Artigo: "Pede o boné, Tarso !"

Clipping / IstoÉ/Terra / Segunda-feira, 9 de março.

Pede o boné, Tarso
Leonardo Attuch

attuch@istoe.com.br

Ao não condenar os assassinatos do MST, ele perdeu toda a condição de ser ministro.

O que se espera de um ministro da Justiça? Se o ministro da Pesca deve ao menos saber colocar uma minhoca num anzol, o mínimo que se espera de um chefe da Justiça é que ele tenha noções básicas de... Justiça. Parece óbvio, elementar e até mesmo ululante, como diria Nelson Rodrigues, mas o nosso ministro, Tarso Genro, deu a demonstração mais completa de que desconhece esse conceito.

Dias atrás, ao ser questionado sobre quatro assassinatos cometidos barbaramente pelo Movimento dos Sem Terra, numa chacina em Pernambuco, Tarso Genro afirmou que o movimento pretensamente social apenas adota táticas "arrojadas" na busca dos seus objetivos. Nenhuma palavra de condenação, luto ou mesmo de solidariedade em relação às vítimas.
Consta que na juventude Tarso Genro foi um radical militante comunista, adepto da revolução bolchevique. Com o passar dos anos, teria vindo a maturidade e, com ela, algum equilíbrio e uma certa sabedoria. Na família, o gene maluquinho continuaria se manifestando apenas na filha Luciana Genro, deputada federal pelo PSOL. Mas quem sai aos seus não degenera, já dizia o provérbio. A filha é o espelho do pai. Ou, quiçá, o pai é o espelho da filha.
No episódio do MST, Tarso Genro deixou claro que não enxerga a Justiça como um valor absoluto, mas sim como uma mercadoria subordinada às suas preferências e convicções políticas. Que petistas tolerem pequenos pecados, como um mensalão aqui e um dossiezinho acolá, tudo bem. Já estamos acostumados. Mas passar a mão na cabeça de quem executa uma chacina a sangue-frio, estando sentado na cadeira de ministro da Justiça, é demais. Só faltou vestir de vez o boné dos sem-terra.

O presidente Lula, que já chegou a usar o bonezinho numa cerimônia no Palácio do Planalto, classificou os assassinatos como "inaceitáveis". Se sua palavra for levada ao pé da letra, deve-se entender que é também inaceitável a permanência de Tarso Genro como ministro da Justiça. Sendo assim, Lula tem algumas opções. Pode dar uma de capitão Nascimento e ultimar ao seu ministro um "pede pra sair". Se quiser ser ameno ou diplomático, pode sugerir a ele que peça o boné e vá pescar num arroio qualquer. Ou, quem sabe, que vá plantar alfaces em alguma terra improdutiva do Rio Grande do Sul. Com Tarso, o Brasil está virando terra sem lei.

Procurador Geral da República diz que não há nada contra Yeda

Não existe qualquer áudio, video ou documento que de forma direta ou indireta implique a governadora Yeda Crusius em ocorrências de caixa 2 na campanha eleitoral ou no uso de recursos públicos.

. Isto foi o que disse no final da tarde desta segunbda-feira o chefe do Ministério Público Federal, o procurador Geral de Justiça, Antonio Fernando de Souza, durante encontro que manteve em Brasília com o secretário de Transparência do governo do RS, Otaviano Brenner de Moraes, e o subchefe da Casa Civil do Piratini, o ex-chefe da PGE do RS, Francisco Luçardo.

. A declaração desmoraliza as denúncias sem provas que foram feitas em Porto Alegre pela deputada Luciana Genro e Pedro Ruas, que garantiram várias vezes que áudios, fitas e documentos comprovadores das suas acusações estão em poder do MPF. O MPF, provocado em Porto Alegre e Brasília, deixou claro que são mentirosas as denúncias.

. As evidências de que Genro e Ruas mentem, conduzirão à constatação de que um dossiê do tipo Carta Brand, falsa, foi montado para incriminar o PSDB, empresários e Yeda. Isto quer dizer que a armação tem outra fonte e pode ser encontrado noutro local, bem mais fácil de identificar. Resta saber se Genro, Ruas e o PSOL trabalharam no caso com ingenuidade, foram inocentes úteis ou são cúmplices.

