Zé Dirceu, Genoíno e os demais condenados do Mensalão têm 24 horas para entregar seus passaportes. Ninguém mais viaja para paraísos fiscais e comunistas.


O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, acatou nesta quarta-feira (7) o pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para recolhimento do passaporte dos 25 réus condenados no julgamento do mensalão. Os 25 condenados terão 24 horas para entregar o documento -- os réus Rogério Tolentino, advogado de Valério, e o ex-deputado Pedro Corrêa (PP) já entregaram o documento na semana passada.
"A proibição de o acusado já condenado ausentar-se do país, sem a autorização jurisdicional, revela-se, a meu sentir, medida cautelar não apenas razoável como imperativa, tendo em vista o estágio avançado das deliberações condenatórias de mérito já tomadas nesta ação penal pelo órgão máximo do poder Judiciário do país -- este Supremo Tribunal Federal", diz a decisão de Barbosa, publicada hoje.
* Clipping www.uol.com.br

Acredite se quiser, mas o governo gaúcho do PT acha que a Renault poderá fabricar carros elétricos no RS

Acredite se quiser, mas o governo gaúcho do PT acha que a Renault poderá fabricar carros elétricos no RS
O governador Tarso Genro está em Paris desde segunda-feira, cumprindo uma agenda pobre e que apenas justifica a viagem inútil de meio mês que começou em Havana e terminará neste final de semana (apenas no domingo a noite).

. Mas em Paris ele conversou com o presidente socialista Hollande.

. Acontece que nesta quarta-feira o Palácio Piratini distribuiu informações inesperadas para a imprensa, dando conta de que o governador e sua comitiva estiveram com o diretor de Operações para as Américas da Renault, Denis Barbier, que aparentemente demonstrou interesse em implantar uma fábrica de carros elétricos no Brasil. Tarso Genro acha que o investimento poderá sair no RS.

. A reunião com a Renault não foi pré-agendado. Ele resultou de um encontro casual entre Tarso e o presidente da Renault Nissan, o brasileiro Carlos Gohsn, o que aconteceu no jantar de segunda a noite na Câmara de Comércio Brasil-França. O Piratini não sabe o nome de Carlos Gohsn, que trata por Carlos Gongh. Ele é nipo-brasileiro e não sino-brasileiro.

. Ele ganhou uma miniatura do primeiro modelo, que entrará no mercado europeu neste final de ano.

- A Renault tem uma fábrica no Paraná. Carros elétricos só agora começam a ser fabricados. GM e Toyota foram os pioneiros. No Brasil nem existe mercado para este tipo de automóvel, até porque sequer rede de abastecimento de energia foi cogitado até agora. 

STF retomada julgamento do Mensalão para fixar as penas dos réus

O STF agendou para estas quarta e quinta-feiras a retomada do julgamento do Mensalão. As sessões foram marcadas para dosar as penas dos 25 réus já condenados.

Michel Temer esteve no RS no início da semana

Muito pouca gente percebeu, mas o vice-presidente Michel Temer esteve no início desta semana no RS. Ele foi para a abertura da XXII Assembléia Geral da Organização latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores.

. É evento organizado pelo TCU e irá até o dia 11. 

Navistar produzirá seus caminhões em Canoas, mas permanecerá em Caxias para produzir ônibus

Atraída ao RS pelo governador Antonio Britto, que trouxe a GM e também tentou trazer a TVR e a Ford, ambas mandadas embora pelo governador Olívio Dutra, a americana Navistar confirmou nesta quarta-feira que não usará mais as instalações da Agrale, Caxias, para produzir seus caminhões.

. A produção descerá toda para Canoas, onde a Navistar já opera na fábrica de motores de tratores instalada ali pela antiga Massey. 

. Atualmente todos os caminhões fabricados em Caxias  vão para exportação. 

. A ideia dos americanos é vender também no mercado interno. 

. Em Caxias, a  Navistar vai fazer parte do quadro societário da Neobus, que seguirá sob a liderança de seu atual presidente, Edson Tomiello. Ele permanece como sócio controlador da companhia. Essa parceria surgiu a NeoStar e sua produção concentrada em Caxias do Sul. A marca tem como objetivo competir no segmento de micro-ônibus e a expectativa é que sejam produzidas este ano 400 unidades. A Neobus informou ainda que os 100 primeiros veículos já saíram da linha de montagem. A marca terá foco inicial nos EUA e América do Sul.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

É iminente a queda do diretor Geral do Daer no RS

Diante da ilegalidade da sua nomeação, o arquiteto Francisco Thorman terá que sair por bem ou por mal da  direção Geral do Daer, RS. É que a lei estipula que a função é privativa de engenheiro. 

