Reeleita, Dilma tem o Escândalo do Petrolão pela frente

Depois de uma campanha extraordinariamente acirrada, uma vitória por margem estreita. É assim que a mineira Dilma Vana Rousseff, de 66 anos, chega a seu segundo mandato como presidente da República. 

. É o que diz a revista Veja no seu site.

. Leia tudo:

A reeleição foi constatada às 20h31, quando, com mais de 98% das urnas apuradas, a petista alcançou 51,45% dos votos, não podendo mais ser superada por Aécio Neves (PSDB), que marcava 48,55%. A diferença de apenas três pontos porcentuais é a menor desde que o PT chegou ao poder, em 2002. Em 2010, a própria Dilma obteve 56% dos votos válidos, contra 44% do tucano José Serra.

. A vitória apertada prenuncia um segundo mandato muito mais difícil para a petista. Na última semana da corrida eleitoral, o escândalo do petrolão atingiu em cheio a presidente e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme VEJA revelou, o doleiro Alberto Youssef, por um acordo de delação premiada, afirmou à Polícia Federal que tanto ela como Lula sabiam dos esquema de desvios na Petrobras, investigados no âmbito da Operação Lava Jato. A corrida eleitoral acabou, e Dilma tem agora de lidar com os desdobramentos do caso. Ao mesmo tempo, terá de enfrentar uma oposição revigorada e o cenário desolador de baixo crescimento econômico com inflação em alta. A combinação de um escândalo de proporções inéditas, cujos ingredientes vêm todos de investigações oficiais, adversários fortalecidos e economia em crise pode envolver Dilma numa tempestade perfeita.

. Mas, antes mesmo de estrear o novo mandato, a presidente tem de decidir se vai ignorar o ponto de vista de quase metade do eleitorado ou adequar suas políticas para levá-lo em conta. A estreita diferença entre os candidatos é reflexo de uma corrida eleitoral cercada de reviravoltas, pontuada por uma tragédia e que entrará para a história pela agressividade de que o partido da presidente fez uso para não deixar o poder. Como prenunciou Dilma em março de 2013, o PT "fez o diabo" nesta campanha. No primeiro turno, a máquina de propaganda petista voltou sua artilharia contra Marina Silva, que se tornou cabeça de chapa do PSB após a morte de Eduardo Campos e em pouco tempo ascendeu nas pesquisas. Desidratada, Marina não chegou ao segundo turno. Foi, então, a vez de Aécio Neves tornar-se alvo do PT. Com eficiência incomparável, a máquina petista construiu a narrativa segundo a qual o tucano desrespeita as mulheres e foi agressivo com a chefe da nação. A partir dali, o PT aumentou a quantidade de golpes abaixo da linha da cintura. Eleita, Dilma leva a sigla a um marco histórico: o Partido dos Trabalhadores se torna a única sigla a vencer quatro eleições diretas seguidas para o Palácio do Planalto.

CLIQUE AQUI para ler mais. 


Editorial - Mais do que nunca, a palavra de ordem é não se dispersar

Em relação às eleições presidenciais de hoje, o editor desta página coloca o seguinte:

1) O resultado apertado das urnas obriga a uma recontagem independente da apuração e a uma auditoria rigorosa, com participação de organismos internacionais de reconhecida competência e credibilidade na área.
2)  Será vital manutenção da mobilização e melhor organização dos eleitores que defendem as mudanças, para que mantidos ou modificados os resultados das urnas, as consignas de retomada do desenvolvimento e do controle da inflação, como das imediatas reformas da gestão pública, da legalidade e da moralidade, sejam levadas a termo, custe o que custar.
3) Será preciso dar prosseguimento às investigações sobre a ação das organizações políticas criminosas que corrompem o aparato público, com a identificação e punição de todos os seus protagonistas, ainda que seja o próprio presidente da República.

. O resultado das urnas não autoriza mandato de ditador e nem funciona como anistia ou habeas corpus para os delinquentes políticos que se apoderaram do aparato estatal federal para roubar, corromper e se perpetuar no Poder.

. A enorme votação de Aécio Neves e dos governadores da oposição, recomenda a organização de uma Mesa da Oposição, para que todos se coloquem corajosamente na liderança da sociedade, que mais do que nunca precisa dos seus maiores representantes para enfrentar e se defender do autoritarismo que se avizinha, assegurando além disto as mudanças pelas quais os brasileiros lutaram nas jornadas de junho. 

. A ordem é não se dispersar.

Dilma vence as eleições para presidente. Aécio vence em SP e RS, mas perde em Minas.

