Cursos técnicos profissionalizantes oferecem milhares de vagas

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos nas escolas estaduais de educação profissional. Até o dia 28 de junho, serão oferecidas mais de 9 mil vagas em 45 cursos destinados a alunos do Ensino Médio, ex-estudantes ou aqueles que estiverem dispostos a trabalhar de forma concomitante ao estudo regular.

Além do Aproveitamento de Estudos do Curso Normal, estão sendo ofertadas vagas em 11 eixos tecnológicos que contemplam as áreas de Informática, Indústria, Infraestrutura, serviço, saúde, comércio, administração, campo e turismo. O início das aulas será no segundo semestre. 

CLIQUE AQUI e saiba como fazer a inscrição.

Moro afirma que declaração de Gilmar Mendes “é uma falsidade”

O ministro da Justiça, Sergio Moro, classificou como “uma falsidade” ser apontado como líder da Operação Lava Jato. A afirmação foi uma resposta ao ministro do STF Gilmar Mendes que, em entrevista à revista Época, disse que "o chefe da Lava Jato não era ninguém mais, ninguém menos do que Moro".

Sem mencionar o nome de Mendes, Moro garantiu ao Estadão que não houve conluio com os integrantes da força-tarefa do MPF: “Muitas diligências requeridas pelo Ministério Público foram indeferidas, várias prisões preventivas. O pessoal tem aquela impressão de que eu era muito rigoroso, mas muitas prisões preventivas foram indeferidas, várias absolvições foram proferidas”. 

Encontro sobre mobilidade urbana: histórico, situação atual e perspectivas de futuro


Nesta segunda-feira, em aberto ao público, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promove o encontro organizado pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM). Será das 9h ao meio-dia, no auditório da empresa (rua João Neves da Fontoura). 

A atividade é parte do Projeto EPTC Educa, iniciativa da prefeitura para informar à população sobre os serviços da empresa, a partir do debate aborando temas atinentes à segurança no trânsito. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas pela internet. 

Serão abordados os seguintes tópicos: perspectiva histórica do trânsito; como chegamos ao panorama atual; quais são as alternativas e perspectivas a curto, médio e longo prazo.

CLIQUE AQUI para fazer a inscrição. 

Magazine Luiza vence disputa e adquire controle da Netshoes

O conselho de administração da Netshoes, empresa especializada na venda de artigos esportivos na internet, decidiu hoje aceitar a proposta de compra feita pelo Magazine Luiza no valor de US$ 114,9 milhões.

A negociação encerra uma disputa que vinha sendo travada desde maio pela rede da família Trajano com o grupo varejista SBF, dono das lojas Centauro.

Inicialmente uma loja física no centro de São Paulo, a Netshoes foi criada em 2000 pelos primos Marcio Kumruian e Hagop Chabab, jovens empreendedores descendentes de armênios.

Governo do Estado anuncia medidas que irão fortalecer os produtores de vinho


O governador Eduardo Leite anunciou hoje, atendendo a uma demanda antiga dos empresários do setor vitivinícola, a eliminação da substituição tributária para o vinho e os espumantes. 

As alterações necessárias devem ser concluídas em julho. O estado pretende deixar de aplicar a tributação nas operações internas a partir de 1º de setembro.

A eliminação pressupõe alterações nos protocolos ICMS celebrados entre estados, e deve ser concluída em julho, em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). 

Nada muda em relação às operações interestaduais.

Ministro caiu por não concordar com adoção de estratégia petista de comunicação

Tal qual os governos petistas, que financiavam generosamente blogs e sites alinhados à sua linha ideológica, o chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Fábio Wajngarten, decidiu valer-se da mesma estratégia.

O agora ex-ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz não concordou e passou a ser considerado pelo jornalista como um obstáculo, revela O Globo, frisando ter sido este o principal motivo de sua demissão. 

Uma fonte ouvida pelo jornal entrega: "Fábio quer promover esses blogueiros e sites, distribuir recursos. Santos Cruz era contra. A convivência estava muito difícil".

