Artigo, Flávio Dutra, Coletiva.Net - A pauta da Sexta-feira Santa

Depois de dois anos sem ser realizada, devido a  pandemia, na próxima sexta-feira teremos de volta a encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz, a mais tradicional celebração da quaresma em Porto Alegre. Por isso, me senti estimulado e resgatar este texto sobre um episódio marcante, do qual fui testemunha, na única vez em que participei do evento religioso e comunitário.

Repórter de plantão na Sexta-feira Santa enfrenta uma pauta obrigatória  em Porto Alegre: a cobertura da encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz, também conhecida como subida ou procissão do Morro da Cruz. O evento ocorre desde 1960, criado pelo padre Ângelo Costa, já falecido, e cresce a cada ano, reunindo preferencialmente atores da comunidade. Lá no final da década de 80 do século passado este que vos fala era repórter de geral da Zero Hora, estava de plantão na Sexta-feira Santa e, claro, foi escalado para acompanhar a encenação.

CLIQUE AQUI para ler tudo no site Coletiva.Net

O tucano Ramiro ciceroneou Sérgio Moro em Porto Alegre e Caxias, mas seu candidato continua sendo Eduardo Leite.

Ao chegar no Fórum da Liberdade para falar, Moro foi recebido por um grupelho de 20 renegados políticos, mas que foram cercados, vaiados e expulsos pelos 400 participantes do evento.

O vereador de Porto Alegre, Ramiro Rosário (PSDB), foi o único político que acompanhou o ex-ministro Sérgio Moro Moro na agenda que ele cumpriu, hoje, no RS (Caxias e Porto Alegre). Foi a convite do próprio Moro. Ramiro construiu uma relação de amizade com o ex-juiz símbolo da Operação Lava Jato quando criou o Pacote Contra Corrupção na Capital. A legislação inédita nos municípios brasileiros ganhou elogio público do ex-juiz e ex-ministro da Justiça. Pelo Twitter, Moro saudou Ramiro pela apresentação de um projeto anticorrupção. “Muito bem, vereador. A causa anticorrupção é internacional, mas as ações relevantes começam nas cidades”, postou Moro em 2020, iniciando as conversas entre ambos. CLIQUE AQUI para ver e ouvir vídeo de Moro.

A agenda nas entidades empresariais de Caxias foi toda feita pelo Ramiro para o ex-ministro, filiado ao União Brasil.

Para quem pergunta se Ramiro trocou ou vai trocar de partido, ele tem dito: “Sou do partido anticorrupção, como o Moro”. Seu candidato preferencial a presidente continua sendo Eduardo Leite.

Recomendado - Bier Markt já está recebendo seus clientes. Venha fazer sua noitada. Porto Alegre.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.
Abre as 17h.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Estamos abertos desde as 17h.Venha até aqui fazer o happy hour com seus amigos.

Senador Lasier Martins critica ministros do STF por continuadas falas contra o presidente Bolsonaro

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) protestou durante sessão plenária do Senado esta tarde contra novas manifestações de teor político feitas no exterior por juízes do Supremo Tribunal Federal (STF).

O que disse o senador gaúcho:

- Não há isenção e independência. Não podemos nos calar diante dessas atitudes. São inaceitáveis as críticas contra o governo feitas em público pelos ministros Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski no sábado (10) no evento Brazil Conference, realizado em Boston (EUA) por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT.  

CLIQUE AQUI para ler mais.

Claudio Goldsztein poderá ser suplente de Mourão

 O general Hamilton Mourão já está formando sua própria chapa para a disputa pelo Senado.

O que equivale dizer que já escolhe seus dois suplentes.

Um deles poderá ser o empresário Claudio Goldsztein, que se notabilizou nas ações sociais pelo Instituto Floresta. Ele acaba de se filiar ao PL, Partido de Bolsonaro. No RS, PL e Republicanos estarão coligados.

Zeca Honorato troca Heinze por Roberto Argenta

 O senador Luiz Carlos Heinze teve uma baixa no núcleo de propaganda da sua campanha eleitoral.

