Quaest fará pesquisa em Porto Alegre. Será neste final de semana. RGS pagará R$ 106 mil pelo serviço.

 A RBS vai pagr R$106 mil para que a empresa de pesquisa Quaest entre em campo neste fim de semana para medir as intenções de voto à prefeitura de Porto Alegre. 

De sábado a segunda-feira, 900 eleitores da capital gaúcha serão entrevistados presencialmente e o resultado será divulgado na terça-feira. A

Carla Zambelli está com medo de Moraes e por isto não assinará pedido de impeachment contra Moraes

Assustada, a deputada Carla Zambelli justificou sua falta de empenho em exigir o impeachment contra A. de Moraes, declarando que não assinaria o 23o pedido que será encaminhado ao Senado.

O que ela escreveu no X

- Sobre o pedido de impeachment, meu advogado me proibiu de assinar por conta dos 8 processos criminais que AM [Alexandre de Moraes] abriu conta mim no STF. Agora é momento de novos soldados, sem ferimentos, assumirem a dianteira dessa batalha, pois estou nesta pauta desde 2015 e preciso dar 2 passos atrás.

Zamelli disse que foi aconselhada por seus advogados, temerosos de que a assinatura complique os 8 processos criminais que estão nas mãos de Moraes.

Publicidade - Reserve seu evento, inclusive happy hour. Use este Whats. Bier Markt, Porto Alegre.

Faça sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário, casamento, formatura, lançamento de candidaturas. Melhor casa do gênero segundo edições seguidas de Veja.

Prove os chopes pretos para estes dias frios.

Use mensagens de texto pelos nossos WahtsApp:

Whats
993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Bairro Moinhos de Vento
www.biermarkt.com.br   

Porto Alegre 

Agora, ao vivo e até o virar da noite, on line, tudo sobre a crise na Venezuela. Acompanhe a EVTV.

 Esta emissora é operada por exilados venezuelanos em Miami, mas transmite tudo também de Caracas.

Leite vai a Lula, agradece ajuda, mas insiste em dizer que o governo promete muito e entrega pouco

 O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, encontrou com o presidente nomeado Lula da Silva no Planalto.

Ao sair do encontro, o governador disse que foi agradecer pela ajuda federal aos gaúchos, mas reafirmou que tem chegado pouco

- Existe um descompasso entre os anúncios do governo federal e o que de fato chega à população gaúcha.

Lula não gosta deste tipo de cobrança.

Irritado, Tarso Genro chama de vagabundo "extremista de direita" que faz proocação sobre Rosário

 O Alemão Klaus é um atente provocador de direita que faz questionamentos políticos irreverentes para líderes de esquerda, com ênfase para representantes do lulopetismo. Neste vídeo a seguir, Alemão Klaus tenta abordar Tarso Genro, que reage irritadíssimo, chamando-o de vagabundo. O agente provocador de "extrema direita" queria saber sobre a candidatura de Rosário. Ele cometeu alguns equívocos em relação ao ex-ministro, mas isto é pouco relevante. Depois que entrou apressado no carro, Alemão Klaus reclamou "Tá em que é um senhor de idade, mas poderia ser mais educado". Veja o vídeo

RS avança para o terceiro lugar em "segurança" no Ranking de Competitividade

O "Ranking CLP de Competitividade 2024" foi divulgado durante o Congresso Consad de Gestão Pública, realizado em Brasília. No evento, participaram autoridades como os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Jorginho Mello (Santa Catarina), além do Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além da presença de lideranças do setor privado e associações como Delton Batista, Presidente Sistema LIDE Rio Grande do Sul e Santa Catarina e e Eduardo Fernandez (Embaixador do CLP Sul e Presidente do Conselho LIDE do Rio Grande do Sul).

Durante o evento, que ocorreu em 21 de agosto de 2024, foi lançado o Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios. Florianópolis destacou-se como a capital mais competitiva do Brasil, enquanto Porto Alegre classificou-se em quarto lugar. 

No ranking geral, o Rio Grande do Sul manteve-se na primeira posição em eficiência da máquina pública e avançou para o terceiro lugar em segurança pública. Com isso, o estado alcançou a quinta posição geral no ranking, a melhor desde 2016, quando registrou uma subida de quatro posições na média do ranking. Isso reflete um significativo progresso na administração pública e na segurança do estado.

Senadores não assinarão pedido de impeachment contra Moraes. Saiba por que razão.