Wajngarten, que é homem de confiança de Carlos Bolsonaro, tem nas mãos um orçamento de R$ 150 milhões.

Evento temático promove novo espaço público destinado à cultura em Porto Alegre


Neste sábado, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Arraial das Artes começa às 16h. 

O evento será realizado na Casa do Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), localizada na avenida Venâncio Aires, 67. 

O objetivo é incentivar a confraternização entre artistas e apresentar à cidade o espaço recém-inaugurado. 

A festa será embalada pelo grupo Cazumbá, banda de forró que vai apresentar o melhor de seu repertório. Além de bebidas e comidas típicas, a festa terá exposições fotográficas, fogueira e brincadeiras alusivas aos festejos de São João. A entrada é franca. 

Raquel Dodge não participa de debate entre procuradores que pleiteiam seu cargo


O último debate entre os procuradores federais que buscam um lugar na lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República, nesta manhã, foi marcado pela ausência da atual detentora do cargo, Raquel Dodge.

O evento aconteceu no auditório do Conselho Superior do Ministério Público Federal, que fica no mesmo andar e a poucos metros do gabinete de Dodge. 

Ela se movimenta nos bastidores para ser reconduzida ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro.

A votação dos cerca de 1,2 mil procuradores da República para a escolha dos nomes que integrarão a lista acontece na próxima terça-feira.

Copa América mobiliza órgãos municipais. Operação especial será mantida em todos os jogos


Neste sábado à tarde, será disputada na Arena do Grêmio a partida entre Venezuela e Peru, válida pela Copa América. Em função do torneio, a capital gaúcha reuniu esforços nas áreas de segurança e mobilidade urbana.

Quatro horas antes de cada partida, que acontece às 16h, começam as alterações e desvios no trânsito. Três horas antes, inicia-se a operação de linhas especiais para levar os torcedores ao estádio. Serão quatro linhas especiais com saídas do Largo Glênio Peres, Terminal Peri Machado (rua Peri Machado), Shopping Iguatemi (rua Antônio Carlos Berta) e Shopping Praia de Belas (rua Cecília Meirelles). 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre as ações previstas e os mapas da operação.

Bibo Nunes preside sessão plenária “histórica” da Câmara

O deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) falou ao editor, por mensagem enviada através do WhatsApp, de seu orgulho por ter presidido, hoje, a sessão plenária da Câmara, que chamou de “histórica”.

O parlamentar lembrou que a última sessão da Casa ocorrida em uma sexta-feira foi no dia 10 de novembro de 2017.

Onyx cancela agenda no Rio Grande do Sul

Atacado por uma forte gripe, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, cancelou a agenda que teria nesta sexta-feira, no Rio Grande do Sul. De acordo com a assessoria, Onyx está em repouso em Brasília.

Em Porto Alegre, pela manhã, o ministro participaria de uma palestra promovida pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul, para falar sobre "O Brasil e as Reformas". O presidente Jair Bolsonaro tem viagem programada ao Estado neste sábado, 15, com agenda em Santa Maria.

Fan Fest da Copa América terá shows gratuitos à beira do Guaíba


Nesta sexta-feira, a partir das 19h30, o Anfiteatro Pôr-do-Sol terá evento musical gratuito. 

Promovido por uma das marcas de cerveja que patrocinam a Copa América, o show da carioca Iza é atração na Arena do Torcedor montada no espaço cultural da avenida Edvaldo Pereira Paiva, à beira do Guaíba.  

A cantora de 28 anos anima o público com seus hits, antes da seleção brasileira estrear em São Paulo contra a Bolívia. "Dona de Mim", álbum de estreia, recebeu uma indicação ao Grammy Latino. Ano passado, durante entrevista, a cantora falou sobre a imagem de sex symbol. "Tenho muito prazer de postar fotos de biquíni. Acho que o corpo da mulher negra é muito sexualizado, principalmente durante o carnaval". 

