STF decide que estatais só podem ser vendidas com aval do Congresso, mas permite venda de subisidiárias


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que o governo federal não pode vender estatais sem aval do Congresso Nacional e sem licitação quando a transação implicar perda de controle acionário.

Na terceira sessão de julgamento do tema, a maioria dos magistrados da Suprema Corte permitiu vendas sem autorização do parlamento somente para as empresas estatais subsidiárias. A decisão também vale para governos estaduais e prefeituras.

O governo federal tem, segundo o Ministério da Economia, 134 estatais, das quais 88 são subsidiárias.
  
Ao final do julgamento, a maioria dos ministros foi a favor do que o governo Jair Bolsonaro pretendia: a flexibilização de regras para a comercialização de estatais.

Para a corrente majoritária, a flexibilização não fere a Constituição e pode favorecer o crescimento econômico.

Ao tomar a decisão, o plenário do STF derrubou em parte uma decisão liminar (provisória) concedida no ano passado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que havia proibido o governo de vender estatais sem autorização do Congresso.

Dados do governo indicam que o país pode gerar de caixa mais de R$ 80 bilhões com privatizações.

25 dos 27 governadores assinam manifesto de apoio à PEC da Previdência. Eles querem inclusão dos Estados na reforma.

Os governadores sabem que se não vier de cima para baixo, a reforma não será aprovada nas Assembleias.

25 dos 27 governadores (só o comunista Flavio Dino, Maranhão, e o petista Rui Costa , Bahia, não assinaram) divulgaram carta de apoio à PEC da Previdência proposta por Bolsonaro, tudo para defender a manutenção de estados no texto da proposta.

A aplicação aos servidores estaduais e municipais das regras de aposentadoria previstas na proposta de emenda constitucional (PEC) da reforma da Previdência é um dos pontos de maior controvérsia.

Deputados têm feito pressão para que o trecho fique de fora do texto porque parte deles não quer arcar com o desgaste político de aprovar uma matéria considerada impopular.

CLIQUE AQUI para ler a carta dos governadores.

Palocci e Paulo Bernardo, fundadores do PT, também já são réus em nova ação penal


Além do prisioneiro por corrupção Lula da Silva, líder das esquerdas do Brasil, que passou a ser réu em mais uma ação penal, o juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, aceitou também denúncia apresentada pelo Ministério Público contra os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo e o empresário Marcelo Odebrecht.

Na acusação em que se tornaram réus nesta quarta-feira,  Lula, Palocci e Paulo Bernardo são suspeitos de terem recebido propina da construtora Odebrecht em troca de favores políticos.

Lula vira réu em terceiro processo por corrupção, desta vez nos negócios da Odebrecht em Angola

O corrupto líder das esquerdas do Brasil, Lula da Silva, já condenado e cumprindo pena  no caso do triplex do Guarujá e condenado em primeira instância no caso do sítio de Atibaia, sempre acusado pelo recebimento de gordas propinas em troca de benefícios dos governos do PT, é desde esta tarde réu numa terceira ação, aquela que tem a ver com a investigação levada a efeito no caso da ampliação da linha de crédito da Odebrecht em obras em Angola.

A acusação do MPF foi aceita pelo juiz federal Wallisley de Souza Oliveira, de Brasília.

O julgamento vai começar e Lula sentará novamente no banco dos réus.

O líder das esquerdas do Brasil está cada vez mais enrolado nas malhas da Justiça e seus fanáticos seguidores encontram cada vez mais dificuldades para acusar os juízes federais, desembargadores  federais, ministros do STJ e do STF que o condenam como bandido celerado da pior espécie.

CLIQUE AQUI para conhecer detalhes do caso. O material material é de Veja.

Dica do editor - Veja a história do expurgo de Dilma Roussef

Será dia 2 de setembro a estreia do documentário "Não vai ter golpe". É a história do fim do governo Dilma Roussef, PT, mergulhado na mais escabrosa história de corrupção, desmandos, desgoverno e incompetência, tudo como desdobramento do governo corrupto do líder e fundador do lulopetismo, Lula da Silva, preso como bandido comum em Curitiba, depois de ter ajudado a roubar os cofres públicos, corromper e ser corrompido de maneira generalizada.

