Entenda por que razão o presidente Temer cumprirá seu mandato no Planalto.

Álvaro Dias lança-se candidato pelo Podemos

O senador Álvaro Dias confirmou hoje que será candidato a presidente.

Pelo Podemos.

Foi o que soube há pouco o editor, via WhatsApp de Curitiba

Apesar da corrupção republicana, 84,% não querem saber de retornar à monarquia

O editor recebeu há pouco o resultado da pesquisa.

Surpreendido com a onda de corrupção que assola a vida republicana, o Instituto Praná Pesquisas quis saber com o eleitorado brasileiro se não seria melhor voltar à monarquia.

 O resultado da pesquisa foi o seguinte:

Nada disto, 84,5%
A favor da monarquia, 10,7%
Não sabe,4,7%

Dólar sobe 0,7% e fecha a R$ 3,308; Bolsa sobe 0,36%

O dólar comercial fechou esta quinta-feira em alta de 0,7%, cotado a R$ 3,308 na venda. Foi a maior alta diária em mais de uma semana, desde 20 de junho, quando o dólar avançou 1,4%.

Na véspera, a moeda norte-americana havia caído 1%.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, teve o segundo avanço seguido e fechou em alta de 0,36%, a 62.238,95 pontos. É o maior nível em três semanas, desde 8 de junho, quando a Bolsa fechou a 62.755,57 pontos.

Na véspera, a Bolsa havia subido 0,56%.

STF decide que acordo de delação pode ser revisto

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira o julgamento sobre a validade da delação da JBS, fixando o entendimento de que benefícios a delatores podem ser revistos ao fim do processo caso eles não cumpram os deveres assumidos no acordo de colaboração.

O tribunal também firmou o entendimento de que o juiz ou órgão colegiado responsável pelo caso poderá anular o acordo de delação na sentença final caso se descubra, no decorrer do processo, fatos que demonstrem ilegalidades na negociação da colaboração, como por exemplo: corrupção do juiz, coação de uma das partes, prova falsa ou erro judicial.

Esse entendimento foi adotado pela maioria dos ministros após quatro sessões de julgamento sobre a delação da JBS. Ao longo da análise, todos os 11 ministros concordaram que o ministro Edson Fachin deve ser mantido na relatoria.

Nove ministros votaram também para manter a validade do acordo da JBS. Assim, nada mudou na delação premiada da empresa. Os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello, que foram voto vencido, consideraram que os termos da delação deveriam ser analisados pelo plenário.

Concepa terá mais dois anos para adminitrar freeway, mas terá que reduzir a tarifa

O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, relator do processo encaminhado pelo MP de Contas, que pediu que a concessão da frreeway para a Concepa não fosse renovada, decidiu autorizar a prorrogação até que se faça um novo leilão de concessão. 

O TCU quer tarifa menor, já que a partir de agora não ocorrerão novos investimentos na estrada.

O ministro, no entanto, vai recomendar a redução da tarifa do pedágio durante esse período. 

No governo federal, a decisão é pela prorrogação do contrato por mais dois anos, até que saia novo leilão.

Servidores da segurança pública do Estado aderem à greve geral.

Os servidores da segurança pública do Rio Grande do Sul anunciaram que vão paralisar as atividades em adesão à greve geral convocada pelas centrais sindicais nesta sexta-feira em todo o País. O ato ocorre em protesto às propostas das reformas trabalhista e da previdência do governo Michel Temer.

A categoria alega que, com as reformas, os brasileiros terão que trabalhar mais de 40 anos para integralizar o tempo de contribuição, além da perda de uma série de garantias e direitos.

A partir das 10h, os servidores vão se reunir em frente ao Palácio da Polícia Civil em Porto Alegre. O protesto inclui agentes da Polícia Federal, policiais rodoviários federais, policiais civis, peritos e agentes penitenciários.

Maia diz que acha difícil votar em conjunto todas as denúncias contra Temer.

