Marchezan Júnior autorizou abertura de comércio e shoppings de segundas a sextas. Todos ganharam um dia a mais.

Nesta quarta-feira, a prefeitura alterou o decreto 20.625, de 23 de junho de 2020, permitindo que o comércio funcione de segunda a sexta-feira, das 10h às 17. Os shoppings abrirão nos mesmos dias, mas com horário diferenciado, das 12h às 19h. Para realizar as alterações, a prefeitura apresentou ao governo do Estado protocolos específicos para manter as competências do município de acordo com o Art. 30, I e II, da Constituição Federal

O decreto entrará em vigor nesta sexta-feira.

Também foram flexibilizadas as práticas de esportes individuais, mesmo em clubes, quadras sociais e condomínios, desde que mantidas as distâncias de segurança, de dois metros.

Telegram lança nova ferramenta de videochamada para disputar com WhatsApp

O Telegram, concorrente do WhatsApp, lançou novo recurso: videochamadas. O aplicativo russo de troca de mensagens está entre os 10 mais baixados no mundo, e a expectativa da empresa é alcançar 1 bilhão de usuários até 2022. A meta corresponde à metade da base atual do WhatsApp: 2 bilhões de pessoas. No momento, o Telegram conta com 400 milhões de usuários mensais.

Ao lado, as diferenças entre as duas ferramentas.

Valquiria Homero e Mateus Maia, do site Poder360, divulgaram, hoje, a reportagem a seguir:

Os 2 aplicativos exigem o celular ao se fazer o 1º acesso à ferramenta pelo computador ou tablet. A partir daí, o Telegram não exige mais que o celular esteja com internet. No WhatsApp, mesmo com a versão desktop conectada, o celular sempre precisa estar com internet para manter o funcionamento do aplicativo.

POPULARIDADE ENTRE BRASILEIROS

No Brasil, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones, de acordo com uma pesquisa (4 MB) de fevereiro deste ano. Desses, 98% abrem o aplicativo todos os dias.

Já o Telegram, apesar de ter funcionalidades adicionais (tais como o navegador de internet integrado e maior capacidade de compartilhamento de arquivos), está presente só em 27% dos celulares brasileiros.

Dica do editor - Amanhã tem Dallari, Ives Gandra, Carvalhosa, Alexandre Garcia e Thompson Flores no "Sergs Debate", Porto Aleagre

A Sociedade de Engenharia do RS - SERGS, vai promover dentro da série "Sergs Debate", o evento intitulado "O equilíbrio entre os Poderes na Constituição federal de 88", que ocorrerá amanhã, quinta-feira, das 10 às 12 horas, por videoconferência. Vão falar Adilson Dallari, Carlos Thompson Flores, Ives Gandra Martins, Modesto Carvalhosa e Alexandre Garcia.

CLIQUE AQUI para garantir sua inscrição e acompanhar.


Recomendado - Peça agora seu hamburger gourmet e sua cerveja artesanal. Bier Markt Vom Fass, Porto Aleagre.

PEÇA AGORA. Entrega na sua casa

10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero de cervejas e chopes artesanais.

CLIQUE AQUI para examinar o cardápio de hamburgueres e a lista de cervejas artesanais e bebidas.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender  por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Use o WhatsApp e celular: 51-99388.2401 e 51-99388.7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt. Telefone fixo 51-3574.0927. www.biermarkt.com.br

Pagamento com cartão.

Adão Paiani consegue decisão judicial que impede despejo de pequeno comerciante inadimplente

O advogado gaúcho Adão Paiani, com escritórios também em Brasília, obteve liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Brasília, pelo qual conseguiu impedir o despejo de um pequeno comerciante, o dono do Bar do Ceará, retirante do Nordeste, que atrasou o aluguel em função da pandemia.

Foi em Ceilândia.

A liminar saiu via agravo de instrumento. O negócio permite que o proprietário retire recursos para si,sua família e para a mãe que mora no Ceará.

Ao lado, o Bar do Ceará.

A decisão da Corte abre caminho para outras decisões semelhantes.

Adão Paiani não quis esperar pela votação prevista para esta noite no Congresso, que decidirá sobre veto aposto por Bolsonaro a dispositivo de lei aprovada por deputados e senadores, impedindo justamente qualquer despejo durante a pandemia.