O filme foi indicado ao editor pelo deputado Jerônimo Goergen, um dos personagens da história.

Examine o trailer:

Artigo, Everardo Maciel, Estadão - Reforma Tributária: um elefante em loja de louças

A PEC n.º 45, de 2019, auto-designada 'reforma tributária', é um exemplo eloquente de diagnóstico mal formulado e tratamento inadequado

(...)

No âmbito tributário, temos sido vítimas frequentes de diagnósticos errados e tratamentos excessivos (overdiagnosis and overtreatment, na linguagem médica). Ensina o pensador italiano Michelangelo Bovero, em entrevista ao Valor de 12.9.2014: “O remédio pode ser pior que a doença. Medicina, em grego, é fármacon. E o primeiro significado de fármacon é veneno”.

A PEC n.º 45, de 2019, autodesignada “reforma tributária”, é um exemplo eloquente de diagnóstico mal formulado e tratamento inadequado.

CLIQUE AQUI para ler mais.

No mesmo dia, celular de Moro é hackeado e reunião secreta de Onyx é vazada

Quem espiona o governo Bolsonaro ?

A Polícia Federal já está na rua para investigar duas graves quebras de sigilo na área ministerial:

Moro
O ministro teve o celular invadido por hackers, sua lista de telefones e suas mensagens de Whats foram copiadas.

Onyx
Reunião secreta comandada por Onyx na segunda-feira, inclusive com a presença de testemunhas e autoridades ligadas à GEAP, que só foram até a Casa Civil desde que mantido tudo sob sigilo, vazou apenas uma hora depois.

Moro e Onyx estão irritadíssimos e querem identificação e responsabilização dos criminosos.

Pode sair forte devassa na GEAP. Jornalista pede demissão de Santos Cruz.


A GEAP Autogestão em Saúde, nova denominação da GEAP Fundação de Seguridade Social, fundação de direito privada pouco conhecida, riquíssima e com ampla capilaridade no País, subordinada na prática ao governo federal.

Ao lado, general Figueiredo.

Nas novas denúncias que faz hoje no seu blog a respeito de corrupção na GEAP, o jornalista Donny da Silva envolve o general Santos Cruz e diz que Olavo de Carvalho tem razão ao pedir a cabeça do ministro.

Na edição de hoje, ele faz denúncias circunstanciadas, listando números de contratos, nomes e valores.

Ele quer que Onyx e Bolsonaro tomem imediatamente estas medidas:

Demitir Santini do cargo de Secretário-Executivo da Casa Civil
Exonerar o General Ricardo Figueiredo da Diretoria-Executiva da GEAP
Demitir Marcus Lima Franco, presidente do CONAD da GEAP
Pedir à PF para fazer uma ampla investigação sobre o vazamento da reunião secreta
Exonerar o General Santos Cruz por razões óbvias
Não dá para o ministro Onyx manter dentro de seu gabinete alguém que já provou não ser confiável. Se Onyx não demitir, será a prova de que o ministro já se tornou refém de um complô para desestabilizá-lo e ajudar amigos políticos através de cargos e contratos vantajosos na bilionária GEAP. E se Bolsonaro não agir, logo teremos uma nova Petrobras envolvida em escândalos ainda maiores. No caso, a GEAP, que desde que foi entregue aos políticos do PP, não para de produzir escândalos.

Leia muito mais na nota abaixo.

Jornalista volta a denunciar número 2 da Casa Civil


O jornalista diz que ele, autoridades e testemunhas correm risco pelo vazamento dos termos da reunião secreta realizada por Onyx.

O jornalista Donny Silva, que assina o blog de informações e opiniões políticas mais aclamado de Brasília, denunciou hoje que estava presente na reunião secreta realizada na segunda-feira no gabinete do ministro Onyx Lorenzoni e cujos termos vazaram apenas uma hora depois do encerramento das discussões. A reunião foi convocada para apresentação de  denúncias de corrupção, assédio moral,  assédio sexual, nepotismo, superfaturamento, tudo envolvendo gestores da GEAP, nomeados em 2016 por influência do senador Ciro Nogueira e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líderes também do Centrão.

