Gilmar Mendes na Zero Hora: "Lula entrava várias vezes no assunto da CPI, falando do controle".

O ministro do Supremo Tribunal federal (STF) Gilmar Mendes passou o dia tentando evitar falar da polêmica causada com a matéria da revista Veja na qual ele contou a pressão que sofreu do ex-presidente Lula para adiar o julgamento do mensalão. Fervoroso defensor do julgamento, Mendes não queria polemizar com o ex-ministro Nelson Jobim, que depois da divulgação da matéria negou que a conversa tivesse sido no sentido de interferir no julgamento a ser feito pelo STF. O encontro entre Mendes e Lula ocorreu no escritório de Jobim, em 26 de abril, em Brasília.

Ao conceder entrevista ao jornal Zero Hora no começo da tarde, Mendes demonstrou preocupação com o atraso para o início do julgamento e disse que o Supremo está sofrendo pressão em um momento delicado, em que está fragilizado pela proximidade de aposentadoria de dois dos seus 11 membros.

Confira abaixo alguns trechos da entrevista concedida por Gilmar Mendes, para a jornalista Adriana Irion, de Zero Hora:

Zero Hora - Quando o senhor foi ao encontro do ex-presidente Lula não imaginou que poderia sofrer pressão envolvendo o mensalão?
Ministro Gilmar Mendes - Não. Tratava-se de uma conversa normal e inicialmente foi, de repassar assuntos. E eu me sentia devedor porque há algum tempo tentara visitá-lo e não conseguia. Em relação a minha jurisprudência em matéria criminal, pode fazer levantamento. Ninguém precisa me pedir para ser cuidadoso. Eu sou um dos mais rigorosos com essa matéria no Supremo. Eu não admito populismo judicial.

ZH - Sua viagem a Berlim tem motivado uma série de boatos. O senhor encontrou o senador Demóstenes Torres lá?
Mendes - Nos encontramos em Praga, eu tinha compromisso acadêmico em Granada, está no site do Tribunal. No fundo, isto é uma rede de intrigas, de fofoca e as pessoas ficam se alimentando disso. É esse modelo de estado policial. Dá-se para a polícia um poder enorme, ficam vazando coisas que escutam e não fazem o dever elementar de casa.

ZH - Como foi essa conversa (com Lula)?
Mendes - Foi uma conversa repassando assuntos variados. Ele manifestou preocupação com a história do mensalão e eu disse da dificuldade do Tribunal de não julgar o mensalão este ano, porque vão sair dois, vão ter vários problemas dessa índole. Mas ele (Lula) entrava várias vezes no assunto da CPI, falando do controle, como não me diz respeito, não estou preocupado com a CPI.

ZH - Como ele demonstrou preocupação com o mensalão, o que falou?
Mendes - Lula falou que não era adequado julgar este ano, que haveria politização. E eu disse a ele que não tinha como não julgar este ano.

ZH - Ele disse que o José Dirceu está desesperado?
Mendes - Acho que fez comentário desse tipo.

CLIQUE na imagem acima para ver a entrevista completa.

Lula confirma encontro com Gilmar Mendes, mas nega interferência

O ex-presidente Lula confirmou nesta segunda-feira, por meio de nota, o encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, mas rebate a versão da revista Veja e nega tentativa de interferir nas decisões da Corte. De acordo com reportagem desta semana, o ex-presidente teria proposto uma blindagem a Mendes na CPI do Cachoeira em troca do adiamento do julgamento do mensalão.

. “A reunião existiu, mas a versão da Veja sobre o teor da conversa é inverídica. 'Meu sentimento é de indignação'”, disse o ex-presidente por meio de nota. No encontro, segundo a revista, Lula teria comentado com Mendes sobre um encontro que ele teria tido com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) em Berlim, o que o ex-presidente nega. Demóstenes é alvo de um processo no Conselho de Ética no Senado que pode resultar em sua cassação.

. Lula disse ainda que sempre respeitou a autonomia e a independência do Judiciário e do Ministério Público e que mantém o mesmo comportamento fora da Presidência. O ex-presidente afirma que indicou “oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja”.

CLIQUE na imagem acima para ler a íntegra da nota.