CLIQUE AQUI para examinar a decisão do magistrado.

Dica do editor - Saiba por que consumir só produto brasileiro

Recomendado - Compre agora, aqui, os melhores vinhos das Villas Bari (Porto Alegre) e Triturris (Florença). Receba tudo em casa. É fácil

A vinícola gaúcha Villa Bari, que tem operações na Vila Nova, Porto Alegre, e também em Florença, Itália, recomenda o seu vinho Rosso in Legno, elaborado com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, levemente apassitadas ( fórmula sugerida pelo famoso produtor de amarone em Valpolicela - Giuseppe Quintarelli).  acrescido com um leve toque de Tannat, repousando três anos em barris de carvalho de 1.000 litros, misto de madeiras francesa e eslovena. Entrega imediata. 

Você pode encomendar o Rosso in Legno ou outro dos demais vinhos oferecidos por Villa Bari (Vila Nova) e por Villa Triturris (Itália), conforme valores ao lado e no site. O empreendedor Luiz Barichello também opera a Villa Agrello, em Mendoza, Argentina, em fase de implantação.

Faça sua compra (mínimo deseis garrafas e múltiplos de seis) pelo site
www.winebari.com

As entregas são feitas na sua casa.


Santin substitui Turra na Associação Brasileira de Proteína Animal

O gaúcho Ricardo Santin substitui, hoje, o também gaúcho Francisco Turra, na presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal.

Carmem Flores devolverá R$ 153,7 mil ao Tesouro Nacional, tudo por mau uso de recursos eleitorais na campanha para o Senado

Candidata a candidata à prefeitura de Porto Alegre, a empresária Carmem Flores terá que devolver R$ 153,7 mil ao Tesouro Nacional.

A decisão foi do TRE, que desaprovou as contas da sua campanha ao Senado. Ela concorreu pelo PSL.

O TRE considerou ilegais o uso de recursos do Fundo Especial de Financiamentol de Campanhas e das doações.

Carmem Flores não recorrerá e vai pagar o que deve.

Ela diz que é inocente.

Ufrgs retomou, hoje, todas as aulas do segundo semestre

Os 27.437 alunos da Ufrgs retomaram esta manhã as suas aulas.

Começou tudo de onde o primeiro semestre parou.

Sai tudo pelo Ensino Remoto a Distância.

As aulas do segundo semestre terminarão dia 2 de dezembro.

Merchandising - Impermeabilização é tudo com a gaúcha Otimum. Fale hoje conosco.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Artigo, Xico Grazziano, Poder360 - Os 10 maiores mitos sobre o agro brasileiro

Existem inúmeros mitos sobre o agro brasileiro. Mentiras, falácias e crendices se misturam com a política, a ideologia e o marketing. Nas redes da internet, pululam fake news. Um mar de desinformação.

Aqui estão os 10 principais mitos contra o agro brasileiro:

1. O MITO MAIS ANTIGO
Pero Vaz de Caminha jamais escreveu “aqui, em se plantando, tudo dá”. O escrivão do Rei destacou, em verdade, a riqueza dos recursos hídricos brasileiros: “dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”. A versão popularizada criou o mito da terra fértil. Na verdade, os solos tropicais, regra geral, têm maior acidez, são menos estruturados e mais arenosos que os europeus ou norte-americanos.

2. O MITO MAIS POLITIZADO.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Câmara decide burramente que será obrigatório uso de máscaras em escolas e igrejas

Os deputados decidiram nesta quarta-feira, em sessão conjunta do Congresso Nacional, derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a um trecho do projeto que obriga o uso de máscara em escolas, comércio, instituições de ensino, igrejas e templos.

Por se tratar de sessão do Congresso, ainda falta a votação por parte dos senadores, prevista para a tarde desta quarta.

A sessão é feita de forma remota.

Se os senadores confirmarem a derrubada, o uso das máscaras em comércios e escolas passará a ser obrigatório

Opinião do editor - Eis como se dá o apoio oblíquo da RBS ao reitor Ruy Oppermann.

