PL abre as portas para Bolsonaro. Acerto final é uma questão de detalhes.

 O ex-senador Magno Malta, que é presidente do diretório capixaba do PL, disse neste final de  tarde que os diretórios estaduais deram carta branca para que o presidente nacional, Valdemar Costa Neto, negocie da "melhor maneira possível" o ingresso de Bolsonaro.

Bolsonaro busca autonomia para indicar candidatos em alguns Estados.

O clima da reunião de hoje em Brasília, segundo Malta, foi "extremamente amistoso" e todos querem Bolsonaro.

Os detalhes da filiação serão tratados depois do regresso do presidente, que está no Oriente Médio.

Opinião do editor - Pobre PSDB, nem seu sistema eletrônico de votação nas prévias resiste a um bom hacker

O PSDB experimenta o veneno da traição que praticou na CCJ da Câmara, quando seus deputados traíram posições históricas de seus líderes e votaram contra o voto auditável, porque o sistema de votação eletrônica que quer aplicar nas prévias de domingo demonstraram vulnerabilidade extrema e foi até fraudado ao vivo e a cores.

A crise surgiu numa reunião no início da semana, quando viralizou um vídeo nas redes tucanas em que um vereador ensina como fraudar o sistema de votação pelo aplicativo. Na gravação, o parlamentar se passa por outra pessoa e sua participação é validada. Sob o impacto do vídeo, aliados de Eduardo Leite, que sempre foram a favor do software, se mostraram surpresos com a fragilidade do sistema e pediram o adiamento da disputa.

Em nota publicada na terça-feira 16, o PSDB informou que as falhas que aparecem no vídeo do vereador já foram corrigidas e que o sistema agora tem não só a dupla verificação via mensagem SMS, mas também um Itoken (um código gerado para cada participante), o que aumentaria a segurança. A sigla admite que o sistema ainda tem riscos, porém ressalta que eles são “menores do que uma votação em cédula de papel”.

Dias Toffoli confessa que STF abastarda poderes de Bolsonaro, diz Pingos nos Is. Veja.

 

Maior evento de startups da América Latina

Evento da Associação Brasileira de Startups espera receber 30 mil participantes a partir de hoje. Edição de 2021 chega com formato inovador, organizado pela MCI Brasil.

 O maior e mais importante evento do ecossistema de startups da América Latina começa neste dia 17 de novembro. A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) realiza a 8ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), em um formato gratuito e 100% online e, desta vez, em parceria com a MCI, uma das maiores empresas de eventos do mundo.

O CASE, que neste ano espera receber cerca de 30 mil participantes para conhecerem os principais conteúdos e tendências do mercado de startups, é uma oportunidade para uma maior interação entre os membros do ecossistema de inovação. 

Serão 10 arenas de conteúdo, com mais de 150 palestrantes 

O CASE 2021 acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Dica do editor - Vale a pena ver e ouvir este comercial da Nissan. Não tem nada de lacração esquerdopata.

 

Chapa liderada pelo petista Paulo Torelly é impugnada na eleição para a OAB do RS

 A Comissão Eleitoral da OAB decidiu rejeitar o registro da chapa liderada pelo advogado Paulo Torelly, um dos líderes gaúchos do PT.

As eleições acontecerão dia 22.

Disputará apenas a chapa liderada pelo advogado Leonardo Lamacchia.

O site Espaço Vital, que passou a informação, disponibilizou a ata da decisão. CLIQUE AQUI para ler.

Número de casamentos explodiu no RS. Já foram 27 mil em apenas 10 meses.

CLIQUE AQUI para mais fotos e verificar o site Planejando  meu Casamento.

Os casamentos voltaram a crescer no Rio Grande do Sul após um período de queda expressiva no ano passado. 

Dados levantados pelos Cartórios gaúchos apontam um crescimento de 31% entre janeiro e outubro de 202, tudo em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 26.783 celebrações civis, frente a 20.421 matrimônios realizados no ano passado. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Recomendado - Conheça e alugue por temporada este novíssimo apartamento no centro de Gramado, RS

 O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado, a cidade mais turística do RS e objeto de desejo de todos os turistas brasileiros.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

O editor recomenda.

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Ao vivo, agora, "Boa tarde, Brasil !", com o comando de Júlio Ribeiro. Rádio Guaíba.

Convidados: Ana Paula Lopes, Paula Cassol e Leonardo Granzotto. Comentarista: Karim Miskulin.

