Fiesp reúne-se para exigir mais medidas anti-crise no Brasil

Foi das 9h30m as 12h30m a reunião desta quarta-feira do Conselho Estratégico da Fiesp, que reúne representantes de empresas que respondem por 48% do PIB do Brasil. O editor desta página foi atrás do diretor da Marcopolo e presidente da Associação do Aço do RS, José Antonio Fernando Martins, que participou da reunião, porque a pauta das discussões esteve toda centrada na crise econômica global.

. A Fiesp foi acionada pelo Conselho para tomar com vigor as seguintes posições básicas sobre o melhor gerenciamento da economia por parte das autoridades brasileiras (Martins acha que o governo federal tem adotado medidas eficazes, mas quer mais):

1) Reforma Tributária – Se sair, batalha generalizada para impedir o aumento da carga tributária, porque diante da queda da atividade econômica a arrecadação cairá e a tentação de aumentar os impostos será enorme.

2) Juros básicos – Já na próxima reunião do Copom, derrubar os juros básicos, atualmente em 13,75%.

3) Juros bancários – Redução imediata dos spreads dos bancos.

4) Mais crédito – Ampliação das linhas de crédito, mediante liberação dos depósitos compulsórios.

5) Insumos básicos mais baratos – Sobretudo os que estão relacionados com a energia (energia elétrica e petróleo, para começar).

. Na conversa pelo telefone, o empresário José Antonio Fernando Martins disse ao editor que o Conselho Estratégico da Fiesp espera um primeiro trimestre muito dolorido. Na sua opinião, somente depois da posse de Barack Obama, dia 20, será possível ao restante do mundo desenhar estratégicas consistentes de combate à crise.

Comercial Zaffari avisa que não teme ninguém e esbanja saúde

Depois que recebeu dezenas de telefonemas e e-mails de clientes e fornecedores, a Comercial Zaffari, de Passo Fundo, resolveu reagir de forma indignada à nota postada neste espaço sobre sua posição em relação à concorrência do grupo Wal Mart.

. Eis o que disse o diretor Sérgio Zaffari: “Wal Mart não nos sondou, não estamos paranóicos, achando que o desembarque dele possa nos atingir; não estamos descapitalizados”.

. A Comercial Zaffari foi fundada em 1947, fez 51 anos, tem 1.300 empregados, opera 16 lojas e faturou R$ 158 milhões no ano passado. Sérgio Zaffari disse ao editor que seu grupo não está assustado com ninguém, nem mesmo com Wal Mart: “Nós disputamos mercado com eles em Ijuí, Cruz Alta, Santa Cruz e Porto Alegre. Nossa saúde nunca teve problemas por causa disto”.

Gás Energy começa a montar diretoria no RS

Até o final desta semana, serão anunciados os nomes dos quatro diretores da empresa que implantará e gerenciará o terminal e a usina de US$ 1,2 bilhão que a Gás Energy New Ventures colocará em operação até 2013 na área do superporto de Rio Grande (setor 4 do Distrito Industrial). Um dos nomes já confirmados é do advogado Fabrício Scalzilli.

. Santander e Avis são investidores conhecidos do terminal, o Tergras, enquanto que GE e Ômega Construções contemplam o caso da usina. Não são os investidores de mais peso.

. O Tergras será o primeiro terminal de regaseificação de GNL on shore do Brasil, devendo receber gás através de dois navios por mês. O GNL será regaseificado no superporto de Rio Grande. A produção diária será de 6 milhões de toneladas. 75% dela irá para uma usina a gás, cuja geração final de energia será de um milhão de MW, o equivalente a 40% da atual produção do RS. - Boa parte do gás liberado pelo Tergras irá para indústrias da região. Caberá à Sulgás a construção e operação do novo gasoduto.

Gerdau começa demissões na usina de Sapucaia

Desde que começou a demitir nas suas usinas americanas, o mercado temia que nas usinas brasileiras o grupo gaúcho Gerdau fizesse o mesmo.. Foi o que ocorreu nesta quarta-feira.

. Em Sapucaia, a usina da Siderúrgica Riograndense amanheceu com 40 trabalhadores a menos. Outros 160 irão em seguida. A usina tem 1.500 trabalhadores.

- Como avisou ontem esta página, o desemprego na indústria brasileira caiu 0,6% em novembro sobre o mês anterior, maior recuo em cinco anos. O governo federal quer conter o fechamento de vagas. Uma das idéias é exigir que as empresas ajudadas pelo governo assumam o compromisso de não demitir. Não se sabe o que impediu este tipo de exigência nas recentes operações de ajuda aos ramos de bancos, metal-mecânico (montadoras) e construção civil. Aliás, compromisso idêntico deve ser exigido quando a ajuda partir de governos estaduais e prefeituras. Lula quer reunir governadores (o governo do RS já foi sondado) e prefeitos, o que já devia ter feito, para articular a reação do setor público ao agravamento da crise.

