Artigo, Tito Guarnieri - Chororô

Chega a ser divertido o chororô de comentaristas políticos identificados com o PT diante dos resultados da eleição municipal. Eles são muitos, e não há espaço para mencionar todos: tratarei de alguns mais conhecidos.

O notório Jânio de Freitas dá um salto triplo mortal carpado para afirmar que João Doria (PSDB), embora eleito em primeiro turno, na verdade alcançou apenas 32% dos votos – menos do que um terço do eleitorado. Como? Expurgou os votos nulos e brancos e as abstenções. Na contabilidade criativa de Freitas, portanto, Doria foi rejeitado por 68% dos eleitores paulistanos.

Pelo critério de Jânio –  ninguém escapa ileso de certos nomes – o Brasil simplesmente não teria governantes. Lula e Dilma,  para ficar só nesses dois, não teriam sido eleitos. Jânio poderia ser mais exato – quase disse mais honesto – se dissesse, por exemplo, que as abstenções, na esmagadora maioria dos casos, são de eleitores que mudaram de cidade, morreram ou completaram 70 anos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ricardo Giuliani diz que MBL usa "práticas quase fascistas" contra Melo

Ele não acredita em suicídio. E quer que o caso seja investigado pela Polícia Federal.

O advogado Ricardo Giuliani (foto) revelou esta tarde mais detalhes sobre as articulações entre o MBL, o youtuber Arthur Moledo do Vale e a campanha de Marchezan Júnior, fazendo além disto uma denúncia que vai interessar os investigadores da morte de Plínio Zalewski:

- Sou amigo do Plínio há 20 anos. Ele me contratou para defendê-lo no caso da Assembléia. Ele estava preocupado com a postura dessa turma do MBL. Seus computadores, telefones e redes foram hackeados. Plínio não estava deprimido.

O advogado informou ao jornal Zero Hora, com quem falou, que Arthur foi ajudado pela advogada Paula Cassol, porta-voz do MBL no RS. Ela esteve com ele na Assembléia e protocolou denúncia contra Zalewski. O que disse Giuliani:

- Plínio estava preocupado com essas práticas quase neofascistas que vinham se estabelecendo em direção ao próprio Melo.

Embrapa, a destruição do último reduto petista

O PT não se contentou em quebrar a Petrobras e a Eletrobras durante os governos Lula e Dilma. Esfacelou também a Embrapa, referência em pesquisas agropecuárias. E, pior: o partido continua administrando a estatal. 

Isto é o que mostra neta reportagem o jornalista Ary Filgueira, revista Istoé desta semana.

Leia mais:

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) sempre foi considerada uma ilha de excelência técnica. Depois de mais de 13 anos sob administrações petistas, transformou-se em mais uma estatal que o PT teve a proeza de desmantelar. E essa não é a única má notícia para os que zelam pela aplicação correta dos recursos públicos. A ascensão de Michel Temer à Presidência não impediu que os petistas permanecessem até hoje no comando dos postos-chave da estatal. Ou seja, o horizonte é ainda mais nebuloso. Documentos obtidos por ISTOÉ retratam um cenário caótico. Desde dívidas tributárias milionárias, devido a uma péssima administração, a denúncias graves por desvios de recursos. A unidade da Embrapa em Brasília, por exemplo, até hoje paga parcelas de uma multa milionária por descumprir a legislação tributária. 

Uma auditoria interna do órgão também apontou que o dinheiro obtido com a venda das safras de milho cultivadas anualmente simplesmente tem desaparecido. O desfalque pode chegar a quase R$ 6 milhões.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Autor do vídeo contra Zalewski diz que MBL "incentivou-o" a gravar contra adversários de Marchezan Júnior

"Acho que não tem a menor relação", foi o que disse esta tarde o youtuber paulsita Arthur Moledo Do Val, ao ser interpelado pelo jornal Zero Hora sobre sua participação na morte de Plínio Zalewski. Ele veio a Porto Alegre depois de contatos com o MBL, que apóia Nelson Marchezan, tudo para gravar vídeo com denúncia contra Plínio Zalewski. É ele o autor do vídeo que, segundo amigos de Plínio Zalewski, vinha perturbando, nas últimas semanas, o coordenador da campanha de Sebastião Melo (PMDB), encontrado morto na segunda-feira. Na entrevista, Arthur deixa claro que seu objetivo foi "pegar" candidatos como Luciana Genro e Sebastião Melo, adversários de Marchezan Júnior, o únido candidato apoiado pelo MBL.