O jornalista Tulio Milmann, colunista principal do jornal Zero Hora e que costuma ser a voz pouco oculta da RBS, fez uma surpreendente constatação ao analisar a possível escolha do professor Carlos André Bulhões Mendes para a posição de novo reitor da UFRGS:

- Se ele for escolhido, haverá reações.

E se não for escolhido por Bolsonaro, eis a constatação do jornalista:

- Se ele não for escolhido, haverá reações.

É acaciano.

Na sua coluna de hoje, Tulio RBS Milman esgrime apoio oblíquo à manutenção do atual reitor, Ruy Oppermann, ao passar-lhe o seguinte atestado ideológico:

- Ele não é contra e nem a favor, porque não advoga ou trabalha pelo pensamento único.

No próprio título, o jornalista avisa que se Oppermann (o sujeito oculto) não for escolhido por Bolsonaro, há risco de radicalização, como se isto já não estivesse acontecendo sob o patrocínio de Oppermann.

Até as faxineiras do campus da Agronômica sabem o que fez Oppermann no verão passado.

A RBS pensa que o povo é bobo.

O povo não é mais bobo.

E foi por isto que elegeu e apoia Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para ler o artigo de Túlio.

Imperial College diz que transmissão de vírus caiu no Brasil, Como a nota não é de Osmar Terra, talvez a RBS acredite.

Como a constatação não foi feita pelo deputado Osmar Terra, a RBS talvez acredite nesta nota.

Pela primeira vez desde abril, o Brasil registrou transmissão do novo coronavírus abaixo de 1, segundo cálculos da Imperial College London. A informação é da Folha.

Para a semana que começou neste domingo, a taxa de contágio ficou em 0,98.

Isto significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus em média para outras 98 pessoas, que contaminam outras 96, que contaminam outras 94 e assim por diante. Assim a contaminação vai perdendo velocidade.

Celso de Mello decide-se por nova licença médica no STF

O ministro Celso de Mello decidiu pedir nova licença do STF. No início do mês, ele fez exames e foi informado que teria de passar por nova cirurgia.

Ele foi nomeado por Saarney. Saulo Ramos, que o indicou para Sarney, chamou-o de "juiz de merda" em seu livro de memórias.

Celso é o ministro que está há mais tempo no STF e se aposenta da corte em novembro deste ano.

Sua ausência pode impactar o resultado de casos importantes que estão pendentes no tribunal, como a alegação suspeição do ex-juiz Sergio Moro feita por Lula. Caso o tribunal concorde com o ex-presidente, Lula vai se livrar das condenações por corrupção e lavagem de dinheiro e vai recuperar os direitos políticos.

Em janeiro, o ministro passou por cirurgia para colocação de uma prótese no quadril.

CLIQUE AQUI para saber a trajetória das doenças recentes do ministro.

Irmãos Efromovich, fundadores da Avianca, foram presos esta manhã pela PF

Os irmãos Germán e José Efromovich, fundadores da colombiana Aviancaq, donos do estaleiro Eisa, foram presos preventivamente na manhã desta quarta-feira, na Operação Navegar é Preciso, fase 72 da Lava Jato. Ambos são acionistas da Avianca Holdings, que não é citada nas investigações. Seis mandados de busca e apreensão também foram cumpridos pela Polícia Federal em Alagoas, no Rio e em São Paulo.

O blog O Antagonista conta que José deu aulas de matemática para Lula, década de 70, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. 

A PF, em cooperação com o Ministério Público Federal, deflagrou a operação para combater suposta fraude em licitação da Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de combustível e pela importação e exportação de petróleo e derivados, para compra e venda de navios.

A suspeita é que o estaleiro contratado por R$ 857 milhões para fornecer os navios pagou propina a um executivo da estatal, que não teve o nome divulgado. O prejuízo com a contratação, classificado pela PF como assombroso, é estimado em cerca de R$ 611 milhões.

Polícia Federal decide investigar o Sleeping Giant Brasil, Comando de Caça a Blogs de Direita

O inquérito foi travado por decisão judicial, mas poderá ser retomado.

