Lula é o mandante do crime no caso Varig

A newsletter que o prefeito Cesar Maia envia todo dia de manhã para uma lista de assinantes, entre os quais está o editor desta página, bateu duro no presidente Lula, acusado de ter comandado pessoalmente a escandalosa venda da Varig.

LEIA: LULA É O MANDANTE DO CRIME NO CASO VARIG.

1) É uma conclusão óbvia. Com quem Roberto Teixeira tinha intimidade? Mal conhecia a Dilma. Roberto Teixeira é amigo íntimo de Lula, com quem mantém há anos relações de aval, apoio e negócios.

2) A quem Roberto Teixeira procuraria para a negociata? A Lula, claro! O que fez Lula? Elementar: deu as ordens para Dilma, que cumpridora, armou a trama delituosa. Portanto, Lula é o mandante do crime e Dilma a executora.

3) Desta forma, será inevitável Lula ser processado e chamado a depor. No mensalão seu álibi foi o Zé Dirceu. Mas agora não há álibi pois a relação política inexiste. O que há é relação pessoal. O impedimento de Lula terá que vir a baila. Não há fator político gerido e coordenado pela Casa Civil. Mas ordem do presidente para ajudar seu amigo Roberto Teixeira na negociata.

4) A oposição terá que incluir Lula no processo como mandante. O MP não poderá se furtar desta inclusão. Um caso cristalino.

Inflação de 1,88% em maio foi a maior em cinco anos

Clipping do Portal G1

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 1,88% em maio, com forte influência dos preços dos alimentos. A taxa é a maior desde janeiro de 2003, quando ficou em 2,17%. Em abril, a alta foi de 1,12%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).Entre os componentes do IGP-DI, o Índice de Preços por Atacado (IPA) registrou variação de 2,22%. No mês anterior, a taxa alcançou 1,30%. O subgrupo alimentos in natura teve taxa de 4,04%, depois de uma deflação de 7,58% no mês anterior. Entre as matérias-primas brutas, destaque para as altas da soja em grão (de -4,06% para 0,62%), mandioca (de -6,53% para 0,73%) e milho em grão (de -1,10% para 2,09%).O arroz em casca voltou a registrar a maior influência de alta sobre o IGP-DI entre os preços por atacado. A alta de 15,98%, no entanto, foi menor que a do mês anterior, quando ficou em 27,78%.Consumidor e construção O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou taxa de variação de 0,87%, acima da apurada no mês de abril, de 0,72%. Três das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimos em suas taxas de variação.A maior contribuição para a aceleração do IPC partiu do grupo alimentação (de 1,69% para 2,33%). Destaque para os itens hortaliças e legumes, cuja taxa passou de 5,48% para 10,20%; arroz e feijão (de -3,47% para 4,57%), carnes bovinas (de 1,28% para 3,97%) e aves e ovos (de -2,41% para 1,68%).Também registraram acréscimos em suas taxas de variação os grupos saúde e cuidados pessoais (de 0,64% para 0,81%) e educação, leitura e recreação (de 0,07% para 0,34%).Em contrapartida, registraram decréscimos em suas taxas de variação os grupos: habitação (de 0,22% para 0,18%), vestuário (de 1,23% para 0,37%), transportes (de 0,33% para 0,21%) e despesas diversas (de 0,19% para -0,08%).O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em maio, taxa de variação de 2,02%, acima do resultado do mês anterior, de 0,87%.

Feijó faz nova denúncia, buscando a santidade

Então, a maior prova de corrupção que tentaram os ex-chefes da Casa Civil, Luiz Fernando Zácchia e Cesar Busatto, junto ao vice-governador Paulo Afonso Feijó, foi a oferta de cargos para o caso de uma aliança entre o Dem e o governo Yeda ?

. Foi o que afirmou ainda há pouco em entrevistas veiculadas pela Band e pela RBS TV o próprio Paulo Feijó.

. Até meninos de grêmio estudantil sabem que a repartição de cargos na diretoria da entidade é consequência natural de qualquer acordo eleitoral ou de mando.