. Seus atos, desde que assumiu, são também ilegais.

Governo estadual não desata o nó e já atrasa em um ano o estaleiro da Wilson, Sons

Há um ano com dinheiro em caixa para investir, a Wilson, Sons não consegue iniciar a construção do seu estaleiro de Rio Grande porque o governo estadual não desata o nó da área que lhe foi prometida no superporto.

Chegou a hora da reforma política

Embora pouca gente fizesse fé sobre a votação do projeto que redistribui os royalties do petróleo (leia nota abaixo), o fato é que o presidente da Câmara, Marco Maia, incluiu o assunto na pauta e foi aprovado o texto que beneficia também os Estados que não produzem petróleo. O governador Sérgio Cabral e a presidente Dilma Rousseff estão furiosos. Dilma promete vetar o projeto, mas seu veto será derrubado.

. A mesma dúvida assalta agora o governo, políticos e jornalistas, no caso da reforma política, mas é provável que o deputado Marco Maia marque seu final de gestão na presidência da Câmara com a inclusão dos projetos e propostas elaborados pelo também gaúcho Henrique Fontana. Afinal de contas, foi o própria Maia quem escolheu Fontana para relator da Comissão Especial que nomeou paras tratar do assunto.

. A eclosão do mensalão e as escandalosas somas de dinheiro empregadas nas eleições deste ano, sem contar a permissividade com que dirigentes partidários leiloam apoios, tornam urgente a reforma política.
. Os projetos e propostas elaborados pelo deputado Henrique Fontana são muito bons. É possível que nem todos passem, mas quatro deles seriam muito bem vindos de imediato:
1) Fim das coligações nas eleições proporcionais (deputados e vereadores)
2) Financiamento público de campanhas.
3) Sistema proporcional de lista flexível
4) Federações de Partidos

. Há muito mais. Vale a pena ler o relatório final preparado pelo deputado Henrique Fontana, porque ele é muito consistente.

CLIQUE AQUI para ler a integra do relatório de Henrique Fontana.

Vice viaja para a Argentina apenas para abrir vaga para Alexandre Postal no Piratini

Numa curta nota, o Palácio Piratini informou esta tarde que a partir de amanhã, quinta-feira, o deputado Alexandre Postal assumirá o governo estadual, porque o governador Tarso Genro continua em Paris, depois de ter visitado Cuba, e o vice-governador Beto Grill viajará para a Argentina. A tucana Zilá Breitenbach ocupará a cadeira de Postal na presidência da Assembleia.

. O governo não informa o que Beto Grill fará na Argentina. A informação que corre solta é de que a viagem não tem sentido algum, limitando-se a fazer um "carinho" no presidente da Assembleia.Ele permanecerá no cargo até domingo a noite, quando o vice voltará de Buenos Aires. O governador, que não é de ferro, continuará sua tertúlia européia em Paris, só retornando depois de sábado e domingo na França - tudo por conta dos contribuintes gaúchos. Ele terá permanecido meio mês fora do Estado.

 - Informa o serviço de imprensa do governo que eleito deputado estadual pela quinta vez, Postal nasceu no município de Guaporé, em 26 de abril de 1962. É militante do PMDB/RS desde a época estudantil, tendo sido eleito prefeito de Guaporé aos 26 anos. 

CLIQUE na foto para ver Luiz XV. O óleo está em Versalhes, nos arrabaldes de Paris, uma viagem que os turistas comuns fazem facilmente de metrô. Claro que Tarso Genro já conhece e inveja o Palácio de Versalhes, mas talvez aproveite o final de semana para voltar ali. O local retempera qualquer ânimo alquebrado.

Artigo, Nilton Vicentini - Lições que Tarso não deve esquecer quando falar de novo na Europa

Quando vi a foto do governador Tarso Genro com o presidente socialista Hollandé e li as declarações dele sobre a “zona do euro devastada”, resolvi escrever este relatório de minha viagem à Europa, coisa que fiz em setembro.