ENTREVISTA - Vice sairá do açodo entre PDT, PMDB e PTB

Eloy Guimarães, presidente do PTB

O prefeito José Fortunatti indicará o vice?
Ele passou esta responsabilidade aos três maiores Partidos que o apóiam. Nós faremos isto ainda esta semana. Não dá para esperar mais.

O PTB insiste com a posição?
Sempre colocamos nosso interesse na candidatura. 

E o PMDB?
O que tem?

Ele já apresentou o nome do vereador Sebastião Melo.
Nas nossas reuniões, nunca se falou nisto, mas é bom que se saiba que agiremos dentro do conceito de que a aliança tripartite manterá posições isonômicas na administração municipal. Não criaremos dificuldades para que a coligação prossiga, da mesma forma que o PMDB não fará isto.

Esta semana sairá uma solução?
Isto mesmo. 

Isenção do IR para aposentados pode sair nesta terça no Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) irá votar nesta terça-feira (29), em decisão terminativa, projeto de lei (PLS 76/2011) estabelecendo que os aposentados e pensionistas pelo Regime Geral de Previdência Social não pagarão mais Imposto de Renda a partir do mês em que completarem 60 anos.
 
. O projeto da senadora Ana Amélia (PP-RS) irá depois para a Câmara, mas não passará, antes, pelo plenário do Senado.

- A isenção vale apenas para os valores das aposentadorias e pensões. 


NOVO BIER MARKT - Chegou o Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Polícia Federal investiga Operação Cosa Nostra em São Leopoldo

A Polícia Federal desembarcou em São Leopoldo. A ordem é investigar os crimes federais relacionados com a Operação Cosa Nostra.

Como ficará a secretaria de Gestão de Fortunatti?

Os Partidos que apóiam a reeleição do prefeito José Fortunatti sabem que na chamada divisão tripartite do governo, o Partido que ficar com a vice, também administrará a secretaria de Gestão.

O PV de Gravataí, Grande Porto Alegre, busca afastar-se e ficar perto do prefeito Acimar Silva.

O PV gostaria de migrar para uma possível posição de vice na chapa do PSB, antes de desembarcar na chapa do PT, cumprindo acordo recém acertado com o governador Tarso Genro.

1) O PV, que é forte em Gravataí, resultará dividido, porque quem está na prefeitura, não quer sair – e não será convidado a ir embora.
2) O PSB acabará deixando o PV na mão, antes que o PV complete sua trajetória de migração para o PT, que ajudou a desmoralizar no início do ano, ao comandar o processo de cassação da prefeita Rita Sanco.

DEM não quer esperar pelo PSDB em Porto Alegre

Sem a definição do PSDB, que ainda não decidiu o que fazer, o DEM irá mesmo de Paulo Borges para a disputa em Porto Alegre.

. O vice do deputado poderá ser o ex-secretário da Segurança, José Mallmann, PHS.

Vice-governador Beto Grill apoia frentão contra o PT em São Lourenço do Sul

Na manhã desta segunda-feira aconteceu em São Lourenço do Sul uma reunião política para avaliar a formação de uma ampla coligação contra a  candidatura do  PT,  Partido que governa o  município há sete anos. Estiveram presentes  ao encontro o  vice-governador Beto Grill  (PSB)  e o deputado federal Giovani Cherini (PDT). A frente política para disputar a prefeitura poderá ser integrada por,  no mínimo, dez partidos: PSB, PMDB,  PDT, PP, PTB, PSDB,  PSC, PPS,  PCdoB e  PSOL.

. O apoio de Beto Grill  é visto como mais um capítulo dos desentendimentos entre socialistas e petistas, pois o PT de São Lourenço escolheu fazer uma chapa pura, rejeitando ter um vice do PSB,  que seria o vereador João Pedro Grill, filho do  vice-governador.

Magalhães, gaúcho de Bagé, é o novo presidente do IAB do Brasil

O gaúcho de Bagé, Sérgio Ferraz Magalhães, é o novo presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil.

OAB defende Supremo e cobra explicação de Lula

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou nota nesta segunda-feira cobrando explicações do ex-presidente Lula sobre uma possível pressão a ministros do Supremo Tribunal Federal para adiar o julgamento do processo do mensalão.

. "A ser confirmado o teor das conversas mantidas com um ministro titular do Supremo, configura-se de extrema gravidade, devendo o ex-presidente, cuja autoridade e prestígio lhe confere responsabilidade pública, dar explicações para este gesto", diz a nota assinada pelo presidente da organização, Ophir Cavalcante.