A Polícia Federal de Londrina, interior do Paraná, decidiu investigar o Sleeping Giants Brasil, o grupo anônimo que expõe anunciantes que veiculam publicidade em sites que publicam notícias de apoio ao governo Bolsonaro e a pautas conservadoras (costumes) e liberais (economia).A estratégia do Sleeping Giants é pressionar publicamente anunciantes que compram mídia programática no Google AdSense e em outras plataformas.

O delegado Ricardo Filippi Pecoraro conduz o inquérito policial desde 25 de maio, uma semana após o grupo surgir no Twitter.  Na peça que sustentou a naufragada investigação, o delegado viu possíveis “crimes contra os Direitos Humanos e Garantias Constitucionais relacionadas à Liberdade de Imprensa; à Liberdade de Pensamento; à Liberdade de Expressão e à Livre Concorrência dos Meios de Comunicação no Brasil”

Pecoraro pediu que se produza “Informação Policial que indique, conforme seja possível, os dados e endereço do responsável legal pelo perfil Sleeping Giants”.

Carla Zambelli sente-se mal, rejeita Protocolo Mandetta e opta pelo Protocolo General Pazzuelo. E em Porto Alegre, saiba qual é a opção.

A deputada foi infectada e se trata em casa com hidroxicloroquina.

A deputada federal não gostou da médica e do hospital que a atendeu em Brasília e foi em busca de outro médico e de outro hospital.

A deputada percebeu sintomas de infecção e recebeu a seguinte orientação no Hospital Santa Helena:

- Vá para casa e se sentir falta de ar ou piora, volte aqui.

Carla Zambelli diz que este é o Protocolo Mandetta, que manda o sujeito só começar o tratamento quando estiver morrendo.

Hoje, contrariada, a deputada resolveu ir em busca do Protocolo General Pazzuelo e foi se tratar no Hospital Santa Lúcia.

Em Porto Alegre, quem preferir o Protocolo General Pazzuelo, deverá procurar o Pavilhão Pereira Filho, Santa Casa.

Dica do editor - O editor viu e recomenda "A corrida mais difícil do mundo", na Amazon Prime Video

A Eco-Challenge apresenta na Amazon a mais nova edição da "A corrida mais difícil do mundo", desta vez nas Fiji. O documentário de 10 episódios acaba de ir para a estreia. Cada equipe da corrida foi composta por quatro competidores, incluindo pelo menos um membro do sexo oposto. A corrida abrange uma variedade de desafios, incluindo remo, mountain bike, rapel, escalada, rafting, remo e canoagem. A equipe vencedora do Eco-Challenge ganhou US$ 100.000. O segundo lugar US$ 50.000 e o terceiro US$ 25.000. Foram 60 equipes, inclusive do Brasil, que desistiu no meio da corrida. Várias equipes desistiram, inclusive americanas.

 

Comandante Nádia falará como pré-candidata a prefeito de Porto Alegre. Será nesta sexta, no Clube de Opinião.

O Clube de Opinião do RS ouvirá nesta sexta-feira a vereadora Comandante Nádia, DEM.

Ela é pré-candidata a prefeito de Porto Alegre.

Ex-deputado Sossela volta à política e é candidato a prefeito de Tapejara

O ex-deputado estadual Gilmar Sossela, que chegou a ter seu mandato cassado pela Assembleia do RS e que depois recuperou seus direitos políticos no STF, está de volta à política.

Ele é candidatíssimo a prefeito de Tapejara

Em um ano, investidores gaúchos dobraram presença na Bolsa

O editor registra diariamente os números sobre o desempenho da Bolsa. Segundo o Ibmec, a internet estimula os investidores, já que se ocupa bastante do noticiário econômico.

Reportagem de página inteira do jornal Zero Hora de hoje, assinada por Leonardo Vicelli, informa que os investidores gaúchos investem em grande número na Bolsa:

- Os investidores dobraram de tamanho em um ano.

Foram 157,2 mil investidores no mês passado, alta de 66,3% em dezembro. Foram 71,3 mil em julho do ano passado.

O RS é o quarto maior Estado em número de investidores, atrás apenas de SP, Rio e Minas.

Os números não são diferentes dos verificados no Brasil como um todo (2,8 milhões no total).

Os investidores em ações migram da renda fixa, que paga muito pouco e até oferece rendimentos negativos no caso da poupança.