Após dois dias em silêncio, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira, 29, que, apesar de ser aliado do presidente Michel Temer, vai adotar uma postura "republicana" em relação à denúncia protocolada contra o peemedebista. O processo foi enviado à Casa nesta quinta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em sua primeira entrevista sobre o tema, enquanto a leitura da denúncia era feita no plenário, Maia disse acreditar ser difícil votar em conjunto todas as denúncias que serão movidas contra o presidente, como queria a base aliada. Segundo ele, se o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu "fatiar" as acusações, não caberia à Câmara apensá-las.

Prefeito de Uruguaiana vai renunciar para disputar cadeira na Câmara dos Deputados

O prefeito Ronnie Mello (PP), de Uruguaiana, RS, vai renunciar ano que vem e tentar ser federal. Mello é a melhor aposta do PP.

Editorial, Jornal do Comércio - A agonia financeira que assola o governo do Estado

Após dois anos e meio no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori (PMDB) não vislumbra cenário melhor para o Estado no curto prazo. O próprio governador diz que está trabalhando para o futuro do Rio Grande do Sul, ou seja, não colherá os frutos neste ano e meio final de mandato. 

Entretanto, vários projetos que enviou à Assembleia Legislativa visando, pelo menos, dar algum equilíbrio entre receitas e despesas, não foram apreciados até agora. Novas idades de aposentadoria para oficiais e praças da Brigada Militar, o avanço desta semana. 

Até agora, mesmo com algumas boas iniciativas na recuperação de escolas degradadas e em rodovias que necessitavam de conservação, os principais problemas continuam impedindo que a economia gaúcha deslanche. Claro, é também reflexo da paralisia socioeconômica que varre todo o Brasil, e não é de hoje. 

Tudo que acontece está a provar que os abusos financeiros do passado não serão sanados nem remediados, pelo menos, sem muitas dores. O funcionalismo, com razão, desespera-se pelo parcelamento dos vencimentos, há muitos meses. - Jornal do Comércio.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsonaro falará esta noite no Clube de Subtenentes e Sargentos da Brigada

O deputado Jair Bolsonaro continua  neste momento na Fiergs, Porto Alegre, onde almoçou na companhia dos organizadores da Transposul.

Bolsonaro veio acompanhado pelo filho.

Os dois desembarcaram no Salgado Filho as 10h e foram recebidos por mil eleitores. Na foto ao lado, o deputado aparece com a bandeira do RS.

Esta tarde, 17h, a programação inclui uma conversa no restaurante panorâmico da PUC. Duas horas depois, a agenda concluirá com palestra no Clube de Subtenentes e Sargentos da Brigada, rua General Vitorino, no Partenon.

O deputado voltará amanhã de manhã, 10h, depois de um café da manhã com convidados previamente listados.

Brigadianos querem que haja conformidade na lista de promoções

Existe turbulência entre oficiais da Brigada Militar que estão na lista de promoções que poderão ser anunciadas a qualquer momento, porque há o temor fundado de que ocorram transgressões.

O aviso está dado.

Na Polícia Civil existe o mesmo temor.

O editor acompanha tudo e sabe tudo.

Saiba o que faz a Zerorisco para proteger a segurança patrimonial da sua empresa.

O Banco Mundial possui estudos que demonstram que as empresas organizadas e de bom porte, gastam a média de 4,3% do seu faturamento anual com marketing e outro tanto com segurança patrimonial, mas neste caso está provado que 2,6% são perdidos de alguma forma.

O editor almoçou há pouco com os fundadores e atuais diretores da zerorisco, consultoria gaúcha de segurança patrimonial de empresas, que entre outros clientes possui contratos com a Smart, incorporadora premium, e a Gestão Eficiente, que faz gestão de projetos para a construção civil. Além do ramo da construção civil, a zerorisco também possui especial interesse na área do varejo. Muita gente não sabe, mas 70% das perdas registradas no varejo decorrem de furtos internos, mas o diretor Jorge Heger, um dos diretores, explica que a consultoria também trabalha com segurança patrimonial para os casos de roubos de cargas e vandalismo:

- Sem contar as intervenções que fazemos para evitar a perda de capacidade produtiva em função da insegurança patrimonial.

