TVE explica que foi surpreendida com comício de Lula, mas tirou tudo do ar quando percebeu a ação da TV Brasil

A nota a seguir é da presidente da TVE, jornalista Isara Marques

A TVE/Rs não transmitiu o comício do Lula, ontem. Por força de contrato assinado em 2011, naquele horário temos que estar em rede com a TV Brasil para a transmissão do seu telejornal. Quando entrou o "plantão" com o comício ao vivo, tiramos do ar. Mas como entrou repentinamente na  programação, como um "plantão", uma parte foi transmitida pela TVE/RS.

O editor conferiu e verificou que foi isto mesmo que aconteceu.

A TVE tem sido usada pela TV Brasil, emissora estatal federal, para fazer propaganda do governo lulopetista de Dilma Rousef e da organização criminosa do PT. 

Bolsa sobe 3,66% sob a batuta do entusiasmo pela percepção de que está acabando o governo Dilma

O principal índice da Bovespa fechou em forte alta nesta terça-feira em meio a apostas crescentes no impeachment da presidente Dilma Rousseff e a um cenário externo favorável. No fim da sessão, o Ibovespa subiu 3,66%, a 52.001 pontos, passando da marca de 52.000 pontos pela primeira vez desde julho de 2015.

O otimismo dos investidores tem como pano de fundo a aprovação, na segunda-feira, por 38 votos a 27 do parecer favorável ao impeachment de Dilma na comissão especial da Câmara. 

Dólar - No mercado de câmbio, o dólar fechou praticamente sem variação, com alta de 0,01%, a 3,49 reais. Na máxima do dia, atingida pela manhã, a cotação chegou a 3,56 reais, com alta de quase 2%.

Entrevista, Darcisio Perondi - É água morro abaixo e fogo morro acima

ENTREVISTA
Darcisio Perondi, deputado Federal PMDB do RS

A decisão do PP e esta virada do dilmista Leonardo Picciani, PMDB, significa exatamente que tipo de coisa ?
É água morro abaixo e fogo morro acima.

É o que os analistas políticos chamam de "efeito manada" ?
Como queira.

O que isto significa ?
Já temos voto para admitir o processo dfe impeachment. A virada do PP foi espetacular e decisiva.

Como fica o PMDB ?
Michel (o vice Michel Temer) uniu o Partido. Talvez menos de 5 dos 66 deputados fiquem com Dilma. Não é nada. Foi outra virada espetacular e decisiva.

O discurso irado de Dilma ajudou ?
Foi a gota d'água, mas as novas posições no PMDB e no PP foram construídas. Quem mais ajudou foi o próprio Michel com seu discurso, que acabou desconstruindo a narrativa tentada pelo PT e por Diklma contra ele. Mostrou-se um líder completo ao desenhar soluções para as crises política, econômica e social. Não se trata apenas de remover a presidente, mas de devolver a governabilidade e a esperança aos brasileiros. Teremos um líder que sabe falar, escrever e ler em português.

Picciani, o líder dilmista do PMDB na Câmara, procura Michel e apresenta 15 deputados que mudaram de lado no Partido

O dia fechou com o PMDB unido como nunca, porque depois da reunião de ontem da Comissão Especial do Impeachment e do discurso incendiário de Dilma, o próprio líder do Partido na Câmara, o dilmista Leonardo Picciani, procurou o vice Michel Temer e apresentou 15 deputados que o seguem e que decidiram ficar contra o PT, contra Lula e o governo Dilma.

Eles votarão pelo impeachment no domingo.

Era a pá de cal que faltava para que o PMDB buscasse a unidade.

Do total de 66 deputados da bancada, provavelmente votarão com Dilma apenas a mulher e ex-mulher do senador Jader Barbalho, e mais os três ministros que são do PMDB.

O próprio líder Leonardo Picciani, o mais querido dos aliados de Dilma e do PT dentro do PMDB, embora ainda resista, poderá mudar de lado até domingo. Seu pai, que é presidente da Assembléia do Rio, está com Michel Temer.

PP promove virada histórica, desembarca do governo e decide entregar todos os votos à proposta de impeachment

Ao lado, Jerônimo Goergen.


Após duas horas de reunião e de gritos "Fora Dilma !", a bancada federal do PP decidiu agora à noitinha que votará pelo impeachment no domingo. Na reunião foram 34 votos a favor, 9 contra e 4 indecisos

A bandada tem 47 deputados.

