Fifa anuncia neste domingo as 12 cidades-sede da Copa de 2014

O Brasil viverá um pouco o clima de Copa do Mundo neste domingo, quando serão conhecidas as 12 cidades que receberão jogos no torneio de 2014, a ser realizado no país. O anúncio, que será feito às 15h30m (de Brasília) em Nassau, capital das Bahamas, terá transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV.

. Uma suposta lista que vazou em um * Blog da internet neste sábado, mostra que as cidades escolhidas seriam Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Dessa forma, Belém (PA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Rio Branco (AC) ficariam fora.

* Nota no Blog de Ancelmo Gois:

O Rio, como se sabe, será o endereço da final, chance da definitiva reabilitação do Maracanã, após a derrota de 1950. São Paulo, está quase certo, fica com o jogo de abertura - Belo Horizonte sua a camisa no lobby para tomar o lugar dos paulistas. Cuiabá venceu Campo Grande, pelo prestígio político de Blairo Maggi, o governador do Mato Grosso. Manaus ganhou de Belém e Rio Branco o privilégio de ser a sede amazônica e Natal levou a última vaga, derrubando Florianópolis, por razões políticas e logísticas.

Tá com medinho, Sr. Chávez?

O ditador venezuelano, Hugo Chávez, convidou ontem à tarde e desconvidou à noite o escritor Mario Vargas Llosa para a realização de um debate. O mandatário desistiu sob o argumento de que “primeiro ele tem de ser o presidente do Peru”.

. O imbróglio começou quando Chávez propôs um debate entre ele e intelectuais estrangeiros críticos do seu governo, entre eles Vargas Llosa, que estão em Caracas para um seminário da oposição, encerrado ontem.
“Eu digo seriamente, senhores da direita (…). Como eles dizem que [o debate] é comigo, eu aceito. Às 11h da manhã, eu lhes espero, portanto. “Alô, Presidente” abre as suas portas. Aí no salão Ayacucho. Venham, serão respeitados, sem evadir nenhum tema, qualquer tema é válido. Transmissão ao vivo.”

. Segundo matéria do jornal Folha de S.Paulo, a resposta veio uma hora mais tarde, por meio do presidente do Cedice (Centro de Divulgação do Conhecimento Econômico para a Liberdade), Rafael Alfonzo, anfitrião de Vargas Llosa em Caracas. O encontro foi aceito desde que apenas Chávez e o escritor peruano participassem do debate.
Alfonzo também disse que o debate entre os dois teria de ser realizado “sem torcidas e com plena igualdade de tempo para os dois participantes”.

. Pouco depois, no entanto, Chávez frustrou o que a imprensa venezuela rapidamente chamou de o “debate do século”: “[Vargas Llosa] primeiro deve ganhar as eleições do Peru”, afirmou, também em seu programa de TV.

CLIQUE aqui para ler a entrevista de Mario Vargas Llosa, no jornal El Universal, da Venezuela.

FGV demonstra que recessão começou no ano passado no Brasil

O editor desta página já avisou várias vezes neste espaço que a economia brasileira está em recessão, porque de acordo com o conceito universalmente aceito pelos economistas isto ocorre quando por dois trimestres seguidos o PIB recua. Foi o que aconteceu no Brasil: queda de 3% no último trimestre do ano e nova queda, desta vez de 3,6%, no primeiro trimestre deste ano. Os números foram apurados pelo IBGE.

. A novidade do dia é que a Fundação Getúlio Vargas possui números que demonstram que a recessão começou no terceiro trimestre do ano passado.

. Pelos cálculos do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos do Ibre da FGV, foi o que aconteceu. A FGV só não sabe quando acabará a recessão econômica brasileira.

CLIQUE no endereço a seguir para compreender melhor os estudos da FGV:
http://veja.abril.com.br/agencias/ae/economia/detail/2009-05-27-400313.shtml

Plano de habitação de Lula pode virar farra

O programa Minha Casa, Minha Vida é uma das iniciativas mais festejadas pelo governo Lula. Anunciado há dois meses, ele prevê gastos de R$ 34 bilhões para construir mais de 1 milhão de moradias para famílias com renda até R$ 4.600 mensais. Há duas semanas, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 459, que estabelece as regras do programa. Agora no Senado, a MP é daquelas em que os detalhes são mais importantes que o todo. De acordo com um estudo feito pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, o texto aprovado pelos deputados deixa brechas que podem ampliar os problemas, em vez de ajudar a resolvê-los.

