Mercadante é vaiado em Lisboa ao tentar furar a fila

O ex-ministro Aloísio Mecadante tentou furar a fila de passageiros no aeroporto de Lisboa. Foi vaiado, xingado de "ladrão" e "petroleiro", o que o fez recuar para o último lugar.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

Bloomerg dá Trumpo na frente, além da margem de erro

Bloomberg, agora, 16h47min

Trump, 48%
Hillary, 43%

Entrevista, Sérgio Moro, Veja - A gente segue a lei e outros seguem a política

A revista Veja publica na sua edição de hoje esta microentrevista com o juiz Sérgio Moro:

A Lava-Jato já prendeu alguns dos maiores empresários do País e alcançou dezenas de políticos dos mais importantes. O que ainda falta?
Não tenho idéia. nem eu sei aonde a Lava-Jato vai chegar.

Como o senhor enxerga a crítica de que a Lava-Jato tem atropelado direitos dos investigados.
Somos muito zelosos com o devido processo legal. A gente segue a lei e outros seguem a política.

Que outros?
Aí fica para sua interpretação.

Dias atrás, o ex-advogado-geral da União disse que o atual governo quer abafar a Lava-Jato.
Nãovejo nenhum movimento do atual governo no sentido de abafar as investigações.

Vou repetir a pergunta que o senhor mais ouve na rua: o ex-presidente Lula será preso ?
Sem comentários.

Fernando Estima nega posição de acionista da Taurus e diz por que apóia Marchezan Júnior

O editor listou esta semana os nomes de Fernando Estima e Luiz Fernando Estima como doadores da campanha de Marchezan Júnior e estabeleceu o vínculo de ambos como controladores do grupo Taurus. Neste domingo, Fernando Estima esclareceu ao editor que ele "e ninguém da sua família", mantém esta condição. 

Leia o esclarecimento:

Após publicações postadas a partir do dia 12/9/2016 no site http://polibiobraga.blogspot.com.br, eu, Fernando Estima, após ter sido citado nominalmente nas postagens, através de advogados por mim contratados, mantive contato com o jornalista e editor deste Blog, que se prontificou em ceder este espaço.
Esclareço que NÃO sou o controlador e nem mesmo sou hoje acionista da empresa Taurus, mencionada nos textos publicados neste site, assim como nenhum outro integrante da família Estima é controlador (ou "principal controlador" como referido) da referida empresa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Saiba mais sobre o caso Fernando Estima x Marchezan Júnior x Taurus

A nota que o editor publica nesta página, assinada por Fernando Estima, é de fato de Fernando José Soares Estima, que é seu nome completo. Segundo seu advogado, Fernando Estima não possui uma só ação da fábrica de armas Taurus.

Apesar de não possuir uma só ação, segundo a nota que vai publicada a seguir, Fernando José Soares Estima é membro do Conselho de Administração da Forjas Taurus. 
CLIQUE AQUI para ver “Fatos Relevantes” da companhia de armas.

Em 2015, portanto há dois anos, a CVM tratava o Sr. Fernando José Soares Estima como “acionista”, falando inclusive num rumoroso caso analisado por votos proferidos por ele nesta condição.
CLIQUE AQUI para ler.

Novo ataque terrorista nos EUA, desta vez em Minnesota

O ataque com faca que deixou oito feridos no sábado em um centro comercial de Minnesota (norte dos Estados Unidos) foi lançado por "um soldado do Estado Islâmico (EI)", anunciou neste domingo  a agência Amaq, órgão de propaganda do grupo extremista.

"O autor dos ataques com faca em Minnesota ontem (sábado à noite) era um soldado do Estado Islâmico, que respondeu às convocações para tomar como alvos os cidadãos dos países membros da coalizão dos cruzados", indicou a Amaq. O autor do crime acabou morto. O terrorista, que vestia um uniforme de uma empresa de segurança particular, fez referências a Alá e perguntou a pelo menos uma pessoa se ela era muçulmana antes de agredí-la no Crossroads Center Mall em St. Cloud (veja foto ao lado, acima), disse o chefe de polícia William Blair Anderson a jornalistas.

O ataque em St. Cloud, uma comunidade a aproximadamente 97 quilômetros de Minneapolis-St Paul, acontece em um momento de preocupação nos Estados Unidos em relação a ameaças de violência em lugares públicos. Uma explosão sacudiu o movimentado distrito de Chelsea de Manhattan na noite de sábado, ferindo pelo menos 29 pessoas, no que autoridades descreveram como um ato intencional, criminal, enquanto os investigadores dizem não ter encontrado evidências de "conexão com terro

Capellari diz o óbvio ao anunciar saída da EPTC

O presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, disse que não ficará no cargo além do dia 31 de dezembro.