Zona do euro devastada, só para quem não viaja. Com todos os eventuais problemas, a Europa tem uma produtividade muito superior ao Brasil.


Em setembro estive em Munique, Alemanha:
- Muito turismo, muita cerveja, muito conversível rodando, agricultores plantando,Cuidando de suas vacas, vida normal.
Depois fui a Berlim
- Verdadeira capital cultural da Europa, um canteiro de obras, praticamente
Na Alemanha, não se nota mais a diferença de Berlim Oriental da Ocidental, obras ...obras e mais obras.
A Alemanha reconstruiu Berlim, em 20 anos, após a queda do Muro, e nós ainda não concluímos a duplicação da BR-101.

Suiça
- Nem vou comentar:  tudo tranqüilo, apesar de 70 % da economia girar em torno do capital financeiro.
Interior da França
- Planta-se, colhe-se, trabalha-se ....fiz 1.500 kms pelo interior .
Da França de carro:
- Estradas impecáveis, segurança no interior impecável. Pedágios:  aceita-se cartão de crédito, dinheiro. Não precisa ter 15 “vaquinhas de presépio” cobrando pedágio.

. A grande crise está no sistema financeiro, voraz, selvagem, que quando“avança” o sinal e dá algo errado, quer “compartilhar” os prejuízos.

. Os gregos, são uns vadios, querem sombra e água fresca, conforme sempre disseram os alemães. Não sabem nem aproveitar as lindas praias que possuem.

* Nilton Vicentini.

Governo não consegue explicar por que aplicou 28% menos em segurança pública no RS

Ausente do País há uma semana e desta vez cumprindo um programa pouco conhecido em Paris, o governador Tarso Genro não será cobrado a explicar por que razão o seu governo aplicou menos 28% em segurança pública no RS durante o exercício de 2008.

. Os números são do Anuário Brasileiro de segurança Pública.

Juliana Brizola também será processada no caso da secretaria da Juventude

O Ministério Público Estadual vai processar a deputada Juliana Brizola, PDT. Ela é investigada no âmbito das denúncias sobre licitações fraudulentas e lavagem de dinheiro na secretaria municipal da Juventude.

. Juliana foi secretária.

. Depois dela, o cargo foi para o marido, Alexandre Rambo, demitido pelo prefeito José Fortunati, investigado e processado pelo Ministério Público Estadual.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Dois terços da Câmara de Rio Grande elegeu-se em oposição a Lindenmyer, do PT

Embora tenha perdido a eleição, a coligação que apoiou o prefeito Fábio Branco, PMDB, conseguiu fazer 14 dos 21 vereadores de Rio Grande, RS.

. O novo prefeito, Alexandre Lindenmeyer, elegeu 7 vereadores: PT, 4; PSB, 2; PCdoB, um.

. A nova oposição elegeu: PMDB - 6; PSDB - 2; PPS - 3; PRB - 1; PTB - 2.

-  Os petistas acham que não será difícil conseguir o apoio dos três vereadores do PPS e dos dois do PTB. 

A sexagenária Ivo Rizzo troca de marca no RS

No ano em que completa 60 anos atuando no mercado da construção civil, a construtora e incorporadora Ivo Rizzo fez uma alteração na marca que assina seus empreendimentos comerciais e residenciais no Rio Grande do Sul e no Brasil. A agência escolhida para redesenhar o ícone presente na marca Ivo Rizzo foi a TH Comunicação.

. Eis como Paulo Henkin, diretor de Atendimento da TH, explica o que fez:
- Demos mais movimento à marca para representar os laços construídos ao longo dos 60 anos de história da Ivo Rizzo. Optamos por uma tipologia em letras maiúsculas e minúsculas. Ainda trocamos o preto pelo cinza, com o intuito de dar maior leveza ao ícone. 

“Cabo de Guerra” foi autografado até nos corredores de saída da 40ª. Feira do livro de Pelotas

Um pouco antes de chegar a Pelotas para participar da sessão de autógrafos do livro “Cabo de Guerra” na 40ª Feira do Livro, a ex-governadora Yeda Crusius recebeu telefonema do prefeito eleito, Eduardo Leite, que estava em Porto Alegre para uma série de entrevistas na TV.