Apuradas 95% das urnas do País, a vitória é de Dilma.

Dilma, 50,99%
Aécio, 49,01%

No RS e SP, Aécio venceu, mas perdeu em Minas

RS
Aécio, 53,54%
Dilma, 46,46%

São Paulo
Aécio, 64,28%
Dilma, 35,72%

Minas
Dilma, 52,14%
Aécio, 47,60%

As jornalistas abatidas, humilhadas e incomodadas Cristiana Lôbo e Rosane Oliveira

Neste momento, o TSE já apurou 93.02% das urnas, segundo ele mesmo, sem revelar resultados.

Se a expressão abatida, humilhada, incomodada, da jornalista Cristiana Lôbo, da Globonews, disser alguma coisa, o resultado para a presidente Dilma Roussef será o pior possível.

. Ela se mostra mais abatida do que a jornalista Rosane Oliveira no RS.

Tucanos de grossa plumagem estariam viajando para Minas. O vice de Aécio já embarcou no seu jatinho.

A coordenação da campanha de Aécio Nunes em SP confirmou há pouco para o editor que o senador Aloysio Nunes Ferreira, candidato a vice-presidente, viajou para Belo Horizonte, onde se encontrará com seu companheiro de chapa.

. Na Web, circulam informações de que jatinho com FHC, Serra e Alckmin também já decolou para Minas, mas esta informação não foi confirmada em SP.

. As viagens teriam relação com a informação de que o TSE já tem números que demonstram a vitória de Aécio Neves.

. Dentro de 15 minutos o TSE poderá divulgar os números das eleições presidenciais.

Aliados do PT vencem na Paraíba e no Amapá

Paraíba

Ricardo Coutinho, PSB - 52,63%
Cássio Cunha Lima, PSDB - 47,37%

. O governador foi reeleito. Apesar de filiado ao PSB, traiu o Partido e ficou com Dilma.

Amapá

Antonio Waldez, PDT - 60,80%
Camilo Capiberibe, PSB - 39,20%

. O governador foi reeleito. É homem de Zé Sarney, portanto aliado de Dilma.

Povo nas ruas já comemora vitória de Sartori e derrota acachapante do PT no RS

Corre Tarso, corre ! 
Tão logo ficou conhecida a vitória de Sartori, a montagem ao lado começou a circular pelas redes sociais. É um chiste bem humorado. 


O povo já saiu para as ruas em Porto Alegre, comemorando a vitória de José Ivo Sartori. Ele irá em seguida ao comitê de campanha do PMDB para falar para a militância.

. A vitória de Sartori sobre Tarso e o PT foi esmagadora, além do que apontavam as pesquisas e as melhores intenções da ampla coligação que o apoiou.

. A transferência maciça dos votos da senadora Ana Amélia e o forte sentimento anti-petista, aliado a um governo fake, determinaram a acachapante derrota de Tarso Genro no RS.

Pezão, PMDB, reelege-se governador do Rio

Luiz Fernando Pezão, PMDB, pupilo do ex-governador Sérgio Cabral, venceu as eleições do Rio. Ele era vice de Sérgio Cabral e assumiu no lugar dele no final do mandato, candidatando-se a novo período de governo.

Pezão, PMDB, 56,07%
Marcelo Cirvella, PRB, 43,93%

Perillo, PSDB, reeleito governador de Goiás

Com 92,83% das urnas apuradas, já se conhece o nome do novo governador de Goiás, Marconi Perillo, PSDB, reeleito:

Perillo, PSDB, 57,51%
Iris Rezende, PDB, 42,49%

Sartori acompanha apuração na casa do vice. Ao final, falará com a imprensa.

O virtual novo governador do RS, José Ivo Sartori, acompanha a apuração dos votos na casa do seu vice, José Cairolli, Porto Alegre.

. Tão logo seja anunciado o resultado, o candidato falará com a imprensa.

Sartori é eleito governador do RS com 61,3%, três a mais do que previa boca de urna do Ibope

José Sartori, PMDB, é o novo governador do RS. Matematicamente, não há mais volta. Já foram computados 79,20% dos votos. Os números finais desmentem o Ibope, porque Sartori marcou mais e Tarso marcou menos. Entre parênteses, os números da boca de urna do Ibope):

Sartori, 61,3% (58%)
Tarso, 38,7% (42%)

Rollemberg, PSB, aliado de Aécio, é o novo governador do Distrito Federal

Computadas 93,.18%, já é matematicamente possível dizer que Rodrigo Rollemberg é o novo governador. Ele é do PSB, aliado de Aécio.