É o que esperam todos os auxiliares do prefeito José Fortunati.

Afinal, Fortunati deixará o cargo no dia seguinte.

Partidos, menos Rede e Psol, tramam anistia no Congresso

Desta vez ele trama anistia para si mesmo e para seus companheiros de roubalheira.

Em sua coluna deste domingo no jornal O Globo, Merval Pereira informa que é provável que seja apresentado amanhã um projeto de lei criminalizando o caixa dois nas campanhas eleitorais, com o apoio de todas as legendas atuantes no Congresso, com a possível exceção do PSOL e da Rede. Poucos deputados assumem que sabem o que está acontecendo nos bastidores.

Leia tudo:


A base do projeto é a medida 8 de combate à corrupção apresentada pelo Ministério Público de Curitiba sob o título “Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2”. Há duas versões do texto: uma que anistia explicitamente todos os crimes eleitorais cometidos anteriormente; e uma segunda, que tem mais chance de ter o consenso, que criminaliza o caixa dois para encerrar a discussão sobre se esse financiamento por fora da legislação eleitoral é ou não crime passível de punição mais rigorosa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Hospital Odontológico da Ufrgs abrirá amanhã em Porto Alegre

Abrirá nesta segunda-feira, 10h, o Hospital de Ensino Odontológico da Ufrgfs, na Ramiro 2492, Porto Alegre, com capacidade para 144 pessoas.

O hospital ajudará na formação de dentistas e fonoaudiólogos, além de abrir espaço para consultas pelo Sus.

Prefeitura de Porto Alegre fará leilão de índices construtivos na quarta-feira

Esta semana, quarta e quinta-feiras, a secretaria municipal da Fazenda realizará mais um leilão presencial de índices construtivos.

Serão ofertados 31 mil m2. Serão contemplados bairros importantes como Petrópolis, Bela Vista e Higienópolis.

O último leilão resultou em fracasso.

Renato Duque vai contar o que sabe sobre Dilma

Renato Duque, ex-diretor da poderosa área de serviços da Petrobrás, preso em Curitiba, será o primeiro grão-duque petista a delatar.

Vai contar o que sabe sobre Lula, Dilma e o PT.

Dilma, que está em Porto Alegre, terá por que tremer a partir do dia 22

Meirelles resolveu matar o Badesul por inanição

O ministro Henrique Meirelles não decretou o fim do Badesul através de medida de força do Banco Central, mas ao decretar sua morte lenta pela inanição, conseguirá o mesmo resultado sem trauma maior.

O governo gaúcho, que já levou o principal, no caso a carência para não pagar este ano a dívida com a União, não tem como levar mais nada.

Cunha diz que PSDB ameaça Temer

Em entrevista ao Estadão de hoje, o ex-deputado Eduardo Cunha ataca o PSDB. Ao falar sobre o governo Temer, disse o ex-deputado:

- Desejo sucesso a ele, mas vejo muita dificuldade. Há ainda o risco do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral, que pode cassar a chapa. Se levar a julgamento, vai cassar. As provas são irrefutáveis. Pergunto: por que o PSDB não desistiu da ação? Para deixar uma faca no pescoço.

E é.

Artigo, Carlos Brickmann - A hora da onça beber água

O Ministério Público abusou na entrevista coletiva sobre o indiciamento de Lula, como dizem os advogados de defesa, ou apenas demonstraram por que fizeram a denúncia? Tanto faz: o fato é que chegou a hora de a onça beber água, e Lula e o juiz Sérgio Moro devem encontrar-se frente a frente.

A denúncia contra Lula, sua esposa Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da OAS, Leo Pinheiro, já foi encaminhada a Sérgio Moro. Espera-se que ele decida até amanhã se aceita a denúncia e transforma os indiciados em réus ou se a rejeita e manda arquivá-la. Moro tem-se notabilizado não apenas pela dureza de suas providências (como o amplo uso - legal, segundo os tribunais superiores - da prisão cautelar, em que o investigado fica preso por longos períodos, à disposição do juiz) quanto pela celeridade de seu trabalho: por exemplo, sentenciou o pecuarista José Carlos Bumlai a nove anos e dez meses de prisão em dois minutos. As últimas alegações de um dos acusados no processo foram-lhe entregues às 7h52, e a sentença saiu às 7h54.

