Poder Judiciário rompe com o governo Sartori no RS

O chefe do Poder Judiciário do RS, José Aquino, rompeu hoje com o governo Sartori, ao divulgar nota com fortes críticas ao Piratini. O desembargador lembra que a crise fiscal é produto exclusivo da má gestão do Poder Executivo, o que é verdade. 

A manifestação é inédita na história do relacionamento dos Poderes do RS. 

O chefe do Poder Judiciário não perdoou nem as festas de Natal. 

Disse o desembargador gaúcho na sua nota:

- (...) lamentáveis manobras políticas, de forma sistemática, impediram o quorum para votação de qualquer dos projetos de valorização de nossos servidores em tramitação no Legislativo (além do reajuste, redefinição sobre o vale alimentação e a instituição da data base.

A nota refere-se ao aumento salarial de 8,13% que o Poder Judiciário quer conceder ao seu pessoal, projeto que não avança na Assembléia.

A convocação extraordinária da Assembléia é também duramente atacada:

- Não bastasse isso, ao apagar das luzes do ano legislativo, sem diálogo, invocando, de forma duvidosa, a prerrogativa da convocação da Assembleia Legislativa em regime de urgência, vieram a ser incluídos na pauta mais de uma dezena de projetos pelo Executivo, vários deles polêmicos, entre os quais o da Lei de Responsabilidade Fiscal local, envolvendo interesses comuns aos demais poderes e que dizem com a essência da organização do serviço público.

O desembargador José Aquino ataca o governo com vigor, ao criticar a convocação:

- Ela viola regras da vida democrática, abreviando o devido processo legislativo e tangenciando o necessário debate público.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dilma irá amanhã a Uruguaiana para sobrevoar áreas alagadas da Fronteira Oeste

A presidenta Dilma Rousseff visita amanhã o município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, afetado por fortes chuvas e enchentes.

      
Às 10h30, a Presidenta se reúne com integrantes do governo federal, autoridades locais e representantes da Defesa Civil no Aeroporto Internacional de Uruguaiana. Neste local, está prevista entrevista coletiva à imprensa. Em seguida, sobrevoa áreas alagadas no município.

Editorial, Estadão - O lado social da crise

Para milhões de brasileiros, este não será um fim de ano tranquilo. E não surgem no horizonte sinais de que o começo do novo ano será melhor. A crise se acentua à medida que se estende a agonia de um governo cada vez mais impopular e paralisado por sua própria incompetência para tomar as decisões de que o país necessita. Os dados econômicos que acabam de ser divulgados compõem um cenário sombrio e deles se destaca um que dá ideia do impacto social da crise política, econômica e moral em que o governo do PT lançou o país. Nada menos do que 945.363 postos de trabalho no mercado formal – com carteira assinada e garantias trabalhistas e previdenciárias – foram fechados neste ano até o fim de novembro.

Em 12 meses, 1.527.463 trabalhadores foram demitidos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, abastecido regularmente com informações que as empresas são obrigadas a enviar para o governo. Uma comparação com a evolução do desemprego no mês de dezembro nos últimos anos, porém, fortalece a previsão de que, neste ano, o número de demitidos de empregos formais no país chegue perto de 1,7 milhão.

Eles se juntarão aos que já tinham perdido emprego ou não o encontravam, tanto no mercado formal como no informal, e que, no trimestre encerrado em agosto, totalizavam 8,8 milhões de pessoas, segundo o levantamento mais amplo disponível sobre o mercado de trabalho no país, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, do IBGE. São as vítimas diretas da aventura populista imposta ao país nos últimos 13 anos e que agora cobra seu preço, e o faz diretamente daqueles que o PT sempre disse proteger: os trabalhadores.

A perda causada pelo desastre petista não é apenas quantitativa. É também qualitativa. O desemprego é mais acentuado na indústria de transformação, que nos 12 meses até novembro fechou 590.731 vagas. Eram vagas que requerem maior habilitação e, por isso, oferecem em média remuneração melhor. A construção civil, por sua vez, demitiu 447.728 trabalhadores, como consequência da paralisia das obras públicas e da retração do mercado imobiliário.