NOVO BIER MARKT - Chegou o Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Conheça o tamanho do poder de fogo do grupo NH

Os grupos de comunicação não gostam muito de abrir seus números, mas o jornal Valor do fim de semana, no caderno Eu, revelou que o grupo NH, de Novo Hamburgo, RS, faturou R$ 72,9 milhões no ano passado, apurando lucro líquido de R$ 6,1 milhões. Não é pouco. O carro-chefe do grupo é o Jornal NH, cuja tiragem diária é de 41,5 mil exemplares, um número muito expressivo para um diário que está a 40 quilômetros dos jornais Zero Hora, Correio do Povo e Diário Gaúcho, todos com circulação diária superior a 150 mil exemplares. O jornalista Matias Molina, que produziu para Eu uma reportagem de quatro páginas sobre o grupo NH, detalha os segredos do sucesso do pessoal de Novo Hamburgo. O grupo, na verdade o Grupo Editorial Sinos, controla também o jornal VS, São leopoldo; Diário de Canoas; e mais recentemente o Jornal de Gramado. Também saem publicações especializadas.

- O maior fracasso do grupo NH foi o lançamento do jornal “O Estado do Rio Grande”. Só saíram 12 números. O empreendimento fracassou por completa incompetência do NH. Nada funcionou. Uma lição que o grupo aprendeu e nunca repetiu.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa de Matias Molina, Valor.

Dica de leitura - Anuário Brasileiro de Hortaliças 2012

 DICA DE LEITURA
Anuário Brasileiro de Hortaliças 2012

Bilíngue, 88 páginas, Editora Gazeta, Santa Cruz do Sul, RS.
Exemplares com comercial@editoragazeta.com.br
Outros anuários: WWW.editoragazeta.com.br

Chantagem de Lula sobre ministro do STF mostra que no caso do Mensalão ainda falta alguém em Nuremberg

O editor passou boa parte do sábado e do domingo lendo e analisando atentamente cada linha da reportagem de seis páginas da revista Veja, que denuncia a chantagem que o ex-presidente Lula tentou fazer com o ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.

. Veja nem quis dar capa ao assunto, dada a gravidade da denúncia.

“Um ex-defende seu legado”, abriu o título da reportagem, antecedida por uma foto de um Lula devastado pela idade, pela doença e pelas poltronices. A foto de Felipe danna, da Associated Press, tomada emprestada para a matéria, vale por si mesma.

. Onde está a chantagem? Está nesta curta conversa, registrada no sábado pelo site www.polibiobraga.com.br , que copiou Veja, que começava a circular:

Lula - É inconveniente julgar esse processo (Mensalão) agora. Zé Dirceu está desesperado.
Gilmar Mendes - Isto é despropositado.
Lula - E a viagem a Berlim?
Gilmar Mendes - O que tem? Vou sempre a Berlim. Lá mora minha filha e lá fiz doutorado.

. A chantagem é claríssima – tão clara como uma cena de cinema, como diria a psólica Luciana Genro.

. Lula deixou claro nas entrelinhas que poderia usar o caso da viagem. A denúncia poderia sair na CPi do Cachoeira.

. A reunião ocorreu no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, que ao desmentir o conteúdo da conversa, “atrapalhou-se” de tal modo que tudo o que disse ficou não valendo nada.

. Além disto, na palavra de quem uma pessoa de bem pode tomar como a mais próxima da verdade ? Ora, todos conhecem a má formação de Lula.

. As reações dos chamados líderes dos Partidos e da chamada sociedade civil organizada, foram muito modestas diante da soberba chantagista do verdadeiro chefe do Mensalão. Sobre o julgamento, aliás, pode-se dizer o mesmo que Davi Nasser disse sobre Felinto Muller, ou seja, ainda falta alguém em Nuremberg.

CLIQUE AQUI para entender a denúncia de que falta alguém no julgamento de Nuremberg

Começou Salão Internacional do Couro e do Calçado em Gramado

Abriu nesta segunda, em Gramado, RS, o XXI Salão Internacional do Couro e do Calçado, com 400 expositores. São aguardados importadores.

. A mostra irá até quarta-feira.