Há coisas no processo difíceis de entender. Atribui-se a Lula o recebimento de propina de R$ 3 milhões - isso quando de um gerente da Petrobras, Pedro Barusco, a Operação Lava Jato recuperou R$ 182 milhões.

Enfim, chegou a hora de a onça beber água. O grande problema é que há onças que não gostam de beber água.

Cunha liga ministro de Temer a irregularidades na Caixa Federal

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo de hoje, o deputado cassado Eduardo Cunha acusou Moreira Franco, secretário do Programa de Parcerias de Investimentos do governo, de estar por trás de irregularidades que financiaram obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.
Franco é considerado o homem forte do governo de Michel Temer, e foi chamado de "cérebro" da gestão do atual presidente da República pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados.

O deputado cassado falou sobre o novo plano de concessões anunciado pelo governo nesta semana, no valor de 30 bilhões de reais. Segundo ele, o projeto já "nasce sob suspeição".

A cassação de Cunha foi aprovada na Câmara no último dia 12. Ele é suspeito de ter cobrado 52 milhões de reais da empreiteira Carioca Engenharia em troca da liberação de verbas do Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS) para o Porto Maravilha.

"O Moreira Franco era vice-presidente (de Fundos e Loterias) da Caixa, antes do Fábio Cleto, que fez a delação falando de mim. Quem criou o FI-FGTS na Caixa foi o Moreira Franco. Toda a operação no Porto Maravilha foi montada por ele. No programa de privatização, dos 30 bilhões de reais anunciados, 12 bilhões vêm de onde? Do Fundo de Investimento da Caixa. Ele sabe de onde tirar dinheiro. Esse programa de privatização começa com risco de escândalo. Nasce sob suspeição", disse Cunha ao jornal.

Segundo Cunha, Franco articulou a candidatura de Rodrigo Maia para ser presidente da Câmara, "atropelando a base aliada". Sobre a suspeita de que ele tenha recebido propina para a obra do Porto Maravilha, Cunha negou ter recebido qualquer "vantagem indevida".

O deputado cassado disse ainda que há muitos financiamentos concedidos que foram perdas da Caixa. "Uma de que me lembro foi da Rede Energia. Outra foi da Nova Cibe. O uso de energia, na época, teve escândalo grande."

Quando perguntado pelo jornal se tinha provas em relação a Moreira Franco, Cunha disse apenas que estava "levantando suspeição", em sua defesa. Ele disse que não tem medo de ser preso. "Não há provas contra mim."

Sobe para 29 o número de feridos em Nova York. Clima é tenso.

Nova York, via WhatsApp 


Sobre as explosões em Nova Iorque, até às 1:30 da madrugada deste domingo, o mais consistente por aqui era uma nota emitida pelo prefeito Bill de Blasio de que parecia intencional a explosão. Agora o prefeito está ao vivo pelo canal Fox (10h): “Pela manhã explosão em Nova Jersey. A noite uma explosão com feridos no bairro de Chelsea. O artefato estava colocado em uma caixa de correio. Em seguida a policia encontrou outro artefato - uma panela de pressão acoplada em um celular ha alguns metros de distancia - que não explodiu. O FBI não afasta a possibilidade de terrorismo”.

Já são 29 feridos e o clima na cidade está bem tenso, com muitas ruas bloqueadas. Na hora da explosão muitas pessoas abandonaram os bares,  lojas e foram correndo para suas casas em diversos locais da cidade e o transito está bem congestionado. Hillary Clinton também está na TV aproveitando a oportunidade e falando sobre os supostos atentados.

Artigo, Percival Puggina - A estranha relação de FHC com Lula

“O que ele (Lula) diz não vou contestar. Não cabe a mim ficar fazendo comentário sobre o que ele disse ou deixou de dizer. É o momento de ele estar desabafando. Sempre é de se lamentar que uma pessoa com a trajetória do presidente Lula tenha chegado a esse momento de tanta dificuldade”.

Não serve para coisa alguma essa declaração de FHC, mas preserva os vínculos que, em 1993, de modo unívoco o uniram a Lula. O inverso, porém, jamais ganhou nitidez. O encontro dos dois líderes políticos brasileiros ficou conhecido como Pacto de Princeton e pretendeu traçar o intercâmbio de dois projetos internacionais de esquerda - o Diálogo Interamericano e o Foro de São Paulo.

