Cpers: Decisão judicial que proíbe descontos dos dias parados continua em disputa no TJRS

O editor recebeu há pouco a nota a seguir sobre a decisão judicial que proíbe descontos dos grevistas do Cpers:

Em relação ao post “A PGE não recorreu e a greve do Cpers poderá ser ad perpetuam memoria”, do dia 06/11/2017, a Procuradoria-Geral do Estado esclarece que foi deferida medida liminar, na data de 30/09/2017, em favor do CPERS, vedando o desconto dos vencimentos dos servidores em razão da greve deflagrada.
O Estado postulou reconsideração em 02/10/2017, tendo o relator, na mesma data, indeferido o pedido. Sendo assim, em 13/10/2017, foi interposto o competente agravo interno perante a Corte Gaúcha, sendo que os autos encontram-se em carga com o advogado do sindicato para oferecimento de contrarrazões.
Portanto, a defesa foi efetuada, o recurso cabível foi interposto, estando em trâmite perante o Tribunal de Justiça do Estado, a quem caberá, ponderando as razões das partes, manter ou revogar a medida.

Nagelstein diz que recuo da prefeitura deve ser respondido pelo fim da greve dos municipários

O vereador Valter Nagelstein, PMDB, disse esta tarde que recebeu com otimismo a decisão do prefeito Marchezan Júnior sobre a retirada dos projetos que tratam de mudanças no Estatuto dos Servidores Municipais.

É que esta era uma das condições dos municipários para encerrar a greve que já dura mais de um mês.

Nagelstein diz no vídeo que agora é a vez do Simpa compreender e terminar a greve.

CLIQUE AQUI para ouvir a fala do vereador do PMDB.

Itamaray chama embaixador dos EUA para avisar sobre apoio do governo do Brasil ao complexo da térmica a gás de Rio Grande

O embaixador americano no Brasil foi chamado ao Itamaraty, onde o chanceler Aloysio Nunes Ferreira comunicou que o governo brasileiro apoia os esforços das lideranças gaúchas pela viabilização do projeto de terminal-regaseificadora-usina-gasoduto que a Bolognesi quer vender para a americana New Fortress.

"O chanceler disse ao embaixador que o governo deseja que a New Fortress sente na mesa com a Aneel e discuta a questão da outorga cassada", disse ao editor o deputado Darcísio Perondi.

Perondi esteve com Nunes Ferreira antes e depois da reunião dele com o embaixador.

Nesta quinta, dois consultores da New Fortress sentarão na mesa com a Aneel para avisar que os americanos querem comprar o projeto e implantar o complexo de R$ 3 bilhões.

É o que falta para que a outorga cassada seja restabelecida e o projeto saia em Rio Grande.

Municipários, desafiadores, decidem manter greve em Porto Alegre

Em nova assembleia geral, os municipários de Porto Alegre decidiram continuar desafiando o prefeito Marchezan Júnior, mantendo a greve, que já dura mais de um mês.

PT do RS cala de novo diante da ampliação da condenação do corrupto petista Vaccari Neto

O PT do RS passou a tarde toda calado diante da ampliação da condenação do seu ex-tesoureiro nacional João Vaccari Neto.

O TRF4 achou que era muito pouco pena de 10 anos de condenação para um corrupto como o petista e por isto ampliou tudo para 24 anos.

O PT do RS faz de conta que não é com ele.

Artigo, Tito Guarniere - Associação de juízes e reforma trabalhista.

Tive de ler de novo sobre a inacreditável manifestação dos juízes do Trabalho, através da Anamatra-Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, de que não aceita e não vai implementar a Reforma Trabalhista, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional. Com alguma frequência, neste País, a gente precisa ler a notícia duas vezes para ter certeza de que é isso mesmo que está escrito, tal o disparate. E a tragédia é que aquilo que no papel parecia ser um erro de leitura apressada ou uma nota mal escrita, é na verdade o despautério que nos causou espécie.

A favor da Anamatra se diga que a entidade jamais surpreende. Toda vez que se manifesta pode o leitor ter certeza: lá vem bomba.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Sartori irá a Temer, amanhã, para entregar proposta de pré-acordo de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados

O governador Ivo Sartori entregará amanhã, 17h, no Palácio do Planalto, a proposta de pré-acordo de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados.

Sartori irá na companhia das principais lideranças políticas e empresariais do RS.