Saiu Zeca Honorato, o chefe do marketing eleitoral.

Zeca decidiu ir para a campanha de Argenta, o dono da Beira Rio.

A informação é da jornalista Rosane Oliveira, RBS. Zeca disse para Rosane que queria tocar uma campanha agressiva pela direita, o que não conseguiria fazer com Heinze.

Pontão, RS, a terra onde nasceu o MST, virou Bolsonaro

A sequência de fotos ao lado integra a reportagem. O outdoor é pró-Bolsonaro e se encontra na entrada da cidade. Mais abaixo, pichação anônima contra o presidente.

O editor resolveu disponibilizar o link abaixo, porque ele apresenta uma instigante e exemplar reportagem feita pelos repórteres da Folha de S. Paulo e do UOL.

Eles foram até Pontão, RS, cidade considerada berço do MST e reduto histórico do PT.

Nas últimas eleições, Bolsonaro venceu ali por um voto.

Em outubro, a reportagem da Folha e do UOL mostram que Bolsonaro vencerá de capote o ex-presidiário Lula.

A cidade de 3,8 mil habitantes virou Bpolsonaro.

O agro chegou a Pontão e não sai mais dali.

Vale a pena ler.

CLIQUE AQUI para ler.

"Bolsonaro está muito no páreo", diz cientista política para a Deutshe Welle

A recuperação da popularidade do presidente Jair Bolsonaro, registrada em pesquisas de opinião recentes, trouxe novos ingredientes para os prognósticos da eleição presidencial de outubro. Após atingir seu patamar mais baixo em novembro de 2021, quando chegou a 19%, a taxa de aprovação do seu governo subiu para 22% em fevereiro e, em março, atingiu o patamar de 24%.

A tendência revelada inicialmente pela pesquisa Genial/Quaest foi observada também no levantamento mais recente do Datafolha, que confirmou também um aumento na intenção de voto em Bolsonaro. Os dados mostram uma sobrevida do candidato do PL na disputa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que continua líder das pesquisas com ampla vantagem.

Para a cientista política Carolina Botelho, os dados mostram que Bolsonaro é um candidato forte. Em entrevista à DW Brasil, ela, porém, ressalta que o presidente não deverá ser capaz de superar a barreira da alta rejeição indicada nas pesquisas.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Arquivo para ver de novo - Reveja a histórica vaia levada pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas

 A prefeita é do PSDB. Foi há quatro dias, diante do governador Randolfo Vieira, que também foi vaiado, e de Bolsonaro, ovacionado pelo público. Veja:

Bolsonaro mostra, de novo, alegria do povo com a chegada da água ao Nordeste

O presidente replicou esta imagem da chegada da água ao Rio Grande do Norte. Saiu no seu Facebook. O vídeo foi postado no You Tube pelo Jornal da Cidade on Line de hoje.

Opinião do editor - Mamãe Falei já vai tarde. Filhos de Caim perdem seu mais proeminente membro.

Arthur do Val, o agente provocador mais conhecido da direita arrivista gestada no útero seminal do MBL, foi objeto de aprovação unânime do pedido de cassação do seu mandato, tudo no âmbito da CCJ da Assembleia de SP.

Já vai muito tarde.

Este tipo de indivíduo escrachado fez, faz e continuará fazendo muito mal para quem acredita que a política é o único meio civilizado e construtivo de mediar as relações entre as pessoas e destas com a a família, a sociedade e o Estado.

O Brasil dispõe de filhos de Caim em abundância.

A partir de hoje, Mamãe Falei será um a menos.

Este personagem acanalhado chegou a abastardar a campanha eleitoral de Marchezan Júnior (primeira disputa pela prefeitura), prestando-lhe vassalagem e serviços mórbidos e degradantes.

Usaflex decide investir R$ 36 milhões em Igrejinha, RS

 A gaúcha Usaflex confirmou que investirá R$ 36 milhões para ampliar seu complexo de Igrejinha, RS.

