Artigo, Telma Renner - Sem alimentar falsas expetativas, nem vãs esperanças

A autora, Telma Renner, é empresária em Gramado, RS.

Repetindo o que disse acima, sem falsas expectativas ou vãs esperanças, mas apenas tentando utilizar todos os meios que temos para tentar salvar alguma coisa deste  Brasil, quero aqui retomar mais uma vez a CARTA DOS OFICIAIS SUPERIORES  DA ATIVA AO COMANDANTE DO EXERCITO BRASILEIRO. 

Tendo em vista todo o ritual que sabemos que existe no Exército, quanto a hierarquias e manifestações públicas de seus integrantes, esta iniciativa, foi sim, MUITO CORAJOSA e não merece ser esquecida ou SUFOCADA.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Agora, ao vivo, análise do início do governo de Lula. No ar, "Oeste sem Filtro", com Augusto Nunes, Henkel e Fiuza.

 

Bolsa derrete como reação ao revanchismo inicial do governo Lula

 O mercado financeiro, que se opôs a Bolsonaro e apoiou Lula, reage com mau humor neste primeiro dia do governo lulopetista., que já começa metendo os pés pelas mãos e fazendo revanchismo.

Fechamento:

Bolsa, -3,11%, 103.317 pontos
Dólar comercial, +1,52%, R$ 5,3581 para a venda

Saiba quais governadores apoiam o governo lulopetista e quais estão na oposição


Lula da Silva (PT) começa o primeiro ano de seu novo mandato no Planalto com o apoio de 11 governadores.

Em contrapartida, tem a oposição de 14 líderes estaduais.

O maior apoio vem dos Estados do Nordestes e do Norte, a zona da mata do atraso e do lulopetismo.

RS e Pernambuco são independentes. No caso do RS, o governo é tucano e é de centro-esquerda.

Raquel Lyra, Pernambuco, também é tucana, mas é claramente de esquerda.

São Paulo, que concentra 20% da população do Brasil, com seus 44 milhões de habitantes, além de responder por quase 1/5 do PIB (16,7%) está nas mãos do bolsonarista Tarcísio Gomes Freitas.

Do ponto de vista político ou sob qualquer outro ponto de vista, Lula da Silva não estará com as mãos livres para agir como bem entender. 

É o que mostram os números alinhados acima, mas também é o que fica claro em relação à nova composição do Congresso Nacional, onde nem mesmo seu governo de coalizão garante maioria.


Marcel Van Hattem reage mal ao início do governo Lula: "O ex-presidiário é inimigo da Nação !"

 - Este material é da Folha Política.

Governo Lula começa por atacar o agro. Veja a nota da Frente Parlamentar da Agropecuária.

A Frente Parlamentar do Agro acaba de tirar a nota a seguir, confrontando o início do revanchismo lulopetista:

A Frente Parlamentar da Agropecuária manifesta preocupação com a decisão emitida pelo Decreto Presidencial 11.357/23, que extingue a Diretoria Agrícola do Ministério de Relações Exteriores. 

Importante ressaltar que a pasta é de extrema importância para o desenvolvimento do setor agropecuário nacional, para as articulações internacionais e abertura de novos mercados e, por último, para a conscientização do mercado externo sobre a qualidade e origem dos produtos brasileiros.

Desta forma, a FPA pede que a medida seja reconsiderada...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Recomendado - Aproveite este início de janeiro para alugar seu apartamento de temporada em Gramado

Ao lado, o Vita Boulevard.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos e as informações sobre o apartamento.

Artigo, João Navarro - Mourão - o desmanche de um farsante!

- João Navarro é escritor. Este artigo foi publicado no Jornal da Cidade on Line.

Se tem um comportamento que o eleitor jamais perdoa num político é a traição.

O mesmo sentimento, aliás, é repugnado na carreira militar.

E no último dia do seu mandato, eis que o Brasil se vê diante de um general traidor.

Exatamente o vice-presidente da República ocupou ontem uma rede nacional de rádio e televisão para, de forma absolutamente imprópria e sorrateira, atacar aquele que ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Saiba qual é a população do seu Estado

 Na última quarta-feira, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou uma prévia do próximo censo, que será finalizado no início de 2023. 

O Brasil tem 207.750.291 habitantes. 

No RS, são 11 milhões.

CLIQUE AQUI para verificar a população de cada Estado.

Boletim Focus acha que PIB de 2022 cresceu 3,04%

 O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, mostrou relativa estabilidade no cenário de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2022. 