WWW.sicc.com.br e siocc@merkatorfeira.com

Nova Arena do Grêmio atrai lançamento de R$ 300 milhões da OAS Empreendimentos

Será nesta quarta, 15h30m, no próprio show room (Padre Leopoldo Brentano 765) a apresentação da OAS Empreendimentos aos gaúchos.

. A OAS conclui a construção da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, Porto Alegre.

. Na apresentação de quarta-feira, será apresentado o novo bairro, Liberdade, no qual a empresa baiana aproveitará a sinergia produzida pelo novo estádio e onde construirá  7 torres residenciais com 17 pavimentos cada, hotéis, centro de convenções, restaurantes e centro comercial. Serão 85 mil m2 de área construída apenas para os 916 apartamentos de dois (R$ 207 mil e 229,8 mil) e três (R$ 264,9 emil e R$ 301,6 mil) dormitórios.

. O editor calcula vendas de R$ 300 milhões.

- Os preços são de lançamento. Os apartamentos são pequenos (50 m2 e 63 m2) para os padrões do mercado de Porto Alegre.

Site: WWW.oasempreendimentos.com

Ação de Tarso sobre PV irrita PDT em Porto Alegre e Caxias

A interferência direta do governador Tarso Genro nos acertos com o PV, atingem diretamente os interesses de Partidos da sua própria base aliada.

. Até o momento, o PDT é o Partido mais prejudicado, porque depois dos cargos que recebeu do Piratini, o PV retirou apoio ao prefeito José Fortunatti, Porto Alegre, e Alceu Barbosa Velho, Caxias do Sul.

Tarso coopta PV, que muda de lado e apóia candidatos do PT em Caxias do Sul e Porto Alegre

Numa inesperada virada de mesa, o PV estadual interveio no diretório de Caxias do Sul, afastaram o presidente Adão Oliveira e saíram da aliança liderada pelo PDT para apoiar a candidata petista Marisa Formulo.

. O PV estadual trocou apoios por cargos no governo Tarso Genro. O acerto incluiu o apoio dos verdes a candidatos petistas do interior.

NOVO BIER MARKT - Chegou o Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Tucanos lançam Bonato em Viamão. PP e PMDB fecham com a coligação, PT fica isolado.

PSDB, PP e PMDB fecharam inédita coligação em Viamão, 240 mil habitantes, 163 mil eleitores, 15 minutos de Porto Alegre.

. O professor Valdir Bonatto, PSDB, enfrentará o candidato do fortíssimo PT, cujo candidato é Robinson Duarte. O PT terá que dividir seus votos com o vereador Romer Guex, Psol, e Geraldinho Filho, PSB.

- No final de semana, os tucanos realizaram superlotada reunião de lançamento de Bonatto, em ato realizado na Câmara de Vereadores.

PDT, PMDB e PTB voltam a reunir-se as 14h30m para definir vice de Fortunatti

PDT, PMDB e PTB voltaram a reunir-se nesta segunda-feira, 14h30m, para dar prosseguimento ao encontro mantido sexta-feira com o prefeito José Fortunati, que resolveu descansar uma semana no Peru, antes de se lançar na campanha pela própria sucessão.

. O caso da indicação do nome para vice-prefeito não ficará com o prefeito, mas será resultado do acerto entre os três maiores Partidos.

. “Esta semana teremos uma solução”, disse ao editor o presidente do diretório metropolitano do PTB, Eloy Guimarães. A solução sairá no ventre da equação acertada entre os três Partidos e o prefeito Fortunatti, que é a da divisão isonômica da administração de Porto Alegre.

. Na reunião de sexta-feira, disse o prefeito José Fortunatti aos Partidos:
- O conceito é o do governo tripartite.

. PDT, PMDB e PDT farão suas convenções até a metade da quinzena de junho.

CLIQUE AQUI para ler a análise de Gaudêncio Torquato, que avisa que o candidato a prefeito pode ser até jovem e gago, mas se não tiver um programa novo, dança. O artigo saiu no Estadão deste domingo.

Bovespa abre semana em alta de 1,38%; dólar é vendido a R$ 1,979

A Bovespa operava em alta nesta segunda-feira, com investidores repercutindo pesquisas de opinião na Grécia, divulgadas no fim de semana, que mostraram recuperação dos partidos pró-resgate. Por volta das 11h30, o Ibovespa tinha valorização de 1,38%, aos 55.214,21 pontos.

