Tuminha diz em Goiás que topa acareação com Lula sobre denúncias do livro Assassinato de Reputações

Tuma Jr. disse nesta quinta-feira em Goiânia,  em entrevista na rádio Mil FM, que se for preciso fica cara a cara com Lula numa espécie de acareação. O assunto veio à tona porque o ex-presidente é aguardado aqui em Goiânia no dia 25 deste mês. Tuminha foi a Goiás para lançar seu livro Assassinato de Reputações.

. Os apresentadores Jerônimo Rodrigues e Ivan Mendonça perguntaram se Tuminha topava um bate papo com Lula. O ex-secretário Nacional de Justiça não afinou e disse que não vê problema em encarar seu ex-chefe.

. No livro bomba Assassinato de Reputações, Tuma revelou que Lula foi alcaguete do Dops durante a ditadura militar e denunciou que o governo Lula mantinha uma central de produção de dossiês falsos. E uma das vítimas foi o governador Marconi Perillo.

O STF, e não Joaquim Barbosa apenas, nega novo recurso de bandidos do Mensalão do PT

Vinicius Samarane, ex-diretor do Banco Rural; Ramon Hollerbach, ex-sócio de Marcos Valério; Rogério Tolentino, ex-advogado de Valério e José Roberto Salgado, ex-presidente do Banco Rural, recorreram ao plenário da corte para que os demais ministros revogassem a decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que negou individualmente o direito de cada um aos embargos infringentes.

. Perderam. 

Associação Médica Brasileira dá tiro de misericórdia no escravagista programa "Mais Médicos"

A embaixada dos EUA também está ativa, concedendo vistos para tantos médicos cubanos quantos quiserem desertar do programa. A embaixada já conseguiu despachar quatro deles para Miami. 

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a Associação Médica Brasileira anunciou a criação de um programa de apoio a médicos estrangeiros que atuam no programa, mas que estejam insatisfeitos. O plano consiste em divulgar uma cartilha com o passo a passo de como agir para abandonar o programa e oferecer assessoria jurídica para quem quiser pedir refúgio/asilo político. O Programa de Apoio ao Médico Estrangeiro da AMB visa "a proteção da liberdade e integridade dos profissionais trazidos de outros países pelo Governo Federal através do Programa Mais Médicos", segundo a nota. "O objetivo da entidade é atender médicos, tanto de Cuba como de outras nacionalidades, que necessitem de orientação caso haja insatisfação no Programa Mais Médicos pelas condições a que estão submetidos, assim como desejem solicitar refúgio/asilo político", diz ainda o texto.

. Na semana passada, a entidade ofereceu emprego à médica cubana Ramona Rodríguez, primeira que anunciou estar abandonando o Mais Médicos, segundo ela, por ter descoberto que o salário dos cubanos era inferior ao dos outros estrangeiros. 

. A associação, que é presidida por Florentino Cardoso, se coloca ainda à disposição dos desertores estrangeiros para oferecer um curso que preparatório para o Revalida – exame obrigatório para que estrangeiros exerçam a medicina no País, além de aulas de português e o apoio de outras entidades médicas.

Empresários querem bloquear BR-386 para protestar contra obras paradas

A foto é do Portal do Vale do Taquari de hoje.


A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) cansou de esperar pela Funai. Quer chamar a atenção, ao estilo indígena: bloqueando a BR-386 para o tráfego. A proposta foi avaliada nesta quinta-feira mas prevê duas alternativas: um comboio de caminhões partindo do Vale em direção a Porto Alegre ou o bloqueio do trânsito durante boa parte do dia.

. Para o vice-presidente da CIC-VT, Ito Lanius, não há mais como esperar por uma decisão que pode demorar até o fim de 2015. “Esse é o prazo para construção da nova aldeia, fora da área de dois quilômetros que ainda não foi duplicada em Estrela”, justifica. De acordo com Lanius, a obra de construção na nova aldeia – condição fundamental para liberação do trecho pela Funai – já está em fase de licenciamento, por isso, não há mais motivos, segundo ele, para trancar a duplicação.