Sem a adesão ao RRF, que terá que ser aprovada pela STN e pela Assembléia, o governo gaúcho não terá como repor os salários em dia, como também não poderá melhorar a qualidade dos serviços públicos e retomar os investimentos.

Pelo RRF, o governo terá até seis anos para reiniciar os pagamentos mensais da dívida com a União e com isto abrirá margem para tomar empréstimos até o valor de R$ 3 bilhões.

TSE julga, hoje, se prefeito Vannazi, PT, fica ou sai da prefeitura de São Leopoldo

O novo julgamento do prefeito de São Leopoldo, Ary Vannazi, poderá ser acompanhado ao vivo, 19h, pela TV, via www.tse.jus.br

Estará em julgamento agravo de instrumento protocolado pela oposição, que questiona o voto monocrático da ministra Rosa Weber, dado em dezembro, que garantiu a posse do petista.

Hoje, cada ministro votará separadamente, ao vivo e a cores.

Neste processo, Vanazzi é acusado de usar dinheiro público para o evento privado e político do 4o Fórum de Políticas Públicas do Mercosul, 2007, quando ele foi prefeito pela segunda vez.

Caso o TSE acolha o agravo, o petista terá que ser afastado do cargo.

Líder do governo vai ao Cpers para discutir fim da greve dos professores

O deputado Gabriel Souza, líder do governo na Assembleia, cujo gabinete foi invadido, hoje, por 100 ativistas do Cpers, aceitou convite para conversar com o comando de greve dos professores, 18h, no Cpers.

Vai direto para a boca do lobo.

O deputado do PMDB é um homem de coragem.

Na internet, mais do que no mundo real, Lula engana muito menos gente

A esquerda, mas especialmente o PT, chegou a apostar alto na internet, porque achava que sua militância e ativismo dominaria o meio.

Não foi e não é assim.

Ao lado, gráfico do jornal Valor, demonstrando que na internet o apoio a Lula é muito menor do que no mundo real.

Na web, ao contrário do que pensam "especialistas", mentiras são encaradas como mentiras, porque frequentam esta mídia uma quantidade enorme de pessoas que usam seus 86 bilhões de neurônios para separar o joio do trigo.

É por isto que Lula vai mal e Bolsonaro vai em na internet.

100 invasores do Cpers já desocuparam o gabinete invadido do deputado Gabriel Souza

O deputado Gabriel Souza, líder do governo na Assembleia do RS, tirou nota para protestar contra a invasão do seu gabinete por parte de 100 professores ligados ao Cpers.

Os invasores retiraram-se do gabinete, depois de três horas de ocupação.

Os servidores da liderança do governo foram mantidos em cárcere privado.

Os invasores abriram gavetas, manipularam documentos e fizeram ameaças ao deputado.

Na nota, o líder do governo disse que está disposto a visitar a sede do Cpers ainda hoje e se reunir com os grevistas.

Governo ainda não entregou proposta de pré-acordo na STN

O editor buscou saber por que razão os termos do pré-acordo proposto pelo governo Sartori ao governo federal não são de conhecimento da bancada federal gaúcha.

Acontece que não foi entregue pré-acordo algum na STN.

Foi o que disse a secretaria gaúcha da Fazenda, consultada pelo editor.

Marchezan recua e retira projetos que alteravam Estatuto dos Funcionários Públicos

Por meio de nota, cuja cópia o editor recebeu há pouco, a prefeitura anunciou, no começo da tarde desta terça-feira (7), a retirada do projeto de Lei Complementar que altera o Estatuto dos Funcionários Públicos e planos de carreira. Essa era uma das principais reivindicações dos municipários, em greve desde 5 de outubro.

Entre outras mudanças, essa proposta previa o fim de gratificações adicionais por tempo de serviço (15% quando completa 15 anos e de mais 10% ao fazer 25 anos de trabalho), a transformação dos triênios (aumento de 5% a cada três anos) em quinquênios (aumento de 3% a cada 5 anos) e mudanças no regime especial de trabalho — permitiria à prefeitura cessar regimes como o de dedicação exclusiva e o de tempo integral. Este foi um dos três projetos enviados à Câmara Municipal em julho criticados pelos municipários

Condenações de Vaccari (10 paras 24 anos), João Santana e Mônica Moura são confirmadas em Porto Alegre

O PT achava que o TRF4 livraria a cara do corrupto tesoureiro do PT.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou hoje pela manhã a apelação criminal do publicitário João Santana, da mulher dele, Mônica Moura, do operador Zwi Skorniczi, e de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, que recorreu na 3ª ação criminal em que foi condenado pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Vaccari teve a condenação por corrupção passiva confirmada pelo tribunal e a pena aumentada de 10 anos para 24 anos de reclusão. 