Luiz Sotto, Administração pela PUC, pós em Gestão Estratégica de TI pela FGV e mestrado pela PUC, explica o que faz a zerorisco:

- Usamos metodologia de análise de risco aceita como padrão internacional. A zerorisco  utiliza uma das metodologias aprovadas pelo DHS (Department of Homeland Security dos Estados Unidos), a  Sandia Risk Assessment Methodology.

Os três diretores, Guilherme Abreu e Jorge Heger são os outros dois sócios, frequentaram no ano passado a International Security Academy, a ISA, em Israel, buscando aperfeiçoamento (a zerorisco acabou credenciada pela ISA pra aplicar seus cursos no Brasil).

E-mail de Guilherme Abreu: guilherme.abreu@zerorisco.com

Dilma Roussef elogia Renan, que a traiu, por trair Temer

Sem sequer corar por elogiar o Renan Calheiros, seu aliado carnal até a véspera do expurgo, Dilma Roussef derrama-se de elogios ao senador que a traiu na undécima hora.

Dilma não esqueceu nada e também não aprendeu nada.

Pior ainda: a presidente cassada não consegue calar-se obsequiosamente.

Estes gaúchos criaram quatro empresas que vão da importação à distribuição de remédios especiais

Ao foto ao lado é de Jonathan Hecker, JC

Foram as lacunas do mercado que levaram os sócios Rubens Machado, 48 anos, Gustavo Machado de Oliveira, 41, e Simone Koch, 45, a terem não uma, mas quatro empresas ligadas à área médica. Uma delas é a Rakho Med, hoje uma empresa de assessoria de importação que traz medicamentos especiais sob demanda para o Brasil. A partir da experiência com a Rakho, eles decidiram abrir a ReMed, voltada para os medicamentos especiais nacionalizados, e que são vendidos à pronta-entrega ou encomendas, na rua Jari, nº 244, no bairro Passo D'Areia, na Capital. Depois vieram a ImunoClin, clínica de vacinação, e a Remed.

A informação é do Jornal do Comércio (Porto Alegre) de hoje. Leia todo o texto de Roberta Fofonka:

"Se o paciente precisa de um medicamento que não tem aqui, nós assessoramos neste processo, garantindo a logística necessária", conta Rubens. Para isso, rastrearam a indústria em nível internacional, identificaram fornecedores confiáveis, fizeram um trabalho de divulgação do serviço junto à classe médica e especialistas e aprenderam na marra toda a burocratização da Receita Federal. Como o medicamento leva de 20 a 30 dias úteis para chegar e é pago à vista, eles mantêm o cliente informado a cada semana sobre os estágios da entrega.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Base aliada quer que Sartori demita os 200 CCs do PDT

Cada vez mais incomodada com a oposição dos deputados do PDT aos projetos de ajuste fiscal de Sartori, a base aliada pressiona o governador para que demita os 200 CCs que os trabalhistas apadrinham no governo.

Tutikian no Badesul foi indicação do deputado Maurício Dziedricki, PTB

Tutikian chegou a ser cogitado pelo ministro Ronaldo Nogueira para o cargo de superintendente da Delegacia Regional do Trabalho no RS.

O mais novo diretor do Badesul, Edemar Tutikian, é quadro técnico da mais alta competência e atualmente integra os quadros do PTB.Ele já foi do PMDB.

Na administração José Fortunati ocupou o cargo de coordenador do Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais, sob cujo guarda-chuva esteve o caso do Projeto Cais Mauá, que acompanhava desde o governo Yeda.

Embora o PTB não integre o governo Sartori, Tutikian resultou nomeado por indicação do deputado Maurício Dziedricki. O PTB opera como Partido independente na Assembléia.