O objetivo principal é modernizar o parque fabril e aumentar a produção de 25 mil para 32 mil pares diários de calçados.

Serão abertos 600 novos empregos.

Artigo, Stephen Kanitz - Entenda esta crise política: é o Poder mudando de mãos

Vai ser no tapa. A ilustração é escolha do editor desta página.

* Essa súbita polarização na política, que deve estar assustando muitos dos meus seguidores, na realidade é simplesmente um fim de ciclo. O poder reinante nesse pais nos últimos 25 anos está sucumbindo, lutando com todos os seus meios para impedir o inevitável.

Usam jogo sujo sim, mas é por puro desespero.

Quem está perdendo miseravelmente é a indústria, os sindicatos, os partidos desses trabalhadores chão de fábrica, as grandes cidades, os industriais cada vez mais falidos e subsidiados. Quem está crescendo e ganhando é a agricultura. A agricultura por si já representa 25 % do PIB, contra 10% anos atrás. O agro negócio, que incorpora as indústrias que a fornecem, como mineração de fertilizantes, a indústria de tratores, os bancos, as seguradoras, as transportadoras passa a ser 40% do PIB, tranquilo.

Ter 40% do PIB significa dinheiro, crescimento, poupança, prosperidade.

Significa crescente poder político, que ao contrário que a maioria das pessoas pensam, o setor Agrícola não tinha comensurável a esses 40%.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Opinião do editor - O tempo vai fechar se o TSE não seguir as sugestões das Forças Armadas

Apesar do total silêncio feito pela mídia tradicional ao que disse Bolsonaro no seu discurso de Pelotas, é mais do que relevante destacar esta frase emblemática que ele pronunciou sobre os riscos de fraude nas eleições deste ano:

- As Forças Armadas apresentaram sugestões que praticamente dissipam qualquer ilação de possível fraude (...)  gente espera que sejam acolhidas.

Na semana passada, o presidente do TSE, colocou as sugestões sob sigilo completo, curiosamente no âmbito da chamada Comissão da Transparência, criada pela Corte para dar transparência às eleições. As sugestões foram pedidas pelo TSE, que na época publicizou as perguntas feitas pelas FFAAs e também as respostas dadas na época. 

Em algum momento, Bolsonaro saberá cobrar este silêncio do TSE.

É o que acontecerá.

E neste dia, o tempo vai fechar.

Anti-dica do editor - Nesta quarta tem Michel Temer na Lide, Porto Alegre

O ex-presidente Michel Temer falará ao meio dia no hotel Hilton.

Não vale a pena comparecer.

Temer foi um presidente e um prisioneiro acidental.

Recomendado - Programe-se para esta noite. Vá ao Bier Markt. Ele abre as 17h para seu happy hour.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.
Abre as 17h.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Estamos abertos desde as 17h.Venha até aqui fazer o happy hour com seus amigos.

Cezar Schirmer, Klauber Pires, Rovinski e Ary Alcântara estão, agora, no "Boa Tarde, Brasil !", com Júlio Ribeiro

 Convidados: Cezar Schirmer, Klauber Pires e Marcos Rovinski/ Comentarista: Ary Alcantara

Dica do editor - Ouça "Domingo de Ramos", com Mano Lima

 - É música de gaúcho para o mundo, na semana da Páscoa.

Replicando, João Darzone - As profecias do professor Dallari sobre a degradação do STF

- O publisher do blog Dando nos Dedos, João Darzone, é advogado e escritor.

Segue abaixo o texto publicado em 8 de maio de 2002, na íntegra como publicado.

Nenhum Estado moderno pode ser considerado democrático e civilizado se não tiver um Poder Judiciário independente e imparcial, que tome por parâmetro máximo a Constituição e que tenha condições efetivas para impedir arbitrariedades e corrupção, assegurando, desse modo, os direitos consagrados nos dispositivos constitucionais.

