Ministério da Justiça já tem representação para processar ex-reitor Pedro Hallal e reitora Isabel, ambos da Ufpel, Pelotas

O deputado Bibo Nunes entregou ao ministro substituto da Justiça, Tercio Tokano (o titular está de férias), a representação de acusação de crime contra a honra do presidente das República, conforme atos praticados pelo ex-reitor da Ufpel, Pelotas, Pedro Hallal.

A representação também ataca a reitora nomeada Isabel Andrade e o professor Eraldo Pinheiro, da Escola Superior de Educação Fisica.

O trio faz parte de uma organização que montou uma chapa aparelhada para colocar o presidente Bolsonaro numa camisa de força, obrigando-o a escolher o novo reitor da Ufpel entre nomes combinados para subverter a ordem na gestão da universidade.

Numa live entregue ao ministro da Justiça, Hallal confessa tudo e ofende gravemente a honra do presidente, chamando-o de "desprezível".

Amanhã, o deputado irá ao gabinete do ministro da Educação, pedindo abertura de sindicância para verificar atos de improbidade praticados por Halall.

Isabela Andrade é chamada para tomar posse em Brasília. Bravatas do ex-reitor Pedro Hallal deixam Ufpel acéfala.

Isabela levará um puxão de orelha em Brasília.

O adiamento sine die (sem data) da solenidade de transmissão de cargo para a nova reitoria da Ufpel, Pelotas, não teve nada a ver com o temporal que ocorreu na cidade esta semana.

Houve temporal, sim, mas político, porque a insubordinação do ex-reitor Pedro Hallal e seus alinhados, inclusive a nova reitora Isabela Andrade, resultou em forte reação dentro e fora da universidade. O ex-reitor chegou a gravar um vídeo, anunciando que ele e seus alinhados tinham tomado o Poder e não respeitariam o decreto presidencial de nomeação da nova reitora, já que ela ficaria apenas como rainha da Inglaterra, uma vez que o reitor de fato seria o primeiro colocado na chapa, aparelhada montada para tornar a lista tríplice uma verdadeira farsa e uma camisa de força para Bolsonaro. Saiu tudo errado, porque a esquerdalha pelotense foi surpreendidas pela força da lei e percebeu que não fez revolução alguma e que seu poder é fake.

Hoje a reitora nomeada foi chamada a Brasília e terá que tomar posse no próprio ministério da Educação, onde terá que se explicar. Será na quarta-feira.

A Ufpel está praticamente acéfala desde o dia 7. Até que Isabela assuma, vai trabalhar o vice-reitor, professor Luis Centeno do Amaral, conforme prevê o Estatuto da Universidade.

Câmara aprova impeachment de Trump por 231 x 197. 14 republicanos traíram Trump.

Nesta quarta-feira, a Câmara aprovou pela segunda vez um pedido para que ele seja afastado do cargo, a apenas seis dias do final de seu mandato.

Foram 231 votos a favor e 197 contra, e quatro deputados não votaram. Entre os que votaram a favor estão 10 membros do Partido Republicano, o mesmo de Trump. Outros quatro republicanos não votaram. Os democratas foram unânimes nos votos a favor e apenas um não votou.

Ao contrário do Brasil, o presidente dos EUA não é afastado quando o processo de impeachment é aprovado na Câmara. A remoção definitiva só ocorre caso o processo seja aprovado também pelo Senado. O Senado sequer terá tempo para iniciar o exame do caso.

Assim, Trump deve permanecer no cargo até a próxima quarta-feira, quando Joe Biden toma posse como novo presidente

Caminhoneiros reagem contra alto preço do diesel e confirmam greve nacional para 1o de fevereiro

 A greve dos caminhoneiros, prevista para o próximo dia 1º de fevereiro, vem crescendo em adesões e, de acordo com o presidente da ANTB (Associação Nacional do Transporte Autônomos do Brasil), José Roberto Stringasci, conforme notícia desta tarde do site R7, da Rede Record.