Arthur é criador do canal Mamaefalei e disse que veio ao Sul por sugestão do MBL. Seu canal não fatura um tostão e ainda assim ele disse ao jornal que pagou todas as despesas, usando dinheiro do próprio bolso. Há controvérsia. O MBL é muito rico e não costuma poupar dinheiro quando se trata de atacar adversários. Durante todo o dia, as redes sociais registraram críticas ao paulista. Muitas delas passaram a referir-se ao canal como Mamaematei.

Do Val disse para Zero Hora que se considera um liberal e diz que trabalha unicamente por ideologia. Ele diz ter bancado as despesas de viagem a Porto Alegre. Viajou depois de um contato com o candidato a vereador Matheus Sperry (Partido Novo), intermediado pelo Movimento Brasil Livre (MBL).

O que lhe mobilizou a viajar para Porto Alegre?
Quando comecei a fazer os vídeos, o pessoal do MBL entrou em contato e perguntou quais eram meus ideais (...) Em Porto Alegre, foi justamente uma pauta dessas. Falaram que tinha um candidato a vereador no Sul chamado Matheus Sperry, que tem ideais liberais e que e o MBL está alinhado com as propostas liberais dele. 

(...)

De onde você tirou a denúncia sobre o Plínio? Alguém lhe soprou?
Como essa história veio à tona, agora ficou muito fácil de achar. Mas, se você entrar na internet e procurar, vê inclusive prints do que estava acontecendo. Ele foi numa rádio numa hora que não podia. 

(...)

Mas como você chegou ao nome do Plínio, especificamente?
Agora ficaria fácil, porque é só dar um Google e aparecem milhares de coisas dele, mas é uma pesquisa. Esse foi o tiro que acertei, vamos dizer assim. Teve outros que errei e que não usei. 

(...)

O vídeo está sendo apontado como um dos motivos de abalo psicológico de Plínio. Como você reage a isso?
Sinceramente, acho que a matéria de Zero Hora foi a mais sensacionalista, a que mais quis "linkar" uma coisa na outra. Acho que não tem a menor relação. Acho que sou muito pequeno para ter esse poder todo. Acho que vocês estão superestimando o meu poder, não tenho esse poder. Imagina. Isso não existe, uma pessoa se matar por causa de um vídeo. Isso não existe. Além do mais, estou achando esquisita essa história. Com certeza, acho que tem algum crime aí no meio. Mas isso vamos saber no futuro.

(...)

Em algum momento você acha que, no vídeo, passou do limite?

Não, acho que não. Fui lá e fiz uma pergunta. Perguntei. Foi só isso o que fiz.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista. 

Unesco não revisou posição antissemita adotada no dia 13 sobre Jerusalém

Não procedem os boatos que circulam pelas redes sociais, segundo os quais o Comitê Executivo da Unesco, com sede em Paris, anulou a resolução de seu encotro de número 200, ocorrida no último dia 13, na qual os sítios históricos do judaísmo em Jerusalém são referidos apenas por seus nomes árabes e Israel é várias vezes condenado por praticar alegadas ilegalidades na preservação destes sítios. Ao contrário, a resolução foi ratificada nesta terça-feira, dia 18, com o apoio brasileiro, nos termos exatos em que foi redigida e condenada por Israel, EUA, Alemanha, Reino Unido e Holanda. 