. O procurador Geral, Antonio Fernando de Souza, referia-se ao âmbito do Ministério Público Federal, do qual é chefe no Brasil. Cabe a ele, exclusivamente, representar junto ao STF e ao STJ, contra autoridades públicas do gênero de governadores, ministros, presidente, senadores e deputados, porque todos detêm foro privilegiado.

. Caso o MPF, mesmo no RS, possuísse áudios, videos ou documentos comprometedores, capazes de representar crimes cometidos pela governadora, o caso iria compulsoriamente para as mãos do procurador Geral da República, o que não aconteceu. No dia 19 de fevereiro, em Porto Alegre, o MPF já havia tirado declaração igual. Na semana passada, o ex-secretário da Fazenda, Aod Cunha, obteve um documento de sentido idêntico, o que automaticamente se estendia para a governadora Yeda Crusius e os demais acusados pelo PSOL.

- Nesta terça-feira, seguindo a escalada de ações destinadas a encurralar o PSOL, o governo estadual buscará resposta do Ministério Público Eleitoral ao seu pedido para acompanhar as investigações que a Polícia Federal começou a fazer sobre as denúncias de uso do caixa 2 por parte do PSDB do RS nas últimas eleições.

SAIBA O QUE É A CARTA BRANDI
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_jk/htm/JK_rumo_a_presidencia/O_dificil_caminho_de_uma_candidatura.asp

Presidente da Corsan é libertado. Empresários sequestradores foram presos.

O presidente da Corsan, RS, Mário Freitas, foi libertado neste momento. Ele foi rendido por um casal armado e resultou confinado no seu gabinete, onde negociou com os dois invasores.

. O editor falou com Freitas pelo celular. Ele parecia calmo, falou pouco, mas contou a história em detalhes, aparentemente sem temer seus sequestradores. O que deu para entender é que o presidente atendeu um fornecedor que reclamava diferenças a receber, no valor de R$ 180 mil. A conta da empreteira foi questionada pela Corsan e estava sendo auditada. Os sequestradores só concordaram em se render e libertar o presidente depois que este mandou transferir o pagamento para a conta do fornecedor. A transferência foi feita pela Internet.

- A polícia cercou o prédio onde funciona também o Banrisul e chegou aos andares da Corsan.

- O pagamento exigido pelo fornecedor foi inútil, porque o valor será bloqueado hoje mesmo por ordem da Corsan.

Chegou a hora de restabelecer o império da lei

A reportagem de capa da revista Veja deste final de semana é devastadora. A revista escolheu um título exemplar: “Sem Limites”. A reportagem expõe com crueza invulgar os atos criminosos desenvolvidos pelo delegado Protógenes Queiroz e seus parceiros dentro e fora da Polícia Federal e da Abin. O delegado foi o chefe da investigação da Operação Satiagraha. Ele usou em vão o nome do presidente Lula, bisbilhotou a vida do ex-ministro Zé Dirceu, a quem tratava como Zeca Diabo, mas além disto devassou a intimidade da família do próprio Lula, grampeou os telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal, perseguiu advogados e fotografou a ministra Dilma Roussef nos seus encontros amorosos em Brasília. Tudo isto está na reportagem de capa de Veja, que reproduziu documentos oficiais da própria Polícia Federal.

. Cabe ao Legislativo, ao Judiciário e ao Executivo, restabelecerem o império da lei no Brasil. Se não fizerem isto, só restará ao povo ordeiro o apelo às armas.

. A democracia brasileira corre grave risco. Ela está sendo emasculada por um governo que transige diariamente com os bandidos.

. O que ocorre neste momento é a desordem institucional, onde homens comuns, como Stédile, ou agentes públicos, como Protógenes, agridem a lei e a ordem, sem limites. Num ambiente deste tipo, ninguém pode se sentir seguro. Isto inclui o cidadão comum e a mais alta autoridade.