. Segundo matéria da revista Época, os promotores apontam problemas especialmente na parte relacionada à regularização de terrenos. Praticamente todas as cidades brasileiras têm áreas ocupadas irregularmente. A maioria é povoada por brasileiros pobres. Eles vivem nas periferias das cidades, sem acesso a financiamento e a serviços como água, luz ou esgoto. A MP 459 deveria estabelecer, em tese, regras para regularizar essas áreas e melhorar a vida dos moradores. Mas, como é comum nesses casos, o texto serve também para abrigar interesses diversos. “A MP facilita a regularização a todo custo e pode incentivar a criação de novos assentamentos clandestinos”, diz o promotor Ivan Carneiro, do Ministério Público de São Paulo.

Telão, na Redenção, acompanhará escolha de Porto Alegre para a Copa 2014

Neste domingo, 15h30m, no chafariz, Parque da Redenção, um telão acompanhará todo o evento da escolha das 12 cidades brasileiras que serão escolhidas nas Bahamas para sediar os jogos da Copa de 2014.

. A promoção, o Dia da Copa, é da prefeitura de Porto Alegre, Federação Gaúcha de Futebol e governo do Estado. Fogaça e Yeda estarão na festa.

. Na realidade, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasilia e Porto Alegre já estão confirmadas. Faltam definir as outras sete sub-sedes.

MPE aguarda novas representações contra Paulo Feijó

Não ficará apenas na representação do deputado Coffy Rodrigues, do PSDB, o pedido de investigação e punição do vice-governador Paulo Feijó.

. Mais gente vai pedir o impedimento do vice de Yeda.

- O Ministério Público Estadual já tem massa crítica suficiente para enquadrar Feijó como infrator dos dispositivos legais que falam sobre improbidade administrativa, mas o caso vai mais longe do que isto.

Veja amarela sobre a crise política gaúcha

A revista Veja veio mansa neste final de semana.

Piratas atacam rede de computadores do Piratini

A rede de computadores do Palácio Piratini, em Porto Alegre, foi atacada nesta sexta-feira por hackers que tiraram o sistema do ar.

Deputado do Mensalão montado pelo PT tinha conta secreta no exterior

CLIPPING
Revista Veja
Sábado, 30 de maio de 2009

A reportagem a seguir de Diego Escosteguy, de Veja, demonstra de que modo um deputado Mensaleiro manteve conta secreta no exterior. Trata-se de Valdemar Costa Neto. Como se sabe,o Mensalão foi o pavoroso sistema de compra de parlamentares e de votos montado pelo PT para sustentar politicamente o governo Lula. Os 40 membros da quadrilha de malfeitores políticos estão sendo julgados no STF, inclusive o líder de todos eles, o ex-presidente do PT e ex-chefe da Casa Civil de Lula, José Dirceu.

CLIQUE na imagem acima para ler a reportagem completa.

Tese do terceiro mandato de Lula fracassa

Clipping
30 de maio de 2009
Revista Veja
O GOLPE DENTRO DO GOLPE



O presidente Lula já disse diversas vezes que não aceita. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, também falou que a mais alta corte de Justiça do país não aprova. Até o PT, o maior interessado na mudança, divulgou um manifesto contra. Ainda assim, depois de quase três anos de desmentidos, começou a tramitar na semana passada a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite ao presidente Lula disputar um terceiro mandato no ano que vem. De autoria do deputado federal Jackson Barreto, do PMDB de Sergipe, a emenda foi apresentada com 215 assinaturas de deputados e condiciona o terceiro mandato à realização de plebiscito marcado para setembro. O golpe, que ganhou força com a luta da ministra Dilma Rousseff contra um câncer, mal começou sua marcha e já corre o risco de ser varrido para o lixo da história. É que, assim como seu conteúdo, a tramitação da PEC também é um trambique. Das 215 assinaturas apresentadas, 32 estavam duplicadas. As 183 restantes foram reduzidas para 166, cinco a menos do que o necessário, depois que dezessete parlamentares retiraram seu nome ou alegaram nunca ter assinado a tal lista. O golpe dentro do golpe fez a Câmara devolver a PEC ao deputado Barreto. Ele promete reapresentá-la nesta semana.