O governo Bolsonaro mudou o diretor Executivo do GEAP, anunciando o nome do general Ricardo Figueiredo, que esta manhã teria encontro com Onyx, mas Donny Silva conta que o general, que é ligado ao  ministro Santos Cruz, não mudou nada. Foi Ricardo Figueiredo quem soube do vazamento.

O autor do vazamento seria o número 2 da Casa Civil, José Vicentini, filho também de general e amigo de Santos Cruz.

CLIQUE AQUI para ler a extensa e corajosa denúncia feita hoje pelo blog.


Artigo, Gazeta do Povo - O novo socorro aos Estados

Mansueto Almeida.

Enquanto o relator da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), decide se mantém estados e municípios no projeto ou se os retira, o governo Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional na terça-feira, dia 4, um projeto de lei complementar que trata de uma ajuda a estados em apuro fiscal. O texto, formalmente denominado Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF), já ficou conhecido como Plano Mansueto, em referência a Mansueto Almeida, secretário do Tesouro Nacional, e exigirá dos estados que realizem operações de ajuste para que possam ter acesso a novas operações de crédito garantidas pelo Tesouro.

O projeto estipula uma lista de oito medidas, das quais os estados interessados em aderir – e também os municípios, mas apenas a partir de 2021, quando começam novos mandatos de prefeitos – terão de realizar pelo menos três. Elas incluem programas de privatizações e concessões (por exemplo, na área de saneamento básico), redução de benefícios fiscais já existentes e proibição de adotar novas medidas similares, a implantação de um teto de gastos semelhante ao que vale para o governo federal, e reformas contábeis para melhorar a gestão financeira.

Os estados continuam sua farra fiscal contando que, mais cedo ou mais tarde, o governo federal virá em seu socorro

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, William Waack, Estadão - A arrancada de Bolsonaro

A falência do sistema político coloca o presidente num dilema fundamental

O mundo político preocupado em encontrar uma ampla saída para a crise desistiu de imaginar que a relação entre os Poderes possa ser fundamentalmente distinta da atual. O presidente Jair Bolsonaro oscila entre tapas e beijos no trato com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, postura difícil de se chamar de “conduta tática” (se é que existe um objetivo estratégico). É simplesmente ao sabor dos acasos quase diários da política cotidiana. Portanto, de baixa previsibilidade.

Ocorre que é o nó político que precisa ser desatado quando se pensa em qualquer questão fundamental: gastos públicos, reforma tributária, insegurança jurídica. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ao vivo, STF retoma julgamento sobre venda de estatais sem aval do Congresso

Servidores gaúchos poderão descontar 22% do salário para garantir aposentadoria pelo teto do INSS

O governador Eduardo Leite, que hoje resolveu apoiar o manifesto dos governadores pela inclusão dos Estados e municípios na PEC da Previdência, mas repeliu o uso da expressão "repúdio aos deputados", ainda não tem Plano B para o caso de insucesso na tentativa.

O problema é que os servidores estaduais já pagam 14% para contribuição social e suas aposentadorias estão limitas ao teto do INSS.

O governador não quer nem ouvir falar em elevar de 14% para 22% o total pago pelos servidores.

Opinião do editor - A proposta de mudanças na legislação do trânsito não merece sequer examinada

O editor tem posição totalmente contrária às mudanças propostas pelo governo brasileiro no âmbito do Código do Trânsito Brasileiro.

As flexibilizações anunciadas vão na contramão do que vem editando e anunciando o governo em relação ao combate ao crime organizado, a corrupção e à auto-proteção dos cidadãos.

As regras atuais previstas no CTB, só prejudicam os infratores, mas beneficiam os cidadãos de bem, exatamente os que não colocam em risco a vida dos outros e a sua própria vida.

O projeto entregue ao Congresso deveria ser devolvido sem exame.

A quem serve este tipo de proposta ?

Fundação Thiago Gonzaga, Porto Alegre, tira manifesto contra mudanças no Código de Trânsito Brasileiro


A Fundação Thiago Gonzaga, Porto Alegre, tirou o seguinte Manifesto pela Vida, no qual se insurge contra o Projeto de Lei encaminhado pelo governo Bolsonaro, propondo mudanças no Código de Trânsito Brasileiro coloca o país na contramão do mundo.