 

Gustavo Vitorino leva o Prêmio Press de Jornalista do Ano do RS

A entrega do Prêmio Press 2021, ontem a noite, levou 250 convidados aos salões do Palácio do Comércio, em Porto Alegre.

O diretor geral da revista Press, Julio Ribeiro lembrou as muitas perdas que todos nós tivemos, durante esses quase dois anos de pandemia. “Cada um de nós perdeu parentes, amigos ou colegas de trabalho. Estarmos todos aqui, nesta noite, é um tributo à vida e uma homenagem a tantos quantos não estão mais entre nós”, disse ele, que dedicou essa 22ª edição do Prêmio Press ao jornalista Flávio Porcello, falecido há pouco dias, vítima de covid.

O Grand Prix da noite, o troféu Sistema Fecomércio – Jornalista do Ano, foi para Gustavo Victorino, da Rede Pampa. 

CLIQUE AQUI para conhecer os nomes dos vencedores.

Folha diz que pedido de extradição de Allan dos Santos já está com o governo dos EUA

Ministério da Justiça e Itamaraty encaminharam tudo em sigilo, às pressas, sem conhecimento direto da cúpula do governo Bolsonaro.

O pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos já está com o governo americano. 

Segundo a Folha, a ordem determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teria chegado aos Estados Unidos na semana passada.

A Folha conta que a PF encaminhou o pedido e o Itamaraty cumpriu o envio, tudo sem conhecimento direto do Planalto. A delegada federal que fez tudo em segredo, Silvia Amália, foi demitida em seguida.

Na decisão inaceitável e destemperada que tomou, Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva do jornalista e que o Ministério da Justiça iniciasse o procedimento de extradição de Santos, que mora nos EUA.

Não se tem notícia de que o Ministério da Justiça tenha promovido qualquer movimentação.

Depois de quatro meses internado em SP, Olavo de Carvalho decide voltar aos EUA

 Depois de quatro meses internado em São Paulo, o filósofo Olavo de Carvalho, curado e restabelecido, decidiu voltar para sua casa nos Estados Unidos.

Bolsonaro faz motociata internacional no Qatar. Veja. Foi hoje.

 O presidente Jair Bolsonaro e a comitiva brasileira que viajou ao Oriente Médio chegaram nesta quarta-feira a Doha, capital do Qatar. O chefe do Executivo participou de “moticiata” no local. “Motociclistas do Brasil, estou no Qatar. Fui convidado aqui [para] dar um passeio de moto na capital. Vou dar uma volta. Uns 30, 40 minutos e retornar”, disse em transmissão ao vivo nas redes sociais. “Uma febre. Aquilo que foi plantado no Brasil pelos motociclistas está pegando e vai pegar no mundo todo", completou.

Bolsa abre o dia em pequena alta. Dólar cai.

 A Bolsa abriu a manhã em alta.

O dólar cai.

10h35min

Bolsa, +0,99%,  105.435 pontos
Dólar comercial, -0,38%, R$ 5,4776 para a venda

Black friday terá adesão de 62% dos lojistas de shoppings, diz Alshop. Evento acontecerá no dia 26.

Black Friday começará dia 26.

 De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) realizada em todo o país, 62,5% dos 1.200 associados participarão da Black Friday neste ano. Prevista para o dia 26 de novembro, o evento é caracterizado por grandes descontos oferecidos por lojas, comércios em geral e até supermercados.

A pesquisa revela também que cerca de 20% dos lojistas consultados gostariam de participar, mas recuarão da Black Friday 2021 devido ao aumento dos custos, como insumos e energia, impedindo margens de lucro aceitáveis. 

Outros 12,5% afirmaram que não têm interesse em participar e 6,2% farão promoções apenas pela internet, em plataformas de e-commerce.

Dica do editor - Hoje é Dia Mundial dos Prematuros. Conheça as dimensões deste grave problema de saúde.

 Dados da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) indicam que anualmente nascem mais de um milhão de bebês prematuros, pequenos e gravemente doentes, nas Américas. Nesta quarta-feira, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos de prematuridade. O bebê é considerado prematuro, segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), quando nasce antes das 37 semanas de gestação. Essa foi a principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo, segundo a organização. 

CLIQUE AQUI para saber mais, inclusive conselhos para mães e pais.

PL reúne, hoje, diretórios estaduais. Reunião é para definir os termos da filiação de Bolsonaro.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chamou os dirigentes regionais do partido para discutir o caso da filiação do presidente Jair Bolsonaro. 

O encontro será as 15h na sede do partido em Brasília. 