Como nas duas apelações anteriores julgadas pelo tribunal envolvendo Vaccari, o entendimento do relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, foi de manter a condenação de primeiro grau. Conforme Gebran, “Vaccari, direta ou indiretamente, em unidade de desígnios e de modo consciente e voluntário, em razão de sua posição no núcleo político por ele integrado, solicitou, aceitou e recebeu para si e para o Partido dos Trabalhadores os valores espúrios oferecidos pelo Grupo Keppel Fels e aceitos também pelos funcionários da Petrobras, agindo assim como beneficiário da corrupção”

CLIQUE AQUI para saber como ficou cada pena e também saber o conteúdo das acusações e defesas.

TRF4 aumenta pena do dono e ex-diretores da Queiroz Galvão

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou hoje a apelação criminal do núcleo da empreiteira Galvão Engenharia nos autos da Operação Lava Jato. A 8ª Turma aumentou em sete anos a pena do ex-presidente da empresa Dario Queiroz Galvão Filho, que passou de 13 anos e 2 meses para 20 anos e 6 meses. Os ex-diretores da empreiteira Erton Medeiros Fonseca e Jean Alberto Luscher Castro também tiveram as penas aumentadas.

Foram réus ainda nesta ação o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que teve a pena mantida em 5 anos e 5 meses, e Waldomiro de Oliveira, apontado como laranja de Alberto Youssef, que teve a litispendência afastada e a pena estipulada em 6 anos e 8 meses.

CLIQUE AQUI para conhecer muito mais detalhes sobre o julgamento e sobre cada acusação.

Candidatura de Manuela é para valer ? Nem ela sabe.

O PT acha que a candidatura de Manuela D"Ávila não é para valer.

O PCdoB acha que a candidatura de Manuela D'Ávila, por enquanto, é balão de ensaio.

Não se sabe o que Manuela D"Ávila acha, mas aparentemente nem ela sabe.

O deputado Orlando Silva, PC doB, acha que o PT fala demais.

Bourbon Wallig promoverá Mega Pet a partir do dia 10

O Bourbon Shopping Wallig será o ponto de encontro do universo pet nos dias 10, 11 e 12 de novembro. No período, o shopping realiza a Mega Pet, em uma estrutura de 1.500 m² no estacionamento da Avenida Grécia, com atividades como palestras, assistência veterinária e ainda área reservada à venda e adoção de cães. A feira ocorre na sexta-feira e no sábado, das 10h às 21h, e no domingo, das 10h às 20h.

Para conferir de perto a programação do evento, os clientes do Bourbon Shopping devem trocar R$ 50,00 em notas fiscais por um ingresso que dá acesso a um dos dias do evento. 

Opinião do editor - O Sindifisco-RS continua mistificando sobre a dívida pública do RS

Os auditores-fiscais sabem que sem adesão ao RRF, o governo nem sequer pode voltar a pagar em dia os salários dos servidores do Executivo.

O Sindifisco-RS, que reúne os auditores-fiscais da secretaria estadual da Fazenda, portanto os homens que mais sabem sobre o estado das contas públicas do governo do Estado, faz campanha publicitária paga no jornal Correio do Povo para mistificar sobre o Regime de Recuperação Fiscal.

"O RRF é prejudicial à sua saúde", diz o Sindifisco-RS em sua pouca criativa propaganda, repetindo refrão cunhado pelo Simers. E explica:

´Se o governo aderir, a dívida que o RS tem com a União, que hojue é de R$ 57,7 bilhões, poderá aumesntar pasra mais de R$ 87 bilhões em apenas seis anos. A população gaúcha precisa ficar atenta, porque poderá comprometer as gerações futuras.

O Sindifisco deveria explicar que empréstimos cobram juros em qualquer situação e em qualquer lugar do mundo, até mesmo na comunista Coréia do Norte.

Mais:

O Sindifisco não explica as razões do endividamento e nem conta o segredo capaz de eliminar a dívida sem recorrer a calote criminoso ou perdão impossível.