Rollemberg, PSB, 55,29%
Frejat, PR,  44,71%

Apuradas 22,17% das urnas, Sartori, 63,73% e Tarso, 36,27%

Completadas 22,17% da apuração até este momento, o resultado no RS é o que segue:

Sartori, 63,73%
Tarso, 36,27%

Antes das 20h ninguém saberá quem é o novo presidente do Brasil

Como o fuso horário de Estados do Norte são completamente diferentes, com diferenças de até 3 horas, o resultado da eleição presidencial só será conhecido a partir das 20h.

. As 20h, o TSE terá tabulado quase todos os Estados, menos os do Norte, o que quer dizer que matematicamente será possível anunciar o nome do vencedor.

Ibope diz em pesquisa boca de urna que Sartori venceu Tarso por 58% x 42%

José Ivo Sartori (PMDB), 58%
Tarso Genro (PT), 42%

A diferença foi de 16 pontos, muito semelhante aos números divulgados nas pesquisas das últimas duas semanas.

Tarso já fala como derrotado e dá beijo do adeus a Dilma

Emocionado, percebendo a iminente derrota, Tarso agarra Dilma com as duas mãos e aplica0-lhe o beijo do Adeus.


O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT),  disse que apenas continuar militando pelo partido, logo depois de votar:

- Eu não tenho plano B. O pessoal aqui no Rio Grande do Sul não gosta de reeleger, isto está em prova hoje

. Tarso votou pela manhã em uma escola na Zona Sul de Porto Alegre, acompanhado da presidente Dilma Rousseff, que vota no mesmo local. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral gaúcho, até às 14h30 haviam sido registrada 31 ocorrências eleitorais no Estado. Três pessoas foram presas em São Leopoldo. Ainda segundo o tribunal, 203 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas em todo o Rio Grande do Sul até 14h30.  

Ministro da Justiça quer caçar ratos da Internet. Foto do doleiro aparece para desfazer boataria.

O editor recebeu ainda há pouco a foto ao lado. É do doleiro Alberto Youssef. O editor tentou conferir a veracidade da informação, mas conseguiu poucas respostas. De qualquer modo, como o flagrante também foi divulgado por blogs de ambos os lados da campanha, a foto vai junto a uma reprodução de blog que noticiou a morte de Youssef.

. O ministro da Justiça está na montagem ao lado porque ele disse que largou seus cães de guarda para cima de internautas que estão disseminando a informação falsa.

. O editor tem mantido linha direta com Curitiba, informando que o doleiro não está morto, mas não sairá hoje do hospital, ao contrário do que disseram ontem a PF e o hospital. O hospital, que também não queria editar boletim médico, voltou atrás.

Nestes 10 Países estão a maioria dos leitores deste site

Estes 10 Países são os líderes de visualizações deste site. Os números são deste final de semana. 5% dos leitores estão nos Estados Unidos.

. Acompanhe:


Brasil
234878
Estados Unidos
12495
Alemanha
5093
Espanha
1172
Reino Unido
705
China
651
Canadá
574
Holanda
379
França
199
Portugal

119

Seguranças de Tarso prendem dois advogados por portarem reproduções da capa de Veja

Até o momento o governo estadual não deu qualquer explicação sobre a ilegal, arbitrária e truculentas prisão de dois advogados, ontem a tarde, quando iam para casa depois de participar de manifestações contra o PT e de apoio ao senador Aécio Neves no Parcão, Porto Alegre.

. Também a OAB nada disse.

. Os jovens advogados Diego Gomes Ferreira e Adriano Pinto foram abordados por brigadianos que fazem a segurança da casa de Tarso Genro, bairro Rio Branco, que apreenderam folhetos que reproduzem a capa da última revista Veja, alegando que o TSE havia proibido a circulação da publicação e qualquer propaganda dela.

. Um dos advogados é vizinho de rua de Tarso.

. Apesar dos protestos, ambos foram conduzidos ao juiz Luiz Barcelos Lira, 2ª. Zona Eleitoral, que imediatamente mandou soltar os advogados, censurou os dois brigadianos e lavrou um Termo de Comparecimento para registrar a ilegalidade e com isto permitir que as vítimas possam ajuizar ações cíveis e criminais, visando compensar a arbitrariedade e os danos morais que sofreram.

. Na sua página no Facebook (veja ao lado), Diego Gomes Ferreira explicou por que razão participa tão ativamente dos atos de hoje:

- Pela primeira vez na vida, me senti vivendo numa verdadeira ditadura.

. As manifestações de ontem a tarde no Parcão reuniram milhares de pessoas. 

