Dica do editor - Carnaval 22, hipocrisia a gente vê por aqui. Carnaval é na Globo !

 

STF recrudesce e toma na marra prerrogativas do Congresso. É o caso das chamadas emendas do relator.

O STF acaba de formar maioria para novamente interferir nas funções e prerrogativas do Congresso, proibindo a liberação dos pagamentos das chamadas emendas do relator, que são impropriamente chamadas de  Orçamento Secreto.

Não há nada de secreto nas emendas, que são conhecidas de todos e são usadas por deputados e senadores de todos os Partidos.

Já são 6 dos 10 ministros votando contra.

A decisão do STF interfere também nas prerrogativas e funções do Executivo.

E é flagrantemente abusiva.

Ao vivo, Assembleia do RS vota Plano de Carreira do Judiciário. Servidores ameaçam com greve.

 

Agora, ao vivo, Câmara vota em segundo turno a PEC dos Precatórios

 A oposição lulopetista e seus aliados esquerdopatas ou apenas oposicionistas, com apoio da mídia corporativa, trombeteou que a votação não sairia hoje. Está saindo. Eles também garantem que os 2/3 dos votos não se repetirão, dada as debandadas do PDT e PSB. A ver.

Agora,

Aditivo contratual com a Corsan foi assinado esta manhã. Foi baixa a adesão dos prefeitos.

Com pouca adesão de representantes de municípios gaúchos, ocorreu esta manhã a assinatura de protocolos e dos aditivos ao Contrato de Programa com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O aditivo contratual, uma exigência da Lei Federal 14.026/2020 – novo marco legal do saneamento –, ajusta às novas regras do setor o Contrato de Programa firmado com a Corsan. O novo marco legal tem como objetivo a universalização do saneamento, elevando a cobertura de abastecimento de água a 99% e de esgotamento sanitário a 90% até 2033. 

Recomendado - Bier Markt Vom Fass já abriu as portas. Vá lá com suas companhias. Porto Alegre.

Experimente.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:
Whats 993882401 / 993887265. 
Abre as 17h.
Cardápio no site www.biermarkt.com.br
Também pedidos pelo iFood
Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermark
www.biermarkt.com.br

Dica do editor - Amanhã começarão apresentações de shows do Natal Luz. Sem passaporte vacinal.

Nesta quarta-feira, 10 de novembro, o Natal Luz de Gramado tem mais uma estreia em sua programação. É o Palco da Rua Coberta que faz parte do Natal Luz Para Todos, e que terá apresentações diárias, às 19h, com entrada gratuita. Este evento estava inicialmente programado para o Palácio dos Festivais, porém uma Portaria do Ministério da Cultura que impede eventos com apoio da Lei Rouanet de exigirem passaporte vacinal, foi necessário a transferência em local aberto como a Rua Coberta, e mantendo o controle de acesso por ordem de chegada e preferencial para as pessoas da Melhor Idade. 

Os shows têm repertório variado, como pop, rock, gaúcho, natalinas, entre outras.

CLIQUE AQUI para verificar a programação diária e mais informes sobre o Natal Luz.

STI Norland prevê geração de 6 MWp em usinas solares do Rio Grande do Sul

 A STI Norland, uma das líderes globais na fabricação e instalação de trackers fotovoltaicos, utilizados nas usinas de energia solar, realiza ainda este ano mais uma entrega de trackers para as novas usinas da empresa SolarGrid, nas cidades de Uruguaiana e Quaraí, no Rio Grande do Sul. Juntas, elas devem gerar 6 MWp de energia limpa. 

"A STI Norland fechou projetos com grandes empresas, confirmando a alta demanda do setor e o crescimento da energia solar no Brasil", comemora Javier Reclusa, CEO da STI Norland. 

Em parceria com a SolarGrid, a STI Norland foi pioneira na instalação da tecnologia de trackers bifaciais no Brasil, sendo a primeira usina instalada na cidade de Francisco Sá, em Minas Gerais, com capacidade de geração de 3,44 MWp. Essa parceria já rendeu ao todo cinco usinas solares fotovoltaicas, totalizando 15 MWp. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Favreto perde outro round para O Antagonista. Justiça do RS preserva liberdade de imprensa.

