Análise - PSDB divulga balanço crítico do governo Dilma. É a oposição a favor.

* Clipping do jornalista Augusto Nunes
www.veja.com.br

Divulgado no fim de dezembro pela direção do PSDB, o “balanço crítico do primeiro ano do governo Dilma Rousseff” é dividido em 13 tópicos. Nenhum deles trata dos seis ministros que perderam o emprego por envolvimento em grossas bandalheiras. Tem 3.226 palavras. Corrupção não figura entre elas. Constava da primeira versão, redigida por Alberto Goldman. Foi censurada pelo alto comando do partido, informou nesta quinta-feira o colunista Ilimar Franco, do jornal O Globo.

“A presidente é tolerante com a corrupção”, constatou o ex-governador de São Paulo. “O ex-ministro Palocci, nas palavras da presidente, saiu porque quis”, exemplificou. Tanto a constatação quanto o exemplo foram guilhotinados por tucanos empoleirados em galhos mais altos. Tampouco sobreviveram ao crivo dos poltrões vocacionais três adjetivos aplicados ao desempenho do Planalto nos últimos 12 meses: “medíocre”, “amorfo” e “insípido”. Mais respeito com a presidenta, certamente protestou algum devoto de Geraldo Alckmin.

Suprimida do texto de Goldman, “a constrangedora sucessão de fracassos” reapareceu no balanço reeditado pelo critério da covardia  rebatizada de “sérios problemas em diversas áreas”. Os censores acharam igualmente grosseiro qualificar o período de “nono ano do governo Lula”, ou registrar que Dilma age como “fantoche”. Não se faz isso com uma dama, deve ter ponderado um discípulo de Aécio Neves.  E as duas verdades foram para o ralo.

Concebido para expor aos brasileiros a face escura dos donos do poder, o documento só serviu para escancarar a alma subalterna dos oposicionistas mais governistas da história. Uns e outros serão soterrados pelos escombros da Era da Mediocridade.

Veja e ouça o vídeo com a reportagem sobre a execução do petista Celso Daniel

Completa 10 anos a morte do ex-Prefeito Celso Daniel. Ele foi assassinado quando já tinha sido convidado para coordenar a campanha de Lula, cargo que depois foi para Antonio Palocci.

. Foi um assassinato político, tramado e realizado a mando de líderes do PT de São Paulo, segundo denúncia dos irmãos do morto.

. Esta reportagem de 2005, conta com fidelidade o que aconteceu e as implicações políticas relacionadas com o crime.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Eike Batista é o candidato da Globo?

Neste final de semana rolou na Internet uma série de manifestações de petistas raivosos, insatisfeitos com os rumos do Partido e do governo Dilma Rousseff, chamando a atenção para o seguinte sobre o bilionário Eike Batista:
1) As Organizações Globo decidiram que Eike Batista será o seu candidato em 2014 a Presidente.
2) Outras organizações jornalísticas já teriam aderido à campanha, entre as quais a Abril, que esta semana abriu sua reportagem de capa com fotão do bilionário carioca.

- Ninguém perguntou se é isto que quer Eike Batista, cujo único objetivo na vida sempre foi ser bilionário sem culpa.

ENTREVISTA - Vamos ampliar leque de apoio a Fortunati

Vieira da Cunha, Deputado do PDT do RS

Quando serão retomadas as negociações para a aliança em torno da candidatura do prefeito José Fortunati.
Fevereiro. Vamos procurar Partidos com os quais ainda não conversamos, como o PV. Já temos data com o PV.

A ideia é ampliar a aliança atual?
Sim, inclusive com PSD.

Já começaram as discussões sobre o vice e a proporcional?
Nada conclusivo, claro, mas isto está posto na mesa. 

E o Ministério, Deputado?O PDT vai esperar pela Presidente Dilma Rousseff. Foi o que decidimos. A iniciativa é da Presidente.

AGCR elege Egon Schunk Jr.

Egon Schunk Júnior é o novo Presidente da AGCR, a associação das concessionárias gaúchas de rodovias.

. Caberá a ele conduzir as negociações com o governo estadual sobre os novos contratos no RS.

BIER MARKT - A 26ª entre as 114 razões para amar a cidade
Veja informa que  Bier Markt é a melhor carta de cervejas da cidade. São 110 rótulos de nove Países. Em 2010, Bier Markt levou o primeiro prêmio como melhor carta de chopes. Suas doze torneiras não usam serpentinas, mas apenas injeções de oxigênio e nitrogênio reguados.Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Para cada chope ou cerveja, o copo também customizado.
Castro Alves 442, Porto Alegre/RS, 30132300. WWW.biermarkt.com.br   
Em instalação Bier Markt II, na Barão de Santo Ângelo.

Beto Grill ainda não falou sobre sua viagem ao Uruguai

Até esta segunda-feira ao meio dia, o vice-Governador do RS, Beto Grill, ainda não tinha passado informação alguma sobre o sucesso da missão que liderou ao Uruguai.