. Programada para ser liberada de Estrela a Tabaí no fim de 2013, a inauguração da pista dupla da BR-386 esbarra ainda nos dois quilômetros que passam pela antiga aldeia. 

Pozzobom e Moraes convocam "Senhor 10%" da secretaria de Obras

A Operação Kilowatt, desfechada pela Polícia do governo Tarso Genro, desmantelou uma quadrilha que se instalou dentro da secretaria de Obras, comandada pelo deputado Luiz Carlos Busatto, presidente do PTB,
depois de denúncias feitas pelo secretário da Educação, que é do PT. Depois do escândalo inicial e de algumas demissões, o governo e a mídia fecharam-se em copas e nada mais se soube sobre as malfeitorias. Agora, os deputados estaduais Jorge Pozzobom (PSDB) e Marcelo Moraes (PTB) protocolaram, na manhã desta quinta-feira, na Comissão de Segurança e Serviços Públicos, um requerimento para que os secretários de Educação, José Clovis de Azevedo, de Obras Públicas, Luiz Carlos Buzatto, e o ex-secretário adjunto de Obras, Germano Valentina, este demitido com desonra, prestem esclarecimentos sobre a investigação da Polícia Civil que resultou na Operação Kilowatt. Os deputados querem saber por que razão o governador Tarso Genro não fala mais no assunto. 

. A demissão de Germano Valentina, segundo homem na hierarquia da secretaria de Obras, é considerado crucial, porque ele é uma espécie de eminência parda do PTB e do deputado Busatto, passando por ele nomeações, contratos e valores. 


. A Operação, deflagrada no dia 9 de janeiro, apurou desvios em obras públicas e culminou na prisão de oito pessoas e execução de mandados de busca e apreensão. Segundo Pozzobom, é dever do Parlamento Gaúcho apurar o ocorrido. Pozzobom avisa:

- O que eu quero saber é porque o Valentina tinha o apelido de 10%. Porque não é crível, não é aceitável, não é admissível que dinheiro das nossas escolas tenha sido desviado por um esquema de corrupção dentro da Secretaria de Obras do governo Tarso Genro do PT”.

No RS, PSOL e PT também patrocinam os atos de vandalismo dos blocos de luta

Em depoimento prestado a policiais da 17ª DP (São Cristóvão), Rio, Caio Silva de Souza, o assassino do cinegrafista da Band,  disse que "os partidos que levam bandeira [nos protestos] são os mesmos que pagam os manifestantes, no caso PSOL e PSTU.

Nem mesmo os jornalistas que fizeram a cobertura da invasão, ocupação e depredação da Câmara compareceram à reunião convocada pela CPI da Câmara de Porto Alegre, semana passada. 

. A Câmara esquiva-se de identificar os vereadores, partidos e sindicatos que patrocinam o bando,  inclusive com dinheiro, bens e serviços.

. O apoio ostensivo de vereadores do PSOL e PT, do Cpers e do Sindicato dos Municipários, como também do MST, nunca foi sequer desmentido, muito embora não tenham sido divulgados nomes e valores. 

Veja divulga lista de vereadores do PSOL que são financiadores dos black blocs

Os repórteres Gabriel Castro, de Brasília, e Pâmela Oliveira, Veja do Rio obtiveram, hoje, uma planilha (fac simile ao lado) que revela, pela primeira vez, nomes de políticos e autoridades do Rio de Janeiro que doaram dinheiro ao grupo Black Bloc, responsável por protagonizar cenas de depredação e vandalismo em manifestações pelo país. Leia toda a matéria:

 A lista cita dois vereadores do PSOL, um delegado de polícia e um juiz. O repasse de dinheiro por políticos e autoridades não configura ilegalidade. Porém, as doações são um caminho para identificar o elo entre políticos e os mascarados que aparecem na linha de frente quando os protestos degeneram em tumulto e confusão. Um dos mais recentes chegou ao extremo de provocar a morte do cinegrafista Santiago Andrade.