Após a reunião, um grupo de deputados do PP comunicou a decisão pessoalmente ao presidente do partido, o senador Ciro Nogueira (PI). "É uma decisão que eu não defendia [...] mas não me cabe outra alternativa ao partido, como seu presidente, acatar a decisão. Hoje o partido solicita aos seus quadros, que pertencem hoje ao governo de Dilma Rousseff, a carta de renúncia desses membros", declarou Ciro Nogueira.

O PP ocupa o ministério do Interior.

O Partido foi duramente cercado pelo Planalto para ficar com Dilma, mas o líder Aguinaldo Ribeiro não conseguiu evitar a debandada.

"Teremos 40 votos pelo impeachment e com isto definiremos o placar no domingo", disse o deputado gaúcho Jerônimo Goergen, que nunca aceitou o acordo com o PT.

Dilma provoca para produzir um estado de exceção.

Câmara marca par este domingo, 14h, a votação da primeira fase do impeachment de Dilma

O presidente da Câmara marcou para este domingo, 14h, a votação da admissibilidade da ação que propõe o impeachment de Dilma Roussef.

É caso decidido.

FMI prevê recessão de 3,8% em 2014 e crescimento zero em 2017

Os repórteres Sergio Lamucci e Juliano Basile, Valor, informam desde Washington que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma queda de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, ante recuo de 3,5% projetado em janeiro - e o pior desempenho estimado para as maiores economias do mundo. Para 2017, o Fundo manteve a expectativa de estagnação, esperando variação zero. 

A recessão afeta o desemprego e a renda e “as incertezas domésticas continuam a restringir a capacidade do governo de formular e executar políticas”, resume o FMI, que vê a taxa de desocupação superar 10% na média de 2017.

Terra diz que Dilma será sepultada sob 360 votos de deputados

Projeção que fez ainda há pouco o deputado Osmar Terra, PMDB do RS, que integrou a Comissão Especial do Impeachement:

- Na votação do plenário, domingo, o impeachment de Dilma será aceito por 360 deputados, portanto 18 acima do necessário.

A conta é desta tarde.

E o viés é de alta.

Tarso escala-se para ministério anticrise de Dilma

O ex-governador Tarso Genro escalou-se para integrar um hipotético ministério anticrise do PT. Algo parecido com o ministério de notáveis escolhido por Collor antes de cair.

No atual, qualquer ministério teria que começar por deletar a causadora da crise, no caso Dilma Roussef.

Ela é o nome da crise.

Qualquer ministério anticrise terá que iniciar os trabalhos por mandar a presidente para casa.

110 brigadianos vão mesmo proteger os cariocas durante os Jogos Olímpicos

O governador Pedro Taques, Mato Grosso, decidiu hoje que nenhum PM irá ao Rio. Seu secretário da Segurança, Fábio Galindo, foi quem recomendou a medida.

O governador Ivo Sartori disse esta manhã na Rádio Gaúcha que os 110 brigadianos que quer liberar para dar segurança aos cariocas durante os Jogos Olímpicos são da área administrativa da Brigada.

Não é verdade.

Todos são do policiamento ostensivo de rua.

O que é totalmente inaceitável.

TVE do RS transmitiu ontem a noite o comício particular de Lula

A TVE do RS, administrada pelo governo do PMDB, transmitiu o comício de ontem a noite do ex-presidente Lula, na Lapa.

O sinal veio da TV Brasil, sustentada pelo governo do PT.

Lula não é nenhuma autoridade e não há razão alguma para que TVs públicas transmitam seus comícios.

Juiza Federal anula nomeação de Aragão para o ministério da Justiça

O governo Dilma Roussef vai desmanchando a olhos vistos. 

A juiza Luciana Raquel Tolentino de Moura, da 7a. Vara Federal, deferiu liminar suspendendo a nomeação do procurador Eugênio Aragão para o ministério da Justiça.

É o segundo ministro da Justiça impugnado pela Justiça.

Outro ministro nomeado, Lula da Silva, este para a Casa Civil, também foi vetado, mas no caso em decisão do STF.

Leia o discurso insurrecional de Dilma Roussef

No link a seguir, o leitor poderá acompanhar o texto completo do discurso insurrecional pronunciado esta manhã pela presidente Dilma Roussef, no qual ataca de modo terrivelmente criminoso o seu próprio vice e o presidente da Câmara dos Deputados, tentando forçar uma crise institucional sem pecedentes a poucos dias da votação do impeachment pelos 513 deputados federais.