Possível morte do doleiro é o assunto desta página mais acessado da semana

A notícia sobre o possível assassinato do doleiro Alberto Youssef no Paraná liderou a lista dos 10 mais visualizados assuntos desta página no decorrer da semana. O editor acompanhou o caso até meia noite de sábado e também acompanha esta manhã, usando e-mails, What's App e telefonemas para Curitiba e São Paulo, onde possui inúmeros contados. Veja a lista das notícias mais acessadas da semana:

Doleiro que acusou Dilma, Lula e o PT pode ter sid...
25/10/2014
Dilma não trabalhou em 25 dos 30 anos de contrato ...
18/10/2014, 28 comentários
Conheça a história de nepotismo, jamais contada an...
20/10/2014, 34 comentários
Envolvimento de Sérgio Guerra no caso Petrolão foi...
21/10/2014, 15 comentários
Aécio pede proteção à Polícia Federal contra ameaç...
25/10/2014
Tracking revela vitória de Aécio no Sul, Sudeste e...
25/10/2014
Veja diz que Lula e Dilma sabiam de tudo. Revista ...
23/10/2014, 22 comentários
Instituto Amostra, hoje, RS: Sartori, 59,1%; Tarso...
23/10/2014, 12 comentários
Governo tenta aparelhar assembléia, usa pelegos pa...
23/10/2014, 19 comentários
Dilma e Lula sabiam de tudo, diz Alberto Youssef à...

23/10/2014, 24 comentários

Ex-presidente Tabaré Vázquez disputa segundo turno como oponentes Lacalle e Bordaberry Filho

No Uruguai, segundo turno é entre três candidatos. Apesar da vizinhança, mídia gaúcha ignora eleições no Uruguai, onde o ex-presidente Tabaré Vazques disputa primeiro turno neste domingo, tendo Luis Lacalle Pou como principal rival; país também terá plebiscito sobre redução da maioridade. Leia material do UOL:
     
Com uma população de 3,3 milhões habitantes, o Uruguai elege neste domingo (26/10) o presidente e o vice-presidente da República, além de 30 senadores e 99 deputados dos 19 departamentos do país.
No início da campanha, os eleitores da atual coalizão governista de esquerda, Frente Ampla, tinham a sensação de que a disputa seria mais tranquila que as anteriores, já que o seu candidato era o ex-presidente Tabaré Vázquez, que deixou a Presidência em 2010 com 80% de popularidade. No entanto, o Partido Nacional, principal rival da Frente Ampla, realizou eleições internas que culminaram com a indicação de um jovem político que superou todas as expectativas dos analistas e de seus próprios militantes. Luis Lacalle Pou, filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995), 41 anos, chegou com bastante “fôlego” na corrida presidencial e tenta demonstrar a necessidade de uma “renovação” na política uruguaia.


. Por fora dessa polarização, corre em terceiro lugar o candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, filho do ex-presidente e ditador uruguaio Juan María Bordaberry. O sobrenome sempre pesou na vida pública de Pedro Bordaberry, mas, na atual campanha, o colorado saiu da defensiva e partiu para o ataque não somente à gestão do governo José Mujica como também ao seu rival direto Lacalle Pou. Bordaberry insinuou em diversas oportunidades a falta de experiência do deputado e candidato Lacalle Pou, já que este último nunca ocupou cargos no Poder Executivo. Bordaberry além de senador, já foi Ministro do Interior na gestão do também colorado presidente Jorge Battle.
A revista Veja publica no seu site o direito de resposta que a presidente Dilma Roussef conseguiu ontem a noite no TSE, mas também publica sua resposta. Você pode conferir os dois textos clicando aqui.

Dilma, Aécio e Tarso já votaram. Sartori votará esta tarde em Caxias.

Aécio votou em Belo Horizonte e Dilma votou na zona sul em Porto Alegre. No RS, o governador Tarso Genro também já votou, mas Sartori só fará isto na parte da tarde, em Caxias do Sul, onde mora.

. A votação no RS transcorre sem incidentes. 

. Apesar do clima beligerante entre petistas e tucanos, até as 11h45min nenhum registro grave de incidente foi registrado no País. 

PMDB deve ser o líder nas eleições de segundo turno em 13 governos estaduais

Neste domingo também ocorrem eleições  para governador nos 13 Estados que têm segundo turno, além do Distrito Federal. 

. As últimas pesquisas indicam que PT e PMDB são os favoritos para emplacar o maior número de eleitos neste domingo.