 Os senadores não assinarão o pedido de impeachment contra A. de Moraes, que será apresentado no dia 9 de setembro no Senado.

123 deputados federais já assinaram.

O senador Eduardo Girão avisou que nenhum senador assinará o pedido, já que o processo correrá no âmbito do Senado e ninguém quer correr o risco de ser impedido por alegação de suspeição.

Dica do editor - Veja como a Câmara fez o balanço dos 10 anos da Lava Jato. Foi ontem.

 A sessão foi da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, a pedido de Kim Kataguiri (União Brasil) e Adriana Ventura (Novo).

Comércio varejista fechou 1o semestre com vendas 5,2% maiores. Leia o amplor elatório sobre o caso.

O 1º semestre de 2024 foi positivo para o desempenho das vendas do comércio, mostra o IBGE. Na comparação entre o período de janeiro a junho de 2024 com o mesmo período de 2023, constatou-se um avanço de 4,3% nas vendas do varejo ampliado e de 5,2% no comércio varejista.

A informação é do relatório circunstanciado publicado pela CNDL, Federações de CDLs e SPC.

Leia tudo

Mantido esse ritmo, a atividade do setor poderá, finalmente, distanciar-se do pico mensal de vendasobservado em novembro de 2020, alcançando um novo patamar.

CLIQUE AQUI para ler todo o relatório. O editor recebeu cópia e incluiu tudo no seu arquivo pessoal.

Opinião do editor - O recuo de Nelson Jobim apenas confirma quem é Nelson Jobim

O editor deste blog não se surpreendeu com o vergonhoso recuo do ex-ministro e atual banqueiro Nelson Jobim, que negou que disse o que disse sobre Moraes e o STF em entrevista para a CNN.

Jobim não é confiável.

Ele foi ministro do FHC, de Lula e de Dilma, oque já diz tudo sobre seu caráter.

Atualmente, é diretor do BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, que passou boa temporada na cadeia por ordem do ex-juiz Sérigio Moro

Tem razão o senador Rogério Marinho, líder da oposi.ção, que hoje debochou da firmeza de princípios de Jobim

- Suas opiniões são tão firmes quanto um pudim.

É isto.

Moraes manda PF abrir inquérito sobre denúncias feitas contra ele no Vaza Toga. E ele é o próprio relator.

A Polícia Federal confirmou que intimou, hoje,  Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da AEED (Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para depor sobre os vazamentos de mensagens publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

O inquérito apura denúncias de ações ilegais promovidas por A. de Moraes contra a oposição, conforme a Folha. A. de Moraes é o relator do caso no STF. Moraes mandou 20 ordens fora do rito, conforme áudios publicados pelo jornal.

Eduardo Taglafierro deporá amanhã em SP, mas sua mulher, espancada por ele no ano passado, também foi chamada.

Rosário lidera Índice de Popularidade Digital da Quaest, Porto Alegre. Camozzato é o 2o e Melo fica em 3o.

A deputada federal Maria do Rosário (na foto discutindo com Bolsonaro) lidera o Índice de Popularidade Digital da Quaest (IPD) entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre, informa a Folha de S. Paulo de hoje. O IPD é calculado a partir de variáveis das plataformas X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. O índice considera cinco dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

A candidata do PT aparece com 78,7 pontos, 14 a mais que o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), que tem 64,7. O prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição tem desempenho mais opaco Sebastião Melo (MDB), é o terceiro, com 63,9 pontos.O prefeito tem bom número de pesquisa, mas a maioria é de críticas.

 Juliana Brizola, candidata do PDT e apoiada pelo governador Eduardo Leite, tem um volume alto de buscas, mas não as converte em seguidores, ficando na quarta posição.

Abaixo-assinado contra Moraes bateu em 1 milhão de assinaturas

Bateu em 1 milhão de assinaturas a petição virtual que pede pelo impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

O número mágico foi alcançado as  9h48m.

A nova meta é 1,5 milhão.

. O abaixo-assinado foi criado na última 6ª feira (16.ago), depois de reportagem da Folha de S.Paulo divulgar mensagens que sugerem que o magistrado teria utilizado o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de maneira informal para embasar inquéritos contra apoiadores de Bolsonaro no Supremo.

CLIQUE AQUI para assinar.


Prefeito Nunes venceria em SP, segundo Atlas/Intel (2o turno).