O Brasil manteve - e isto é importante destacar- seu voto favorável à resolução, mesmo que o Itamaraty tenha declarado que tomará uma posição eventualmente diferente em caso de futuras apresentações de proposições deste tipo. A posição brasileira continua, por isso mesmo, insustentável.

É importante destacar que o Brasil não voltou atrás em seu voto e, assim, permanece alinhado a uma posição antissemita indiscutível, porque na resolução aprovada, Israel é satanizado como "potência ocupante" de Jerusalém, tendo, segundo o texto, transgredido normas que permitem o acesso de fiéis muçulmanos à Esplanada das Mesquitas (Omar e Al-Aqsa), construídas sobre os escombros do Monte do Templo (Har ha Bait, em hebraico) reverenciado por judeus de todo o mundo.

Brigada mata a tiros quatro de cinco assassinos em Caxias do Sul

A Brigada Militar matou a tiros pelo menos quatro dos cinco bandidos que asssassinaram um casal no final da noite de ontem em Caxias do Sul.

Os bandidos confrontaram a polícia e froram abatidos no meio da rua .

O casal assassinado estava em um Corsa que ficou crivado de balas.

Em busca dos autores do duplo homicídio, os policiais ficaram, sabendo que os suspeitos embarcaram em um Fiat Punto, de cor vermelha, e um Hyundai HB20, de cor branca, sendo que esse último foi avistado no bairro Diamantino. Os ocupantes do carro fugiram e iniciou-se uma perseguição por várias ruas, inclusive na contramão. Na BR 116 ocorreu um primeiro confronto.
A fuga dos bandidos prosseguiu até a rua João Pedrinho Pistorello, no bairro Ipiranga, onde aconteceu uma segunda troca de tiros, após terem abandonado o Hyundai HB20. No embate, quatro foram atingidos e mortos. O quinto ficou ferido por estar com um colete balístico, sendo preso e hospitalizado sob custódia.

Chuvas afetam 1,3 mil casas em 45 municípios do Rio Grande do Sul

A Defesa Civil divulgou nesta terça-feira o novo boletim sobre os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão, 1.308 casas foram afetadas em 45 cidades gaúchas.

Ao menos 149 famílias estão desalojadas e outras 104 estão desabrigadas.

Conforme a Defesa Civil, a previsão de continuidade da chuva indica que os números podem aumentar nas próximas horas. Os níveis dos rios, de acordo com meteorologistas do órgão, devem continuar a subir pelo menos até o próximo sábado.

Oi Smart permite controlar equipamentos pelo smartphone

A Oi lançou ontem o Oi Smart, uma plataforma de serviços de automação baseada no conceito Internet das Coisas, com foco em ambientes inteligentes para residências e pequenas empresas.

O Oi Smart funciona com câmeras, alarmes, sensores de movimento e biometria, de forma integrada, para que o usuário possa controlar remotamente as operações dos equipamentos, usando um aplicativo disponível em versões para desktop, iOS e Android.

A operadora espera tornar o serviço disponível a clientes de todo o Brasil em 2017.

Segundo estudo feito pela Ovum, o mercado potencial do segmento de ambientes inteligentes no Brasil é estimado em US$ 400 milhões em 2016, alcançando US$ 1,4 bilhões em 2020 (Smart Home Forecast – Brasil – 2015).

Dólar opera abaixo de R$ 3,18; Bovespa sobe mais de 1%

O dólar comercial operava em queda e a Bovespa subia nesta terça-feira. Por volta das 15h30, a moeda norte-americana perdia 0,89%, a R$ 3,179 na venda.

Já o Ibovespa. principal índice da Bolsa brasileira, avançava 1,11%, a 63.389,39 pontos.

O inferno de Fernando Baiano

CLIQUE AQUI para ler, também, entrevista de Lobão para a Istoé desta semana: "Lula é psicopata, cirm inoso e deve ser preso".

