A Grande Muda (Fiergs) precisa retomar o reexame do Mercosul, que só prejudica o RS

Está na hora da Fiergs tomar o pião das grandes discussões sobre o Mercosul novamente nas mãos, a fim de oferecer propostas que produzam medidas compensatórias para a economia do RS.

. Na edição de ontem desta página, o editor pesquisou tabelas e demonstrou a balança comercial brasileira apura sucessivos superavits com a Argentina, o principal parceiro do Brasil na região (US$ 4,1 bilhões no ano passado), mas que ao contrário disto, os gaúchos acumulam sucessivos déficits (US$ 1,2 bilhão no ano passado).

. Isto ocorre desde o início do Mercosul.

. O Mercosul foi muito bom para a economia complementar de São Paulo e suas multinacionais que redistribuiram a divisão internacional da produção de cada uma, mas tem sido fatal para os gaúchos, cuja economia compete diretamente com os produtos argentinos.

- A Grande Muda durante os longos anos de mandato do Sr. Paulo Tigre, a Fiergs pode e deve retomar a liderança que já exerceu na discussão dos grandes temas de interesse do Estado. O governo estadual, como se sabe, continua às voltas com seu próprio umbigo, administrando a sua irriquieta e gorda área de recursos humanos.

Artmed compra GSI Online

A gaúcha grupo A (Artmed) confirmou nesta quinta-feira que comprou a GSI Online, empresa de ensino a distância para o mercado corporativo.

Calçados: governo brasileiro começa a retaliar a Argentina

Os Deputados gaúchos (Renato Molling e Ronaldo Zulke) que estiveram com o Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, avisaram que o governo brasileiro ajudará de imediato os calçadistas que não conseguem licença para embarcar seus produtos para a Argentina.

. O Ministro avisou que já a partir desta quinta-feira seriam criados obstáculos para a entrada de 40 mil carros fabricados na Argentina, além de vinho e arroz.

. É uma clara retaliação.
 
. A OMC só admite limitações até o total de 60 dias.

. 3,4 milhões de pares aguardam por liberação há mais de 210 dias.

- O governo estadual gaúcho tem feito muito pouco, mas nesta sexta o secretário Mauro Knijnik irá ao Vale do Panharana e conversará com os calçadistas.


Merchandising
Cervejas pretas com chucrute e salsicha é no Bier Markt

Pub alemão de cervejas e chopes artesanais (52 marcas globais), faça sua reserva 51.3013.2300. Atende grupos.
CLIQUE AQUI para ver a dica do Hagah para saber mais. Ali também você encontra opções de outros bares da cidade de Porto Alegre.

Também na Polícia Civil do RS o ambiente é de greves e reivindicações.

A Ugeirm, entidade tradicionalmente ligada ao PT, foi a primeira a entrar em greve (quarta e quinta-feiras) porque agentes, inspetores e escrivães querem aumento de 23,5% e não o reajuste escalonado de 10,5% a 20% prometidos pelo governo Tarso Genro.

. Comissários e delegados esperam pela sua vez para também parar.

- A greve dos policiais não foi nem um pouco pacífica, a exemplo do que ocorreu com os brigadianos.

Giovani Cherini nega interesse pelo PSD

O Deputado Giovani Cherini, PDT, nega de pés juntos que vá para o PSD.

Tony Proença sairá do PPS e entrará no Partido Pátria Livre

O Vereador Tony Proença, PPS de Porto Alegre, está com um pé no novo Partido Pátria Livre, ex-MR8.

Ex-vereador do PT de Gravataí adere ao PV

Na segunda-feira, o Vereador Márcio Souza, que resolveu pedir desligamento do PT, assinará ficha no PV de Gravataí.

. Márcio Souza é um dos votos pela cassação da prefeita Rita Sanco.

Tarso ameaça PSB e PTB caso insistam em cassar a prefeita Rita Sanco, PT de Gravataí

Com direito a fotão de cinco colunas e meia página na capa, o Governador Tarso Genro entrou de pé esquerdo na disputa política que ameaça resultar na cassação da Prefeita Rita Sanco, do PT de Gravataí. A manchete do diário é a seguinte: "Cassação influi no Estado".

. O processo de impeachment chegou à reta final e a cassação por 10 x 4 poderá sair na semana que vem.

. O governador, que é do PT, resolveu fazer ameaças diretas ao PSB e ao PTB, que formam a base aliada do governo estadual:
- Vou falar com as direções dos Partidos para que chamem os vereadores à razão. Isto interfere nas relações do PSB e PTB com o governo.