. São as pessoas ocupando cargos que tocam os programas de governo elaborados ou aprovados pelos Partidos.

. Santa igenuidade de Paulo Feijó ou esperteza malandra para distrair a atenção do distinto público e escapar de revelações mais contundentes ? Afinal de contas, o vice-governador foi presidente da Federasul e foi presidente da Abras, onde compôs suas diretorias exatamente da forma como Zácchia e Busatto lhe propuseram. E o que há de errado nisto ? Absolutamente nada.

. A entrevista do sr. Paulo Feijó foi a manifestação de um arcanjo buscando a santidade. A este tipo de farsa foi conduzido o Rio Grande pela telinha da TV.

Saiba como será a refundação do atual governo gaúcho

A governadora Yeda Crusius decidiu tomar sete medidas para conter a crise política no Rio Grande do Sul.

. A seguir, a lista de ações a serem tomadas, a começar pela criação de um Gabinete de Transição. As decisões foram tomadas em conjunto com o Conselho Político Ampliado, composto por presidentes, secretários-gerais e líderes dos partidos que compõem a base de Governo.

1. A criação de um Gabinete de Transição coordenado pela Governadora e formado por um representante de cada um dos cinco partidos que compõem a aliança partidária de governo - PSDB, PMDB, PP, PPS e PTB - com o objetivo de, nos próximos dias, promover uma ampla reestruturação da atual administração pública estadual.

2. Neste período, o Gabinete de Transição formulará critérios de participação partidária na Governança do Estado para a execução de políticas públicas e a defesa do projeto referendado pelos gaúchos nas urnas do pleito de 2006.

3. Está garantida a continuidade da atual política administrativa inovadora, e que tem o ajuste fiscal como um dos seus pilares para promover o desenvolvimento de políticas públicas sociais que geram oportunidades de emprego e renda para os gaúchos e que têm recebido apoio da Assembléia Legislativa e de importantes instituições como o Banco Mundial.

4. O Gabinete de Transição definirá uma Carta de Compromisso de Governança com a Sociedade dentro de princípios de Ética, Transparência e Participação para prestar à população um serviço público cada vez melhor.

5. Os representantes de todos os partidos reafirmaram o seu apoio político à governadora Yeda Crusius e ao seu Governo, legitimamente eleito pela população com base num Plano de Governo que contou com apoio da maioria do povo gaúcho.

6. Os partidos da base governista expressaram a postura de deixar a governadora à vontade para promover todas as mudanças que considerar necessárias, relevantes e importantes para a continuidade da atual gestão e dos compromissos referendados pela população em novembro de 2006.

7. A governadora Yeda Crusius comunicou a todos a sua decisão de ir ao Ministério Publico Estadual para solicitar a prioridade absoluta da instituição para a análise de toda e qualquer denúncia relacionada aos órgãos da administração direta e indireta, inclusive com o apoio do aparato fiscalizador do Estado.

PP pode deixar Onyx falando sozinho na sucessão de Porto Alegre

Algumas lideranças do PP procuradas por líderes do PSDB e do PMDB, já defendem o recuo do partido na coligação com o DEM para a prefeitura de Porto Alegre. A argumentação dos tucanos e dos peemedebistas é que o PP pode arriscar seu futuro político ao se juntar a um partido que tem entre seus principais representantes um homem-bomba como o vice-governador Paulo Afonso Feijó.

. A idéia que ganha força no PP é juntar a base aliada do governo estadual em torno da reeleição do prefeito José Fogaça, do PMDB, isolando o DEM.

Período de convenções começa nesta terças; horário eleitoral só no dia 6 de julho

Começa nesta terça-feira e vai até o final do mês o período de convenções partidárias, quando as legendas definirão seus candidatos e coligações.

. A propaganda com vistas às eleições de outubro, exceto no rádio e na TV, começa dia 06/07.

Saiba como Yeda tenta retomar a iniciativa política no RS

Yeda Crusius (foto) continuou retomando a iniciativa nesta segunda-feira, depois que no final de semana demitiu dois dos seus secretários mais próximos, o chefe da Casa Civil e o secretário Geral. Ela reuniu seu Conselho Político e foi ao Ministério Público, TER e TC para pedir que investiguem as denúncias feitas por Busatto na conversa gravada por Feijó.