Nesta reportagem de Ulisses Campbell, a revista Veja mostra que Fern ando Baiano está endividado e ameaçado de perder os benefícios da delação. O lobista está em prisão domiciliar e ainda enfrenta um processo de separação, correndo o risco de ficar sem os filhos

Leia tudo:

"Não consigo dormir direito faz um ano." A frase, dita por Fernando Baiano a VEJA, soa francamente verdadeira. Motivo para insônia é o que não falta ao ex-operador do petrolão tornado delator da Lava-Jato. Em prisão domiciliar desde novembro de 2015, Fernando Soares, que na verdade é alagoano e não baiano, está com os bens bloqueados, deve a deus e todo mundo e, por causa de uma descoberta recente da Lava-Jato, corre o risco de voltar para a cadeia a qualquer momento. Como se não bastasse, sua mulher entrou com um pedido de separação litigiosa na Justiça e ameaça mudar-se com os filhos para longe, de preferência para fora do país.

Preso em novembro de 2014, Fernando Baiano bem que tentou resistir à delação. Os principais colaboradores da Lava-Jato levaram, em média, três meses entre a detenção e o momento em que começaram a abrir a boca. Baiano ficou calado durante dez meses na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Greve de trabalhadores da Gerdau em São José dos Campos

A greve dos trabalhadores da Gerdau continua na fábrica de São José dos Campos. A paralisação ocorre desde quinta-feira da semana passada, dia 13 de outubro, em razão da negociação do acordo coletivo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas.

Segundo posicionamento da Gerdau, a fábrica está parada parcialmente e no dia 14 de outubro a empresa obteve uma liminar judicial, garantindo acesso dos colaboradores à fábrica, o qual está sendo bloqueado pelo sindicato.

Em texto publicado em seu site, com data de segunda-feira, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região alega que 100% da produção da fábrica está parada e que a Gerdau adota "forte esquema de repressão contra os metalúrgicos, que realizam a maior greve já ocorrida na fábrica de São José dos Campos".

Polícia falará amanhã sobre circunstâncias da morte de Plínio Zalewski

Ligado ao MBL, ele poderá ser chamado a falar sobre a morte de Zalewski em Porto Alegre (saiba por que razão, a seguir). Conhecido como Arthur, do blog Mamaefalei, sua base é São Paulo. Ele veio a serviço para "entrevistar" líderes da campanha de Sebastião Melo, entre eles o próprio Melo, que durante uma entrevista, demorou um pouco para perceber a armadilha.


A Delegacia de Homicídios apresentará, amanhã, as primeiras conclusões a respeito das investigações preliminares sobre a morte do dirigente do PMDB, Plínio Zalewski.

Antes das conclusões dos laudos de necrópsia e dos exames dos elementos probatórios recolhidos na sede municipal do Partido, nada definitivo será divulgado.

Segundo o diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Deic, delegado Paulo Grillo, o bilhete encontrado junto ao corpo do peemedebista tem 12 linhas  e tinha tom de despedida:

- É um bilhete em tom de despedida, onde ele se mostra indignado com a política, se sente pressionado e perseguido. Mas não pontua nada, não faz acusação, não cita nomes e não se diz ameaçado exatamente. Só indignado, pressionado, em tom de despedida.

Nas últimas semanas, além de processos judiciais em varas cíveis e criminais, junto à Justiça Eleitoral e até ao Tribunal de Justiça, o candidato Marchezan Júnior fustigou Zalewski de modo recorrente. Em quase todas, o tucano resultou derrotado nos pedidos de liminares. A investida de Marchezan Júnior ocorreu durante o mesmo período em que o peemedebista e a família sofriam ameaças, perseguições e campanas, como também na mesma época em que um elemento ligado ao MBL, que apóia o tucano, passando-se por jornalista, moveu perseguição implacável sobre Plínio, inclusive dentro da Assembléia Legislativa. 

Veja abaixo as provocações do "jornalista" ligado ao MBL, que apoia oficialmente Marchezan Júnior em Porto Alegre.

Onyx reúne bancada para discutir relatório final do Projeto Anticorrupção

Será daqui a pouco, 15h, a reunião que o deputado Onyx Lorenzoni agendou com a bancada do seu Partido, o DEM, apra discutir a versão final do relatório do Projeto de Lei 4850/2016, mais conhecido como Projeto Anticorrupção.