Sem o respeito aos direitos e aos órgãos e instituições encarregados de protegê-los, o que resta é a lei do mais forte, do mais atrevido, do mais astucioso, do mais oportunista, do mais demagogo, do mais distanciado da ética.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

A Bolsa abriu em alta. O dólar cai.

11h14min

Bolsa, +0,89%, 117.993 pontos
Dólar comercial, -0,94%, R$ 4,6460 para a venda

Alunos do IF-Sul, Ufpel, Pelotas, não precisam mais apresentar passaporte vacinal. Decisão é da Justiça Federal.

O ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-RioGrandense (IF-Sul), Universidade Federal de Pelotas, postulando, em liminar, que a parte ré prossiga exigindo passaporte vacinal de alunos, professores e servidores.

O juiz federal Cristiano Diniz não atendeu o pedido, mas ficou no meio do caminho, ordenando que o IF-Sul propicie atividade remota para quem não quiser se submeter à exigência absurda, inútil e negacionista da Ufpel.

A medida vale apenas para o IF-Sul, mas outras áreas da renegada Ufpel poderão pedir o mesmo.

CLIQUE AQUI para examinar a decisão do magistrado, que poderia ter avançado mais.

Setor de serviços recua 0,2% em fevereiro (sobre janeiro)

 O volume de serviços no Brasil caiu 0,2% em fevereiro deste ano na comparação com o mês anterior. O setor já havia tido uma queda de 1,8% em janeiro. Com isso, o segmento acumula perda de 2% nos dois primeiros meses do ano, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor se encontra 5,4% acima do nível de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia de covid-19, mas 7% abaixo de novembro de 2014, o ponto mais alto da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

O volume de serviços cresceu 7,4% na comparação com fevereiro de 2021, 8,4% no primeiro bimestre (em comparação com o mesmo período do ano passado) e 13% no acumulado de 12 meses.

Barroso e Lewandowski atacam duramente o governo Bolsonaro. Foi neste final de semana, em evento de Harvard

 Este vídeo é de ontem a noite. É do Pingos nos Is. Ele começa registrando a patética campanha de João Doria pelo interior da Bahia e depois apresenta uma reportagem extraordinária e mal repercutida pela mídia tradicional, tudo sobre evento protagonizado sob a bandeira da Universidade de Harvard, EUA, neste final de semana. O leitor perceberá claramente o momento em que os ministros do STF promovem discursos asquerosos, ilegais, inconstitucionais, de oposição dura ao governo Bolsonaro, sem o uso de meios termos. É algo jamais visto. O momento mais terrivelmente ilegal e inconstitucional das falas ocorre quando a deputada Tabata Amaral quer saber como "conter" Bolsonaro. Os ministros trataram Bolsonaro como "inimigo" a ser derrotado. Veja:

Balança comercial já apresenta superavit de US$ 15,3 bilhões

A OMC disse, ontem, que o Brasil subiu pontos na lista dos Países que mais vendem no mundo. Agora, ele está em 25o lugar.

Este resultado, divulgado pela Secex, refletiu o bom resultado das exportações, que atingiram US$ 8,9 bilhões no período, o equivalente a uma alta de 14,4% em relação a média diária registrada em abril de 2021, enquanto as importações alcançaram US$ 5,4 bilhões. 

No ano, a balança comercial acumula US$ 15,3 bilhões, um resultado elevado para o período e compatível com a expectativa de balança comercial recorde neste ano.

Dica do editor - Saiba o que muda na prova de vida do INSS

 Uma das obrigações mais recorrentes para aposentados e pensionistas mudou neste mês. Desde a última quarta-feira, a prova de vida para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou de ser presencial e passou a basear-se no cruzamento de outras bases de dados do governo.

As regras foram alteradas por portaria publicada no Diário Oficial da União. 

CLIQUE AQUI para saber tudo. O material é da Agência Brasil.

Leilão da casa de Zé Otávio será hoje em Xangri-lá. É ação da Lava Jato. Comprador corre risco de perder tudo.