. O Conselho Político chegou a falar em refundação do governo. É algo como demitir todo mundo e nomear um governo novo. Isto já abriu uma nova frente de inquietação, agora no front interno, onde não havia tensão. É um negócio completamente maluco. Alguém quer ver a governadora pelas costas. Nem Collor fez isto na sua pior hora. O governador Magalhães Pinto, no golpe de 64, ao chamar um secretariado de notáveis, não foi tão longe.

. A governadora poderá levar Aod Cunha e Daniel Andrade para os lugares de Busatto e Delson Martini. O deputado Cláudio Diaz corre por fora, mas se ele vier para a Casa Civil, terá que ceder lugar para Matteo Chiarelli, do Dem. Abrir espaço para o Dem do RS é o que menos quer Yeda agora, a menos que o Partido censure Feijó. Isto não é improvável, porque Onyx já não está tão valente quanto esteve na sexta-feira e foi chamado às falas pelo comando nacional do Partido. A ação do Dem em Porto Alegre colocou em risco as boas relações entre o Partido e o PSDB no Brasil, ameaçando costuras para as eleições de 2010.

Yeda visita MP, TRE e TC porque quer investigações sobre denúncias de Busatto

Logo no início desta tarde, a governadora Yeda Crusius foi até o Ministério Público Estadual solicitar uma ampla e completa investigação sobre todos os fatos relacionados aos órgãos públicos e a suspeita de envolvimento com desvios de recursos em benefício de partidos políticos. Yeda pediu a formação de uma força-tarefa, envolvendo ainda o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Contas do Estado.

. O ato da governadora tem o objetivo de incluir os órgãos estaduais na investigação.


. Até agora, o RS está sendo alvo de investigações apenas de órgãos federais.

Secretariado de Yeda, ameaçado de demissão coletiva, está furioso com Feijó

Chamados ao Centro Administrativo para a habitual reunião do secretariado das segundas-feiras, os secretários não participaram do encontro da governadora Yeda Crusius com seu Conselho Político. O clima entre os secretários é de apreensão e de lamentação, porque o governo está paralisado diante da crise política.

. Em outra sala do 21º andar do Centro Administrativo, os secretários permaneceram mais de duas horas conversando sobre o momento político vivido pelo RS. A indignação contra o vice-governador é generalizada entre os secretários.

Vieira da Cunha denuncia Feijó: "Ele quer acabar com o Banrisul"

O deputado federal e presidente nacional do PDT, Vieira da Cunha, alerta para o fato do vice-governador Paulo Afonso Feijó estar atuando com o objetivo de privatizar o Banrisul: "É clara a tentativa do vice-governador de realizar o que sempre defendeu, a venda do Banrisul, o banco de todos os gaúchos". O deputado Vieira da Cunha argumenta que o Rio Grande do Sul não pode aceitar este verdadeiro atentado que está sendo cometido contra o Banrisul. O deputado ressalta que todas as suas ações são no sentido de denegrir, de fragilizar o banco. "As suspeitas de problemas já foram encaminhadas e estão sendo tratadas pelos órgãos competentes", lembrou.

. Nos últimos dias, as ações do banco caíram quase 6% na Bovespa.

JB dá barriga e diz que governo Yeda, do PT (!), está em crise

O domingo foi de ironia e denúncia nos blogs sobre política que criticam a mídia corporativa.

. Acontece que uma imensa, fantástica, monumental barriga do Jornal do Brasil foi o motivo da festa. Simplesmente, o ex-jornalão carioca, agora de propriedade de Tanure, publicou uma incrível manchete, relacionando a crise quase terminal por que passa o governo tucaníssimo de Yeda Crusius... ao PT.

. Eis o que disse o JB: (?!?!)!Corrupção abala governo do PT. Yeda Crusius vai mexer no alto escalão gaúcho.