Acontece que a história, no ano seguinte, acabou colocando FHC no caminho de Lula. E quando, em qualquer confronto político com petistas, se configura essa situação, começa uma guerra sempre assimétrica. No caso das relações entre FHC e Lula, salvo a exceção que apontarei adiante, tal guerra foi claramente unilateral. Lula atacava e FHC sequer se defendia. Lula rosnava e FHC sorria. Petistas fizeram dos tucanos seus adversários preferidos e o inverso nunca foi muito verdadeiro. Se examinarmos bem o ocorrido durante os mandatos de ambos, veremos que FHC, com Lula na oposição, prestava enorme atenção ao que o PT dizia. Quando a situação se inverteu, viu-se que Lula, diferentemente, se lixava para o próprio partido e para FHC. No caráter unívoco da relação entre ambos percebo esta solitária exceção: em seu primeiro mandato, Lula preservou e até ampliou por algum tempo as principais diretrizes econômicas e sociais do programa tucano.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Onyx não quer saber de anistia ao caixa 2 de campanha eleitoral

O deputado Onyx Lorenzoni, DEM, avisou que não aceitará propostas para incluir anistia ao caixa 2 de campanha no rela.tório final das 10 medidas contra a corrupção

Redes sociais lincham Lula com apoio dos "concursados"

As redes sociais nunca espinafraram tanto o ex-presidente Lula da Silva quanto espinafram desde que os procuradores do MPF do Paraná revelaram que o rei está nu.

Nem mesmo o funcionalismo público, eleitorado cativo do PT, poupa o "general", o "maestro" da propinodemocracia instaurada no País. É que no seu discurso do meio da semana, disse Lula:

- A profissão mais honesta é a do político, porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir para a rua encarar o povo e pedir voto. O concursado não. Se forma na universidade, faz um concurso e está com emprego garantido para o resto da vida. 

Oi contrata Vicente Falconi

A Oi resolveu contratar o mago Vicente Falconi para modernizar sua gestão.

Badesul enfrenta prejuízos em cima de prejuízos. No primeiro semestre, perdeu R$ 21,6 milhões.

O balanço semestral do Badesul que foi publicado mês passado em Porto Alegre, demonstra que apesar de todos os esforços da nova direção, resultou impossível evitar novo e pesado prejuízo.

Desta vez foram R$ 21,6 milhões.

O valor, ainda assim, foi 31,6% inferior ao do mesmo período ado ano anterior.

A direção do banco herdou um cenário catastrófico do governo anterior, sobretudo inadimplências milionárias que precisaram ser lançadas em pagamentos duvidosos.

O Badesul encerrou o primeiro semestre com saldo de operações ativas de R$ 3,4 bilhões. O banco tem apenas 188 empregados, número que ainda é considerado alto, o que motivará novo plano de demissões voluntárias para o segundo semestre.

O governo do RS não precisa de três bancos

Ninguém fora do RS entende por que razão o governo estadual precisa três bancos estaduais - Banrisul, BRDE e Badesul.

Em SP isto é até motivo de piada.

BRDE e Badesul nem dividendos pagam ao governo, mas consomem capital escasso e até inexistente do governo.

Só o Banrisul se salva.

O Badesul é besouro que não deveria voar. Agora, parou de voar.

A nova presidente do BNDES, Maria Silvia Marques Bastos, não está para brincadeira. Ao fechar as torneiras para o Badesul, ela decretou o fim do banco. É só uma questão de tempo. Maria Silvia agiu em conformidade com o ministro Henrique Meirelles e agiu como Pedro Parente, que limpa esqueletos na Petrobrás. Se o Badesul está quebrado e seu controlador, o governo gaúcho, também está quebrado, não há o que fazer. 

Esta não é a primeira crise terminal que enfrenta o Badesul, porque com este nome, como banco de desenvolvimento, ele já tinha terminado no governo Collares, indo suas carteiras remanescentes para o Banrisul. O Badesul atual é desdobramento do que sobrou da antiga Caixa Estadual, liquidada no governo Britto.

Os Estados já não possuem bancos de desenvolvimento há muito tempo, exceção feita a Minas, mas mascaram isto com as chamadas agências de fomento. Eles são uma espécie de besouro, porque não deveriam voar.

O Badesul, como as demais instituições do gênero, tipo Badesc (SC) são, na verdade, agências de fomento (CLIQUE AQUI para examinar a lista de bancos e agências de fomento).