O projeto prevê 10 medidas contra a corrupção.

O relatório será apresentado no final do mês.

A reunião será fechada, apenas com a presença dos deputados da bancada e os advogados da Consultoria Jurídica dos Democratas.

Sérgio Turra reabriu processo de cassação de Mário Jardel

O processo de cassação do mandato do deputado Mário Jardel, PSD, foi oficialmente reaberto na Assembleia.

Assim que recebeu os volumes, o deputado Sérgio Turra determinou a imediata intimação dele, o que deve ocorrer ainda hoje.

Caso o deputado não apareça na Assembleia, a intimação irá para a residência dele.


A subcomissão também já definiu a data da oitiva do parlamentar: dia 25 de outubro, 10h, na Sala da Comissão de Agricultura. 

Até as 14h27min, este blog já tinha batido o recorde de 93.720 visualizações

Este blog alcançou 93.720 visualizações exatamente as 14h27min desta tarde, o que significa um recorde absoluto no mês de outubro.

A enorme procura por notícias deve-se ao Caso Plínio Zalewski.

A contagem de visitas será feita pelo Google Analytics até as 21h.

Também as Opiniões de Leitores batem recodes. Foram 431 até este momento, 14h27min.

RS e União discutem ressarcimento federal de R$ 2 bi para o governo estadual

Estudos internos da Fazenda indicam que o valor a ser ressarcido poderá chegar a R$ 2 bilhões.

Foi ontem no Ministério dos Transportes, em Brasília, a primeira reunião do grupo técnico formado por representantes do governo estadual e da União, tudo para discutir a possibilidade de ressarcimento dos investimentos realizados em estradas federais há quase 30 anos pelo Piratini. Há uma expectativa em reabrir o processo diante das dificuldades financeiras que o Estado vem enfrentando.

A formação deste colegiado com representantes do Estado e da União, visando avaliar o assunto, surgiu em audiência realizada há mais de um mês entre o secretário da Fazenda do RS, Giovani Feltes, e o ministro-chefe da Casa, Eliseu Padilha. “Percebemos vontade política da União em definir esta situação, clareando se temos ou não direito ao ressarcimento”, disse Giovani Feltes.

ENTENDA O CASO
As reuniões têm por objetivo buscar uma avaliação técnica e jurídica sobre o processo que visa o ressarcimento pelas obras realizadas em estradas federais ntre os anos de 1987 e 1990, durante o Governo Pedro Simon. No final de dezembro de 2002, o ex-governador Olívio Dutra assinou um termo de quitação com o Ministério dos Transportes, recebendo à época um repasse de R$ 258.414.000,00 dando como indenização pelo que o Estado investiu em termos de manutenção e benfeitorias nas estradas da União. Os últimos três governos estaduais realizaram tentativas semelhantes, porém até hoje sem uma resposta formal da União. 

Esta noite recomeçará campanha de TV e rádio dos candidatos de Porto Alegre

A campanha eleitoral por TV e rádio de Marchezan Júnior e Sebastião Melo recomeçará esta noite, 20h30min.

Bacci recua no caso das tornozeleiras eletrônicas

O deputado Ênio Bacci disse hoje ao editor que não protocolará hoje o projeto que visa autorizar a compra de tornozeleiras eletrônicas por parte dos próprios apenados.

Ele vai reavaliar melhor a idéia.

A partir do dia 6, celulares terão mais um número em Porto Alegre

A partir do dia 6 de novembro os celulares de Porto Alegre ganharão um novo número. Será preciso acrescentar o dígito 9 antes de qualquer operação.

"Fazem campana na minha casa", acusa Melo, que denuncia escalada fascista nas eleições de Porto Alegre

O vice-prefeito Sebastião Melo denunciou que o mesmo tipo de perseguições, armações e ameaças desferidas contra Plínio Zalewski também o atingem. Ele disse isto durante o velório do amigo, realizado esta manhã no Cemitério João XXIII.