Consequência óbvia do corte do emprego na indústria é a redução da folha de pagamento do setor, como constata há um bom tempo a Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário do IBGE. Em outubro (último dado disponível), a folha de pagamento real da indústria era 10,3% menor do que a de um ano antes. Há 17 meses consecutivos a folha salarial real vem caindo nessa forma de comparação.

Com desemprego em alta, renda em queda, investimentos privados contidos e investimentos públicos que um governo paralisado pela ameaça do impeachment.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Polícia Federal cerca Bumlai para que ele fale tudo sobre crimes de Lula

O terceiro depoimento prestado pelo empresário José Carlos Bumlai, preso há um mês pela Operação Passe Livre, desmembramento da Lava Jato, pela Polícia Federal, revela que a linha de investigação tenta envolver o ex-presidente Lula nos negócios do pecuarista. O nome dele foi mencionado pelos investigadores dezoito vezes ao longo do interrogatório de Bumlai. O Instituto Lula foi citado três vezes em perguntas da PF.

Levantamento foi publicado no jornal Correio do Povo de hoje, Porto Alegre.

"Que solicitação ele [Lula] poderia me fazer? Ele não precisava de mim para nada. Acho que ele não me pediria nada. Ele tinha as pessoas de confiança dele. Eu não era uma pessoa assim", afirmou Bumlai ao responder um dos questionamentos.

O criminalista Arnaldo Malheiros Filho, que defende o empresário, afirma que "há um grande empenho das autoridades em pressionar Bumlai para que, de alguma maneira, envolva Lula na apuração da Lava Jato". "É inegável e notória a amizade entre ambos. O que não existe é intermediação criminosa daquele junto a este para a realização de negócios ou patrocínio de negócios privados de terceiros. A única vez em que Bumlai teve interesse em apresentar alguém a Lula – sem que isso configure crime algum – foi em razão de um pedido já formulado pelo embaixador do Qatar, num momento em que ele fez uma tentativa de fechar um negócio naquele país, sem obter êxito", afirma.

 Abaixo os trechos do interrogatório:

- Que indagado se a presença de Delúbio Soares na sede do Banco Schahin representava para o reinterrogando o interesse de Luiz Inácio Lula da Silva na realização do empréstimo, disse que não. “Na verdade, sua (Delúbio) presença traduzia o interesse do Partido dos Trabalhadores.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Falta de segurança pública facilita outro assassinato de mulher em Porto Alegre

Ontem a noite, 22h15min, o editor percorreu a avenida Nilo Peçanha, Protásio Alves e Vicente da Fontoura, e mais uma vez não avistou sequer um único carro da Brigada. Relatos de amigos, parentes e conhecidos, relatando situações em outras regiões da cidade, registraram a mesma falta de policiais nas ruas. Hoje, Natal, é tudo igual.

A cidade está entregue aos bandidos, que só não fazem mais porque não querem.


Mais uma vez a total falta de segurança ostensiva nas ruas de Porto Alegre, tarefa que cabe à Brigada Militar, facilitou outro assassinato.

Desta vez foi o  assassinato da adolescente Vitória Pereira Boeira, 15 anos, atingida por uma bala perdida durante um tiroteio no começo da noite da última quarta, na Vila Santa Rosa, Bairro Rubem Berta, Zona Norte. 

Os moradores da região não quiseram comemorar o Natal. 


Na próxima segunda, os estudantes da escola Bento Gonçalves, onde Vitória estudava, pretendem fazer uma homenagem a ela. E no próximo dia 2 de janeiro, a família planeja fazer uma caminhada pedindo paz no bairro.

Dilma Roussef foi passar a tarde de Natal com o ex-marido Carlos Araújo

Sem a Banda Loka Liberal para cobrar sua renúncia, a presidente Dilma Roussef saiu de casa, esta tarde, e foi para a casa do ex-marido, Carlos Araújo. Ambos moram na zona Sul.

Dilma usou dois carros pretos para o deslocamento, todos com vidros escuros.

Indulto de Dilma beneficia seu "companheiro de armas", Zé Dirceu

A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado no processo do mensalão e preso preventivamente há cinco meses na Operação Lava Jato, vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a concessão do indulto de Natal a ele. Ontem, como tradicionalmente ocorre todos os anos, a presidente Dilma Rousseff publicou no Diário Oficial da União um decreto concedendo indulto natalino e comutação de penas.

