Cerveró, Dilma e o dr. Gerdau são responsáveis pela bandalheira da compra da Refinaria Pasadena

Cerveró diz que Dilma, presidente, e Gerdau, membro, ambos do Conselho de Administração da Petrobrás na época, foram os verdadeiros responsáveis pela compra de Pasadena. Na CPI da Petrobrás, Cerveró escamoteou o assunto, mas agora, preso, começa a dar o serviço. 
CLIQUE AQUI, também, para ler reportagem de hoje do jornal O Globo, na qual Cerveró diz que o Conselho da Petrobrás cometeu grave erro ao autorizar a compra da refinaria americana.



Neste comentáro, intitulado "Afinal, quem tem razão?", o jornalista Ricardo Noblat diz que Cerveró tem razão em responsabilizar o Conselho de Administração e a própria Dilma, sua presidente na época, mas também Dilma tem razão ao acusar Cerveró por disponibilizar um parecer técnico falho para o Conselho. 

. Os dois e mais o Conselho de Administração todo da Petrobrás, inclusive o dr. Jorge Gerdau, devem ser chamados em juízo. 

. Leia:

Dilma, que chamou de tecnicamente “falho” o parecer de Nestor Cerveró, na época diretor da área internacional da Petrobras, sobre a compra da refinaria Pasadena, no Texas, Estados Unidos?
Ou Cerveró, que chamou de “negligente” a decisão do Conselho de Administração da Petrobras, presidido na época por Dilma, favorável à compra da refinaria?
Tudo indica que os dois têm razão. E deveriam ser processados.
Em 2006, a Petrobras pagou ao grupo belga Astra Oil 360 milhões de dólares por 50% da refinaria Pasadena. Dois anos depois, comprou os outros 50%.
Ao todo, Pasadena acabou custando 1,18 bilhão de dólares à Petrobras, mais de 27 vezes o que a Astra originalmente desembolsou por ela.
Foi “o negócio do século” para a empresa belga, segundo os jornais de economia daquele país. Para a Petrobras foi um desastre. Não só pelo que ela desembolsou. Mas porque a refinaria estava repleta de problemas.
Tinha pouco menos de três páginas o parecer de Cerveró no qual se baseou o Conselho de Administração da Petrobras para autorizar a compra de Pasadena.
Dilma alega que Cerveró omitiu duas cláusulas do contrato. Cerveró alega que o Conselho de Administração poderia ter requisitado todas as informações que desejasse para amparar a sua decisão.
Não requisitou por que não quis. Foi negligente.
O Tribunal de Contas da União livrou Dilma de qualquer culpa, bem como Graça Foster, presidente da Petrobras. Culpou parte da diretoria da empresa, Cerveró incluído.
Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que negociou com a Polícia Federal a delação premiada, disse que Cerveró recebeu propina pela compra de Pasadena.
Mais cedo ou mais tarde se conhecerá a opinião do juiz Sérgio Moro a respeito.


21 comentários:

LALAU disse...

NÃO VÃO INVESTIGAR A BS BIOS. MUITO PODRE POR LÁ , GATAIADA..................

Anônimo disse...

Todos culpados e cúmplices, essa é a verdade.
Todos interessados financeiramente no negócio, de forma direta ou indireta.
O que ainda falta para a Dilma ser destituída ?

Anônimo disse...

Sera que so vai sobrar para o corpo tecnico da empresa que e subordinado ao corpo politico?

Anônimo disse...