. Ele denunciou que o processo de impeachment "saiu dos limites democráticos".

. O Governador do RS não achou que os pedidos de impeachment protocolados contra os governadores Alceu Collares e Yeda Crusius também "saíram dos limites democráticos".

- O PSB tem dois vereadores e o PTB apenas um, mas como o escore atual é 10 x 4, o Governador teria êxito na missão, caso virasse os votos socialista e trabalhista, porque o presidente, favorável ao impeachment, não vota. 

CLIQUE acima para examinar a capa do Correio de Gravataí.
CLIQUE AQUI para examinar a página com a entrevista de Tarso - pág 6.

Banrisul diz que furou a greve e avisa que 77,5% dos serviços estão garantidos

A direção do Banrisul, de cujo Conselho de Administração faz parte o ex-presidente do Sindicato dos Bancários, Olívio Dutra,  anunciou nesta quinta-feira que conseguiu furar a greve dos bancários.

. A nota do banco festeja que 77,5% dos serviços estão  garantidos. Isto permite que os clientes continuem sendo atendidos normalmente.

A demagógica Lei Manuela D'Ávila está acabando com os estágios no Brasil

O leitor Glauco Silveira cobrou explicações pelo twitter da Deputada Manuela D'Ávila, do PCdoB, porque queria saber o que ela tinha a dizer sobre informações desta página a respeito do fracasso da nova Lei do Estágio, que completou três anos nesta segunda-feira.

. "Procure fontes mais confiáveis", respondeu a deputada comunista ao leitor, escondendo-se atrás da desinformação.

. A nota do editor motivou dezenas de manifestações dos leitores.

. A mídia tradicional ignora a análise desse fracasso oceânico e que prejudica milhões de estudantes em todo o Brasil.

. A Lei Manuela é mais um desses monumentos à demagogia e ao populismo desbragados. A pretexto de garantir direitos trabalhistas a estudantes estagiários (aprendizes que não sabem absolutamente nada), a deputada conseguiu diminuir de 1,1 milhão para 900 mil o número de vagas ocupadas no Brasil, quando até mesmo vegetativamente esta quantidade deveria ter crescido em tres anos. Apenas 13,5% dos 13,3 milhões de alunos dos cursos médios e superiores conseguem vagas. No ensino médio, a fatia é de apenas 3,1%.

. Fonte? Nube (www.nube.com.br) a maior empresa da área no Brasil.

. No RS não é diferente. O maior colocador de estagiários, o Ciee, tem 100 mil candidatos esperando por vagas.

. Na Fundatec, o número de estagiários colocados caiu 2/3. A própria Fundatec, que usava 23 estagiários, agora só admite 6.

- Acontece que as "vantagens" que introduziu para "proteger" e "expandir" o sistema de estágios, acabaram transformando-se num tremendo fracasso. A lei impôs férias para os estagiários, reduziu a jornada de trabalho de 8 para 6 horas, criou quotas e impôs vale-refeição e vale-transporte. As empresas cortaram drasticamente a contratação de estagiários, porque seus custos inviabilizaram o sistema.


CLIQUE AQUI para ler "O aviso prévio proporcional", outra "novidade" que poderá surpreender os sindicalistas que representam apenas a metade dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada (a outra metade trabalha sem direito algum, mas são ignoradas pelos sindicalistas da outra metade. O argigo é do jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira, página A3).

Ações? Bolsa de valores? Faça um curso na Leandro & Stormer!
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o curso “Como investir na bolsa de valores, entendendo os gráficos” no dia 05 de outubro, presencial em Porto Alegre e ao vivo pela internet. Clique aqui e informe-se.

Oi e BB lançam cartão de crédito e pagamento por celular

A Oi e o Banco do Brasil lançam o Cartão de Crédito Oi, que poderá ser utilizado como cartão tradicional (inicialmente com a bandeira Mastercard) ou via celular Oi. A funcionalidade pagamento com celular estará disponível nas máquinas da Cielo e utilizará a plataforma da Paggo. O Cartão de Crédito Oi será comercializado para toda a base de clientes da operadora e emitido pelo Banco do Brasil. Além do acesso ao pagamento via celular, o Cartão de Crédito Oi garantirá ao portador a elegibilidade ao programa de relacionamento da Oi, o Oi Pontos.

. O Cartão de Crédito Oi é o primeiro produto lançado pela parceria que prevê também o lançamento de outro produto: o cartão Pré-Pago. Este produto será ofertado à base de clientes Oi que não têm acesso a cartões de crédito ou débito, nem possuem conta-corrente (a Oi estima que em sua base exista em torno de 15 milhões de clientes não bancarizados).

