Saiba o que garante a independência das informações deste blog

A publicidade deste blog é boa parte dela proveniente do sistema AdSense, do Google. Trata-se de um sistema pelo qual o Google é contratado por anunciantes e agências, distribuindo o material através dos blogs e sites inscritos na sua plataforma, retendo a maior parte dos valores e distribuindo a diferença de acordo com as clicagens e negócios efetivamente fechados.

É o modo mais independente de financiamento que garante a sobrevivência deste blog.

Um jornalismo independente, depende cada vez mais de fontes de financiamento (publicidade) comprometidas com a veracidade, relevância, velocidade, qualidade e exclusividade das informações.

TJRS anula decisão do TCE e autoriza retomada da extinção das Fundações


Só agora, no apagar das luzes do governo, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) acatou recurso da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) e garantiu a retomada do processo de extinção de seis fundações públicas pelo governo gaúcho, anulando uma esdrúxula decisão do Tribunal de Contas (TCE), em vigor desde abril, que suspendeu a extinção até que o governo provasse que planos tinha para elas. 

A medida cautelar do TCE, que usurpou funções de governo, foi do conselheiro Cezar Miola.

Nesta sexta, reconheceu que a decisão de Miola extrapolou os limites de atuação da Corte e derrubou-a por 8 x 0.

Dica de série na TV - Minha amiga brilhante, HBO

Esta semana foram adicionados dois novos capítulos (agora já são seis) da primeira temporada de My Briliant Friend (é assim que você deve procurar no HBO). A série é sobre a "tetralogia napolitana" da escritora italiana Elena Ferrante. A série estreou há três semanas nos EUA, Europa e Brasil. A série está sendo filmada em dialeto napolitano, obra da Rai e da rede norte-americana HBO e deve ter quatro temporadas - uma para cada livro - de oito episódios. As gravações estão sendo feitas em Caserta, na Itália. A própria Ferrante está contribuindo para o roteiro.


O título original da série será My Brilliant Friend.

O editor viu e recomenda vivamente, sobretudo para o público feminino.

Lula manda carta para Dilma e avisa: 'Estou preparado para enfrentar Moro". No último enfrentamento, Lula tomou 12 anos de cadeia.


Em mensagem enviada à presidente expurgada por improbidade Dilma Rousseff, o atual prisioneiro por corrupção Lula da Silva, que vem sendo mantido como condenado e comum desde 7 de abril deste ano, a felicita pelo aniversário e pede que ela possa resistir atacando – e não se defendendo.

Escreve Lula:

- Estou aqui, preparado para enfrentar o Moro.

A última vez que Lula enfrentou Moro, acabou na cadeia para cumprir sentença de 12 anos de cadeia.

Na carta ao lado, diz o presidiário, líder inconteste do PT, de quem se tornou uma ideia etérea:

- Querida Dilma, estou te escrevendo para te dar os parabéns por mais um aniversário, que você tenha força para resistir atacando, e não se defendendo. Desejo toda sorte do mundo, Dilminha, aqui estou preparado para enfrentar o Moro, as mentiras da minha condenação. Meu lema agora é: não troco minha liberdade pela minha dignidade. Feliz Natal.

Artigo, Astor Wartchow - Caso Cesare Battisti: a diplomacia dos devaneios ideológicos

- O autor é advogado no RS. Este artigo foi publicado em 2011.

A escolha da foto é do editor. Nela, Battisti visita Tarso no Piratini para aagradecer seu benefactor.

Não há como não lembrar dezenas de filmes estrangeiros que têm cenas e diálogos que fazem referência à hipótese de fuga para o Brasil.

Historicamente, havia, e ainda há, inúmeras razões para escolher o Brasil como refúgio. 

(...)

Bem, estatisticamente até pode não ser mais o paraíso dos bandidos. Porém, os fatos da semana passada permitiram que o mundo assim pensasse. Assim como a absoluta maioria dos brasileiros.
Relembremos. Preso pela Polícia Federal, Battisti teve concedido o pedido de refúgio pelo ex-ministro da Justiça e agora governador Tarso Genro. Uma decisão contrária ao Tratado Brasil-Itália.
Mas admita-se, em tese, que naquele momento o Ministro da Justiça fizesse o que fez e com razão. 

Ou por suas prováveis e próprias razões ideológicas!

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Agentes federais italianos já estão no Brasil para levar embora o terrorista Cesare Battisti

A Polícia Federal confirmou que agentes federais de segurança da Itália já estão no Brasil para custodiar a viagem do terrorista Cesare Barttisti para Roma.

Lá, o espera prisão perpétua.

