Computador do Bndes foi usado para alterar perfis dos jornalistas Cruvinel, Dines e Marins

Os perfis dos jornalistas Tereza Cruvinel, Alberto Dines e Franklin Martins foram alterados no site Wikipedia; todos eles foram denominados como "comunistas do Brasil". A mudança foi feita a partir de computadores do BNDES; colunista do site www.brasil247.combr, Cruvinel criticou o que denominou de "macarthismo fora do tempo".

. "O que ofende não é o rótulo de comunista, num perfil feito por terceiros, já cheio de incorreções. O que espanta é a existência de pessoas que se comprazem com o ato de marcar, espezinhar, estigmatizar", afirma ela. 

Ministério Público quer processar e cassar Renan Calheiros

A idéia é tirar Renan do páreo.


Com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) favorito para comandar o Senado e o Congresso Nacional mais uma vez, Ministério Público divulga ação em que pede sua cassação em razão do uso indevido do jatinho da FAB, em 2013.

. Na época, senador devolveu os recursos.

. A revista Época desta semana publica ampla reportagem sobre as denúncias.

Padilha, o Aeroporto Salgado Filho e o Hino Riograndense

OPINIÃO DO LEITOR

Vou propor raciocínio capaz de "dar créditos ao ministro Padilha": 

1. O ministro  recebeu uma ordem maioral indiscutível/definitiva; 
2. Eliseu Padilha está decidido a se manter no cargo; 
3. Ele é político do "alto clero",  daí dominar opções de lidar pelos versos, reversos e diversos;
4. Decide adotar situação paradigmática, como "alertar ps gansos"; 
5. Anuncia de supetão aos seus conterrâneos em modo de promover traumas e calafrios: "O Salgado Filho já deu o que tinha que dar e c’est fini
6. Não se importa ao atrair para si de pronto uma oposição que beira 99,99%/RS; 
7. Mui esperto,  deixa nas entrelinhas uma sugestão: "Gauchada amiga/amada... é hora de tocar o hino riograndense... e mandar ver"; 
8. Trecho que o matreiro político gaúcho destacaria no hino: "[...] Mas não basta pra ser livre/ Ser forte, aguerrido e bravo/... Mostremos valor constância/ Nesta ímpia e injusta guerra..."

CLIQUE AQUI para ouvir o Hino Riograndense.

Plano Diretor prevê até segunda pista para o Aeroporto Salgado Filho

O Departamento Aeroviário do RS possui estudos, que divulgou no dia 15 na TV Com, segundo os quais o Plano Diretor do Aeroporto Salgado Filho, que está com a Infraero, prevê a possibilidade de expansão do terminal em até 118 mil metros quadrados e que com tal ampliação e com a extensão da pista, o aeroporto poderá receber de 25 a 30 milhões de passageiros/ano e ficar mais trinta anos funcionando bem.


. O  Plano Diretor prevê a possibilidade até mesmo de uma segunda pista, paralela à freeway, entre o Makro e a Vonpar.

Entrevista, Claudio Candiota Filho, presidente da Andep - Não vamos aceitar as asfixia do Salgado Filho

Claudio Candiota Filho, presidente da Andep, Associação Nacional de Defesa dos Passageiros do Transporte Aéreo.

O ministro Eliseu Padilha disse que o governo federal não ampliará a pista do aeroporto Salgado Filho.
Isto é inaceitável. Não existe um só estudo sério que sustente a decisão. As más condições da pista - extensão - impedem a operação de grandes aeronaves, capazes de levar e trazer mais passageiros e cargas.

Como ?
Melhorar as condições logísticas, como se sabe, permitem ampliar os negócios e a interatividade com outros Estados e Países. O RS está sendo asfixiado em função dessa novela que já dura 20 anos.

E aí ?
Nós não vamos aceitar essa conversa. Vamos reagir. O que há por trás disso ? O interesse público não pode ficar sujeito a pressões, nem mesmo das construtoras que se sentem inibidas em função das restrições de altura para edifícios noa bairros São João e adjacentes.

Quais os interesses ocultos atrás da decisão do governo federal de não ampliar o aeroporto Salgado Filho ?

A que interesses ocultos responde a decisão do governo federal de não investir mais na extensão da pista do Salgado Filho ? As melhores respostas correm por conta de falta de dinheiro federal, sujeição aos interesses da indústria da construção civil, pressa na privatização do aeroporto e criação de argumentos para o novo aeroporto 20 de setembro. O Salgado Filho é o terceiro maior aeroporto de viagens aéreas internacionais e no ano passado movimentou 10 milhões de passageiros, além de 35 mil toneladas de cargas. 