Raquel Dodge se manifesta contra proposta de autonomia da PF

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, manifestou-se hoje contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 412/09, que pretende dar autonomia funcional e administrativa à Polícia Federal (PF), órgão atualmente subordinado ao Ministério da Justiça.

Nesta terça-feira, o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) aprovou o envio de uma comunicação à Câmara em desaprovação à proposta. Para Dodge, há “uma situação clara em que um quinto poder ressurgiria desse modelo constitucional se essa PEC vier a ser aprovada, um modelo em que um desses poderes teria a força e certamente a força armada”.

Dodge afirmou que a autonomia da PF teria o potencial de ameaçar o próprio Estado Democrático de Direito como conhecido no Brasil.

Ufsc proíbe evento para apresentar as vítimas do comunismo

A Universidade, da mesma forma que universidades gaúchas como Ufrgs, PUC e Unisinos, só abrem seus grandes espaços e patrocinam eventos para personalidades claramente comunistas ou alinhadas com Partidos como PT, Psol e PCdoB.  O CSE alegou que o evento foi cancelado devido ao caráter político.

A Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) impediu a realização de um evento em memória das vítimas do comunismo. Com o nome “Semana Vítimas do Comunismo: 100 Anos da Pior Tragédia do Século XX”, o evento aconteceria entre os dias 6 e 10 de novembro, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) da universidade.

A semana promoveria debates sobre a história e legado dos regimes comunistas e a história não contada da União Soviética. O evento, organizado com apoio da organização americana Victims of Communism Memorial Foundation (Fundação em Memória das Vítimas do Comunismo)..

CLIQUE AQUI para saber mais.

Cpers invade gabinete do lider do governo gaúcho

Deseducadores Cpers-Sindicato invadiram o gabinete do deputado estadual e líder do governo gaúcho na Assembleia, Gabriel Souza (PMDB), no final da manhã desta terça-feira.

A ação planejada na noite anterior ocorreu pouco depois da reunião entre os grevistas e integrantes da Secretaria da Educação (Seduc), no Centro Administrativo, em Porto Alegre.


O deputado Gabriel Souza, que estava em reunião com lideranças da Assembleia, afirmou que só iria atender os professores se eles desocupassem o gabinete.

Esquerda gaúcha do PT não quer alianças com "golpistas" do PMDB, PSDB e PP

As alas mais à esquerda do PT do RS não querem obedecer Lula e se negam a fazer alianças com os "golpistas" do PMDB, PSDB e PP.

Atenção Porto Alegre: Ivan Marx vem aí

Ivan Marx, o procurador que se notabilizou pelas denúncias iniciais da Operação Rodin, e que atualmente concentra as denúncias contra Lula no MPF de Brasília, resolveu voltar para Porto Alegre.

Em Brasília, pouca coisa avança contra Lula.

TRF4 aumenta pena de ex-tesoureiro do PT de 10 para 24 anos de cadeia

Em julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF) nesta terça-feira, a 8ª Turma aumentou em 14 anos a condenação de João Vaccari Neto em ação que também condenou outros cinco réus na Lava Jato. O ex-tesoureiro do PT havia sido condenado em fevereiro a 10 anos de prisão por corrupção passiva, em decisão de primeira instância.

A pena agora aumentou para 24 anos.

Ele cumpre prisão preventiva em Curitiba. A defesa do ex-tesoureiro pedia a liberdade dele e vai recorrer da decisão.

O relator do processo, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, votou por manter a condenação da primeira instância. "Vaccari, direta ou indiretamente, em unidade de desígnios e de modo consciente e voluntário, em razão de sua posição no núcleo político por ele integrado, solicitou, aceitou e recebeu para si e para o Partido dos Trabalhadores os valores espúrios oferecidos pelo Grupo Keppel Fels e aceitos também pelos funcionários da Petrobras, agindo assim como beneficiário da corrupção".

Editorial, Estadão - Universo paralelo dos servidores públicos

Já era esperada a reação dos sindicatos de servidores públicos federais à medida provisória editada pelo governo que adia o reajuste salarial do funcionalismo de 2018 para 2019 e eleva a contribuição previdenciária da categoria, de 11% para 14%, para quem ganha acima de R$ 5 mil. O anúncio de que haverá greves e protestos, além de ações judiciais contra a medida, condiz com o comportamento de quem não pretende abrir mão de nenhum de seus privilégios em relação aos trabalhadores do setor privado, nem mesmo diante da evidente asfixia do Orçamento federal.