Justiça Federal condena o vereador Mauro Zacher, PDT Porto Alegre, a quatro anos de prisão


O juiz da 7a. vara Federal de Porto Alegre condenou o vereador Mauro Zacher, PDT, ex-secretário do prefeito José Fortunati, na época também do PDT, a quatro anos e dez meses de cadeia. Ele também foi multado em R$ 334,2 mil.

Zacher foi condenado sob acusação de dispensa indevida de licitação para uso de dinheiro do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem. Na época, o então secretário beneficiou a Fundae, ligada a UFSM. 

O que dizem os advogados do vereador:

—Ele (Mauro Zacherer) tem convicção de sua inocência. Os advogados vão apresentar os recursos cabíveis. O processo não se dá por desvio de recurso; é por causa da forma como ocorreu a contratação. Não teve desvio de recursos.

Leite anuncia empresária pelotense da área cultural para secretária da Cultura


O governador eleito Eduardo Leite divulgou, na tarde deste sábado , o nome da empresária Beatriz Araújo, proprietária da Ato Produção Cultural, Pelotas, como futura secretária da Cultura do Rio Grande do Sul.

Na esteira do que costuma fazer Bolsonaro, Leite produziu o anúncio diante do Mercado Público de Pelotas, transmitido ao vivo pelo Facebook, Leite anunciou sua ex-secretária municipal da Cultura para a pasta.

Rede Globo, Folha e Veja furungam criminosamente até as lixeiras da família Bolsonaro

Visitas como as de Bolsonaro a Sílvio Santos, irritam os barões da Rede Globo e da imprensa tradicional de São Paulo.

A Rede Globo, Folha de S. Paulo e Veja não dão trégua a Bolsonaro.

A família toda está sob escrutínio.

É uma tentativa covarde de assassinar a reputação do novo presidente.

E tudo porque foram ameaçados de ficar sem verbas de publicidade federal.

O editor não caiu e não cairá na esparrela de repercutir notícias plantadas e mal apuradas, factoides criminosos e má vontade explícita.

É isto.

Secretário de Leite quer ressuscitar FEE

Arthur Lemos, um dos secretários mais influentes do novo governo estadual, quer o retorno da FEE, Fundação de Economia e Estatística.

Lemos será titular de uma pasta bifronte, um bicho de duas cabeças que atenderá meio ambiente e infraestrutura ao mesmo tempo.

PP, MDB e PTB querem vagas para acomodar suplentes conhecidos

O PP, aliado de primeira hora do governador eleito Eduardo Leite, quer pelo menos duas vagas no secretariado.

Além do PP, os outros dois maiores Partidos que formarão a base aliada, PTB e MDB, também terão secretários, mas nestes casos, apenas um por Partido.

Os nomes mais prováveis são de Frederico Antunes e Silvana Covatti (PP), Vilmar Zanchin (MDB) e Aloísio Classmann (PTB).

A ideia dos Partidos é abrir vagas para os suplentes Carlos Búrigo (MDB), Regina Fortunati (PTB) e João Fischer (PP).

Membros do diretório do MDB são convocados para reunião de segunda em Porto Alegre. A pauta é adesão ao governo do PSDB.

Será as 10h, segunda-feira, a reunião dos 71 membros do diretório estadual do MDB do RS.

Os líderes que moram no interior gaúcho são convocados com insistência para virem a Porto Alegre.

Na reunião, o MDB decidirá se aceita ou não o ultimato do governador Eduardo Leite, que deu prazo até o final do dia para que o Partido aceite integrar o seu governo, recebendo em troca de votos na Assembleia a secretaria dos Transportes, diretorias de estatais e manutenção dos atuais CCs que possui no governo. Leite chegou a pedir a Sartori que não demita os atuais CCs, justamente porque em troca de apoio quer negociar caso a caso com os Partidos.

A bancada estadual de 8 deputados tem maioria formada pelo apoio a Leite. Apenas os deputados Thiago Simon e Sebastião Melo resistem fortemente, usando o argumento de que os eleitores determinaram que o MDB coloque-se como oposição.

Beltrame recusa Segurança. Zucco surge como opção para o cargo.

José Maria Beltrame recusou o convite para assumir a secretaria da Segurança Pública.

Ele foi secretário da mesma área durante 10 anos, nos governos Cabral e Pezão, ambos na cadeia como corruptos. Sabe-se que fez um trabalho correto, mas fracassou. Houve intervenção militar na área da segurança pública do Rio, como se sabe. 

O governador terá que escolher outro nome.

Um dos cotados é o tenente-coronel Luciano Zucco, deputado estadual mais votado do RS, PSL, que em dobrainha com o DEM já anunciou apoio ao governo tucano. O bloco tem seis deputados. Zucco, atualmente, integra o gabinete de transição de Bolsonaro, na quota do general Hamilton Mourão.