O que mais impressionou na reunião de ontem do ministro Eliseu Padilha com o prefeito José Fortunati nem foi a declaração do ministro de que o governo federal não completará as obras de ampliação do aeroporto Salgado Filho em mais um quilômetro, mas a passividade e conformismo do prefeito, que aceitou tudo como se fosse a coisa mais natural do mundo, quando o caso é de gravidade enorme para Porto Alegre e para o Estado, prejudicando seus interesses logísticos mais vitais.

. A decisão do governo federal é inaceitável.

. Na reunião, aliás, faltou a presença de representante do governo estadual, até mais interessado do que Porto Alegre no caso.

. Prefeitura, governos federal e estadual são parceiros nas obras de ampliação do Salgado Filho, sobretudo no caso da extensão da pista. 
. O ministro Padilha partiu da premissa errada de que a ampliação da pista não é necessária porque no ano passado só saíram 35 mil toneladas de carga pelo aeroporto, o que corresponde a 54% da sua capacidade atual. É exatamente o contrário, porque a pista atual não permite pousos e decolagens de aviões de grande porte, o que faz com que todos os anos o Estado perca US$ 3,3 bilhões em cargas aéreas.

. São 100 toneladas de cargas de produtos de empresas gaúchas que semanalmente entopem as rodovias com cargas aéreas destinadas a Guarulhos e Viracopos, sem considerar o que desembarca nos dois aeroportos e seguem por estrada até o RS.

. Carga não é a úncia razão para a extensão da pista, como se percebe pelos aviões sucateados que a American manda para o RS por falta de condições de pouso e decolagem. 

Piccoli e Roni disputam presidência da Procergs

Ademir Piccoli, PSDB, e Roni Marques, PMDB, ambos com perfil técnico e ligadíssimos à área de TI, são os nomes mais cotados para presidir a Procergs.

Pedro Bisch Neto, PMDB, será o superintendente da Metroplan

Pedro Bisch Neto, engenheiro, ex-presidente da CEEE, será o superintendente da Metroplan. Bisch Neto é quadro do PMDB e atualmente responde pela secretaria de Serviços Urbanos de Gravataí, RS.

Cerveró, Dilma e o dr. Gerdau são responsáveis pela bandalheira da compra da Refinaria Pasadena

Cerveró diz que Dilma, presidente, e Gerdau, membro, ambos do Conselho de Administração da Petrobrás na época, foram os verdadeiros responsáveis pela compra de Pasadena. Na CPI da Petrobrás, Cerveró escamoteou o assunto, mas agora, preso, começa a dar o serviço. 
CLIQUE AQUI, também, para ler reportagem de hoje do jornal O Globo, na qual Cerveró diz que o Conselho da Petrobrás cometeu grave erro ao autorizar a compra da refinaria americana.



Neste comentáro, intitulado "Afinal, quem tem razão?", o jornalista Ricardo Noblat diz que Cerveró tem razão em responsabilizar o Conselho de Administração e a própria Dilma, sua presidente na época, mas também Dilma tem razão ao acusar Cerveró por disponibilizar um parecer técnico falho para o Conselho. 

. Os dois e mais o Conselho de Administração todo da Petrobrás, inclusive o dr. Jorge Gerdau, devem ser chamados em juízo. 

. Leia:

Dilma, que chamou de tecnicamente “falho” o parecer de Nestor Cerveró, na época diretor da área internacional da Petrobras, sobre a compra da refinaria Pasadena, no Texas, Estados Unidos?
Ou Cerveró, que chamou de “negligente” a decisão do Conselho de Administração da Petrobras, presidido na época por Dilma, favorável à compra da refinaria?
Tudo indica que os dois têm razão. E deveriam ser processados.
Em 2006, a Petrobras pagou ao grupo belga Astra Oil 360 milhões de dólares por 50% da refinaria Pasadena. Dois anos depois, comprou os outros 50%.
Ao todo, Pasadena acabou custando 1,18 bilhão de dólares à Petrobras, mais de 27 vezes o que a Astra originalmente desembolsou por ela.
Foi “o negócio do século” para a empresa belga, segundo os jornais de economia daquele país. Para a Petrobras foi um desastre. Não só pelo que ela desembolsou. Mas porque a refinaria estava repleta de problemas.
Tinha pouco menos de três páginas o parecer de Cerveró no qual se baseou o Conselho de Administração da Petrobras para autorizar a compra de Pasadena.
Dilma alega que Cerveró omitiu duas cláusulas do contrato. Cerveró alega que o Conselho de Administração poderia ter requisitado todas as informações que desejasse para amparar a sua decisão.
Não requisitou por que não quis. Foi negligente.
O Tribunal de Contas da União livrou Dilma de qualquer culpa, bem como Graça Foster, presidente da Petrobras. Culpou parte da diretoria da empresa, Cerveró incluído.
Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que negociou com a Polícia Federal a delação premiada, disse que Cerveró recebeu propina pela compra de Pasadena.
Mais cedo ou mais tarde se conhecerá a opinião do juiz Sérgio Moro a respeito.