 As simulações para 2o turno em São Paulo, mostram que o prefeito Ricardo Nunes venceria o pleito, conforme revela pesquisa de intenções de votos publicada hoje pelo Atlas/Intel.

No caso de embate entre Boulos e Pablo Marçal, a vitória seria de Boulos.

Nunes, 40,9%
Boulos, 36,8%

Boulos, 38,4%
Marçal, 35,4%

Não foi apresentada simulação entre Nunes e Marçal.

O gráfico que mostra a evolução de intenções de votos (veja link a seguir), mostra que Boulos está perdendo votos, enquanto Nunes e Marçal permanecem estáveis em relação a última pesquisa.

CLIQUE AQUI para ler a pesquisa e ver os gráficos.

Atlas/Intel mostra Boulos, Psol, disparado na liderança, 1o turno

 Nova pesquisa Atlas/Intel, divulgada hoje, mostra o candidato Guilherme Boulos (Psol) à frente na corrida pela prefeitura de São Paulo

Boulos, 28,5%
Ricardo Nunes, 21,8%.
Pablo Marçal, 16,3%,
Tabata Amaral,12%
José Luiz Datena, 9,5%. 

CLIQUE AQUI para examinar toda a pesquisa.

Dica do editor - Peninha, ex-RBS, ataca novamente. Desta vez, a vítima é Sílvio Santos. Veja o vídeo.

 O editor recebeu este vídeo do jornalista Eduardo Bueno, ex-RBS e ex-amigo do também jornalista Augusto Nunes, atacando desta vez um morto, no caso Silvio Santos. Peninha,como é conhecido, tem usado o Tik Tok para falar mal do povo de Gramado e da Serra do RS. Lula foi mais sutil nas denúncias post mortem contra o dono do SBT. Boa parte da esquerda brasileira resolveu lacrar em cima do defunto.

Percival Puggina - Um debate tão breve quanto memorável

O autor é editor do Blog do Puggina.

A ilustração é do blog do autor.

A França que conheci não existe mais. Aquela França que pelo batismo de Clóvis (496) fez jus ao título de “Filha dileta da Igreja” não responde à pergunta: “O que fizeste de teu batismo?”. Essa questão, levantada certa vez por São João Paulo II, se converteu em interpelação constante entre os cristãos que visitam o país por onde tanto andei e aonde não mais voltarei. Por certo, tampouco a reconheceria como sua o meu querido São Bernardo de Claraval.  

Recebi um desses vídeos que nos veem de todos os lados e pelos quais passamos sem dar muita atenção. Este, porém, num relance, atraiu-me por conter diálogo travado no senado francês sobre o cartaz de divulgação dos Jogos Olímpicos. Cinco minutos depois, eu aplaudia, no silêncio de casa, as luminosas palavras do senador Roger Karoutchi. Compartilho-as com meus tão estimados leitores.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Oposição convoca ato para derrubar Moraes. Será dia 7/09 na Paulista. Veja o vídeo

 Este material é do site Poder360.

Agora, ao vivo, +Brasil discute com Marcon o pedido de impeachment contra Moraes.

 O programa vai até as 15h, sempre sob o comando do jornalista Júlio Ribeiro.

Dica do leitor - Agende-se para ver esta noite "438 dias", no Amazon e You Tube

 CLIQUE AQUI para conhecer a ficha técnica deste documentário.

Polícia Federal recrudesce e vai para cima de quem deu apoio logístico para atos diante dos quartéis

 Em vez de se intimidar com as revelações feitas pela série de reportagens da Vaza Toga, a Polícia Federal recurdesceu contra a oposição e deflagrou, nesta quarta-feira (21/8), a Operação Defesa, visando atacar o que o ministro Moraes chama de financiadores dos atos de protesto pacíficos realizados diante dos quartéis. As investigações iniciaram após a obstrução da rodovia BR-163, KM 10, Comunidade Cipoal, em frente ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), em decorrência da insatisfação de manifestantes com o resultado da eleição presidencial de 2022.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em face de empresários e influenciadores digitais residentes em Santarém.

Veja e ouça o trecho do "mea culpa" feito pelo senador Hamilton Mourão

Num dos trechos que mais chamou a atenção, ontem, relativamente ao discurso do senador Hamilton Mourão, é possível entender claramente que ele faz um mea culpa por ter se referido à democracia já fraturada brasileira como "pujante" e um "exemplo" para o mundo.