A Justiça Federal do Paraná manteve para hoje a realização do leilão virtual de uma casa de praia do ex-deputado federal e atual prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano (PP). Zé Otávio precisa ressarcir danos à Petrobras, decorrentes de uma ação da Lava-Jato. 

A cassa tem 400 metros quadrados e fica na praia de Atlântida, em Xangri-lá, Rs.  A primeira sessão ocorrerá nesta terça-feira, com lance mínimo de R$ 1,1 milhão. Caso o imóvel não seja arrematado, nova sessão será feita na quinta-feira (14), com lance de R$ 940 mil. 

O risco de anulação do leilão é enorme, já que o STF desfaz tudo que é ação da Lava Jato.

Lançamento da chapa Lula-Alckmin foi adiada para 7 de maio

O ato de lançamento da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente da República e Geraldo Alckmin (PSB) de vice foi adiado para 7 de maio. 

A data inicial era 30 de abril.

Ontem, Lula, 76 anos, foi visitar Sarney,91 anos, e depois promoveu jantar com seis senadores e um deputado do MDB, além de gente do seu Partido. Outros políticos e de outros Partidos foram convidados, mas não quiseram comparecer.

Renan Calheiros, MDB, que foi ao jantar, quer que o MDB rife Simone Tebet e apoie Lula.

Aloysio Nunes Ferreira diz que PSDB pode estar vivendo fase terminal. E diz que Doria e Leite não são páreo para nada.

- A entrevista foi concedida para a CNN.

 

7 das 10 profissões que rendem os maiores salários são dos nossos servidores púlicos. Todos ganham mais de R$ 36 mil mensais.

A tabela ao lado foi organizada pelo site Poder360. Ela mostra que o setor privado, que paga os salários dos servidores públicos, só abiscoitam 3 dos 10 maiores salários do Brasil.

Trata-se de uma elite que recebe salários com valores obscenos. São todos do Ministério Público.

As 10 profissões que pagam as maiores remunerações médias do Brasil contam com 13.900 empregados. 

É 0,03% dos mais de 40,8 milhões de empregos formais do país. 

A informação é da repórter Marina Barbosab, do site Poder360. Leia mais:

Das 10 maiores remunerações médias, 7 são do Ministério Público. Considerando benefícios como auxílios moradia, transporte e alimentação, o salário médio chega a R$ 41.359 no caso dos procuradores regionais da República. Ou seja, passa do teto de R$ 39.293 do funcionalismo público.

Morreu vereador Sérgio Hanich, 60 anos, Novo Hamburgo, RS

Morreu ontem o vereador Sergio Hanich (MDB), 60 anos, Novo Hamburgo, RS. O parlamentar sentiu-se mal antes da abertura dos trabalhos, com suspeita de infarto.

Hanich cumpria seu quarto mandato.

Ele era motorista e líder dos seus colegas rodoviários.

Dica do editor - Termina nesta sexta-feira o prazo para isenção de taxa de inscriçao no Enem

Termina às 23h59 da próxima sexta-feira o prazo para que estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) peçam a isenção da taxa de inscrição. O requerimento deve ser feito na Página do Participante.

CLIQUE AQUI para pedir.

Dólar já é cotado a menos de R$ 4,70.

Após momentos de tensão na semana passada, o dólar caiu pela segunda vez consecutiva e voltou a ficar abaixo de R$ 4,70. Influenciada pelo nervosismo no mercado internacional, a bolsa de valores caiu mais de 1% e encerrou no menor nível em três semanas.

Dólar
O dólar comercial encerrou esta segunda-feira vendido a R$ 4,69, com recuo de R$ 0,018 (-0,35%). Em 2022, o recuo chega a 15,89%.

Bolsa
O mercado de ações teve um dia mais tenso. O índice Ibovespa, da B3, fechou a segunda-feira aos 116.953 pontos, com queda de 1,16%. 