PMDB classificou oito candidatos para a segunda etapa de votação, e três deles aparecem à frente no Rio Grande do Sul, com José Ivo Sartori, no Rio de Janeiro e em Rondônia. Em outros dois Estados, Amazonas e Pará, os peemedebistas aparecem empatados com os adversários com 50% dos votos válidos.

PT colocou quatro representantes no segundo turno, e tem maiores chances de vitória no Acre e no Ceará. No Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral tem 51% e deverá fazer uma votação apertada. O pior desempenho petista está no Rio Grande do Sul, onde Tarso Genro soma 40% das intenções de voto.


PSDB tem seis candidatos concorrendo, mas apenas Marconi Perillo, em Goiás, aparece como franco favorito ao somar 60% das intenções de voto. Empata no Pará e alcança 49% no Mato Grosso do Sul. Clique no mapa abaixo para conferir o resultado das mais recentes pesquisas por Estado

Sol, brisa amena, 23 graus, sensação de alívio em Porto Alegre neste domingo

Apesar de nuvens esparsas, é esplendorosa a manhã de sol em Porto Alegre, brisa leve no bairro Petrópolis, temperatura amena de 23 graus, sensação geral de alívio nas ruas e praças da cidade.

. É dia sem justificativa para quem buscava razões para não votar.

"Dilma solta fogo pelas ventas" já tem 20.021 visualizações únicas

Este comentário do editor, intitulado "Denúncia de Veja faz Dilma soltar fogo pelas ventas", postado sexta-feira neste espaço, contabilizou 20.021 visualizações únicas as 10h37min deste domingo.

CLIQUE AQUI para ver também.

Alberto Youssef não morreu, passa bem e deve receber alta médica neste domingo

Doleiro se sentiu mal no começo da tarde de sábado 

Esta manhã são novamente fortes os boatos de que o delator do Petrolão morreu em Curitiba, mas o doleiro Alberto Youssef, que foi internado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba, após passar mal no sábado, deve receber alta médica ainda neste domingo, segundo informações de pessoas que o acompanham. De acordo com o advogado Antônio Fugueiredo Basto, o doleiro foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Cruz. Youssef teve um mal súbito e uma queda de pressão após o almoço, afirmou o advogado. O doleiro chegou a desmaiar.

. A Polícia Federal emitiu nota oficial esta manhã sobre o internamento em que diz que Alberto Youssef foi hospitalizado "devido a uma forte queda de pressão arterial causada por uso de medicação no tratamento de doença cardíaca crônica".

. A Polícia Federal também afirmou na nota que "são infundadas as informações de possível envenenamento".

A previsão é que ele saia do hospital neste domingo, voltando à carceragem da Polícia Federal em Curitiba.


. O Hospital Santa Cruz afirmou que não passa informações sobre o estado de saúde de pacientes.

CEEE produz teatro do absurdo ao renunciar ao aumento do seu próprio faturamento

Os leitores desta página acompanharam durante toda a semana as tragicômicas tentativas do governo gaúcho para manter congeladas as tarifas de energia elétrica da CEEE até que o próximo governo assuma, tudo para não prejudicar o candidato Tarso Genro. O aumento deveria ter entrado em vigor esta semana. Todas as elétricas já fizeram isto, recompondo suas possibilidades de receita frente a custos cada vez mais elevados, evitando quebrar.

. O diálogo a seguir é apenas um exercício do teatro do absurdo e explica melhor o caráter perverso e cômico do que aconteceu:


Diretor da ANEEL telefone para presidente da CEEE. 

Diretor da ANEEL :  Bom dia, senhor presidente,  tenho uma ótima   notícia para a CEEE!!  Quero lhe transmitir que a ANEEL  autorizou um aumento de 30% nas tarifas da empresa!
Presidente da CEEE: Bom dia, senhor diretor, agradeço a  grande  boa-vontade  da ANEEL, mas quero lhe dizer que a CEEE não precisa de  aumento das  tarifas nesse momento!
Diretor da ANEEL: Mas como?  Mas sua empresa está em imensas dificuldades financeiras!!! Suas tarifas estão defasadas! As outras empresas do seu estado tiveram aumento de tarifas e vocês não querem aumento? Não consigo entender...
Presidente da CEEE: É verdade, mas não queremos o aumento agora, porque o   Chefe não quer!!!
Diretor da ANEEL:  Mas afinal  quem é  que manda na CEEE,  não é o senhor???

Presidente da CEEE:   Não, senhor diretor, em verdade eu não mando nada aqui! Eu sou apenas o presidente! Quem manda mesmo aqui   é o Chefe!