. A contabilidade da planilha a que VEJA.com teve acesso se refere a um ato realizado pelo grupo no dia 24 de dezembro, batizado "Mais amor, menos capital".

. Neste documento, aparecem os nomes dos vereadores Jefferson Moura (PSOL) e Renato Cinco (PSOL), apontados como doadores de 400 reais e 300 reais, respectivamente. O juiz João Damasceno aparece como doador de 100 reais, e o delegado Orlando Zaccone, de 200 reais.

. Também há menções de colaborações do grupo cracker Anonymous, que divulga manifestações na internet e invade sites. Quando as menções a doações de vereadores começaram a surgir nas redes sociais, Sininho se irritou. "Eles deram dinheiro, sim, e não foi nenhum segredo, teve reuniões e isso foi discutido e questionado", escreveu ela no Facebook. "Eles doaram como civis e não políticos."

- Os doadores que não são de Partidos, confirmaram o dinheiro entregue, mas disseram que foram enganados. 


Horário de verão acabará dia 16

O Horário Brasileiro de Verão 2013/2014, terminará a partir da 00h00min do dia 16 de fevereiro.

Gigantescas manifestações de rua encurralam o presidente Nicolás Maduro no Palácio Miraflores

- As redes sociais divulgam deste o início da manhã uma série de fotos de tanques do Exército ocupando as principais vias das grandes cidades da Venezuela, inclusive Caracas. O presidente está encurralado no Palácio Miraflores, embora continue com as forças armadas ao seu lado e um grande aparato subterrâneo de repressão.
CLIQUE AQUI para examinar cenas do conflito na Venezuela.

A mídia brasileira tradicional não tem conseguido acompanhar o tamanho das enormes manifestações de rua que ocorrem na Venezuela, todas elas destinadas a derrubar o governo do presidente Nicolás Maduro. Os estudantes lideram os protestos, que ganharam corpo no início da semana e crescem a cada hora. Nas jornadas de ontem, pelo  menos dois jornalistas foram presos e um canal colombiano de notícias foi tirado por ar na televisão a cabo ontem durante os protestos contra o governo na Venezuela. Os  detidos são o fotógrafo Rafael Hernández, da revista Exceso e o blogueiro Ángel Matute. O canal de notícias colombiano NTN24, que vinha fazendo uma ampla cobertura dos protestos, teve o sinal cortado em duas provedoras de TV a cabo. As provedoras Directv e Movistar TV cortaram o sinal do canal, que transmitia ao vivo os protestos pouco depois de o presidente do Conselho Nacional de Telecomunicações (Conatel) William Castillo ter criticado em sua conta no Twitter a imprensa internacional.

. Em outro incidente com veículos de comunicação, uma equipe de jornalistas da agência France Presse teve a câmera de vídeo roubada. Segundo a agência, nela havia imagens da repressão policial aos manifestantes. Uma câmera de um fotógrafo da Associated Press também foi roubada por manifestantes chavistas.

Prisões. Segundo Marco Ruiz, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Imprensa (SNTP, na sigla em espanhol), o fotógrafo da revista Exceso foi preso e levado para um quartel da polícia enquanto cobria a manifestação de quarta-feira.  Matute também foi detido e levado para auma sede regional da Guarda Bolivariana. "Medidas como essa buscam aprofundar a autocensura, afeando a liberdade de expressão dos venezuelanos", disse o líder sindical.


No final da noite de ontem,  manifestantes antichavistas atacaram a sede da TV estatal VTV. "Os bombeiros tiveram de apagar as chamas no local", informou a Agência Venezuelana de Notícias. / AP

Walmart planeja fechar mais 25 supermercados, inclusive do Big e Nacional

O grupo Walmart poderá fechar mais 25 supermercados no Brasil, inclusive no RS, demitindo 1,5 mil funcionários. Além de hipermercados, o grupo deve desativar supermercados das redes Bompreço, Big e Nacional, estas duas últimas do RS.