Próximas atrações

18/6 – Brasil x Venezuela
Gabriel Farias e Rodrigo

22/6 – Brasil x Peru
Chimarruts 

Ministro Ricardo Salles é denunciado por servidores da pasta

Servidores do Ministério do Meio Ambiente denunciaram o ministro Ricardo Salles à Comissão de Ética Pública da Presidência da República e ao Ministério Público Federal.

Os funcionários acusam Salles de difamar deliberadamente a imagem e a honra dos trabalhadores e a integridade dos órgãos como Ibama e ICMBio.

A denúncia se baseia em postagens do ministro no Twitter e em um pronunciamento feito durante evento na cidade gaúcha de Mostardas, em abril.

Ministério Público fecha o cerco e aumenta a fiscalização para coibir o transporte clandestino


Em recentes operações integradas entre Brigada Militar, EPTC e Metroplan, foram realizadas blitze de fiscalização junto aos proprietários de veículos utilizados para transporte irregular.

Até o momento, foram contabilizadas 11 apreensões com recolhimentos aos depósitos cadastrados pelos órgãos de trânsito.

A pedido do Ministério Público, em ação pública contra o Estado, a Metroplan e os proprietários de veículos, a Justiça deferiu liminar acolhendo os pedidos da Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística. A ação foi ajuizada após inquérito civil público. O objetivo é coibir a prática recorrente do transporte clandestino de passageiros, especialmente nos trajetos Porto Alegre-Guaíba e Capital-Eldorado do Sul. 

Acordo reincluirá Estados e municípios na reforma da Previdência, diz Maia

Em entrevista à Globo News, hoje, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que há um acordo alinhavado entre os líderes dos partidos para reincluir Estados e municípios na reforma da Previdência.

O deputado assegurou, entretanto, que seria mais fácil que a inclusão ocorresse através de votação em plenário, por emendas, contando, para isto, com os votos dos parlamentares de cada Estado.

Vale dos Sinos: milhares de usuários do transporte foram prejudicados pela ação dos sindicatos lulopetistas

Passageiros de ônibus nas cidades do Vale do Sinos foram prejudicados e tiveram suas rotinas afetadas na manhã desta sexta-feira. Em Novo Hamburgo, baderneiros bloquearam a garagem da empresa Viação Futura. 

Já São Leopoldo teve afetada a saída dos coletivos nas garagens das empresas do Consórcio Operacional São Leopoldo, com interrupção criminosa que durou cerca de quatro horas e afetou 30 mil usuários.

Neste sábado, Bolsonaro vai a Santa Maria, onde é persona non grata

Ao desembarcar em Santa Maria, neste sábado, para participar da Festa Nacional da Artilharia, no Regimento Mallet, o presidente Jair Bolsonaro comprovará que o mundo dá umas voltas estranhas.

A razão é o título de persona non grata que a Câmara Municipal lhe concedeu há 26 anos, que nunca foi revogado.

Logo que foi eleito deputado federal pela primeira vez, em 1993, Bolsonaro visitou Santa Maria e, lá, defendeu o fechamento do Congresso Nacional e a volta do regime militar, despertando a ira dos vereadores.

Bolsonaro demitirá presidente dos Correios

O governo federal sofrerá outra baixa dentro dos próximos dias. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai demitir o presidente dos Correios, general Juarez Aparecido de Paula Cunha.

Após café da manhã com jornalistas, nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto, o capitão reformado declarou que fará isso por motivos de o atual mandatário da estatal ter tido comportamento de “sindicalista”.

Em algumas cidades gaúchas, agências lotéricas e farmácias poderão vender passagens intermunicipais


As primeiras licitações foram abertas mês passado, com a publicação de editais para estações rodoviárias em cinco municípios: Taquara, Arroio do Meio (já possui empresa habilitada), Arroio Grande, Rio Pardo e São Jerônimo.  

As demais concorrências terão as propostas conhecidas até o final de junho. 