GM diz que não demitirá ninguém em Gravataí

A GM anunciou em Porto Alegre que não demitirá ninguém no seu site de Gravataí, RS.

. A parada do dia 28 (irá até o dia 8) foi reduzida em uma semana.

Tribunal de Contas condena caluniadores de Yeda Crusius

O Tribunal de Contas do Estado determinou por unanimidade o arquivamento das representações feitas ao Ministério Público em relação à compra da nova casa da governadora Yeda Crusius no bairro Três Figueiras.. Os conselheiros resolveram acompanhar a decisão que antes tinha sido tomada pelo chefe do Ministério Público Estadual, Mauro Renner, que inocentou todas as partes que de alguma forma participaram da operação de venda e compra da casa.

. A chamada "Crise da Mansão", permeou boa parte dos debates políticos do ano passado e por pouco não resultou em CPI. As denúncias partiram das bancadas do PT e do PDT, infladas por um noticiário corrosivo do jornal Zero Hora. Até o momento, as bancadas da oposição e o jornal não se desculparam com Yeda, muito embora o procurador Mauro Renner tenha recomendado em sua decisão final que "fosse restabelecida a respeitabilidade moral" dos envolvidos.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do pronunciamento de Mauro Renner quando da proclamação da inocência da governadora e dos operadores do negócio.

Rodovia de Papai Noel

Quem acredita em Papai Noel não terá a menor dificuldade para acreditar que a mirífica Rodovia do Parque ligará Porto Alegre a NovoHamburgo até a Copa de 2014.

. A Rodovia do Parque é uma estrada de papel.

Itália apela a Lula contra abrigo dado por Tarso ao terrorista Battisti

É inaceitável a decisão do ministro Tarso Genro sobre o bandoleiro político esquerdista italiano Cesare Battisti, que na terça-feira recebeu as garantias do estatuto de refugiado.

. Ontem mesmo, o governo italiano apelou a Lula para que desautorize Tarso Genro. Battisti, 52 anos, um bandoleiro político esquerdista sanguinário, terrorista, matou quadro pessoas entre 1977 e 1979 e foi condenado à prisão perpétua.

- A Itália é um País democrático. Suas leis e instituições funcionam bem e são respeitadas em todo o mundo. A decisão de Tarso tem claro componente ideológico. O ministro gaúcho não teve o mesmo tipo de comportamento no ano passado, quando mandou prender e deportar, em poucas horas, dois pugilistas cubanos que pediram refúgio no Brasil, usando para isto um jatinho que pediu ao ditador Hugo Chavez. Cuba é uma ditadura cruel e sanguinária.

Porto Alegre reduz ITBI de 3% para 0,5%

Caiu de 3% para apenas 0,5% a alíquota do ITBI para quem compra imóvel com financiamento do Sistema Hipotecário ou através de consórcios imobiliários em Porto Alegre.

. O benefício já existia desde o ano passado para os demais contribuintes.

- O ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Ele precisa ser recolhido sempre que o comprador registra o imóvel que comprou.

Livro sobre globalizaçãoespinafra o Fórum Social Mundial

O livro a seguir é de Paulo Roberto de Almeida. Ele trata da globalização e aproveita para "espinafrar" de cima a baixo o Forum Social Mundial, que abrirá a qualquer momento em Belém, Pará. O arquivo é completamente à prova de virus. O livro ainda é inédito.

. Paulo Roberto de Almeida é professor em Ciências Sociais, diplomata de carreira, com várias obras, vários titulos profissionais e cargos ocupados. O site do Paulo Roberto de Almeida é p http://www.pralmeida.org/. Você pode obter informações sobre as aquisição da obra impressa com o próprio autor, pelo e-mail pralmeida@mac.com

CLIQUE AQUI para ler o livro na íntegra.

Bombachudos do PMDB criam Núcleo

O Núcleo de Tradição Gaúcha do PMDB/RS – órgão inédito entre os partidos políticos – realiza neste sábado, 17, às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a sua 1º Convenção Estadual.

. O Núcleo de Tradição Gaúcha do PMDB quer espraiar as atividades, seguindo o rumo dos CTGs.

O Cpergs está contra o RS

A defesa do corporativismo, do patrimonialismo, do populismo e do burocratismo, salta aos olhos a cada linha do que disse nesta quarta-feira ao jornal Zero Hora a presidente do Cpergs, Rejane de Oliveira. Ela ganhou uma página, mas dedicou menos de 10 linhas para se referir aos alunos e suas famílias. O Cpergs está contra o RS.