O corte dos repasses para o banco local não prejudicará ninguém, porque o BRDE e o Banrisul tgambém são agentes financeiros do BNDES.

Governo gaúcho apela ao Planalto para tentar salvar o Badesul

Sartori com Búrigo e Feltes no Piratini (a foto não é de ontem) 


O governo gaúcho mobilizou-se neste sábado para tentar salvar o Badesul, apelando diretamente ao Planalto para flexibilizar a posição do BNDES, que eliminou o banco gaúcho do seu rol de credenciados, o que inviabilizará suas operações.

Em nota, Sartori culpou o governo Tarso Genro pela situação dramática do Badesul:

A informação estaria baseada em análise técnica do órgão e em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Controlador  (Estado).
Auditorias realizadas pelo Banco Central e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as contas da administração anterior, no primeiro semestre de 2015, indicavam  fragilidade e uma potencial depreciação sobre os ativos do Badesul.

Ao se deparar com uma situação financeira frágil, evidenciada em balanços semestrais e anual, e pela queda significativa dos indicadores institucionais, a atual direção adotou desde 2015 medidas para melhorar o resultado do órgão de fomento.

O governo Tarso aprovou grandes volumes de empréstimo a poucas empresas, entre as quais algumas que enfrentam problemas financeiros profundos e não pagaram seus débitos. Iesa e a WinPower, juntas, levaram o Badesul a perder cerca de R$ 100 milhões. A Iesa recebeu o dinheiro porque o governo Tarso queria viabilizar o inviável Polo Naval do Jacuí, mas ambos quebraram ruidosamente. 

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota do Piratini. 

Kakuta irá ao BNDES para tentar salvar o Badesul

A presidente do BNDES, Suzana Kakuta, anunciou neste sábado que irá ao Rio para procurar a direção do banco e tentar reverter o descredenciamento do Badesul.

Caso o corte seja confirmado, o banco gaúcho fica inviabilizado e terá que fechar, tudo porque 95% das suas operações dependem de repasses do BNDES.

Kakuta diz que o Badesul não deve um tostão para ninguém, mas não tem conseguido apurar lucros e fecha todos os exercícios com grossos prejuízos.

O governo anterior, Tarso Genro, entregou o Badesul praticamente quebrado. 

Roubos cresceram 70% na comparação com o último ano do governo Yeda

O gráfico ao lado, que é do site ClicRBS deste domingo, mostra que os seis primeiros meses deste ano registraram a maior incidência de roubos desde o início da série história, 2007. A série foi criada no primeiro ano do governo Yeda para balizar a ação na área.

Foram 53.704 roubos.

O número é 20% maior do que no mesmo período do ano passado. Quando comparado com 2010, o último ano do governo Yeda Crusius, o número é ainda mais espantoso, porque é 70% maior. A escalada de piora só fez crescer os números durante os quatro anos do governo Tarso e os dois primeiros de Sartori.

O gráfico demonstra que durante o governo Yeda Crusius, houve sequência de quedas nos assaltos em geral, período em que o comandante era o coronel Mendes.

Bomba explode e fere 25 pessoas em Nova Iorque

Foto do site do The New York Times. 

Pelo menos 25 pessoas ficaram levemente feridas na noite deste sábado em Nova Iorque após uma explosão registrada no bairro de Chelsea.

O incidente aconteceu depois das 22h (horário de Brasília) na rua 23, perto da Sexta Avenida.
Algumas testemunhas relataram que o estouro partiu de uma lixeira.

A área está isolada pela polícia e há vários caminhões de bombeiros no local. Por meio do Twitter, o departamento de contraterrorismo da polícia de Nova Iorque que não há fortes indícios de ataque terrorista.

Domingo será de sol no RS. Manhã de Porto Alegre veio com brumas.

Porto Alegre, 8h39min, 16 graus

Neste momento, 8h39min, manhã de temperatura amena e bruma em Porto Alegre, mas o comingo promete ser de sol na Capital e em todo o RS. Não se descarta precipitação fraca e extremamente isolada no Estado, se vier a ocorrer.

A madrugada foi menos fria que as dos últimos dias e aquece menos que na tarde do sábado. O tempo seco predomina na maioria das cidades gaúchas no decorrer desta semana.

Em Porto Alegre, as mínimas rondam os 13°C e as máximas podem chegar a 24°C. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/