Ana Amélia é dúvida para o secretariado do RS

A senadora Ana Amélia Lemos só não anunciou ainda a aceitação do convite para o secretariado de Eduardo Leite, RS, porque ainda alimenta a esperança de integrar o governo Bolsonaro, embora não mais num ministério, cujos 22 titulares foram anunciados e confirmados.


Macri fala pelo telefone com Bolsonaro. Ele virá ao Brasil no dia 16 de janeiro.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, conversou ontem, pelo telefone, com o presidente eleito Jair Bolsonaro. Marcri agendou um encontro  para 16 de janeiro, em Brasília,.

Macri disse que não poderá comparecer à posse de Bolsonaro em 1º de janeiro de 2019, mas enviará o chanceler argentino, Jorge Faurie.

No seu Twitter, escreveu o presidente argentino

Hace un momento hablamos con Jair Bolsonaro por teléfono. Acordamos encontrarnos el 16 de enero en Brasilia para empezar a trabajar juntos en esta nueva etapa

Leite vai criar secretaria especial dos municípios

O governador eleito Eduardo Leite, que desde ontem cumpre agenda na sua cidade, Pelotas, anunciou que criará uma secretaria especial para atender demandas dos municípios.

Artigo, Marcelo Aiquel - Voltando atrás

Após haver me despedido dos meus amigos/leitores ao decidir não mais escrever artigos, não consegui manter a promessa feita e, diante da gritante hipocrisia daqueles que “se dizem” defensores da democracia, mas nunca aceitam a vontade da maioria (quando esta (a vontade; o desejo da maioria) não lhes convém); tive que voltar.
         
Entre estes hipócritas de plantão, posso vislumbrar com extrema clareza: (1) os fanáticos; (2) a juventude que sofreu “lavagem cerebral” e fala em ditadura militar, mesmo tendo nascido anos depois daquela época; (3) a mídia e alguns jornalistas que desejam um terceiro turno (antes da decretação do fim das suas medíocres carreiras, o que é fato); (4), os “dependentes financeiros” (que são muitos, aboletados nos cargos dos cabides empregatícios do PT e asseclas); e (5) os “semideuses do STF”; além de (6) um grupo de “Marias vão com as outras”, perdido na poeira.
         
Desesperados, ao pressentirem o seu ocaso (que está bem próximo), tentam criar factoides e a cada dia – literal.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Federação de CDLs quer mesmo estender mandato da gestão, que passaria de três para cinco anos

O presidente da Federação das CDLs do RS, Vitor Koch, vai mesmo insistir na extensão do seu mandato atual, o segundo de três anos, que mal iniciou.

A proposta que seria examinada em assembleia extraordinária de ontem e que foi adiada, prevê cinco anos e não três anos de gestão.

Vitor Koch mandou dizer ao editor que a proposta não é sua, mas da Confederação Nacional das CDLs, que aumentou seu próprio mandato e quer uniformizar a regra em todos os Estados.

Acontece que isto tem que ser aprovado pelas CDLs municipais em assembleia estadual.

Americanos invadem Facebook do editor com pedidos de ingresso

É surpreendente e assustadora a grande quantidade de americanos que pedem franquia no Facebook do editor.

A maioria é de militares.

E prestando serviços em áreas de conflito da Síria e do Oriente Médio.

O editor rastreia os pedidos para entender o que ocorre.

Radares móveis, talonários eletrônicos de multas e drones vigiarão estradas para as praias do RS

Embora as praças de pedágio da freeway Porto Alegre-Osório e da Estrada do Mar estejam franqueadas, isto não significa que será doce a via para quem for para as praias do Litoral Norte do RS neste final de semana, o primeiro que já conta com 730 salva vidas nas guaritas.

Acontece que as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual estão mais mobilizadas e equipadas do que nunca para flagrar quem violar os limites de velocidade.

Hoje, a PRE tusará novos radares móveis, aliados a radares móveis já existentes, além de talonários eletrônicos de multas.

A PRF, por sua vez, também usará radares móveis e até drones.

Jornalistas almoçarão com Sartori na segunda-feira

Os jornalistas gaúchos que acompanham as atividades do Piratini, foram convidados a almoçar com o governador José Ivo Sartori.

Será na segunda-feira, 12h, no Galpão Crioulo.

Opinião de sábado, Astor Wartchow - João de Deus, como Lula, é uma ideia ?


O autor é advogado, RS.

Duas questões sobre João de Deus

1) Não foi cura espiritual. Foi curra!!

Como seu advogado defesa eu diria que foi o espirito taradão incorporado, quem abusou das moças... logo, João de Deus, assim como Lula, é inocente.

2) João de Deus, como Lula, é uma idéia!!!!