Ainda em 2019, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) pretende lançar 200 editais de licitação para estações e agências rodoviárias. Também serão licitados 75 contratos de renovação para concessões de rodoviária. Em municípios não contemplados com estações, a autarquia abrirá 113 agências rodoviárias que funcionarão em estabelecimentos como lojas, lotéricas e farmácias (compra de passagens e despacho de encomendas). 

General Augusto Heleno desce o tom em crítica a Lula

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, perdeu as estribeiras nesta manhã com os recentes ataques de Lula, que chamou Sergio Moro de mentiroso e insinuou que a facada que Jair Bolsonaro sofreu durante a campanha eleitoral teria sido uma encenação.

Disse o ministro: “Isto é um deboche com a sociedade. É o cúmulo ele aventar a hipótese de a facada ser uma mentira. Será que o câncer dele foi mentira? E o câncer da dona Dilma foi mentira? É uma canalhice típica desse sujeito. Eu tenho vergonha de um sujeito desse ter sido presidente da República”.

Prefeitura da Capital monitora locais e serviços afetados pelos grevistas


O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) está direcionado à análise de ações através de câmeras instaladas em diversas regiões da cidade. 

Serviços municipais receberam acréscimo de patrulhamento da Guarda Municipal, com reforço às demais guarnições em áreas críticas. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) está em alerta para a necessidade de intervenção.

Até o momento, serviços de abastecimento e limpeza urbana não foram prejudicados, mas a Secretaria da Cultura cancelou espetáculos Sala Álvaro Moreyra. Também estão canceladas as programações nas Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli. O expediente interno segue normal.

CLIQUE AQUI e saiba em detalhes como a Prefeitura operacionaliza o serviço.

Reforço em propaganda destaca a importância do “aplicativo Detetive”. Ferramenta auxilia o trabalho das polícias


Em operação faz dois anos, o Sistema de Monitoramento de Tráfego Eletrônico teve a sua divulgação reforçada em novas peças publicitárias. O procedimento de envio das fotos é totalmente sigiloso e o sistema não registra o número de quem remeteu a imagem. 

Denúncias feitas por meio do aplicativo Detetive Cidadão geram alertas automáticos. 

Disponibilizado nas plataformas IOS e Android, pode ser baixado gratuitamente. A ferramenta permite fotografar a placa de veículos “suspeitos” e as informações são compartilhadas com a secretaria estadual de Segurança Pública. Todos os dados são analisados e, caso o automóvel esteja com alguma ocorrência de roubo ou furto, a informação é automaticamente encaminhada para providências através dos órgãos competentes. 

CLIQUE AQUI para baixar o app.

Mais de 150 são presos por vandalismo em Porto Alegre. E haverá outros

Já chega a 151 os manifestantes lulopetistas presos por cometer atos de vandalismo esta manhã, em Porto Alegre, como forma de forçar as pessoas de bem a aderir ao seu movimento.

Dentre estes, estão os seis funcionários da Trensurb flagrados ateando fogo em pedaços de madeira colocados sobre os trilhos. 

A estatal informou há instantes que eles serão demitidos.

Morre um dos produtores musicais responsáveis pelo sucesso do rock nacional nos anos 80

André Midani teve papel fundamental ao trabalhar com bandas como Titãs, Kid Abelha e Ultraje a Rigor. Faleceu no Rio de Janeiro, onde estava internado na Casa de Saúde São Vicente para tratamento de câncer.

Ele também participou da divulgação que ajudou a repercutir a bossa nova no final dos anos 1950, quando trabalhava na extinta gravadora Phillips. 

Midani ajudou a consolidar a geração tropicalista na década de 1970, quando o selo reunia nomes como Elis Regina, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Nara Leão, Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Raul Seixas.

Aprovados em concurso prometem acionar a Justiça para serem nomeados

Deve parar na Justiça a não nomeação, pelo governo do Estado, dos 60 aprovados em concurso realizado ainda na gestão do petista Tarso Genro, cujo prazo legal para o chamamento se encerra neste sábado.

O Executivo não o fez impedido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece limite prudencial de 46,55% para gastos com pessoal. A folha de pagamento do Executivo está 0,4% acima disto.