Zé não precisará cumprir o restante da pena do Mensalão, mas continuará preso no caso do Petrolão, isto se o STF ou o próprio Moro não o libertarem também. 
  

A liberação precisa obedecer a vários critérios, como tempo da condenação do preso, prazo de pena já cumprido, se o crime é considerado de “grave ameaça ou violência a pessoa”, entre outros critérios. Previsto na Constituição, o benefício é uma atribuição exclusiva a ser concedida pelo presidente da República.

Corrida de última hora, garantiu vendas projetadas para o Natal pelos supermercados, diz Agas

Em 2015, pela primeira vez a lentilha superou os espumantes como o item que não pode faltar no Réveillon dos consumidores

Uma verdadeira corrida dos consumidores às gôndolas nos três dias que antecederam o Natal garantiu que o setor supermercadista gaúcho atingisse as expectativas de vendas para a data, registrando um crescimento nominal de 1,5% em relação ao Natal de 2014. 

Os números foram divulgados na manhã desta sexta-feira pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

Segundo o presidente da Associação, cerca de 15% das vendas do mês de dezembro foram realizadas nesta quarta e quinta-feiras, comprovando a concentração do movimento nos supermercados na última hora antes do Natal. O varejo comprou menos perus e mais aves de menor valor agregado, antecipando um comportamento que se confirmou. "O consumidor não reduziu os produtos para a ceia, mas migrou para itens mais baratos", observou Longo.

Os brinquedos pequenos registraram um crescimento de 15% nas vendas, enquanto as caixas de bombons, tradicional lembrança de última hora, tiveram um incremento de 8% na comercialização em relação a 2014. Uma queda de 20% na comercialização de itens para a decoração das casas, em comparação com o ano passado, mostra que o consumidor não planejou seu Natal até a última semana, esperando pelo décimo terceiro salário para pagar as contas e, somente então, ir em busca dos produtos para o Natal.

Governo Sartori eleva alíquotas e espera faturar R$ 544 milhões com impostos majorados para doações e heranças

O governo do RS e mais os governos de outros dez Estados resolveram aumentar seus impostos de doações e causa-mortis (heranças).

As novas alíquotas locais  irão a partir de 1o de janeiro para até 4% e as de heranças subirão para até 6%, partindo de 3%.

Este ano a secretaria espera arrecadar R$ 500 milhões com os dois impostos, mas no ano que vem a previsão é elevar este total para R$ 544 milhões.

Publicidade - "Cabo de Guerra" e "Herança Maldita". Faça como centenas de outros leitores: dê de presente neste final de ano. Entrega grátis imediata.

Peça seus exemplares pelo e-mail polibioadolfobraga@gmail.com.Entrega é grátis em qualquer lugar do Brasil. Em Porto Alegre, entrega na segunda-feira, via motoboy, grátis. Também pelo WhatsApp (051) 84344403.

CABO DE GUERRA,
2a. edição lançada agora.
A saga que conta tudo sobre o confronto entre Yeda e o Eixo do Mal.
499 páginas, 39 capítulos, 70 fotos, R$ 75,00 o exemplar.
CLIQUE AQUI para ler o capítulo 17. É apenas uma demo do livro. O capítulo conta o enfrentamento de Yeda com o governo petista de Lula.

HERANÇA MALDITA - Os 16 anos do PT em Porto Alegre.
 345 páginas, 19 capítulos (os governos Olívio, Tarso, Pont e Verle). R$ 45,00.

Mercado de publicidade encolheu até 15% sobre 2014

O mercado brasileiro de publicidade encolheu neste ano e as perspectivas para 2016, mesmo com os Jogos Olímpicos, não são animadoras, diz o jornal Valor, em reportagem assinada por Cynthia Malta. 

Leia tudo:

O recuo de gastos em anúncios é estimado em 10%, podendo chegar a 15%, em relação ao ano passado, quando o setor cresceu 1,5%. A competição entre as agências ficou mais acirrada e a rentabilidade caiu. A "busca por novos clientes" é o novo mantra dos executivos do setor.

 "Até junho, julho, o setor achava que a retração poderia ficar em um dígito, mas já há agências falando em queda de 10%", diz Orlando Marques, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). O resultado interrompe trajetória de crescimento de oito anos. "Desde 2007, a gente só cresce".