Vivendo em uma espécie de universo paralelo, muitos servidores públicos parecem não entender que os recursos que bancam o funcionamento da máquina estatal não brotam da terra, por geração espontânea, e sim resultam de impostos e contribuições pagos pelos brasileiros, que, em contrapartida, são maltratados pela burocracia e pela precariedade do serviço que ajudam a financiar.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bancos dizem que a Camil vale 50% mais

Nesta reportagem assinada pela repórter Natalia Viri, a newsletter diária e site Brazil Journal, do publisher Geraldo Samor, fica claro que desde que estrearam na Bolsa no fim de setembro, as ações da Camil, empresa do RS, não ultrapassaram o preço de R$ 9 do IPO, que já fora revisado para baixo durante a oferta.

Leia toda a reportagem:

Mas os analistas dos bancos que coordenaram a operação veem uma pimenta a mais na empresa do arroz com feijão.


Em relatórios de início de cobertura divulgados hoje, Bradesco BBI, JP Morgan e Merrill Lynch deram ‘strong buys’ para o papel, com um preço-alvo que embute uma alta de pelo menos 50% até o fim do próximo ano.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Cpers quer antecipação das férias dos professores estaduais

A proposta do Cpers para encerrar a greve tem 10 pontos. As demandas são todas corporativas. O Cpers não está nem aí para os alunos e seus pais.

A proposta mais pitoresca feita esta manhã pela Cpers ao governo Sartori é a seguinte:

- Queremos que as férias dos professores, 45 dias, sejam iniciadas em janeiro.

Só depois disto é aconteceriam as aulas de recuperação para as escolas em greve. Para estes alunos, o ano letivo de 2018 começaria muito depois de março.

Quem falou com o Cpers foi a secretária Adjunta da Educação, Iara Wortmann, que está escolada no trato com o Cpers.

O governo prometeu olhar a proposta com carinho.

Desmesurado.

TRF4 diminui penas de condenados (Gim Argello e Léo Pinheiro) da Lava Jato

A Oitava Turma do TRF-4 diminuiu, esta manhã, as penas impostas pelo juiz Sérgio Moro a condenados como o ex-senador Gim Argello e Léo Pinheiro, da OAS:

— Argello: pena reduzida de 19 anos de prisão para 11 anos e 8 meses, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
— Pinheiro: pena reduzida de 8 e 2 meses para 5 anos, 6 meses e 3 dias, por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

O TRF4 também julga apelação do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Êxito nas transferências de alunos das escolas em greve esnucou o Cpers

Ao permitir a transferência de alunos dos três anos do ensino médio e do nono ano do fundamental para as 1.900 escolas estaduais abertas, o governo Sartori esnucou os petistas, comunistas e psólicos do Cpers.

Todos os 2.466 alunos das escolas em greve foram embora.

A greve só é completa em 68 das 2.545 escolas estaduais.

E só é mantida por interesses políticos e eleitorais do PT, que na sexta-feira fará dia de "greve nacional contra as reformas", segundo convocatória dos pelegos da CUT, seu braço sindical.

Aulas de 2017 das escolas estaduais em greve irão 2018 adiante

Mesmo que a greve dos professores termine hoje, os alunos das 78 escolas paralisadas e das 575 parcialmente paralisadas, terão que frequentar as aulas fevereiro adiante.

Caso a paralisação prossiga, nem no ano que vem os alunos prejudicados poderão concluir o ano escolar de 2017.

Inflação das famílias subiu apenas 0,42% em outubro, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação de preços da cesta de compras de famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou inflação de 0,42% em outubro, segundo dados da Fundação Getulio Vargas; com a variação de outubro, o IPC-C1 acumula taxas de 1,89% no ano e de 2,14% em 12 meses.

A greve dos professores acabou e só o Cpers ainda não sabe

O governo gaúcho acha que a greve dos professores já acabou e só o Cpers ainda não sabe. As contas da secretaria da Educação são de que apenas 68 escolas estão totalmente paradas e 575 estão funcionando parcialmente.

O total de escolas estaduais é de 2.545. São 1 milhão de alunos.

Para os alunos que não estão em greve, o calendário do ano escolar terminará dia 22 de dezembro, mas nos demais casos só Deus sabe, porque o Cpers insiste em manter os alunos fora de aula.

