Candidato de Uribe sendo eleito com 69,18% dos votos

O site do jornal El Tiempo, de Bogotá, está fornecendo em tempo real a apuração das eleições de hoje da Colômbia. Até minutos atrás, vencia com ampla maioria o candidato do presidente Uribe, o ex-ministro da defesa Juan M. Santos. Veja o resultado:

Santos, 2.272.878 votos, 69,18%
Antanas Mockus, 898.902 votos, 31,02%

Consulte a todo momento
www.eltiempo.com

Colombianos esolhem hoje seu novo presidente

A Colômbia começou às 8h locais (10h de Brasília) a votação do segundo turno de suas eleições presidenciais. Quase 30 milhões de colombianos escolherão o sucessor do atual e popular presidente Alvaro Uribe, em uma votação na qual o favorito é seu herdeiro político, o ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, que enfrentará o independente Antanas Mockus.

. Aos 58 anos, Santos por pouco não venceu no primeiro turno, em 30 de maio, quando recebeu 46,6% dos votos. Seu concorrente é ex-prefeito de Bogotá (1995-97 e 2001-04). Mockus, também com 58 anos, do Partido Verde, obteve 21,5% dos votos.

. Segundo a última pesquisa anterior ao segundo turno, do instituto Invamer Gallup, Santos ganharia com 65,1% dos votos, contra 28% de Mockus.

Serra acusa governo de lotear e tolerar corrupção em órgãos federais

Clipping
Folha online - 19 de junho

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou o governo federal de lotear e ser leniente com a corrupção nos Correios e na Funasa (Fundação Nacional de Saúde), cujas cúpulas foram indicadas pelo PMDB.
Em entrevista ao programa "Roda Viva" da TV Cultura, gravada neste sábado, ele afirmou que o presidente Lula entregou os órgãos a aliados e agora não pode trocar seus dirigentes.
O tucano protestou contra "a vergonha que se fez na Funasa", que é subordinada ao Ministério da Saúde.
"O ministro da Saúde não indicou o presidente da Funasa. Resultado: corrupção que não acaba mais", atacou. "Fez-se um loteamento até o detalhe. Eu tinha, como ministro da Saúde, impedido isso".
Ele disse que, se eleito, acabará com o loteamento da administração federal:
"Nunca abriria caminho para turbinar a corrupção dessa maneira".
Ao comentar a crise nos Correios, Serra disse que Lula sofre constrangimento para não demitir o presidente do órgão, Carlos Henrique Custódio.
"[Lula] não pode agora mexer nos Correios", afirmou o candidato. "Isso é uma das piores coisas que existem no Brasil hoje em dia", disse, referindo-se ao loteamento de cargos.

. A entrevista no programa "Roda Viva" (no RS, canal 7, TVE) vai ao ar na segunda-feira.

Debates na TV terão só sete candidatos

A eleição para a presidência da República este ano terá a participação de 13 candidatos, mas apenas sete terão o direito de falar sobre suas propostas políticas em emissoras de rádio e TV.

. Segundo o TSE, as regras para debates políticos só se aplicam às emissoras de televisão e rádio, já que são concessões do Estado. A internet e os jornais impressos também poderão promover debates, porém não estão sujeitos à limitação de número de candidatos presentes.

Dilma diz que "vazamento de dados de tucano é com a Receita"

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse ontem que cabe à Receita Federal explicar como vazaram dados fiscais de Eduardo Jorge Caldas Pereira, vice-presidente nacional do PSDB. A Folha revelou na edição de ontem que saíram diretamente dos sistemas da Receita as declarações de bens e renda de Eduardo Jorge que fazem parte do dossiê levantado pelo "grupo de inteligência" da pré campanha de Dilma Rousseff (PT) contra tucanos. A petista voltou a negar envolvimento de seu comitê eleitoral com os documentos.

. Já a bancada do PSDB no Senado vai pedir aconvocação do secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, para explicar o vazamento de dados fiscais de Eduardo Jorge Caldas Pereira, vice presidente do partido.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/