. Apenas delinqüentes políticos ou não, conseguem sobreviver neste tipo de sociedade corrompida – até que estabeleçam a nova ordem criminosa. Este tipo de gente, uma lista que inclui Protógenes, Luciana e Pol Pot, considera que usar meios ilegais, imorais e anti-éticos para alcançar determinado fim, são aceitáveis, desde que estejam em jogo o que eles consideram os melhores interesses do povo. O comunismo e o nazi-fascimo, provaram a que extremos este tipo de pensamento e de ação criminosos pode conduzir ao desastre os destinos de uma sociedade, de um País ou do mundo. Um dos personagens mais investigados pelo delegado da Polícia Federal foi o ex-ministro José Dirceu, que ontem disse em Porto Alegre que temeu ser preso por Protógenes Queiroz.


. O material clandestino – 63 fotografias, 932 arquivos de áudio, 26 arquivos de vídeo e 439 documentos em texto – foi apreendido em novembro do ano passado pela Polícia Federal e estava armazenado em um computador portátil e em um pen drive guardado no apartamento do delegado no Rio de Janeiro.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Banif e Bibi negam contratos com derivativos

O Banco Banif e a Bibi Calçados, do RS, avisaram nesta segunda-feira a esta página que não têm e nunca tiveram negócios na área de derivativos.

. “Isto quer dizer que jamais poderíamos ter sido protagonistas de qualquer embate judicial”, disse ao editor o homem de derivativos do Banif, Níveo Celso Afonso.

. A notícia chegou a sair em alguns jornais e foi reproduzida nesta página, mas sem que fossem ouvidos Bibi e Banif.

- Os problemas de 200 empresas calçadistas gaúchas com derivativos e falta de crédito, foram responsáveis pelo restabelecimento do programa Revitaliza, que alcança financiamentos com juros em torno de 8,5% ao ano.

Governo gaúcho reclama falta de investimentos rodoviários federais

A governadora Yeda Crusius vai cobrar do governo federal os investimentos que ele prometeu para o RS. Nem projeto têm as seguintes obras rodoviárias federais anunciadas: BR-392, Pelotas-Rio Grande/ BR-448, Estrada do Parque/ BR-116, Porto Alegre-Pelotas? BR-290, Porto Alegre-Pantano Grande.

. Incluídos no PAC, aindam mesmo as obras do Trensurb, mas ao longo dele, apenas um dos quatro viadutos da BR-116, enquanto que a BR-101 caminha a passos de tartaruga. A duplicação Torres-Osório, prometida para dezembro de 2008, talvez saia em 2012, já no governo Serra.

. O PAC virou um grande factóide em todo o País

. Ao fustigar e liquidar com 1/3 dos investimentos privados previstos pelo Duplica RS, o ministro dos Transportes prometeu dinheiro para as estradas federais do Estado.

- Yeda quer compensações pelas intervenções desastradas do ministro Alfredo Nascimento e equivalência diante do que começou a fazer o próprio governo estadual.

Lide Sul trará Viviane Sena a Porto Alegre

Será no dia 27 de abril o primeiro evento deste ano do grupo Lide Sul, que tem sede em Porto Alegre. Vai falar Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. A secção Lide do Sul foi criada no dia 19 de maio do ano passado, num evento realizado no Country. Seu diretor Executivo é o gaúcho Gustavo Leipnitz Ene. O editor esteve nesta segunda-feira com Ene.

. O grupo Lide nasceu em São Paulo, há cinco anos, pelas mãos de João Dória Júnior, que apresenta o programa Show Business, na Band, e criou o Fórum Empresarial.

. O objetivo de João Dória Júnior é reunir empreendedores para permitir relações empresariais e discutir temas de nível nacional. Os mil associados ao Lide podem participar de qualquer evento das seções de São Paulo, Rio e Porto Alegre.

Site:
www.lidebr.com.br E-mail: gustavo@lidesul.com.br

Simples Gaúcho: Zulke promete o que não pode. Quem acredita ?