Esta manhã, o senador usou as redes sociais para apresentar o recorte do discurso e o trecho em texto. Eis o texto

- Em meu discurso, como Presidente da República em Exercício, no dia 31 de dezembro de 2022, enganei-me ao pensar e dizer que vivíamos em uma democracia pujante. Hoje, vejo com clareza que os brasileiros vivem, em um País que é dito democrático, mas que, verdadeiramente, os direitos individuais mais elementares dos cidadãos estão completamente à mercê das preferências subjetivas de uma poderosa autoridade de Estado.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir este trecho do discurso do senador.

Humor Político - Cursinho intensivo com Marçal, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre

Marco Aurélio Melo: "Ministros do STF perderam a cidadania"

 Esta entrevista foi concedida, ontem, à Revista Oeste.

Dica do editor - Leia esta análise completa dos criticados MP e decreto da renegociação das dívidas do agro do RS

 No link a seguir, vai o texto completo da análise feita sobre a Medida Provisória e o decreto que estabelecem as regras para a renegociação das dívidas do agro gaúcho e que é objeto de críticas no RS.

O material é amplo, mas didático e enxuto.

O material é dos adavogados Hein, Buss e Sampaio.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Bolsa volta a subir e já passa dos 136 mil pontos. Dólar cai para R$ 5,4770.

 A Bolsa opera novamente em alta.

O dólar cai.

10h47min

Bolsa, +0,46%, 136.661 pontos
Dólar comercial, -0,13%, R$ 5,4770 para venda

Senado aprova urgência para balear decreto das armas. Câmara já aprovou.

 Ao todo, a proposta derruba seis regras — ainda válidas — estabelecidas pela norma editada pelo petista, em julho de 2023, para ampliar o controle sobre armamento no país.

O Senado aprovou, ontem, pedido de urgência para a proposta que anula trechos de um decreto do presidente nomeado Lula (PT) e flexibiliza restrições ao acesso às armas. A votação do conteúdo do projeto ficará para a terça (27). A urgência acelera a tramitação da matéria e a inclui na pauta mesmo que esteja sem relatório, por exemplo.

A derrubada das medidas já foi aprovada pela Câmara. Se aprovada pelos senadores, basta ser promulgada diretamente pelo próprio Congresso — sem passar pelo crivo de Lula.


Dica do editor - OMS diz que não recomenda lockdown por causa do mpox

 Depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox uma emergência em saúde pública de importância internacional, boatos sobre a possibilidade de novos mega lockdowns tomaram as redes sociais. A entidade, entretanto, não aconselhou Estados-membros a implementar nenhum tipo de isolamento social em massa para interromper a transmissão da doença, como o que aconteceu durante a pandemia de covid-19.

CLIQUE AQUI para saber o que é a doença e os alertas do gaoverno do RS. O Estado registrou 5 casos, este ano.

General Mourão faz surpreendente "mea culpa" ao apontar graves violações de Moraes. Veja o vídeo.

Foi ontem a tarde, no Senado. Mais abaixo, acompanhe a íntegra do discurso de Mourão.

Este material é da Folha Política

Dica do editor - Conheça este novo e fantástico Aeroporto de Pequim. Não há nada igual no mundo.

Recomendado - Fale com Bem Viver para seus serviços de Curadoria Digital e Personal Organizer

A especialista Gabriela Hoff, CEO da Bem Viver, oferece seus serviços de Personal Organizer e Curadora Digital para você e sua empresa.Vale para qualquer parte do Brasil, com ênfase para Porto Alegre e Rio Grande do Sul

Curadoria Digital - Organização, mapeamento de arquivos digitais, unificação de base de dados e arquivos, arquivamentos personalizados, pesquisa de artigos e documentos.

Personal Organizer - Em ambiente office.

CLIQUE AQUI para falar com Gabriela Hoff.
CLIQUE AQUI para saber serviços para Pessoas Jurídicas.
CLIQUE AQUI para saber serviços para Pessoas Físicas.

Abaixo-assinado contra Moraes já emplaca 995,6 mil assinaturas, perto de 1 milhão

 Criada em 16 de agosto, a petição virtual que pede pelo impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, abriu esta manhã (8h35min) com 995.600 assinaturas. 

A meta é 1 milhão, mas quando for alcançada, o que este editor prevê para as próximas horas, a meta passará par 1,2 milhão.

