50% dos que pedem a CPI do PT são réus na Justiça

Pelo menos seis dos 9 deputados do PT que assinaram o pedido da CPI do PT já sentam nos bancos dos réus no RS ou sofreram sanções do Tribunal de Contas do Estado. O editor foi atrás de informações no Fórum de Porto Alegre e Alvorada, no Tribunal de Justiça e no TCE do RS. A lista a seguir fala por si só. O grupo de deputados investigados, processados e punidos, quer investigar a campanha de Yeda em 2006 e também o seu governo.

. São: Daniel Bordignon, Raul Pont, Stela Farias, Adão Villaverde, Elvino Boihn Gass e Dionilso Marcon.

. Do PDT, dois dos quatro deputados estão no mesmo caso. A lista inclui Adroaldo Loureiro e Gilmar Sossela.

- A deputada Stela Farias é a campeã, com sete ações em juízo, sem contar as sanções impostas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Cigam (software de gestão) quer faturar R$ 30 mi este ano

Com matriz em Novo Hamburgo e com 26 franquias no Brasil, a Cigam, 466 colaboradores, já apurou crescimento de 35% nas suas vendas do primeiro trimestre. A empresa desenvolve, fabrica e vende sistemas de gestão. É a maior do Sul.

. A idéia da Cigam era avançar 20% no ano, mas se prosseguir no ritmo atual, as vendas do ano irão a R$ 30 milhões.

. Foi o que disse ao editor o diretor da empresa de Novo Hamburgo, Robinson Klein. E-mail: robinson.klein@cigam.com.brSite: www.cigam.com.br







Gramado irrita visitantes com mal organizado estacionamento pago

A prefeitura de Gramado, maior cidade turística gaúcha, resolveu hostilizar os turistas e de quebra também a população local que utiliza carro, porque introduziu um sistema de estacionamento público rotativo e pago nas ruas da zona central, mas não se dispôs a usar parquímetros, como ocorre em Porto Alegre e qualquer outra cidade do mundo. A prefeitura resolveu dar emprego a dezenas de "laranjinhas", como são chamados os "azuizinhos" de Gramado, o que obriga os motoristas a uma caçada em busca de atendimento.

. A cobrança em si de estacionamento público numa cidade pequena como Gramado, que além disto vive do turismo, é um ato de burrice, porque a cidade é rica, não precisa desse dinheiro e já cobra dos visitantes valores que em média oscilam entre 10% a 20% mais do que por serviços semelhantes oferecidos em Porto Alegre. É apenas um exemplo. A explicação de que é preciso garantir vagas rotativas para todos não tem sentido, já que o serviço pode ser garantido facilmente por empresas como a Safe Park. É apenas um exemplo.

- Neste feriadão, Gramado está superlotada de turisitas e visitantes. Ao cair da noite desta quinta-feira, o tempo fechou e a temperatura caiu para apenas 9 graus.

Lopes, Noblesse e Leindecker comercializam Goldsztein Cyrela no RS

A partir deste mês a Lopes também comercializará os imóveis da Goldsztein Cyrela no RS. Ela já fazia isto no Paraná e SC, mas no caso da Cyrela, a parceria sempre foi nacional.

. No RS, além da Lopes, prosseguirão comercializando imóveis do grupo a Noblesse e a Leindecker.

Aplub decidiu comprar seguradora de âmbito nacional

A Aplub está comprando uma seguradora. O negócio já evoluiu muito. A seguradora é de São Paulo.

. A idéia da Aplub é focar os negócios de seguros apenas na região Sul (Paraná, Santa Catarina e RS).

Maior construtora do Sul desembarca no RS

Desembarcou neste primeiro semestre no RS a maior construtora da região Sul, a Criciúma Construções, cuja especialidade é assumir obras paradas e tocá-las adiante. A construtora entrega 232 mil m2 de área construída por ano.

. O primeiro negócio do empreendedor catarinense Rogério Cezinski é o Miami Tower, de Canoas, cujas obras pararam quando o a construção estava com 18% . Dentro de dois anos e meio serão entregues os 126 apartamentos. A obra é de 18.900 m2.

- Cezinski está de olho nos dois empreendimentos que o shopping Iguatemi anunciou para Porto Alegre, mas topa examinar outros negócios em Porto Alegre, Canoas e Torres (em Torres, a Criciúma Construções já tem dois negócios).

População reage e vaia sindicalistas que pararam o metrô

Entra hoje no nono dia a greve dos metroviários do Trensurb, que liga Porto Alegre a São Leopoldo.

. Nesta quarta-feira, os sindicalistas tentaram explicar suas razões aos usuários, mas foram recebidos com vaias.