A ANTBN disse que a greve poderá ser maior do que a realizada em 2018, devido ao grau crescente de insatisfação da categoria, principalmente em relação ao preço do diesel e às promessas não cumpridas após a histórica greve no governo Temer..

Stromgascoi diz que o alto preço do diesel impulsiona a greve.

Bolsonaro manda demitir presidente do Banco do Brasil

 O presidente Bolsonaro mandou demitir o presidente do Banco do Brasil, André Brandão.

Brandão assumiu o cargo em setembro.

Bolsonaro não estava satisfeito com o desempenho do presidente do BB.

Covid mata cardeal dom Eugênio Scheid

 O cardeal dom Eusébio Oscar Scheid morreu vítima de coronavírus aos 88 anos. Dom Eugênio era cardeal emérito do Rio.

Ele era catarinense de Luzerna e não exercia mais suas funções.

O cardeal era um patriota e um democrata, ao contrário de boa parte dos seus colegas.

Dom Eugênio abominava Lula, que chamava de "elemento caótico".

Apresentadora da Globo sofre assédio, denuncia sem resultado e acaba pedindo demissão

A jornalista Carina Pereira, que comandou a edição mineira do Globo Esporte entre 2017 e 2019, foi demitida na última semana, após sete anos de trabalho na emissora. Nessa terça-feira (12), a apresentadora fez um desabafo em suas redes, declarando ter sido vítima de assédio moral na empresa, por parte de seus superiores. A informação é da coluna de Hugo  Gloss, no portal UOL. 

Em seu relato, a jornalista afirmou que recebia tratamento diferenciado por ser mulher, virando alvo de “piadinhas” dos colegas e, mais tarde, do próprio chefe. “Ele dizia: ‘Ah, a Carina consegue essa exclusiva porque é mulher, a Carina tem o que você não tem, oferece o que você não oferece…’ Quando era colega, eu retrucava, mas quando era o chefe, não, porque era alguém que eu respeitava e admirava. Eu ficava calada e as coisas foram piorando”, lembrou.

Após vários episódios de assédio, junto de outros colegas de trabalho, ela decidiu denunciar o chefe ao RH da emissora e também à equipe de compliance. “O que ele fazia comigo, ele fazia com outros colegas. A gente resolveu denunciar. Primeiro, a gente foi no RH. Não adiantou muito. Depois a gente fez uma denúncia na ouvidoria da empresa. Nada aconteceu. Fui mudada de horário, de função. Para mim, as coisas pioraram. Eu era a única mulher dessa galera que denunciou e sinto que fui a única prejudicada”, lamentou.Ao final do vídeo, Carina explicou que teve uma conversa com a nova superintendente da equipe. Ao perceber que mudanças não aconteceriam, a profissional optou pelo desligamento da empresa. Hoje, ela se diz aliviada e esperançosa com o futuro. Assista ao relato na íntegra abaixo:

CLIQUE AQUI para ver e ouvir o desabafo da jornalista.

Recomendado - Não se intimide com o mau tempo. Vá ao Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre.

Há 10 anos primeiro lugar de Veja em chopes e cervejas artesanais. 

Também comidinhas inspiradas na gastronomia alemã. 

BIER MARKT VOM VASS ABRE AS 17H E RECEBE CLIENTES NA FORMA PRESENCIAL. 

CLIQUE AQUI para examinar o aplicativo que criamos e que você pode baixar agora mesmo, examinando o cardápio de comidas e cervejas artesanais. Faça a encomenda por ali mesmo ou use nossos celulares. Vale tele-entrega ou retirada aqui mesmo: 

Rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

Alexandre Garcia, CNN, desmascara Macron: "Não se planta soja na Amazônia !"

 

Recado do editor - A família do editor tem um tucano acidental, mas toda a família é bolsonarista

Na foto, a irmã e a esposa do editor.


Este blog não censura opiniões de leitores, porque a responsabilidade completa pelo que escrevem é deles próprios, conforme prevê o Marco Civil da Internet.

O anonimato não protege nenhum criminoso, já que é fácil identificar o bandido através do seu Internet Protocol ou IP.

