A Grande Muda (Fiergs) precisa retomar o reexame do Mercosul, que só prejudica o RS

Está na hora da Fiergs tomar o pião das grandes discussões sobre o Mercosul novamente nas mãos, a fim de oferecer propostas que produzam medidas compensatórias para a economia do RS.

. Na edição de ontem desta página, o editor pesquisou tabelas e demonstrou a balança comercial brasileira apura sucessivos superavits com a Argentina, o principal parceiro do Brasil na região (US$ 4,1 bilhões no ano passado), mas que ao contrário disto, os gaúchos acumulam sucessivos déficits (US$ 1,2 bilhão no ano passado).

. Isto ocorre desde o início do Mercosul.

. O Mercosul foi muito bom para a economia complementar de São Paulo e suas multinacionais que redistribuiram a divisão internacional da produção de cada uma, mas tem sido fatal para os gaúchos, cuja economia compete diretamente com os produtos argentinos.

- A Grande Muda durante os longos anos de mandato do Sr. Paulo Tigre, a Fiergs pode e deve retomar a liderança que já exerceu na discussão dos grandes temas de interesse do Estado. O governo estadual, como se sabe, continua às voltas com seu próprio umbigo, administrando a sua irriquieta e gorda área de recursos humanos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ê verdade a Fiergs deveria ser a Grande defensora dos interesses empresariais.

Felippe Hermes disse...

Políbio, é importante ressaltar que o RS é porta de entrada para as importações de empresas como a GM e a Toyota, e q isso provavelmente pesa contra o RS nesta balança comercial, mesmo q estas importadoras gerem empregos na área logística

Anônimo disse...

O empresariado gaúcho que tem conseguido verba via BNDES (diga-se José Dirceu) está bem quietinho. Para o ramo que não entrou neste "negócio" o resultado está se vendo.

Luiz Vargas disse...

Poderiam tomar uma aulas com o cumpanhero PeTralha Villaverde que quer transformar a AL na "protagonista dos grandes temas do Estado", mas não consegue nem dar jeito numa licitação para publicidade e instituição que comanda aceita como justificativa para diárias até fotografia das localidades onde parlamentares dizem ter ido.
O Estado está involuindo e não demorará muito os botocudos andarão sob quatro patas e mugindo.

Anônimo disse...

Mas não é mais Sr. Anonimo das 17:57, virou num setor politiqueiro, pelo fato de estar acabando com o empreendedorismo local e se enfatizando a vinda do exterior.
Empreendedor brasileiro está sendo rotulado como descumpridor de leis, principalmente da CLT, não pagador dos impostos e outras obrigações. Fica então a cargo dos empresário extrangeiros toda moral nos negócios. Isto é o que estou vendo hoje.

Anônimo disse...

Sr Anônimo de 30/09 10:01
Empresário que paga toda carga tributária e trabalhista está fechando as portas, não tem como aguentar. Empresário estrangeiro vem com isenções, incentivos e benesses variadas. Não tem comparação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/