. Já a cotação do dólar comercial tinha baixa de 0,76%, a R$ 1,979 na venda. O euro tinha leve queda de 0,13%, a R$ 2,482. Na sexta-feira, a divisa fechou abaixo de R$ 2 pela primeira vez desde 14 de maio, cotada a R$ 1,995.

Ministro do STF diz que se Lula "ainda fosse presidente", comportamento seria para "impeachment"

Celso de Mello, decano do STF, reagiu com acidez à notícia de que Lula pressiona ministros do tribunal para adiar o julgamento do mensalão. “Tentar interferir dessa maneira em um julgamento do STF é inaceitável e indecoroso”, disse ele. “Rompe todos os limites da ética". "Se ainda fosse presidente da República, esse comportamento seria passível de impeachment por configurar infração político-administrativa, em que um chefe de Poder tenta interferir em outro”, acrescentou Celso de Mello.

. O ministro falou ao reporter Rodrigo Haidar, da revista eletrônica Consultor Jurídico. Referia-se ao encontro que Lula teve com o colega Gilmar Mendes, em 26 de abril, no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, em Brasília.

. Nesse encontro, segundo relatou Gilmar à Veja, Lula fez lobby em favor do adiamento da decisão do Supremo sobre o mensalão para depois das eleições municipais de outubro. Em troca, insinuou que poderia oferecer proteção ao interlocutor na CPI do Cachoeira.

. Já o ministro Marco Aurélio afirmou que pressão sobre um ministro do Supremo é “algo impensável”. Marco afirmou que não sabia do episódio porque o ministro Gilmar Mendes, como afirmou a revista Veja, tinha relatado o encontro com Lula apenas ao presidente do STF, ministro Ayres Britto. Mas considerou o fato inconcebível. “Não concebo uma tentativa de cooptação de um ministro. Mesmo que não se tenha tratado do mérito do processo, mas apenas do adiamento, para não se realizar o julgamento no semestre das eleições. Ainda assim, é algo inimaginável. Quem tem de decidir o melhor momento para julgar o processo, e decidirá, é o próprio Supremo”.

Novos grampos comprometem governo de Sérgio Cabral com quadrilha de Carlinhos Cachoeira

1. Dadá, braço direito de Cachoeira, entrega a FSB, que assumiu a assessoria de comunicação do governo do Estado e da prefeitura do Rio.  A assessora de imprensa da polícia civil do Rio também é contratada da FSB, De igual forma a da Secretaria de Segurança Pública-RJ. Com isso, é a segunda maior empresa de comunicação do Rio,
      
2. Transcrição do grampo. No final link com o dialogo que envolve a FSB.
      
3. Dadá  - É, parece que tem outras. Parece que até na área de comunicação tem alguma coisa. /  Silva - Ah tá. E aquela empresa que faz a publicidade de lá? / Dadá  - Publicidade eu não sei, mas tem uma tal de FSB. /  Silva - FST? / Dadá  - F de faca, S de sapo e B de bola. /  Silva - FSB? / Dadá  -  É, F de faca, S de sapo e B de bola. /  Silva - Ah, tá.../  Dadá  - É uma conhecida na área aí, ela tá abocanhando tudo, tá levando tudo, ela bate escanteio e cabeceia ao mesmo tempo. Ela ataca , ela defende quem ataca, ataca quem defende, joga aqui, joga ali, valoriza os passes dos cara vai lá e defende depois... /   Silva - Entendi, entendi.../  Dadá  - Essa parece, me falaram que ela taria também no bolo. /  Silva - Na jogada né? / Dadá  - É...
       
4. Áudio do grampo. 

5. Agora a CPI do Cachoeira deveria abrir os sigilos e outras gravações que envolvem a FSB e investigar até onde vão seus vínculos.

* Clipping ex-blog Cesar Maia.

Mercado reduz projeção do crescimento do PIB. Focus, Banco Central, admite número inferior a 3%.

O mercado reduziu pela terceira semana a estimativa para o PIB, de acordo com divulgação do boletim Focus de hoje. Esta é a primeira vez que o mercado indica um crescimento menor do que 3% neste ano e acompanha o movimento do governo que já fala em crescimento menor do que os 4,5% estimados no início do ano.

