Alfredo Bessow é editor do Canal Brasília.
Veja estas cenas de guerra do ataque do Irã ao centro de Tel Aviv, Israel
O editor vem recebendo dezenas de vídeos e fotos do contra-ataque do Irã contra Israel, inclusive com o bombardeio freito por centenas de drones, alguns dos quais atingiram em cheio a zona central de Tel Aviv.
O You Tube não disponibiliza cenas de guerra.
No X a seguir, cenas do ataque do Irã.
CLIQUE AQUI para ver.
Federação Israelita pede reforço na segurança da comunidade judaica do RS
A Federação Israelita do RS tirou nota, hoje, dia 13, para informar que decidiu recomendar "reforço na defesa da comunidade, com monitoramento de ameaças, contatos permanentes com autoridades e forças de segurança pública", tudo em função do recrudescimento das atividades de guerra no Oriente Médio, com ênfase no caso das operações levadas a efeito por Israel sobre instalações militares do Irã.
O editor recebeu cópia do comunicado (ao lado).
A entidade diz que até o momento não existem indícios de ameaças iminentes à comunidade judaica.
A nota da Federação Israelita disponibiliza números de contatos de urgência, inclusive da Brigada Militar.
O comunicado não se refere à posição hostil da diplomacia do governo lulopetista, que vem se colocando em defesa dos agressores de Israel.
Artigo, especial, Renato Sant'Ana - Escolhas racionais
Renato Sant'Ana é advogado e psicólogo, RS
E-mail: sentinela.rs@outlook.com
Quem tem um coração justo deseja a inclusão indiscriminada de todos. Mas imagine que você vai fazer uma cirurgia cardíaca de alto risco, e que lhe cabe escolher, porque assim dispõe o hospital, entre ser atendido por (1) médico especialista ou (2) médico de sua preferência segundo o sexo, raça, religião ou ideologia. Claro, é insólito. Mas vale como exercício de raciocínio. Será que alguém, com apenas um pingo de juízo, marcaria a opção 2? Adotaria um critério político e não técnico? Que dúvida! Na hora de ser "operado", todo mundo quer o melhor especialista sem ligar para a sua religião, cor da pele, orientação sexual ou ideologia: só importa que ele tenha muita experiência e pleno domínio do procedimento cirúrgico. É uma escolha pragmática: técnica, não política.
Igual pragmatismo, se queremos ser racionais, aplica-se a muitos outros casos, como, por exemplo, à designação de magistrados. Aí o critério é da sociedade. Mas o exercício de raciocínio é do cidadão:
CLIQUE AQUI para ler mais.
Dica do editor - Este blog, ontem, bateu seu recorde de leitores: foram 79.120, segundo o Google Analytics
Este blog vem batendo sucessivos recordes de leitores diários e, ontem, alcançou a cifra de 79.120, segundo dados levantados oficialmente pelo Google Analytics.
É recorde deste mês e um dos maiores da história de 25 anos deste blog.
Apenas para que os leitores façam uma comparação, o site GZH, ou seja, o site Gaúcha+Zero Hora, que reúne centenas de jornalistas, tem média diária de 120 mil leitores, segundo o IVC . Este blog é serviço de uma só pessoa, o editor.
O jornal impresso mais importante do RS, Zero Hora, tem tiragem média diária de 42 mil exemplares, segundo o mesmo IVC.
Família de Mauro Cid (pais, mulher e filhos) já escaparam par os Estados Unidos
A desconfiança da PF e da PGR em relação a possíveis planos de fuga do Tenente-Coronel Mauro Cid decorrem da viagem que os pais, a mulher e os filhos do militar viajaram para os Estados Unidos.
A família embarcou para Los Angeles, mês passado, e os bilhetes não possuem percurso de volta.
Eles não são sequer investigados, mas durante uma das delações de Cid, Moraes chegou a ameaçar prendê-los, caso o militar não disse o que ele, ministro, queria saber.
PF e PGR acham que Cid trabalhava com ajuda de ex-companheiros seus de governo para obter passaporte português (Cid tem dupla cidadania), entre os quais o ex-ministro do Turismo, preso hoje.
A Ascensão dos Senhores Feudais Tecnológicos — e você com isso?