. A partir de outubro, a funcionalidade pagamento com celular na máquina da Cielo estará disponível para os portadores do Cartão de Crédito Oi. A operação da Paggo inicia-se na região Nordeste. A partir de janeiro de 2012, a operação será expandida para todo Brasil. 

. A tecnologia da Paggo é segura: o pagamento só é liberado após autorização do cliente, através de uma senha pessoal. A senha e as mensagens SMS não ficam armazenadas no celular nem na máquina da Cielo. Além disso, Paggo é prático: o cliente do Cartão de Crédito Oi pode sair de casa somente com o seu celular – basta que ele informe o número do celular para o lojista digitá-lo na máquina da Cielo e autorize a compra via SMS.

Dinamize compra o Easy Buzz da catarinense A2C

A empresa gaúcha Dinamize adquiriu os 50% do Easy Buzz que pertenciam à catarinense A2C e incorporou o Livebuzz (uma das principais ferramentas do Brasil de monitoramento de redes sociais), iniciando assim, o processo de fusão entre os softwares lançados em 2010.

. A Dinamize é a administradora de lista de que a newsletter www.polibiobraga.com.br contratou há oito anos. 

Sargentos e Tenentes da Brigada desafiam o governo Tarso: "Ou é 23,5% ou não é nada"

A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar decidiu que não aceitará um só centavo do aumento de 18,% proposto à Assembleia pelo governo do PT.

. "Ou é 23,5% ou não é nada", disse ao editor o presidente da ASSTBM, Aparício Santellano.

. A categoria espera que o presidente da Assembleia, Adão Villaverde, consiga agendar reunião com o governo para retomar as negóciações. Se elas fracassarem, o ofício de desistência do aumento será protocolado.

- A Brigada possui 9 mil sargentos, subtenentes e tenentes na ativa e 7 mil na reserva. 

Saiba em que pé estão as negociações salariais com a Brigada Militar

As negociações entre o governo estadual gaúcho e os brigadianos estão no seguinte pé:

Soldados e cabos (18 mil na ativa) - Aumento de 23,5%, já aceitos pela categoria, com proposta na Assembleia.

Sargentos, subtenentes e tenentes (9 mil na ativa) - Aumento de 10,5% a18,5%, repelido pela categoria, mas igualmente proposto na Assembléia.

Capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis - Nada oferecido pelo governo. A categoria quer equiparação com ocupantes de carreiras jurídicas. 

FGV: inflação do aluguel acumula alta de 7,46% em 1 ano

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecida como inflação do aluguel, usado para reajustar a maioria dos contratos, acelerou de 0,44% em agosto para 0,65% em setembro, segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira. No ano, o indicador acumula alta de 4,15% e, em 12 meses, de 7,46%. Em agosto, a taxa acumulada em um ano ficara em 8%.

Dilma prometeu construir a nova ponte do Guaíba com dinheiro público, sim. "Será a ponte Sérgio Zambiasi", disse ela na campanha.

Na reportagem que você lerá no link a seguir, é possível verificar claramente que a Presidente Dilma Rousseff prometeu construir a nova ponte do Guaíba.

. E com dinheiro público.

. Foi aplaudidíssima pelo PT do RS, que nunca admitiu "vender um só parafuso público", segundo assegurou no seu governo o Sr. Olívio Dutra.

. Eleita, a Presidente Dilma Rousseff mudou e o PT do RS ficou mudo.

. Ela mandou o ministro dos Transportes dizer em Porto Alegre que a ponte sairá, sim, mas com dinheiro privado, de preferência da Concepa, que receberá como prêmio a ampliação do prazo de concessão da Freeway.

CLIQUE AQUI para resgatar a conversa que Dilma Rousseff teve durante a campanha eleitoral com o apresentador Gugu Streit, na Rádio Farroupilha. Como estava na Farroupilha, rádio popular da RBS , ela até brincou e disse que a nova ponte seria batizada com o nome do Senador Sérgio Zambiasi.

Publica vence a disputa pela conta publicitária da Assembleia do RS

A conta publicitária da Assembleia do RS irá para a Publica. A agência venceu a disputa nos ítens "técnica" e "preço".

. A homologação depende da burocracia e não da disputa.

- A conta publicitária anual da Assembleia pode chegar a R$ 4 milhões por ano.