Bolsa opera em leve queda e dólar sobe devagar

A Bolsa opera em pequena queda nesta quarta-feira. O dólar sobe levemente.

11h13min

Bolsa, -0,18%, 101.877 pontos
Dólar comercial, +0,11%, R$ 5,4729 para a venda

Dica do editor - Amanhã tem debate sobre comércio com os árabes

“As oportunidades de negócios com os países árabes” é o tema do debate de amanhã, 20, no LIDE Talks, promovido pelo LIDE RS. Participam da transmissão online o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Rubens Hannun; a diretora de Negócios da JBS, Janaína Azevedo; e a gerente senior de Relações Institucionais e acesso a Mercados na MSD, Marília Rangel.

CLIQUE AQUI para se inscrever.

Dica do editor - Hoje começa a série "Os 11 Supremos", lançamento da Brasil Paralelo

Começará, hoje, 20h, a série "Os 11 Supremos", da Brasil Paralelo. Foram produzidos 11 vídeos especiais com a biografia de cada um dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal. Serão contadas a história de cada ministro, por quem ele foi indicado e em que contexto, onde atuou antes de ser nomeado, por quais situações emblemáticas é conhecido e, é claro, suas votações polêmicas. O primeiro vídeo será lançado hoje, às 20h, tanto na Plataforma de Membros quanto no Youtube. No You Tube é possível ver tudo de graça.

A seguir, vai o primeiro episódio. É a história de Dias Toffoli:

Entrevista, Leandro Rosa, Bridge Imóveis - Há 10 anos o mercado de imóveis não estava tão aquecido quanto agora

Entrevista com Leandro Rosa, sócio da Bridge Imóveis, Porto Alegre

O mercado de imóveis aqueceu ?
E muito. Não vi nada parecido nos últimos 10 anos. E olha que estamos em plena pandemia.

Venda ou aluguel ?
Venda de apartamentos e casas novos.

Em plena pandemia. O que houve ?
Houve que as pessoas estão mais em casa, precisam de espaço e possuem mais tempo até para fazer negócios. Nos últimos três meses do ano passado, quando a economia dava mostras de maior robustez, recuperando-se da recessão, comparado com maio, junho e julho, agora, em plena pandemia, nossas vendas foram 25% maiores. Estou impressionado. 100% das nossas vendas são para imóveis maiores.

Quantos corretores vocês são ?
140

Mas foi só o confinamento ?
Claro que não, porque as taxas de juros anuais despencaram de 11,8% para 7,5%, como a renda média exigível para obter empréstimos também caiu, digamos de R$ 20 mil para R$ 14,4 mil no caso de financiamentos de R$ 600 mil, por exemplo. Neste caso, a prestação mensal despenca de R$ 6 mil para R$ 4.400,00.

Site: www.bridgeimoveis.com.br
Telefone: 51-3014.9600

Índice Cielo do Varejo Ampliado sugere ampla recuperação do comércio e dos serviços

 O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado ontem, sugere que o faturamento do comércio varejista segue se recuperando, inclusive no segmento de bens duráveis.

No caso do setor de serviços, que apresentou quedas mais intensas do que as do comércio, o indicador aponta para uma recuperação incipiente, refletindo a flexibilização das medidas de distanciamento social em várias partes do país no começo de julho, que passou a permitir atividades de bares, restaurantes, turismo e transportes.

Os indicadores sugerem melhorias daqui para a frente.

Dica de humor - Hipócritas conta como é a malária do Leblon (o caso de Camila Pitanga)

Bolsonaro almoçará, hoje, com líderes do Centrão

O presidente Jair Bolsonaro almoçará com os líderes do Centrão.

Até mesmo o PSL foi convidado.

O presidente, que tenta ampliar sua base de apoio no Congresso, tem acenado com a perspectiva de retornar ao PSL.

Saiba como é o tamanho desta massa polar que entra hoje no RS

O PSDB de Porto Alegre tem a maior chance de eleger a maior bancada da sua história

Em 2020, o PSDB terá o desafio de reeleger o Prefeito e eleger uma boa bancada na câmara, para isso, o partido trabalha para apresentar um nominata de 54 candidatos.