. Uma das livrarias que vende o livro na feira, a Vanguarda (a outra é a Mundial) esgotou todo o seu estoque durante a sessão de autógrafos, que começou as 18h10m e só terminou as 20h, porque a fila de leitores desta newsletter e também de amigos e correligionários de Yeda não diminuiu um só momento. O editor concedeu autógrafos até nos corredores de saída da feira, quando voltava para Porto Alegre.

. Uma boa parte do êxito do lançamento de Pelotas foi a cobertura do jornal Diário Popular, que no dia anterior publicou uma página inteira sobre o livro.

CLIQUE AQUI para ler entrevista do editor ao jornal Diário Popular desta terça-feira.

Faltou até luz no lançamento de "Cabo de Guerra" em Rio Grande

Foi nesta terça-feira, 15h, o lançamento do livro “Cabo de Guerra” em Rio Grande. O evento teve direito a coquetel e saiu na imponente Livraria Vanguarda. O editor recebeu dezenas de convidados e leitores, entre eles o prefeito Fábio Branco, PMDB, e o ex-deputado Claudio Diaz. Antes disto, ao meio dia, Diaz recebeu no seu haras o editor e mais dez convidados.

. No momento em que o editor falava para os seus leitores de Rio Grande, outro apagão desligou aparelhos de ar condicionado, som e iluminação no quarteirão onde fica a Livraria Vanguarda.

- A ex-governadora Yeda Crusius também falou em Rio Grande.

Ônix inverte a pauta e Câmara aprova projeto que beneficia mais Estados no caso dos royalties do petróleo. Governo saiu derrotado da Câmara.

O governo Dilma Rousseff foi derrotado na votação do projeto dos royalties do petróleo, os deputados aprovaram por 286 a 124 o texto que passou antes pelo Senado Federal.

. A decisão prejudica os Estados produtores de petróleo, pois o texto do Senado aumenta os royalties de Estados e municípios não-produtores, além de alterar a distribuição dos tributos incidentes sobre campos já licitados.

. A tendência é a presidente petista Dilma Rousseff vetar o projeto, pois ela já havia orientado seus líderes a não aceitar a proposta vinda do Senado e a apresentar uma que a substituísse.

. Inicialmente, a Câmara iria votar o projeto do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), que havia sido elaborado com a ajuda de técnicos do governo. O texto do petista Zarattini também aumentava os recursos dos Estados e municípios não-produtores e mudava a distribuição dos royalties de campos já licitados. A presidente Dilma, porém, mudou de opinião e passou a defender que não fossem feitas alterações que atingissem as regras dos campos já licitados, aceitando apenas que fosse modificada a distribuição dos royalties das áreas de petróleo do pré-sal ainda não leiloadas, posição que atende reivindicação do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), aliado do Planalto.

. Durante a sessão, contudo, requerimento do deputado federal Ônix Lorenzoni (DEM-RS) foi aprovado, invertendo a ordem de votação, dando preferência ao projeto vindo do Senado. O parlamentar democrata gaúcho mostrou dados indicando que o texto do Senado beneficiava mais os Estados e municípios não-produtores do que o do petista Zarattini.

1) O texto, de autoria do senador Wellington Dias (PT-PI) e relatado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), beneficia Estados e municípios não-produtores, aumentando em R$ 8 bilhões seus recursos vindos da distribuição de royalties e de participação especial. Pelo texto dos senadores, a União tem sua fatia nos royalties reduzida de 30% para 20% já em 2012. Os royalties dos Estados produtores caem de 26,25% para 20%. Os municípios confrontantes são os que sofrem maior redução: de 26,25% passam para 17% em 2012, e chegam a 4%, em 2020. Os municípios afetados pela exploração de petróleo também sofrem cortes: de 8,75% para 2%. Em contrapartida, os Estados e municípios não produtores saltam de 8,75% para 40%.
2) O substitutivo prevê também a redistribuição da participação especial. Neste caso, a União, mais uma vez, abre mão de parte de seus recursos. Os 50% a que têm direito hoje passam a ser 42% em 2012. A partir daí, com a expectativa de aumento das receitas, a União volta a ter sua alíquota ampliada ano a ano, até chegar aos 46% propostos inicialmente pelo governo.

. O texto não prevê investimento dos royalties em Educação, como queria o relatório do petista Zarattini.