A maior agência de publicidade do país, a Young & Rubican, controlada pela WPP, sentiu o baque. O valor investido em compra de espaço publicitário por seus clientes - Casas Bahia, Peugeot e LG, entre eles - encolheu neste ano, até novembro, 9%.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Artigo, Ives Gandra Martins, Estadão - O impeachment por culpa grave

Ives Gandra Martins é jurista. 

CLIQUE AQUI para ler o relatório completo dos técnicos do Tesouro Nacional, advertindo Augustin, Mantega e Dilma sobre o crime que eles cometeriam, caso prosseguissem com as pedaladas fiscais. Eles foram em frente. É material altamente esclarecedor e inédito, furo do jornal Valor. 

CLIQUE AQUI para ler, também, "Governo de uma nota só", editorial do jornal Correio Braziliense de hoje. 

Está em pleno andamento a discussão sobre o “impeachment” da Presidente no Congresso Nacional, com o governo contratando juristas e liberando verbas para Deputados que a apoiam. Creio que o governo objetiva, exclusivamente, manter-se no poder, pouco importando não ter credibilidade popular para qualquer iniciativa e ter gerado a pior crise econômica e política da história nacional. 

Por esta razão, volto a relembrar os fundamentos jurídicos de meu parecer de Janeiro de 2015, sobre o “impeachment”.

CLIQUE AQUI par ler tudo.
CLIQUE AQUI para ler, também, artigo de hoje de Vinicius Torres Freire, Folha, avisando que o impeachment e a crise econômica estarão mais graves em fevereiro, quando o Congresso retomar seus trabalhos. 

Rapper Túlio Dek sobre Chico: "Ele é um ídolo para mim. Só não entendo como pode apoiar cegamente o PT. Minha indignação é com o cidadão e não com o artista".

CLIQUE AQUI para ler, também, artigo de Ari Cunha, Correio Braziliense de hoje, provando que figuras públicas como Chico, que assumem a defesa pública de governos corruptos e mentirosos como o do PT, estabelecem debate com o público com o qual estabeleceu diálogo. 


O rapper Túlio Dek afirmou nesta terça-feira (22) que o compositor, cantor e escritor Chico Buarque “é um ídolo” para ele. Mais conhecido por ter namorado a atriz Cléo Pires, Dek estava no grupo que hostilizou e ofendeu Buarque na noite de segunda-feira (21), na saída de um restaurante no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.

O que disse o rapper para Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo:

“Chico é um ídolo para mim. Só não entendo como um dos maiores ícones do Brasil continua apoiando cegamente o PT. Minha indignação foi com o cidadão e não com o artista”, afirmou o rapper.


A confusão foi primeiramente noticiada pelo site Glamurama. De acordo com o site, além de Dek estava Álvaro Garnero Filho, filho do empresário e apresentador paulista Álvaro Garnero. “Petista, vá morar em Paris. O PT é bandido”, diziam os jovens, que estavam exaltados e procuraram criticar o ativismo de Chico a favor do PT, algo que data dos tempos de fundação do partido.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir "Estilo gangstar", com o rapper Túlio Dek.

Artigo, Fernão Lara Mesquita - Ganhou o quê, Jaques Wagner ?

Desde que o STF jogou o impeachment no colo do Renan, Jacques Wagner não para de comemorar.
“Já ganhou”! “Já ganhou”!
O resto da tropa cumpre linha por linha o script tantas vezes antecipado aqui. No momento tratam de “legalizar a corrupção”. Liberaram os contratos do governo com as empreiteiras da Lava-Jato; estão legalizando a repatriação do dinheiro roubado…
Agora tem um senadorzinho da gangue do Renan “determinando” que a rejeição por unanimidade das contas da Dilma pelo TCU não vale nada, “tá tudo aprovado”…

Eles não vão entender nunca. Vão nos matar e morrer junto achando que a vontade deles muda alguma coisa.
“Já ganhou”! “Já ganhou”!
Ganhou o quê?!
A crise só acaba com a vitória da regra. A vitória sobre a regra, essa é a própria crise.
A descrição das amputações e mutilações das instituições por um Luis Inácio Adams fazendo cara de Madre Teresa de Calcutá ou um Edinho Silva com ar de Madalena Arrependida não altera um milímetro o seu caráter criminoso nem reduz o seu efeito corrosivo.
O Nelson Barbosa fica falando sozinho e ninguém perde um minuto com ele. No ano passado, enquanto apunhalava o Levy, só conseguiu cortar R$ 1,5 bi das despesas sob seu controle para uma diferença entre gastos e arrecadação de mais de R$ 50 bi.