Nestas eleições, não serão permitidas coligações para vereador. Será cada um por si. E as sobras de candidatos bem votados também não elegerão qualquer zé ninguém.

Hohfeldt foi o 1o vereador do PT e o 1o vereador do PSDB.

Nesta reportagem do blog Glasnost, o leitor ficará sabendo que nas eleições de 2016, embora tenha eleito o Prefeito de Porto Alegre, o PSDB elegeu apenas um vereador, Ramiro Rosário, portanto, pouco pode auxiliar o Prefeito Nelson Marchezan Júnior em sua missão de governar Porto Alegre.

Leia tudo:

(...)

Embora seja considerado um dos grandes partidos do país, até 2018 o principal antagonista do PT nas eleições, aqui em Porto Alegre o PSDB sempre teve dificuldade de eleger uma grande bancada na Câmara de Vereadores.

Após ter feito história em 1982, como o primeiro vereador eleito pelo PT, em 1993, Antônio Hohlfeldt, migrou para o PSDB. Em 1996 tornou-se o primeiro vereador eleito pelo PSDB em Porto Alegre, juntamente com Cláudio Sebenelo e Anamaria Negroni.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Estes são os oito deputados estaduais gaúchos que disputarão as eleições no RS

Nenhum deputado federal irá para a disputa.

Estes são os oito deputados estaduais gaúchos que disputarão as eleições municipais deste ano:

Juliana Brizola (PDT) em Porto Alegre
Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre
Rodrigo Maroni (Pros) em Porto Alegre
Carlos Búrigo (MDB) em Caxias do Sul
Pepe Vargas (PT) em Caxias do Sul
Fábio Branco (MDB) em Rio Grande
Luiz Fernando Mainardi (PT) em Bagé
Kelly Moraes (PTB) em Santa Cruz do Sul

O levantamento é da jornalista Rosane Oliveira, RBS.

Hong Kong proíbe importação de frangos da Aurora, unidade de Xaxim, Santa Catarina

O governo de Hong Kong anunciou nesta terça-feira que vetará a importação de frango produzido na unidade de Xaxim (SC) da empresa brasileira Aurora, terceira maior processadora de frango e carne suína do Brasil. É uma medida de precaução contra a disseminação do vírus chinês.

Autoridades chinesas identificaram a Aurora como a origem de frangos que tiveram registrados traços do novo coronavírus, mesmo que não haja evidência da transmissão via alimento ou embalagem –como informou a OMS (Organização Mundial da Saúde) e reiterado pela ABPA (Associação Brasileira e Proteína Animal).

Curvas de média móvel de mortes cai em 12 Estados, inclusive RS

Em 5 unidades da Federação, a média móvel de mortes por vírus chinês em 7 dias está em trajetória de alta. Outros 10 Estados estão em situação de estabilidade e 12 registram queda, entre eles o RS.

Os dados foram compilados pelo site Poder360 e consideram os números do ministério da Saúde atualizados às 18h30 desta segunda-feiras. A ilustração ao lado são do site.

Para saber a situação de cada Estado, é feita a comparação da média móvel de mortes nos 7 dias anteriores com o mesmo número há 14 dias.

Se essa variação for de até 15%, para mais ou para menos, as mortes na unidade da Federação estão estáveis. Se o número for maior de 15%, em alta. E quando for negativo e menor que -15%, em queda.

Situação de estabilidade ou de queda não significa que a transmissão do coronavírus esteja sob controle naquele Estado, e nem que seja seguro afrouxar os cuidados diante da pandemia. Os dados do infográfico ao lado servem como indicativo do quanto estão sendo eficientes as políticas de enfrentamento em cada unidade federativa –tanto em relação às ações de prevenção ao contágio quanto em relação ao atendimento aos infectados.

Lava Jato está nas ruas para apurar corrupção na Transpetro, estatal da Petrobrás. Eventos ocorreram nos governos do PT.

As investigações mostram que foi identificada uma organização criminosa que pagava propina para altos executivos da Petrobras para fraudar o caráter competitivo de licitações. Empresas ligadas à estatal, como a Transpetro, também estariam envolvidas. Tudo tem a ver com corrupção na estatal durante os governos Lula e Dilma, PT.