Contas da luz ficarão 20% mais baratas até o final do ano, diz ONS

 Cinco dias após o presidente Jair Bolsonaro anunciar o fim de bandeira de escassez hídrica na conta de luz e a entrada em vigor da bandeira verde a partir de 16 de abril, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que ela deve vir pra ficar. Novas mudanças não são esperadas até o fim de ano. Isso significa que provavelmente as tarifas não voltarão a sofrer acréscimos em 2022.

Os reservatórios das hidrelétricas estão com quantidade normal de água e isto permite desativar as térmicas, que produzem energia mais cara.

A redução nas contas será de 20% na média.

Vírus chinês continua matando menos no Brasil. Ontem foram 69 óbitos.

A quantidade de pessoas infectadas pelo coronavírus chegou a 30.161.205. Em 24 horas foram confirmados 8.803 diagnósticos positivos, segundo o painel de dados do Ministério da Saúde.

O total de vidas perdidas para a pandemia alcançou 661.327. Entre ontem e hoje, foram notificadas 69 mortes. 

Ainda há 3.101 óbitos em investigação. 

As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores.

Só 2 crianças infectadas por vírus chinês estão internadas nas UTIs Pediátricas de Porto Alegre

Mesmo com o aumento do número de leitos disponíveis (105 para 110) aumentou a taxa de ocupação de leitos nas 7 UTIs Pediátricas de Porto Alegre, mas o número de crianças infectadas por vírus chinês com casos confirmados caiu para a metade, passando para apenas 2, sequer 2% do total.

93 crianças estavam internadas, ontem.

A taxa passou para 84,55%.

Nas UTIs Adulto, a taxa continua sendo de 85%. São 719 leitos disponíveis e 50 internados com vírus chinês

CLIQUE AQUI para examinar as tabelas de todos os hospitais.

Confira onde se vacinar conra gripe e covid-19 em Porto Alegre

 A vacinação para a população acima de 12 anos irá ocorrer em 32 locais: no Shopping João Pessoa e em 31 unidades de saúde - quatro delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza).

CLIQUE AQUI para verificar endereços.

Polícia gaúcha faz operação para investigar corrupção na Fase durante todo o governo Eduardo Leite

Mandados de busca e  apreensão são cumpridos em Porto Alegre e Novo Hamburgo.

20 homens da Polícia Civil realizam, esta manhã, operação em busca de provas sobre supostos desvios de valores por parte de um instituto contratado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), Porto Alegre. A investigação aponta que o prejuízo aos cofres do Estado foi de R$ 368 mil, entre 2018 e 2020. .Um dos mandados foi cumprido na Assembleia Legislativa, Os funcionários desta entidade (o instituto) se utilizavam de termos de parcerias firmados com o poder público para o desvio de parte dos valores recebidos e que deveriam ser destinados a fins sociais

Em dezembro de 2021, esta mesma entidade foi alvo também da Polícia Federal (PF) por irregularidades relativas a verbas federais na prestação de serviço para acolhimento de moradores de rua pela prefeitura de Porto Alegre.

RS terá outro dia de chuva

Choverá novamente no Rio Grande do Sul ao longo desta terça-feira.

À tarde, o sol pode aparecer em alguns municípios.

O tempo segue instável e chove. Será mais um dia de temperatura amena.

As temperaturas mínimas oscilarão entre 16ºC em São José dos Ausentes e 17ºC em Bagé. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 20ºC e 23ºC. As máximas podem chegar a 24ºC em Pelotas e 25ºC em Santa Rosa.

Número de acidentes de trânsito, Porto Alegre, aumentou 38% em março, mas o de mortes caiu 25%

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU)  divulgou o balanço da acidentalidade do mês de março.

 Mortes sobre  ano anterior - 25% menos, com três mortes (dois homens e uma mulher, sendo um deles, idoso).
Número total de acidentes - 38% mais, de 296 para 409

Se a comparação for em relação ao primeiro trimestre, o número de acidentes aumentou 24%, de 2.324 para 2.896, e o de acidentes com feridos 17%, 910 para 1.065.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/