Prefeito de Uruguaiana veta aumento salarial retroativo aprovado pela Câmara

Ao lado, charge de Iotti, hoje, no jornal Zero Hora, disponibilizada na Internet. 



O prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) preferiu pagar alto preço político a compactuar com reajuste salarial retroativo de 5,61% proposto e aprovado pela Câmara Municipal.

CLIQUE AQUI para examinar a reação da Câmara.

. A posição do prefeito de Uruguaiana, o maior da Fronteira Oeste do RS, contrasta com a decisão do governador José Sartori, que ontem aprovou lei aumentando seus próprios salários e de toda a cúpula do seu governo, TJ, MPE, TCE, Assembléia e Defensoria Pública, com reajustes que chegam a mais de 60%.

. No interior, em Caxias, o governador disse que assume as consequências. Elas são políticas e já ocorrem. O governo perdeu as condições morais e políticas para exigir sacrifícios.  Nem um único jornalista defendeu a posição e além disto as críticas foram duríssimas na imprensa, mas além disto a oposição muniu-se de armas inesperadas.

. A nota do governo não convenceu.

. Na nota do governo e nas declarações feitas até agora pelos defensores dos aumentos, pelo menos uma informação revela grande incorreção: a de que os deputados aprovaram o reajuste por unanimidade. Isto não aconteceu. Houve unanimidade dos que estavam no plenário, mas todos os deputdos do PT afastaram-se dali porque se opuseram ao projeto. 

Luz terá aumentos de até 60%, este ano, no RS

As contas de energia elétrica poderão subir até 60%, este ano, no RS.

Justiça gaúcha libera auxílio-moradia para si mesma

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul derrubou liminarmente nesta sexta-feira a proibição do pagamento de auxílio moradia a integrantes do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado. O valor é de 4.377,73 reais. Em meio a uma crise financeira, o governador José Ivo Sartori sancionou ontem uma nova legislação estadual que veda a concessão de auxílio moradia – mas, ao mesmo tempo, reajusta os salários dele mesmo, do vice-governador e de seus secretários de Estado, além de desembargadores, juízes militares, procuradores de Justiça, defensores públicos, deputados e conselheiros do Tribunal de Contas.

. A ação foi movida pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga. 

. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal manifestou-se favoravelmente à possibilidade de concessão de auxílio moradia aos integrantes do Ministério Público, Judiciário, Defensoria e Tribunal de Contas.

Veja diz que Lula e Zé Dirceu se desentendem por causa do Petrolão. "Vocês me abandonaram", denuncia o subchefe do Mensalão.

Nesta reportaghem de Daniel Pereira, a revista Veja de hoje revela que os dois líderes históricos do PT não conversaram desde que o escândalo ganhou corpo. "Vocês me abandonaram há tempos", diz Dirceu. Leia tudo:

Faz tempo que o escândalo de corrupção na Petrobras serve de combustível para o fogo amigo dentro do PT. No ano passado, petistas que comandavam o movimento “Volta, Lula” criticaram a presidente Dilma Rousseff por admitir que aprovara a compra da refinaria de Pasadena com base num relatório falho. Com o gesto de sinceridade, Dilma teria levado a crise para dentro do Palácio do Planalto, segundo seus adversários internos, e demonstrado uma ingenuidade e um amadorismo capazes de pôr em risco a permanência do partido no poder. No afã de tirá-la da corrida eleitoral, aliados de Lula também acusaram a presidente de traição ao responsabilizar a antiga diretoria da Petrobras, nomeada pelo antecessor, pelos desfalques bilionários nos cofres da companhia. Como o “Volta, Lula” não decolava e a sucessão presidencial se anunciava acirrada, os petistas selaram um armistício até a eleição. Mas, com Dilma reeleita, retomaram a disputa fratricida. O motivo é simples: estrelas do PT serão punidas novamente — agora no petrolão. Resta saber quem pagará a conta. Com as prisões do mensalão ainda frescas na memória, ninguém está disposto a ir para o sacrifício.


A tensão decorrente das investigações e do julgamento do esquema de corrupção na Petrobras colocou em trincheiras opostas as duas mais importantes lideranças históricas do PT: Lula e seu ex-ministro José Dirceu.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem. 