O abaixo-assinado, divulgado por congressistas alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, tem como meta 1 milhão de assinaturas....

CLIQUE AQUI para assinar e conhecer os termos do abaixo-assinado.

Veja como o ministro de Bolsonaro confraterniza alegre com o ministro Moraes

CLIQUE AQUI para ouvir o senador Izalci Nunes explica a manobra STF+Lula.

Dois fatos chamaram a atenção na reunião de ontem dos
representantes dos Três Poderes

1) A ausência de Flávio Dino, o autor da liminar que feriu as prerrogativas do Congresso.

2) O tom amistoso e alegre dos ministros A. de Moraes e André Mendonça, que sentaram lado a lado. Moraes é carrasco dos gbolsonaristas e Moraes é o "ministro tremendamente evangélico indicado por Bolsonaro.

A reunião de 4 horas lembra as reuniões do Politburo soviético.

Os participantes chegaram ao STF (Supremo Tribunal Federal) por volta de 12h30. O encontro foi convocado pelo presidente do STF, Roberto Barroso, depois da escalada de tensão entre os poderes, segundo o site Poder360, de quem é a ilustração acima.

Ficou decidido que nada será decidido em questões de fundo, mas apenas regramentos cosméticos para salvar a cara do STF.

Senado aprova novas regras para desoneração da folha e derrota governo.

 Projeto que prorroga benefício a 17 setores da economia ficou sem eventual compensação via JCP, como queria a Fazenda.

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), o substitutivo do senador Jaques Wagner (PT-BA) ao projeto que trata do regime de transição para o fim da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. O PL 1.847/2024, do senador licenciado Efraim Filho (PB), atende a acordo firmado entre o Poder Executivo e o Congresso Nacional sobre a Lei 14.784, de 2023, que prorrogou a desoneração até o final de 2027. A matéria segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

Conforme o projeto, a reoneração gradual da folha de pagamento terá duração de três anos (2025 a 2027). 

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

Calor voltará forte, hoje, ao RS. Tempo será instável.

O mapa ao lado é da MetSul, hoje.

Nesta quarta-feira o Rio Grande do Sul terá o retorno do calor intenso com temperatura muito acima da média para agosto em diversas cidades, especialmente da Metade Norte. 

Os dados são da MetSul.

A chegada de uma frente polar após a passagem de uma frente fria de quinta para sexta-feira, fará a temperatura despencar em até 20°C. As tardes de sexta e do fim de semana serão típicas de inverno 

Hoje, quarta-feira,  há risco de chuva forte a torrencial com temporais de raios, vento e granizo nos municípios próximos à fronteira com o Uruguai. Por outro lado, na Metade Norte do território gaúcho, o tempo abre e a temperatura dá um salto com máximas em torno de 30°C. 

Defesa Civil diz que morreram 183 na tragédia das águas. 27 continuam desaparecidos.

A Defesa Civil disponibiliza, hoje, o resumo dos principais números sobre a tragédia das águas no Rio Grande do Sul

Municípios afetados: 478
Pessoas afetados: 2.398.255
Feridos: 806
Desaparecidos: 27
Óbitos confirmados: 183

Publicidade - Reserve seu evento, inclusive happy hour. Use este Whats. Bier Markt, Porto Alegre.

Faça sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário, casamento, formatura, lançamento de candidaturas. Melhor casa do gênero segundo edições seguidas de Veja.

Prove os chopes pretos para estes dias frios.

Use mensagens de texto pelos nossos WahtsApp:

Whats
993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Bairro Moinhos de Vento
www.biermarkt.com.br   

Porto Alegre 

Dica do editor - Dengue mata quase um morador por dia em Porto Alegre. Conheça os números do ano.

 Porto Alegre tem 10.596 casos confirmados de dengue em 2024 até 17 de agosto. Do total, 9.759 foram contraídos na cidade, 354 são importados (infecção fora da cidade) e 483 têm local de infecção indeterminado. Os números foram atualizados na segunda-feira, 19, e estão sujeitos à revisão. 

Nas duas últimas semanas foram sete casos confirmados, em seis bairros. No período analisado, a Capital registrou dez óbitos por dengue entre moradores. Cumulativamente, todos os bairros da cidade registraram casos de dengue neste ano.  

Ao vivo, até as 9h, as primeiras análises das notícias do dia. Começou "Agora Brasil", com Guilherme Baumhardt.