Até o office boy mais modesto da Assembléia do RS sabe que deputados não podem apresentar projetos prevendo redução ou aumento de alíquotas do ICMS.

. O experiente deputado Ronaldo Zulke sabe que é assim, mas apesar disto insistiu em turbinar novamente o Simples Gaúcho.

. A quem quer enganar o deputado do PT ?

. Como líder do governo Lula na Assembléia, o deputado Ronaldo Zulke faria mais caso propusesse mais renúncias fiscais à primier Dilma Roussef.

Fogaça intensifica ação por linha 2 do Metrô

Se depender do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a medida provisória criando o cadastro positivo irá esta semana para a Câmara. Atualmente existe apenas cadastro negativo.

. O cadastro é um banco de ados com informações sobre os bons pagadores. Quem estiver na lista, pagará juros menores.

- A informação foi passada ao editor por um empresário gaúcho que esteve na semana passada com Mantega.

Corsan quadruplica lucro líquido em apenas um ano

Subiu de R$ 53,3 milhões (2007) para R$ 211,9 milhões (2008) o lucro da Corsan, que vem a ser a empresa estadual gaúcha que presta serviços de água e esgoto.

. O lucro foi totalmente reinvestido.

. O resultado da Corsan foi anunciado solenemente num evento patrocinado nesta segunda-feira pela própria governadora Yeda Crusius, o que é inédito neste tipo de acontecimento. O presidente da estatal, Mário Freitas, contou como foi que trabalhou: “Qualidade de gestão”. Contas como despesas administrativas e custeio de materiais, tiveram reduções dramáticas: 45,3% e 20,2% num só exercício. Isto permitiu que a empresa favorecesse seus consumidores com um bônus de 15% nas tarifas do ano passado, porque o reajuste autorizado de 9,8% foi reduzido sponte própria para 8,25%.

- Ao final do ano que vem, portanto em menos de dois anos, a Corsan quer elevar a cobertura de serviços de esgoto para 30%, portanto mais do que o dobro do total existente hoje (13%). A média brasileira é de apenas 13%. Porto Alegre chega a 27%. A cobertura de serviços de água é de 100% na área coberta pela estatal gaúcha.

Protógenes confessa que conspira com Genro contra Yeda

O delegado Protógenes Queiroz é o mais novo queridinho da deputada Luciana Genro, do PSOL. Ele veio repetidas vezes a Porto Alegre para apoiá-la e receber apoio.

. Protógenes Queiroz recebeu cobertura pública de Luciana e do PSOL. Luciana também costuma usar meios pouco heterodoxos para seus combates políticos. O enfrentamento que faz com o governo Yeda Crusius tem a mesma vertente irredentora.

. Nesta segunda-feira, falando para a Rádio Gaúcha, o delegado confessou que traçou com Luciana o melhor desenho para o enfrentamento com o Palácio Piratini. Luciana Genro também recebeu a ajuda confessada do vice-governador Paulo Afonso Feijó. Como se sabe, as denúncias não foram acompanhadas por qualquer tipo de prova, ao contrário do que mostrou a revista Veja sobre a movimentação criminosa de Protógenes.

- Quase ao final da reportagem de oito páginas, no final do penúltimo parágrafo, escreveu a revista Veja: “.. a constatação também de que a ausência de provas não foi obstáculo para incluir essas mesmas pessoas no inquérito”. O texto refere-se aos nomes denunciados por Protógenes Queiroz em função da Operação Satiagraha. É o que fizeram Genro, Ruas e o PSOL nas suas denúncias de três semanas atrás. -

PSDB quer novas eleições em caso de cassação de governadores

Vai a julgamento a qualquer momento o recurso do PSDB sobre a cassação dos mandatos de governadores. O que pode mudar:

- Pelos critérios do TSE, governador ou prefeito cassado tem os votos recebidos anulados e com isto assume o segundo colocado, como acaba de ocorrer nos casos da Paraíba e do Maranhão.

- O PSDB quer que o TSE mande convocar novas eleições em casos de cassações de mandatos (direta, caso a cassação ocorra nos dois primeiros anos de mandato).