A PF (Polícia Federal) cumpre, esta manhã, mandados de prisão em São Paulo e 6 de busca e apreensão em Alagoas e Rio de Janeiro. A operação faz parte da 72ª fase da Lava Jato e as ordem judiciais foram expedidas pela 13ª Vara Federal em Curitiba.

De acordo com o portal G1, a operação foi batizada de “Navegar é Preciso”. A força-tarefa suspeita que um estaleiro contratado por R$ 857 milhões para fornecer navios tenha pago propina para um funcionário da Transpetro. A propina teria sido disfarçada por meio de 1 contrato falso de investimento com uma companhia estrangeira. Os detalhes não foram divulgados pela Lava Jato.

Segundo a PF, o esquema funcionava através de contratos de compra e venda de navios entre a Transpetro e o estaleiro investigado. Essas negociações eram no Promef, programa do governo federal para reestruturação da indústria naval brasileira.

Marchezan pede que Leite baixe decreto ampliando para mais um dia o direito de abrir o comércio

O prefeito Marchezan Júnior pediu, ontem, ao governador Eduardo Leite, que permita a abertura do comércio de segunda a sexta-feira, tudo a partir da semana que vem. Por força de decreto estadual que incluiu a Capital e toda a chamada Região 10 no regime severo de restrições da bandeira vermelha, o comércio só pode abrir 4 dias por semana.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira durante videoconferência com lideranças empresariais.

A ideia é manter o comércio funcionando das 10h às 17h e os restaurantes, das 11h às 17h.

Massa polar atinge, hoje, todo o RS. Sexta-feira poderá nevar na Serra.

Porto Alegre, 8h30min, 15 graus

Chega hoje ao RS a massa de ar polar que se aproxima do Estado. No Sul e Oeste do Estado, faz muito frio, fazendo com que o começo da quinta-feira seja muito gelado. Na sexta-feira, poderá nevar nas Serras do RS e de Santa Catarina.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a instabilidade deve atingir áreas na divisa com Santa Catarina, com muitas nuvens na Metade Norte. O avanço da massa de ar polar também traz chuva para boa parte do Estado.

Em Porto Alegre, sol aparece, mas poderá chover. Na Capital, a temperatura mínima foi de 9°C e a máxima não passará dos 18°C

Hospital das Clínicas de Porto Alegre abriu, ontem, nova emergência pediátrica. Saiba como ela é.

CLIQUE AQUI para ver mais fotos.

Foi aberta, ontem, a nova emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O hospital é mantido com recursos do governo Bollsonaro.

Com uma área física seis vezes maior, equipamentos modernos e ambientação desenvolvida para as crianças, profissionais e pacientes terão mais conforto, agregando ainda mais qualidade na atenção.

O número de vagas permanece em nove pacientes simultâneos, mas agora em uma ala exclusiva, com fluxos completamente separados para casos de pacientes com vírus chinês ou suspeita da doença dos demais atendimentos.

Com isso, há um acréscimo também na segurança. O acesso à nova Emergência passa a ser feito pelos portões 2 e 4 para pedestres e pelo Portão 3 para veículos.

Porto Alegre chega a 547 óbitos ao longo de 5 meses. Uso de UTI continua estável pelo 24o dia seguido.

CLIQUE em cima da tabela para verificar a origem dos pacientes que procuram os hospitais de Porto Alegre.

Porto Alegre registrou, ontem a noite, 1.108 novos casos de infectados pelo vírus chinês. Este foi o maior número desde o começo da pandemia. Agora, a Capital totaliza 12.185 infectados pela doença. Os dados são acumulados e se referem a cinco meses.Ao todo, são 547 mortos pela doença na cidade, 11 a mais do que no dia anterior. A taxa de ocupação de leitos de UTIs continua estabilizada pelo 24o dia seguido e foi menor do que a de segunda-feira. Ontem foi de 88,3%, com 357 internados por vírus chinês.

Veja o resumo do dia:


12.185 casos confirmados
9.679 casos suspeitos
56.089 casos negativos
8.081 recuperados
547 óbitos
335 pacientes confirmados em UTI
29 pacientes suspeitos em UTI
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/