. É por isto que a mídia corporativa perde a cada dia mais leitores, que migram para a internet em busca de informação alternativa de qualidade. Esta página acompanhou todo o noticiário de cima, inclusive sábado e domingo - e on line. A frequência instantânea a esta página, pode ser acompanhada aí ao lado, à direita, em embaixo. No sábado, ela chegou a triplicar.

Homem, agora mais romântico do que a mulher, comprará 9% neste Dia dos Namorados

Ao ser consultado ainda há pouco, nesta segunda-feira, por esta página, sobre as vendas para o Dia dos Namorados (12 de junho) eis o que disse o presidente da CDL de Porto Alegre, Vilson Noer:

- Vamos faturar 9% mais este ano, algo como R$ 41,3 milhões. Isto corresponde a 10% das vendas do mês.

. De acordo com Vilson Noer, 75,6% dos 450 entrevistados pela CDL para saber as intenções de compra para o Dia dos Namorados, darão presentes com valor até R$ 100,00. 72,2% optarão pelo pagamento a prazo. O editor desta página descobriu que o homem dá mais presente do que a mulher, o que pode significar que ele é mais romântico. Na lista das preferências, a roupa está em primeiro lugar.

Busatto ataca pesadamente Feijó na Assembléia

No pronunciamento que abriu o seu depoimento, como testemunha, na CPI do Detran, o ex-secretário chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, reclamou que o vice-governador Paulo Afonso Feijó entregou a gravação da sua conversa privada, no Palacinho, aos adversários políticos do governo, à imprensa, ao Ministério Público, mas, até agora, se negou a entregar uma cópia do grampo a ele próprio.

. O ex-chefe da Casa Civil de Yeda chegou à Assembléia acompanhado do deputado federal Nelson Proença, que com ele ajudou a criar o PPS no RS. Proença foi secretário da Sedai no governo de Yeda.

. Busatto disse que o propósito de Feijó foi aniquilar o Estado, a confiança nas instituições estaduais e o maior patrimônio público e material dos gaúchos, o Banrisul: "A gravação vil, torpe, da nossa conversa foi feita de forma traiçoeira e clandestina. Ainda por cima, foi levada de modo mal-intencionado aos nossos adversários".

. O ex-chefe da Casa Civil ainda acusou o vice-governador de se utilizar de expediente imoral, antiético e discutivelmente ilegal, com o objetivo vil e torpe [Busatto usou estas palavras repetidamente], com o objetivo de atingir a governadora.

Nova denúncia de assassinato político envolve o PT

Vocês lembram do assassinato do prefeito Celso Daniel, do PT de Santo André ? Pois Celso Daniel foi morto pouco depois de ser escolhido por Lula para ser coordenador de campanha da eleição que o levou à vitória. A família do prefeito denunciou que ele foi assassinado por companheiros seus do PT. Uma história escabrosa que nunca teve fim.

. Pois novamente o PT se vê envolvido num crime político. Desta vez é o caso do ex-presidente da Bancoop, a cooperativa habitacional dos bancários de São Paulo. Luiz Eduardo Malheiro, segundo seu irmão, Hélio Malheiro, repassava grande quantidade de dinheiro para as campanhas do PT. O Ministério Público decidiu investigar o que houve. Hélio Malheiro foi ameaçado de morte por causa das denúncias.

. A Band tem repetidamente denunciado o uso do dinheiro da Bancoop pelo PT. A Band denunciou que muito dinheiro foi para a campanha de Lula. O fundador da Bancoop e seu presidente durante muitos anos é o atual presidente do PT, Ricardo Berzoini.

. O PT, como nos casos do Mensalão, da Varig, do dossiê contra Serra e agora contra FHC, nega tudo.

Yeda decide refundar o seu governo. Saiba o que é isto.

Preste bem atenção ao que decidiu esta manhã a governadora Yeda Crusius, com respaldo do seu Conselho Político:

- O governo Yeda Crusius será refundado, com um ano, seis meses e nove dias de atraso. No final da tarde, a governadora Yeda Crusius anunciará o zeramento da administração estadual.

. O que significa esta refundação ? Será criado um gabinete especial, que cuidará da recolocação de todos os secretários e Cargos de Confiança (CCs) do governo estadual. O ato extremo, de ampla repercussão, foi acertado hoje pela manhã entre Yeda e seu Conselho Político, formando por representantes de todos os partidos da base aliada. A medida conta com o apóio de todos os partidos aliados.