Este blog registra a média diária de 650 opiniões. No Canal de You Tube, as opiniões chegam inúmeras vezes ao total de 2 mil.

Nos últimos dias, muitos leitores lulopetistas tentam desqualificar as notas políticas deste blog, alegando que o filho do editor é "tucano". O editor esclarece de uma vez por todas que tem três filhos e um deles é de fato tucano - um tucano acidental, e paradoxalmente um tucano bolsonarista. Os outros dois filhos do editor, como a esposa do editor, são bolsonaristas. O editor é do MDB, mas também bolsonarista. Há bastante unidade política e ideológica na família. Os únicos casos destoantes são os dois cães labradores do editor: Yoda, que é do PT, e Gaya, que é do PSdoB. Ambos já morreram e nem ficaram sabendo disto.

Dica do editor - Evite os Estados Unidos. Se for obrigado a viajar, prefira Iraque ou Síria, que são mais seguros.

 Atendendo apelos das autoridades estaduais e municipais de Washington, o editor deste blog recomenda que nenhum leitor brasileiro viaje para os Estados Unidos na semana que vem, já que no dia 20 tomará posse o presidente Joe Biden, cuja eleição é questionada até mesmo pelas armas.

O editor recomenda que passageiros que não queiram perder o dinheiro que aplicaram em sites como Airbnb, transfiram suas viagens para locais mais seguros do que Washington, no caso Bagdá ou Damasco.

A eventualidade de conflitos armados é admitida pelo próprio FBI.

Os eleitores de Trump sentem-se lesados, já invadiram o Capitólio e ameaçam impedir a posse de Biden.

Com apoio das bancadas do PT, PCdoB, Psol, PDT, PPS e Rede, Maia dará início ao processo de impeachment contra Bolsonaro

 O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, confirmou, hoje, que dará andamento a uma das propostas de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

O deputado do DEM já conta com o apoio das bancadas do PT, PCdoB, PDT, PPS, Rede e Psol.

Airbnb cancela reservas para Washington. Empresa teme conflitos armados.

 A Airbnb informou nesta quarta ter cancelado todas as reservas na região metropolitana de Washington durante a semana da posse de Joe Biden.

Em nota em seu site oficial, a empresa informou que a decisão atende a pedidos de autoridades locais, estaduais e federais para que as pessoas não viajem à capital. A nota cita ameaças de conflitos armados.

“Em particular, a prefeita [Muriel] Bowser, o governador [Larry] Hogan [de Maryland] e o governador [Ralph] Northam [da Virgínia] foram claros que visitantes não devem viajar à região metropolitana de D.C. para a posse”.

Até o final do mês, 5 milhões de brasileiros estarão vacinados

Entenda o que disse o secretário da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, esta manhã, em entrevista à Rádio Gaúcha:

Vacinação começará na semana que vem
73 milhões de brasileiros serão imunizados ainda no primeiro semestre de 2021, com as vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, e com a vacina de Oxford. A pasta trabalha com o dia 20 de janeiro como a melhor hipótese para começar a vacinação.

Primeira etapa
5 milhões de brasileiros serão vacinados em janeiro. Os grupos prioritários definidos pelo governo federal são a população indígena, idosos e profissionais da saúde.

Estoque
O Ministério da Saúde tem, por contrato, 354 milhões de doses garantidas para 2021. 2 milhões de doses da Oxford chegarão neste sábado, importadas da India.

Amazonas perde o controle da situação. Governo Bolsonaro intervém e cria comitê. Tratamento precoce é introduzido no Estado.

São Paulo é o Estado brasileiro com mais mortes diárias por covid-19. Foram em média 206 nos últimos 7 dias, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde na 3ª feira (12.jan.2021). Na semana anterior, eram 147.Seguem-se Rio (163), Paraná (123), Minas (95)e RS (71).

A alta na média de novas vítimas foi ainda mais acentuada no Amazonas. Passou de 17 em 29 de dezembro para 66 em 12 de janeiro. Ainda não está clara a relação com a nova variante do coronavírus detectada no Estado.

