Dias Toffoli autoriza entrevistas de Lula

A decisão não deixou claro se Lula poderá convocar coletivas na sede da Polícia Federal.

Dias Toffoli vazou a informação antecipadamente para Mônica Bérgamo, Folha. CLIQUE AQUI para ler a nota da jornalista.

Nas redes sociais, Lula é visto do modo como o apresenta o chargista, conforme ilustração ao lado.

O presidente do STF, Dias Toffoli, autorizou o acesso de qualquer jornalista ao prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva.

A partir de agora, Lula poderá conceder entrevistas para quem quiser ouvi-lo.

O ministro cassou decisão monocrática de Luiz Fux, que durante as eleições proibiu pedido da Folha para entrevistar o prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro, que vem a ser o líder das esquerdas do Brasil.

Alexandre Moraes recua e levanta censura sobre Crusoé

O recuo também desmoraliza o inquérito aberto por Dias Toffoli para investigar críticas e ameaças contra ministros do STF, cuja ilegalidade está comprovada.

O ministro Alexandre Moraes levantou a censura que tinha imposto sobre a revista eletrônica Crusoé e sobre o blog O Antagonista.

Foi um recuo sem vergonha.

Resta saber quem responsabilizará Moraes.

CLIQUE AQUI para ler o inteiro teor da decisão do ministro.

Esta é a aula prática, didática, da reforma da previdência. Quem ensina é o deputado gaúcho Marcel Van Hattem.

Esta semana, o deputado Marcel Van Hatten, Novo do RS, resolveu dar uma aula prática sobre a reforma da previdência, tudo para que seus colegas e o distinto público não digam que não sabem do que se trata.

Veja e ouça:

Recomendado - Vá nesta quinta-feira à noite ao Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

CLIQUE AQUI para ler o que fala "Os Destemperados".

Há oito anos a revista Veja Porto Alegre atribui ao Bier Markt o primeiro lugar na categoria. 

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Bolsonaro passará a Páscoa no Guarujá, terra do triplex do Lula

O presidente Jair Bolsonaro ficou na chuva durante cerimônia no quartel-general do Exército, em Brasília, nesta quarta-feira. A solenidade foi em comemoração ao Dia do Exército. O fotógrafo do Poder360, Sérgio Lima, captou o momento.

Bolsonaro decidiu passar o feriadão de Páscoa no Guarujá, cidade do litoral paulista onde se localiza o triplex do Lula.

Não se sabe se o triplex foi incluído no roteiro de visitas turísticas do presidente.

Esta semana que termina, Bolsonaro foi bastante poupado pelos seus críticos, inclusive pela mídia e pela esquerda, surpreendidos por ações destemperadas dos ministros Toffoli e Moraes.

Bolsonaro tira um general e bota outro general na secretaria especial de Esporte

O presidente Jair Bolsonaro confirmou esta tarde a demissão do general Marco Aurélio Costa Vieira do cargo de secretário especial de Esporte do Ministério da Cidadania. A decisão foi publicada mais cedo no Diário Oficial da União.

Este foi o general que caiu.

O novo chefe da Secretaria ainda não foi nomeado, mas a expectativa é que seja o também general Décio Santos Brasil, que foi vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

O ex-jogador de futebol Washington Stecanela Cerqueira, conhecido como Coração Valente, assume de forma interina a Secretaria Especial de Esporte enquanto o substituo definitivo não é nomeado.

Coração Valente foi nomeado dia 12 de abril como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social

Eis algumas profissões do futuro

Neste artigo, Karine Menoncin conta para a revista Amanhã o que vem pela frente. Leia o texto integral:

Automação, Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas são conceitos nem tão novos, mas que possuem lugares cativos nesse período de transformações digitais. Assim como as companhias precisam se adaptar, os profissionais também devem ficar atentos às promissoras carreiras do futuro. A consultoria Cognizant apresentou um estudo que revela as atividades que surgirão com a abertura de mercados pouco explorados. “Todas as carreiras listadas nesse levantamento estão surgindo em uma época em que o valor comercial está mudando radicalmente. Algumas habilidades estão perdendo espaço no mercado enquanto outras são muito mais valorizadas”, comenta Ben Pring, vice-presidente da Cognizant e um dos responsáveis pelo estudo. Confira, a seguir, alguns dos ofícios.