Em qualquer País civilizado, Dilma não dormiria esta noite no Palácio Alvorada.

Mais uma vez o governo aparelhou um auditório amestrado e arrebanhado para ouvir os arreganhos presidenciais.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do discurso.

Dilma chama Temer de "falso, traidor e conspirador". Presidente tenta transformar a crise política em crise institucional.

Os ataques grosseiros, irresponsáveis, insultuosos e mentirosos de Dilma contra seu vice-presidente, é algo inédito na história da República. A presidente usa ilegalmente a tribuna do próprio Palácio do Planalto para forçar o agravamento da crise política, tentando esgaçar ao máximo a tensão na área e produzir uma crise institucional sem precedentes. Dilma não esqueceu seu passado de conspiradora e guerrilheira urbana comunista, forçando a crise institucional e com isto pavimentando o caminho para a decretação de estado de emergência, o que impediria o normal funcionamento das instituições - inclusive do Congresso. Ela nunca acreditou e não acredita nas instituições democráticas e republicanas, mas cavalcou-as enquanto lhes foi favorável. 

A presidente Dilma Rousseff (PT) atacou e chamou o vice-presidente Michel Temer (PMDB) de "chefe conspirador" nesta terça-feira. Foi a primeira manifestação pública de Dilma após o suposto vazamento de um discurso feito por Temer em que ele fala como se o impeachment da presidente já tivesse sido aprovado. 

A declaração de Dilma aconteceu durante um evento que reuniu políticos, estudantes e educadores que manifestaram apoio à presidente no Palácio do Planalto. 

A presidente Dilma criticou o que chamou de "ação premeditada", "farsa" e "traição". "Nós vivemos tempos estranhos e preocupantes. Tempos de golpe, de farsa e de traição", disse a presidente. "O gesto (o vazamento), que revela traição a mim e à democracia, ainda explicita que esse chefe conspirador também não tem compromisso com o povo", afirmou, para em seguida completar.

"Ontem, utilizaram a farsa do vazamento para difundir a ordem unida da conspiração. Agora, conspiram abertamente à luz do dia para desestabilizar uma presidenta legitimamente eleita", afirmou. "Ontem, ficou claro que existem, sim, dois chefes do golpe que agem em conjunto e de forma premeditada. Como muitos brasileiros, tomei conhecimento e confesso que fiquei chocada com a desfaçatez da farsa do vazamento que foi deliberado, premeditado, vazando para eles mesmos. Estranho vazamento", completou ela, sem citar os nomes dos políticos do PMDB, Temer e Eduardo Cunha, presidente da Câmara.

PP anunciará desembarque do governo nesta tarde

O resultado de ontem animou o PP.


O PP anunciará esta tarde que está fora do governo Dilma. São 47 deputados que votarãono domingo. O líder Aguinaldo Ribeiro consultou todos eles na manhã de hoje e apenas 6 manifestaram-se contra.

Dilma, Lula e o PT imaginavam contar com 20 votos do PP no domingo.

Não terão nem a metade disso.

A votação de ontem na Comissão Especial foi decisiva para a posição do PP.

A bancada do RS vinha pressionando fortemente pelo rompimento.

Ministro Fachin repele recurso de deputado petista contra Cunha no caso do impeachment de Dilma

Nesta segunda-feira, o deputado Weverton Rocha (PDT-MA), aliado do governo, entrou com uma ação no STF, alegando temer que Cunha não aplicasse de "maneira republicana" o que estabelece o regimento da Casa no dia da votação do impeachment. Para o deputado, o modelo mais adequado seria adotar a alternância entre parlamentares das regiões Norte e do Sul ou a chamada por ordem alfabética, como ocorreu no processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento a um mandado de segurança que tentava impedir que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adotasse regras que pudessem prejudicar o governo durante a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário. O que ele disse:

- Requerer que o Poder Judiciário determine a interpretação correta de dispositivo do Regimento da Câmara dos Deputados é pedir indevida ingerência do Poder Judiciário sobre o funcionamento interno do Poder Legislativo, o qual é dotado de independência e autonomia para definir a conformação de seu funcionamento. Não é dado ao Poder Judiciário estabelecer qual é a interpretação adequada de dispositivo do Regimento Interno da Câmara sob pena de ofensa à independência e autonomia do Poder Legislativo.