No Brasil, observa-se a ausência de uma discussão pública séria sobre geopolítica, política internacional ou mesmo sobre a conjuntura nacional. No contexto brasileiro, jornalistas, comentaristas e analistas frequentemente produzem textos semelhantes às redações do ENEM, nos quais a utilização de um conjunto específico de jargões em ordem minimamente coerente é suficiente para garantir aprovação. A discussão sobre setores produtivos, geração de riqueza e aumento da renda per capita é praticamente inexistente. O foco recai predominantemente sobre temas como democracia, distribuição de renda e outros jargões que, embora possam ser utilizados para garantir a aprovação em escolas, revelam-se simplesmente inúteis diante das complexidades do mundo dos adultos, onde os problemas reais existem.
Um exemplo de debate negligenciado — talvez excessivamente abstrato para certos jornalistas — é a discussão sobre o declínio do capitalismo baseado na produção e consumo, pois estaria se avizinhando uma espécie de economia de arrendamento tecnocrático, ou tecnofeudalismo, um termo utilizado para descrever uma nova fase do capitalismo digital, no qual um número reduzido de grandes empresas de tecnologia exerce um poder econômico, social e político comparável ao dos senhores feudais medievais.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Recomendado - Vá esta noite o Bier Markt. E reserve seu próximo evento para ali mesmo.
CLIQUE em cima da imagem para ampliar e ver melhor.
Encomende sua reserva por WhatsApp:
happy hour, aniversário,
casamento,formatura e eventos em geral.
ABRE HOJE
Whats
Fale por texto,, áudio ou diretamente:
993882401/993887265.
BIER MARKT,, 15 ANOS/]
Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS
Crônica de sexta, Vitor Bertini - Jornalista o tempo todo
E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com
LM era meu amigo e jornalista o tempo todo. Um clássico.
No tempo dos clássicos, o ar da redação tinha fumaça de cigarro, o teclar das máquinas de escrever era música de fundo, os paletós ficavam nas cadeiras, noite era dia, os fotógrafos estavam sempre indisponíveis e o café era ruim. Na redação, LM sentia-se em casa.
Na rua, elegante, cabelo em desalinho combinando com o nó da gravata, experiente e discreto, ele sabia ouvir e a quem procurar.
Depois, bem informado, na volta ao jornal, as necessárias conversas, o café no bar, as horas passando, alguns cigarros…
CLIQUE AQUI para ler mais.
Opinião do editor - Ações da PGR e de Moraes contra Cid e Gilson Machado são erráticas, autoritárias e midiáticas
A ordem de prisão emitida por Alexandre de Moraes contra o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, que foi cumprida, e outra ordem de prisão, esta emitida contra o tenente-coronel Mauro Cid, revogada logo em seguida, demonstram de que modo a PGR e o próprio ministro do STF agem de modo errático, autoritário e midiático, tentando manter intimidados os réus e acesas suas investidas contra Bolsonaro.
É isto do que se trata.
A PGR pediu as prisões e Moraes atendeu-as porque Gilson Machado teria ajudado Cid a conseguir um passaporte português em maio deste ano, o que demonstraria a intenção do tenente-coronel de se evadir do Brasil. Gilson é amigo íntimo de Bolsonaro e costuma hospedá-lo no seu hotel das Alagoas.
São ações indecentes e burras, porque nem a ação do ex-ministro e nem a tentativa de Cid são rigorosamente ilegais.
Caso tivesse a intenção de sair do País, Mauro Cid já poderia ter feito isto, como já fizeram centenas de exilados.
Dica do editor - Para evitar a dengue, saikba o que vistoriar uma vez por semana seu imóvel.
No seu pátio ou área externa:
Verifique os vasos de plantas, retirando os pratinhos. Passe esponja para limpar os ovos que ficaram aderidos./ Bromélias e outras plantas que podem acumular água: revise semanalmente e remova a água, sempre que possível (se estiverem em vasos vire de cabeça para baixo). Nas plantas no solo, dê um jato de água nas folhas para remover larvas que tenham se desenvolvido no encaixe das folhas./ Recolha o material que poderá ser descartado (latinhas, embalagens plásticas, vidros, garrafas PET, etc) e coloque em saco plástico para a coleta seletiva de lixo do DMLU.
No seu imóvel:
CLIQUE AQUI para saberr mais.