Diz o manifesto:

O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo: anualmente são mais de 45 mil pessoas que perdem a Vida no país e outras 300 mil feridas, mutiladas e muitas incapacitadas pelas sequelas causadas pelos acidentes. E, mesmo com esses números alarmantes, as mudanças propostas para o Código de Trânsito Brasileiro pretendem flexibilizar as normas que já estão em vigor. As conquistas arduamente construídas ao longo destas duas décadas desde a entrada em vigor do CTB – e que precisam ainda evoluir muito para tirar nosso país do ranking da morte – vão sofrer um retrocesso e recrudescer ainda mais esta verdadeira guerra que assistimos nas ruas e estradas brasileiras.

Entre as mudanças previstas no projeto de lei, está a ampliação de 20 para 40 pontos do limite para suspensão da carteira de habilitação.

CLIQUE AQUI para ler todo o texto. Vale a pena ler

Senado liberaliza serviços ao aprovar novo Marco Legal para o Saneamento

O novo Marco Legal para o Saneamento Básico no Brasil foi aprovado, em votação simbólica, pelo plenário do Senado na manhã desta quinta-feira. Apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o texto dá sinal verde para a exploração dos serviços de saneamento pela iniciativa privada. O PL 3.261/2019 foi apresentado na última segunda-feira a fim de substituir a Medida Provisória (MP) 868/2018 sobre o mesmo tema, que perdeu a validade antes de ser votada na Câmara. A matéria agora segue para análise dos deputados.

Além de abrir o caminho para a iniciativa privada, o texto estabelece o fim da exclusividade das empresas estatais na atividade e propõe cronograma para os municípios que ainda têm lixões trocá-los por aterros sanitários. A Agência Nacional de Águas (ANA) terá a responsabilidade de estabelecer as normas de referência para o setor. Além de "buscar a universalização", as regras devem "estimular a livre concorrência e a sustentabilidade econômica na prestação dos serviços".

Empresas privadas poderão operar através de licitações.

CLIQUE AQUI para examinar a íntegra da proposta original.

Conta de propaganda da rede Casa Maria passa para a agência gaúcha Moove

Meneghetti é o do centro. Ao lado dele estão José Fuscaldo (à esquerda) e Vieira da Cunha, os fundadores. Vieira da Cunha não está mais na empresa.

A agência de publicidade Moove, de Porto Alegre, acaba conquistar a conta da rede de varejo Casa Maria, que congrega 27 lojas especializadas em houseware.

A agência vai trabalhar no posicionamento e na comunicação integrada, no desenvolvimento dos ambientes on e off line da marca e na reestilização visual da rede.

O que disse sobre o novo negócio, esta tarde, ao editor, Alberto Meneghetti, sócio-diretor e head de New Business da Moove:

- A Casa Maria é um sonho para o portfólio de qualquer agência. Para a Moove, em especial, a conta vem fortalecer o nosso núcleo especializado em varejo. Estamos muito felizes em sermos parceiros e poder contribuir para o crescimento dessa grande rede

Casa Maria
Em julho de 1996, foi fundado o primeiro Bazar Casa Maria, na Avenida Assis Brasil, em frente à igreja Cristo Redentor, na Zona Norte de Porto Alegre. Há mais de 20 anos, o número de lojas vem expandindo e hoje são 27, distribuídas em 16 municípios.
A rede oferece aos clientes cerca de oito mil itens, com um mix completo de houseware, composto por utilidades domésticas, brinquedos, objetos de decoração e linha pet.

Ministro Mandetta conhecerá, amanhã, as novas obras da Emergência e da Neurologia do Cristo Redentor, Porto Alegre

O GHC é um dos poucos órgãos federais do RS que já mudou de diretoria.

O ministro da Saúde, Luiz Mandetta, visitará nesta sexta, 16h30min, o Hospital Cristo Redentor, integrante do Grupo Hospitalar Conceição. Ele conhecerá as obras da Emergência e também a ala de Neurologia.

O editor soube esta tarde que depois da visita, Mandetta falará no auditório do Cristo, que faz atendimento 100% pelo SUS.

Acompanharão o ministro a diretoria do GHC: André Cecchini, CEO; Francisco Zancan Paz, diretor técnico, e Claudio Oliveira, diretor Administrativo e Financeiro

Artigo, Telma Mathilde Renner - Qual é a do governador Eduardo Leite ?