O que disse o candidato do PMDB:

- Tenho sido acompanhado de maneira suspeita durante a campanha para prefeito de Porto Alegre. Tem havido campana na minha casa, na casa do partido e por onde eu ando. 

E denunciou:

- Isso é uma coisa fascista. Campanha política não é para isso.

O vice-prefeito deixou claro que não vai baixar o tom de denúncias e nem as cobranças para que os crimes sejam apurados pela Polícia Federal.

Sebastião Melo quer Polícia Federal nas investigações da morte de Plínio Zalewski

A alegação é de que a ocorrência tem ligação com as eleições. Neste caso, como acontece no caso do comitê de Marchezan Júnior, já sob investigação da PF, a configuração é de crime federal. Melo falou no cemitério João XXII \(foto ao lado).

O candidato do PMDB na disputa pela prefeitura de Porto Alegre, Sebastião Melo, pediu esta manhã que a Polícia Federal assuma as investigações sobre a morte do seu coordenador de programa de governo, Plínio Zalewski.

O vice-prefeito fez a declaração durante o velório e as cerimônias fúnebres, que foram realizadas no final da manhã no Cemitério João XXIII.

Vendas de imóveis têm primeira alta desde junho de 2015

Após 13 meses consecutivos de queda, o mercado imobiliário nacional registrou aumento nas vendas em agosto em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Foram negociadas 9,271 mil unidades, o que representa um pequeno avanço de 1,4% na comparação com as vendas de agosto de 2015, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa considera dados fornecidos por 19 incorporadoras de grande porte, com presença em diversas regiões, e associadas à Abrainc.

No acumulado do ano até agosto de 2016, as vendas somaram 67.069 unidades, queda de 11,3% frente ao volume observado no mesmo período de 2015. Já nos últimos 12 meses, foram vendidas 103.675 unidades, volume 13,3% inferior ao total de vendas do período precedente.

Vendas no varejo recuam 0,6% em agosto e caem 6,6% no ano

O volume de vendas no varejo caiu 0,6% em agosto, na comparação com o mês anterior, já descontados os efeitos sazonais, mostrou a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com agosto de 2015, houve baixa de 5,5%. O setor acumula declínio de 6,6% no ano e de 6,7% em 12 meses.

O desempenho das vendas do varejo em agosto veio pior que a média estimada junto a 16 economistas e instituições financeiras, de queda de 0,4%. O intervalo das projeções coletadas pelo Valor Data variava de baixa de 0,9% a alta de 0,4%.

O IBGE revisou a variação das vendas do varejo em julho, de queda de 0,3% para recuo de 0,6%, com ajuste sazonal.

Mais um trenzinho da alegria colocado nos trilhos da Trensurb.

Indicado pelo PTB, Francisco Horbe, novo presidente da Trensurb, em reunião com a diretoria executiva nesta segunda-feira, resolveu criar o “Núcleo de Engenharia e Pesquisa”, que será composto por quatro empregados, justamente os diretores petistas que perderão seus cargos com a chegada da nova administração. 

A ideia de criação deste núcleo foi do Diretor Operacional, Antonio Giovani.

Nenhum dos quatro diretores indicados pelo PT tem expertise em engenharia. Eles não precisarão voltar aos seus cargos inferiores e manterão suas funções gratificadas.

Os felizardos são:
- Ex-presidente,  Humberto Kasper; 
- Diretor Financeiro, Francisco Jorge Vicente, que será exonerado nos próximos dias; 
- Consultor Especial, Carlos Belolli.

- Edson Ferreira dos Santos, que assessor executivo.

Ex-deputado Marcos Rolim diz que Plínio Zalewski era perseguido e pode ter sido assassinado

Ao lado, Marcos Rolim. Ele desenvolveu teoria conspiratória que vai contra as evidências dos fatos e das circunstâncias da morte de Zalewski.


