e shopping João Pessoa.

Média diária de mortes por vírus chinês está subindo. Conheça os números de ontem.

A tabela ao lado mostra os grandes números de todos os Estados.

O número de ontem é de 65mortes em 24 horas, diz o ministério da Saúde.

A média móvel de mortes (números dos últimos sete dias, divididos por sete) está em alta há seis dias e fechou hoje em 70 mortes por dia, crescimento de 37%.

Ainda segundo o boletim, 34.051.811 pessoas se recuperaram da doença e 88.781 casos estão em acompanhamento. O boletim de hoje não traz os dados atualizados de Minas Gerais, além dos óbitos atualizados de Mato Grosso do Sul.

Opinião do editor - Bolsonaro continua calado. O que farão e dirão o povo e o presidente ?

O presidente Jair Bolsonaro continua calado, enquanto o day after é decantado em todo o País e os atores do jogo - povo, políticos, empresários, mídia e autoridades - vão colocando suas cartas na mesa.

Políticos e mídia passam informações erráticas sobre o que dirá e fará o presidente.

O tempo passa.

Bolsonaro ainda não reconheceu o resultado das urnas, mas políticos do seu entorno, como o vice-presidente Mourão, eleito senador pelo RS, não apenas reconheceram a vitória de Lula, como já preparam a transição. Mourão ligou para o vice de Lula, Alckmin, convidando-o até para visitar o Palácio do Jaburu, onde mora, e iniciar a transição dos cargos de vice.

As especulações são de tres ordens: 1) Bolsonaro cala enquanto seus apoiadores decidem nas ruas o apoio efetivo ao governo - e de maneira irreversível. 2) Bolsonaro reconhecerá o resultado das urnas, fará duras críticas ao  cerco que sofreu durante todo o seu mandato e questionará a fragilidade do processo eleitoral, colocando-se como líder da oposição. 3) Bolsonaro não reconhecerá nada e recorrerá dos resultados com base em documentação sólida recebida de auditorias internacionais que teria contratado, além de relatório de integridade elaborado pelas Forças Armadas.

Protestos dos caminhoneiros chegaram a Porto Alegre

Protestos realizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro bloquearam a avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira. O ato começou por volta das 17h15.

Na Grande Porto Alegre e no interior os bloqueios são mais evidentes.

São 60 pontos de rodovias bloqueadas, segundo a PRF.

Governo gaúcho flexibiliza horários de ônibus por causa da crise

O Daer emitiu comunicado para flexibilizar os horários de saída dos ônibus intermunicipais em todo o Estado.

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

Governo gaúcho instala gabinete de crise para gerir ações de desbloqueio de estradas

Ao lado, Ranolfo instala gabinete de crise.

O governo pensa em promover ações conjuntas com a PRF.

O governador Ranolfo Vieira Júnior instalou, no fim da tarde desta segunda-feira, por meio de decreto, um gabinete de crise para gerenciar a situação dos protestos que ocorrem com bloqueios de estradas estaduais e federais no Rio Grande do Sul. Uma primeira reunião para organizar a composição do grupo foi realizada no Palácio Piratini. 

A primeira reunião oficial do gabinete vai ocorrer na manhã desta terça-feira, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, para atualização da situação e definição de novas ações.

Instagram não explica falhas no serviço

 O Instagram do editor e de milhares de usuários tiveram dificuldade de acessar a plataforma de compartilhamento de fotos, com muita gente reclamando da suspensão de suas contas.

O serviço investiga.

"Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente", disse a rede social controlada pela Meta.

Às 10h13 (horário de Brasília), quase 3 mil usuários eram afetados, de acordo com o site de rastreamento Downdetector. Apesar disso, a falha pode estar afetando um número muito maior de usuários.

Dólar fechou outubro com queda de 4,24%, mas Bolsa subiu 5,66%.

O mercado financeiro teve um dia de alívio após o segundo turno das eleições presidenciais. O dólar caiu para o menor nível em dez dias e a bolsa subiu com a entrada de capitais estrangeiros.

Dólar
O dólar comercial encerrou esta segunda-feira vendido a R$ 5,166, com recuo de R$ 0,134 (-2,54%). A divisa encerrou outubro com queda de 4,24% e acumula perda de 7,35% em 2022.

Bolsa
O dia também foi de euforia no mercado de ações. Após abrir em baixa, o índice Ibovespa, da B3, fechou aos 116.037 pontos, com alta de 1,31%. O indicador avançou 5,66% em outubro.

Protestos de caminhoneiros amplia-se em SP. Guarulhos começa a suspender voos. Crise intensifica-se.

São Paulo, esta manhã, segundo a Globo.

Os caminhoneiros em greve contra o que consideram eleições fraudadas, opondo-se à posse de Lula e apoiando Bolsonaro, bloqueavam, na manhã desta terça-feira, trechos de rodovias de São Paulo.

Às 6h40, havia protestos na Castello Branco, na altura de Osasco, e no Rodoanel.A Regis Bittencourt permanece parcialmente interditada no km 280 a pista norte. O protesto, que começou na noite de segunda  afetou a operação no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Segundo a GRU Airport, 13 voos foram cancelados nesta terça-feira e cinco estão atrasados. Na segunda, 12 voos já tinham sido cancelados.

Caminhoneiros não cedem, organizam-se para a resistência e cercam aeroporto de Guarulhos

O bloqueio de rodovias federais em protesto contra o que as lideranças consideram eleições fraudadas ganhou corpo e organização durante a segunda-feira.

E já ocorre em pelo menos 18 Estados. A PRF contabiliza 271 trechos bloqueados. No RS, são 60 pontos.

Em SP, o acesso ao aeroporto de Guarulhos foi interrompido, segundo informa o blog O Antagonista desta manhã.

Os caminhoneiros usam WhatsApp para se comunicar e organizar ações conjuntas, garantir alimentação e dinheiro, inclusive via Pix, com a colaboração das populações locais.

Ainda não há desabastecimento, mas muitos postos de combustíveis, inclusive no RS, registram filas para abastecimento. Os preços estão subindo. Caso o movimento continue, amanhã poderá ocorrer desabastecimento.

STF avaliza decisão de Moraes que manda a PRF desbloquear de imediato as rodovias federais

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nas primeiras horas desta madrugada, para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que mandou a PRF (Polícia Rodoviária Federal) desbloquear imediatamente as rodovias paralisadas por caminhoneiros.

A decisão de Moraes foi tomada ontem, tudo a pedido da Confederação Nacional dos Transportes e é bruta.

O ministro impôs multa de R$ 10 mil diários para cada caminhoneiro e R$ 100 mil para os sindicatos, além de multa e prisão do diretor Geral da PRF, caso não cumpra a ordem.

Até este momento, a ordem não foi cumprida.

CLIQUE AQUI para ler a decisão do ministro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/