- A autora é empresária em Gramado, RS.

Votei no  Sartori, sem convicção,  bem intencionado, mas totalmente sem firmeza. Querendo agradar a todos ,  nada saiu  do chão.  Confesso, que até estava  torcendo um pouco para  que o Leite ganhasse. Cara jovem, cabeça arejada, viajado, novas idéias...

Já no  seu primeiro ato, fiquei bem apreensiva. Aumentar o tamanho do Estado, quebrado, que paga funcionários a prestação, criando mais  três secretarias ?!  Tá bom, pensei: é o começo, um deslize.  Eu aqui, pagando pra ver.
  
Certamente ele é articulado como dizem, pois conseguiu aprovar a PEC da Privatização, imprescindível  para “despiorar”  (só inventando termos como "despiorar", para conseguir  descrever a situação do RS).

 Viagem  aos Estados Unidos para novos negócios ? Ótimo!  Filmezinho bonito divulgando a extensa  quilometragem viária do RS, a UFRGS como uma das melhores universidades, pujante parque industrial,  ok.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Jaguarão e Uruguaiana já podem implantar seus free shops de rua

Sairão em Jaguarão e em Uruguaiana, cidades do RS, os dois primeiros free shops de rua brasileiros.

A autorização acaba de ser concedida pela Receita Federal.

As operações são o Caraballat, em Jaguarão, e o Duty Free Shop, em Uruguaiana. 

A autorização formal sairá amanhã no Diário Oficial.

32 municípios brasileiros de fronteira foram autorizados a abrir lojas livres de impostos.

Dica do editor - Apple melhora realidade aumentada,

As novidades só estarão disponíveis nos aparelhos mais recentes

Os programas requerem grande processamento de inteligência artificial e por isso estarão presentes apenas nos smartphones e tablets com processadores de última geração.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Neymar vaza vídeo que mostra agressão da modelo contra ele

Esta manhã vazou vídeo que mostra Neymar sendo agredido pela modelo que ele levou para Paris com o objetivo de fazer sexo.

A modelo concedeu entrevista ao jornalista Cabrini, SBT, confessando que queria ir para a cama com o jogador, mas que repeliu-o quando ele não quis usar camisinha, sendo então agredida e estuprada.

Esta manhã, Mastercard rescindiu o contrato de publicidade que tinha com Neymar. O jogador está internado num hospital de Brasília (leia nota abaixo).

Veja o vídeo da agressão feita pela modelo (ela e ele estavam gravando tudo):

 

Só 11 dos 39 deputados do PP apoiam 100% a PEC da Previdência

O PP está a cada dia que passa mais perto do Centrão, o grupo de deputados fisiológicos que cria dificuldades para obter facilidades do governo.

Pesquisa feita pelo Partido e vazada para alguns jornalistas, mostra o seguinte:

- Entre os 39 deputados, 11 são a favor da proposta enviada pelo governo; 3 são contrários e 25 são parcialmente contra.

É isto.

PP e Centrão parecem cada que passa uma coisa só.

O Brasil e os brasileiros que se danem, quando se trata de buscar vantagens.

No senado, o quadro é melhor.

Artigo, Renato Sant'Ana - Ouvinte

Quem ouve rádio, como este escriba, escuta muita besteira. Bem, a frase está mais errada que certa. Mas esclareço depois.
          
Como de hábito, ao café da manhã, o rádio estava ligado. Num programa "interativo", como são todos hoje em dia, isto é, que conta com a participação ativa dos ouvintes. Daí o apresentador leu no ar a mensagem remetida por um de seus interativistas costumeiros, que dizia: "Será que alguém que tenha um neurônio funcionando ainda acredita que este 'bananão' tem jeito?". Explico. Era o lugar comum de maldizer o Brasil, o nosso amado "bananão". Já não importa o objeto de sua revolta
        
Fiquei pensando. Ora, todos os dias, por toda parte, alguém fala que este país não tem mais jeito. Será? 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Apple faz lista para melhores aplcicativos para Iphone

Saiba de que modo a Apple elabora lista dos melhores aplicativos para Iphone no ano.

Bolsonaro ignora recomendações e pilota jet sky no rio Araguaia, Goiás

Ao contrário do que chegou a anunciar o GSI, que recomendou o cancelamento da viagem de Bolsonaro a Aragarças, ontem, com medo de atentado, o presidente acabou viajando e até pilotou jet sky no conhecido rio de Goiás.