Data Trash Engineer
Trabalhará na mineração e refino de dados, a fim de encontrar informações que possibilitem retorno financeiro para as corporações.
E-Sports Arena Builder
Atuará no design de arenas para os fãs de competições profissionais de jogos eletrônicos. 
Haptic Interface Designer
Usando a realidade virtual, proporcionará que os consumidores tenham interfaces táteis, sintam superfícies e texturas.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O link vai direto ao texto da revista.

Esquerda brasileira não abre a boca para protestar contra a censura

A esquerda brasileira não tosse e nem muge no caso da censura do STF contra blogueiros e cidadãos que criticam a Corte, com ênfase para o blog O Antagonista.

E até torce pelo êxito de Toffoli+Moraes.

Agente ou aliada da corrupção endêmica do lulopetismo, a esquerda brasileira não vale mais o pão que come.

Ela traiu as suas origens.

Mônica Bérgamo, Folha, dá apoio oblíquo à censura de Toffoli+Moraes sobre O Antagonista

Nas redes sociais, muita ironia viraliza por causa da censura imposta pelo STF. A pegadinha ao lado tem tudo a ver com uma declaração feita no ano passado pelo deputado Eduardo Bolsonaro, tudo relacionado com a Corte Suprema. Veja se você destrincha.

A jornalista Mônica Bérgamo, alinhada com o lulopetismo, disse hoje na Folha de S. Paulo que o blog O Antagonista prova do seu próprio veneno.

"Eles aplaudiram Fux quando ele censurou a Folha no caso da entrevista que o jornal queria fazer com Lula, tudo em plena campanha eleitoral", escreveu Bérgamo.

Trata-se de um apoio oblíquo à censura imposta por Toffoli+Moraes contra o blog.

É isto.

E sem dourar a pílula.

É isto.

Resoluções para polibioadolfobraga@gmail.com

Celso de Mello aprofunda racha no STF contra Toffoli+Moraes

O ministro Celso de Mello, o decano (o mais antigo) dos ministros do STF, a exemplo do seu colega Marco Aurélio Mello, abriu a boca contra a censura.

O que ele disse:

- A censura é a perversão da ética do direito.

É coisa de pervertido, portanto.

E ?

Entrevista, Gustavo Grisa - Estas medidas tomadas na Argentina são desesperadas, heterodoxas e não se sustentam

- Gustavo Grisa é economista, gestor da Agência Futuro.

O que está acontecendo na Argentina?
O governo Macri recorreu a um congelamento de 60 produtos da cesta básica, a um acordo com setores empresariais e a um congelamento de tarifas públicas para tentar conter a inflação, que chegou a 54% em um ano, e, caso não fosse contida, poderia fugir do controle.

De onde vem esta inflação, se esse governo do Macri faz ajuste fiscal e segue o receituário liberal ?
Por uma mistura muito conhecida da América Latina e dos brasileiros principalmente nas décadas de 80 e 90, de misturar medidas contracíclicas (de estímulo à economia), com ajuste fiscal imposto pelo FMI e logo após uma crise cambial que tivemos no ano passado. A desvalorização do peso causou pressão de custos em vários setores, e os desorganizou, a economia argentina é muito mais dependente da questão cambial que a brasileira. Por outro lado, o ajuste fiscal é desgastante politicamente, pesado no sentido de controle de caixa, mas apenas paliativo, pois não foram feitas reformas profundas. Uma mistura bombástica de inflação e recessão, resultado da administração sucessiva de crises com soluções paliativas.

Mas o congelamento e controle de preços funciona?
Está comprovado que não, nunca funcionou no médio prazo. É uma medida desesperada de curtíssimo prazo. O congelamento de tarifas públicas leva a déficit, a subsídio, piora as finanças públicas, e o próprio congelamento pode gerar problemas de desabastecimento e ágio.
Quem viveu as décadas de 80 e 90 aqui e lá conhece bem essa história.