Sábado também é dia de procurar emprego, mais de 200 vagas serão oferecidas na Capital


A partir das 14h, até as 17h deste sábado no bairro Restinga, o Sine Móvel estará atendendo na esplanada da avenida Economista Nilo Huff. Serão disponibilizadas 218 vagas para a Capital e a região metropolitana.

As ocupações com o maior número de vagas são: forjador (40), motorista de caminhão (21), alimentador de linha de produção (9), auxiliar de manutenção predial (8) e operador de escavadeira (8). Interessados em se candidatar às vagas de emprego devem comparecer ao local com a Carteira de Trabalho.

Economista prevê prejuízo em eventual nova oferta de ações do Banrisul

A intenção do governo do RS em vender até 100 milhões de ações do Banrisul, garantindo um reforço de caixa de cerca de R$ 2,3 bilhões, está encontrando resistência em investidores do banco, como a economista Débora Morsch, sócia-proprietária da Zenith Asset Management.

Ao Jornal do Comércio, ela disse que a operação implicará prejuízos ao Estado porque obterá no máximo R$ 18,00 por ação. Débora avalia que o governo acabará tendo de privatizar o banco caso queira aderir ao plano federal de recuperação fiscal, fazendo com que as ações saltem para R$ 50,00, no mínimo, no futuro.

Enquanto isso, deputados cariocas "querem" inviabilizar os modais elétricos de transporte individual


A lei foi votada em regime de urgência. Prevê a obrigação do usuário realizar uma prova, que poderá ser online, sobre conhecimentos básicos de trânsito. Segundo o texto, a pessoa precisará entrar no site do Detran e se inscrever para o teste. Se aprovado, gerará um número vinculado ao CPF e isso deve ser informado durante o cadastro junto à empresa de aluguel do transporte. Quem já possui a CNH não fará a prova.

Outro ponto polêmico é a necessidade de seguro pessoal ao condutor. Caso não possua, a empresa precisará cobrar um depósito antecipado de R$ 1710. Se sancionado, o monstrengo permite a circulação de patinetes pelos passeios públicos. Bicicletas elétricas, ao contrário, continuam impedidas de dividir o espaço com pedestres. 

Witzel terá 15 dias para sancionar ou vetar o texto. Analistas que leram o projeto afirmam que é inviável, inconstitucional e prevê regras limitadoras que inviabilizam o modal elétrico de transporte individual.

Com anos de atraso, governo prepara o país para a tecnologia 5G

A minuta de decreto do Plano Nacional de Internet das Coisas será entregue hoje à Casa Civil pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Iniciado ainda no governo de Michel Temer, tem por objetivo estimular negócios e atrair investimentos que promovam a conexão entre máquinas, especialmente com a chegada da tecnologia 5G, cujo primeiro leilão de banda larga móvel deve ocorrer até março de 2020.

Dividido em quatro áreas – indústria, agronegócio, saúde e cidades –, o Plano prevê um impacto econômico de R$ 172 milhões.

Oi aumenta em 55% investimentos no RS


A Oi investiu mais de R$ 101,9 milhões no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior. A operadora implantou rede de fibra ótica nas cidades de Porto Alegre e Viamão. A companhia também investiu na sua rede móvel com a modernização de 131 sites no Estado. A Oi oferece cobertura 4G em 61 cidades do Rio Grande do Sul.

A Oi planeja investir R$ 7 bilhões de reais por ano até 2020, em todo o país, com foco na expansão de seu serviço de banda larga de fibra de alta velocidade (FTTH) e na rede 4G e 4,5G. Ao final de março, com o projeto de expansão de fibra de alta velocidade, a Oi alcançou um total de  1,7 milhão de casas passadas, com 145 mil clientes de fibra conectados, registrando uma taxa de ocupação de 8,7% das casas passadas.

Tomasetto Engenharia lança o Upper Residence em Gravataí


A Tomasetto Engenharia lançou o Upper Residence, um empreendimento de 18 andares com vista panorâmica deslumbrante da cidade será o novo marco no horizonte de Gravataí.