O chefe da sigla quer resolver conflitos regionais para facilitar a entrada de Bolsonaro, seus filhos e aliados no partido

Bolsonaro iria filiar-se no dia 22, mas suspendeu tudo até que o PL acerte com ele as questões de candidaturas majoritárias e proporcionais no Estado, já que o presidente tem indicações que quer fazer, sobretudo para o Senado.

14,5 milhões de famílias começam a receber Auxílio Brasil nesta quarta-feira

 Cerca de 14,5 milhões de famílias começam a receber hoje a primeira parcela do Auxílio Brasil. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Com valor médio de R$ 217,18 neste mês, a parcela de novembro começará a ser paga hoje para os beneficiários de NIS com final 1 e terminará no dia 30 para os beneficiários de NIS com final 0. Assim como no Bolsa Família e no auxílio emergencial, o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal. O governo trabalha para que o programa chegue a 17 milhões de famílias nos próximos meses.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes, inclusive calendário de pagamentos.

Prefeito Melo corta para 1,5% o ITBI para regularização de contratos de gaveta

Foto de Mateus Raugust, PMPA.

O prefeito Sebastião Melo sancionou, nesta terça-feira, projeto que reduz para 1,5% a alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para a regularização de transações imobiliárias antigas, os chamados contratos de gaveta. A adesão será no período de 1º de janeiro a 30 de abril de 2022.

O benefício valerá até o valor de R$ 986 mil. Depois deste valor, a tributação será a mesma aplicada em imóveis novos.

O texto do Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 918 foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e abrange transações imobiliárias realizadas até 31 de dezembro de 2020, que não foram formalizadas nos tabelionatos de registros de imóveis e junto ao Cadastro Imobiliário e Fiscal do Município.

CLIQUE AQUI para mais detalhes.

Assembleia do RS não exigirá passaporte vacinal de ninguém

A Assembleia do RS decidiu que não exigirá passaporte vacinal de ninguém que quiser entrar na Casa.

O aviso foi passado ao editor pelo deputado Eric Lins, DEM.

Assembleia do RS aprova por unanimidade extinção de auxílio-saúde para PJ, MPE e Defensoria

Líder do PT, Pepe Vargas.

A Assembleia Legislativado RS  aprovou na tarde desta terça-feira, três Projetos de Decretos Legislativos (PDLs) que tiveram origem em três Requerimentos Diversos (RDIs) de autoria da bancada do PT na Comissão de Constituição e Justiça. Os PDLs 9/2021 (aprovado por 47 votos favoráveis e um contrário), 10/2021 (aprovado por 47 votos favoráveis e nenhum contrário) e 11/2021 (aprovado por 47 votos favoráveis e nenhum contrário) sustam as resoluções que criaram o programa de assistência à saúde suplementar (auxílio-saúde), respectivamente, no Poder Judiciário, na Procuradoria-Geral de Justiça e na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

A proposta da bancada do PT de sustar resoluções que estabeleceram benefício aos servidores do Judiciário, da Procuradoria Geral de Justiça e da Defensoria Pública do RS se deve ao fato de que não existe uma lei resolutiva.dade de adesão ao IPE Saúde.  “Temos que decidir se qualquer questão que envolva aumento das despesas públicas com reajuste salarial ou criação de auxílio-saúde do Judiciário, do MP e da Defensoria pode ser realizado sem lei autorizativa”, defendeu Pepe Vargas, líder do PT. Para ele, não é possível aceitar que alguns servidores tenham auxílio-saúde e outros não. 

Multidão segue Bolsonaro na despedia de Dubai. Foi ontem. Veja o vídeo.

 Este material foi editado e publicado pelo Jornal da Cidade On Line. O presidente Bolsonaro conclui sua visita ao Catar, Baherin e Emirados Árabes Unidos. Ontem, saiu de Dubai, onde permaneceu três dias. 

Ministério da Saúde manda aplicar segunda dose da Janssen

 O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, ontem, que a vacina contra o vírus chinês da Janssen terá uma segunda dose. Antes, o imunizante era administrado em dose única. A segunda injeção deverá ser administrada a partir de 2 meses depois da primeira.

A pessoa vacinada com Janssen também poderá tomar o reforço 5 meses depois da segunda dose desse imunizante. A dose extra será preferencialmente da farmacêutica Pfizer.

CLIQUE AQUI para comunicado da Janssen sobre a importância da segunda dose e até da terceira.