Agora o buraco é bem mais embaixo. Quase 21% da dívida pública de R$ 538 bilhões vencem em 2016. Só em janeiro R$ 138 bilhões em títulos pre-fixados terão de ser resgatados.
A arrecadação de todos os níveis de governo está despencando na mesma velocidade vertiginosa com que a economia está derretendo. O crédito privado, assim como o estrangeiro, já sumiu do mapa. Os bancos estatais continuam fingindo que estão vivos mas cheiram mal. E por cima de tudo tem os cacos da Petrobras com o seu meio milhão de funcionários e o petróleo a US$ 38…

Os governadores estão todos quebrados. Não têm dinheiro nem pra pagar o funcionalismo. O povo está morrendo de zika e microcefalia na porta dos hospitais caindo de podres deles. O Pezão e o Eduardo Paes choram que querem mais pra mamãe Dilma mas continuam gastando o que não têm só naquilo que é pra inglês ver um mes na vida, na roubalheira da Olimpíada.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Lentidão do STFno caso dos royalties do petróleo causa perdas diárias de R$ 807 mil por dia ao RS

O artigo a seguir é do presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador. O título: "Royalties: mais de mil dias de impasse. O texto foi publicado pelo jornal Correio do Povo. A Famurs avalia que o RS perdem R$ 807 mil por dia por causa da lentidão do STF.

CLIQUE AQUI para ler, também, "Ameaças ao pré-sal", editorial de hoje do Estadão.

No momento em que enfrentamos uma das crises financeiras mais agudas da história, uma medida traria alento tanto para os municípios como para o nosso Estado: a divisão justa dos royalties do petróleo. Porém, essa alternativa segue indefinida há mais de mil dias. E o pior: não há perspectivas para sua concretização.

O novo cálculo que determinava uma partilha equilibrada entre os entes federados, foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal em 2013 – e não há previsão para a questão ser apreciada novamente. Com isso, o Rio Grande do Sul já perdeu mais de R$ 808 milhões, que seriam investidos obrigatoriamente em edução e saúde.

Para entendermos, em 2012, o Congresso aprovou a nova lei dos royalties. A legislação definiu que cidades e Estados não produtores, que antes recebiam apenas 8,75% dos valores, passassem a ganhar 40%. No entanto, atendendo a uma ação movida pelo governo do rio, a ministra Carmem Lúcia suspendeu o texto asté a avaliação pelo Pleno do STF.

Sem essa decisão, R$ 520 milhões deixaram de ingressar nos cofres das prefeituras gaúchas e R$ 288 milhões do Palácio Piratini. Esse montante seria suficiente para construir 505 creches e 67 Unidades de Pronto Atendimento.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Cais Mauá está, agora, a apenas 90 dias do início das obras

Só agora, terminando seu mandato, o prefeito José Fortunati poderá dar andamento à fase final das autorizações necessárias ao início das obras de revitalização do Cais Mauá, aquilo que será uma espécie de Puerto Madero de Porto Alegre.

Não foi culpa sua, mas dos empreendedores privados, que apenas esta semana entregaram na prefeitura o seu Estudo de Viabilidade Urbanística.

A aprovação poderá levar 90 dias e estará sujeita a mudanças, o que atrasará tudo.

Só depois disso sairá a licença prévia para as obras.

Saiba mais e veja mais sobre o projeto: http://vivacaismaua.com.br/

Polícia Rodoviária Federal está em estado de greve

A Polícia Rodoviária Federal decidiu entrar em greve no final do ano. O ministro da Justiça avisou que descontará os dias parados.

Justiça Eleitoral demonstra que jovens querem ficar longe do PT

Desde 2011, a proporção de jovens (16 a 34 anos) na sigla caiu de 25,7% do total da militância para 19,2%. Foi a maior redução entre as cinco siglas com mais filiados (as outras quatro são PMDB, PP, PSDB e PDT), segundo dados da Justiça Eleitoral.