O Upper tem unidades que vão de 62,87m² a 85,75 m² privativos com 2 e 3 dormitórios com suíte. A infraestrutura completa de lazer está localizada no 18º andar, no rooftop, com mais de 300 m², para que os moradores aproveitem o espaço com estilo, privacidade e segurança.

A Tomasetto Engenharia atua há 37 anos no mercado e já entregou mais de 20 empreendimentos nas cidades de Veranópolis, Porto Alegre, Nova Prata, Lagoa Vermelha e agora em Gravataí. O Upper Residence é o segundo empreendimento da construtora na cidade.

Em Porto Alegre, coleta de entulhos e resíduos fora do padrão acontece em roteiros periódicos


Duas comunidades são atendidas nesta sexta-feira pelo serviço Bota-Fora, promovido pela prefeitura para auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. Hoje, serão atendidas as comunidades Arapeí (bairro Cristal) e João Goulart (bairro Mário Quintana).

No mês de maio, houve a coleta de 196 toneladas de resíduos. A recomendação aos moradores é para que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências. A divulgação do serviço acontece com alguma antecedência, por meio de cartazes afixados em unidades de saúde, comércio, escolas, bares e associações comunitárias. O programa Bota-Fora, por meio de roteiros períodos, atende em 213 locais.

Bandido disfarçado de manifestante manda brigadiano para o hospital

Um policial militar que tentava garantir a saída dos ônibus da garagem da empresa de transporte coletivo de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, foi atingido por uma pedrada desferida por um marginal travestido de manifestante.

Socorrido rapidamente por colegas, o brigadiano foi levado a um hospital da cidade com o rosto  desfigurado. 

Jornal americano centenário veta charges políticas, medida também vale para a edição internacional


O New York Times não vai mais publicar charges editorais, nem desenhos de colaboradores. Em julho, a longeva instituição de 168 anos deixa de publicar humor político em sua edição internacional, a exemplo da edição “doméstica”, que havia adotado a mesma prática faz algum tempo.

Em abril o Times publicou a charge satírica que retratava o israelense Benjamin Netanyahu como cão-guia a conduzir o “cego” presidente americano Donald Trump.

O autor da polêmica (foto) é o artista português Antônio Moreira Antunes, que acabou pedindo desculpas pela obra, após ter sido atacado e acusado antissemita.

General da ativa Luiz Eduardo Baptista Pereira assumirá a Secretaria de Governo

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, demitido ontem da Secretaria de Governo pelo presidente Jair Bolsonaro por influência do filósofo Olavo de Carvalho, será substituído pelo general Luiz Eduardo Baptista Pereira (foto).

Atual comandante militar do Sudeste, Batista Pereira é amigo de Bolsonaro desde a escola de cadetes, nos anos 70, e um dos poucos que têm liberdade para aconselhar o presidente.

Assim como outros militares que integram o governo, o general também serviu na missão de paz do Haiti.

Trensurb garante a circulação dos trens. Estradas continuam bloqueadas e a Brigada trabalha em todo o estado


As estações do trem urbano estavam fechadas em função dos protestos e manifestações. Baderneiros chegaram a invadiram os trilhos para impedir a saída das composições. Os trens que ligam a Capital ao Vale do Sinos voltaram a funcionar. De acordo com a Trensurb, não há funcionários suficientes nas bilheterias e os passageiros não precisam pagar a passagem. A empresa informou que vai tentar manter a circulação normalmente.

Em todo o Rio Grande do Sul são registrados bloqueios em rodovias nas malhas federal e estadual. BR 116 (Esteio Refap), BR 116 (km 262, Canoas), RS 118 (Sapucaia do Sul), BR 116 (km 142,9, Caxias do Sul – acesso ao Bairro Serrano), BR 287 (Santa Maria – Campus Ulbra), BR 293 (km 137, Candiota). Bloqueios nas rodovias estaduais, conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar: ERS 118, em Sapucaia do Sul, ERS 239, km 29, em Sapiranga, RSC 453, km 143, Caxias do Sul e km 66 divisa com Farroupilha.