Camozzato, Barth e Ramiro denunciam ato antissemita esquerdista em Porto Alegre
O deputado Felipe Camozzato, os vereadores Ramiro Rosário e Fernanda Barth, querem que o MPF investigue o ato antissemita realizado esta semana diante da Federação Israelita do RS, Porto Alegre. A manifestação foi de apoio ao grupo terrorista Hamas e símbolos de apologia ao ódio, à violência e ao extermínio do povo judeu. 100 manifestantes, quase todos ligados ao PSOL, PT e PCdoB, participaram do ato.
“Frases como ‘Do rio ao mar’, usadas pelo Hamas, carregam uma simbologia histórica de destruição de Israel e aniquilação do povo judeu", denunciou Camozzato.
Eles pedem a instauração de inquérito ou o ajuizamento de ação judicial com base na Constituição Federal, na Lei nº 7.716/89 (que trata dos crimes de preconceito) e na Lei nº 14.532/2023, que equipara injúria racial ao racismo.
STF já tem maioria ampla para impor censura prévia nas redes sociais.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feir a favor da responsabilidade civil das plataformas que operam as redes sociais, ou seja, pela censura prévia, o que inviabilizará as operações de todas elas na área de conteúdos de informações.
Até o momento, o placar do julgamento está 7 votos a 1 a favor da inconstitucionalidade da norma e possibilidade de punição civil contra as empresas. O voto divergente foi do ministro André Mendonça.
Após o voto de Moraes, o julgamento foi suspenso e será retomado na quarta-feira (25).
Apesar da maioria formada, ainda não foi aprovada a tese jurídica com os detalhes da decisão. A tese é necessária para estabelecer as regras que as plataformas deverão seguir para a retirada dos conteúdos ilegais.
Governo pede ao STF autorização para usar dinheiro dos contribuintes para devolver valores roubado dos aposentados
A AGU não fala em valores, mas as informações que existem até agora são de que o roubo do dinheiro dos aposentados soma R$ 6,2 bilhões.
O que o governo quer, portanto, é usar dinheiro dos contribuintes, inclusive dos próprios aposentados e pensionistas do INSS, para devolver o que lhes foi roubado.
Enquanto isto, a CPI e a CPMI do INSS continua vegetando no Congresso, sem que deputados e senadores iniciem de imediato as investigações.
A própria mídia tem evitado o assunto.
Depois de contar suas façanhas em Curitiba, Leite repete a dose, hoje, em Santo Augusto e Pelotas
Depois de Curitiba, onde contou suas façanhas (leia nota abaixo), hoje é dia de agenda no interior do RS para o governador Eduardo Leite.
Ele fará anúncios e visitas em Santo Augusto e Pelotas
O governador acelera suas viagens, visitas e anúncios a 10 meses de renunciar ao governo para disputar o Planalto ou uma cadeira no Senado, o que der.
(CLIQUE AQUI para ler a agenda).
Eduardo Leite volta a falar fora do Estado a respeito das suas façanhas no governo do RS
O governador Eduardo Leite continua seu périplo pelo País, falando onde estiver microfone disponível.
Ontem, o candidato a candidato ao Planalto pelo PSD, falou em Curitiba, na primeira edição do Construa Sul 2025. A mediação foi do jornalista Carlos Tramontina. Leite falou para 500 empresários, autoridades e especialistas do setor no Ópera Concept Hall.
O governador informou que Rio Grande do Sul possui hoje R$ 46 bilhões em investimentos contratados por meio de concessões e privatizações, além de R$ 16 bilhões em novos projetos em estrutura logística, energia, saneamento e mobilidade.
RS terá outro dia de tempo bom e temperatura amena
O dia é de sol em todo o RS.
A MetSul., no entanto, informa que da tarde para a noite, inclusive, a atmosfera fica instável e há chuva e risco de raios com granizo isolado em pontos da Metade Oeste gaúcha.
Faz muito frio no Estado.
Em Porto Alegre, o dia começou com sol claro. As temperaturas variarão, hoje, na Capital, entre os 8ºC e os 22ºC.
Saiba mais sobre o ataque de Israel ao Irã
A Força Aérea Israelense atacou, nesta quinta-feira, instalações militares, nucleares e de mísseis do Irã. Segundo a TV estatal iraniana, fortes explosões foram ouvidas na capital, Teerã.
Os Estados Unidos avisaram que defenderão Israel no caso de retaliação, mas o Irã mandou 100 drones contra Israel, todos interceptados.
CLIQUE AQUI para ler The Washington Post desta manhã.