. Assim, a governadora fará o que deveria ter feito antes do início do seu governo. Aliás, algo que foi oferecido pelo ex-governador Germano Rigotto, que queria exonerar todos os CCs no dia 31 de dezembro de 2006. Na época, Yeda agradeceu a oferta e preferiu não aceitar.

. Ao mesmo tempo, Yeda anunciará uma série de medidas para apurar supostas irregularidades cometidas na administração pública estadual.

XP transferiu sede e CEO para o Rio

A XP Investimentos transferiu sua sede para o Rio, mas mantém em Porto Alegre suas operações. Guilherm Benchimol, o CEO, também foi para o Rio.

Segunda das três usinas (R$ 1,2 bi) da Ceran começou a operar

Passou praticamente batida a entrada em operação da última turbina da Usina Hidrelétrica Castro Alves, neste fim de semana, no RS. Castro Alves faz parte do chamado complexo de três usinas do Ceran (Complexo Energético Rio das Antas), onde a CPFL e seus sócios investem R$ 1,2 bilhão. Até o final deste ano, estarão operando as três usinas, que produzirão 360 MW.

. O Ceran – Complexo Energético Rio das Antas é composto pelas usinas Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho. Só a 14 de Julho ainda não começou a operar.

Claro lança portal de videos 3G. É só discar *200.

A Claro mandou dizer nesta segunda-feira de manhã a esta página que seu novo Portal de Vídeo 3G foi lançado neste final de semana com canais de vídeo no próprio celular. Eles podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de uma simples videochamada.

. No portal, é possível navegar pelos vídeos usando o teclado do celular, da mesma forma que faz com uma URA (unidade de resposta audível) de voz, só que com uma interface audiovisual. O serviço utiliza tecnologia Compera NTime e Ericsson. Os canais são de vídeo clipes, PodCast e vídeo maker. O vídeo Chat está chegando.

. Para acessar o Portal de Vídeo, basta o cliente ter um aparelho da tecnologia 3G e realizar uma videochamada para o número *200, ao custo de R$ 0,89 por minuto.

61% dos leitores acham que Feijó é mau-caráter

Diante da pergunta da enquete postada neste domingo e encerrada nesta segunda-feira ao meio dia por esta página (Busatto disse que Feijó é um "mau-caráter", o que você acha ?), os leitores responderam conforme os dados a seguir:

- 144 (61%): Ele tem razão

- 90 (38%): Ele não tem razão

Há uma nova enquete esta página, aí do lado direito: "O Brasil deve ou não tirar as suas tropas do Haiti ?'. O editor desta página acha que está na hora dos nossos homens voltarem para casa e tratar de cuidar da nossa segurança. O Haiti pode ser atendido por tropas francesas e de ex-colônias francesas, porque o Haiti é uma ex-colônia da França.

Saiba o que muda no comando da Brigada Militar

No alto comando da Brigada Militar, a especulação é de que o coronel João Carlos Trindade será o novo subcomandante da coorporação, assumindo o posto do coronel Paulo Roberto Mendes, que será o novo comandante-geral.

. Tão logo foi aventado o nome de Trindade, hoje pela manhã, alguns vetos à sua escolha já chegaram ao conhecimento da governadora, na reunião do Conselho Político. Isso porque Trindade foi diretor do Departamento de Relações Institucionais da Brigada Militar no governo Rigotto, sendo um dos braços direitos do ex-secretário de Segurança e deputado federal, José Otávio Germano.

. Outra opção lembrada é para o subcomando da BM é o do coronel Reuvaldo Vasconcelos Ferreira, que foi subcomandante da corporação no governo Rigotto e é considerado o par perfeito para Mendes, por seu estilo trabalhador, disciplinador e correto. O coronel Vasconcelos é ligado ao PMDB e tem contra si o fato de ter tido destaque no governo anterior. O secretário da Segurança, José Francisco Malmann, prefere um nome sem passado recente no comando da BM.