A mediana para a alta do PIB em 2022 continuou em 3,04%, contra 3,05%.







.


    

Petrobrás reduz em 11,6% o preço da querosene de aviação

 A Petrobras anunciou hoje uma redução média de 11,6% nos preços do querosene de aviação (QAV) para as distribuidoras. 

Trata-se da segunda queda seguida. 

Desde julho, o valor cobrado pela estatal no QAV já caiu 22,5%.

Análise, Eduardo Cunha, Poder360 - Conheça a frágil maioria de Lula na Câmara dos Deputados

Lula 3, um pouco semelhante a Lula 1, começa inchando a máquina pública e aumentando o número de ministérios de 23 para 37 única e exclusivamente para ter cargos que possam ser distribuídos aos seus companheiros e formar uma frágil composição política, incapaz de dar uma maioria sustentável no Congresso, além de trazer raros nomes com luz própria que passem a ideia de eficiência no seu governo....

(,,,,)

Considerando-se a distribuição de ministérios a partido, Lula carrega para a sua base o PT, com 68 deputados eleitos; o PSB, com 14; o Psol, com 12; o PC do B, com 6; a Rede, com 3; o PDT, que apoiou Lula no 2º turno, com 17; e mais os aliados que não foram contemplados com nenhum ministério, prováveis insatisfeitos: Avante, com 7; Solidariedade, com 4; e Pros, com 3. No total, são menos de 140 deputados eleitos. Em tese, Lula teria atraído mais 3 siglas com a distribuição de 3 ministérios para cada 1: o MDB, com 42 deputados eleitos; o PSD, com 42; e o União Brasil com 59. Totalizariam mais 143 deputados eleitos. O resultado, a princípio, seria uma maioria não tão folgada, com pouco mais de 280 deputados.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Gustavo Vitorino e Júlio Ribeiro analisam primeiros dias do governo Lula. Agora, ao vivo, no "Boa tarde, Brasil".

 

PSOL pede que o STF mande prender Bolsonaro

A bancada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na Câmara dos Deputados vai protocolar, nesta segunda-feira, um pedido de prisão preventiva no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi publicada neste domingo (1°) pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

Na ação, os integrantes do partido pedirão a quebra de sigilo telefônico e telemático, busca e apreensão de documentos, e também a apreensão do passaporte do ex-presidente. Bolsonaro deixou o Brasil na última sexta-feira (30) e está no estado norte-americano da Flórida com a família.

Violência e vandalismo marcaram o fim da festa pública de reveillon em Gramado, RS

Os atos criminosos intensificaram-se ao final da festa na zona central da cidade, de madrugada. Isto nunca aconteceu antes e nem de longe é a marca de Gramdo.

A prefeitura de Gramado, RS, vai reavaliar a programação de atos públicos de comemoração de Ano Novo, tudo porque nesta virada para 2023, cenas inéditas de desrespeito aos turistas, violência e  vandalismo marcaram o final da festa realizada diante da Praça Major Nicolleti. 20 mil pessoas concentraram-se num espaço de poucas quadras. 

A Brigada Militar interveio fortemente e conseguiu/ conter brigas generalizadas, quebra-quebras, roubos e vandalismo, que só aconteceram de madrugada, quando a maioria imensa dos frequentadores já tinham ido embora.

Muitas prisões foram efetuadas.

Índice de Confiança Empresarial caiu 0,8 pontos em dezembro, diz FGV

 O Índice de Confiança Empresarial (ICE) caiu 0,8 ponto em dezembro, ficando em 90,7 pontos. É o menor nível desde abril de 2021, quando o indicador ficou em 89,6 pontos. Em médias móveis trimestrais, o ICE registrou queda de 3,6 pontos.

Com isso, o indicador acumula retração de 10,8 pontos no quarto trimestre de 2022, depois de 7,4 pontos nos três trimestres anteriores. Os dados foram divulgados hoje (2), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

Fernando Conrado usa o Instagram para detonar Mourão

Num contundente comentário sobre o discurso que fez o ex-presidente em exercício Hamilton Mourão, o youtuber gaúcho Fernando Conrado não poupou adjetivos malignos contra o general.

Num determinado momento, referindo-se a Mourão e aos chefes militares que não acompanharam Bolsonaro, disse Conrado:

- Quem são os traidores da pátria nós já sabemos. O que queremos saber é quantas moedas de prata eles receberam.

 CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Militar que serviu com Mourão diz que está envergonhado

 

Viralizam memes ridicularizando Mourão e as Forças Armadas

No discurso de final de ano, o general Mourão reforçou a falta de apoio militar, reconheceu a lisura da eleição de Lula e chamou a tentativa de Bolsonaro de algo parecido com golpismo. É por isto que ele é objeto de memes devastadores.

Memes de todo gênero circulam pelas redes sociais e todos para ridicularizar o papel que acabam de jogar os principais chefes militares, tudo no caso da aplicação do 142.

O povo que se manifestou nas ruas diante dos quartéis e nas ruas durante 60 dias, sentiu-se traído com os sinais que recebeu, o principal dos quais foi a tolerância dos comandantes no caso dos acampamentos.

Mas não só.

Imaginava-se pela sinalização e pelos discursos de Bolsonaro e de alguns dos seus auxiliares, como o general Augusto Heleno, que já havia aval para agir dentro das chamadas quatro linhas.

Não havia.

Na live de despedida, Bolsonaro reconheceu que tentou costurar o apoio militar, mas não conseguiu êxito.

Veja como é a reação às medidas de restrições contra a posse e o porte de armas no Brasil

 - Este material é da Folha Política.

Mercado financeiro não gostou do primeiro dia de Lula e derruba a Bolsa

CLIQUE AQUI para saber quais foram as primeiras decisões de Lula.

O mercado financeiro, que trabalhou contra a reeleição de Bolsonaro, não gostou do primeiro dia de governo de Lula da Silva.

A Bolsa despenca para valer e o dólar sobe.

10h49min

Bolsa, -2,24%, 107.276
Dólar comercial, =1,34%, R$ 5,3468 par a venda.

Conheça o novo CUB do RS

O Sinduscon-RS informou, há pouco, que o CUB/m² – Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção de dezembro de 2022. 

Os materiais de construção que mais subiram em dezembro último foram: Emulsão asfáltica impermeabilizante (3,60%), Disjuntor tripolar 70 A (2,23%), Tijolo 9 cm x 19 cm x 19 cm (2,17 %), Vidro liso transparente 4 mm (2,02%), Registro de pressão cromado Ø 1/2" (1,76%), Tinta látex PVA (1,59%) e Cimento CP-32 II (1,30%).

Entre os materiais que tiveram variação negativa, destacam-se...

CLIQUE AQUI para saber mais.
CLIQUE AQUI para examinar a nota do Sinduscon.

A partir de hoje, FGTS pode ser usado para pagar apenas seis parcelas em atraso no caso da casa própria

A partir de hoje, o mutuário inadimplente com a casa própria poderá usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até seis prestações em atraso, em vez das 12 em vigor até agora. A medida foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS no último dia 13.

Em abril do ano passado, o Conselho Curador aumentou, de três meses para 12 meses, o limite de uso do saldo do fundo para quitar parcelas em atraso. A medida vigorou até o fim do ano passado.

Sine de Porto Alegre abre o ano com a oferta de 1,5 mil vagas de emprego

O ano começou com 1.510 vagas disponíveis no Sine Municipal. O destaque é o setor de construção civil, com 96 oportunidades para pedreiro, 54 para servente de obras e 40 para encanador. Na área de serviços, são 85 vagas para auxiliar de limpeza e 50 para vigilante. Para pessoas com deficiência são 140 vagas para operador de vendas em lojas. Confira aqui a relação completa. 

Interessados em participar do processo seletivo devem retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com avenida Mauá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CLIQUE AQUI para saber quais são as vagas oferecidas.

Lula pasará o dia recebendo representantes estrangeiros que vieram para a sua posse. Consulte, aqui, a agenda completa.

Lula da Silva dedicará o primeiro dia útil do seu governo com uma agenda cheia de reuniões com representantes estrangeiros que vieram para sua posse.

As9h30min, recebeu o decorativo Rei da Espanha.

CLIQUE AQUI para examinar a agenda completa.

Dica do editor - Mudanças no PIX começaram a valer

 O sistema de transferências instantâneas em vigor desde novembro de 2020, o Pix entra em 2023 com novas regras. A partir de hoje (2), o limite individual por transação deixa de existir, o horário noturno passará a ser personalizado e os valores das modalidades Pix Saque e Pix Troco aumentarão.

CLIQUE AQUI para saber o que mudou.

Saiba quem são os 37 ministros do novo governo

 Para restabelecer seu governo de coalizão, o mesmo tipo de mancebia que resultou. no Mensalão e no Petrolão, Lula aumentou para 37 o número de ministérios.

CLIQUE AQUI para saber quem são os novos ministros.