De acordo com o historiador Lincoln Secco, "antes, a motivação para se filiar ao PT era um ato de rebeldia. Agora, passa por uma expectativa de carreira, de obter um cargo".

E de se transformar em corrupto, como se sabe.

No apagar das luzes de 2015, Dilma manda pagar metade das pedaladas fiscais

Desde 2012, o governo usava dinheiro dos trabalhadores para pagar suas perdulárias despesas. 

No apagar das luzes de 2015, o governo federal fez uma engenharia financeira para quitar quase a metade das chamadas pedaladas fiscais, condenadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Foram editadas nesta quinta-feira uma Medida Provisória e uma portaria para colocar em dia as dívidas de R$ 10,9 bilhões da União com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e R$ 15,1 bilhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O total pago corresponde a 47% do total de R$ 57 bilhões de dívidas reconhecidos pela própria equipe econômica.

A dívida com o FGTS se refere à multa adicional de 10% paga pelas empresas quando demitem sem justa causa os funcionários. O dinheiro deveria ter sido repassado ao fundo dos trabalhadores, mas estava sendo usado para cobrir as perdas de arrecadação desde 2012. O passivo com o BNDES são de subsídios que o Tesouro deveria bancar nos empréstimos que o banco concede ao setor produtivo. Além dessas dívidas, as pedaladas também envolvem atrasos de

repasses à Caixa Econômica Federal para os pagamentos de benefícios sociais, como o Bolsa Família, e ao Banco do Brasil, nos financiamentos aos produtores agrícolas com juros mais baixos.

Dilma manda R$ 150 milhões "para ontem", acudindo saúde pública do Rio.

Vai continuar saindo caro o apoio do PMDB do Rio ao governo Dilma Roussef, conforme ficou claro nesta medida inédita do ministério da Saúde, que resolveu repassar R$ 150 milhões de imediato para acudir a crise da saúde pública no Estado, decorrente exclusivamente da má gestão.

O anúncio só saiu depois de decisão em reunião por teleconferência comandada pela própria Dilma. 

O cronograma da entrega do dinheiro:

23/12: R$ 45 milhões
24/12: R$ 20 milhões (revertido em insumos estratégicos para os hospitais)
30/12: R$ 15 milhões

10/01: R$ 75 milhões

Dilma Roussef está em Porto Alegre, mas não se sabe se ela acudirá os milhares de flagelados que estão fora de casa neste Natal na região da Fronteira Oeste, assolado por enchentes ferozes (leia nota abaixo). 

Rios Quaraí e Uruguai transbordam no RS. Milhares de gaúchos passam o Natal fora de casa na Fronteira Oeste.

Mais de mil famílias vão passar o Natal fora de casa somente no município de Quaraí, fronteira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul, por causa dos rios que transbordaram e atingiram 32 municípios na região da fronteira. A Defesa Civil do Estado estima em 4 mil o número de desabrigados neste Natal. 
O Rio Quaraí chegou a maior marca da história, 15 metros acima do nível normal. Vários bairros da cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, continuam alagados. Setecentas e cinquenta famílias deixaram suas casas.

12 das 32 cidades atingidas decretaram emergência.

O jornalista Fernando Alves, Uruguaiana, disse esta manhã ao editor que a situação é crítica na região. Ele acha que em Quaraí são 4 mil e não mil o número de desabrigados. 

É tanta água que, acredite: uma vaca foi parar em cima de um telhado, informou hoje o portal G1.

Em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, o Rio Uruguai também transbordou. E continua subindo. Mais de 300 famílias estão em abrigos ou na casa de parentes.

O trabalho da defesa civil é intenso desde o início de setembro. De lá pra cá, houve chuvas fortes, vendavais e quedas de granizo. 

Em Alegrete, a cheia do Rio Ibirapuitã também preocupa. 

Natal será nublado e com chuvas no RS

Agora, 8h21min
Porto Alegre, 22 graus
Gramado, 18 graus
- Em ambas, o dia será nublado e com chuvas.

Deve chover em todo o RS neste natal, em maior quantidade nas metades Norte, onde se encontra a Capial, e Leste. No decorrer do dia, o sol aparece em diversos pontos do Estado, mas com nuvens.


As mínimas de hoje ficarão em torno dos próximas dos 18°C em São José dos Ausentes e os 19°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 28°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 22°C e 26°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/