Mas Macri foi eleito com um conceito de economia liberal, defendendo o liberalismo.
Sim, mas na prática nunca conseguiu praticar esses princípios, pois a "herança maldita" da gestão populista na economia dos anos Kirchner foi extremamente pesada. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Análise - Economia patina e com isto também ajuda a conter a inflação


Cenário doméstico permanece pautado pelo baixo dinamismo da economia e pela pressão de curto prazo da inflação

A economia brasileira segue em ritmo moderado. 

O primeiro trimestre deve ter encerrado com queda de 0,1%, confirmado pela retração de 0,73% do IBC-Br em fevereiro. Por ora, os sinais de abril são um pouco melhores, com alguma retomada do comércio varejista e da indústria. De todo modo, a atividade precisa ganhar tração nos próximos meses para que o cenário de crescimento de 1,9% se concretize.

As preocupações com a inflação no curto prazo continuam presentes. 

A expectativa é de alta de 3,8% do IPCA neste ano.

Folha replica reportagem que STF censurou no blog O Antagonista. Leia tudo.

CLIQUE AQUI para examinar a própria Folha. Nela, o texto com a delação de Marcelo Odebrecht é o próprio fac simile, completo. Ao lado, apenas um trecho. O texto completo da delação de Marcelo está no link do "Clique Aqui" acima.

A mensagem em que Marcelo Odebrecht chama o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo, de "amigo do amigo de meu pai" foi escrita em julho de 2007 e faz referência a uma das obras campeãs em propina na Operação Lava Jato: a usina de Santo Antônio, com mais de R$ 100 milhões em suborno, segundo delatores da Odebrecht e Andrade Gutierrez.

No e-mail, Marcelo faz a seguinte pergunta a dois executivos da Odebrecht: "Afinal vocês fecharam com o amigo do amigo do meu pai?". O amigo do pai de Marcelo, Emilio Odebrecht, era Lula, segundo a delação da companhia. Toffoli, diz Marcelo, então chefe da AGU (Advocacia Geral da União) do governo Lula e ex-assessor petista, era o amigo de Lula nesse jogo de apelidos cifrados.

(...)

À época da mensagem, Toffoli era o titular da Advocacia Geral da União e comandava uma força-tarefa para contestar ações judiciais que tentavam barrar a construção da hidrelétrica do rio Madeira. Ambientalistas e defensores das populações indígenas eram contra a obra porque ela traria danos ao meio ambiente e às etnias de Rondônia que dependiam do rio.

CLIQUE AQUI para ler muito mais. É mais uma história escabrosa do lulopetismo.

STF começa a rachar no caso do inquérito da dupla Toffoli+Moraes

O mais falante ministro da Corte, Marco Aurélio Mello, recrudesceu seus ataques ao inquérito e foi direto ao ponto, hoje:

Censura
A censura imposta por Toffoli+Moraes é a velha conhecida do autoritarismo, a mordaça.

Inquérito
O inquérito aberto por Toffoli+Moraes é ilegal e precisa ser revogado pelo pleno do STF.

É isto.

Azul desiste da Avianca

A Azul informou esta tarde que não vai mais comprar a Avianca.

A Azul acusou Gol e TAM por travas que surgiram no negócio.

Só com o susto, em dois meses caiu 25% o número de homicídios no Brasil

O número de homicídios despencou 25% nos primeiros dois meses do ano.

Foi o Efeito Bolsonaro.

Só pelo susto.

Sem a aprovação e implementação do pacote anticrime, o susto passará.

O levantamento foi feito pelo site G1, Rede Globo.

Istoé adverte para o risco de uma Ditadura do Judiciário

A reportagem de capa da revista Istoé trata da censura à liberdade de expressão, sobretudo a liberdade da imprensa.

O caso não é apenas da censura ao blog O Antagonista, mas também aos brasileiros e brasileiras que usam as redes sociais para manifestar suas opiniões, com ênfase contra aqueles que criticam ministros do STF.