Preços ao produtor avançaram em maio

O índice de preços ao produtor (IPP) avançou 0,12% em maio, após recuo de 0,11% em abril, segundo os dados divulgados ontem pelo IBGE. Essa alta foi explicada pelos preços da indústria de transformação, que passaram de uma queda de 0,18% para uma elevação de 0,55%. Essa reversão compensou a deflação de 10,95% da indústria extrativa, decorrente dos preços mais baixos do minério de ferro no período. 

Com esse resultado, o índice acumulou alta de 2,26% nos últimos doze meses e deflação de 0,07% neste ano. 

Invasor chegou a ocupar uma das suítes do Palácio Alvorada

Na foto, o invasor é imobilizado pela guarda palaciana.

O ataque de ontem ao Palácio Alvorada não parece ter se resumido ao ingresso do carro agressor e posterior prisão do terrorista, depois que o veículo parou, alvejado por tiros.

O blog O Antagonista contou que o invasor entrou pelo portão principal (onde os dispositivos de pinos para parar veículos não estavam acionados), quebrou o portão e ingressou pela garagem privativa utilizada por Michel Temer. Desceu do carro, saiu quebrando coisas e se escondeu em uma das suítes da área privativa do Palácio. Só foi detido 40 minutos mais tarde”.

Não foi a primeira vez que o Alvorada resultou invadido.

65% dos leitores acham que Bolsonaro é o melhor dos candidatos outsiders

O deputado Jair Bolsonaro liderou com folga a lista dos candidatos outsiders que o editor listou como possíveis candidatos à sucessão presidencial de 2018.

Examine os resultados:

Bolsonaro, 65%
Joaquim Barbosa, 5%
Doria, 25%
Outro, 7%

Nova enquete pergunta que nota o leitor concede ao momento atual da área da segurança pública no RS. Vá aí ao lado, à direita, acima, e vote.

Edemar Tutikian vai para a diretoria do Badesul.

O ex-secretário do Desenvolvimento Econômico do governo do RS, Edemar Tutikian, será o mais novo diretor do Badesul.

Ele ocupará a vaga deixada por Pery Francisco Sperotto Coelho.

Preços despencam 0,65% abaixo de zero em junho, constata IGP-M

Deflação do IGP-M em junho continua sugerindo que a inflação ao consumidor seguirá em nível baixo nos próximos meses.Os dados mais recentes de inflação – tanto ao produtor como ao consumidor – têm confirmado a continuidade do processo de desinflação, reforçando nossa expectativa de que o IPCA encerrará este ano com alta de 3,4%.


 O IGP-M recuou 0,67% em junho, de acordo com os dados divulgados há pouco pela FGV, ligeiramente abaixo da mediana das expectativas dos analistas do mercado, que indicava uma queda de 0,65%. 

Com esse resultado, o IGP-M acumulou uma deflação de 0,78% nos últimos doze meses, ante avanço de 1,57% na leitura anterior

A deflação registrada em junho foi menos acentuada do que a observada em maio, quando o índice tinha recuado 0,93%. Para tanto, os preços dos produtos agropecuários passaram de uma queda de 1,84% em maio para outra de 1,63% em junho. O IPA industrial recuou 1,08% neste mês (ante variação negativa de 1,45% na leitura anterior), refletindo principalmente a retração do preço do minério de ferro e do diesel. O IPC, por sua vez, mostrou queda de 0,08% no período, ante alta de 0,29% no mês passado. Por fim, o INCC acelerou ao passar de uma elevação de 0,13% em maio para outra de 1,36% em junho. 

Perondi diz que PGR ataca Temer para minar a Reforma da Previdência.

Vice-líder do governo na Câmara, o deputado Darcisio Perondi explicitou com mais clareza uma das teses desenvolvidas pela base para entender a afoiteza da PGR nas investigações e denúncias contra Temer:

- A PGR usa a denúncia para retardar a votação da reforma da previdência, porque sabe que seus membros terão aposentadorias iguais a de qualquer trabalhador.