Metroviários descumprem ordem judicial e criam caos nas estações da Trensurb

Contrariando decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região que, ontem à noite, determinou que 50% dos trens da Trensurb operassem desde às 5h30 desta sexta-feira, a primeira composição só partiu de Porto Alegre às 8h15.

Isto porque os metroviários driblaram os seguranças da empresa e invadiram a via, impedindo a partida das composições. Os passageiros que haviam embarcado logo cedo foram obrigados a descer na Estação Mercado, que ficou lotada.

Na Estação Sapucaia, seis funcionários da Trensurb foram presos em flagrante quando tentavam atear fogo em madeiras colocadas sobre os trilhos.

Por conta dessas ações criminosas, o Sindimetrô-RS terá de pagar multa de R$ 50 mil por exigência do TRT-4.

Balanço de programas estaduais contratados com recursos do Bird será apresentado hoje


Apresentação e análise dos valores destinados a projetos realizados via Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social do RS (Proredes Bird). Infraestrutura rodoviária, educação, inovação e qualificação da gestão pública são alguns dos setores habilitados para receber os investimentos. 

O resumo descreve as ações viabilizadas a partir da última prorrogação no prazo de contratos, que se encerrou em 31 de maio. O Rio Grande do Sul assinou, ainda no tempo do petista Tarso Genro, o contrato de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), incluindo garantia da União para os financiamentos do Proredes. Os recursos totalizam 480 milhões de dólares.

Às 14h, no Centro Administrativo (avenida Borges de Medeiros, 1.501, 19º andar).

Iniciativa privada adota mais um espaço público da Capital, nova parceria é na rotatória da Severo Dullius


A secretaria de Serviços Urbanos assina hoje, às 14h, o termo de adoção firmado com uma empresa de tecnologia na área de informática, que será responsável pela manutenção da rotatória na avenida Severo Dullius, e mais um trecho do canteiro central da avenida Carlos Gomes. A solenidade será na rotatória, também conhecida como Largo da Vida.

A adoção de monumentos em espaços públicos como parques urbanos, praças e outros logradouros também está regulamentada. Podem ser adotados estruturas e objetos de valor cultural, artístico ou histórico como bustos, estátuas, obras de arte e placas comemorativas. Existem cerca de 400 espaços disponíveis para adoção na Capital. Desde o ano passado, com a regulamentação da “Adoção de Verdes Complementares”, também foram disponibilizados um manual e o modelo da carta de intenção para adotantes. 

CLIQUE AQUI e saiba como participar.

Porto Alegre tem novo local para tratamento de drogaditos e alcoolistas, serviço inclui pernoite


Numa das áreas mais populosas da Capital, onde o movimento diário do tráfico também é intenso, esse é o primeiro espaço da prefeitura no bairro Restinga para tratamento em saúde mental dos alcoólatras e usuários de drogas da região. 

Localizado na estrada João Antônio da Silveira, 440, o centro de atenção psicossocial para álcool e drogas será inaugurado nesta sexta-feira, às 11h. O atendimento ao público é gratuito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, incluindo permanência noturna para até 12 pessoas.

O serviço integra a Rede de Atenção em Saúde Mental de Porto Alegre, mas a administração do local é responsabilidade do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (Ibsaúde), associação civil sem fins lucrativos habilitada por edital público.

Sol entre nuvens na maior parte das cidades gaúchas, fronteira Oeste pode ter instabilidade


Na Capital, a temperatura máxima pode chegar próximo aos 30°C e a mínima deve ser de 17°C.

Em todo o estado as temperaturas permanecem acima da média. Predomínio de ar seco e quente, com picos de calor ao longo da tarde. 

No extremo Sul, a exemplo da fronteira Oeste, pode ocorrer instabilidade, com chuvas forte e localizadas. A temperatura também sobe menos nessas áreas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/