Hoje, agora, neste momento, o Cpers mantém nova reunião na secretaria da Educação, a pedido do sindicato, que só pediu a reunião para cumprir sua pauta de protestos desta terça-feira, portanto sem a vontade de resolver nada.

Marchezan reúne-se com Uber, 99, Cabuify, Venuxx e Femini

O prefeito Nelson Marchezan Júnior reuniu-se no fim da tarde desta segunda-feira com representantes dos aplicativos de transporte privado de passageiros como Uber, 99, Cabify, Venuxx e Femini Driver. No encontro realizado no auditório da EPTC, foram analisados pontos do projeto de lei encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal, que detalha regras de funcionamento, muda a forma de cobrança da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO), o tempo de vida útil dos veículos e prevê mudanças no envio de dados à EPTC, além de definir penalidades.

A Câmara votará o projeto até o final do ano.

Vendas de materiais de construção no varejo apresentaram queda na passagem de setembro para outubro

Após duas altas consecutivas, as vendas no varejo de materiais de construção caíram 4,2% na passagem de setembro para outubro, conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e dessazonalizados pelos economistas do Depec-Bradesco, conforme comunicado que o editor recebeu esta manhã.

Na comparação interanual, no entanto, houve avanço de 6,0%, contribuindo para a alta acumulada de 3,4% no ano. 

Apesar da queda na margem das vendas de materiais de construção no varejo, projetamos que a produção industrial tenha tido alta discreta entre setembro e outubro.

Preços de imóveis residenciais subiram 0,45% em Porto Alegre, diz Fipe-Zap

Os preços nominais de venda de imóveis residenciais ficaram estáveis entre setembro e outubro, considerando 20 municípios brasileiros, segundo pesquisa divulgada na última sexta pela Fipe em parceria com a empresa de busca de imóveis Zap. A retração observada no mês passado foi verificada em 10 municípios, com destaque para Niterói (-0,26%), Distrito Federal (-0,38%), Rio de Janeiro (-0,47%) e Santos (-0,58%). Por outro lado, destacamos a elevação dos preços em Goiânia (0,2%), Curitiba (0,24%), Porto Alegre (0,45%) e Belo Horizonte (0,51%). O resultado negativo no mês contribuiu para retração de 0,56% no acumulado do ano e queda de 0,37% em 12 meses. 

Nos meses à frente, será possível observar preços praticamente estáveis em termos nominais, ainda refletindo o elevado nível de estoques em algumas cidades brasileiras. Entretanto, espera-se alguma recuperação dos preços em 2018, diante da reversão gradual do mercado de trabalho, redução das taxas de juros e diminuição dos estoques de imóveis novos das incorporadoras.

Opinião do editor - A esquerda burra continuará juntando cadáveres no RS

A esquerda burra e seus aliados alienados, incompetentes ou oportunistas tentam juntar cadáveres (Lei Kandir, juros excessivos na renegociação da dívida com a União, sonegação descontrolada), jogando areia nos olhos dos eleitores e ajudando a impedir que se faça a Reforma do Estado.

Os R$ 50 bilhões que o RS diz ter a receber por compensações do que perdeu no âmbito da Lei Kandir (isenções do ICMS sobre produtos exportados) serão coisa do passado a partir de hoje, segundo decisão que será tomada pelo Congresso (leia a seguir). Há muito tempo o editor vem reclamando dos políticos, sobretudo do PT, PCdoB e Psol (a esquerda burra) que usam esta fantasia para jogar areia nos olhos dos gaúchos, tentando iludi-los com a ideia de que a crise fiscal local não tem nada a ver com os gastos excessivos, gordura jurássica do aparato estatal e má gestão, mas a uma perseguição implacável de leis draconianas, elites que vampirizam o dinheiro dos pobres ou de empresários sonegadores que sugam as energias locais.
Pelo menos esta ilusão, a que imaginava a tomada da herança devida pela Lei Kandirt, o Congresso enterrará nesta terça-feira.

Comissão vota, hoje, regulamento da Lei Kandir. RS ficará sem receber o que passou, mas melhorará recompensa mensal.