Veja tudo:

Juiz intima Bolsonaro para depor sobre atentado que sofreu em Minas

O presidente Jair Bolsonaro foi intimado a prestar depoimento sobre a facada que levou durante ato de campanha –enquanto ainda era candidato à Presidência– na cidade de Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro do ano passado.

A intimação é assinada pelo juiz Bruno Saviano, da 3ª Vara da Justiça Federal de Juiz de Fora. 

Lula cumprirá semi-aberto como qualquer bandido cumprindo pena

Quando o STJ conceder prisão em semi-aberto para o prisioneiro por corrupção Lula da Silva, o que acontecerá a qualquer momento (Lula cumpriu 1/6 da pena e tem direito ao benefício concedido a bandidos), caberá à juíza federal Carolina Lebbos, Vara de Execuções Criminais de Curitiba, impor as regras.

Carolina Lebbos é durona com Lula e não costuma fazer vista grossa.

Lula será tratado como qualquer bandido para o qual é concedido semi-aberto, mas poderá sair de dia para trabalhar (terá que provar oferta de trabalho), recolhendo-se à noite.

A juíza poderá permitir a transferência do líder das esquerdas para SP.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra das provas testemunhais e materiais relacionadas com os crimes cometidos por Lula.

Dica do editor - Estes são os Países que oferecem estudo gratuito para estrangeiros


Saiba quais são os países que oferecem oportunidades gratuitas de estudo ou com preços bem baixos.

CLIQUE AQUI para ler.

Dica do editor - Mercado de imóveis: saiba exatamente como são as medidas de alívio anunciadas pela Caixa

As decisões de ontem da Caixa Federal sobre renegociação de dívidas e redução das taxas de juros, irão certamente conceder maior fôlego para o mercado imobiliário.

Se você quiser examinar com correção todos os dados e decisões, basta clicar no link a seguir.

CLIQUE AQUI para saber tudo.

Queda nos preços das commodities ajuda a derrubar a inflação, diz Banco Central

O IC-Br (Índice de Commodities – Brasil) retraiu aproximadamente 2% na passagem de abril para maio. O indicador, divulgado pelo Banco Central, mensura os preços das commodities em reais. A retração na margem, a primeira desde janeiro, resulta principalmente do recuo de preços de bens agropecuários e metálicos, enquanto os de energia ficaram praticamente estáveis na margem. O IC-Br acumula recuo de 0,34% nos últimos doze meses.

Com estes números, economistas como os do Bradesco, indicam que o viés para a projeção atual de IPCA para 2019 (de 4,0%) é baixista.

Bolsonaro passará o dia em visita oficial à Argentina

O presidente Jair Bolsonaro passará o dia em Buenos Aires, em sua primeira visita oficial à Argentina.

Os gaúchos, mais uma vez, ficam de fora da comitiva brasileira, porque preferiram o Chile, que nem de longe tem a importância da Argentina.

Bolsonaro viaja com sete ministros.

Jornais como Clarin, chamam a atenção para o fato de que a visita ocorre em plena campanha eleitoral e pode fortalecer o presidente Macri, que é candidato à reeleição.

As 11h, horário da Argentina, Bolsonaro e Macri terão o primeiro encontro.

A visita oficial inclui contatos também com os presidentes do Senado e da Câmara.

CLIQUE AQUI para ler reportagem com informações abundantes sobre a programação de Bolsonaro.

Conheça todos os dados do Atlas da Violência

Os dados não registram números de 2018 e 2019. Nos primeiros meses deste ano, os números despencaram enormemente, tudo em função do Efeito Bolsonaro.

Foram registrados 65.602 assassinatos no Brasil, em 2017, segundo o Atlas da Violência, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado ontem. 

Esse é o maior nível histórico de letalidade violenta intencional no país, que atingiu uma taxa de 31,6 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. O documento sinaliza que esse cenário pode ter sido influenciado pela guerra de facções criminosas, mas os principais fatores foram os desmandos do governo Dilma (corrupção, recessão e má gestão).