Há mais tempo, jornalistas como o próprio editor, têm sido vítimas de censura a postagens que desagradam líderes políticos, especialmente os que são ligados ao PT, Psol e PCdoB.

O que mais impressiona no momento é a decisão do STF de abrir inquérito para investigar e punir aleatoriamente todos os que a Corte considera seus inimigos, sem sequer especificar de quem se trata.

O inquérito é ilegal, arbitrário e constitui um ato de caráter ditatorial.

Istoé adverte justamente para o risco de uma Ditadura do Judiciário.

PSL gaúcho já mira cargos do segundo escalão federal

O PSL do RS já começou a indicar nomes para o segundo escalão do governo federal.

Na semana que vem, o presidente estadual Luciano Zucco irá a Brasília para fazer roteiro pela Corte.

Vem aí crédito mais fácil para empresas do Simples

Será na quarta-feira que vem a sanção da Lei da Empresa Simples de Crédito.

A lei facilitará acesso a financiamentos.

O próprio Bolsonaro comandará o espetáculo.

Artigo, Leandro Paulsen, Zero Hora - O SATF é o guardião da liberdade de imprensa e não o seu algoz

- O autor é desembargador do TRF4, um dos julgadores dos casos da Lava Jato. O título original do artigo é "A liberdade de imprensa e seu guardião".

A Constituição "destinou à imprensa o direito de controlar e revelar as coisas respeitantes à vida do Estado e da própria sociedade. A imprensa como alternativa à explicação ou versão estatal de tudo que possa repercutir no seio da sociedade e como garantido espaço de irrupção do pensamento crítico em qualquer situação ou contingência."

"Não há liberdade de imprensa pela metade ou sob as tenazes da censura prévia, inclusive a procedente do Poder Judiciário... Silenciando a Constituição quanto ao regime da internet (rede mundial de computadores), não há como se lhe recusar a qualificação de território virtual livremente veiculador de ideias e opiniões, debates, notícias e tudo o mais que signifique plenitude de comunicação".

CLIQUE AQUI para ler tudo.

PSDB gaúcho elegerá novo presidente no dia 4 de maio

O PSDB gaúcho vai eleger seu novo presidente no dia 4 de maio.

O candidato mais forte é o atual presidente, Valdir Bonato, ex-prefeito de Viamão.

Ao final de uma jornada exitosa, José Galló deixa, hoje, a presidência das Lojas Renner

Deixa seu posto nesta quinta-feira, um dos mais emblemáticos executivos do moderno capitalismo brasileiro, no caso o gaúcho José Galló, presidente da varejista gaúcha Lojas Renner, a maior do Brasil e da América Latina. Ele passa o bastão para o diretor de produto Fabio Adegas Faccio.

Ao lado, capa do livro mais festejado do executivo.

José Galló comandou com êxito invulgar a rede, ao longo de 28 anos. Sua sucessão foi preparada ao longo de seis anos.

O executivo deixa a empresa com uma marca histórica alcançada em 2018: lucro de 1 bilhão de reais, o maior da história da empresa e 39% acima do de 2017.  O faturamento em lojas abertas há mais de um ano subiu 7,4% ano passado, e chegou a um total de 7,5 bilhões de reais. A varejista vale 29 bilhões de reais, com alta de 20% no último ano.

José Galló, além de prosseguir como presidente do Conselho da Renner, vai tocar seu próprio negócio. 

Entenda o papel de Zé Dirceu, PT, no ocaso e suicídio de Alan Garcia no Peru

Este artigo é do competente repórter Humberto Trezzi, jornal Zero Hora. A leitura é aberta apenas para assinantes. O editor assina e recomenda. Leia:

Ao lado, Alan Garcia. Desde 2005, sob o comando de Lula, a organização criminosa da Lava Jato emporcalhou os governos e a política do Peru.

A prisão de José Dirceu, o ex-ministro mais poderoso do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em agosto de 2015, propiciou à Operação Lava-Jato o rastreamento de uma rede internacional de repasses de dinheiro de empreiteiras brasileiras para governantes e ex-governantes peruanos. Começava aí o calvário de Alan García, que presidiu o Peru entre 1985 e 1990 e de 2006 a 2011. Não só o dele, como também de outros mandatários do vizinho país.