. A mudança constitucional que permitiria a Lula e aos atuais governadores e prefeitos disputar um terceiro mandato deve ser aprovada até o fim de setembro deste ano para produzir efeitos já nas eleições do ano que vem. Ela precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado antes de ser promulgada pelo Congresso. Todos os especialistas acham muito difícil a tramitação em tempo recorde, mas um precedente anima a turma dos golpistas. Em 1999, a PEC que prorrogou a CPMF, um tema nada popular, tramitou durante exatos 119 dias – prazo inferior ao que ainda existe para a aprovação da emenda do terceiro mandato. "Se houver consenso e vontade política, a emenda pode ser aprovada em dois meses e entrar em vigor nas próximas eleições", afirma Barreto. O deputado sergipano é o pai de aluguel da tese da re-reeleição. Ex-carteiro que se diz solidário a Lula desde as greves do ABC, Barreto herdou de Devanir Ribeiro (PT-SP), compadre do presidente, o apelo pela mudança constitucional. Barreto e Devanir não entendem por que Fernando Henrique pôde mudar a Constituição para disputar a reeleição e Lula não pode alterá-la para tentar o terceiro mandato. Simples. Dois mandatos é quase uma regra nas democracias. Três só existe na África e em países como Cuba e Venezuela.

Mais 300 são demitidos na Vale

A Vale demitiu ontem 300 funcionários por causa da redução na demanda global por seus produtos. Foi feito um acordo para que saíssem os aposentados ainda na ativa e quem já está em condições de se aposentar.

Militantes do MST são presos por sequestro

O nome do Movimento dos Sem-Terra (MST) acaba de ser envolvido no caso de um sequestro relâmpago ocorrido em Parauapebas, interior do Pará. A história começou na quarta-feira, quando uma quadrilha, com quatro homens e duas mulheres, sequestrou o irmão de uma funcionária da agência do Banco Itaú e exigiu, em troca de sua libertação, que entregasse o dinheiro dos cofres da agência.

. Na quinta-feira, a polícia conseguiu localizar e libertar o sequestrado e prender cinco integrantes do grupo. O sexto, segundo o relato policial, morreu durante um tiroteio, ocorrido no momento da chegada ao local do cativeiro.

STJ isenta TV na 1ª decisão sem Lei de Imprensa

Na primeira decisão depois do fim da Lei de Imprensa, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou um pedido de indenização por supostos danos morais e materiais. A corte decidiu ainda que os jornalistas e os veículos de comunicação podem divulgar informações sobre investigações em andamento.

. "A elaboração de reportagens pode durar horas ou meses, dependendo de sua complexidade, mas não se pode exigir que a mídia só divulgue fatos após ter certeza plena de sua veracidade", afirmou durante o julgamento a relatora do caso no STJ, ministra Nancy Andrighi.

Juíza de 1º grau condena Folha a indenizar Zuanazzi

A juíza Maria Lucia Boutros Buchain Zoch Rodrigues, de Porto Alegre, condenou a Folha e a jornalista Renata Lo Prete, editora do "Painel", ao pagamento de indenização por danos morais de R$ 139.500,00 a Milton Zuanazzi, ex-presidente da Anac (Associação Nacional de Aviação Civil). Cabe recurso da sentença.

. Zuanazzi alegou que teve sua honra ofendida. Na edição de 20 de julho de 2007, o "Painel" informou que parlamentares do governo e da oposição, inclusive o relator da CPI do Apagão Aéreo, Marco Maia (PT-RS), viam promiscuidade entre as empresas aéreas e a Anac, fato evidenciado pela pressão para liberação da pista reformada do aeroporto de Congonhas, onde ocorreu o acidente com o Airbus da TAM.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/