. O critério atual do TSE representa uma espécie de virada no tapetão.

- Os próximos que freqüentam a lista de cassáveis do TSE são os governadores Luiz Henrique (PMDB, Santa Catarina), Marcelo Deda (PT, Sergipe).

Mattos é o novo presidente da Fapergs

O presidente do Colégio Brasileiro de Produção Animal, Rodrigo Mattos, é o novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Deputados estaduais da base querem mais carinho do governo do RS

Na abertura da safra de arroz de Cachoeirinha, Yeda encheu de elogios os três deputados federais presentes.

. Os quatro deputados estaduais que estavam no evento, foram apenas citados em passant. E é deles que o governo precisa dos votos.

. Yeda foi deputada federal.

. Pior do que ciúme de mulher, é ciúme de homem, porque este se transforma em represália.

Será dia 24 o lançamento do livro “RS – Sem Medo do Futuro”

Foi agendado para o dia 24, 19h30m, o lançamento do livro “RS – Sem Medo do Futuro”, na Livraria Cultura, Shopping Bourbon Country. O foco do trabalho é a necessidade de implementar uma ambiciosa agenda desenvolvimentista no Estado.

. O livro é de Gustavo Grisa. O editor colaborou com um depoimento na contracapa.
E-mail: g
risa@gustavogrisa.com.br

MST quer expulsar novos donos da Fazenda Ana Paula

A Via Campesina invadiu na madrugada desta segunda-feira a Fazenda Ana Paula, de propriedade da empresa Votorantim, situada em Candiota, na região Sul do RS. O bandoleiros da Via Campesina começaram a abater eucaliptos. Via Campesina, MST e seus outros aliados dentro e fora das quadrilhas de delinqüentes políticos em ação no Brasil, miram os empreendimentos ligados à cadeia produtiva do florestamento. No RS, os alvos são a VCP, a Aracruz e a StoraEnso, todos com projetos de investimentos que somam mais de US$ 1 bilhão cada um.

- A Fazenda Ana Paula, de Candiota, foi uma experiência pioneira levada a efeito pelo empreendedor gaúcho Ernesto Corrêa. Corrêa quis homenagear uma das suas filhas, dando-lhe o nome da fazenda, onde criou gado de fino corte europeu e estabeleceu um padrão de qualidade inacreditável para a carne produzida ali. Ocorre que a propriedade foi invadida e saqueada incontáveis vezes pelo MST, o que levou Corrêa a vender tudo e se transferir para o Uruguai, onde comprou o maior frigorífico do País, o Pull, e se tornou o maior proprietário de terras do Uruguai. Agora, repete a dose a Via Campesina, sócia do MST na delinqüência política rural, que não é combatida pelas forças policiais que o ministro Tarso Genro monta para conter o abigeato (roubo ou furto de gado).

Produção de veículos cai 20% em relação a 2008

As montadoras apresentaram leve recuperação na produção de veículos em fevereiro na comparação janeiro deste ano, mas ainda apontam forte recuo em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo informado nesta segunda-feira pela Anfavea.

. De acordo com a entidade, no mês passado foram produzidos 201,7 mil veículos, ante 254 mil em fevereiro de 2008, queda de 20,6%. Porém, em relação ao mês anterior, janeiro (184,7 mil), foi registrada alta de 9,2%.

. No bimestre, a produção soma 386,5 mil veículos, queda de 24,1% na comparação com o mesmo intervalo de 2008.

Obama quer trocar petróleo venezuelano pelo brasileiro

O Brasil e os Estados Unidos estariam mantendo contatos informais com o objetivo de fechar um acordo para aumentar a exportação de petróleo e derivados brasileiros para o território americano, segundo informa, nesta segunda-feira, o jornal espanhol El

. Segundo o diário, o governo de Barack Obama quer pôr fim à sua dependência energética da Venezuela.