Eduardo Leite abre o governo criando mais cargos e aumentando salários do andar de cima

O governador Eduardo Leite não quis esperar segunda-feira para assinar a lei que aumenta cargos e aumenta salários do andar de cima do serviço público estadual, com ênfase para quem ocupa CCs e FGs.

Leite sancionou a Lei 15.935, que institui o Novo Quadro Geral dos Cargos em Comissão e Funções Gratificadas do Poder Executivo. A lei também regulamenta a gratificação pelo exercício de direção e de vice-direção de Escola da Rede Pública Estadual de Ensino, fixa a remuneração mensal dos dirigentes de autarquias, fundações autárquicas, órgãos e entidades especiais.

O governador também assinou a Lei 15.934, que dispõe sobre a nova estrutura administrativa do Poder Executivo, com as novas secretarias.

CLIQUE AQUI para saber o que muda. CLIQUE AQUI para saber quem são os novos secretários.

Cezar Schirmer volta, hoje, ao secretariado do prefeito Melo

O prefeito fará outras mudanças no secretariado.

O ex-presidente da Assembleia, ex-chefe da Casa Civil, ex-prefeito de Santa Maria e atual vereador de Porto Alegre, Cezar Schirmer, retorna à prefeitura e ao cargo de secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos a partir desta segunda-feira, 2 de janeiro. Schirmer integra o secretariado desde o início do governo e esteve à frente do Centro+, projeto de revitalização do Centro Histórico. 

Ele havia deixado o governo em abril, quando o adjunto Urbano Schmitt assumiu a pasta. 

Agora, Schmitt assumirá a diretoria de Captação.

Dica do editor - Começa, hoje, pagamento do IPTU de Porto Alegre com até 11% de desconto

As guias do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2023 estarão disponíveis no site dsde as 8h30 desta segunda-feira, 2. A prefeitura não enviará guias pelos correios. Outra mudança importante é que a data de pagamento com desconto (até 11%) vai até 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento.

Para os contribuintes que tiverem dificuldade em acessar a internet, a prefeitura capacitou atendentes das suas 17 subprefeituras espalhadas pelas regiões da cidade para darem o suporte necessário na emissão da guia, com atendimento das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. CLIQUE AQUI para ver os endereços.

Número de mortes por vírus chinês despencou para apenas 8 neste domingo

O ministério da Saúde registrou 8 mortes em razão da doença no Brasil nas últimas 24 horas.

A média móvel de mortes (números dos últimos sete dias, divididos por sete) fechou em 144 por dia, 4% maior que o cálculo de duas semanas atrás, situação que é considerada de estabilidade.

Segundo o “pool” da imprensa, o total de mortos por Covid no Brasil desde o início da pandemia chegou a 693.949.

Saiba onde vacinar contra gripe e polio, hoje, Porto Alegre

 A  prefeitura prossegue, hoje, 2, com a vacinação contra a gripe e a poliomielite. Ambas estarão disponíveis para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa.

CLIQUE AQUI para verificar os endereços.

Lula prorroga desoneração de combustíveis decidida por Bolsonaro

 Lula assinou a MP, contrariando o que pediu ao próprio Bolsonaro que não prorrogasse a medida.

Um dos primeiros atos de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República, ainda neste domingo (1), foi a publicação, em edição extra do Diário Oficial da União, de uma medida provisória (MP) com a renovação por 60 dias da desoneração dos combustíveis. A informação foi dada pelo futuro presidente da Petrobras senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Até ontem, em meio à alta de preços dos combustíveis motivada especialmente pela guerra da Ucrânia, os impostos federais estavam zerados por medida do ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo Congresso Nacional.

Governo do PT começa com restrições aos CACs(clubes de tiros)

Como se sabe, a lei que criou o Estatuto do Desarmamento está em vigor.

Primeiro decreto de armas assinado por Lula da Silva suspendeu o registro de arma de fogo de uso restrito para CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) e para particulares. Além disso, limitou a quantidade de armas e munições de uso permitido. O decreto também suspende a concessão de novos registros de clubes de tiro. Entre as restrições estabelecidas pelo decreto assinado pelo presidente Lula está a proibição do porte de trânsito, que autorizava o CAC transportar uma arma municiada do local de guarda até o clube de tiro.

Ficam suspensos registros para aquisições e a transferências de armas de fogo de uso restrito para CACs até a entrada em vigor de nova regulamentação do Estatuto do Desarmamento. O

CLIQUE AQUI para ler mais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/