Zero Hora foi um dos primeiros órgãos de imprensa a ter acesso à agenda de Alan García e também ao rastreamento de voos feitos por Dirceu ao Peru. 

Dirceu atuava como lobista de empreiteiras como Engevix e OAS, ambas envolvidas no desvio de dinheiro de contratos da Petrobras. 

CLIQUE AQUI para ler mais. Vale a pena.

PSB e PP disputaram o cargo, mas a presidência da Emater RS ficou com o PP

O governo Leite vacilou entre PSB e PP, mas acabou entregando a presidência da Emater para o PP, no caso para Geraldo Sandri.

O PSB acabou ficando com a diretoria Administrativa, no caso com o advogado Banderlan Vasconcelos, ex-prefeito de Esteio. O novo diretor Técnico será Alencar Rugeri, que é do quadro.

Clube Militar defende general Paulo Chagas e ataca STF

A crise institucional que tem como epicentro o STF, assumiu a forma de confronto entre o Poder Judiciário, o Ministério Público e setores da Mídia, extravasando para o setor militar.

O Clube Militar publicou nesta quarta-feira artigo com duras críticas ao Supremo Tribunal Federal e dispara: 

- A ação da Corte Suprema significa uma ditadura de toga. 

No centro da polêmica está o mandado de busca e apreensão na casa do general Paulo Chagas (foto ao lado, acima) expedido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

Governo começa a ceder e faz "articulação" política com o Centrão

O ministro Onyx Lorenzoni fez uma lista de cargos de 2º escalão que podem ser distribuídos regionalmente. A intenção do governo é oferecer os postos aos membros de partidos do centro e centro-direita que travaram a reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. As informações foram publicadas nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo informado por congressistas ao jornal, a iniciativa de aproximação partiu do governo. Os líderes partidários esperam por manifestações dos demais ministros de Jair Bolsonaro.


Entre os cargos listados estão posições em estatais e autarquias, como a Codevasf (Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco), Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e Banco do Nordeste.

A ação do ministro foi informada aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Além de representantes de partidos.

Oi leva IoT para o agronegócio

A Oi passa a atuar no mercado agrobusiness levando solução de banda larga e de IoT (Internet of Things) para a AMAGGI, uma das empresas líderes do Agronegócio na América Latina, com atuação em sete países através da produção e comercialização agrícola, em logística e energia.

Com projeto piloto já em atividade em uma das fazendas da companhia localizada na cidade de Sapezal, no estado de Mato Grosso, a AMAGGI traz inteligência para o seu negócio com a obtenção de informações em tempo real via solução de IoT, conectando o maquinário presente na sua lavoura à rede da Oi para melhoria de processos e aumento da qualidade na operação.

Com direito ao uso exclusivo da frequência 450 MHz nos estados de RS, MT, MS, GO e DF, faixa de fundamental importância para a integração da área rural brasileira ao universo do IoT visto sua melhor performance para transmissão de dados.

As soluções da Oi possibilitam o acesso e o envio de informações online, remotamente, para os implementos agrícolas plugados à rede, permitindo o monitoramento do comportamento e produção da plantação e colheita de soja, milho e algodão.

Benvegnu retorna e mostra reposicionamento da Critério

O jornalista Cleber Benvegnu, ex-chefe da Casa Civil do governo Sartori e também seu ex-secretário de Imprensa, está de volta à empresa de comunicação social Critério.

No dia 23, a Critério apresentará seu reposicionamento no mercado.

Tramontina confirma investimento de R$ 250 milhões em Pernambuco

O grupo gaúcho Tramontina, Carlos Barbosa, confirmou, hoje, a decisão de investir R$ 250 milhões na fábrica de porcelanas que decidiu plantar no município de Morena, Pernambuco.

A informação saiu durante conversa de Clóvis Tramontina, esta semana, na Associação Comercial de Porto Alegre.