. O otimismo com relação a economia tem perdido força com indicadores industriais em queda e o IBC-Br (prévia do PIB divulgado mensalmente pelo BC) que aponta para uma alta de apenas 0,15% na atividade econômica no primeiro trimestre em comparação com o quatro trimestre de 2011.

CLIQUE AQUI para ler “Crescimento Mmodeste em 2012, artigo de José Mendonça de Barros.

CLIQUE AQUI para ler entrevista com Armínio Fraga, explicando como o Brasil poderia crescer de 5% a 6% de modo sustentável e duradouro.

* Os dois materiais são do jornal O Estado de S. Paulo deste domingo. O editor recomenda vivamente a leitura de ambos.

Opinião do leitor - O despudor do imperador

Positivamente Lula, aparentemente fora da presidência, confirma o que todos sabiam mas escondiam por covardia ou interesse – a sua falta de caráter e ética, adjetivos que nunca possuiu diante de seu constante pisoteamento em nossa Carta Magna, com a subserviência do Legislativo e do Judiciário. O Brasil é um país de espertos, em detrimento de uma minoria honesta, mas que por menor que seja e por mais castrada que esteja, mantém-se de pé, de prontidão, diante de tantas mazelas e agressões desse lupanar que é nossa política. A atitude de Lula diante do ministro Gilmar Mendes, é a mais baixa e rasteira que alguém pode recorrer na vida, principalmente um  ex-presidente tão endeusado. Que tal fato não deixe de constar em seu pretensioso “Museu da Democracia”.

João Roberto Gullino
Petrópolis, RJ

NOVO BIER MARKT - Chegou o Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Brasil: Impostômetro atinge a marca de RS 600 bi

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançou na madrugada desta na segunda-feira a marca de 600 bilhões de reais em tributos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o dia 1º de janeiro. O valor foi atingido três dias mais cedo que no ano passado.

. Segundo a entidade, o ano de 2011 terminou com um total de 1,5 trilhão de reais em tributos pagos, recorde desde a criação do Impostômetro, em 2005. Para este ano, a previsão é de que a arrecadação chegue a R$ 1,6 trilhão de reais.

DEM quer cabeça de chapa em aliança com PSDB em Porto Alegre

À frente do PT e PSDB na última pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, com 9,2% das intenções de voto, o deputado estadual Paulo Borges, pré-candidato do DEM à prefeitura da capital gaúcha, disse nesta segunda-feira, na sabatina do site Terra/SBT, que uma aliança com os tucanos só deve acontecer se ele for cabeça de chapa, já que seu desempenho é superior ao de Nelson Marchezan Júnior. "Conversamos com o PSDB, há dois meses, e combinamos que, quem fosse melhor nas pesquisas, seria o cabeça de chapa. São dois nomes bons. Fica difícil eu, com 9,2%, não ir", afirmou.

. Questionado se a pré-candidatura é uma estratégia para ter seu nome na mídia, visando as eleições para deputado, em 2014, ele disse que entra "para ganhar". "Como eu quero fazer uma campanha de centro-direita, acredito que alguém de centro-esquerda vá ocupar a vaga no segundo turno. Se eu não criar essa opção para o porto-alegrense, o voto útil dos meus eleitores vai cair em cima do Fortunati", acredita Paulo Borges.

Mercado prevê corte dos juros nesta semana e PIB abaixo de 3% em 2012

Os economistas dos bancos continuaram prevendo, na última semana, que a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Banco Central, recuará de 9% para 8,5% ao ano na quarta-feira, quando termina a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da autoridade monetária. A decisão será anunciada no início da noite de quarta.

. Caso os juros recuem para 8,5% ao ano nesta semana, será a menor taxa já registrada em toda a série histórica do Banco Central, que começa em 1986. Até o momento, os menores juros já registrados na economia brasileira vigoraram entre julho de 2009 e abril de 2010 (8,75% ao ano). Se os juros caírem para 8,5% ao ano, a taxa acionará as mudanças na caderneta de poupança – que passará a render, pela primeira vez desde 1861, menos de 6% ao ano.

. Além disso, os analistas das instituições financeiras também reduziram, novamente, sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A estimativa recuou de 3,09% para 2,99%, informou o Banco Central, que conduziu pesquisa, na semana passada, com mais de 100 instituições financeiras.