. "Se o pacto comercial se concretizar - algo que hoje depende unicamente do Brasil - a consequência mais direta será o deslocamento da Venezuela do mercado energético americano, onde atualmente consegue colocar entre 40% e 70% de sua produção petrolífera", afirma o El País.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa.

Câmara se prepara para derrubar veto aos projetos do Grêmio, Inter e Pontal

Ao aprovar os projetos de ampliação e renovação dos estádios do Internacional e do Grêmio, os vereadores de Porto Alegre também sancionaram a emenda que estendia para outras atividades o mesmo benefício. A aprovação foi por unanimidade.. A idéia é permitir que empreendimentos já existentes e ligados aos esportes, saúde (inclusive hospitais), cultura, ensino, comerciais e lazer, possam dotar a cidade de mobiliário mais de acordo com a metrópole da Copa de 2014.

. Qual o problema ? É que o prefeito José Fogaça aprovou todo o projeto, mas vetou a emenda.

- Nesta segunda-feira, o colégio de líderes vai decidir quando a Câmara votará o veto. A tendência é derrubá-lo.

Brenner vai a Brasília para se queixar ao Procurador Geral da República

O secretário Otaviano Brenner de Moraes, que também é procurador do Ministério Público Estadual, cargo do qual está licenciado, embarcou esta manhã para Brasília, porque à tarde vai conversar com o procurador Geral da República sobre as queixas do governo estadual em relação ao uso que o PSOL faz do Ministério Público Federal do RS no caso das denúncias contra o PSDB, empresários e a governadora Yeda Crusius. O governo não está gostando das atitudes esquivas do MPF do RS, que dão margem a especulações e boatarias de toda ordem como consequência das denúncias sem provas do PSOL.

. Yeda tinha pensado ela mesma em viajar a Brasília, mas preferiu ficar em Porto Alegre, onde conduzirá pessoalmente as articulações políticas para garantir o veto que apôs ao projeto que anistia professores públicos estaduais grevistas. A votação será nesta terça. O governo quer que sua maioria se imponha. A oposição precisa de 28 votos para derrubar o veto e só conseguirá êxito se algum deputado da base trair o governo. Os dois Partidos mais poderosos da base, PMDB e PP, tiraram posições em favor da derrubada do veto e poderão votar sem defecções, ao contrário do que se esperava.

- As 11h desta segunda-feira, o governo produzirá novo fato relevante. Desta vez, anunciará pesados investimentos na área de saneamento em todo o Estado.

Oposição quer saber custo das viagens de Dilma

PSDB e DEM cobraram explicações sobre os gastos do governo com as viagens da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência.

. Em um ano, Dilma fez pelo menos 30 viagens para promover obras do PAC. Anteontem, na Bahia, ela chegou a prometer casas de graça.


CLIQUE na imagem acima e veja fotos de Dilma em plena campanha na Bahia.

PF pede quebra de sigilo de Protógenes

A Polícia Federal pediu a quebra do sigilo telefônico do delegado Protógenes Queiroz, mentor da Satiagraha - investigação contra o banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity. A PF quer identificar chamadas e mensagens feitas e recebidas por Protógenes durante período de 5 meses, entre julho e novembro de 2008.

. Ele é o alvo maior de inquérito da Corregedoria da PF que corre sob segredo de Justiça. O inquérito apura supostos abusos do delegado que prendeu Dantas duas vezes, no auge da Satiagraha. O acesso aos contatos reservados do delegado é o passo final da PF no cerco que realiza a Protógenes.

. O rastreamento pedido à Justiça Federal abrange todas as suas linhas fixas e móveis. A PF atribui a Protógenes quebra de sigilo funcional, emprego ilegal de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e monitoramento clandestino de autoridades, políticos, advogados e jornalistas.

Vila Campensina invade fazenda da Votorantin no RS

A Vila Campesina invadiu na madrugada desta segunda-feira a Fazenda Ana Paula, de propriedade da empresa Votorantim, situada em Candiota, na região Sul do RS.

. A BM já se encontra no local. Informações dão conta que os bandoleiros já começaram com arruaças na fazenda cortando eucaliptos.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/