Intercity abre hotel de R$ 40 milhões em São Leopoldo

A rede hoteleira gaúcha Intercity, que administra 40 unidades, investiu R$ 40 milhões e abriu seu hotel em São Leopoldo, RS.

São 132 apartamentos.

Maioria dos cariocas aprovam governo Wilson Witzel, diz Paraná Pesquisas

O governo Wilson Witzel, PSL, é aprovado por 53,9% dos cariocas e desaprovado por 38,9%.

Bolsonaro possui avaliação pouco melhor (nota a seguir).

Os dados são de hoje, liberados há pouco pelo Instituto Paraná Pesquisas.

55,7% dos cariocas aprovam o governo Bolsonaro, aponta Paraná Pesquisas

No Rio de Janeiro, 55,7% da população aprovam o governo Bolsonaro, contra 38,2% que desaprovam.

Os números acabam de ser revelados pelo Instituto Paraná Pesquisas.

O editor recebeu a pesquisa completa.

Acompanhe o desdobramento das opiniões:

Ótimo, 10,8%
Bom, 25,2%
Regulasr, 30,5%
Ruim, 11%
Péssimo, 19,1%
Não sabem, 3,5%

Caminhoneiros ameaçam com greve geral

Os caminhoneiros ameaçam com greve geral.

Entenda melhor este congelamento de preços decretado na Argentina

A Argentina recorreu ao congelamento de preços em meio a uma recessão que já dura dois anos e com uma inflação de 54,7% nos últimos 12 meses.

O liberal Macri muda de política econômica e se revela um intervencionista ? 

O presidente Maurício Macri deixou para os técnicos explicarem as medidas que preveem um acordo com empresas para manter congelados preços de 60 produtos por seis meses, entre eles óleo, arroz, farinhas, macarrão, leite, iogurte, açúcar e bebidas. O governo argentino também anunciou que não vai mais aumentar as tarifas de eletricidade, gás e transporte até o fim do ano.

O custo fiscal do plano é de 9 bilhões de pesos argentinos (US$ 215 milhões). Ele será coberto com economias de outras rubricas do Orçamento e com a melhora da arrecadação, segundo os técnicos. 

CLIQUE AQUI para ler artigo de Carlos Pargi, La Nación, que explica o que há.

Diesel subiu 4,84% nas refinarias

O aumento do preço do diesel anunciado ontem pela Petrobrás é de 4,84%.

Na semana passada, a estatal chegou a informar que o aumento seria de 5,7%.

CLIQUE AQUI para comparar os preços do diesel no mundo, em dólar.

Estes são os riscos de desidratação da PEC da Previdência

A retomada da votação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na próxima semana vai indicar o grau do risco de desidratação da proposta do governo.

Estão na mesa pelo menos quatro alterações que mexem com o núcleo da proposta e que o governo não gostaria de mexer:

1) o fim do abono salarial para quem ganha mais de um salário mínimo.

2) a possibilidade de fazer alterações futuras nas regras de aposentadoria sem mexer na Constituição.

3) as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural.

4) restrições no caso das aposentadorias rurais.

Se a votação na CCJ gerar a mudança desses pontos, o risco de aprovação de uma reforma muito desidrata será alto.

E na segunda fase, na Comissão Especial, no plenário da Câmara e depois no Senado, ainda,devem se concentrar as pressões de sindicatos de servidores públicos e de categorias que reivindicam regimes especiais de aposentadorias.

Aprovação da PEC da Previdência na Câmara poderá consumir todo este semestre


A demora na aprovação da reforma na CCJ evidencia a dificuldade para aprová-la ainda neste semestre na Câmara.

O presidente da comissão, Felipe Franceschini, informou que a comissão especial, que vai tratar do mérito da proposta, só será instalada em maio. 

CLIQUE AQUI para examinar os prazos de tramitação.

Dias Toffoili diz que O Antagonista recebe dinheiro estrangeiro para caluniar. Blog reage e ameaça processar o presidente do STF.