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve no Amazonas na segunda-feira, pedido do governo estadual, que perdeu o controle da situação. Criou um comitê para tentar controlar a situação. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo federal precisou interferir na capital amazonense porque as autoridades locais não providenciaram “tratamento precoce”.

CIQUE AQUI para examinar o que informa o jornal A Crítica, Manaus.

Bolsonaro ironiza vacina Xing Ling de João Doria: "Essa de 50% é boa, não é ?"

O presidente Jair Bolsonaro disse, esta manhã, que está há 4 meses “apanhando” por causa da vacina, mas que agora a população “está vendo a verdade”. A declaração, feita a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, vem um dia depois de o governo de São Paulo anunciar que a eficácia global da CoronaVac desenvolvida em parceria da farmacêutica chinesa Sinovac com o Instituto Butantan, é de 50,38%. Um auxiliar de Bolsonaro, Filipe Barros, ironizou a vacina de João Doria, chamando-a de vacina Xing Ling.

“Essa de 50% é uma boa ou não?”, perguntou Bolsonaro a um dos apoiadores.

Na última quinta-feira, o governo paulista afirmou que a CoronaVac tem eficácia de 78% para prevenir casos leves e prevenção total a mortes, casos graves e moderados. A ausência da eficácia global no anúncio foi alvo de críticas de pesquisadores e cientistas.

Ao vivo, aqui, acompanhe a sessão que discute e vota o pedido de impeachment proposto contra Donald Trump

 A seguir, você pode acompanhar, ao vivo, a discussão e a votação sobre a proposta de impeachment do presidente Trump. Se você CLICAR AQUI, poderá, também, acompanhar tudo pelo The Washington Post, também ao vivo, mas usando o tradutor automático.

Ministro da Saúde cancela reunião com governadores

O ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, cancelou a reunião que teria hoje com os governadores.

O encontro foi agendado para discutir a logística da vacinação em massa.

"Manhã de Notícias" apresenta os reais motivos da deserção da Ford

Emílio Kerber, apresentador do programa "Manhã de Notícias" da TV JCO foi o 1º a desvendar o real motivo da saída da Ford. O material é do Jornal da Cidade On Line. Veja

Governo gaúcho abre ou reativa 168 novos leitos de UTIs no Estado

O governo do Estado inicia, nesta quarta-feira, o processo de abertura de novos leitos de UTI e de reativação de leitos de UTI que haviam sido fechados. A medida foi tomada porque a Secretaria da Saúde projeta aumento do número de casos de vírus chinês neste verão. Para suprir a eventual demanda, 100 leitos serão abertos e reativados, e 68 novas unidades ficarão de retaguarda operacional, para serem habilitadas conforme necessidade.

Os municípios de Cruz Alta e Osório serão os primeiros a disponibilizar os novos leitos nesta quarta (13). No Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, serão abertos 10 unidades em UTI. O mesmo número será inaugurado no Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta. Todas estarão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Há, ainda, previsão de entrega de mais 80 leitos novos e reativados em Pelotas, Porto Alegre e Canoas. Outros 68 de retaguarda serão abertos em Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para mais detalhes.

Anvisa poderá liberar no domingo o uso emergencial das vacinas Oxford e CoronaVac

A Anvisa anunciou que decidirá neste domingo se liberará ou não o uso emergencial das vacinas da Oxford (Fiocruz) e CoronaVac (Butantan).

Se isto acontecer, a vacinação em massa dos brasileiros começará no final da segunda quinzena.

Artigo, Renato Sant'Ana - Desarmando uma armadilha cognitiva

Quando, no meio acadêmico, a "capacidade de abstração" e o "pensamento lógico" são artigos raros, o futuro é um abismo em que o país, salvo se houver uma reação por motivos nobres, vai fatalmente afundar, vendado pelo obscurantismo e abatido pelo egoísmo dos mais astutos.

(...)

O vereador socialista Matheus Gomes, na solenidade em que tomava posse na Câmara Municipal, enxergou (vá saber através de que lentes) racismo na letra do hino rio-grandense. Uma tolice que não se sustenta.