E é.

Mas não só.

Bolsonaro desembarcará hoje em Porto Alegre

O deputado Jair Bolsonaro, segundo melhor colocado nas pesquisas de intenções de votos segundo Datafolha desta semana, chegará hoje em Porto Alegre.

Ele ficará dois dias na Capital.

A última visita de Bolsonaro ao Sul foi no dia 25 de janeiro.

Acaba temporada de sol no RS

Porto Alegre, 8h30min, 16 graus

Há ameaça de chuva em Porto Alegre e o mau tempo estende-se pelo Rio Grande do Sul ao longo desta quinta-feira.

Segundo a Somar Meteorologia, há condição para temporal com trovoadas e vento forte no Estado. 

Em Porto Alegre, chove fraco pela manhã, mas durante o dia o mau tempo ficará pior.

Marchezan Júnior atribui atrasos salariais à herança maldita deixada por Fortunati

É a primeira vez na história que os salários dos servidores de Porto Alegre são parcelados (leia nota a seguir).

A prefeitura alega que não tem dinheiro para pagar em dia e acha que o cenário não mudará até o final do ano.

O prefeito Marchezan Júnior atribui o problema à herança maldita que recebeu do ex-prefeito José Fortunati.

Salários dos servidores de Porto Alegre serão parcelados a partir de hoje

A prefeitura de Porto Alegre anunciou ontem que irá parcelar os salários de junho dos servidores.

A primeira parcela de até R$ 10,6 mil será paga hoje (representa 5% do total de servidores). 

Os valores serão totalizados em 4 de julho.

Ontem a tarde, por 26 votos a nove, os vereadores da Capital mantiveram o teto salarial do funcionalismo municipal em R$ 30,4 mil. A medida, que derrubou o veto parcial do prefeito Nelson Marchezan ao projeto que diminuía o valor, foi possível após um acordo entre prefeitura, base aliada e servidores.

— Ficou decidido que o município vai apresentar projetos que reduzem custos, com a instituição da meritocracia e discutindo as gratificações que os servidores têm na Secretaria da Fazenda — relata o líder do governo Marchezan na Câmara, Claudio Janta (SDD).

Temer bota Renan para fora da liderança do PMDB no Senado

O presidente Michel Temer conseguiu ontem uma vitória política decisiva dentro do seu próprio Partido, o PMDB, ao tirar Renan Calheiros da liderança da bancada no Senado.

Os próprios Partidos da  base aliada reclamavam atuação de Temer no caso, já que a aliança era debilitada pela  oposição do senador ao seu próprio governo.

Fiel a Dilma e ao PT durante 13 anos, Renan traiu Dilma e votou pelo impeachment, mas agora voltou-se também contra seu próprio líder. Ele também fez igual com o ex-presidente Fernando Collor, de quem foi ministro.,

Reforma trabalhita foi aprovada por 16x 9 na CCJ do Senado

O governo Temer conseguiu ontem a noite outra vitória aplastante no Senado, desta vez na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou nesta quarta-feira, por 16 votos a favor, 9 contrários e uma abstenção, o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) favorável à reforma trabalhista. Os debates sobre a reforma na comissão começaram pouco depois das 10h com a leitura dos seis votos em separado.

A reforma irá para o plenário, onde será votada no dia 5 de julho.

Para garantir a aprovação, o presidente Michel Temer encaminhou aos senadores uma carta na qual reafirmou seu compromisso de vetar seis pontos acordados previamente por Jucá com os senadores da base aliada.A regulamentação desses pontos será feita posteriormente por meio de medida provisória. Entre os vetos sugeridos está o tratamento da gestante e do lactante em ambiente insalubre.

CLIQUE AQUI para saber quais os demais pontos que serão alterados por MP de Temer.