Fachin foi relator da ação que estabeleceu o rito do impeachment no Supremo. O seu voto, porém, não foi acolhido pelos demais ministros da Corte. Em dezembro, ele adotou posições que também iam de encontro ao interesse do governo, e deixou claro o seu entendimento de que não cabia ao Supremo interferir em um processo político-jurídico como o do impeachment.

Roberto Jefferson: "No governo, o PT virou um tigre desdentado de papel"

Na entrevista que concedeu ontem a noite na TV Cultura, Roda Viva, Roberto Jefferson avisou que ninguém deve se assustar com a chamada "oposição sem tréguas" que o PT faria ao governo Temer:

- O PT continua um tigre de papel. No governo, virou um tigre desdentado de papel.

Balança comercial brasileira iniciou abril superavitária em US$ 1,623 bilhão

O saldo da balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,623 bilhão nas duas primeiras semanas de abril, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC). Entre os dias 1º e 8 deste mês, as exportações somaram US$ 4,662 bilhões, superando as importações, que alcançaram US$ 3,039 bilhões. A comparação com as médias diárias do mesmo período do ano passado mostra crescimento de 2,5% das exportações, enquanto as importações recuaram em 30,9%. Essa queda foi impulsionada pela forte retração das compras de produtos siderúrgicos (-55,0%), combustíveis e lubrificantes (-53,8%) e de veículos automóveis e partes (-37,9%). Em relação aos embarques, houve aumento de 20,2% das vendas de semimanufaturados e de 5,1% de básicos, ao passo que os produtos manufaturados exibiram contração de 5,2%. Como resultado, a balança comercial já acumula saldo positivo de US$ 10,011 bilhões no ano.

Calçadistas venderam menos no primeiro trimestre, mas cenário melhorou muito nos últimos meses

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), apontam que, em março, os calçadistas exportaram 10,56 milhões de pares que geraram US$ 79,77 milhões, 12,5% menos do que no mesmo mês de 2015 (US$ 91,14 milhões). Em pares, porém, a queda foi menor, de 2,3% frente aos 10,8 milhões de pares exportados em março de 2015. 

Com a performance, os calçadistas chegam ao trimestre acumulando o embarque de 31,84 milhões de pares por US$ 226,75 milhões, queda de 6,1% ante mesmo período do ano passado (US$ 241,56 milhões). Já no registro por volume houve estabilidade, com leve incremento de 0,5% ante igual ínterim de 2015.

Estados
O maior exportador de calçados do Brasil segue sendo o Rio Grande do Sul. Entre janeiro e março, os gaúchos exportaram 6,46 milhões de pares por US$ 96,4 milhões, aumento tanto em receita gerada (de 9,5%) quanto em volume exportado (44%) em relação a igual período do ano passado.

CLIQUE AQUI para examinar dados muito mais completos.

Operação Vitória de Pirro poderá respingar em Marco Maia, PT do RS

Na CPI da Petrobrás, Vital do Rego, homem de Renan Calheiros, era o presidente (Vital está atualmente no TCU) sendo que seu vice era o senador Gim Argelo, que foi preso hoje na Operação Vitória de Pirro.

O relator da CPI foi o gaúcho Marco Maia, PT de Canoas.

Gim Argelo costumava falar com seus interlocutores em seu nome e também nos nomes de Vital do Rego e Maia.

Marco Maia tem sido objeto de reportagens investigativas sobre sua mansão de Canoas e a respeito do apartamento que teria em Miami.

Vai respingar algo para o deputado do PT.

No Sul, Aécio lidera a lista do Datafolha. Entre eleitores com curso superior, rejeição é enorme ao nome de Lula.

O editor resolveu escrutinar a última pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Datafolha e verificou que na região Sul (Paraná, Santa Catarina e RS) o ex-presidente Lula não ocupa o primeiro lugar na lista dos candidatos, no caso em que os nomes são apresentados aos eleitores (pesquisa estimulada).

O primeiro lugar na lista prossegue com o senador Aécio Neves,com 17%.

A pesquisa também mostra um número enorme de eleitores que não sabem em quem vão votar (15%) ou que não querem saber de nenhum dos candidatos atuais (17%).

Na região Sul, que inclui o RS, os eleitores com curso superior, exatamente os que possuem maior escolaridade e conhecimento, Lula só consegue vantagem sobre Ciro Gomes, que é o candidato de menor pontuação na lista do Data Folha.