. Os pelegos do Cpergs, aparelho do PT, por seu atrelamento à CUT, preferem dedicar todo o seu tempo a defender ganhos melhores e menos trabalho, além de manter o embate ideológico com o governo, desde que ele não seja do PT. É o que explica porque são docemente submissos ao governo Lula, replicando o comportamento de gatinhos amestrados que revelaram no governo Olívio e repetem nas prefeituras do PT. . A entrevista da presidente do Cpergs é a manifestação mais reacionária do ano no RS, porque revela selvagem oposição a qualquer tipo de reforma. É a ode ao status quo – desde que bem pago.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista completa.
CLIQUE AQUI para examinar as propostas de mudanças feitas pela Agenda 2020 e encampadas pelo atual governo do RS.

Agenda do projeto Educação Básica de Qualidade no RS

O RS precisa melhorar seus índices de desempenho escolar no cenário nacional conforme revelam os indicadores nacionais de educação do ensino fundamental e médio. A Agenda 2020 propõe que o RS garanta uma educação básica de qualidade para todas as crianças e jovens gaúchos.

CLIQUE na imagem ao lado para ver a agenda 2020 do Projeto Educação Básica de Qualidade.

Tribunal de Contas inocenta Yeda e arquiva denúncias do Caso da Mansão

O Tribunal de Contas do Estado acaba de determinar por unanimidade o arquivamento das representações feitas ao Ministério Público em relação à compra da nova casa da governadora Yeda Crusius no bairro Três Figueiras.

. Os conselheiros resolveram acompanhar a decisão que antes tinha sido tomada pelo chefe do Ministério Público Estadual, Mauro Renner, que inocentou todas as partes que de alguma forma participaram da operação de venda e compra da casa.

. A chamada "Crise da Mansão" permeou boa parte dos debates políticos do ano passado e por pouco não resultaram em CPI. As denúncias partiram das bancadas do PT e do PDT, infladas por um noticiário corrosivo do jornal Zero Hora. Até o momento as bancadas e o jornal não se desculparam com Yeda, muito embora o procurador Mauro Renner tenha recomendado em sua decisão final que "fosse restabelecida a respeitabilidade moral" dos envolvidos.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do pronunciamento de Mauro Renner quando da proclamação da inocência da governadora e dos operadores do negócio.

Gaza: a hora de golpear o terrorismo.

OPINIÃO DO LEITOR
Te mando um video que comprova as palavras de GUSTAVO IOSCHPE que vem hoje na nossa pagina:
http://www.youtube.com/watch?v=70Oqo_wmuGo&eurl=http://noti.hebreos.net/enlinea/2009/01/12/3359/

Carlos Rodriguez, Bogotá, Colômbia.

No artigo a seguir, Gustavo Ioschpe demonstra com clareza que não existe alternativa fora do combate sem tréguas ao terrorismo, assuma ele a forma que quiser assumir, mesmo que tenha o apoio explícito ou oblíquo dos inocentes úteis de sempre, muitos deles movidos pelas melhores intenções ou pela mais absoluta ignorância e desconhecimento.

. Na manhã desta quarta-feira, Israel foi atacado novamente por foguetes disparados a partir do Líbano. O Líbano não está em guerra. Alguém protestará contra o ataque desproporcional e imotivado ?

. "Gaza: hora de golpear o terrorismo", publicado na Folha de São Paulo, é um manifesto claríssimo sobre a necessidade ocidental de colocar um fim ao banditismo político armado, cujo objetivo manifesto é exterminar o modo de vida civilizado que existe entre nós, pelo menos muito mais civilizado do que os regimes autoritários, autocráticos, teocráticos, ditatoriais, repressivo, discriminatório (sobre as mulheres e crianças) e atrasado do Oriente Médio, até porque permite a correção das suas distorções pela via da discussão democrática e das mudanças pelo voto das maiorrias.


CLIQUE AQUI para ler.

Este livro desmonta o Fórum Social Mundial

O livro a seguir é de Paulo Roberto de Almeida. Ele trata da globalização e aproveita para "espinafrar" de cima a baixo o Forum Social Mundial, que abrirá a qualquer momento em Belém, Pará. O arquivo é completamente à prova de virus. O livro ainda é inédito.

. Paulo Roberto de Almeida é professor em Ciências Sociais, diplomata de carreira, com várias obras, vários titulos profissionais e cargos ocupados. O site do Paulo Roberto de Almeida é p http://www.pralmeida.org/

. Você pode obter informaçções sobre as aquisição da obra impressa com o próprio autor, pelo e-mail pralmeida@mac.com

CLIQUE AQUI para ler o livro.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/