O ex-deputado Marcos Rolim, que tem buscado especialização na área da segurança pública, denunciou há pouco que o ex-coordenador de programa de governo de Sebastião Melo, Plínio Zalewski, sentia-se ameaçado e era seguido pelas ruas de Porto Alegre.

Esta parte da narrativa é comum a todos os depoimentos recolhidos até agora pela Polícia e pelo PMDB, mas as denúncias a seguir são novidades.

Ele não aceita a tese do suicídio e quer mais investigações policiais.

Marcos Rolim, que era amigo pessoal do líder do PMDB, revelou que na segunda-feira ele falou com seu advogado, quando identificou um grupo como ameaça. "Esse grupo tinha um perfil paramilitar", denunciou o ex-deputado, que já foi do PT e do Psol.

CLIQUE AQUI para ler toda a postagem.

Entrevista, Elis Radmann, IPO - O eleitor de Porto Alegre decidirá tudo na última semana

A entrevista a seguir é com Elis Radmann, diretora da IPO, Porto Alegre. A entrevista foi feita antes de noticiado o suicídio de Plínio Zalewski, PMDB.

A eleição de Porto Alegre já está decidida ?
É uma eleição de muita dúvida para o eleitor.

Como ?
O eleitor estáavaliando os candidatos e suas propostas.

Como ele faz isto ?
Avaliando o tom crítico dos candidatos e passando a trocar idéias em sua rede de relação.

E vai decidir quando ?
O tempo da política, momento da decisão, acontecerá na última semana da eleição.

PTB decidirá, hoje, se apoiará ou não a criação da CPI do Badesul

O deputado Ênio Bacci espera conseguir, hoje, as quatro assinaturas que faltam para instalar a CPI do Badesul.

As bancadas do PMDB e do PT uniram-se para boicotar as investigações parlamentares.

Ênio Bacci, PDT, espera conseguir o apoio da bancada do PTB.

Governo Michel Temer vai acabar com Petrobrás Biocombustível

Criada por inspiração do líder petista gaúcho e ex-ministro Miguel Rosseto, que foi seu presidente, a Petrobrás Biocombustível será sepultada sem honras pelo governo Miguel Temer.

Ocioso, setor de biodiesel supre saída da Petrobrás

Entregas de biodiesel de algumas das produtoras, entre janeiro e agosto deste ano, em milhares de litros: Bsbios, 270,4; Oleoplan, 242,4; ADM, 235,2; Granol, 197,7; Caramuru, 196,3; Petrobrás Biocombustível, 177,1.

Com uma ociosidade de cerca de 50% na produção de biodiesel no país, a saída da Petrobras do mercado não deverá gerar problemas de abastecimento, apontam empresas e entidades do setor.
O volume comercializado pelos leilões bimestrais da ANP (agência reguladora) diminuiu 4,6% no acumulado de janeiro a agosto deste ano, em comparação com igual período de 2015.


A participação da Petrobras Biocombustível foi de 7,3% em 2016 -fatia que deverá cair até dezembro, com a saída de uma das três unidades da estatal dos próximos certames.

"Hoje, a capacidade instalada das companhias tem condição de suprir o mercado, mesmo com o aumento da demanda previsto por lei", afirma Erasmo Battistella (Foto), presidente da Aprobio (associação de produtoras) e da BSBIOS, Passo Fundo, RS.

CLIQUE AQUI para ler mais. A reportagem é da Folha.

Artigo, Marcelo Aiquel - Um delírio de Tarso Genro ?

Meus amigos. Recebi este texto ao final transcrito e custo a acreditar que seja realmente de autoria do doutor Tarso Genro.
         
Ele, que além de ex-governador (do RS); ex-prefeito (de Porto Alegre); e ex-ministro de Estado (da Justiça; Educação; e Relações Institucionais), com certeza deve ter cursado um ou mais cursos de doutorado, pós-graduação, e mestrado, em razão da eloquência e conhecimento como aborda os mais variados temas nacionais, surge agora na figura de defensor da justiça, das leis, e do ex-presidente Lula da Silva, o “dono e chefe” do partido que o articulista pede a refundação imediata.
         