NÃO EXISTE NADA IGUAL NO RS
200 RÓTULOS DE CERVEJAS DO MUNDO TODO 
Cervejas artesanais. 200 rótulos de várias partes do mundo
Bier Mark Spirito Santo, Porto Alegre
No mezanino da loja da Spirito Santo, Rua 24 de Outubro 513, 10h as 20h.
Telefone ou vá lá, faça sua encomenda e aproveite o ambiente para tomar um chop ou beber a cerveja da sua preferência. Fone 3208.2300. 
USE O TELEFONE E VÁ LÁ.
É a primeira loja shop in shop do Bier Markt em Porto Alegre
www.biermarkt.com.b

Dívida com a União: Conselhão do Tarso discutiu proposta que Dilma vetou no Senado

O Conselhão do Tarso reuniu-se esta manhã, mas o governador moderou o tom belicoso que vinha empregando em relação ao governo Dilma sobre o caso da votação do projeto que altera o índice de correção da dívida de IGP-DI para o IPCA, e reduz os juros da dívida de 6% para 4% ao ano (ou a taxa Selic se for menor).

. As discussões no Conselhão foram pautadas por retórica espalhafatosa.

.  A proposta de mudança foi aprovada pela Câmara e tinha previsão de análise pelo plenário do Senado no início de fevereiro, mas teve a votação transferida. Na ocasião, governador e uma comitiva de parlamentares gaúchos acompanharam de Brasília a possibilidade de o projeto ser votado, ma voltaram de mãos abanando, porque o governo vetou a votação.


- Corrigida pela fórmula atual, a dívida já aumentou 247,7% desde 1998 quando foi firmado o acordo. No contrato da época ficou combinado que as parcelas mensais não poderiam passar de 13% da receita líquida real e que as sobras também seriam corrigidas e pagas a partir de 2028. Atualmente a dívida supera os R$ 40 bilhões, sendo que após 2028 pelo atual indexador ainda restaria um resíduo superior a R$ 30 bilhões. Com a renegociação, o Estado continua pagando 13% da receita até 2028, mas abre espaço fiscal imediatamente e poderá chegar ao final do acordo com o saldo zerado. 

Saiba por que o real continuará perdendo valor frente ao dólar

O leitor pode até não entender direito, mas os agricultores gaúchos e brasileiros nem de longe lembram aqueles colonos mal informados de algum tempo atrás, porque não apenas acompanham e compreendem todos os noticiários, como sabem como interpretar falas até mesmo sofisticada de autoridades brasileiras e estrangeiras ligadas ao agro.

. O caso mais recente é o da nova presidente do Fed, que há dois dias colocou o Brasil na companhia da Turquia, como um dos Países que mais oferecem riscos no mundo.

. Produtores de soja do Brasil e da Argentina, os maiores da América Latina, entenderam o discurso como um aviso de que as moedas locais perderão força. Isto significa:

1) Investidores no Brasil e na Argentina colocam-se em fuga.
2) O dólar se valoriza pela fuga.


. Nesta quinta-feira, o dólar bateu em R$ 2,40 e ninguém duvida que poderá bater em R$ 2,50 no curto prazo. 

USDA divulga boas estimativas para safra agrícola deste ano nos EUA

Saiu neste momento a estimativa de safra agrícola cujo plantio começará em abril nos EUA. Segundo o USDA, os  dois principais grãos poderão oferecer as seguintes produções:

- Soja, 94,6 milhões de toneladas
- Milho, 362,2 milhões de toneladas

. Sobre a soja, vale a pena fazer o comparativo com a safra brasileira em curso, cuja estimativa de produção é de 90 milhões de toneladas, mas que segundo os maiores players do mercado, já é reestimada para 87 milhões de toneladas, devido ao indócil tempo nas zonas de produção brasileiras.

. O diretor da Brasoja Agro, Antonio Sartori, consultado pelo editor, projeta produção pouco menor de soja para o RS, cuja safra resultaria em 13 milhões de toneladas e não mais 14 milhões de toneladas.