Saiba como voar para Rio Grande, a sede do Pólo Naval do RS

A NHT faz três voos diários para Rio Grande (11h45min, 16h02min e 19h25min) e três de lá para Porto Alegre (7h40min, 13h, 17h17min) É a única companhia que opera sobre a pista e na estação novíssimos. Os 19 lugares das seis aeronaves estão sempre ocupados. As obras dos estaleiros navais e o superporto geram milhares de empregos (só a Quip tem 5 mil empregados novos).

. A passagem de ida custa R$ 491,57 e os passageiros têm direito a apenas um copo de água mineral. O voo dura 50 minutos. Por terra, o percurso sobre a caríssima estrada federal pedagiada de apenas duas pistas, dura 3h15m quando o trânsito é bom, o que é incomum. O governo federal promete duplicar a estrada que leva para o único porto marítimo do RS, mas as obras avançam com lerdeza africana. Não existe mais trem – nem de carga, e a navegação fluvial e lacustre funciona apenas para carga.

Supremo tenta acelerar definição de penas do mensalão

Com a missão de definir as penas de todos os condenados, o Supremo Tribunal Federal retoma hoje o seu maior julgamento, o do mensalão, que já dura três meses. A 43ª sessão ocorre após 12 dias sem analisar o caso.

. Os ministros só decidiram até agora as punições de Marcos Valério, que somadas ultrapassam 40 anos de prisão, e de parte das de um de seus sócios, Ramon Hollerbach.

. Após a condenação de 25 dos 37 réus, o tribunal iniciou no fim de outubro a chamada dosimetria das penas. O caso foi paralisado por causa de uma viagem do ministro relator Joaquim Barbosa à Alemanha para tratar o problema que tem na cintura. Ontem, o presidente do tribunal, Ayres Britto, disse esperar que o julgamento acabe em até cinco sessões, mas outros ministros acham esse período muito curto.

BIER MARKT
Bier Markt Vom Fass - na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Bier Markt  - também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). O melhor lugar para seu Happy Hour!

Eleições americanas: não é a economia, estúpido!

Há 20 anos, quando um assessor do então presidente Bill Clinton procurou o marqueteiro da campanha à reeleição, James Carville, para entender como é que foi a vitória do democrata, mesmo depois do escândalo Monica Lewisnki, o que ele ouviu serviu de mantra para campanhas eleitorais em todo o mundo:
- É a economia, estúpido.

. James Carville quis dizer que o PIB americano bombando e a situação de quase pleno emprego – a economia em boa saúde – desatariam as dúvidas dos eleitores americanos, levando-os a preferir mais um mandato de Bill Clinton.

. Este mantra se desfez nesta terça-feira, porque o democrata Barak Obama conseguiu reeleger-se facilmente, embora o PIB americano registre taxas medíocres de crescimento e a taxa de desemprego seja a mais alta dos últimos 40 anos, batendo em 8,3% da população economicamente ativa, o que representa um contingente de 23 milhões de americanos desempregados.

. Os marqueteiros dos dois lados terão que mudar de discurso a partir de agora.

Entrevista - Entenda melhor o que motivou a mudança em Rio Grande

Fábio Branco, prefeito de Rio Grande, sede do Pólo Naval do RS.

Até o último minuto, imaginava-se que o senhor faturasse a reeleição facilmente sobre o deputado Alexandre Lindenmeyer, PT. O que houve?
A cidade, como estás vendo, mudou completamente de cara. Foi modernizada, está limpa e tem pleno emprego. Não sabemos exatamente o que houve, mas na última hora parece ter havido uma onda de renovação. É claro que também os investimentos no Pólo Naval favoreceram o Partido do governo federal, mas  sem nossa ajuda nada disso teria acontecido.

Vocês perceberam esta mudança de humor da população?
Confesso que nas últimas 24 horas percebi algo, embora nossas pesquisas de última hora estivessem apontando para nossa vitória. O eleitor estava com dúvidas tremendas um dia antes do pleito. Veja que 25 mil eleitores não votaram.

Os Branco formam uma família poderosa na política local. Seu pai, Wilson, foi prefeito e deputado Federal, e seu primo, Janir, foi prefeito.
Sempre  fomos bem avaliados.

Quantos eleitores tem Rio Grande?
147 mil.

Qual foi a diferença?
Algo como 8%.

Qual é o orçamento anual de Rio Grande?
R$ 400 milhões.

Fala-se na sua candidatura a deputado.
Neste momento, não há espaço para conversar sobre 2014.