Favreto, quando trabalhou nos governos petistas de Porto Alegre, chegou a ameaçar de processo este editor, mas não o fez.

O juiz Paulo César Filippon, da 8ª Vara Cível de Porto Alegre, em maio passado julgou improcedente a ação por danos morais ajuizada pelo desembargador Rogerio Favreto, do TRF da 4ª Região, contra a Mare Clausum Publicações Ltda., que edita O Antagonista. O caso é mais um desdobramento do plantão dominical que, em 8 de julho de 2018, pretendeu soltar o ex-presidente Lula.

O desembargador federal recorreu, mas na última quinta-feira, a 9ª Câmara Cível do TJRS confirmou a sentença de improcedência. No acórdão, o desembargador relator Eduardo Kraemer, analisa a publicação questionada – feita no mesmo 8 de julho de 2018 - de O Antagonista, intitulada "Favreto e a reforma lulista-bolivariana".

O site Espaço Vital, editado pelo jornalista e advogado Marco Antonio Biernfeld, transcrege a dedisão: "Manifestações referentes a opiniões, por referirem-se à interpretação dos fatos defendida pelo veículo de comunicação, ainda que possam ensejar comentários ofensivos e desproporcionais, não devem ser vedadas/abolidas, sob pena de danosa censura à imprensa".

CLIQUE AQUI para ler o acórdão do TJRS.




Bibo avisa que irá com Bolsonaro para o PL

O deputado federal Bibo Nunes, que chegou a aventar a possibilidade de ir para o PSC, disse ao editor que irá junto com Bolsonaro para o PL.

O PSLdo RS tem 4 deputados federais e somente Nereu Crispim permanecerá no PSL.

Ubiratan Sanderson e Marcelo Brum deverão acompanhar Bolsonaro.

Giovani Cherini confirma ida de Onyx para o PL

 O líder do PL, Partido Liberal, no RS, é o deputado federal Giovani Cherini.

O editor falou com o deputado na manhã de hoje.

Ele articula a vinda de boa parte dos atuais deputados gaúchos do PSL e do DEM parao seu Partido, mas a principal figura é o ministro Onyx Lorenzoni, que será candidato a governador, tudo em dobradinha com Bolsonaro. 

Cherini disse ao editor que o PL do RS terá chapas completas para majoritária e proporcional. 

Agora, ao vivo, vai falar o ex-chanceler Ernesto Araújo. Veja e ouça "Boa tarde, Brasil !"

 Tendo o jornalista como âncora, também falarão Claudio Candiota, Ary Alcântara e Marcelo Matias.

Senador Marcos Rogério critica nova interferência do STF no Congresso

Este material é do Jornal da Cidade on Line.

 

Opinião do editor - Conheça as apostas furadas de Túlio Milmann e da RBS

Túlio acha que o da direita pode ser eleito, mas o editor acha que o da esquerda já está reeleito.

O principal colunista de generalidades da RBS, no caso o jornalista Túlio Milmann, faz uma análise completamente fora da curva, hoje, no jornal Zero Hora, ao analisar as chances de Sérgio Moro ser eleito presidente da República.

Ele acha que os cenários são volúveis demais.

Túlio Milmann não diz de que cenários fala, mas provavelmente refere-se aos cenários político e eleitoral, mas talvez também social e econômico.

Em cenários deste tipo de gênero, diz o jornalista:

- Até eu, você, seu vizinho ou qualquer um, pode se eleger presidente da Repúhlica.

A RBS até gostaria que os cenários fossem de fato volúveis, coisa que nenhuma pesquisa de intenções de votos aponta, até pelo contrário.

Como se sabe, Túlio e sua RBS apostam tudo contra Bolsonaro e tudo numa terceira via, no caso Moro, Doria, Eduardo Leite, o próprio Túlio, o seu vizinho ou qualquer um.