E, também tenho severas dúvidas quanto à autoria do artigo (afinal, a internet aceita tudo), pois um doutor em direito da qualificação do Tarso Genro não cometeria a imprudência de criticar tão duramente um processo legal.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Opinião do editor - Será preciso investigar as pressões, ameaças e perseguições que levaram Zalewski ao suicídio

No caso do suicídio de Plínio Zalewski, as denúncias de familiares, amigos, colegas e conhecidos sobre ameaças e perseguições a ele mesmo e a seus familiares, precisam ser investigadas a fundo pela Polícia do RS.
Existem elementos robustos para investigações em computadores pessoais, celulares, e-mails, postagens e videos.
Esta é apenas a parte visível da tragédia.
O que se sabe é que o próprio Plínio Zalewski registrou boletim de ocorrência sobre o cerco de que ele e a família foram vítimas, vindo de lugares que não eram apenas de Porto Alegre.
Alguém armou a mão que matou o dirigente do PMDB
O suicídio de Plínio Zalewski não foi um ponto fora da curva na atual campanha eleitoral.
Esta é uma morte que precisa ser passada a limpo.

Martinelli continua vencendo com Arthur Virgílio em Manaus

O especialista gaúcho em marketing político, Marcos Martinelli, faz a campanha do candidato à reeleição, Artur Virgílio Neto (PSDB) que segue como o favorito nas eleições de Manaus. 

Ibope de hoje, votos válidos:

Artuir Virgílio Neto , PSDB, 56%
Marcelo Ramos, PR, 44%

Os dados colocam Artur Neto mais uma vez à frente. No primeiro turno, o tucano liderou todas as pesquisas Ibope e encerrou a primeira etapa nas urnas com 35% dos votos. Ramos ficou com 24%.

Chuva continuará forte no RS

O Rio Grande do Sul registrará novamente muita chuva nesta terça-feira. Os volumes devem ser altos com alguns pontos entre Centro e Oeste tendo 100 mm a 150 mm somente nesta terça. Nestas áreas, há ainda o risco de temporais isolados de vento e granizo.


Chove bem menos nas regiões ao Sul (Pelotas ao Chuí) e no Norte do Estado (perto da divisa de Santa Catarina) e parte do tempo será seco. Segue quente e abafado no Norte gaúcho com temporais localizados. 

Em Porto Alegre, a previsão é de que a terça tenha muita chuva e raios, com risco de granizo em áreas isoladas. As marcas na Capital devem ficar entre 19°C e 24°C.

Ataque na campanha tucana foi desavença entre bandidos e segurança do comitê, diz Fortunati

CLIQUE AQUI para ver as cenas do ataque armado ao comitê.

Se o prefeito José Fortunati estiver certo, o ataque armado de domingo a noite ao comitê do candidato Marchezan Júnior, foi resultado de uma desavença de gangues com um dos seguranças do PSDB que estava no local.

Na mesma noite, segundo o prefeito, também a casa do segurança foi atacada a tiros.

José Fortunati já passou para a polícia todas as informações que tem sobre o caso.


Velório de Plínio Zalewski já começou no João XXIII. Ele será sepultado as 11h.

O suicídio de Zalewski causou comoção em Porto Alegre. Jornais deram tudo em manchete, hoje.

Começa agora, 8h30min, o velório de Plínio Zalewski, encontrado morto, ontem, na sede municipal do PMDB (leia mais, abaixo). Familiares,amigos e conhecidos poderão comparecer ao Cemitério João XXIII, Capela 9, Porto Alegre.

Seu corpo será sepultado as 11h.

CLIQUE AQUI para ler o texto que o jornalista Flávio Dutra postou no Facebook sobre Plínio Zalewski, com o qual trabalhou na campanha de Sebastião Melo.
CLIQUE AQUI para examinar reportagem do site Sul21, publicação alinhada com os interesses do PT.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/