Artigo - Amazônia: uma questão militar

CLIPPING
Jornal do Brasil, 11 de junho

Coisas da Política
Amazônia: uma questão militar
Mauro Santayana
O projeto, elaborado pelo ministro Mangabeira Unger, e alterado nas discussões interministeriais, de regularização da posse das terras amazônicas, já não era o melhor, e se complicou com as emendas acrescentadas pelos parlamentares. A questão prioritária da Amazônia é a da soberania, e nisso podemos duvidar do Congresso, que não parece submetido plenamente à vontade do povo. A ação parlamentar dos últimos anos não nos conforta: ela se faz mais pro domo sua, do que no interesse geral do país. No caso em pauta, Câmara e Senado, em sua maioria – embora, no Senado, fosse de apenas dois votos – agiram para atender aos interesses dos empresários do agronegócio e outros.
Os estudos recomendavam que se regularizassem apenas as posses cadastradas até 400 hectares de área, o que corresponderia a 81% dos ocupantes e a 7,8 milhões de hectares. Ainda no âmbito do Poder Executivo, decidiu-se ampliar a área a ser concedida a 1.500 hectares, o que eleva a 67 milhões de hectares o total das glebas. De acordo com omissão do projeto aprovado, estrangeiros, tanto como pessoas físicas quanto jurídicas, poderão ser beneficiados, o que favorecerá a desnacionalização do território. Além disso, os latifundiários que vivem fora – e mantêm laranjas ou prepostos nas glebas – poderão regularizá-las, e revendê-las três anos depois, o que retira do projeto o seu interesse social, em benefício dos ricos.
O presidente Lula declarou, ontem, que irá vetar os acréscimos à medida provisória. É provável que, ao reexaminar a questão, ele venha a proibir claramente a legalização de terras ocupadas por estrangeiros, qualquer que seja sua extensão. Talvez fosse melhor que a vetasse por inteiro, e mandasse ouvir a sociedade, antes de enviar ao Congresso não medida provisória mas projeto de lei, bem estruturado. Não está em jogo uma situação conjuntural mas a integridade do território brasileiro. A Amazônia já é ocupada pelas ONGs, missões religiosas, madeireiras indonésias, antropólogos neolíticos, caçadores de bichos e plantas medicinais, traficantes de drogas e minerais.
A questão, mais do que fundiária, é bélica. Não temamos usar o adjetivo que expressa a ultima ratio das nações. Seria importante que as Forças Armadas fossem reforçadas com homens e equipamentos, uma vez que não se trata só de preservar a Amazônia mas, sim, de reconquistá-la, reincorporá-la, em todas as suas dimensões, ao território e à alma nacional. Desde o projeto malsinado da internacionalização da Hileia, durante o governo Dutra, damos ao mundo a impressão de que nos sentimos constrangidos em possuir tal patrimônio. É como se, por incompetência, estivéssemos dispostos a compartilhar sua soberania com os outros. A realidade, no entanto, demonstra que só nós mesmos, os brasileiros, e ninguém mais, dispomos da experiência, da vontade e do conhecimento para usufruir racionalmente do território e assegurar seu futuro. Isso significa dispensar a ajuda de organizações estrangeiras, restringir e fiscalizar a ação de "pesquisadores", bem como as missões religiosas – e garantir aos órgãos civis do governo a execução de política fundiária adequada. Ao mesmo tempo, é necessária vigilância da cidadania sobre o Congresso. Se houvesse pressão legítima dos cidadãos, o Parlamento não teria amolgado a medida provisória, contra o interesse da nação como um todo.
Alguns antropólogos e ongueiros combatem a presença militar ali pelos motivos que os historiadores conhecem. Os ingleses, a pretexto de observações botânicas, enviaram, em meados do século 19, ao Norte do Brasil – com autorização do nosso governo imperial – o explorador alemão Robert Schomburgk. O "pesquisador" se assenhoreou da região do Pirara e, a pretexto de proteger tribos indígenas (as mesmas que foram protegidas agora pelo STF, na amputação de Roraima), colocou os marcos de soberania inglesa em nosso território. Em 1904, perdemos grande parcela daquelas terras para os ingleses, com o laudo de arbitragem de Vittorio Emanuele II, da Itália, que se baseou, entre outras "provas", no depoimento de índios macuxis, que brandem agora bandeiras da "nação indígena" em Roraima.
Quem entende da Amazônia são os seus caboclos e indígenas não "catequizados" pelos estrangeiros. Quem entende dos caboclos e dos indígenas, com a experiência do convívio solidário, desde a heroica saga de Rondon, são os militares.

Crise diminui e John Deere reabre em julho sua fábrica de colheitadeiras no RS

Dentro de pouco mais de 15 dias será reativada a fábrica de colheitadeiras da John Deere, localizada em Horizontina, RS. A fábrica está fechada há dois meses.

. 80% do dinheiro que a prefeitura arrecada de impostos tem a ver com a John Deere.

. O diretor para a América do Sul do grupo americano, Paulo Herrmann, disse que as encomendas ainda não voltaram aos níveis pré-crise (setembro do ano passado), mas permitem a retomada das operações. A John Deere acha que o pior já passou.

. A fábrica de Horizontina tem 1,7 mil tabalhadotres, mas tinha 2,1 mil antes da crise. As vendas caíram 70% no pior momento. A produção começará com 13 máquinas por dia, bem abaixo das 24 da sua capacidade plena.

- A John Deere também fabrica tratores, mas isto ocorre na sua nova fábrica de Motenegro. O segmento não foi afetado pela crise, graças a programas de incentivos bancados pelo governo federal.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/