BusUp, empresa espanhola de tecnologia para fretados, iniciará operações em Porto Alegre

Expectativa é faturar R$12 milhões no Rio Grande do Sul até 2022.

A BusUp, empresa tecnológica focada na gestão de rotas para fretamento corporativo, acaba de assinar uma parceria com um prestador local do Rio Grande do Sul para a abertura da nova filial.

A empresa iniciou a operação no Brasil em 2018 e, em março deste ano, recebeu um aporte de 5 milhões de euros - liderado pela Proeza Ventures, o maior fundo de investimento em mobilidade da América Latina, e apoiado pela americana Autotech Ventures, fundo de investimento líder em mobilidade nos Estados Unidos - para acelerar a expansão nível Brasil e implementar melhorias na tecnologia. 

CLIQUE AQUI para ler mais.



PL confirma filiação de Bolsonaro

 O presidente nacional do PL, Partido Liberal, Waldemar da Costa Neto, confirmou, hoje, que Bolsonaro irá filiar-se ao seu Partido.

Costa Neto gravou áudio para passar a informação.

Bolsonaro teria costurado, também, acordo com o PP, porque entregaria a vice para os progressistas, provavelmente o atual presidente da Câmara, Artur Lira.

A filiação de Bolsonaro teria sido agendada para o dia 22.

Câmara aceita abrir processo de impeachment contra presidente do Chile

Após uma sessão de quase 22 horas, a Câmara dos Deputados chilena aprovou na manhã desta segunda-feira a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Sebastián Piñera, que agora segue para o Senado. 

As acusações contra o político conservador dizem respeito a supostas irregularidades na venda de uma mineradora, reveladas pela série de reportagens Pandora Papers.

O presidente nega tudo.

O processo, aberto a 12 dias para as eleições presidenciais, conseguiu o apoio mínimo necessário para avançar: 78 votos a favor, 67 contra e três abstenções. A missão no Senado, contudo, será mais difícil para a oposição, que precisará do apoio de dois terços dos 43 parlamentares, algo que parece improvável neste momento.

Bolsa e dólar abrem o dia em queda

 A Bolsa abriu novamente em queda.

O dólar também cai.

10h16min

Bolsa, -0,04%, 104.781 pontos
Dólar comercial, -0,36%, R4 5,5212 para a venda

Consumidores abarrotam Instagram da Fiat com protestos pela demissão de Maurício Souza

Milhares de brasileiros acessaram as redes sociais da Fiat nas últimas semanas para protestar contra a fabricante de veículos. A insatisfação ocorre em virtude da postura da empresa no caso envolvendo o jogador de vôlei Maurício Souza, que foi demitido do Minas Tênis Clube depois de emitir sua opinião sobre a nova série de quadrinhos do Super-Homem, na qual o herói é bissexual.

De acordo com o atleta, os representantes da Fiat e da Gerdau pressionaram os dirigentes de seu ex-time para que o demitissem. 

Em mensagens publicadas no Instagram da Fiat, alguns internautas escrevem que jamais voltarão a consumir os produtos da empresa. Outros afirmam defender incondicionalmente a liberdade de expressão, razão por que manifestam seu apoio a Maurício Souza.

Dia 22 o pfresidente Bolsonaro assinará ficha no PL

 O presidente Bolsonaro assinará sua filiação ao PL no dia 22.

A informação é da deputada Bia Kicis.

Deputados gaúchos reunirão plenário, hoje, para examinar 44 projetos. Principal é Plano de Carreira do Judiciário.

O sindicato da categoria denuncia acordo entre governo, deputados e cúpula do TJRS, materializada em nova emenda, que substitui emenda dura do deputado Mateus Wesp, PSDB.

Deputados enfrentarão, hoje, severa oposição dos servidores do Judiciário, inconformados com projeto do Plano de Carreira, que não conta sequer com o apoio da cúpula do Poder Judiciário.