NÃO EXISTE NADA IGUAL NO RS
200 RÓTULOS DE CERVEJAS DO MUNDO TODO 
Cervejas artesanais. 200 rótulos de várias partes do mundo
Bier Mark Spirito Santo, Porto Alegre
No mezanino da loja da Spirito Santo, Rua 24 de Outubro 513, 10h as 20h.
Telefone ou vá lá, faça sua encomenda e aproveite o ambiente para tomar um chop ou beber a cerveja da sua preferência.
Fone 3208.2300. 
USE O TELEFONE E VÁ LÁ.
É a primeira loja shop in shop do Bier Markt em Porto Alegre
www.biermarkt.com.b

EUA já levaram quatro médicos cubanos do "Mais Médicos" para Miami. E há lugar para outros.

Além da médica Ramona, pelo menos mais quatro médicos cubanos resolveram desertar do programa Mais Médicos. Estes já estão nos Estados Unidos. Eles saíram sem fazer alarde, ao contrário de Ramona, que embretou o governo Dilma ao denunciasr trabalho-escravo e desmascarar o caráter criminoso do programa Mais Médicos. 

. Sobre o asilo oferecido pelos EUA, ele vale para qualquer médico de Cuba, já que existe um programa de apoio imediato. 

. Leia o que escreve hoje o jornalista Claudio Humberto:

Embaixada dos Estados Unidos concedeu vistos a quatro cubanos que abandonaram o programa Mais Médicos. Presidente da ONG Solidariedade Sem Fronteiras, Julio Cesar Alfonso informou que os profissionais que já estão em Miami receberam orientações da própria embaixada americana, que auxilia, desde 2006, cubanos que deixaram a ilha a obterem vistos especiais para trabalharem nos Estados Unidos.

• FUGA
Segundo Julio Alfonso, dois médicos cubanos fugiram para Miami no ano passado e os outros dois chegaram já este ano.

• BAIXA
A Polícia Federal, que carimbou passaportes dos cubanos ao saírem do Brasil, não responde a questionamentos sobre o assunto.

• ENGORDANDO

A verba destinada pelo governo federal ao programa Mais Médicos saltou de R$ 540 milhões em 2013 para R$ 1,9 bilhão, este ano.

Sem medo do terror, black blocs convocam para junho o seu Dia Nacional de Fúria

Da mesma forma que na marcha do MST, ontem, Brasília, os SS dos black blocs uniformizam-se e usam equipamentos caros (cada máscara contra gás custa R$ 435,00). Muitas das contas do MST e dos black blocs são pagas com dinheiro público fornecido pelo governo Dilma.

Já está na web o Facebook com a convocatória dos black blocs para a instauração de um Dia Nacional de Fúria, 14 de junho. Veja no link a seguir. O bando terrorista não se intimidou diante da comoção e rejeição nacional provocada pelo assassinado do cinegrafista da Band, tampouco pelas investigações que agora buscam suas fontes de financiamento - os que armam suas mãos sujas.

. No texto da convocatória, dizem os líderes do bando criminoso:

A OPERAÇÃO DIA DE FÚRIA tem como propósito efetivar junto à população medidas e prazos para a eliminação de mazelas e deficiências do sistema para atender as demandas sociais. Sofrendo, o povo brasileiro, está aprendendo que o caminho dos protestos controláveis e pacíficos, não trouxe - desde o início das manifestações de junho - nenhuma conquista real em relação a suas demandas sociais, sofrendo com a violência do Estado que usa FORLA MILITAR para reprimir; INSTITUIÇÕES para e POLÍTICOS para garantir os seus ganhos.

CLIQUE AQUI para ver.

NET perde 11% do mercado gaúcho mesmo com TV por assinatura crescendo no RS

O segmento de TV por assinatura continua aquecido no Brasil, com crescimento de 11,3%, somando 18,19 milhões de acessos em 2013, conforme dados da Anatel. No Rio Grande do Sul, já são 1,18 milhões de clientes.