. Ninguém sabe se deu certo sua tentativa de reunir numa joint venture os catadores de lixo de Montevidéu e de Porto Alegre.

- O assunto foi o principal ponto da sua agenda de visitas.

Moan faz nova visita à GM de Gravataí

Luiz Moan, Diretor de Relações Institucionais da GM, passou a segunda-feira em Gravataí, sede das operações do grupo americano no RS.

Estadão dá duas páginas para mostrar alta tecnologia gaúcha ao Brasil

É um primor de jornalismo econômico as cinco reportagem de duas páginas inteiras publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo deste domingo, que resolveu focar com viés altamente elogioso o esforço dos gaúchos na área de alta tecnologia, chamando a atenção para empresas como HT Micron, Altus, SAP e Riwa Soluções Eletrônicas, mas também para  os dois principais pólos tecnológicos do Estado (Tecnosinos e Tecnopuc) onde operam centros de pesquisa como  os da Dell e HP.
 
O editor dividiu as cinco reportagens em dois blocos, para facilitar tecnicamente a visualização.
CLIQUE AQUI para ler as primeiras tres reportagens e
CLIQUE AQUI para ler as outras duas reportagens.

Mendes Filho consegue autorização de Dilma para demitir presidente da Conab

O Ministro da Agricultura, Mendes Filho, conseguiu luz verde da Presidente Dilma Rousseff para demitir o Presidente da Conab, Evangevaldo Moreira.

P55, negócio de R$ 1,7 bilhão para Rio Grande, já está no litoral do RS

Já está no litoral de Rio Grande, RS, o casco com quatro torres da P-55, que dentro de 40 dias receberá os equipamentos que a transformarão na maior plataforma semissubmersível brasileira para exploração de petróleo.

. O casco construído em Pernambuco, 17 mil toneladas, 94 metros de largura e 16 de altura, será içado no Estaleiro Rio Grande para os serviços em dique seco.

. A P-55 custará R$ 1,7bilhões à Petrobrás, apenas para o ERG. Ela começará a operar em junho na Bacia de Campos, podendo extrair 180 mil barris por dia.

- Rio Grande já entregou a plataforma P53. No momento, constrói a P51.

CLIQUE na foto para ver melhor. A foto é da RBS TV e está disponibilizada no Google em matéria do portal G1. O rebocador da foto é apenas um dos quatro navios envolvidos na operação de atracação. 

Banco Central projeta PIB menor e inflação mais baixa em 2012

Conheça as novas expectativas do Relatório Focus do Banco Central, que mede a percepção do mercado para 2012, conforme dados desta segunda-feira (entre parênteses, avaliação sobre os números anteriores):

PIB – 3,27% (diminuição)
Inflação – 5,31% (queda)
Taxa básica de juros (Selic) – 9,50% (igual)

Bolzan e Alceu vão se bater em Osório com as candidaturas de Abrahão e Júlio Ramos

Sem condições de disputar nova eleição, o Presidente do PDT no RS, Romildo Bolzan Júnior,  Prefeito de Osório, principal município do Litoral Norte do RS, já encontrou o candidato dos sonhos. Trata-se do seu Secretário da Saúde, Eduardo Abrahão.

. O ex-Prefeito, atual Deputado Federal, Alceu Moreira, também já está com nome próprio na praça. Pelo PMDB, concorrerá Júlio Ramos, o vereador mais votado de Osório.

Rapacki, PMDB, disputará Tramandaí pela quarta vez

Em Tramandaí, também Litoral Norte do RS, onde o Deputado Eliseu Padilha começou sua carreira política, o ex-Prefeito Edgar Rapacki disputará a Prefeitura pela quarta vez.
 
. O candidato mais forte da oposição é Anderson Hofmeister, do PP.

BIER MARKT - A 26ª entre as 114 razões para amar a cidade
Veja informa que  Bier Markt é a melhor carta de cervejas da cidade. São 110 rótulos de nove Países. Em 2010, Bier Markt levou o primeiro prêmio como melhor carta de chopes. Suas doze torneiras não usam serpentinas, mas apenas injeções de oxigênio e nitrogênio reguados.Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Para cada chope ou cerveja, o copo também customizado.
Castro Alves 442, Porto Alegre/RS, 30132300. WWW.biermarkt.com.br  
Em instalação Bier Markt II, na Barão de Santo Ângelo.

Luciana volta de Havana e reconhece degeneração do comunismo sob os irmãos Castro

A ex-Deputada Luciana Genro voltou visivelmente depcionada da sua primeira viagem a Cuba. Da mesma forma que o pai, o Governador Tarso Genro, com quem viajou a Havana para descansar durante duas semanas no Mar do Caribe, a líder do PSOL continua apostando no comunismo.

. No seu Twitter, ao voltar da ilha dominada pela dinastia familiar comunista dos Castro, ela avisou:
- Os burocratas ditos comunistas desfiguraram o projeto comunista.