Entre as 44 matérias para avaliação em plenário, a partir de hoje, 12 delas têm origem no Executivo e cumpriram prazo de tramitação, passando a trancar a pauta de votação da Assembleia. Há um Veto Total do Executivo ao PL 119/2000, que trata da inserção da atividade de Biomedicina no quadro de servidores do estado, transferências do DAER a municípios, prorrogação de contratos emergenciais, cedência de áreas em instituições estaduais de cultura e o Plano Estadual de Esporte e Lazer do RS. 

A última sessão, em 26 de outubro, foi interrompida por falta de quórum na apreciação do PL 147/2021, do Judiciário, que dispõe sobre a unificação dos quadros de pessoal dos servidores, funções gratificadas, Plano de Carreiras, Cargos, Funções e Remunerações deusas servidores. 

CLIQUE AQUI para examinar o conteúdo de cada matéria.

Secretário tucano da prefeitura de SP é demitido depois de anunciar apoio a Eduardo Leite

Horas depois de anunciar apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) nas prévias tucanas que definirão o candidato do partido à Presidência da República em 2022, o secretário municipal de Habitação de São Paulo, Orlando Faria, foi exonerado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O secretário era considerado braço direito do ex-prefeito Bruno Covas, morto em maio deste ano.

Como noticiado, o governador gaúcho se reuniu com o agora ex-secretário de Habitação de São Paulo na segunda-feira, na capital paulista. Eles se encontraram na casa do vereador Xexéu Tripoli, também do PSDB, que já havia anunciado apoio a Leite.

Agora, ao vivo, Bolsonaro é entrevistado por Gustavo Vitorino

 - A entrevista conduzida pelo jornalista Gustavo Vitorino é transmitida pelo Jornal da Cidade on Line e pela Rádio Pampa.

Dica do editor - Saiba como antecipar sua segunda dose, caso tenha que viajar para o exterior. Este caso é de Porto Alegre.

Pessoas que precisam viajar ao exterior e não completaram o esquema vacinal,  já podem antecipar o prazo para administração da segunda ou terceira dose em Porto Alegre. O viajante deverá comprovar a ida a outro país apresentando a passagem de destino e entregando no serviço vacinador a original de declaração específica (acesse aqui o documento) para este fim. O intervalo mínimo para recebimento da dose será de 21 ou 28 dias em relação à dose anterior, dependendo da vacina já recebida.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Inflação semanal do IPC-S avançou 0,81% na primeira semana de novembro, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) acelerou em cinco das sete capitais pesquisadas na primeira quadrissemana de novembro, na comparação com o fechamento de outubro, informou nesta terça-feira, 9, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O IPC-S avançou a 0,81% na primeira leitura de novembro, após registrar 0,77% no fechamento de outubro. A alta acumulada em 12 meses é de 9,59%, menor do que os 9,73% ocorridos nos 12 meses até outubro.

A aceleração mais significativa no IPC-S Capitais foi registrada em Brasília, onde a inflação saltou de 0,44% para 0,61% na primeira quadrissemana de novembro. Recife (0,69% para 0,85%), Salvador (0,56% para 0,63%), Porto Alegre (0,96% para 0,99%) e Belo Horizonte (0,80% para 0,81%) também registraram avanço.

Na direção oposta, Rio de Janeiro (0,92% para 0,87%) e São Paulo (0,78% para 0,77%) tiveram alívio da inflação na leitura inicial de novembro, de acordo com a FGV.

RS terá dia de sol e temperatura amena

Esta terça-feira será de sol em todo o Rio Grande do Sul. O Estado seguirá com predomínio de céu aberto como nos últimos dias. 

De acordo com a MetSul, ao longo do dia, as temperaturas subirão.

e a tarde terá calor no Oeste e no Noroeste, principalmente. 

Em Porto Alegre, a terça-feira será de sol e as marcas ficarão entre 12°C e 26°C.

2o turno de votação da PEC dos Precatórios sai hoje na Câmara. Sessão será tensa. PDT e PSB são incógnitas.

 O presidente da Câmara aposta na aprovação. A proposta irá depois para o Senado.

A votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios está prevista para esta terça-feira na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira passada, a proposta foi aprovada na Casa com apenas quatro votos de vantagem em relação ao número mínimo exigido de propostas que mudem a Constituição. As PECs precisam ser aprovadas pela Câmara com pelo menos 308 votos a favor em cada um dos dois turnos de votação.

A possibilidade de reversão de votos dentro das bancadas do PDT e do PBS, partidos de oposição que tiveram parte significativa de suas bancadas votando favoravelmente à proposta, também fizeram com que os líderes da base do governo buscassem trazer o maior número possível de deputados que possam votar a favor do texto nesta segunda rodada de votações. 

Os dois partidos da oposição deram 25 votos favoráveis à proposta, o que foi decisivo para a  aprovação do texto em primeiro turno.

Maioria de óbitos atuais por coronavírus são idosos que receberam duas doses, diz site Poder360

Foto de Thales Renato e distribuída pela divulgação do Hospital Centenário, São Leopoldo. É para mera ilustração.

O avanço da vacinação fez o Brasil registrar em outubro a menor taxa de mortalidade desde o início da pandemia. 

Foram notificadas 11.075 mortes, 87% a menos que em abril de 2021, mês com o maior número de registros (82.266). Só em março e abril de 2020, quando a crise sanitária estava começando, o país registrou números menores. 

O site Poder360 de hoje, analisou todos os dados disponíveis de 5.551 óbitos ocorridos no mês passado e encontrou um padrão que se repete na maioria das vítimas: são idosos, têm fator de risco e receberam duas doses de vacinas há 14 dias ou mais.

CLIQUE AQUI para ler todo o estudo do site.


Número de óbitos por coronavírus caiu ainda mais no Brasil. Ontem, foram 126.

O ministério da Saúde confirmou 126 novas mortes por vírus chinês no Brasil, ontem, segunda-feira. Agora, são 609.573 vítimas da doença no país. 

O governo também registrou 5.638 casos em 24 horas. São 21.886.077 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia.


Nove Estados não tiveram morte alguma por vírus chinês, ontem, no Brasil

Dados divulgados pelo ministério da Saúde mostram que nove estados e o Distrito Federal não registraram mortes por vírus chinês em 24 horas:

- São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Piauí, Rondônia, Amapá, Roraima, Acre e o Distrito Federal;

Nenhum deles registrou mortes pelo vírus nesse período.

O país registrou, ontem, a menor média móvel de óbitos pela doença em 2021. São 269,2 mortes na média móvel, além de 10,7 mil casos. Trata-se de uma queda de 21% em relação aos últimos 14 dias e de 91% em comparação com o pico da pandemia, em abril.

Porto Alegre desativa mais de 100 leitos de UTIs. Taxa de ocupação, apesar disto, despenca para apenas 65,10%.

A mídia tradicional, políticos governistas, médicos alarmistas e a academia fracassada, sequer abrem a boca para comemorar o feito. Há poucos meses, todos eles alarmaram a população com informações  e opiniões escandalosamente contaminadas.

Embora mais de 10 leitos tenham sido desativados nos últimos 40 dias, a taxa de ocupação de leitos de UTIs de Porto Alegre continua despencando para valer.

Ontem foi a 65,10%.

Não são mais 940 leitos, como há 40 dias, mas apenas 831.

Do total, apenas 93 estão ocupados por doentes infectados pelo vírus chinês, ou seja, pouco mais de 10%.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela completa.

Saiba onde se vacinar, hoje, em Porto Alegre

Vacinação em Porto Alegre
Uma dose, 98,6% da população
Dose completa, 83%

A secretaria municipal de Saúde  mantém a vacinação contra o vírus chinês em 53 locais nesta terça-feira, : Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, 15 farmácias e 35 unidades de saúde - sete delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

O Rolê da Vacina estará em frente à Unidade de Saúde Campo Novo (rua Colina, 160 - bairro Campo Novo), das 12h às 18h. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade com CPF.