CLIQUE AQUI para examinar a íntegra do trabalho do Atlas da Violência

Assembleia do RS já está velando o ex-deputado Rospide Neto, MDB

Começou há pouco, as 8h, o velório do ex-deputado Rospide Neto, MDB. A cerimônia ocorre no Salão Júlio de Castilhos, Assembleia do RS.

As cerimônias fúnebres foram agendadas para as 14h.

Drogados já podem ser internados à força, diz nova lei federal

O presidente Bolsonaro sancionou, ontem, lei que autoriza internações à força de dependentes químicos.

A lei foi aprovada pelo Congresso.

CLIQUE AQUI para conhecer o inteiro teor da nova lei.

Cabify reduz em 20% suas tarifas em Porto Alegre

A partir de hoje, o aplicativo Cabify passou a aceitar dinheiro nos serviços em Porto Alegre, menos nas madrugadas.

E também reduziu suas tarifas em 20%.

Jerônimo Goergen exige lista de deputados beneficiados por liberação extra de emendas parlamentares

Na carta, Jerônimo Goergen não oferece a Onyx a oportunidade de desmentir a informação da Folha, que tem se especializado em atacar o governo Bolsonaro.

O deputado gaúcho Jerônimo Goergen, PP, que mantém posição bastante crítica em relação ao governo Bolsonaro, resolveu dar crédito a reportagem de ontem da Folha de S. Paulo e encaminhou ofício ao ministro Onyx Lorenzoni, tudo para pedir a lista dos deputados que receberam oferta de emendas parlamentares extras para votarem a favor da reforma da Previdência. O valor seria de R$ 1o milhões por semestre, até 2020, conforme  reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo;.

O jornal não citou fontes e nomes, repercutindo boataria.

O deputado também não sabe nomes e nem fontes, mas quer saber da lista, porque teme que todos os deputados sejam marcados como beneficiários.

Bolsonaro visita Neymar no hospital e volta a dar apoio ao jogador

O presidente Bolsonaro visitou Neymar ontem a noite. Foi no Hospital Horne.

Esta foi a segunda demonstração de apoio do presidente ao jogador.

Neymar sofreu uma entorse no joelho, tudo durante amistoso com a seleção do Qatar. Foi aos 20 minutos de jogo.

Leite diz que RS poderá desistir do RRF e adotar o Plano Mansueto

No ano passado, depois de eleito, mas não empossado, Leite desautorizou a assinatura de pré-acordo no âmbito do RRF e fez deputados aliados não aprovarem a privatização de estatais, praticamente impedindo o prosseguimento das negociações de Sartori com Temer.

Ao lado, Sartori e Temer. Sartori já tinha acertado tudo com Temer e ambos assinariam o pré-acordo. Ele saiu magoado com Leite e com os deputados do PSDB.

Um dia depois da publicação do “Plano Mansueto” (Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e  Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal) que estabelece a possibilidade de acesso a financiamentos avalizados pela União, para estados endividados, o governador Eduardo Leite anunciou que o governo do RS poderá abandonar a proposta de adesão ao RRF dos Estados e aderir ao novo programa.

Desde o último ano do governo Sartori, o RS tenta e não consegue enquadramento no RRF.

Eduardo Leite fez a declaração no Chile , de onde retorna hoje. No final de semana, falará sobgre isto  com os secretários Leany Lemos (Planejamento) e Marco Aurélio (Fazenda) para detalhar o projeto. 

A proposta do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, não obriga estados a privatizarem, apenas incentiva.

RS terá outro dia de sol e temperatura amena nesta quinta-feira

Porto Alegre, 8h30min, 12 graus
Gramado,10 graus

O sol já predomina no RS, acompanhado de nuvens altas na maioria das regiões.

Faz frio no começo do dia, mas a tarde será bastante agradável e terá temperatura acima da média de junho com máximas até 5ºC acima do que este tipo de mês costuma apresentar.

As temperaturas mínimas chegaram, hoje, a 3°C em São José dos Ausentes.

Em Porto Alegre, os termômetros oscilarão, hoje, entre 10°C e 24°C.

A madrugada de ontem, quarta-feira, foi a mais fria até agora no ano em Porto Alegre, na região metropolitana e no interior gaúcho. E, pelo segundo dia seguido, São José dos Ausentes teve temperatura mínima na casa de 0ºC. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/