A comissão mista do Congresso que analisa mudanças na Lei Kandir deve votar nesta terça-feira seu relatório. O projeto definirá regras para compensar Estados e municípios pelas perdas de ICMS provocadas pela isenção de tributação sobre exportações de produtos não industrializados.O relatório do senador Wellington Fagundes (PR-MT) não assegura a recuperação dos prejuízos acumulados nas últimas duas décadas. O Rio Grande do Sul, por exemplo, calcula ter a receber cerca de R$ 50 bilhões, montante que será perdido. Há muitos anos os gaúchos são iludidos por polítocos de todos os Partidos sobre a existência deste direito.

O relatório prevê apenas normas para o futuro. A proposta apresentada pelo relator prevê uma regra estável para os desembolsos federais. Pelo projeto, serão entregues R$ 9 bilhões ao ano. A transferência será realizada em 12 parcelas mensais, na proporção de 75% para Estados e 25% para municípios. O Rio Grande do Sul, que recebe cerca de R$ 380 milhões por ano, passaria a receber R$ 913,94 milhões

A Lei Kandir está em vigor desde 1996, e Estados exportadores se queixam há anos de não serem recompensados corretamente pela União pela queda de arrecadação. 

Caixa diz que vai liberar até o fim do mês crédito imobiliário travado

Em setembro, o banco reduziu para 50% limite de financiamento de imóveis usados. As propostas aprovadas antes da mudança ficaram paradas.

Pressionada, a partir deste mês de novembro a Caixa promete normalizar as operações.

Brasil restabelece importação de lácteos do Uruguai

Nesta segunda-feira à tarde, a presidência do Uruguai divulgou nota em seu site anunciando o restabelecimento do comércio de lácteos entre os dois países. O Brasil tinha suspenso o regime, atendendo reclamações dos produtores gaúchos, que resultaram não procedentes.

O Ministério da Agricultura informou ontem a decisão do governo brasileiro de reabilitar as licenças automáticas de importação de produtos lácteos provenientes do Uruguai. No dia 10 de outubro, o Mapa suspendeu temporariamente as licenças, atendendo denúncias do setor leiteiro nacional de que o país vizinho estaria triangulando leite e derivados para exportar ao Brasil. 

Ao longo da semana passada, uma missão técnica do Mapa esteve no país vizinho checando os dados de exportação uruguaios e deverá produzir um relatório sobre o assunto nos próximos dias.

Assembleia pode votar, hoje, empréstimo para Corsan e honorários extras para PGE

Sessenta e quatro matérias estão em condições de serem apreciadas em plenário da Assembleia do RS nesta semana. A decisão sobre quais efetivamente comporão a Ordem do Dia só será tomada, porém, em reunião de líderes, nesta terça, às 11h30, na Sala da Presidência.

Cinco matérias do Executivo tramitam em regime de urgência e já trancam a pauta de votações, isto é, precisam ser votadas antes das demais. Duas dessas já constavam na pauta da última sessão deliberativa, mas não chegaram a ser apreciadas: 

- PL 195 2017, que autoriza o governo a oferecer contragarantia para empréstimo de R$ 200 milhões que a Corsan vai tomar.
PLC 229/2016, que introduz dispositivos na Lei Orgânica da Advocacia do Estado propondo o reconhecimento de honorários advocatícios de sucumbência como prerrogativa do procurador do Estado. CLIQUE AQUI para examinar esta proposta e a justificativa.

Petrobrás aumenta de novo (2,3%) o preço da gasolina

A Petrobras decidiu nesta segunda-feira, autorizar reajustes de 2,3% para a gasolina e 1,9% para o diesel. O reajuste entrou em vigor à zero hora desta terça-feira.

Segundo a estatal, o reajuste foi causado principalmente pelo aumento das cotações dos produtos e do petróleo no mercado exterior.

RS terá dia de sol, céu azul e temperatura amena

Porto Alegre, 8h30min, 18 graus

Esta terça-feira abriu com sol, temperatura amena e poucas nuvens no Rio Grande do Sul. Uma nebulosidade provocada pela nuvens cumulus de maior desenvolvimento vertical pode causar chuva localizada no interior do Estado da tarde para noite. O quadro de instabilidade afeta poucos pontos do território gaúcho, já que no geral, o tempo seco atinge o resto do Estado. 

O início da manhã apresenta-se frio a ameno e à tarde o Estado terá temperatura agradável. 

Em Porto Alegre, o tempo seco marca a terça-feira. Na Capital, a temperatura oscilará entre 15°C e  28°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/