Os leitores podem perder a ternura, mas não podem perder o humor

MDB só começou a conversar para valer com Leite quando ele ofertou a secretaria dos Transportes

A maioria dos deputados estaduais e da Executiva do MDB, acham que Eduardo Leite dará continuidade e aprofundará as reformas e ajustes fiscais iniciados por Sartori. "Ele completará a obra de Sartori", disse um deputado ao editor.

Ao lado, Zanchin, o preferido da bancada.

O MDB gaúcho só começou a conversar para valer com Eduardo Leite depois que ele concordou em ceder a secretaria dos Transportes, diretorias de estatais e manutenção dos CCs do Partido.

Leite queria entregar a secretaria de Obras, mas a oferta foi rejeitada.

A secretaria de Transportes possui muito mais verbas, obras de exposição mais alta e de maior visibilidade.

Caso saia o acordo com Leite, a bancada indicará o deputado Vilmar Zanchin, ex-prefeito de Marau, como já informou o editor. A vaga na Assembleia irá para Carlos Búrigo, primeiro suplente, homem que o MDB espera emplacar na disputa pela prefeitura de Caxias, ex-secretário de Sartori.

Tarso diz que expulsão de Battisti é política

O terrorista continua foragido. A PF não consegue encontrá-lo. A Interpol já foi acionada.

Em manifestação ao Estadão de hoje, o ex-ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que a decisão do STF e de Temer de extraditar Cesare Battisti é política.

Quando ministro de Lula, foi Tarso quem deu refúgio ao terrorista italiano, que mais tarde visitou-o no Palácio Piratini, no momento em que o petista já era governador, para agradecer o favor.

Filme sobre João de Deus levou R$ 4 milhões da Lei Rouanet

O filme levou R$ 4 milhões da Lei Rouanet.

Foram cancelados os serviços de pós-produção do filme sobre a vida de João de Deus.

O médium teve sua prisão decretada nesta sexta-feira, após denúncias de assedio sexual e até estupros.

O presidente eleito Jair Bolsonaro prometeu acabar com a licenciosidade na liberação de dinheiro dos contribuintes para este tipo de empreitada totalmente fora de foco.

Começou a Operação Verão no RS

Neste sábado começou a Operação Verão no RS.

Nas praias, já estão a postos 730 guarda-vidas.

Foram devassadas 6,8 milhões de fotos do Facebook


O Facebook admitiu nesta sexta-feira que uma falha em seu sistema expôs fotos privadas de 6,8 milhões de usuários a desenvolvedores de apps. Segundo a rede social, a exposição das fotos ocorreu de 12 de setembro a 25 de setembro e já foi corrigida

A falha identificada pela rede social permitiu o acesso a fotos que não estavam autorizadas, como as publicadas no recurso Marketplace, comunidade de compra e venda dentro da rede social, e no Facebook Stories. Estão incluídas nesse pacote fotos que foram carregadas na rede social para download mas nunca foram postadas de fato.

Ainda não há informações sobre quais países estão entre os atingidos pela falha. Ao todo, mais de 1,5 mil aplicativos de 876 desenvolvedores tiveram o acesso inapropriado às fotos dos usuários.

Tempo quente e com chuvas será a marca deste sábado no RS

Porto Alegre, 8h30min, 24 graus. Ontem, na capital, a sensação térmica chegou a 41,5o, a maior do ano.

O tempo quente de ontem prosseguirá hoje no Rio Grande do Sul e voltará a chover na maioria das regiões no decorrer do dia. Há risco de chuva localmente forte intensa e volumosa com elevados acumulados em curto período, especialmente na Metade Norte. 

As temperaturas mínimas foram de 17°C em São José dos Ausentes e os 20°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32°C em Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. 

Em Porto Alegre, os termômetros oscilarão  entre 22°C e 32°C.

Eduardo Leite poderá completar seu secretariado na semana que vem

Até o final da semana que vem, véspera da sua posse, o governador eleito Eduardo Leite anunciará todo o seu secretariado. Ele só aguarda a votação do projeto de manutenção das atuais alíquotas do ICMS, para medir aliados entre os deputados estaduais e escolher alguns deles. O toma lá dá cá, corre solto na Assembleia. 

Até o momento, Leite anunciou Artur Lemos para a pasta de Meio Ambiente e Infraestrutura, Leany Lemos para a Secretaria do Planejamento, Eduardo Cunha da Costa para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Tânia Moreira para a Comunicação, Marco Aurélio Cardoso para a Fazenda, e Otomar Vivian para a Casa Civil.

Uma entidade privada, a Agenda Brasil Futuro, seleciona para Leite os secretários da Educação e da Saúde, devendo apresentar-lhe os nomes na segunda-feira.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/