Para ele, a memória dos negros que foram escravos é ofendida por versos que dizem: "Povo que não tem virtude/ Acaba por ser escravo."

CLIQUE AQUI para ler mais.


Tucana de Ponta Grossa exibe sua própria ampola de vacina chinesa de João Doria

A filha do ex-prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel (PSDB) postou no Tik Tok um vídeo em que exibe uma ampola do Instituto Butantan e informa ser a ‘vacina do covid’.

A ampola é do CoronaVac, que tem 50,38% de eficiência comprovada, índice baixíssimo.

No vídeo, é tocada uma música com a seguinte letra: “Mostre alguma coisa que você tem em casa e provavelmente mais ninguém tenha e que você acha muito legal”.

À TV RPC, afiliada da Globo no Paraná, o Butantan disse que Marcelo Rangel esteve em dezembro no instituto, mas que o frasco é um brinde e que não há nele amostra da Coronavac.

Está na hora de acabar com a farra de milhões de reais que vão para os bolsos dos ex-presidentes

 

Rede varejista Forever fecha suas 11 lojas do Brasil

 A rede varejista americana Forever resolveu fechar suas 11 lojas do Brasil.

Sebastião Melo anuncia a quebra do monopólio estatal da Procempa

O prefeito Sebastião Melo anunciou, ontem, que vai quebrar o monopólio estatal da Procempa.

Como se sabe, a prefeitura de Porto Alegre só pode contratar serviços de TI com a Procempa.

Psol ajuiza ação para impedir que prefeitura ajude quem quer tratamento precoce contra o vírus chinês

Sem tratamento precoce, hospitais estariam superlotas e prefeituras teriam que abrir covas rasas, como fez a prefeitura de Manaus, conforme foto ao lado. A prefeitura nega-se a fornecer hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, zinco e vitamina D para a população, que morre aos magotes por falta de leitos hospitalares e leitos de UTIs.


Milhões de brasileiros, inclusive de milhares de cidadãos de Porto Alegre, curam-se com o tratamento precoce à base do Kit Covid, o que geralmente é feito em casa e com recursos dos próprios pacientes. O Psol não quer que a prefeitura dê o remédio de graça para ninguém e que não indique o tratamento como opção voluntária de paciente e médico. 

Menos de 48h depois que se reuniu com o prefeito Sebastião Melo, a bancada de vereadores do Psol ajuizou ação para impedir que a prefeitura admita o tratamento precoce em Porto Alegre.

A ação judicial também quer que a SMS não distribua remédios para quem deseja se curar do vírus chinês, no caso o Kit Covid.

Reajuste para aposentados e pensionistas é de 5,45%. Valor máximo foi para R$ 6.433,57.

Os aposentados, pensionistas e segurados que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acima do salário mínimo terão reajuste de 5,45% este ano.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que serve como base para este cálculo, foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o reajuste, o teto do INSS – valor máximo das aposentadorias pagas pela Previdência Social – deverá passar de R$ 6.101,06 para R$ 6.433,57. Os valores seriam publicados em portaria no Diário Oficial da União (DOU) na noite desta terça-feira.


Bolsonaro assina lei que cria o programa habitacional "Casa Verde e Amarela". Saiba do que se trata.

A lei foi assinada ontem.

Apesar da pandemia, construção civil empregou mais em 2021. CLIQUE AQUI para ver os números.

Contratações de crédito imobiliário pelo SBPE pode superar 2014 a qualquer momento. CLIQUE AQUI para ler.


O presidente Jair Bolsonaro sancionou, ontem, o projeto que institui o programa habitacional Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa Minha Vida.

A medida é proveniente da MP 996, aprovada pelo Senado em dezembro de 2020.  A meta é inserir 1,6 milhão de famílias no sistema habitacional até 2024 e promover 400 mil melhorias em unidades existentes.

A liberação dos financiamentos terá resposta imediata por parte do sistema da construção civil, que é o que mais emprega.

O programa beneficiará famílias em áreas urbanas com renda mensal de até R$ 7.000, e nas áreas rurais, com renda anual de até R$ 84.000.