Vítima de AVC, morreu hoje o ex-governador goiano Íris Rezende

 O ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB-GO) morreu na madrugada de hoje, aos 87 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. 

Internado desde agosto, o político tentava se recuperar de um AVC (acidente vascular cerebral).

Nagelstein diz que impor máscaras e vacinas em crianças de 3 anos é covardia

O ex-vereador de Porto Alegre, ex-diretor do Badesul e advogado Valter Nagelstein, reagiu, hoje, à portaria editada pelo governo Eduardo Leite, obrigando o uso de máscaras por parte de crianças de 3 anos que estejam frequentando escolas:

- É uma covardia e uma rendição.

Em postagem no seu Facebook, reagiu Nagelstein:

- Dois anos sem aulas presenciais é um absurdo tão grande quanto querer impor máscaras e vacinas em crianças.

Há forte reação contra as medidas do governador itinerante do RS, sobretudo porque não existe comprovação ou evidência científica de que isto tenha qualquer efeito. A exigência pode abrir caminho para que o complexo global industrial+comercial+serviços de saúde vendam mais vacinas - mais à frente.

Prefeito Rossano Gonçalves cobra investigações sobre conselheiros (Ufpel e Pedro Hallal) de Eduardo Leite

Os prefeitos podem e devem reagir diante da insana exigência de uso de máscaras por parte de crianças de 3 anos. E já chegou a hora de acabar com o uso de máscaras em ambientes ao ar livre. 

O prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, cobrou no seu Twitter uma ampla investigação sobre as orientações insanas feitas pela Ufpel ao governador Eduardo Leite, mas sobretudo pelo ex-reitor Pedro Hallal. 

Leia a postagem:

Rossano Gonçalves

@PrefeitoRossano

Interessante que até agora o MP do RS não se interessou pelos resultados da “pesquisa” do Pedro Halal. Nem pelo resultado e tbm pelo custo. Claro que, resultado não teve algum, mas e o custo? Quando saberemos? Ele continuará impune? Ele assessorou as tomadas de decisões do Leite.

CLIQUE AQUI para ler.

Opinião do editor - Só protestos públicos conterão a insanidade de ordenar uso de máscaras por crianças de apenas 3 anos

De nada adiantará reclamar junto ao MPE, ao Legislastivo ou ao Poder Judiciário, porque a exigência para que crianças de mais de 3 anos em situação escolar sejam obrigadas a usar máscaras no RS, não conseguirá êxito, como já se viu em relação a todas as severas e inaceitáveis restrições impostas pelo governador Eduardo Leite durante o grosso da pandemia e que contaram com respaldo unânime da chamada mídia tradicional, com ênfase para a RBS, a principal delas.

Lockdowns seguidos, fechamento de empresas, prisões de empresários, proibição de vendas de produtos supérfluos nos supermercados, apenas para falar em alguns casos, obtiveram pleno respaldo no MPE, no Legislativo e no Judiciário. Inúmeras vezes, membros do MPE funcionaram até como políciais de repressão, como se viu até em cidades como Gramado.

O caso com Eduardo Leite é político, mas é algo que se ganha nas ruas.

No dias 15, será a hora de engrossar os protestos diante do Piratini e demonstrar que ações tresloucadas, respaldadas ou não pela Ufpel, rejeitadas até pela Unicef e OMS, não serão aceitas no RS.

Governo Eduardo Leite ordena que crianças com mais de 3 anos usem máscaras no RS. Vale para ambientes escolares.

 O governo Eduardo Leite baixou uma portaria, ontem, segundo a qual torna obrigatório o uso de máscara, "cobrindo nariz e boca e ajustado perfeitamente ao rosto", por crianças com mais de 3 anos que frequentem ambientes escolares. 

Segundo a legislação, o uso da máscara fica desobrigado apenas para crianças com menos de três anos de idade. 

No texto anterior, a media era válida para pessoas acima de 12 anos. 

A Prefeitura de Porto Alegre deve publicar um novo decreto, nesta terça, para se adequar às orientações estaduais. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/