Propina mediada por operador do PMDB na Petrobrás ligado a Cerveró era paga em sete Países

Ao lado, esquema da patifaria montada pelo PT e seus aliados na Petrobrás, conforme arte da Folha de hoje. 




Em reportagem de hoje, intitulada "Delator diz que propina a lobista foi paga em sete países", os repórteres da Folha de S. Paulo, Aguirre Talento, Gabriel Mascarenhas e Rubens Valente, informa que um dos principais delatores da Operação Lava Jato deu detalhes à Justiça de como os pagamentos de propina a Fernando Soares, lobista ligado ao PMDB, passaram por um complexo processo de operações simuladas, depósitos em contas de empresas de fachada e transferências financeiras para contas de pelo menos sete países.

. O Petrolão é a organização criminosa montada entre empreiteiras, políticos da base aliada do PT e a direção da Petrobrás, visando tomar dinheiro fácil da estatal para irrigar os bolsos de todos, tudo para manter o apoio aos governos Lula e Dilma, financiando-lhes as atividades partidárias e as eleições

. Leia tudo:

. O caminho do dinheiro pago a Soares foi detalhado por Julio Camargo, que atuou como consultor intermediando contratos de empresas com a Petrobras, ao apresentar sua defesa à Justiça, onde ele também corrigiu valores que abasteceram o esquema de pagamentos de propina na Petrobras.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

MPF revela que Cerveró tem também cidadania espanhola e poderia fugir como Pizzolato

Nomeado diretor da Petrobrás por Lula, Cerveró foi nomeado por Dilma para a BR por Dilma, que o demitiu quando estourou o Petrolão.


Inúmeros petistas parecem ter se preparado para a fuga. Vários líderes do PT conseguiram dupla cidadania nos últimos 12 anos. Até a mulher de Lula e seus filhos possuem passaportes do Brasil e da Itália. Não são casos únicos. 

Poucas pessoas sabiam que o ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, possui dupla cidadania, já que ele tem passaportes brasileiro e espanhol.

. O que se temia na viagem do ex-diretor a Londres, era que ele fosse para a Espanha, repetindo o que fez o mensaleiro Henrique Pizolato, um dos bandidos petistas do Mensalão, condenado a 12 anos de prisão e que não foi extraditado.

. O Ministério Público Federal acusa ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró de omitir dupla cidadania; o que indicaria que ele “pretende utilizar sua cidadania espanhola como meio de escapar de qualquer punição”:

- O passaporte espanhol em nome próprio é apenas um dos possíveis meios, de tantos disponíveis, para se chegar ao exterior e ficar a salvo de qualquer punição. É notório que, por não extraditar nacionais, o Brasil não consegue que países estrangeiros extraditem réus brasileiros que ostentam cidadania estrangeira.

Costella escolhe Abdon e Paulão para ajudá-lo nas diretorias de Turismo e de Esportes

Embora tenha reconhecido com sinceridade que não domina a área, o secretário de Turismo de Sartori, Jovir Costella, cercou-se de profissionais de enorme competência e reconhecimento.

. Ele acaba de escolher para as duas diretorias que são chaves, a de Turismo e de Esportes, os especialistas Abdon Barreto e Paulão.

. Abdon é diretor do Plaza e professor da PUC e chegou a ser listado pelo trade turístico gaúcho como um dos nomes para ocupar a secretaria.

TED já pode ser feita a partir do valor de R$ 500,00

Desde ontem o valor de TEDs pelos bancos passou a ter base mínima de R$ 500,00. Ao contrário do DOC, a TED permite crédito imediato na conta do favorecido.

Tarso reage às revelações sobre sua herança maldita: "É tudo mentira deslavada"

No seu Twitter, o ex-governador Tarso Genro voltou ontem a atropelar os fatos. Diante da revelação feita pela Price, segundo a qual o rombo nas finanças públicas gaúchas será este ano de R$ 7,3 bilhões, tudo devido à aventura promovida pelo PT no governo do RS, ele esperneou irado:

- O uso da expressão rombo é farsa, uma mentira deslavada.

. O rombo foi construído por Tarso e pelo PT com método e coragem.

Chinaglia e Júlio Delgado virão segunda e terça ao RS

Depois da visita do deputado Eduardo Cunha,  programam visitas ao RS os outros dois candidatos à presidência da Câmara, Júlio Delgado, PSB, e Arlindo Chinaglia, PT. Eles virão segunda e terça-feiras. A agenda inclui visita aos seus eleitores, os deputados federais gaúchos, e aos Partidos.