No RS, até chefe de polícia do Estado sofre tentativa de assalto

O chefe de Polícia do RS, delegado Ranolfo Vieira Júnior, foi vítima de uma tentativa de assalto por volta das 20h desse domingo. Ele reagiu com tiros e conseguiu evitar o ataque, que ocorreu no momento em que chegava em casa, na área central de Esteio. O delegado afirmou que percebeu que estava sendo seguido.

. O delegado responsável pela investigação disse que Ranolfo acionou de dentro do seu Focus o controle remoto do portão. “Ele entrou na garagem e sacou a arma. Anunciou que era policial, mas mesmo assim os bandidos atiraram”, relatou.

. Segundo Ranolfo, a tentativa de assalto foi realizada por três homens, todos encapuzados. Eles atiraram ao menos duas vezes. O chefe de Polícia revidou.

Eleição de 2012 criará 3.672 vagas de vereador

A despeito do aperto orçamentário de grande parte dos municípios, o inchaço nas câmaras municipais não para de crescer. Balanço inédito das leis municipais aprovadas após o Censo de 2011 mostra um acréscimo de 3.672 novas vagas de vereadores em 1.083 cidades brasileiras.

. Essas vagas serão preenchidas após as eleições de outubro. O aumento foi possível porque o Congresso estipulou novos critérios para o limite das câmaras, com base na revisão da população feita pelo IBGE no ano passado.

. Em todo o Brasil, o número de vereadores crescerá 7,1% sobre o total de 51.748 eleitos em 2008, conforme mostram os dados recolhidos pela CNM ao longo dos últimos dez meses. Foram pesquisados 2.098 municípios de 2.153 que tinham margem legal para fazer a alteração.

Azul compra Trip e eleva participação no mercado para 14%

A Azul Linhas Aéreas, terceira companhia de aviação do país, anuncia hoje a compra da Trip, maior empresa aérea regional da América do Sul. Juntas, Azul e Trip têm participação de 14% nos voos domésticos, de acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) relativos a março.

. Pelo acordo, os acionistas da Trip ficarão com uma participação de 20% na empresa. A bandeira Trip deve desaparecer, e a sede da empresa continuará em Barueri (SP), onde está a Azul.

Comissão do novo Código Penal aprova decisão absurda, comparando homofobia a crime hediondo do racismo

- A nota a seguir demonstra como simplesmente o Brasil se tornará o paraíso de homossexuais, sobretudo quando ocorrer a morte completa das famílias normais e dignas, com cirurgias de todo o tipo e privilégios para gays e lésbicas e pensões à vontade pagas pelos contribuintes - quem reclamar pega até cinco anos de cadeia. Algo impensável em qualquer país do planeta. Igualar ao crime de racismo é saída esperta desta minoria, quando um assunto não tem nada a ver o outro. Racismo sempre foi crime hediondo.
A maioria do Brasil nem sabe do que está se passando, como sempre, e pode ser escorchada, pagar a conta e ainda ir para a cadeia.

NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA

A comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta sexta-feira a proposta que criminaliza o preconceito contra gays, transexuais e transgêneros.
A proposta também criminaliza o preconceito contra mulheres e baseados na origem regional (contra nordestinos, por exemplo). Estas modalidades de preconceito, assim como a homofobia, ficam igualadas ao crime de racismo, que é imprescritível e inafiançável.
Isso significa que, se a proposta virar lei, quem for acusado dos crimes de preconceito pode ser processado a qualquer tempo e, preso provisoriamente, não pode ser solto após pagar fiança.
O texto, que ainda precisa ser votado pelo Congresso, determina alguns comportamentos que serão considerados crimes, caso sejam motivados por preconceito. Entre eles estão impedir o acesso de alguém em transporte público, estabelecimento comercial ou instituição de ensino e a recusa de atendimento em restaurante, hotel ou clube.
A proposta também criminaliza o ato de impedir o acesso a cargo público ou a uma vaga em empresa privada, e demitir ou exonerar alguém injustificadamente, baseado no preconceito. Dependendo da gravidade, o acusado que for funcionário público pode perder seu cargo.
A veiculação de propaganda e símbolos preconceituosos, inclusive pela internet, também foi criminalizada.
A pena prevista para todas as modalidades de crime vai de dois a cinco anos de prisão, e pode ser aumentada de um terço até a metade se for cometida contra criança ou adolescente.


NOVO BIER MARKT - Chegou o Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).