Eduardo Leite reage e divulga este vídeo para mostrar que é melhor do que João Doria

Ontem, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, avisou que as prévias estão confirmadas para domingo. Aliados de Eduardo Leite pediram o adiamento, demonstrando temor pelos rsultados. Apesar disto, um vídeo divulgado pela campanha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para as prévias presidenciais do PSDB apresenta o gaúcho como o candidato com mais chances para vencer as eleições de 2022.

Número de óbitos por vírus chinês continua muito baixo no Brasil. Ontem, foram 132 novas mortes.

 Desde o início da pandemia, 611.478 pessoas perderam a vida para o vírus chinês no Brasil. Nas últimas 24 horas, autoridades de saúde registraram 132 novas mortes. 

A quantidade de pessoas que contraíram a doença no país, desde o início do surto sanitário, chegou a 21.965.684. Entre ontem e hoje, secretarias de Saúde confirmaram 4.918 novos diagnósticos positivos de covid-19. Ontem, o painel de dados do Ministério da Saúde totalizava 21.960.766 casos acumulados.

Hoje, no Brasil, há 176.839 casos em acompanhamento de pessoas que tiveram o quadro de covid-19 confirmado.

Até o momento, 21.177.367 pessoas já se recuperaram da doença.

Taxa de ocupação de leitos de UTIs continua no entorno dos 70% em Porto Alegre

 Continua baixa a taxa de ocupação de leitos de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre.

O dashboard mais recente indica que a taxa é de 70,41%.

E isto não se deve ao elevado número de doentes infectados pelo vírus chinês, já quee stes são 101 sobre o total de 898 leitos disponíveis.

CLIQUE AQUI para examinar os números de cada hospital da Capital.

Porto Alegre continua sem nenhuma criança internada com caso confirmado de vírus chinês. Veja a tabela dos hospitais.

Foto da revista Crescer.

O número demonstra que é pura maldade e incompetência exigir o uso de máscaras em crianças e vacinação, além de distanciamento social, o que só ajuda o lobby do complexo industrial+comercial+serviços da saúde.

 Os dados apurados ontem ou confirmados até ontem, relativos a um único dia,  confirmam o que este editor vem informando desde o início da pandemia em Porto Alegre:

- Nos sete hospitais que possuem UTIs pediátricas, nem um só leito é ocupado por crianças com casos confirmados de vírus chinês.

Há um único caso de suspeita, no Conceição.

Dos 111 leitos de UTIs Pediátricas, 84,01% estão ocupados por crianças com outros tipos de enfermidades.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela (dashboard) de todos os hospitais de Porto Alegre.


Porto Alegre vacina em 43 locais nesta quarta-feira

Foto de Alex Rocha, PMPA.


Vacinação em Porto Alegre (população alvo, 1,2 milhão dos 1,5 milhão de habitantes)

Primeira dose - 99,2%
Doses completas - 85,1%

A secretaria municipal de Saúde mantém a vacinação em 43 locais nesta quarta-feira: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, seis farmácias e 34 unidades de saúde - seis delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

O Rolê da Vacina estará no bairro Santa Tereza, no Centro Esportivo Cultural e Assistencial da Vila do Campinho (rua Banco Inglês, 46 - bairro Santa Tereza), das 9h às 16h. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade com CPF.

CLIQUE AQUI para saber quem pode se vacinar, quais os documentos exigidos, endereços e horários.

Dia será frio e com chuvas em todo o RS

Segue forte a frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul. Chove em todas as regiões.

m Porto Alegre, a chuva ocorre a qualquer hora do dia. 

As temperaturas mínimas foram de 11ºC no Chuí e os 12ºC em Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem chegar a 24ºC em Torres e 25ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 16ºC e 22ºC.

Presidente da CCJ da Câmara reage a Toffoli e diz que STF não é Poder Moderador

 

Senado do Chile rejeita pedido de impeachment contra Piñera

O Senado do Chile rejeitou nesta terça-feira um processo de impeachment contra o presidente Sebastián Piñera por suspeitas de irregularidades na compra e venda de uma empresa de mineração, reveladas pela investigação jornalística conhecida como "Pandora Papers".O impeachment foi rejeitado por pelo menos 14 dos 43 senadores, além de ao menos uma abstenção. A oposição precisava de 29 votos a favor para remover o presidente, que agora deverá terminar seu segundo mandato em março do próximo ano.

A decisão do Senado foi tomada cinco dias antes das eleições presidenciais, nas quais Piñera não irá concorrer.

O impeachment de Piñera havia sido aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados.

CLIQUE AQUI para examinar a capa do jornal El Mercúrio, o mais importante do Chile.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/