. Quando se analisam os números das operadoras, percebe-se a queda das líderes do mercado e o crescimento das companhias oriundas da telefonia. A base de clientes da NET, líder do mercado gaúcho, caiu 2,9% em 2013, sendo que este número é ainda maior quando comparado a dezembro de 2011, despencando então 11% a sua participação no mercado de TV paga (tinha 48% do mercado em 2011 e caiu para 37% em 2013). O número supera a queda da Sky, sua maior concorrente até o momento, que foi de - 0,8% no comparativo 2012/2013 e 0,7% comparando com 2011. Já a participação de mercado em 2013 das operadoras Oi, Claro e GVT cresceu 3,5%, 2,7% e 4,7% respectivamente.

. A evolução dos números demonstra que os dois grandes players da TV por assinatura já estão enfrentando forte concorrência dos “novatos”, tanto no preço como também nos serviços disponíveis, pois a totalidade das operadoras já oferecem um forte pacote em HD, colocando assim todos os players no mesmo nível para o cliente, o que irá diferenciar será a convergência de ofertas.

. Um exemplo da forte concorrência que chega em 2014 é a Oi, que colocou em órbita em junho de 2013 o satélite SES-6, equipamento que irá ampliar e aprimorar os serviços oferecidos pela Oi TV. O satélite SES-6 é o de maior capacidade de transmissão de canais DTH (direct-to-home) em operação no Brasil, e dispensa fibra ótica para chegar às residências. O satélite dará à Oi um diferencial competitivo consolidando a posição de única operadora de telecomunicações do Brasil a atuar como quadruple play, oferecendo voz, dados, internet e televisão com uma tecnologia de ponta.



NÃO EXISTE NADA IGUAL NO RS
200 RÓTULOS DE CERVEJAS DO MUNDO TODO 
Cervejas artesanais. 200 rótulos de várias partes do mundo
Bier Mark Spirito Santo, Porto Alegre
No mezanino da loja da Spirito Santo, Rua 24 de Outubro 513, 10h as 20h.
Telefone ou vá lá, faça sua encomenda e aproveite o ambiente para tomar um chop ou beber a cerveja da sua preferência.
Fone 3208.2300. 
USE O TELEFONE E VÁ LÁ.
É a primeira loja shop in shop do Bier Markt em Porto Alegre
www.biermarkt.com.b

A melhor saída para Tarso Genro poderá ser o portão de ferro do Palácio Piratini

"Vai ficar ruim", mandou dizer Tarso Genro para Dilma, segundo Carolina Bahia, Zero Hora de hoje. O recado foi dado.

Os recados nem tão cifrados que o governador Tarso Genro passou nos últimos dias para o seu Partido, o PT, e para a própria presidente Dilma Roussef, demonstram apenas o seu desespero diante do fracasso do seu governo e das suas tentativas de conseguir dinheiro do governo federal. 

. Dilma não parece ser uma mulher assustada. 

. “Vai ficar ruim”, é o que teria mandado dizer a Dilma o governador, referindo-se ao veto do Planalto à votação da proposta de mudança do indexador da dívida dos Estados com a União.

. Este caso da proposta em exame no Senado, Tarso Genro errou de novo o timing, porque durante toda a propositura, exame e aprovação na Câmara, ele se manteve distante das articulações e não engrossou o coro dos que clamam pela mudança, inclusive a Assembléia do RS. Ao entrar no jogo na undécima hora, a minutos do final do jogo no Senado, não contava com o inesperado veto do Planalto, que repentinamente passou a se preocupar com melhor ajuste fiscal, o que decorre de dois fatores:

1) A piora das contas públicas, o que poderá levar a um rebaixamento nos conselhos das agências de classificação de risco, sempre desastroso para Países que precisam de dinheiro externo.
2) O ano eleitoral, quando notícias ruins, sobretudo vindas de front independente externo, costuma produzir ruídos de grande alcance.

. A melhor saída para Tarso Genro talvez seja mesmo o portão de ferro do Palácio Piratini, solução que ele namora desde meados do ano passado, quando constatou que sua reeleição não passa de doce sonho de verão.