Vamos em parte, seguindo a técnica do esquartejador.
O dono da Astra Oil é Albert Frère que coincidentemente detém várias concessões e participações na área de energia no Brasil, conforme revista exame no link http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/dono-da-astra-oil-e-ligado-a-area-de-energia-no-brasil
Coincidentemente, iniciou suas atividades "Em 1947, Albert Frère fundou a Transcometal para prestar serviços à indústria do aço. Em 1985, adquiriu a Astra para focar no mercado de petróleo. A companhia hoje opera em 10 países." conforme revista exame no linkhttp://exame.abril.com.br/negocios/noticias/quem-e-astra-oil-a-empresa-que-vendeu-pasadena-a-petrobras

No conselho fiscal está justamente um magnata do aço chamado GERDAU.
Não seria de duvidar que temos aí uma relação muito antiga entre estes senhores (Frère e Gerdau) pois labutaram na mesma seara (indústria de aço).
Os novos aventureiros oriundos da nomenklatura que está aí, devem ser os sócios ocultos desta eletro-trapalhada e precisavam capitalizar os investimentos, para tanto nada mais razoável do que fazer saltar este dinheiro de PASADENA.

Junior Holmes (neto do Sherlock)

Anônimo disse...

Gerdau flertou com o petismo e pegou Ebola.

Unknown disse...

Esses grupos.

Gerdau
Votarantin
Ambev
Queiroz Galvão
Camargo Corrêa
Oderbrecht
Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú, Unibanco
Autolatina
Montadoras

Esses empresários financiam todos os lados. Todos os partidos.

fred oliveira disse...

Senhores deputados e senadores: está mais do que claro que Dilma Roussef, presidente do brasil, cometeu crimes graves no caso da Petrobrás. Deve ser cassada. Não façam vistas grossas ao impeachement. Cumpram seus deveres enquanto poder legislativo e fiscal do executivo. O congresso nacional já é mal visto pelos brasileiros. Hora de se redimir. Sei que parece ingenuidade de minha parte acreditar que os senhores farão a parte que lhes cabe no imbróglio. Torço que a consciência cidadã dos senhores me faça ter esperança que o congresso ganhou altura moral.

Anônimo disse...

Está na hora de responsabilizar os verdadeiros culpados pela bandalheira. Nos EUA eles serão, podem acreditar.

Anônimo disse...

Políbio,

Estou com o 14:42!!

Cuidado "Seu Jorginho" que o Tio Sam vem te pegar .....

É divertido "sentar o sarrafo" em empresário amigo do PT.

JulioK

Anônimo disse...

Todos esses pilantras deveriam estar atrás das grades incluindo a Dilma e o Gerdau! Em breve, eles não poderão colocar os pés lá nos Estados Unidos!

Anônimo disse...

Não deixarei NUNCA um SOBRENOME GERDAU para meus descendentes,
porque é um sobrenome marcado a ferro na paleta e que daqui a muitos, muitos e muitos anos
aqui no Rio Grande quando alguém
falar nele todos farão uma ligação direta dele com os termos
pejorativos e sinônimos destes termos que todos conhecem.

Anônimo disse...

Políbio,

esse Gerdau é o maior 171 do RS nos últimos 25 anos. Pai do PGQP-RS.

Gurizada da Qualidade: temos que fazer mais PDCA, Planos de Ações, Gráficos de Ishicawa, Folhas de Verificação para consertar as trapalhadas do seu Jorge.

Mãos à obra ( e não ao cérebro).


Carlos
Cristal

Anônimo disse...

Prisaopara o Gerdau

Anônimo disse...

Prisão para o ladrão do Gerdau.Fora Petralha friend s

FAÇANHA, o advogado do povo disse...

Será que o Gerdau trataria com tamanha displicência os assuntos de suas empresas, como fez com a compra da refinaria de Pasadena?

Anônimo disse...

Nossa única esperança de vermos essa quadrilha do PETROLÃO na cadeia não digo, mas pagando olho da cara em indenizações a justiça americana. Lá sim podemos esperar algo de sério. Tem que abrir processo até contra o Intocável 9dedos.

Anônimo disse...

E TOMA PGQP !!!

Anônimo disse...

E TOMA PGQP !!!

Anônimo disse...

Ja e mais do que hora de enquadrar esse tal de Gerdau que nao passa de um aproveitador de subsidios com seu discurso barato de gestor da qualidade total!

Anônimo disse...

Por que Doutor? Jorge não é doutor.

Anônimo disse...

O Sr. Gerdau tem muito a explicar.
Merece uma CPI só para ele !.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/