A censura determinada por Alexandre Moraes é ilegal por duas razões: 1) Baseia-se num inquérito que o STF não podia ter aberto. 2) E na avaliação falsa de que a notícia censurada não tem base fática, quando na verdade tem muita base fática (a delação de Marcelo Odebrecht, na qual informa que Dias Toffoli recebeu dinheiro sujo).

O presidente do STF, Dias Toffoli, acusou o blog O Antagonista e a revista eletrônica Crusoé de receber dinheiro estrangeiro para caluniá-lo e desestabilizar a Corte.

O ministro refere-se ao sócio majoritário do blog e da revista, o grupo financeiro Empiricus.

Mário Sabino, do Antonista e da Crusoé, disse que quem financia suas atividades são os 72 mil assinantes. As publicações também admitem publicidade, mas não de governos. Ele ameaçou processar o ministro.

Sobre a censura, disse Dias Toffoli ao jornal Valor de hoje:

- Se você publica uma matéria chamando alguém de criminoso, acusando alguém de ter participado de um esquema, e isso é uma inverdade, tem que ser tirado do ar. Ponto. Simples assim.

Feriadão de Páscoa já começou no Poder Legislativo

O feriadão de Páscoa começou hoje na Assembleia do RS, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Senado e Câmara dos Deputados.

Expedientes, só internos e a meio pau.

Salários dos servidores do Executivo do RS só receberão totalidade dos salários no dia 22

Somente no dia 22 o governo estadual gaúcho completará o pagamento da Folha dos servidores do Executivo.

Ontem, foram depositados salários de quem recebe entre R$ 8 mil a R$ 12 mil.

Os servidores do Judiciário, Legislativo, TCE, MPE e Defensoria Pública, os mais bem pagos, já receberam tudo e em dia.

Bolsonaro defende exploração de terras indígenas e chama ONGs de picaretas

Presidente afirmou que vai defender que a exploração das terras independa de laudos ambientais ou da Funai, e tenha apenas a concordância dos povos. A seguir, reportagem que a Reuter distribuiu sobre o encontro.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o governo irá trabalhar para permitir que os indígenas possam explorar economicamente suas terras e chamou de “picaretas” ONGs internacionais que, segundo ele, “escravizam” os indígenas.

“Não justifica viver nessa situação (de pobreza) com a riqueza que vocês têm. A decisão tem que ser de vocês, sem intermediários. Vai depender do Parlamento, mas a gente vai buscar leis para mudar isso”, disse Bolsonaro ao lado de lideranças indígenas.

Os líderes de etnias como Pareci, Ianomami e outras, foram trazidas ao Planalto.

“Alguns querem que vocês fiquem dentro da terra indígena como se fossem um animal pré-histórico. Vocês são seres humanos e o Brasil precisa de todo mundo unido”, afirmou Bolsonaro. “

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dia será de sol e de temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 16 graus

Nesta quinta-feira, o dia será marcado pelo sol no Rio Grande do Sul.

A MetSul Meteorologia, diz que apesar do sol, áreas mais próximas da costa na faixa Leste podem ter chuva isolada e breve por conta da circulação de umidade que vem do mar. A Metade Leste terá bastante presença de nuvens. 

O amanhecer foi bastante frio a ameno no Estado.

Em Porto Alegre, o dia será marcado por sol e nuvens. A temperatura na Capital oscilará entre 14°C e 25°C.

Fachin chama AGU para falar sobre inquérito de Toffoli + Moraes


Fachin já tinha pedido informações a Moraes para analisar pedido contra censura de veículos de comunicação.

O ministro Edson Fachin, STF, deu 72 horas para a Advocacia-Geral da União (AGU) manifestar-se sobre a ação em que Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) aponta abuso de poder por parte do presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, e busca blindar procuradores de medidas na investigação sobre ameaças e disseminação de fake news contra integrantes da Corte e seus familiares. 
Dentro da Procuradoria-Geral da República (PGR), há o temor de que procuradores entrem na mira da investigação do STF.

Na ação proposta pela ANPR, divulgada ontem neste blog, é afirmado que o inquérito criado por Toffoli em 14 de março "não possui delimitações, sendo ilegalmente genérico e amplo", tampouco aponta quem são os investigados. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/