. Aliás, denúncia parecida levou Luciana Genro para fora do PT, ao ajudar a criar o PSOL.

. A ex-Deputada do RS e o pai, jamais admitiram fazer autocrítica, reconhecendo que o comunismo foi uma degeneração política, social e econômica que se degradou pela própria podre natureza.

Edgar Serrano DBC, é o novo presidente do Conselho das Entidades de TI do RS, o Ceti

Edgar Serrano, um dos donos da DBC Company e Presidente do Seprorgs, será o novo Presidente do Conselho das Entidades de Tecnologia e Informação do RS, o Ceti.

Cesar Paz e Alexandre Gehlen entre os novos ricos apresentados esta semana por Veja

Cesar Paz, gaúcho de Porto Alegre e criador da AG2, agência de publicidade digital do RS, ficou milionário depois que vendeu seu negócio para a Publicis. Ele foi apresentado pela revista Veja desta semana como um dos novos ricaços do Brasil – com direito a foto de três colunas. Outro milionário gaúcho apresentado é Alexandre Gehlen, um dos donos do Intercity Hotéis.

-  A reportagem de capa de Veja é sobre os novos milionários brasileiros, com fotão de Eike Batista, que é o bilionário do grupo. A revista informou que existem 145 mil milionários no País. O Estado no qual mais cresceu o número de ricaços nos últimos dois anos foi Santa Catarina. 

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa e examinar as fotos, que são ótimas.


CLIQUE na foto acima que é do fotógrafo Lailson Santos. Ela foi publicada na Veja desta semana e ilustra a reportagem. O personagem da cena é o publicitário gaúcho Cesar Paz.

Bovespa abre a semana em leve alta de 0,21%; dólar é vendido a R$ 1,786

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) subia nesta segunda-feira. Por volta de 11h05, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) tinha alta de 0,21%, aos 59.267,42 pontos.

. Já a cotação do dólar comercial tinha baixa de 0,24% na venda, a R$ 1,786. O euro tinha ligeira queda de 0,08%, a R$ 2,264.

Vendas on-line crescem 21% no Brasil em 2011

O comércio eletrônico brasileiro cresceu 21% em 2011 e chegou a R$ 21,5 bilhões. O volume representou 2,2% das vendas on-line mundiais, de acordo com dados da consultoria Forrester Research apresentados ontem no evento evento anual da Federação Nacional do Varejo, em Nova York.

. No ano passado, o comércio eletrônico global totalizou R$ 805,5 bilhões (US$ 450 bilhões), impulsionado principalmente pelos Estados Unidos e por países da Europa Ocidental.

. A expectativa é que a participação brasileira passe para cerca de 3% do comércio eletrônico mundial - ou R$ 39,3 bilhões de R$ 1,25 trilhão - nos próximos três anos, segundo a consultoria.

Dilma corta pela metade verbas da Segurança

Em seu primeiro ano de governo, a Presidente Dilma Rousseff cortou R$ 1,03 bilhão da verba prevista para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), metade dos R$ 2,09 bilhões previstos no orçamento de 2011.

. A medida contraria a promessa de ampliar a colaboração com estados e municípios nessa área, feita por Dilma durante a campanha eleitoral de 2010. Com o corte, alguns programas nem começaram – como a construção de postos de polícia comunitária, que deveria ter recebido R$ 350 milhões mas ficou sem um centavo.

. A modernização de prisões, que deveria ter recebido R$ 20 milhões, também ficou no papel. E o Bolsa Formação, destinado a qualificar policiais, recebeu metade do prometido.

IBGE: brasileiro trabalha menos horas

Dados do Censo 2010 mostram que o porcentual das pessoas que trabalham mais de 45 horas por semana no País caiu 44% para 28% em uma década. Em números absolutos, 5 milhões de brasileiros deixaram de trabalhar mais de 9 horas por dia. Ao mesmo tempo, cresceu de 3% para 8,3% a proporção de pessoas que trabalham menos de 14 horas por semana.

. A maior parcela da população tem jornada semanal que varia de 40 horas a 44 horas. A redução do tempo dedicado ao trabalho está ligada ao aumento real do salário do brasileiro e à formalização do mercado, o que ajuda a regular as horas extras. O Censo 2010 também mostra que o número de trabalhadores com mais de 60 anos subiu 65% desde 2000.


BIER MARKT - A 26ª entre as 114 razões para amar a cidade
Veja informa que  Bier Markt é a melhor carta de cervejas da cidade. São 110 rótulos de nove Países. Em 2010, Bier Markt levou o primeiro prêmio como melhor carta de chopes. Suas doze torneiras não usam serpentinas, mas apenas injeções de oxigênio e nitrogênio reguados.Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Para cada chope ou cerveja, o copo também customizado.
Castro Alves 442, Porto Alegre/RS, 30132300. WWW.biermarkt.com.br
Em instalação Bier Markt II, na Barão de Santo Ângelo.