A seguir, os números de intenções de votos de cada candidato. O editor colocou entre parênteses a percentagem que cada candidato possui entre os eleitores de maior escolaridade):

Não sabe, 15% (4%)
Nenhum, 17% (22%)
Aécio, 17% (12%)
Marina, 13% (22%)
Lula, 15% (11%)
Jair, 8% (15%)
Ciro Gomes, 6% (6%)
Outros, 9% (9%)

A nova fase da Lava Jato não ficará apenas na prisão do ex-senador Gim Argelo

A nova fase da Operação Lava Jato (leia nota abaixo) parece estar calcada em cima da delação premiada do senador Delcídio Amaral e não vai limitar-se ao caso do ex-senador Gim Argelo, Brasília.

Leia a justificativa da PF e do MPF para prender Argelo esta manhã:

- O resumo do anexo da delação de Delcídio Amaral traz o título 'pedágios cobrados na CPMI da Petrobras', que bate com as informações divulgadas pela PF sobre a nova etapa. Nele, o Ministério Público Federal afirma que Delcídio 'sabe de ilicitudes envolvendo o desfecho da CPMI que apurava os crimes no âmbito da Petrobras.

De acordo com o documento, 'a CPMI de 2014 obrigava Leo Pinheiro, Julio Camargo e Ricardo Pessoa a jantarem todas as segundas-feiras em Brasília'. 'O objetivo desses jantares era evitar que os empresários fossem convocados para depor perante a CPMI'".

Não foi citado apenas o nome de Gim Argelo. A CPI da Petrobras abafada por Gim Argello foi convocada para apurar dois escândalos diretamente relacionados a Dilma Rousseff: a roubalheira de Pasadena e a propina da SBM.

Temer quer usar "vazamento do bem" para viralizar campanha pelo impeachment

O vice-presidente Michel Temer decidirá hoje se liberará o áudio vazado ontem para centralizar campanha nas redes sociais pelo impeachment.

Os deputados mais ligados ao vice dizem que houve "vazamento do bem".

No áudio, Michel Temer fala como se já tivesse sido aprovado o impeachment e diz que formará um governo de coalizão nacional para estabilizar a crise política, retomar o crescimento da economia e garantir as redes de proteção social.

- Ontem a noite, no Roda Viva, TV Cultura, Roberto Jefferson disse que conversou com Temer sobre a formação do governo e que o PTB o apoiará no Congresso, sem exigir nada em troca. O ex-deputado garantiu que praticamente todos os Partidos farão o mesmo. Ele citou ministeriáveis como Serra e Aécio. 

OAB volta a exigir fim de presos em Delegacias de Polícia do RS. "Isto afronta a lei", avisou Ricardo Breier a Sartori.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, voltou a cobrar providências imediatas do governador do Estado, José Ivo Sartori, para que os presos mantidos em delegacias sejam transferidos. A manutenção de detentos nas unidades de polícia é ilegal, irregular e coloca em risco a sociedade.

Ricardo Breier vistoriou as celas do Palácio da Polícia e conversou com os presos, que relataram lotação no local e falta de condições básicas de higiene

O que disse o presidente da OAB:

- Esta prática é inédita, de alto risco, vem se institucionalizando em nosso Estado. Além das graves e notórias violações de direitos mínimos, isso vem gerando severas consequências que num curto espaço de tempo, poderão colocar em risco vidas no interior das nossas delegacias de polícia com eventual morte ou rebelião.

Foton ainda nem começou obras em Guaíba e já anuncia ampliação da sua fábrica de caminhões do RS

O governador José Ivo Sartori receberá esta manhã, 11h, o presidente da Foton International Trade, Chang Rui, nesta terça-feira  às 11h. O executivo da multinacional vem ao Rio Grande do Sul confirmar a ampliação da empresa em Guaíba.

A Foton nem está funcionando ainda. 

Os chineses alugaram instalações da Fras-Le, Caxias, para iniciar a produção, enquanto não libera a área de Guaíba. 

Junto com o chinês Chang Rui, estará o presidente do Conselho da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros. Mendonça de Barros, que foi ministro de FHC, de onde foi expurgado depois que grampos seus  altamente comprometedores vazaram, fez cerrada campanha contra a eleição de Sartori. Ele apoiou Tarso Genro em vários pronunciamentos pela TV. 

Cpers manda escolas estaduais reduzirem horas diárias de aulas

A retaliação ao governo ataca selvagemente os alunos de escolas públicas estaduais gaúchas. Ela seria mais eficaz e menos diabólicas para os estudantes, caso o Cpers adotasse formas de luta mais consequentes. 