Merchandising
Cervejas pretas com chucrute e salsicha é no Bier Markt

Pub alemão de cervejas e chopes artesanais (52 marcas globais), faça sua reserva 51.3013.2300. Atende grupos.
CLIQUE AQUI para ver a dica do Hagah para saber mais. Ali também você encontra opções de outros bares da cidade de Porto Alegre.

Produção de frangos e suínos atinge recorde

O abate de frangos no Brasil atingiu 1,31 bilhão de animais no segundo trimestre do ano, o maior valor desde o início da pesquisa, em 1997. A quantidade de animais superou em 0,2% o trimestre anterior, e em 6% o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

. Já o abate de suínos atingiu 8,615 milhões de animais, também o maior patamar da série histórica. O número representa aumento de 5,3% frente ao trimestre anterior, e de 6,7% ante o mesmo trimestre do ano passado.

. No total, a produção correspondeu a 2,85 milhões de toneladas de frango (em carcaça), e 824,2 mil toneladas de suínos.

Bovespa em alta de 1,72%; dólar é vendido a R$ 1,829

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) operava em alta nesta quinta-feira. Por volta das 10h55, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) subia 1,72%, aos 54.186,13 pontos. Em Wall Street, o índice Dow Jones seguia com alta de 2,16%.

. Já a cotação do dólar comercial seguia em baixa de 0,44% na venda, a R$ 1,829. O euro tinha valorização de 0,22%, a R$ 2,495.

BC reduz previsão de crescimento do PIB em 2011

O Banco Central informou nesta quinta-feira, por meio do relatório de inflação do terceiro trimestre, que a sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano recuou de 4% para 3,5%. Essa é a segunda redução da estimativa do BC para o crescimento de 2011 - que estava em 4,5% no fim do ano passado. A instituição não forneceu, até o momento, sua expectativa para o PIB de 2012.

. Com isso, a estimativa do BC para o crescimento deste ano segue abaixo da previsão do Ministério da Fazenda, que é de 4,5% de crescimento. A previsão da autoridade monetária, porém, está em linha com o que acredita o mercado financeiro, que estima uma expansão de 3,5% para a economia em 2011.

Governo federal esvazia Banco do Brasil em Brasília

Uma operação, feita na surdina, está esvaziando a instituição no Distrito Federal, com a transferência de pelo menos um terço das diretorias e cerca de 2 mil funcionários para São Paulo. A maior parte da mudança deve acontecer até o ano que vem. Movimento semelhante também estaria ocorrendo na Caixa Econômica Federal. O objetivo é fortalecer o PT nas eleições de 2012 na capital paulista.

. Nos bastidores, figuras graduadas do Banco do Brasil dizem que o novo significado da sigla BB é “Banco do Berzoini”, numa referência ao deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que estaria à frente dessas articulações. Ex-servidor do BB, ele nega. Para o presidente da Federação do Comércio, Adelmir Santana, a situação é alarmante e causará impacto negativo sobre a economia local. “Vamos reunir a bancada do DF para manifestar nosso repúdio”, diz o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Cuba autoriza comércio de veículos

Pela primeira vez desde a revolução que deu o poder ao líder socialista Fidel Castro, em 1959, o governo de Cuba autorizou seus cidadãos a comprar e vender carros. Antes, o comércio automobilístico sem restrição aplicava-se apenas a veículos fabricados antes da revolução socialista.

STF em crise não consegue decidir sobre punição a juízes

Diante da forte reação da opinião pública e das críticas ao corporativismo no Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) desistiu de julgar ontem a ação que tira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) poderes para investigar e punir magistrados. A maioria dos ministros do STF tendia a aceitar a ação, movida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AME), mas o presidente da Corte, Cezar Peluso, adiou sua apreciação.

. “O momento não é adequado. Vamos deixar até que os fatos sejam mais esclarecidos”, resumiu Marco Aurélio Mello, relator da ação. A crise chegou ao seu auge com a declaração da corregedora do CNJ, Eliana Calmon, para quem o esvaziamento do Conselho beneficiará “bandidos escondidos atrás da toga”. No Senado, foi apresentada emenda constitucional mantendo os poderes do CNJ.

Kassab: "Apoio a Dilma em 2014 para PSD é natural"

O Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que o PSD é um partido de centro e que é natural que a legenda apoie a reeleição da presidente Dilma Rousseff, “se ela fizer um bom governo”. A sigla recém-criada divulgou um manifesto em que defende a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte em 2014.


Ações? Bolsa de valores? Faça um curso na Leandro & Stormer!
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o curso “Como investir na bolsa de valores, entendendo os gráficos” no dia 05 de outubro, presencial em Porto Alegre e ao vivo pela internet. Clique aqui e informe-se.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/