CLIQUE AQUI para saber todos os detalhes. O comunicado é do governo federal.

EUA passam a exigir teste negativo para ingressar no País

 O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira que todos os passageiros que desejem entrar no país precisam apresentar exame com resultado negativo para o  coronavírus.

A medida começa a valer a partir de 26 de janeiro. Para pessoas que já pegaram a doença, mas estão curadas, será necessário a apresentação de documentação que comprove a informação.

Os testes terão que ser feitos 3 dias antes dos voos. O objetivo, segundo o CDC, é frear a disseminação da covid-19 e das variantes do coronavírus nos EUA.

CLIQUE AQUI para ler a nota na íntegra.

Evo Morales foi atacado por vírus chinês na Bolívia

 Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, foi diagnosticado com covid-19. Segundo comunicado divulgado por seu gabinete, hoje,  à Reuters, ele já está recebendo tratamento.

A Reuters não conseguiu mais detalhes.

Sebastião Melo faz visita de surpresa a duas secretarias. Todos estavam em trabalho presencial.

Depois de visitar as instalações da estatal municipal de TI, a Procempa, onde não encontrou quase ninguem trabalhando presencialmente, o prefeito Sebastião Melo visitou sem aviso prévio as secretarias de Transparência e Administração. 

Em ambas, os servidores trabalhavam presencialmente.

Atualmente, há diversos servidores atuando em teletrabalho nas secretarias. Após avaliar os relatórios de produtividade e eficiência, será feita uma repactuação em cada órgão para definir quem permanece no trabalho remoto e quem retoma as atividades presenciais.

Anvisa poderá negar registro para a vaciona chinesa de João Doria. Ele ameaça ir ao STF.

 A Anvisa ficou alarmada com os dados revelados ontem pelo governo de São Paulo, segundo os quais a eficácia da vacina chinesa CoronaVac é de apenas 50,4%, uma semana depois de ter anunciado que o número seria de 78%.

O registro da vacina poderá ser negado.

O governador João Doria avisou que recorrerá ao Judiciário se isto acontecer.

Vírus chinês mata o prefeito reeleito de Goiânia, Maguito Vilela, 71 anos

Morreu o prefeito de Goiânia (GO), Maguito Vilela (MDB), por complicações do vírus chinês. Ele tinha 71 anos e estava internado há 81 dias, desde outubro, na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas de suas irmãs por causa do coronavírus.

Vilela foi diagnosticado com covid-19 em 20 de outubro, 1 mês antes do 1º turno das eleições municipais. Foi internado 2 dias depois e transferido para São Paulo com 75% da capacidade dos pulmões comprometida. No período em que ficou internado, o prefeito foi entubado duas vezes e passou por uma cirurgia por conta de uma hemorragia nos pulmões.

Eleito em 2º turno com mais de 52% dos votos válidos em Goiânia, Maguito só soube da vitória dias depois. Tomou posse no dia 1º de janeiro, no hospital. Desde então, estava licenciado do cargo.

Taxa de ocupação de leitos de UTIs de Porto Alegre cai para seu mais baixo nível em mais de meio ano

Em vez dos 100% de ocupação de UTIs que a RBS previa no dia 15 de dezembro para esta data em Porto Alegre, baseada em declarações alarmistas do então secretário da Saúde, o índice de ocupação, ontem, no sistema hospitalar da Capital, revela uma queda surpreendente.

Segundo dados disponibilizados ontem a noite pela secretaria, a taxa despencou para 83,99%.

É a primeira vez que a taxa cai abaixo dos 85% em mais de meio ano.

O número de ontem: 83,99%.

No dia anterior, a taxa esteve em 85,75%.

Do total de 818 leitos disponíveis em UTIs, 266 estão ocupados por doentes com casos confirmados de vírus chinês, mais 26 sob suspeita.

Ao longo de 10 meses, Porto Alegre acumula 82 mil casos e 1.982 óbitos. 74 mil doentes foram curados.

CLIQUE AQUI para examinar os números oficiais

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/