Até o dia 20, última data para o pagamento integral dos servidores estaduais do Executivo, os professores públicos darão duas horas a menos de aulas por dia.

A orientação do Cpers não é seguida em todo o Estado, mas em escolas cujos professores são mais alinhados com o sindicato isto acontece deste segunda-feira. São os casos dos
Colégios Júlio de Castilhos e Protásio Alves.

A SEC disse que obrigará os professores e direções de escolas ao cumprimento de 200 dias de aulas cheias.

Já está no Tribunal de Justiça primeiro pedido de intervenção federal no governo do RS

Já foi protocolado no Tribunal de Justiça, para envio ao STF, o pedido de intervenção federal no governo do RS devido ao parcelamento dos salários dos servidores.

O autor da ação é o Sintgergs, que representa os funcionários de nível superior de técnicos-científicos.

Dia será chuvoso em todo o RS

Durante toda esta terça-feira será forte a presença das nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul. 

As temperaturas mínimas oscilarão entre os 16°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 27°C em Santa Cruz do Sul e Alegrete. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 26°C.

Jornal gaúcho dá mais ênfase ao áudio de Temer do que à derrota de Dilma na Câmara

Para o jornal Correio do Povo, Rede Record, do bispo Edir Macedo, Igreja Universal, a notícia mais importante de ontem não foi a aprovação do relatório de admissibilidade da ação de impeachment contra Dilma, mas foi a gravação que o vice Michel Temer "deixou escapar". Dilma aproveitou o incidente para chamar seu vice de "conspirador" e o ministro Jaques Wagner sugeriu que ele renuncie.

Os 38 x 27 da Comissão Especial do Impeachment ganharam metade do destaque na capa ao lado, como é fácil perceber.

Nas últimas semanas, o jornal vem relegando para segundo plano as notícias de primeiro plano.

O vazamento da gravação feita por Temer e distribuída em áudio ontem mesmo, pode ter sido proposital e nem de longe representa escândalo político. Basta que o leitor ouça com atenção o áudio, CLICANDO AQUI. 

PF deflagra 28ª fase da Operação Lava Jato. Ex-senador governista Gim Argelo é um dos presos.

A PF está cumprindo 21 ordens judiciais, sendo 14 mandados de busca e apreensão, 1 mandado de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 4 mandados de condução coercitiva.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a 28ª fase da Operação Lava Jato. Batizada de Vitória de Pirro, a investigação tem como alvos o ex-senador governista Gim Argelo (PTB-DF) e empreiteiras como a UTC e OAS, cujos dirigentes já foram condenados pelo juiz Sergio Moro por envolvimento com o escândalo do petrolão. Segundo os investigadores, Gim teria atuado para impedir a convocação de executivos de empreiteiras para prestar esclarecimentos na extinta CPI mista da Petrobras e, como vice-presidente da comissão, recebido apenas da UTC pixulecos de 5 milhões de reais para distribuir a aliados por meio de doações eleitorais disfarçadas, método já tornado célebre entre os investigados no petrolão.

O cerco contra o ex-senador Gim Argello, mais um dos políticos próximos à presidente Dilma Rousseff a ter e prestar esclarecimentos à justiça, se tornou mais forte depois das revelações do ex-diretor financeiro da UTC Walmir Santana, delator da Operação Lava Jato. 

Em sua delação premiada, Walmir Santana afirmou que "ficou acertado entre Ricardo Pessoa [dono da UTC] e Gim Argello que tal senador atuaria no sentido de que ele, Ricardo Pessoa, não fosse chamado a depor na CPMI". "Em contrapartida, Ricardo Pessoa faria contribuições em favor das pessoas indicadas por Gim Argello", completou o delator. Em julho de 2014, chegou-se a valor de 5 milhões de reais em propina para o ex-senador distribuir a aliados.

Ainda conforme a versão apresentada pelo ex-dirigente da UTC, os repasses começaram a ser feitos a partir de 10 de junho de 2014 para partidos como o PR, o PMN, o PRTB e o DEM, um dos principais partidos de oposição ao governo federal. Ao todo, a empreiteira contabilizou 1,7 milhão de reais em dinheiro sujo enviado ao DEM, 1 milhão de reais ao PR, 1,150 milhão de reais ao PMN e 1,150 milhão de reais ao PRTB.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/