Nova bomba para Dilma

Órgãos de controle monitoram a farra de repasses de recursos da Conab (Cia Nacional de Abastecimento) para ONGs do Rio Grande do Sul, por conta do contrato com o PNUD/UnB, pelo qual somente no ano passado foram liberados R$ 30 milhões, sob critérios questionados.

. O responsável é o diretor de Logística e Gestão Empresarial, Silvio Isopo Porto, que no órgão diz atuar em nome da ministra Dilma Rousseff.

. As informações são do site Cláudio Humberto.

Senador do DEM quer expulsão de Feijó por “gravação criminosa”

O vice-líder do DEM no Senado, Heráclito Fortes (PI), afirmou ontem que vai entrar na Executiva do partido com pedido de expulsão de Paulo Feijó, vice-governador de Yeda Crusius (PSDB) e inimigo declarado da governadora.

. "Crime não se combate com crime, porque o grande instrumento da política é o diálogo, e quando você compromete isso, você coloca em risco o restante. É inaceitável o DEM manter o Paulo Feijó, não podemos concordar com as práticas como a registrada uma vez que combatemos tudo isso", disse o vice-líder do DEM no Senado.

. Depois que Herácltio entrar com o pedido de expulsão, o partido deve nomear um relator que dará um parecer ou pela exclusão dos quadros do DEM ou pelo arquivamento do requerimento. A Executiva, então, vota o parecer.

. As informações acima são do Estadão.

PSDB entra na linha de apoio ao candidato do PMDB, PTB e PDT em Porto Alegre

A nota a seguir demonstra que cresceu a adesão dos eleitores à candidatura de José Fogaça à reeleição. O prefeito deveria ter anunciado oficialmente sua decisão de ir para a disputa neste final de semana, mas costuras de última hora com o PTB (o PTB insiste na coligação com o PMDB na proporcional, sem a participação do PDT nela) e a crise política estadual adiaram tudo para esta quinta-feira.

. Fogaça reuniu-se com dirigentes do PMDB e do PDT neste domingo a noite, sem o PTB, que prossegue arredio, embora se saiba que a decisão de apoiar Fogaça é definitiva. É possível que o martelo seja batido pessoalmente pelos líderes maiores do PMDB (Simon), PTB (Zambiasi) e PDT (Vieira da Cunha).

. O PMDB aguarda pelo PSDB, que deu sinais de que aderiu ao prefeito.

Correio do Povo: Fogaça, 30,5%; Rosário, 20,1%; Manuela, 12,8%

O prefeito José Fogaça (PMDB) lidera pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus sobre as intenções de voto para a prefeitura de Porto Alegre (RS). Fogaça aparece com 30,5%. Maria do Rosário (PT) tem 20,1% das intenções de voto; Manuela D'Ávila (PCdoB), 12,8%; Onyx Lorenzoni (DEM), 9,5%; Luciana Genro (Psol), 9,5%; brancos e nulos, 8,4%; e não souberam responder, 9,2%.

. Na pesquisa espontânea, ou seja, quando os entrevistados citam, aleatoriamente, nomes de canditados e partidos, Fogaça aparece com 9,2% das intenções de voto; Maria do Rosário, 4,5%; Manuela, 2,1%; PT, 1,9%; Luciana Genro, 1,4%; Onyx Lorenzoni, 1,1%; outros candidatos, 2,7%, nenhum, 4,6; e não souberam responder, 72,5%.

. Na pesquisa para o segundo turno, no cenário em que são citados os nomes de José Fogaça e Maria do Rosário, o candidato do PMDB ficaria com 44,2% as intenções de voto, enquanto a petista teria 42,6%. Brancos e nulos somariam 8,2% e não souberam responder, 5%.

. Quando o cenário apresenta os nomes de Maria do Rosário e Manuela, a candidata do PT aparece com 45% dos votos e a do PCdoB, com 30,6%. Brancos e nulos somam 15,8% e não souberam responder, 8,6%.

. A pesquisa foi divulgada no jornal Correio do Povo e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas nos dias 3 e 4 deste mês, com 1.050 eleitores.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/